Fogão faça você mesmo: diagrama de um fogão caseiro para uma casa de verão e garagem
Muitas vezes, os proprietários preferem montar produtos caseiros simples e úteis a partir de sucata e materiais desnecessários, em vez de comprar produtos prontos.E um fogão é um desses dispositivos úteis.
A principal característica de um fogão barrigudo é que ele aquece tão rapidamente quanto esfria. Portanto, o escopo de sua utilização é restrito principalmente às salas onde é necessário fornecer aquecimento rápido, enquanto a aparência do dispositivo muitas vezes não é importante para o usuário.
Você pode fazer um fogão com suas próprias mãos e, se desejar, modernizá-lo para obter uma transferência de calor mais eficiente.
Você também está pensando em montar um produto tão caseiro e não sabe por onde começar? Nós o ajudaremos na execução da tarefa - o artigo discute o procedimento de montagem das diversas versões de um fogão caseiro, são fornecidos desenhos e diagramas.
Também são discutidas em detalhes as maneiras de melhorar um fogão caseiro, com o que a eficiência do fogão se tornará visivelmente maior.
O conteúdo do artigo:
Como fazer um fogão: dispositivo e diagramas
A escolha do projeto do forno depende do material usado como combustível. Cada usuário determina o grau de sua disponibilidade e viabilidade econômica.
É o material combustível, que possui diferentes temperaturas e padrões de combustão, que dita os princípios para a criação de diferentes modificações no dispositivo.
O formato de um fogão pode ser diferente, muitas vezes dependendo da disponibilidade de material adequado.Pode ser uma lata velha, um cilindro de gás, um recipiente de metal - o que estiver à mão. O principal na hora de escolhê-lo é a espessura do metal e o formato, que requer um mínimo de alterações.
Fogão a óleo usado
O óleo de motor usado é uma substância multicomponente e ligeiramente inflamável que, para ser queimada, deve primeiro ser decomposta em componentes simples. Para tanto, utiliza-se o método de pirólise ou separação por chama, no qual o combustível é aquecido e evaporado.
Para isso, acenda o fogo com um pano embebido em gasolina ou querosene. O combustível, quando aquecido, se divide em substâncias mais simples e inflamáveis. Então o processo de combustão da pirólise se sustenta.
Descrição passo a passo do trabalho
A fabricação de um fogão a óleo usado é realizada na seguinte sequência:
- Pegue dois pedaços de tubo com altura de 100 e 115 mm e diâmetro de 350 mm - eles servirão de base para a criação de duas câmaras.
- Ao anel de maior altura são soldados um fundo e uma tampa com furos: o primeiro com diâmetro de cerca de 100 mm para o tubo; o segundo é pequeno para entrada de ar. Para o soprador, um amortecedor é feito de um círculo de diâmetro um pouco maior.
- No tubo, que é fixado na parte superior do compartimento de combustível, os furos são feitos uniformemente em todo o comprimento.
- Uma segunda câmara é feita com furos para a chaminé e tubo de combustão secundária. Uma divisória é feita de uma folha retangular de metal em seu interior.
- Um tubo de chaminé é instalado na parte superior e as pernas são soldadas à base.
O projeto de uma caldeira cilíndrica de dois volumes durante a operação de exaustão garante alta temperatura e combustão completa do combustível. Em vez de cilíndricas, podem ser utilizadas câmaras retangulares.
Princípio de funcionamento do forno
O combustível é despejado no reservatório inferior do fogão através de um pequeno orifício. Ao mesmo tempo, serve como evaporador e câmara de combustão primária.Um pequeno orifício na tampa também se destina à ignição, fornecimento de ar e regulação do fluxo de ar (por meio de amortecedor).
Um tubo com furos instalado no primeiro compartimento serve como câmara de pós-combustão secundária - nele ocorre a decomposição por pirólise do combustível, que evapora devido ao aquecimento na primeira câmara.
O próximo recipiente cilíndrico é equipado com uma divisória interna para reduzir a velocidade de movimentação dos produtos da combustão, garantindo um aumento no grau de oxidação dos compostos de nitrogênio. Ao mesmo tempo, serve como aquecedor infravermelho e de convecção.
É nos fogões para garagens que os resíduos são mais frequentemente utilizados como combustível. De todos os dispositivos de aquecimento, é um dos mais perigosos.
Se alguém decidir violar as regras de segurança contra incêndio e fazer um fogão por conta própria, é melhor reservar uma sala separada para a sala da caldeira ou cercá-la com uma parede de tijolos.
Em nosso site existem outros materiais sobre a fabricação de fogões a óleo usado:
- Fogão usando óleo usado de um cano: como fazer um fogão eficaz usando óleo usado de sucata
- Como fazer um fogão com óleo usado com as próprias mãos: opções e exemplos de fabricação de fogão
- Forno de garagem faça você mesmo: os melhores exemplos de confecção de produtos caseiros
- Forno faça você mesmo para garagem: um guia de design passo a passo
Instalação de fogão a combustível sólido
Lenha, tijolo e carvão são de longe os materiais combustíveis mais acessíveis e econômicos. A sua utilização é a menos segura, o que significa que um fogão a funcionar com este combustível é o mais fácil de fazer.
Existem muitas opções para várias modificações de fogões feitos por você. Vejamos os modelos mais comuns.
Fogão feito de cilindro e barril
Um velho cilindro de gás feito de metal de paredes espessas é adequado para qualquer tipo de combustível, inclusive carvão. Um design simples dará conta da tarefa de aquecer rapidamente o ambiente, mas assim que o fornecimento de combustível for interrompido, ele esfriará rapidamente.
Um fogão cilíndrico caseiro é compacto e tem uma aparência elegante. Este tipo de fogão é usado para casa de verão, galpão temporário ou garagem.
Para fazer um fogão a partir de botija de gás, é necessário fazer furos no corpo para a porta e para a chaminé. As seções recortadas de metal servirão como portas depois que as cortinas e o mecanismo de travamento forem soldados a elas. Para permitir que o ar entre na fornalha, a porta inferior é perfurada.
Revisamos uma descrição detalhada do processo de fabricação de uma chaminé caseira para um fogão. em outro artigo.
Uma grelha feita de grelha (pode ser soldada a partir de reforço) é colocada no fundo da câmara, sob a qual as cinzas se acumularão. Você também pode organizar um fogão. É mais fácil fazer isso em um cilindro localizado horizontalmente soldando cantos em ambos os lados.
Um fogão feito de botija de gás também pode servir de base para a posterior construção de uma coluna de água quente, também chamada de “Titã”. Para isso, é instalado um recipiente de inox no topo do fogão, por onde passa o tubo da chaminé.
A água de uma caldeira a lenha esquenta rapidamente e gasta-se pouca lenha - no verão basta uma carga em uma pequena fornalha.
Um recipiente de metal com paredes de pelo menos 3 mm de espessura também é adequado para um fogão. A parte superior aberta do recipiente é fechada com um círculo de folha de metal e infundida.
É feito um furo na tampa ou na parede para a chaminé. Seu diâmetro deve ser de pelo menos 100-150 mm. A parte superior desse fogão esquentará tanto que você poderá cozinhar alimentos e aquecer água nele.
Também temos instruções mais detalhadas em nosso site com diagramas e desenhos para fabricação fogões barrigudos de um cilindro de gás.
Características de um fogão de serragem
Se não faltar serragem na fazenda, esse tipo de combustível justificará plenamente seu uso. Esse fogão não requer carregamento frequente - a serragem compactada em seu interior não queima, arde lentamente, liberando energia térmica gradativamente e fornecendo calor por muito tempo.
Recomendamos que você consulte as informações sobre como fazer briquetes de serragem com suas próprias mãos.
A base do forno pode ser um barril de metal com a parte superior aberta (se o recipiente for lacrado, a parte superior é cortada) ou um tubo com diâmetro de 300 a 600 mm.
Em seguida, um círculo de metal é cortado de uma folha com três ou mais milímetros de espessura, que deve ser menor que o diâmetro interno do cano. No meio é feito um furo com diâmetro de 100 mm sob um cone para compactação de serragem.
A peça é soldada às paredes do cano. Usando este círculo, o cinzeiro é cercado - nele, com a ajuda de aparas ou lascas de madeira, será feita a ignição. A altura do cinzeiro deve ser de 100-200 mm.
Abaixo do círculo soldado é cortada uma janela que servirá como soprador. As cortinas são soldadas ao pedaço de metal cortado, formando uma porta para o mesmo furo.
A saída para a chaminé é feita pela tampa do recipiente. A tampa deve caber bem no fogão e ser feita de uma folha bastante grossa, caso contrário, queimará rapidamente.
O mesmo modelo pode ser melhorado adicionando um cilindro adicional. Nesta opção, a serragem ficará na câmara interna, e o espaço entre os dois compartimentos servirá para queimar gases e aumentar a área de aquecimento. Nesta opção, a saída dos gases fumegantes está disposta na parte inferior da estufa.
Como você pode melhorar seu fogão?
Um fogão comum tem muitas qualidades positivas, mas também tem muitas desvantagens significativas.Não consegue acumular calor e aquece o ambiente enquanto o fogo está aceso. Requer fornecimento contínuo de combustível, em média a cada 30-40 minutos.
Além disso, uma grande quantidade de calor escapa pela chaminé para a atmosfera, sem trazer nenhum benefício. É por isso que o trabalho de melhoria do fogão está em andamento.
O design padrão de um fogão tem muitos designs modernizados que permitem:
- economizar combustível;
- aumentar a eficiência do fogão;
- aumentar a capacidade térmica;
- reduzir a frequência de abastecimento de combustível.
Os métodos mais comuns para aumentar a eficiência de um fogão são a criação de um modo de queima lenta, um sistema de pós-combustão a gás e a instalação de revestimento resistente ao calor nas paredes internas.
Você também pode melhorar o desempenho de qualidade do recuperador aumentando a área de transferência de calor por meio de tubos soldados e um ventilador instalado que conduzirá o fluxo de ar através deles.
O modelo industrial desse fogão é chamado de “Buleryan”, mas além dele existem muitos designs diferentes feitos de forma artesanal. Recomendamos assistir a uma master class detalhada sobre produção caseira Fogões "Buleryan".
Você pode aumentar o tempo de transferência de calor se forrar o fogão com alvenaria. Esse fogão aquece mais lentamente, mas também emite calor por mais tempo, mantendo a temperatura do ambiente por algum tempo depois que o fogo se apaga.
Você está interessado em alvenaria? Temos um guia detalhado em nosso site. alvenaria de forno faça você mesmo com diagramas e desenhos.
Opção nº 1 - fogão com maior carga de combustível
Este modelo foi projetado para aumentar a eficiência e o tempo de queima contínua.A base é tomada como um fogão retangular horizontal sobre pernas maciças e estáveis e complementado com um cassete feito de um cilindro cego e selado. Essas adições de design aumentam significativamente sua eficiência.
Um flange é soldado a um cilindro cassete com cerca de 400 mm de altura. Depois de instalar o cilindro no orifício do queimador, sua borda deve cair 5 a 10 mm abaixo da placa do fogão. Para facilitar a instalação e remoção do cilindro, alças são soldadas ao seu corpo.
Como funciona um fogão barrigudo:
- A parte inferior da lenha, caindo sobre as brasas da ignição preparatória, incendeia-se. Neste caso, a parte superior localizada no cassete não queimará por falta de oxigênio, mas secará sob a influência da fumaça quente.
- Sob o peso da própria massa e à medida que queima, a lenha cai gradativamente na fornalha.
- O gás quente, que fica no cilindro por algum tempo, emite calor para ele, aumentando assim a área de transferência de calor no ambiente. Neste caso, a tampa do cilindro pode servir como superfície de cozimento.
- Ao mesmo tempo, a temperatura dos fumos de exaustão diminui, o que significa que a capacidade térmica e a eficiência do fogão aumentam.
Com esta modernização, aumenta o intervalo de tempo entre a colocação da lenha e aumenta a eficiência de utilização do fogão.
Opção # 2 - fogão de longa duração "Bubafonya"
O baixo rendimento de um fogão convencional é um fato há muito conhecido e verificado por muitos usuários.
Um dos métodos para aumentá-lo é desacelerar o processo de combustão, limitando o fluxo de ar na câmara de combustão.Esta melhoria pode ser encontrada em fogões como “Bubafonya” e “Filipina”.
Este modelo de fogão é utilizado em instalações não residenciais - oficinas, estufas e outras dependências. Para trabalhar de 9 a 12 horas, basta uma pilha de lenha pequena, aparas e serragem. Lenha picada grosseiramente e úmida não pode ser usada neste modelo de dispositivo de aquecimento.
Um fogão barrigudo pode ser criado a partir de qualquer tanque de metal. Na maioria das vezes eles usam um barril de combustível e lubrificantes ou um cilindro antigo.
A fabricação é realizada na seguinte sequência:
- A partir de um recipiente cilíndrico acessível é preparada uma câmara de combustão, na parte superior da qual é feito um furo para a chaminé.
- Um círculo é cortado em metal (pelo menos 10 mm de espessura), um pouco menor que o diâmetro interno do cano.
- No centro do círculo é feito um furo com diâmetro de 100-150 mm (o tamanho exato depende do diâmetro do tubo-haste utilizado).
- Costelas de até 50 mm de altura são soldadas em um dos planos do círculo.
- Um tubo é soldado ao centro do círculo. Seu comprimento é calculado de forma que o pistão, ao ser abaixado, suba aproximadamente 100 mm acima da tampa do reservatório. Se você deixar o cachimbo por mais tempo do que o necessário, surgirá corrente de ar e ele começará a soltar fumaça.
- Em seguida, eles constroem uma tampa que se encaixa perfeitamente no cano e fazem um furo nela para caber no tubo do pistão.
Você pode aumentar ainda mais a eficiência deste modelo organizando o fornecimento de ar da rua para a fornalha. Assim, o ar aquecido da sala não voará para a chaminé.
Opção #3 - forno com combustão secundária “Filipina”
O forno utiliza dois métodos para aumentar sua eficiência, baseados nos princípios de combustão de longo prazo e pirólise. Para fazer isso, serão necessários dois cilindros de gás, que servirão como câmaras de combustão primária e secundária.
A sequência de ações para fazer um fogão é a seguinte:
- Os cilindros são preparados para uso liberando o gás restante e enchendo-os com água. Sem este procedimento é absolutamente impossível cortá-los, caso contrário as faíscas que se formam durante o funcionamento da rebarbadora podem provocar uma explosão de gás, uma certa quantidade do qual permanece sempre no cilindro.
- No primeiro cilindro, que servirá de câmara para a fornalha e cinzeiro, retire a torneira e corte a parte superior (é usada para fazer a porta), e faça um furo para instalação de uma chaminé.
- Em frente ao furo da chaminé é soldado um tubo cuja outra extremidade não deve encostar na tampa da segunda câmara, deixando espaço livre para a saída da fumaça.
- Na saída do tubo do primeiro cilindro é soldado um anel metálico que servirá de suporte para a instalação do cilindro superior. Furos são feitos nele.
- Ao segundo cilindro também é soldado um anel metálico onde é cortado o topo, no qual são marcados os locais dos furos, com foco nos furos já feitos no primeiro anel.
- Antes de finalmente instalar o segundo cilindro, um tubo de suprimento de ar é inserido nele.
- Coloque a câmara superior no tubo, alinhando os furos, enrole uma corda resistente ao calor entre os anéis e fixe a conexão com parafusos.
- A saída da chaminé é feita pelo fundo da câmara de combustão secundária.
Para obter uma estrutura estável, pernas confiáveis são soldadas à câmara inferior.Instale a porta nos toldos. Pode ser melhorado adicionando a capacidade de regular o ar que entra na fornalha.
Na primeira câmara do fogão, a lenha queima, liberando gás inflamável. Os gases de combustão quentes, entrando na segunda câmara e misturando-se com o ar, inflamam-se e queimam completamente.
Com a ajuda de um soprador, regula-se a tiragem que, depois de bem acesa a lenha, pode ser reduzida ao mínimo para reduzir a velocidade de movimentação dos gases e a perda de calor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como maximizar o potencial de um fogão usando óleo de máquina usado:
Um fogão melhorado feito de um cilindro de gás com uma câmara de combustão secundária:
Projeto e regras de utilização do fogão de longa duração Bubafonya:
Ao fazer um fogão caseiro, não se esqueça dos cuidados de segurança. Seu projeto deve proporcionar proteção máxima contra a propagação do fogo.
A negligência das regras de segurança contra incêndio pode ser uma piada cruel para quem quer economizar na compra de um modelo industrial.
Você já usa um fogão caseiro há vários anos? Conte-nos qual esquema você utilizou e o que foi mais difícil na hora de montar o fogão.
Talvez você tenha melhorado seu fogão usando um dos métodos discutidos no artigo? Compartilhe sua experiência e fotos do seu fogão caseiro nos comentários deste artigo - seus sucessos inspirarão outros usuários a experimentar.
Usar um fogão em condições normais não é totalmente aconselhável.Mas eu recomendaria conectar o forno a um circuito de água. É graças a esta combinação que será possível aquecer muito melhor os ambientes. Além disso, o calor será distribuído de maneira mais uniforme por toda a casa. Como resultado, a eficiência do seu fogão aumentará significativamente. Além disso, é melhor usar combustível sólido - geralmente é mais fácil de conseguir.
Fogões caseiros são o destino de garagens e pequenos jardins e casas de campo. Eles ocupam seu nicho e são bastante apropriados nele. A sua produção de calor é suficiente para aquecer divisões compactas, mesmo sem dispositivos adicionais, na forma de um circuito de água, etc. Aqui, provavelmente serão necessárias melhorias que economizarão combustível e reduzirão a frequência de seu carregamento.
Depois de ler, parece que fazer um fogão com as próprias mãos é uma tarefa simples. Na realidade, nem tudo é bem assim. Existem muitas nuances diferentes, cujo descumprimento não permitirá que a madeira queime adequadamente e não criará a tiragem correta. É inútil falar sobre eles, tudo só se aprende com a experiência. Então, se você deseja possibilidades, seja paciente e experimente criar seu próprio monstro de fornalha. Se você não tiver paciência suficiente, é melhor ir até a loja - você economizará tempo e nervosismo.
Você já viu os preços dos fogões barrigudos? Parece que estão vendendo uma caldeira a combustível sólido.