Tomadas à prova d'água: visão geral das possibilidades, onde usar e como escolher

O mercado de instalações elétricas surpreende hoje com a abundância de produtos para instalações elétricas que podem funcionar perfeitamente em condições operacionais específicas. Entre essas propostas estão as tomadas à prova d'água. Você deve se familiarizar com suas vantagens e características antes de comprar. Você concorda?

Oferecemos informações confiáveis ​​​​sobre as especificidades do projeto e operação de tomadas para ambientes com níveis de umidade elevados e instáveis. Aqui você aprenderá como selecionar um dispositivo de acordo com o grau de proteção, como ler a rotulagem do produto. Apresentaremos a você os principais fabricantes do segmento.

Uma descrição detalhada das tomadas para operação em condições de contato direto e indireto com a água é complementada com diagramas, uma seleção de ilustrações fotográficas, uma apresentação em vídeo e instruções de instalação.

Classificação de tomadas elétricas

O soquete é um conector padronizado para conectar ferramentas e eletrodomésticos domésticos, instalações industriais e máquinas.

Acertar pegue uma tomada para uma sala, você precisa ter pelo menos um conhecimento básico dos tipos de tomadas e levar em consideração vários fatores ao selecionar tomadas para salas.

Especialistas na área de fiação elétrica distinguem um grande número de tipos e tipos de produtos de tomadas, que podem ser agrupados em várias classes:

  1. Por tipo de montagem. Eles são divididos em aéreos e ocultos. Os primeiros são ativamente utilizados em instalações auxiliares, de utilidade e industriais. Eles são usados ​​​​na instalação de fiação retro em chalés de madeira ou toras.Estas últimas são instaladas em espaços onde o foco principal está no interior, nomeadamente na ausência de quaisquer elementos salientes nas paredes das instalações residenciais.
  2. Pelo número de conectores no painel de soquetes. Os produtos mais comuns são com um, dois e três conectores. Existem produtos com quatro ou mais conectores. O número de dispositivos conectados e operando simultaneamente na sala depende disso.
  3. Por tipo de conector. Para dividir em grupos típicos, são utilizadas marcações em letras latinas. Nos países do espaço pós-soviético, estão em uso C, E e F. Embora no mundo existam pelo menos 13 tomadas diferentes e tomadas correspondentes para elas.

Falando em fatores relacionados, também é necessário lembrar a tensão da rede de alimentação na qual instalamos a tomada: 220 ou 380 V. 220 V é usado para eletrodomésticos, e 380 V é frequentemente usado para alimentar todos os tipos de instalações , máquinas, máquinas, etc.

Padronização de tomadas utilizadas no mundo
Tomadas de estilo alemão que atendem aos padrões europeus de abastecimento de água são comuns no espaço pós-soviético.

Durante o processo de seleção, você pode ficar atento à paleta de cores do produto acabado e principalmente ao fabricante. Não recomendamos fortemente a compra de tomadas baratas - isso indica a presença de materiais baratos no design, o que afeta diretamente a segurança e confiabilidade do produto.

Conectores C, E e F
Todos os conectores (C, E e F) para a Europa Oriental têm quase o mesmo diâmetro (diferença de 0,5 mm) dos orifícios e a mesma distância entre os contatos, portanto são quase intercambiáveis

Recursos de dispositivos à prova d'água

Conforme observado acima, o mercado de ferragens elétricas é representado por uma ampla gama de produtos de tomadas que atendem a quase todos os requisitos técnicos e até proteção contra umidade e poeira.

Essas tomadas possuem um design especial: uma carcaça durável, uma tampa de válvula protetora, um bloco de terminais isolado, um grupo de contato e necessariamente aterramento.

Tomada à prova d'água
Na maioria das vezes, as tomadas à prova d'água não se distinguem por um design brilhante e único, mas isso não as impede de serem “coisas” tão necessárias e seguras na casa

As caixas e tampas desses soquetes são feitas de plásticos poliméricos especiais para serviços pesados, que podem suportar umidade e baixas temperaturas. O bloco terminal também pode ser feito de plástico ou cerâmica de alta resistência.

O grupo de contato e as “pétalas” de aterramento são feitos de aço ligado e ligas de latão, o que permite uma conexão confiável e segura dos contatos com o conector de um dispositivo elétrico.

Este produto resistente à corrosão é capaz de operar nas condições climáticas mais extremas, com contato direto de gotas e jatos de água.

Uma tomada típica resistente à umidade tem um formato diferente; na maioria dos casos, inclui um recesso na caixa para o plugue e uma tampa protetora. O recesso protege o soquete da influência lateral da água e a tampa protege da entrada direta de umidade nas aberturas do soquete.

Tampa do soquete
A tampa do soquete à prova de umidade é feita de plástico PVC sólido/transparente, borracha e material de silicone. É fixado ao corpo do produto por meio de molas, travas ou do próprio material no caso de capa de borracha

E ainda, a carcaça e a tampa do soquete protegem o bloco de terminais contra poeira e outras partículas abrasivas que podem afetar negativamente o estado do contato elétrico entre a rede de alimentação e o dispositivo elétrico.

Para comparar o grau de proteção contra umidade e poeira em relação à casca de um determinado produto, é utilizado o chamado parâmetro - Proteção de entrada (IP).

Grau de proteção da casca

A proteção da carcaça ou carcaça de qualquer dispositivo que contenha peças/elementos elétricos é uma das principais características do produto acabado de acordo com as normas internacionais IEC60529 (DIN40050, GOST 14254).

Em qualquer caso, todo eletrodoméstico e equipamento industrial deve ter um certo grau de proteção de invólucro, que é determinado pelo código IPXX padronizado de 4 caracteres, onde:

  • IP representa o próprio conceito de nível de proteção de equipamentos;
  • o primeiro caractere numérico X define o grau de proteção contra a penetração de poeiras e partículas;
  • o segundo caractere numérico X define o grau de proteção contra a penetração de umidade e água.

Além disso, na marcação do equipamento existe outro símbolo de letra adicional, que indica o grau de proteção de uma pessoa contra o acesso a peças perigosas e peças do mesmo equipamento. Mas não é usado para tomadas à prova d’água.

Tabela de marcação
A Tabela de rotulagem do nível de proteção do gabinete é um guia prático para selecionar um nível IP. É o suficiente para determinar que tipo de proteção de shell é necessária (+)

Para o primeiro caractere numérico temos 7 níveis de proteção:

  • 0 – sem proteção;
  • 1-4 - proteção contra grandes corpos (pedaços de fio, partes de cabo, resíduos de isolamento, porcas, arruelas, parafusos) e partículas orgânicas (pedras, terra, areia) com diâmetro superior a 1 mm;
  • 5 - proteção contra poeira, existe a possibilidade de entrada de partículas no aparelho, o que não interfere no seu funcionamento normal;
  • 6 - proteção contra poeira, partículas não penetram no interior do aparelho.

Para o segundo símbolo numérico temos 9 níveis de proteção, mas só nos interessam as opções de 3 a 6:

  • 3 e 4 - proteção contra respingos e gotas de chuva;
  • 5 - proteção contra jatos d'água, que não interfere no seu funcionamento normal;
  • 6 - proteção contra forte jato d'água, que não interfere no seu funcionamento normal.

Para soquetes resistentes à umidade instalados em ambientes internos, existem várias classificações de gabinete típicas, como IP44 ou IP45.

Para tomadas externas resistentes à umidade do tipo aberto - IP54/55, mas as mais comuns e amplamente utilizadas são as marcações da classe IP65/66, que são recomendadas para compra para uso externo.

Usando soquetes à prova de umidade

Praticamente não há dúvidas sobre o uso de tomadas comuns - nós as colocamos onde são necessárias.

Mas uma tomada à prova d'água é outra questão - uma classe especial de tomadas que são usadas em casos especiais, a saber:

  • banheiros e banheiros de apartamentos (casas);
  • centros de cosmetologia e academias de ginástica, onde são oferecidos tratamentos de água, saunas, banhos, banhos turcos, duchas;
  • piscinas e centros de entretenimento como delfinários, parques aquáticos, etc.;
  • utilização “rua” (no exterior dos edifícios) e em instalações industriais.

A casa de banho de um apartamento clássico há muito deixou de ser um quarto arcaico com apenas um lavatório e uma banheira de ferro fundido; agora é um quarto de alta tecnologia onde estão instaladas máquinas de lavar, hidromassagem, jacuzzis, caldeiras, exaustores eléctricos e secadores .

Não se esqueça da necessidade de ter tomada para secador de cabelo, modelador de cabelo, barbeador elétrico e muito mais. O banheiro também precisa de itens básicos como exaustor elétrico e secador de mãos após a lavagem. Todo esse “bom” deve ser alimentado por uma fonte confiável - a rede elétrica por meio de uma tomada à prova d'água.

Os salões de beleza e clubes esportivos e de fitness de hoje oferecem mais do que uma ampla gama de serviços cosméticos e de saúde, que incluem tratamentos com água.

Para prestar esses serviços com segurança, são utilizadas tomadas resistentes à umidade, às quais é conectada uma extensa lista de aparelhos e equipamentos elétricos: desde uma secadora até um aquecedor elétrico tubular (elemento de aquecimento) para “aquecer” as pedras da sauna.

Tomada no banheiro
O espaço da casa de banho apresenta várias zonas de perigo devido à presença de um aparelho eléctrico, pelo que os especialistas recomendam a instalação de tomadas nas zonas 2 e 3

Não há necessidade de falar sobre a necessidade de saídas resistentes à umidade em piscinas ou parques aquáticos. É impossível ligar normalmente, e o mais importante com segurança, qualquer bomba de anel de água ou outra unidade de injeção para garantir a circulação de água no tanque ou a presença da força de fluxo de água necessária na atração.

Uma grande quantidade de equipamentos industriais opera a partir da rede elétrica nas condições climáticas ambientais mais extremas ou com presença de líquido no interior da unidade.

Para eliminar o impacto negativo sistemático ou acidental da umidade na conexão elétrica entre a fonte de alimentação e o equipamento, são utilizadas em todos os lugares tomadas à prova d'água com a classe de proteção máxima do invólucro.

Soquete e interruptor
Costumo instalar uma tomada à prova d'água ao lado de um interruptor de luz elétrica, que também deve ter uma classe semelhante de proteção contra umidade e água.

Regras gerais de segurança

É claro que para o uso seguro de eletrodomésticos e equipamentos auxiliares, é necessário seguir regras de segurança triviais ao conectar ou desconectar um aparelho elétrico a uma tomada.

Por exemplo, antes de conectar o plugue na tomada, inspecione a cavidade do conector da tomada e certifique-se de que não haja objetos estranhos na tomada e que não haja fumaça e pontos “escuros” na superfície da tomada e próximo na superfície da parede onde está instalado.

Falha na tomada
Se sinais óbvios de “queima” forem visíveis na superfície, você deve interromper imediatamente qualquer tentativa de conectar o dispositivo elétrico à rede e desligar o empacotador. Em seguida, substitua o soquete

A seguir, inspecione o fio do próprio aparelho elétrico e o plugue, verifique a ausência de partes expostas do fio e escurecimento no cabo. Se os fatores acima forem detectados, pare de usar este aparelho elétrico e chame um especialista. Ou verifique você mesmo a falha se tiver as habilidades apropriadas.

Ao desconectar o plugue da tomada, é recomendável segurar a superfície do painel externo da tomada com a mão livre e puxar suavemente o plugue para fora da tomada. Se você “puxar” bruscamente o plugue da tomada, poderá “arrancar” o bloco de terminais da tomada.

soquete quebrado
Não tente recolocar a tomada no lugar em nenhuma circunstância. Primeiro é necessário desligar a rede elétrica do quadro de distribuição, depois desligar o aparelho, retirar o painel externo da tomada e só então retornar o bloco de terminais para a tomada da tomada

Todos sabem que a água é uma excelente substância para transmissão de carga elétrica, portanto é necessário evitar qualquer contato da umidade com o elemento condutor da rede, que é a tomada. Embora a tomada em si esteja protegida da umidade, isso não significa que a eletricidade não possa afetar a saúde humana.

Se encontrar água perto da saída, recomendamos fortemente que desligue completamente a alimentação de toda a divisão, por exemplo, na escova de distribuição, e chame um especialista.

Diretrizes para escolher um dispositivo para banheiro

Vamos diretamente ao próprio algoritmo de seleção e instalação de tomadas resistentes à umidadepara nosso banheiro. Como já foi referido, uma casa de banho clássica e moderna é uma divisão onde se concentra um número suficiente de aparelhos e aparelhos eléctricos.

Para não cometer erros na escolha de um produto para instalação elétrica, você deve considerar:

  1. Classe de proteção de soquete. O mínimo é classe IPX4, idealmente classe IPX5 ou IPX6, não é racional comprar algo igual ou superior a 7.
  2. Design, cor e forma. Como se costuma dizer: “Não há camaradas de acordo com o gosto”. Na hora de escolher uma tomada para banheiro, é necessário levar em consideração o tamanho, formato, presença de tampa, painel traseiro, etc., para enquadrar harmoniosamente o produto no ambiente geral do ambiente.
  3. Número de conectores. O padrão é o uso de dois conectores de soquete multibloco. Um é utilizado para conectar equipamentos de grande porte (máquina de lavar automática, hidromassagem e outros sistemas de hidroterapia), o segundo é utilizado para “pequenos” eletrodomésticos (secador de cabelo, navalha, secador, exaustor, iluminação adicional do ambiente).
  4. Máquina separada. Ao instalar tomadas resistentes à umidade no banheiro, é necessário fornecer uma linha de alimentação separada para elas. Além disso, conecte todas essas tomadas através da unidade de desligamento de emergência no painel de distribuição. As tomadas devem ser aterradas.

Existem também requisitos especiais para fiação elétrica. O material dos cabos de alimentação é o cobre, a colocação dos cabos na parede só é possível se houver uma caixa especial de PVC.

Soquetes resistentes à umidade
A instalação das tomadas impermeáveis ​​é realizada conforme regra 60, ou seja, o produto deve ser colocado a uma distância do chão, canto da parede, pia, possível queda na vazão de água de pelo menos 60 cm

É importante notar que o raciocínio acima pode ser facilmente aplicado à seleção e instalação de tomadas impermeáveis ​​​​em despensas de uma casa particular, arrecadações em caves, garagens, etc. Só se pode excluir a exigência de design e “beleza” em relação ao painel decorativo externo da tomada.

Tomadas para uso externo

Se você é proprietário de uma casa particular, de uma propriedade rural ou de um terreno comum de 6 acres com trailer, não há necessidade de falar sobre a variedade de situações em que você precisa de uma saída simples “à mão”. Para evitar a compra de cabos de extensão de 100 metros, é racional instalar o número necessário de tomadas na parte externa de qualquer objeto.

Os blocos de tomadas impermeáveis ​​podem ser instalados em quase qualquer lugar: na parede de um prédio, em um suporte de madeira para um mirante, no “deck” de uma minipiscina, dentro de um suporte de cerca de pedra/tijolo, na parte externa de uma parede em um garagem ou outra despensa.

Tomada externa
Tecnologias inovadoras estão penetrando em todos os lugares, mesmo locais públicos como parques, praças e aterros não ficam atrás nesse aspecto. Agora não há necessidade de correr para casa para carregar seu dispositivo favorito

Estas tomadas podem ser facilmente utilizadas para conectar praticamente qualquer ferramenta elétrica ou equipamento especial, o que é mais econômico em termos de consumo de energia em comparação com dispositivos movidos a motores a gasolina e diesel.

Por exemplo, ligamos uma serra elétrica, uma tesoura de poda elétrica, uma churrasqueira elétrica e um fogão, bomba submersível e um compressor de água/ar sob pressão. Vamos passar para o relaxamento passivo - podemos conectar facilmente um sistema de áudio externo, um painel de televisão e muito mais a essas tomadas.

Independentemente da finalidade de utilização da tomada “rua”, recomendamos seguir algumas notas sobre a escolha do local e método de montagem do conector elétrico:

  • É aconselhável instalar a tomada sob qualquer saliência ou viseira;
  • altura da superfície do solo de pelo menos 75-80 cm (tendo em conta o possível nível de cobertura de neve);
  • o cabo da tomada deve estar com aterramento de proteção;
  • conectar o fio à tomada exclusivamente por baixo - isso evitará que a água drenada entre no equipamento elétrico.

Membranas protetoras devem ser fornecidas dentro do soquete e o grupo de contato deve ser feito de bronze ou alguma liga de cobre. Esta saída “externa” resistente à umidade está integrada em bolsa individual - isto protegerá o resto da rede de alimentação em caso de falha.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um exemplo digno da correta seleção e instalação de uma tomada dupla à prova d'água com conexão correta a um disjuntor separado:

O vídeo a seguir é apresentado apenas como uma introdução às tecnologias avançadas na área de componentes de fiação elétrica:

Os produtos acabados das fabricantes populares LEGRAND, SCHNEIDER ELECTRIC e BERKER possuem excelentes características de resistência, confiabilidade e segurança.

Também é possível adquirir ferragens da sueca ABB e da alemã GIRA, mas essas empresas custam um pouco mais devido ao uso de materiais bastante caros na produção dos produtos, incluindo bronze e metais folheados a ouro.

Aguardamos suas histórias sobre a escolha de tomadas para instalação em banheiros e piscinas. Por favor escreva no bloco localizado abaixo, abaixo do texto do artigo. Aqui, tire dúvidas e comente o material oferecido para revisão.

Comentários dos visitantes
  1. Anton

    Uma coisa muito conveniente e praticamente insubstituível no banheiro. Basta comprar produtos de uma marca confiável.Certa vez, comprei e instalei tomadas à prova d'água de um fabricante barato. Então a princípio começou a queimar e derreter, pois não aguentava a carga. E quando quis desmontá-lo para apurar a causa, a princípio ele caiu com os fechos, e quando tentei desmontá-lo começou a se desfazer em pedaços.

  2. Vitaly

    Acrescentei um banheiro à casa, combinado com vaso sanitário e chuveiro. Fui a um hipermercado de construção comprar tomadas. Fui aconselhado a usar tomadas à prova d'água da Gusi Electric. Gostei tanto do design quanto da qualidade deste produto elétrico. Eu peguei com uma instalação oculta. Ficaram lindos, escolheram uma cor metálica. A tampa não cai ao abrir, o que é muito cómodo. E assim, está fechado e em ordem, não entra umidade, não entra nariz curioso de criança.

  3. Romance

    As tomadas à prova d'água, é claro, são usadas em locais com alta umidade. Até instalei em minha casa, embora meu nível de umidade esteja bom. Mas sempre existe o risco de entrada acidental de água, por isso é melhor instalar essas tomadas sempre e em qualquer lugar. O que mais gosto neles é a aparência e, aliás, a própria proteção impermeabilizante. Mas apesar de impedirem a entrada de água na parte elétrica, ainda é necessário seguir as regras de utilização das tomadas e não descurar a segurança.

    • Alexandre

      Qual é o sentido de pagar a mais e colocá-los em todos os lugares? Este é um item especializado para banheiro/piscina/banheira.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica