Como encontrar uma ruptura de fio em uma parede: uma visão geral dos métodos para detectar e eliminar uma ruptura

Devido à violação da integridade da fiação, murada sob uma camada de materiais de acabamento, os moradores dos apartamentos podem ficar sem as comodidades habituais.Para restaurar o fornecimento de corrente, você precisa saber como encontrar um fio quebrado na parede e corrigir a situação.

Diremos como e com quais ferramentas são detectados danos à fiação elétrica. Mostraremos como eliminar as falhas detectadas. Você aprenderá o que precisa ser feito para evitar tais problemas.

Sinais de ruptura de cabo

Pode-se suspeitar de danos às redes elétricas se o fornecimento de corrente elétrica desaparecer parcialmente. Um fio quebrado pode ser indicado por falta de tensão nas tomadas localizadas em uma determinada área ou pela iluminação que não funciona em uma sala separada.

Às vezes, problemas de fiação também podem ser acompanhados de fumaça ou faíscas no cabo. A causa das faíscas pode ser não apenas uma ruptura, mas também o derretimento do isolamento como resultado de analfabetos seleção de fios e cabos.

Fiação quebrada
Os defeitos do fio incluem quebras e rupturas nos núcleos do cabo, bem como danos na bainha isolante do cabo

Os danos ocorrem em várias secções da rede: o fornecimento de energia pode ser interrompido no ponto onde o cabo se liga à tomada ou interruptor; na área entre esses dispositivos e a caixa ou luminária.

Causas de mau funcionamento

Se as regras de funcionamento das comunicações elétricas forem observadas, elas poderão funcionar regularmente por décadas. Mas, na prática, são bastante comuns danos às redes elétricas, que podem ser causados ​​​​por diversos motivos.

Esses fatores incluem:

  • Operação de cabo de longo prazo. A fiação pode funcionar perfeitamente por muitos anos, mas depois de um certo tempo ela começa a se deteriorar. Nesse caso, os fios se espalham na rede e aparecem vazamentos, que RCDs são regularmente eliminados (sua ausência afeta o aumento de vazamentos). Mais cedo ou mais tarde, tais violações levam a interrupções e, em seguida, à interrupção completa do fornecimento de energia.
  • Dano mecânico. Sem conhecer o layout das redes elétricas, ao fazer furos e pregar pregos na parede, você pode facilmente tocar em um fio, causando sua quebra e às vezes curto-circuito. Às vezes, pequenos danos mecânicos têm um efeito retardado: neste caso, a integridade do núcleo pode não ser danificada imediatamente, mas após vários meses ou mesmo um ano.
  • Fio defeituoso ou instalação elétrica mal executada. Cabos danificados tendem a ficar constantemente quentes, o que pode ter consequências fatais. Após uma oscilação repentina de energia, esses fios podem quebrar.
  • Uso incorreto de adaptadores. O mau funcionamento da fiação elétrica pode ser causado pelo uso inadequado de cabos de extensão ou T.Isso pode acontecer se vários eletrodomésticos de alta potência estiverem conectados ao dispositivo, por exemplo, uma máquina de lavar e uma lava-louças.

Se o adaptador for utilizado incorretamente, os cabos que dele saem ficam sujeitos a superaquecimento e aumento de tensão, o que pode levar ao derretimento do isolamento.

Em todos os casos, é necessário identificar a localização do dano no cabo para reparar imediatamente o dano.

Instruções para encontrar o ponto de interrupção

Caso seja detectado algum mau funcionamento, é necessário tomar medidas imediatas para determinar a causa do dano e procurar a localização aproximada do defeito na rede elétrica.

Em primeiro lugar, é necessário verificar quais salas apresentam problemas de fornecimento de corrente elétrica.

Soquete danificado
Interruptores ou tomadas derretidas indicam que ocorreram danos à fiação nas seções adjacentes da rede elétrica

Então você deve descobrir se o rompimento do cabo afetou as luminárias ou tomadas, verificando-as com um testador. Dependendo das respostas à última pergunta, você deverá seguir as instruções abaixo.

Neste caso, o mau funcionamento pode ser causado por uma fase defeituosa ou cabo neutro.

Fio de fase quebrado

Primeiro de tudo, você precisa determinar a qual máquina o soquete danificado está conectado. Identificada a fonte de alimentação à qual está conectado o cabo defeituoso, é necessário desligar a energia elétrica e desconectar todos os fios do painel: “zero”, “fase”, “terra” (se houver).

Verificando a máquina
Para encontrar a fonte de alimentação da tomada, é necessário ligar a máquina, verificando simultaneamente com o indicador a presença ou ausência de fase

Então você precisa se armar multímetro, com o qual você deve verificar sequencialmente todas as conexões adjacentes ao objeto danificado, começando pelo cabo no quadro.

Desta forma, é possível identificar a área afetada: normalmente entre duas tomadas há dois, e na presença de “terra”, três fios. Se nesta área for possível identificar apenas um veio (por exemplo, um zero), podemos assumir com segurança que a ruptura está localizada aqui.

As caixas de distribuição são muitas vezes inacessíveis porque estão escondidas sob uma camada de materiais de acabamento. Se você tiver acesso a tais dispositivos, é aconselhável abri-los, pois neles ocorrem frequentemente danos aos núcleos.

Se nenhum mau funcionamento for encontrado, deve-se verificar os fios que não funcionam com um indicador, começando pelas torções, e também inspecionar o bloco de terminais e as torções desmontadas.

É possível uma opção de fiação que não inclui instalação de caixa de junção. Neste caso, os cabos passam livremente de uma tomada a outra, com dois fios entrando em cada caixa de tomadas, formando 4 núcleos. Neste caso, para identificar o defeito, é necessário retirar os dispositivos localizados no início e no final do trecho defeituoso e, a seguir, examinar todos os fios com um multímetro.

Danos ao fio neutro

A busca por um fio neutro quebrado praticamente não difere do trabalho de detecção de uma “fase” quebrada, mas possui algumas características.

Você pode descobrir uma ruptura no fio neutro nos contatos da tomada trazendo uma chave de fenda indicadora até este local: ela acenderá na “fase”, mas mostrará a ausência de “zero”. Neste caso, é inútil usar um multímetro para verificar a tensão, pois este dispositivo mostrará um valor arbitrário de 0 a 220 V.

É importante observar rigorosas precauções de segurança: devido à fase existente, ainda existe o perigo de choque elétrico mesmo que a tomada não esteja funcionando.

Fiação elétrica no apartamento
É muito difícil entender a complexidade dos fios colocados dentro da parede. Para identificar um cabo defeituoso, muitas vezes é necessário verificar a integridade de cada elemento da rede

Se um cabo de três núcleos for usado para distribuir eletricidade, um condutor de “aterramento” pode ser usado como último recurso para transmitir “zero”. Porém, neste caso, a função “terra” estará ausente da tomada: isto geralmente é indesejável e inaceitável se se trata de eletrodomésticos de alta potência, por exemplo, uma máquina de lavar.

Solução de problemas de fiação de iluminação

Caso ocorra algum dano entre a caixa e o interruptor ou fonte de luz artificial, deve-se utilizar um indicador (indicador de tensão unipolar) para utilizá-lo para identificar a presença ou ausência de uma “fase”.

Falta de luz no lustre
Caso não haja luz num dos quartos, deve-se primeiro verificar o estado das lâmpadas e tomadas. Se a condição deles não causar preocupação, provavelmente é um cabo rompido.

Para fazer isso, abra o interruptor do dispositivo de iluminação; na posição desligada verifica-se a presença de “fase” nos contatos. Se estiver ausente, o ponto de interrupção fica entre a caixa e o switch.

Se houver uma “fase”, a sua presença também é verificada na lâmpada (neste caso o interruptor está ligado). Se não houver “fase” em todos os condutores, deve-se procurar o local do dano entre a lâmpada e a caixa.

Existe a opção quando, quando a iluminação não está funcionando e não há “fase” no interruptor, o indicador mostra sua presença na lâmpada.Esta situação significa que os fios neutro e fase trocaram de lugar.

Para resolver o problema, é necessário traçar a passagem do fio “fase” ao longo de toda a distância do cabo colocado, começando da caixa até a lâmpada e depois até o interruptor. É necessário encontrar o ponto onde os fios foram trocados, desconectá-los e fazer novas fixações, posicionando a fiação corretamente.

Se um scanner de fiação oculta for usado para procurar um circuito aberto, todas as ações para detectar danos levarão alguns minutos:

Ao procurar por danos, você deve desligar a alimentação do cabo, que pode vir de qualquer fonte. Em alguns casos, pode ser necessário queimar o isolamento da fiação para reduzir o nível de resistência.

Encontrando a localização exata

Estabelecida a área aproximada afetada, deve-se iniciar uma busca aprofundada pela localização do dano, o que pode ser feito por diversos métodos. Existem várias maneiras de encontrar um fio danificado.

Abrindo uma parede durante uma grande reforma

A maneira mais fácil de detectar danos nos cabos é limpar completamente as paredes dos materiais de acabamento. Neste caso, é fácil inspecionar as ranhuras feitas para acomodar cabos ocultos. Eles diferem na cor do resto da superfície e uma massa adicional é aplicada a eles.

Encontrar um fio quebrado por um especialista
Encontrar fios quebrados é um processo bastante complicado, por isso em alguns casos é aconselhável ligar para especialistas em redes elétricas que possuam equipamentos especiais

No entanto, como neste caso é necessária a exposição completa das paredes e a desmontagem dos revestimentos decorativos (tinta, papel de parede), é aconselhável utilizá-lo durante uma grande renovação da divisão, que envolve um novo desenho das superfícies verticais.

Método de pesquisa booleana

Se os moradores não tiverem um plano elétrico, você pode tentar recriá-lo usando a lógica.

Os eletricistas profissionais conhecem bem os princípios básicos princípios de instalação de comunicações elétricas, a saber:

  • A instalação da fiação é sempre feita estritamente em linhas verticais e horizontais, ou seja, os cabos passam sempre paralelos e perpendiculares ao piso.
  • As linhas de energia localizadas acima das tomadas e interruptores passam sempre retas, por isso é estritamente proibido furar e martelar pregos nesta área.
  • A fiação costuma ser puxada a uma distância de 15 cm do chão ou, mais frequentemente, do teto, portanto, aqui também não devem ser realizados reparos.

Conhecendo a localização das tomadas e interruptores, você pode criar um diagrama de comunicação no apartamento.

Método lógico para procurar uma pausa
Conhecendo os princípios básicos de localização de redes elétricas, você pode reduzir o tempo gasto na busca por fiação defeituosa, concentrando-se nas áreas de dano mais prováveis

Porém, para verificar o layout proposto das redes elétricas, é aconselhável utilizar dispositivos especiais (profissionais ou caseiros), que serão discutidos a seguir.

Ferramentas disponíveis: rádio e microfone

Se necessário, um receptor transistor convencional permitirá identificar a área afetada do cabo. Deve ser sintonizado em ondas de 100 kHz e levado até a área afetada pretendida. Acima do local por onde passa a rede elétrica, o ruído do receptor se intensificará, e acima do local da ruptura o estalo diminuirá.

Microfone para procurar fios quebrados
Não se apresse em jogar fora o microfone do seu rádio antigo. Este dispositivo simples o ajudará a identificar a localização do dano ao fio elétrico.

Em vez de um rádio, você também pode usar um microfone de um gravador portátil. Ele deve ser conectado à rede e direcionado acima da superfície da parede onde se acredita que o cabo defeituoso esteja localizado. Como na opção anterior, um ruído crepitante será ouvido acima da linha de energia, que cessará quando for detectada uma ruptura.

É importante levar em conta que os dispositivos improvisados ​​apresentam um erro de 10 a 15 centímetros. Para evitar choque elétrico ao realizar trabalhos de reparo, é melhor agir pelo seguro tomando precauções adicionais.

O seguinte também ajudará a encontrar uma ruptura na fiação escondida no portão:

Pesquise usando equipamento profissional

Dispositivos especiais - indicadores de fiação ocultos Eles permitem não apenas detectar o cabo, mas também encontrar a área onde está localizado o fio queimado ou quebrado.

Entre os diversos dispositivos utilizados para localizar danos estão:

  • Alarme E-121 (“Pica-pau”). Com a sua ajuda, é possível realizar trabalhos a uma profundidade de até 7 centímetros, o que permite detectar fiações elétricas e fios quebrados mesmo em paredes com acabamento em gesso cartonado.
  • Detector MS. Outro detector popular que é fácil de usar e permite obter resultados bastante precisos.

Esses e outros dispositivos semelhantes fornecem resultados rápidos e confiáveis, mas apresentam certas desvantagens.Em primeiro lugar, com a ajuda deles é impossível encontrar um cabo protegido por uma blindagem metálica.

Esses dispositivos reagem não apenas à fiação elétrica, mas também a outros objetos metálicos, por exemplo, pregos e parafusos na parede. Finalmente, embora estes detectores sejam fáceis de usar, operá-los requer atenção e habilidade.

Você também pode examinar o fio na parede usando uma chave de fenda indicadora, mas esse método só é adequado para casos em que os fios energizados estão localizados em uma profundidade rasa no concreto.

Usando um termovisor
O termovisor permite não só determinar a localização do dano, mas também verificar a qualidade das comunicações elétricas do edifício, detectando problemas de rede (curto-circuito, vazamento)

Zoom Bosch DMF 10, VP-440, POSP-1, GVT-92, GVD-504A e outros também são adequados para detectar fiação oculta e pontos de danos ao condutor sob gesso. É possível utilizar um localizador ou outro equipamento profissional.

Verificando a fiação com um dispositivo caseiro

Uma alternativa ao equipamento profissional caro pode ser um detector de metais barato feito de sucata.

Uma das opções mais populares é um aparelho feito com CDs antigos. Apesar da aparente simplicidade deste dispositivo, ele permite encontrar fiação sob tensão localizada sob acabamento decorativo a uma profundidade de até 10 cm.

Para o dispositivo você precisará de:

  • CDs e DVDs desnecessários (os de dupla face tornam o aparelho mais sensível);
  • bateria "Coroa";
  • calculadora (modelo simples);
  • cola;
  • fita isolante.

Instruções passo a passo:

  • Primeiro de tudo, você precisa cortar o plugue do fone de ouvido.Descasque o isolamento de dois fios, expondo os núcleos em 0,5-1 centímetro.
  • Os fios expostos devem ser divididos em 2 partes, para obter 4 núcleos.
  • Um dos contatos retirados de diferentes grupos é anexado a cada um dos discos. Em mídias de dupla face, elas são fixadas arbitrariamente; em mídias de face única, elas são fixadas no lado de escrita.
  • Os fios instalados são fixados com cola e depois fixados adicionalmente aos discos com fita isolante.
  • Os dois fios restantes são conectados de maneira padrão ao positivo/menos da bateria, após o que os contatos expostos são cuidadosamente isolados com fita adesiva.
  • A calculadora incluída também é fixada ao CD com material isolante.
  • Um DVD é colocado em cima da calculadora e a estrutura é fixada com fita isolante para integridade.
  • A bateria é fixada na superfície do disco de vídeo com fita isolante.

Depois disso, você pode testar o dispositivo, que produzirá som sobre objetos metálicos.

Detector de metais feito de um receptor
Um detector de metais caseiro também pode ser feito a partir de um rádio AM e uma calculadora. Basta colocar os elementos incluídos na caixa do disco e fixá-la com fita isolante

As tecnologias de construção modernas envolvem frequentemente o uso de balizas ou marcadores em locais por onde passam redes elétricas. Isso simplifica muito o processo de busca de um núcleo danificado por meios profissionais e amadores.

Procurando fiação elétrica para fins preventivos

Normalmente, eletricistas ou moradores começam a procurar cabos que passam pelo apartamento quando há problemas com a luz.

Enquanto isso, você deve cuidar disso em outras situações:

  • Antes da remodelação planejada do apartamento. Para quaisquer manipulações que afetem até mesmo estruturas não estruturais (por exemplo, ao desmontar uma divisória ou mover uma porta), é importante considerar localização de comunicações elétricas.
  • Antes de instalar arandelas, pendurar quadros ou outros acessórios de parede. Para realizar esse trabalho é importante saber onde está o cabo para não tropeçar nele ao fazer furos ou pregar pregos.
  • Ao comprar uma casa. Imediatamente após a compra de um apartamento, é aconselhável traçar um plano das redes elétricas localizadas nas paredes e no teto. No diagrama também vale a pena observar a localização das tomadas, interruptores e caixas de junção. Essas marcações ajudarão na realização de grandes reparos estéticos no apartamento, bem como na disposição dos móveis.

Para procurar uma rota elétrica, você pode usar dispositivos caseiros ou profissionais, descritos acima.

Eliminação de fios de fase e neutro quebrados

Depois de descobrir a localização exata da ruptura do cabo e determinar sua peculiaridade (dano à “fase”, “zero”), você pode começar a repará-lo.

Para eliminar um fio de fase danificado, siga estas etapas:

  • Primeiro de tudo, você precisa desconectar o fio da fase.
  • Usando um martelo ou outra ferramenta, remova o gesso ou outro acabamento da superfície da parede. É necessário limpar a área ao longo do percurso em aproximadamente 10-15 cm, cobrindo a área à direita e à esquerda do centro esperado do dano.
  • É necessário separar o núcleo danificado da rede, tomando cuidado para não tocar no isolamento dos demais cabos.
  • É melhor conectar a fiação de cobre por meio de soldagem. Para fazer isso, você precisa pegar uma peça adicional de um produto semelhante com o qual é feito o jumper de reparo.
  • Também é aconselhável colocar primeiro um tubo de policloreto de vinila ou termorretrátil no núcleo do cabo danificado. As pontas do jumper são torcidas com as pontas do fio quebrado, após o que as conexões são soldadas.
  • A fita isolante é aplicada firmemente (em várias camadas) na área reparada, após o que o tubo coberto com fio é cuidadosamente empurrado sobre ela. Isso garante o aperto do fixador.

Os fios de alumínio são menos passíveis de soldagem, o que também requer solda e fluxo especiais. Neste caso, o método de conexão mais confiável seria Terminal WAGO, neste caso, o local de sua fixação deve ser envolto com fita isolante e adicionalmente coberto com selante.

Os fios também podem ser conectados usando uma caixa de junção. Para isso, o isolamento é retirado do fio quebrado, após o que suas pontas são separadas em diferentes direções. Utilizando um martelo perfurador equipado com uma coroa especial, é feito um furo na parede, cujas dimensões coincidem com os parâmetros da caixa de derivação.

O dispositivo é inserido na abertura e depois fixado com alabastro. Os fios são colocados na caixa, enquanto os fios danificados são conectados por cor e enrolados com fita isolante. Por fim, a caixa com os fios restaurados é fechada com uma tampa.

Se os cabos forem colocados em tubos especiais, os fios danificados devem ser retirados com cuidado e novos fios inseridos em seu lugar por meio de um dispositivo de tração.

Caso o cabo neutro esteja danificado no início do trabalho, deve-se desconectá-lo do barramento fixando o condutor de fase. O resto do processo coincide com os regulamentos descritos acima.

Após qualquer tipo de reparo, os sulcos são cobertos com gesso.É possível aplicar tensão à fiação reparada somente depois que o revestimento estiver completamente seco.

Colocando redes elétricas abertas

Os trabalhos de reparação associados à ruptura de uma cablagem oculta requerem normalmente trabalhos complexos de construção e reparação: desmontagem do acabamento, vedação das paredes, seguida de selagem e cobertura de uma secção da parede com materiais decorativos.

Reparo de fiação
A eliminação de um fio oculto quebrado muitas vezes requer a desmontagem do acabamento, por isso é aconselhável combinar esse trabalho com uma grande reforma do local

Como nem sempre é possível a implementação imediata de tais manipulações, em alguns casos pode ser recomendado colocar um novo fio ao longo da superfície da parede, cobrindo-o com uma caixa ou tubo especial.

Com uma descrição detalhada das regras e tecnologia colocando rede elétrica aberta você descobrirá lendo o artigo que recomendamos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos abaixo fornecem instruções detalhadas em vídeo para encontrar um cabo danificado.

Vídeo nº 1. Procurando uma ruptura de cabo usando um detector de metais:

Vídeo nº 2. Se você tiver um rádio em mãos, ele também pode ajudar:

Encontrar um fio quebrado é um processo bastante complexo e responsável. Requer atenção, precisão e estrito cumprimento das instruções. Usando os métodos descritos acima, você pode encontrar a localização do dano ao fio e eliminar o defeito encontrado.

Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Suas histórias sobre como encontrar um circuito aberto em um circuito elétrico e como consertá-lo são interessantes. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis e fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Esses, desculpe-me, métodos hemorroidais para eliminar danos à fiação levaram ao fato de que eu simplesmente faço uma nova fiação externa em caixas. Tentei reparar o dano sozinho depois que a fiação começou a soltar fumaça. Aparentemente o zero queimou, porque fiquei tão chocado que caí da escada. E toda vez que chamam eletricistas e derrubam paredes - bem, não! Agora todos os fios estão do lado de fora!

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Andrey.

      Você terá que reparar a fiação mais de uma vez. Lembre-se das regras básicas do PTBE - anexei uma captura de tela da seção obrigatória. Mesmo depois de desligar o disjuntor de entrada do quadro do apartamento, verifique se não há tensão.

      Ao instalar uma nova fiação elétrica, não economize em destacar as linhas dos quartos e dispositivos do hotel. Aconselho a disponibilizar máquinas automáticas na placa do apartamento:
      - para máquina de lavar;
      - na geladeira, micro-ondas;
      - para ar condicionado;
      - outros eletrodomésticos potentes.

      Destaque também grupos de tomadas e iluminação de cômodo por cômodo.

      Fotos anexadas:
  2. Anatólia

    Na minha casa, quando procurei um fio quebrado, descobri que o fio estava queimado e ali se formaram depósitos de carbono. Fiz isso, peguei o indicador e levei da caixa até a tomada. Se o indicador não mostrar ruptura em todo o comprimento, significa que o núcleo onde fica a fase está intacto, e a ruptura ocorre na fase zero, o que significa que é necessário trocar os fios da caixa que vão para o soquete e, novamente, você precisa traçar o indicador ao longo de todo o comprimento

  3. Sergei Nikolaevich

    Anteriormente, as pessoas tinham que cavar nas paredes para descobrir onde o fio estava quebrado. Agora tudo é mais simples. Os instrumentos de controle e medição nos ajudam: eles identificam com precisão áreas danificadas de fiação oculta.Você pode aprender muito aqui. Obrigado por suas valiosas recomendações e mais informações como esta! Depois de ler este em particular, agora sei qual dispositivo devo comprar para minha casa no futuro.

    • Eugênio

      Mas é improvável que você tenha esses instrumentos de medição em mãos se não for um eletricista profissional. A menos que você faça um dispositivo caseiro com o material acima.

      • Gennady

        IMHO, todos deveriam ter um detector de metais (incluindo fios energizados). O primeiro “acerto” pagará mais do que por um dispositivo na categoria de preço médio+.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica