Como fazer um forno Buleryan com as próprias mãos: instruções passo a passo para fazer

Externamente, o fogão Buleryan lembra um fogão barrigudo com um design sofisticado.Mas a eficiência deste dispositivo é muito maior e o escopo de aplicação é mais amplo.

Os modelos de produção industrial são bastante populares, mas ao fazer um fogão Buleryan com as próprias mãos, você pode fornecer calor para uma garagem, um anexo ou até mesmo uma pequena casa. Concordo, a ideia é interessante e a economia na compra de um novo aparelho é bastante perceptível.

No artigo preparado você encontrará todas as informações necessárias para a construção de uma unidade de aquecimento. Contaremos como funciona e funciona o fogão Buleryan, descreveremos quais materiais e ferramentas serão necessários durante o trabalho e também forneceremos instruções passo a passo para fazer um produto caseiro.

Além disso, o artigo dá dicas práticas sobre como organizar uma chaminé e manter uma instalação de aquecimento. Seguindo nossas recomendações, você pode organizar o aquecimento eficiente e seguro de uma pequena sala.

O princípio de funcionamento do fogão Buleryan (Berneran)

O princípio de funcionamento do Buleryan é engenhoso à sua maneira. Combina as características operacionais de um forno de longa queima e convecção de massas de ar através de tubos especiais. Estes elementos permitem distinguir imediatamente visualmente o fogão Buleryan de outros dispositivos deste tipo. A câmara de combustão é projetada de forma que o combustível queime lentamente.

Normalmente a carga é projetada para 12 horas de operação contínua. Isso permite a operação 24 horas do dispositivo com apenas duas cargas de combustível: de manhã e à noite.

O destaque do design são os tubos de ar.Eles estão integrados no corpo da câmara de combustão e fazem parte dela. As seções superior e inferior destes tubos permanecem abertas.

Fogão Buleryan
Se desejar, as paredes laterais do corpo do fogão Buleryan podem ser duplicadas soldando outra folha de metal na parte superior para reduzir a perda de calor

O ar frio entra nos dutos de ar por baixo, aquece com rapidez suficiente e sai pelas aberturas superiores para a sala. A convecção é realizada constantemente, de modo que gradualmente todo o ar da sala aquece bem e rapidamente até um nível confortável.

Usar tubos como corpo do aparelho tem outra vantagem indiscutível: a circulação constante de ar não permite que a superfície aqueça a um nível perigoso. Como resultado, é muito mais difícil se queimar ao tocar no fogão Buleryan do que ao entrar em contato com a superfície de um fogão.

Desta forma, você pode aquecer não só o ar, mas também a água. Para tal, deverá ligar o recuperador Buleryan a um permutador de calor através do qual circuito de aquecimento de água.

Princípio de funcionamento do fogão Buleryan
O movimento das massas de ar através dos dutos de ar localizados nas paredes laterais da caixa ocorre naturalmente: o ar frio entra por baixo, o ar quente sobe

Vale ressaltar que para garantir o processo de combustão do combustível em tal dispositivo, primeiro é realizada a ignição, durante a qual a lenha é adicionada gradativamente em pequenas porções até o enchimento da câmara. Depois disso, resta colocar lenha na fornalha a cada 12 horas.

A fornalha realiza um processo de combustão lenta da lenha, que se realiza em duas etapas, como em outras caldeiras deste tipo. No início, o combustível queima lentamente com pouco oxigênio.Este processo produz um gás inflamável. Em seguida, ele se conecta com o ar.

A segunda etapa é a combustão dessa mistura gás-ar, que libera grande quantidade de energia térmica.

Fogões de fábrica e caldeiras de longa queima caracterizam-se por uma elevada eficiência, pois permitem obter muito mais calor do que com a combustão convencional de lenha. A eficiência do forno Buleryan graças à implementação desta tecnologia é de cerca de 80%.

A produtividade mesmo de modelos pequenos pode exceder cinco metros cúbicos de ar quente por hora, o que é suficiente mesmo para ambientes espaçosos.

Recursos de design e dispositivo

O fogão Buleryan é composto pelos seguintes elementos:

  • uma câmara de combustão formada por tubos dobrados e tiras de metal;
  • câmara de combustão secundária;
  • parede de trás;
  • parede frontal;
  • porta de carregamento de combustível;
  • tubo de chaminé;
  • cinzeiro;
  • injetor;
  • amortecedor de chaminé;
  • regulador de potência;
  • soprador, etc

A parede posterior é feita de duas folhas de metal separadas por um pequeno espaço. Isso protege parte do corpo do dispositivo contra aquecimento a altas temperaturas e também aumenta a eficiência geral do forno. Na câmara de combustão secundária, são queimados gases combustíveis formados durante a combustão lenta do combustível na seção primária da câmara de combustão.

Construção do forno Buleryan
Antes de começar a trabalhar na fabricação de um fogão Buleryan com suas próprias mãos, você deve estudar detalhadamente seu design e princípio de funcionamento (+)

Na parede frontal, além da porta, existe uma maçaneta com a qual é possível regular a quantidade de ar que entra na câmara. O amortecedor da chaminé desempenha funções semelhantes. Você pode usar apenas um desses elementos para controlar o processo de combustão, ou usá-los simultaneamente.

Dimensões do cinzeiro, ou sejaOs recipientes para coleta de cinzas são pequenos e isso se justifica. Se o fogão Buleryan for ligado corretamente, durante o funcionamento a lenha queimará quase completamente, portanto será produzida uma quantidade mínima de cinzas ou não haverá cinza alguma.

Vários elementos importantes são montados na porta frontal. É montado separadamente e depois pendurado por meio de dobradiças metálicas soldadas. Para aumentar a eficiência do aparelho, alguns fabricantes cobrem o fogão Buleryan com uma caixa dupla. Este não é um elemento obrigatório, mas desejável no design.

Se você tiver chapas suficientes, uma vez concluída a montagem básica do fogão, você pode soldar peças curvas no topo dos tubos, o que esconderá as “aletas” tubulares e tornará o dispositivo mais seguro.

Processo faça você mesmo

Considerando que o design do aparelho não é dos mais simples, faz sentido fazer previamente um desenho do fogão Buleryan ou encontrar um projeto pronto, por exemplo, na Internet.Você terá que fazer muitos cortes e soldagem de chapas metálicas, o que requer uma máquina de solda e habilidades para trabalhar com esse tipo de equipamento.

Para cortar metal com sucesso, os especialistas recomendam o uso de padrões.

Corte de peças metálicas
Para cortar peças de chapa metálica, recomenda-se a utilização de moldes de papelão para manter com precisão as dimensões e configuração dos elementos

O principal material para a fabricação do fogão Buleryan são chapas metálicas com espessura de 5 a 6 mm e tubos metálicos com aproximadamente a mesma espessura de parede e diâmetro externo de 50 a 60 mm.

Para dar aos elementos tubulares a configuração desejada, é aconselhável utilizar dobrador de tubos hidráulico. Para verificar a posição dos elementos individuais entre si, use um nível hidráulico de construção.

Para o fluxo normal do processo de trabalho, você precisará de vários outros dispositivos e materiais:

  • eletrodos para máquinas de solda;
  • cortador de Tubos;
  • roleta;
  • marcador;
  • braçadeiras;
  • quadrado;
  • governante;
  • Moedor.

Eles geralmente começam cortando metal e cortando tubos. Em seguida, o metal restante é removido e os elementos individuais são soldados entre si, montando gradativamente o forno.

É necessário cortar a quantidade necessária de tubos (por exemplo, oito peças, dependendo das especificidades do projeto) com comprimento de 120 cm, que são dobrados com um dobrador de tubos em um raio de 225 mm. Os elementos das paredes traseira e frontal, portas, reguladores e faixas da caixa são recortados sequencialmente em uma folha de metal.

Tubos para o forno Buleryan
Os tubos das paredes laterais do fogão Buleryan devem ser colocados sobre uma superfície plana e sua posição deve ser fixada com vigas de madeira

O restante metal é utilizado para a fabricação de elementos de portas, cinzeiros, tubos, etc. Os espaços em branco para a câmara em forma de V são feitos separadamente.As tiras de metal para o corpo são cortadas com largura um pouco maior que o diâmetro externo dos tubos. Cortes ovais são feitos nas extremidades para que possam ser bem soldados aos tubos.

Montagem do corpo do forno Buleryan
Os dutos de ar laterais são conectados nos pontos de contato por soldagem, então instalo uma panela em forma de V no interior para separar a câmara de combustão secundária

Os tubos de entrada e saída também podem ser feitos de tiras de chapa dobradas em um anel. Uma alternativa é simplesmente cortar pedaços de comprimento adequado do tubo de metal. Mas seu diâmetro deve ser maior que o da estrutura utilizada para o corpo do dispositivo.

A montagem do dispositivo começa com tubos. Os elementos corretamente dobrados devem ser dispostos em padrão xadrez, de modo que a parte posterior da estrutura fique na parte inferior e a parte frontal na parte superior.

Para garantir que os tubos estejam na posição correta, são utilizados blocos de madeira com espessura igual ao diâmetro externo dos elementos metálicos.

Corpo do fogão Buleryan DIY
Tiras de metal dobradas são aplicadas nos tubos laterais e primeiro soldadas em alguns lugares, e então uma solda contínua é feita

Se os tubos forem cortados e dobrados corretamente, será possível colocar tal “pirâmide” sobre uma base plana sem problemas. Depois disso, os tubos devem ser soldados entre si nos pontos de contato.

A estrutura resultante pode agora ser virada e uma panela em forma de V pode ser soldada no espaço entre as “nervuras”. Isso separará a câmara de combustão primária da secundária. Deve ser feito um injetor em um dos tubos da parede frontal para fornecer ar à câmara de combustão secundária.

Injetor para forno Buleryan
Um furo é feito no tubo lateral no qual um injetor estreito é soldado para garantir o fluxo de ar na segunda seção da câmara de combustão

Depois disso, você pode continuar a formar o corpo do fogão soldando as tiras de metal previamente cortadas nas nervuras. A melhor opção é quando aproximadamente dois terços do diâmetro do tubo estão embutidos no corpo e um terço desses elementos permanece do lado de fora. Você terá que remendar a fabricação da parede frontal do fogão.

Parede frontal da fornalha Buleryan
Na parede frontal do forno Buleryan, é feito um furo bastante espaçoso para a porta de carregamento, ao qual é soldado um pequeno lado

No molde da porta, primeiro faça um furo para o soprador. Nele é soldado um tubo no qual será instalado um amortecedor para regular o fluxo de ar que entra na câmara de combustão primária.

Para o amortecedor, é necessário recortar uma parte redonda, cujo diâmetro corresponda exatamente às dimensões do tubo. Um pino é soldado ao amortecedor. Depois disso, é feito um furo no tubo ao longo do eixo no qual este pino é inserido.

O corpo acabado da fornalha Buleryan
Se os elementos do fogão Buleryan forem cortados e colocados corretamente, o corpo acabado ficará bonito. Durante a montagem, você precisa controlar a posição de cada peça usando um nível de construção

É feito um furo na peça bruta para a parede frontal da porta. Uma estreita tira de metal é soldada ao redor da circunferência.

Você precisa soldar duas dessas tiras de metal na própria porta, uma ao longo da borda e a outra deve ficar dentro, a alguma distância da primeira. Se tudo for feito de acordo com os desenhos, a “gola” da parede frontal caberá exatamente no vão entre as bordas da porta.

Porta do forno Buleryan em branco
Na porta redonda são feitos dois lados, entre os quais o lado soldado à parede frontal do fogão Buleryan deve caber exatamente

Recomenda-se colocar corda de amianto neste espaço para garantir a máxima estanqueidade ao fechar a porta. Agora é necessário soldar sua parte interna à porta, assim como as dobradiças de um lado e a trava excêntrica do outro.

A fechadura excêntrica garante um encaixe perfeito da porta na parede frontal do recuperador para máxima estanqueidade, o que é importante durante a queima prolongada de lenha.

Amortecedor para fogão Buleryan
Um amortecedor com amortecedor na porta do forno Buleryan permite regular a quantidade de ar que entra no interior para estabelecer o modo de operação ideal do dispositivo

É melhor para um artesão inexperiente encomendar este elemento a um torneiro profissional. Dobradiças e um pino de metal para a trava também são montados no corpo do forno.

Agora é soldada uma parede traseira dupla com um furo para o tubo da chaminé. Este elemento é aplicado primeiro à estrutura acabada para garantir que seus contornos correspondam exatamente aos contornos dos tubos fixados entre si.

Fazendo a porta
Para garantir que as dimensões da porta correspondam exatamente aos parâmetros do furo na parede frontal, é recomendável primeiro soldar todos os elementos necessários da porta e “experimentar” as dimensões da lateral do furo de carga.

Nesta fase, você pode cortar o excesso sem problemas. Isto também se aplica a outros elementos - antes da soldagem, sua consistência é verificada e ajustada, se necessário. Agora o forno está quase pronto. Quatro pernas precisam ser soldadas ao corpo. Eles podem ser feitos de pedaços dobrados de arame grosso.

Trava do fogão Buleryan
A fabricação de uma trava excêntrica para a porta do forno Buleryan exige grande precisão; é melhor encomendar este elemento a um bom artesão

As pernas são soldadas nas paredes frontal e traseira da caixa. O dispositivo acabado é instalado sobre uma base plana e durável, revestida com materiais resistentes ao fogo: amianto, ardósia lisa, ladrilhos cerâmicos, etc.

Também seria uma boa ideia proteger as paredes à volta do recuperador da exposição a altas temperaturas.

Pernas de fogão Buleryan
As pernas do corpo do forno Buleryan podem ser feitas de arame muito grosso ou de tubos finos dobrados. É importante dar estabilidade ao dispositivo e posição correta

Agora um tubo é conectado ao tubo da chaminé e preso com uma conexão de acoplamento. Neste caso, os tubos são instalados em posição oposta ao sentido do movimento do gás, embora o fabricante recomende fazer o contrário. Recomenda-se isolar a chaminé, por exemplo, com lã mineral.

Dobradiças da porta
As dobradiças de metal para a porta do forno Buleryan não são difíceis de fazer com os materiais disponíveis e soldá-las no local desejado

Dicas úteis de operação

Instalação “errada” canos de chaminé devido à necessidade de proteger a estrutura da resina que se forma com a combustão da madeira. Se este momento não for previsto, a resina escorrerá do fogão e, com tal instalação, permanecerá na chaminé e queimará gradativamente.

Chaminé para fogão Buleryan
Após a conclusão da montagem, o recuperador Buleryan é instalado sobre uma base plana e resistente ao fogo e ligado à chaminé. Neste caso, é necessário cumprir as normas de segurança contra incêndio

O entupimento com resina do fogão Buleryan é quase inevitável. Com o tempo, camadas resinosas se acumulam e obstruem o dispositivo.Isto se expressa em uma notável redução na eficiência de seu funcionamento, diminuição da tração e problemas com a livre movimentação do portão. Então é hora de começar a limpar o forno.

Uma versão leve dessa limpeza é aquecer o aparelho com lenha de álamo tremedor. Infelizmente, os benefícios práticos de tal medida são pequenos e de curta duração.

A melhor forma de eliminar a contaminação da resina é através da queima. Para tal, aquece-se fortemente a estufa com o cinzeiro aberto, calcinando essencialmente todos os canais. Como resultado, os depósitos resinosos queimam.

Com base no fogão Buleryan, você pode organizar um sistema de aquecimento autônomo:

Alguns artesãos usam oxigênio para queimar o forno, levando o bico do cilindro até a abertura do cinzeiro. Esta é uma operação extremamente perigosa que viola as normas de segurança contra incêndio. O manuseio descuidado de um cilindro de oxigênio próximo a uma chama aberta pode causar uma explosão.

Como combustível para o fogão Buleryan, pode-se usar não só lenha, mas também resíduos de madeira (aparas) ou briquetes especiais. Uma condição importante é a baixa umidade do combustível. Quanto menos umidade, menos resina se forma no interior do fogão e menos vezes será necessário limpá-lo.

Durante a operação do forno, é necessário selecionar um modo de operação para obter o máximo calor com mínima formação de resina. Se for encontrada a melhor opção, a limpeza só precisará ser feita algumas vezes durante a estação de aquecimento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A experiência real na fabricação de um fogão Buleryan a partir de materiais improvisados ​​​​pode ser vista aqui:

Fazer você mesmo esse dispositivo não é a tarefa mais fácil. Mas o resultado é um dispositivo de aquecimento conveniente e de alto desempenho. Os especialistas observam que com a instalação adequada e o cumprimento das condições de funcionamento, a vida útil do recuperador Buleryan é praticamente ilimitada.

Compartilhe com os leitores sua experiência de fabricação e uso do fogão Buleryan. Deixe comentários no artigo, tire dúvidas de seu interesse, participe de discussões e anexe fotos de seus produtos caseiros. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Um design interessante baseado em um princípio bem conhecido. Há muito tempo que planejo montar algo assim em uma casa de jardinagem (não vejo sentido em instalar um fogão completo em uma sala de 15 m²). Mas notei uma falha no artigo - afirma que o fogão é montado a partir de chapas metálicas.

    Gostaria de entender que tipo de metal deveria ser. Por experiência própria, sei que nem toda lata resiste a altas temperaturas prolongadas e simplesmente queima.E ainda não está totalmente claro se é possível instalar algum tipo de proteção contra o excesso de odores formados durante a combustão do combustível e entrada nas tubulações (acho que tal entrada não pode ser evitada). Talvez algo como um catalisador nos escapamentos? Obrigado.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Quanto à espessura do metal com que será feito o fogão, serão necessárias chapas com espessura de pelo menos 3 mm. Mas não faz sentido usar mais de 5 mm para um fogão com capacidade de aquecimento de 15 metros quadrados.

      Quanto aos odores, aqui é necessário soldar cuidadosamente todas as costuras dos tubos bulleryan, garantir a tiragem normal e trabalhar no mecanismo da porta da fornalha. Tomadas em conjunto, estas medidas devem minimizar os odores que surgem dos produtos da combustão de combustíveis sólidos.

      Quanto aos tubos bulleryan, nem sempre são utilizados nas chaminés cossacas, podem ser surdos. Através deles, o ar da divisão simplesmente aquece mais rápido, mas também existem soluções onde os tubos laterais são utilizados como chaminés.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica