Briquetes de serragem: como fazer “lenha Euro” para unidades de combustível com suas próprias mãos

Lenha que queimasse por muito tempo, fornecesse muito calor e pouca cinza, e não emitisse faíscas nem fuligem – o sonho do dono de uma casa de campo com aquecimento por fogão ou lareira.Essas são as propriedades dos briquetes de serragem, que você não só pode comprar, mas também fazer com as próprias mãos. Vale a pena se familiarizar com o processo de sua fabricação. É assim?

Diremos como fazer briquetes de combustível para aquecimento de uma casa de campo ou chalé. O artigo que propomos descreve detalhadamente a tecnologia de produção de toras a partir de serragem prensada. Os que fazem você mesmo encontrarão breves instruções sobre como montar uma prensa.

Benefícios das toras de serragem

Os seguintes argumentos podem ser apresentados a favor dos briquetes prensados ​​​​a partir de serragem:

  1. Longo tempo de queima - 4 horas.
  2. Geração mínima de fumaça.
  3. Amizade ambiental. As matérias-primas são materiais naturais, pelo que pode fertilizar os canteiros com cinzas.
  4. Alta produção de energia. Excede em muito as capacidades energéticas da lenha e é comparável apenas ao carvão de alta qualidade.
  5. Temperatura de combustão constante.
  6. Econômico. O custo de 1 tonelada desse combustível será mais barato que a quantidade correspondente de lenha ou carvão.
  7. Possibilidade de autoprodução.

Também existem desvantagens. O principal deles é o medo da umidade. Eles não podem ser armazenados ao ar livre, porque... eles absorverão umidade rapidamente e, portanto, queimarão mal. Portanto, é necessário reservar um local seco para armazenamento.

Qualquer impacto mecânico significativo nos briquetes de serragem é contra-indicado.Se você adquirir equipamentos especiais para sua produção, o custo será alto e nem sempre justificado.

Queima de briquetes de serragem
Substituir o carvão e a lenha por briquetes de serragem torna o aquecimento de uma casa de campo mais ecológico. Embora o aquecimento com madeira húmida conduza à libertação de substâncias nocivas, “Eurowood” é completamente seguro neste aspecto

É lucrativo montar a produção artesanal se a serragem for gratuita e você puder usar os equipamentos existentes para instalação.

Tipos de briquetes de combustível

Os briquetes são divididos em tipos dependendo do seu formato. Principalmente os seguintes tipos podem ser encontrados no mercado:

  1. RUF. São retângulos prensados ​​​​de 15 x 9,5 x 6,5 cm, feitos de serragem de madeira natural com adição de componentes especiais.
  2. Nestro. Visualmente, são cilindros com diâmetro de 6 a 9 cm e comprimento de 5 a 35 cm, sem furos. O material de produção é a polpa de madeira prensada. É seco, colocado em um contêiner de carregamento e depois alimentado por uma rosca para prensagem. Os dispensadores distribuem a massa em moldes sob pressão.
  3. Pini kay. No formato são poliedros com número de faces de 4 a 6. Durante o processo de produção são submetidos a processamento em altas temperaturas e prensagem sob alta pressão, até 1100 bar. Como resultado, a eficiência da combustão, a resistência à umidade e a densidade aumentam.

Composição química e transferência de calor de todas essas espécies serragem prensada são iguais, diferem apenas na densidade. Este combustível não é caracterizado por faíscas voando em direções diferentes. A sua alta densidade e baixa higroscopicidade permitem armazenar este combustível numa pequena despensa junto ao fogão.

Matérias-primas para produção de briquetes
Além da serragem, são utilizadas cascas de girassol, trigo sarraceno, papel, pequenos galhos, folhas caídas e palha para a produção de briquetes. O equipamento para isso tem um design bastante simples, e você mesmo pode fazer

Se você tiver a matéria-prima necessária para formar briquetes, poderá fazê-los você mesmo.

Equipamentos para produção de briquetes

Em condições industriais, a trituração dos resíduos de madeira é realizada por meio de mecanismos especiais - britadores. Uma parte tão importante do processo tecnológico como a secagem é realizada em máquinas de secagem, que são de dois tipos - tambor e aerodinâmica.

A moldagem dos produtos é realizada em pressão hidráulica. Com uma força de pelo menos 30 MPa, compacta a massa. Ao mesmo tempo, não há necessidade de adicionar quaisquer substâncias à matéria-prima para colagem, pois nessas condições, devido à compressão e à alta temperatura, é liberada cola para madeira - lignina.

Briquetes de qualquer formato podem ser produzidos em prensa de impacto mecânica, mas sua densidade não é muito alta.

Existe outro método para produzir “eurowood” - extrusão. Baseia-se no fato de que com uma força de cerca de 40 MPa, a massa é empurrada através de furos calibrados por meio de um parafuso, formando assim produtos em forma de cilindros ou hexágonos. Na saída são cortados com facas especiais.

A produtividade das extrusoras de parafuso é superior à das prensas mecânicas ou hidráulicas.

Marcação de briquetes
Os fabricantes costumam aplicar uma impressão de letra na superfície dos briquetes produzidos com equipamentos industriais. Basicamente, é uma evidência de adesão estrita à tecnologia

É irracional comprar tais instalações para fazer os seus próprios e preparar briquetes de combustível, existem outras opções para isso.

Produção independente de briquetes

O principal fornecedor de serragem é a serraria. Não importa o tipo de madeira, o principal critério é o teor de umidade. Não deve ultrapassar 12%. Na massa total, a quantidade de madeira estragada não deve ultrapassar 5%.

Descrição do processo tecnológico

Este processo não é muito complicado e geralmente consiste em cinco etapas:

  1. Purificação de matérias-primas. É necessário retirar sujeiras e excesso de impurezas.
  2. Esmerilhamento. O tamanho da serragem é importante - no máximo 0,6 cm.
  3. Pressionando.
  4. Secagem.
  5. Armazenagem.

Após a primeira etapa preparatória, a massa é misturada com argila seca em pó, na proporção de 10: 1. A seguir, acrescentando um pouco de água, inicia-se a mistura. Observe que a espessura da mistura deve ser média. A capacidade de manter a forma, o tempo de secagem e a densidade de acabamento dos produtos dependem deste indicador.

A próxima etapa é carregar a mistura resultante na tremonha do equipamento de briquetagem. Em seguida, a prensagem propriamente dita nos moldes. Afinal, só falta secar bem os briquetes acabados. Às vezes, papelão embebido em água é adicionado à mistura de argila. Neste caso, a inflamabilidade do combustível aumenta.

Plantas de prensagem caseiras

Em casa você pode fabricar equipamentos em três versões:

  • com acionamento hidráulico;
  • com acionamento manual;
  • com macacos.

O dispositivo manual é o mais simples. Pode ser fixado na parede. A estrutura é feita de um tubo de aço ou canto por soldagem.

A máquina caseira mais simples

É impossível criar uma linha tecnológica completa para a produção de briquetes em casa, pois é muito cara e requer grandes áreas. Artesãos em casa usam máquinas caseiras de vários designs

Não se pode perder que quando a serragem for grande deve ser triturada antes da prensagem. Um cortador simples é adequado para isso, mas é melhor mecanizar esse processo. É bom se você tiver uma máquina para moer grama em casa, ela também aguenta triturar serragem.

Alguns artesãos adaptam máquinas de lavar desatualizadas para esse fim. Para isso, o ativador é complementado com facas.

Máquina manual

Uma prensa para produção de briquetes a partir de serragem em casa é fixada na parede com buchas. Uma forma estacionária é fixada na parte inferior da estrutura.

Sua geometria pode ser qualquer. Para controlar o mecanismo, é necessária uma alavanca, de modo que uma dobradiça é montada na barra superior, através da qual é preso um pedaço de tubo ou um longo pino de metal.

O molde, instalado imóvel, servirá de matriz, e o punção será fixado na alavanca. É importante calcular corretamente o comprimento do tubo para que o punção se encaixe livremente na matriz.

Imprensa de parede
Para a livre movimentação do punção é necessário deixar um pequeno vão. Para remover a umidade do molde matriz, é feito um furo em seu fundo.

A segunda opção para uma prensa manual é um mecanismo de piso. Seu design é idêntico ao da luminária de parede, a única diferença é que a moldura soldada à qual são fixadas as peças principais é instalada sobre uma superfície plana e horizontal.

Outro tipo de equipamento operado manualmente é uma prensa de parafuso. É muito fácil de usar. A parte inferior é um recipiente de moldagem perfurado localizado sob a cama.

Ao apertar o parafuso, é criada a pressão necessária para a prensagem. O desempenho de tal dispositivo é muito baixo.Muito tempo é gasto carregando, apertando o parafuso e removendo os produtos acabados. Os modelos de alavanca têm mais potencial.

Versão caseira melhorada

O equipamento manual pode ser melhorado adicionando um macaco ou uma prensa hidráulica. A forma é quadrada ou redonda. A base é soldada do canal. Racks - canto 100 x 100.

As formas redondas são feitas de tubos de paredes grossas. A matriz é perfurada para que a água liberada durante a compressão escape. Para retirar os produtos acabados, o fundo é removível.

Para isso, pode-se instalar uma mola dentro da matriz, fixando-a na parte inferior, mas depois deve ser bem soldada. Um disco está preso à mola. Quando o produto é formado, ele se contrai e, quando a haste inverte, ela se endireita e empurra o briquete acabado para fora do molde com um disco.

Instalação para produção de briquetes
É impossível obter produtos resistentes com tal instalação, mas o briquete será bastante denso, de formato conveniente e bastante adequado para uso

A haste é feita de um tubo com cerca de 3 cm de diâmetro, em uma das extremidades é fixado um punção por soldagem, que se encaixa na matriz com uma pequena folga. A extremidade oposta da haste é fixada em um macaco ou prensa hidráulica.

Antes de carregar a matéria-prima, ela deve ser bem misturada. Isso requer um recipiente especial. Eles fazem em chapa de aço ou adaptam um tambor de uma velha máquina de lavar e instalam em prateleiras. Você pode misturar com uma betoneira ou em uma betoneira.

Do tambor, a polpa de madeira é fornecida para prensagem em moldes ao longo de uma bandeja em chapa de aço. O melhor é secar os briquetes no forno, mas você também pode secá-los ao sol. O principal é que a umidade seja mínima.Somente um tipo de combustível seco emitirá uma quantidade de energia térmica suficiente para aquecer o ambiente.

Prensa de briquetagem estacionária

Para fazer tal prensa, você precisará de um motor de 2,5 kW se estiver trabalhando em uma rede de 220 V. Se for fornecida tensão trifásica, um motor de 9 kW servirá. Além disso, você precisa de uma caixa de engrenagens, eixo, rolamento, sem-fim, elementos de aquecimento e um relé para controle de temperatura.

O motor, a caixa de câmbio e outros componentes são montados em uma estrutura soldada em ângulo. É instalado em racks feitos de tubos. A broca neste projeto consiste em duas partes. Um dos fundos transforma a serragem em contêiner de carga, o segundo funciona como punção. O papel da matriz é desempenhado pelo tubo.

Imprensa aquecida
Com o aquecimento da polpa de madeira e a penetração de vapor nela, a viscosidade plástica da serragem aumenta, o que provoca a liberação de ligantes naturais. Por esta razão, a serragem pode ser carregada na tremonha sem quaisquer aditivos

Antes de iniciar a prensa, o tubo é aquecido com elementos de aquecimento até 260⁰. O aquecimento é regulado por um relé. A compactação dos briquetes é controlada por um esquadro soldado ao tubo. Como falha de projeto, podem ser notadas grandes perdas de calor para o ambiente. Mas, ao mesmo tempo, a qualidade dos briquetes aumenta significativamente.

Como calcular a necessidade de briquetes de combustível?

Tendo decidido mudar o aquecimento da sua casa para briquetes de serragem, é melhor calcular imediatamente quantos deles serão necessários para durar todo o período. Aqui é preciso levar em consideração a temperatura que precisa ser mantida, a área da sala, a espessura das paredes e outros fatores.

A qualidade do ecocombustível também desempenha um papel importante. A produção de calor de 1 kg de briquetes de alta qualidade pode atingir até 4,4 kW. Desde produtos feitos em casa para uso em fornos de tijolos ou unidades de banho metálicas, tal resultado não acontecerá.

Digamos que uma casa com área de 100 m² esteja bem isolada, o período de aquecimento dura 190 dias, o coeficiente de funcionamento da caldeira é de 0,7. Então 100 x 190 x 24 x 0,7 x 70 = 22.344 kW. Se levarmos em conta que a eficiência do forno é de 86%, a transferência de calor diminuirá para 3,9 kW. Investigador, você precisa de um suprimento de briquetes de 22.344: 3,9 = 5,7 toneladas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Uma versão interessante de uma máquina caseira para produção de briquetes a partir de serragem:

Vídeo nº 2. Preparação da mistura de trabalho para briquetes:

Vídeo nº 3. Combustão de briquetes de combustível em uma caldeira:

Qualquer pessoa pode fazer seus próprios briquetes. Isso requer custos físicos e materiais, além de tempo. É também necessário ter em conta o facto de que é pouco provável que seja possível alcançar em casa uma elevada qualidade ao nível da lenha europeia.

Ainda assim, se houver matéria-prima disponível, podem ser feitos briquetes, pelo menos não para um ciclo completo de aquecimento, mas para acender lenha.

Conte-nos como você fez briquetes de serragem com suas próprias mãos. Compartilhe nuances tecnológicas úteis que serão úteis para os visitantes do site. Deixe comentários, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema da matéria no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Vencedor

    Eu uso de 8 a 10 toneladas de briquetes por temporada. No ano retrasado quase dobraram de preço, ficou muito caro comprá-los e temos poucos fabricantes.
    A última vez que comprei briquetes feitos com cascas de sementes da pobreza, gostei muito da forma como queimavam (exceto pelo fato de a chaminé ficar rapidamente entupida de fumaça). Agora estou pensando que eu mesmo poderia fazer para minhas próprias necessidades, nada muito complicado. Fiz blocos de concreto para uma cerca e isso é algo parecido.Além disso, a loja de petróleo fica perto, eles sempre têm cascas. E tenho muitos materiais disponíveis para fazer uma prensa. No verão você pode colher e a economia será grande.
    E eu tenho onde guardar, tenho um galpão seco, e você pode embrulhar em filme, vão ficar como os de marca!

  2. Pé Grande

    Os briquetes de serragem são um combustível bastante conveniente. É mais fácil de armazenar devido ao seu formato e tamanho organizados e aproximadamente uniformes. Quando queimadas, produzem mais calor do que a lenha normal. Além disso, eles queimam quase o dobro do tempo. No entanto, o custo da lenha euro excede o custo da lenha normal, por isso, se tiver a oportunidade de a fazer você mesmo, ótimo. O principal problema é a matéria-prima - a serragem. Você ainda pode encontrá-los para um lote, mas é problemático regularmente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica