Diagrama de fiação elétrica no apartamento: fiação elétrica para diferentes cômodos
Uma parte obrigatória das obras de renovação de um apartamento é a substituição ou instalação de cabos elétricos, caixas de junção e painéis elétricos.Um diagrama de fiação elétrica bem escolhido protegerá sua casa de acidentes e situações imprevistas.
Diremos a você o que você precisa considerar ao substituir ou instalar a fiação elétrica por conta própria. Aqui você aprenderá a traçar um diagrama e distribuir pontos elétricos em apartamentos de um, dois e três quartos. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá ter uma rede de energia sem problemas.
O conteúdo do artigo:
Características distintivas da fiação elétrica moderna
As tecnologias domésticas modernas fizeram um avanço significativo no final do século XX. Além das televisões, as residências agora contam com computadores, sistemas de segurança e vigilância por vídeo, eletrodomésticos potentes e comunicações sem fio. Nesse sentido, a fiação dos cabos elétricos tornou-se muito mais complicada, embora os princípios do dispositivo não tenham mudado.
As dificuldades começam desde a primeira etapa - design. Para traçar corretamente o esquema elétrico de um apartamento, é necessário saber com antecedência a potência aproximada dos eletrodomésticos e sua localização. Ao mesmo tempo, é preciso pensar no sistema de iluminação de todos os ambientes.
Além de um grande número de novos aparelhos, apareceu mais um diferencial: junto com a rede elétrica, há sempre um sistema de baixa corrente, que tradicionalmente inclui fios de telefone e televisão, além de equipamentos de informática, segurança, acústico e um interfone.
Esses dois sistemas (potência e baixa corrente) não podem ser separados, pois todos os dispositivos são alimentados por fontes de alimentação de 220 V.
O número de dispositivos e cabos usados simultaneamente mudou. Se antes bastava instalar um lustre no hall, agora muitas pessoas utilizam um sistema de iluminação que inclui, além do lustre, refletores e iluminação.
Além do aumento do número de equipamentos, é necessário agregar um aumento de potência - por isso, os cabos antigos não servem mais e o tamanho do quadro de distribuição elétrica aumentou sensivelmente.
Por que você precisa de um diagrama de fiação?
Acontece que instalar fiação elétrica moderna em um apartamento é uma verdadeira arte, que só um eletricista profissional pode realizar.
Se não pretende mudar constantemente a decoração das paredes para mascarar os cabos que aparecem aqui e ali, recomendamos que antes de renovar um apartamento ou construir uma casa faça um desenho indicando todos os objectos significativos relacionados com a electricidade: tomadas, interruptores, painel elétrico com RCD, equipamentos de iluminação.
Com base nas necessidades ou desejos do proprietário da casa, o eletricista elabora um diagrama esquemático da fiação elétrica do apartamento. Sua tarefa é dividir os cabos em grupos para distribuir adequadamente a carga, pensar no sistema de controle e proteção e, em última análise, fazer de tudo para garantir segurança e conforto.
O que deve ser levado em consideração na elaboração de um diagrama, desenho, plano de trabalho necessário para competente colocação de fiação elétrica?
Consideremos a rede elétrica do ponto de vista de seus componentes:
- Dispositivos de proteção automáticainstalado no painel elétrico. O funcionamento de todos os equipamentos domésticos e a segurança dos utilizadores dependem da sua qualidade e correta instalação.
- Cabos, fios com seção transversal correta e bom isolamento.
- Soquetes e interruptores com contatos de alta qualidade, caixas seguras.
Em residências particulares, um elemento obrigatório é um disjuntor de entrada e um cabo de alimentação dele até o quadro elétrico. Usando disjuntor regular o consumo de energia e, se necessário, desligar toda a eletricidade de casa.
O medidor de energia elétrica geralmente é instalado na entrada, após o disjuntor de entrada.
Dividindo a fiação elétrica em grupos (linhas)
É muito mais fácil gerenciar e controlar uma rede elétrica se ela estiver dividida em várias linhas.Em caso de mau funcionamento ou emergência, você pode desligar um grupo, enquanto os demais funcionarão normalmente.
Opção de divisão em 4 grupos:
A seguir falaremos mais detalhadamente sobre cada grupo elétrico.
Eletrodomésticos fixos
Grandes eletrodomésticos geralmente estão localizados na cozinha ou no banheiro.
Uma conexão separada para a área da cozinha é necessária para reparos.Se um dos dispositivos quebrar, será necessária uma substituição. Para não desligar a energia elétrica de todo o apartamento, basta desligar um dispositivo de proteção responsável pelos equipamentos estacionários.
O que impede você de simplesmente desconectar um dispositivo quebrado da rede puxando o plugue da tomada? O fato é que os equipamentos embutidos possuem pontos de conexão à rede elétrica em locais de difícil acesso.
Além disso, o mau funcionamento pode ocorrer não no próprio dispositivo, mas na fiação disfarçada na parede. Neste caso é muito mais fácil movimentar a alavanca do disjuntor.
Linha dedicada para cozinha
A linha de cozinha é tradicionalmente a mais movimentada. Aproximadamente 5 a 6 unidades estão constantemente conectadas à rede, mesmo quando não estão em uso. Isto aplica-se ao frigorífico, forno, placa, máquina de lavar louça, exaustor, micro-ondas, torradeira. Muitas pessoas usam grelha elétrica de cozinha, moedor de carne, máquina de fazer pão, multicooker, etc.
Neste caso, um poderoso cabo elétrico separado simplesmente possibilitará o uso de vários dispositivos simultaneamente.
Se os dispositivos de iluminação ou um aquecedor de água também estiverem “pendurados” na fiação comum, quando o próximo dispositivo for ligado, a rede simplesmente não aguentará e ocorrerá um desligamento automático.
Análise detalhada de diagramas e opções de layout tomadas na cozinha é fornecido no artigo, que recomendamos que você leia.
Um ou mais grupos de iluminação?
Considerando a quantidade de luminárias em cada cômodo, pode-se fazer uma ou mais linhas. Se houver um lustre de seis braços no corredor e no quarto houver iluminação superior de baixa potência e dois lustres, todos os dispositivos poderão ser combinados em uma linha.
Porém, se a sala se assemelha a uma discoteca - com lustres, holofotes, iluminação de teto e parede - então um grupo separado deve ser organizado apenas para ela.
Se, além das lâmpadas, a rede de uma sala incluir transformadores ou fontes de alimentação, também é recomendável conectá-la a um dispositivo de proteção separado.
Salas com alta umidade
Aplicam-se requisitos acrescidos a aparelhos eléctricos e cabos na casa de banho, uma vez que a proximidade de água é um risco. Para que a rede elétrica seja segura e funcional, uma série de regras devem ser levadas em consideração na elaboração do diagrama e na instalação da fiação:
Os requisitos também se aplicam à escolha dos acessórios que serão usados regularmente - tomadas e interruptores. Suponha que o grau de proteção das tomadas seja de pelo menos IP 44, e é ainda melhor adquirir dispositivos especiais com tampa à prova de respingos.
Recomenda-se abandonar as lâmpadas de 220 V em favor das análogas de 12 V.
Se numa casa antiga não houver aterramento na placa do apartamento, então não só no banheiro, mas em todo o apartamento a fiação elétrica deverá ser substituída por uma de três fios.
Com regras de seleção tomadas impermeáveis Para a disposição de banheiros e lavabos, sugerimos que você leia o artigo dedicado a esses assuntos.
Visão geral dos diagramas de fiação residencial
Passemos aos diagramas específicos que podem ser aplicados no processo de planejamento da fiação em sua própria sala. Na elaboração do desenho é importante levar em consideração a disposição e a potência dos equipamentos fixos, as condições de utilização dos aparelhos elétricos e a conveniente colocação das tomadas e interruptores.
Opção nº 1: apartamento ou estúdio de um quarto
Uma característica distintiva da habitação de um cômodo é o número mínimo de aparelhos elétricos em comparação com outras opções, respectivamente, menos linhas conectadas são formadas.Mas isso não significa que não haja necessidade de planejar grupos separados para a cozinha ou o banheiro - é melhor preservar os princípios gerais.
Vamos considerar o que você definitivamente deve fazer ao elaborar um diagrama de fiação elétrica em um apartamento de um cômodo:
- selecione os principais parâmetros da rede elétrica;
- calcule a carga, selecione o cabo e o RCD;
- selecione um esquema de conexão (1 ou vários grupos).
Depois de resolver essas questões, será muito mais fácil traçar um diagrama.
Parâmetros da rede elétrica
É difícil decidir com antecedência quais dispositivos serão instalados em todo o apartamento, porém, é necessário pelo menos um número aproximado deles para calcular corretamente a potência total.
É importante determinar seus locais de colocação, pois o uso de cabos de extensão e filtros no futuro criará problemas adicionais para a rede e prejudicará o design de interiores.
Também é importante escolher o método de roteamento do cabo - aberto ou fechado. Caminho aberto envolve colocar fios em cima da decoração decorativa da parede. Nesse caso, na maioria das vezes a fiação é coberta com caixas plásticas, mas em alguns casos elas ficam à vista.
Vantagens da fiação aberta:
- possibilidade de instalação após ou durante trabalhos de reparação;
- instalação rápida;
- Você pode conectar outra linha a qualquer momento.
Ao instalar a fiação oculta, você terá que abrir valas nas paredes para disfarçar todos os fios sob os retoques finais. É mais fácil com estruturas suspensas: a ligação do sistema de iluminação pode ser escondida por cima de uma cobertura tensionada ou de uma caixa de gesso cartonado.
A fiação oculta tem poucas vantagens, mas são mais significativas:
- não existem requisitos tão rigorosos para parâmetros e condições de instalação;
- as tolerâncias às correntes nominalmente permitidas aumentam;
- integridade interior é mantida.
Tradicionalmente, a fiação oculta é usada em apartamentos novos, e o método aberto é usado apenas como uma exceção (por exemplo, ao instalar uma nova linha em um apartamento já reformado).
Cálculo de carga da rede elétrica
Para calcular a carga total dos aparelhos elétricos, é necessário conhecer a potência nominal dos receptores elétricos, a corrente nominal e a tensão da rede elétrica. Existem muitas fórmulas de cálculo, mas é melhor usar tabelas prontas.
Recomendamos que você entre em contato com um engenheiro ou utilize um programa de computador para calcular a carga exata, pois o resultado depende seleção de cabos.
De acordo com as regras, se as redes intra-apartamentos forem divididas em grupos, cada linha individual deverá ser equipada com um disjuntor de 25 A. Portanto, ao dividir em grupos, levamos em consideração a corrente nominal total (não mais que 25 A ).
Há exceções: por exemplo, para redes de iluminação, um dispositivo de proteção de 16 A é suficiente, mas desde que o grupo inclua no máximo 20 tomadas e lâmpadas ao mesmo tempo.
Qual esquema de conexão é melhor?
Para um apartamento de um cômodo, são possíveis duas opções: alimentação de um grupo e alimentação de vários grupos. A primeira opção praticamente não é aplicável nas condições modernas, até porque para usar até mesmo um eletrodoméstico potente (por exemplo, uma máquina de lavar), é necessária uma linha separada com um dispositivo de proteção.
Tais esquemas podem existir em apartamentos do antigo setor residencial, que não são reformados há muitos anos, ou em uma casa de campo onde não há equipamentos elétricos potentes. Acontece que mesmo para instalar a parte elétrica em um apartamento de um cômodo é necessário dividir em grupos.
Este esquema é praticamente aplicável a qualquer tipo de habitação, mas haverá mais pontos de ligação e, portanto, mais linhas, em apartamentos de 2 e 3 quartos.
Opção nº 2: apartamento de 2 e 3 quartos
Em princípio, a fiação elétrica não depende do número de quartos, mas há uma série de características que devem ser levadas em consideração:
- É melhor dividir a rede de tomadas em vários grupos - de acordo com o número de quartos;
- o sistema de iluminação também precisa ser dividido em ambientes;
- para a cozinha, devem ser alocadas pelo menos três linhas - para luminárias, equipamentos potentes e pequenos eletrodomésticos;
- se o banheiro for separado, é melhor usar também a divisão em 2 grupos.
Considerando que uma grande área de apartamentos é típica de moradias de luxo, os equipamentos de segurança estão incluídos nos esquemas elétricos.
Se houver especialistas envolvidos na elaboração do diagrama e na instalação, no final da obra deverá ter também um diagrama - em caso de reparação ou imprevisto.
De acordo com o esquema desenvolvido para instalação de linhas de energia e instalação de pontos elétricos, você pode realizar a instalação com segurança redes elétricas. É aconselhável evitar alterações na fiação planejada durante os trabalhos. No entanto, se necessário, deverão ser feitos ajustamentos ao regime tendo em conta as regras acima referidas.
Composição diagrama de fiação em uma casa particular, certifique-se de indicar o equipamento elétrico de entrada e os parâmetros do cabo do grupo de entrada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode traçar um diagrama de fiação elétrica na forma de desenho manual ou usando um programa de computador. Um exemplo de fiação para um apartamento em uma imagem tridimensional de computador:
Aconselhamento profissional de profissionais:
Sutilezas de vários tipos de tomadas e interruptores de conexão:
É possível instalar uma rede elétrica em um apartamento, protegendo todos os dispositivos e distribuindo corretamente a carga, com uma condição - se você for eletricista qualificado.
Você não pode trabalhar com a central telefônica sem permissão especial. Portanto, você mesmo pode trocar a tomada ou conectar o exaustor, mas é melhor delegar um trabalho mais sério a especialistas.
Gostaria de compartilhar sua experiência pessoal na elaboração de um diagrama de atualização ou reparo de linhas de energia em um apartamento? Tem dúvidas ou recomendações valiosas? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Eu recomendaria não apenas em casas particulares prestar atenção especial à criação de linhas com cargas diferentes, mas também em apartamentos. O fato é que agora, além dos eletrodomésticos comuns, muitas pessoas também usam aquecedores elétricos de água adicionais, que irão quebrar rapidamente com a fiação regular. Mesmo que esse equipamento não seja utilizado agora, é melhor providenciá-lo no futuro.
Há três meses nos mudamos para um novo apartamento de um cômodo. Na primeira semana deparamo-nos com o seguinte problema: a casa de banho desliga se a máquina de lavar e, por exemplo, o secador de cabelo estiverem ligados. No final, não tive coragem de desmontá-lo sozinho; chamaram um eletricista. Fizemos um banheiro normal dedicado. Não está claro por que a cozinha com vários eletrodomésticos não foi desligada, aparentemente eles a instalaram corretamente. No banheiro, a lâmpada também queimava com frequência.
Foi necessário instalar uma máquina automática mais forte no banheiro, pois uma banheira foi cortada, depois tem uma “dedicada”, só instalaram uma máquina automática fraca.
Não há necessidade de colocar “para que não seja nocauteado”.
Se um secador de cabelo, por exemplo, tem 2 kW e uma máquina de lavar tem quase a mesma potência, isso já é uma sobrecarga da máquina em 16A (3,5 kW), NÃO é possível instalar mais nenhuma máquina na linha de varejo.
Conforme escrito abaixo, é melhor colocar uma linha separada para a máquina de lavar, já que geralmente é considerada um dispositivo estacionário, e separadamente para conectar outros dispositivos.
Boa tarde, Alexandre.
Você não forneceu detalhes do diagrama, então assumirei que a fonte de alimentação da cozinha foi alocada com uma linha especial e os instaladores selecionaram a proteção corretamente - isso implica na corrente nominal do disjuntor. Esse isolamento da rede elétrica da cozinha está previsto no parágrafo 3.26 da Instrução nº I 1.00-12, que regulamenta a instalação da fiação elétrica.
A fonte de alimentação do banheiro é contornada por documentos regulamentares - isso se aplica apenas ao circuito de alimentação de equipamentos elétricos. Em outras palavras, não é necessária uma linha dedicada. Porém, a SP 256.1325800.2016, que estabelece regras de projeto para apartamentos, exige a proteção da linha do banheiro com RCD de 30 mA caso haja tomadas no ambiente. É lógico estabelecer uma linha dedicada sob o RCD. Uma captura de tela combinada dos pontos mencionados nos documentos está anexada.
O banheiro foi desligado, creio eu, por uma máquina selecionada incorretamente. A lâmpada pode ser “queimada” por uma máquina de lavar, distorcendo a tensão da onda senoidal com harmônicos.
Com um evento assim as opções são muitas e sem o conhecimento adequado não vale a pena fazer nada sozinho. Por razões:
1. A máquina foi selecionada incorretamente (com denominação inferior à exigida).
2. O RCD (disjuntor de perda de corrente) não está selecionado corretamente.
3.Mau funcionamento de um dos dispositivos (pode haver perda de corrente).
4. Má instalação da fiação (pode se perder ao longo dos fios).
Nestes casos, é necessário verificar começando pelo tipo de dispositivo de proteção utilizado, uma máquina normal, um RCD ou uma máquina DIF (não confundir com um RCD) e com base nisso verificar mais detalhadamente. Via de regra, uma linha é suficiente para um banheiro - luz, máquina de lavar (carga temporária), tomadas (carga temporária).
Não havia necessidade, Romano. A máquina de lavar deve ficar em uma linha separada.
Guiado por suas recomendações e usando sua foto, tentei traçar meu próprio diagrama para um apartamento de um cômodo. Você pode comentar quais erros cometi e como o circuito pode ser simplificado, mantendo uma segurança aceitável.
O plural de “cabo” é “cabos”, não “cabos”.
Olá. Obrigado, com certeza vamos consertar isso.