Switch em lote: o que é e para que serve + diagrama de conexão

Dificilmente existe uma pessoa madura que não tenha visto uma troca de pacotes em sua vida, embora nem todo mundo saiba como ela é chamada.Há várias décadas, esses dispositivos foram instalados em todas as entradas e em todos os apartamentos.

Eles eram usados ​​​​como interruptores, com a ajuda dos quais a fonte de alimentação era ligada e desligada. Com o tempo, as máquinas de pacotes foram substituídas por máquinas modernas, mas não em todos os lugares.

O que é uma troca de pacotes?

Packers são dispositivos projetados para chavear (ou seja, ligar e desligar) pequenas correntes de carga. Eles estão conectados a redes de energia DC e AC de 440-660 V.

Os dispositivos dificilmente podem ser chamados de convenientes, pois seu design não prevê sistemas de desenergização automática em caso de sobrecarga.

Variedade de opções de pacote
Os dispositivos são indispensáveis ​​em subestações. Pessoal especial os utiliza para levar em conta as leituras dos instrumentos. Além disso, bolsas são instaladas para facilitar a operação dos motoristas das unidades de energia elétrica.

Além da falta de proteção automática, os dispositivos apresentam outra desvantagem significativa: quebram rapidamente devido a frequentes picos de tensão. Por isso, passaram a ser usados ​​com muito menos frequência.

Mas ainda é cedo para falar sobre a irrelevância das redes de pacotes enquanto elas são baratas e seu recurso de comutação é satisfatório. Os dispositivos ainda são convenientes para uso em quadros de distribuição e painéis de controle.

Troca de pacote padrão
Surgem problemas com redes de pacotes devido à incapacidade de se desconectar automaticamente da rede, se necessário. Se as cargas excederem, mesmo que ligeiramente, as permitidas, o dispositivo falha.

Há muito tempo que os interruptores de pacote não são instalados nas entradas de edifícios altos. Eles foram substituídos por modernos disjuntores bipolares, que se caracterizam por melhor resistência ao desgaste, durabilidade e maior capacidade de condução de corrente. Novos dispositivos são conectados à rede elétrica de cada apartamento individual, e não à entrada.

Características de design da bolsa

O design do pacote inclui um grupo de contatos e um mecanismo de comutação. Eles são encerrados em um invólucro, que também contém contatos móveis fixados em uma luva quadrada feita de material isolante elétrico.

O dispositivo está equipado com contatos fixos, cujos terminais se estendem da caixa e têm o formato de facas. Os contatos são conectados e desconectados por meio de uma mola. É controlado por um interruptor.

Projeto de switch de pacotes
O próprio corpo do aparelho é pré-fabricado: é composto por arruelas eletricamente isolantes, que são fixadas com pinos especiais. Os terminais de contato móveis são controlados por uma alavanca que engata a mola do mecanismo de comutação

Girar a manivela enrola a mola do mecanismo de comutação. Gira a arruela figurada e os contatos móveis um quarto de volta. O curso da arruela é limitado por um batente localizado na tampa.

Os contatos móveis são fixados em placas de fibra. Quando o material aquece, ele libera gás, que se move sob pressão pelas aberturas da bolsa. Em vez de gás, ar não ionizado entra na carcaça e extingue o arco.

Troca de pacotes de disco
A chave do disco em lote é ligada e desligada girando a alça exatamente 90 graus.A chave só pode estar em duas posições, ao contrário de uma chave came, onde a comutação dos contatos depende da localização da alça

Devido à sua simplicidade de design e facilidade de uso, as bolsas são amplamente utilizadas nas seguintes áreas:

  • como interruptores de entrada;
  • para comutação de circuitos de controle;
  • como distribuidores de corrente elétrica;
  • para controlar motores elétricos.

Existem diversos tipos de modelos projetados para utilização em diversas condições: em ambientes secos e úmidos, para instalação em painéis e nichos tecnológicos.

5 vantagens inegáveis ​​dos dispositivos

A popularidade dos switches de pacote por muitas décadas se deve às vantagens inegáveis ​​desses dispositivos:

  1. Compacidade. Devido ao seu pequeno tamanho, os dispositivos são fáceis de instalar e fáceis de usar.
  2. Alta velocidade de extinção do arco. Os interruptores do pacote são projetados racionalmente, de modo que tanto a extinção do arco elétrico quanto o desligamento do dispositivo ocorrem quase instantaneamente.
  3. De fácil manutenção. As ensacadeiras não requerem nenhum cuidado ou manutenção especial. O principal é que sejam inspecionados a tempo e substituídos se necessário.
  4. Resistente a danos. Os dispositivos são difíceis de quebrar. Eles lidam bem com cargas mecânicas e não sofrem vibrações.
  5. Ampla gama de aplicações. Os interruptores de pacote não têm medo de altas e baixas temperaturas (de -40 a 70 graus). Os dispositivos alojados em caixas seladas são resistentes à poeira e à umidade.

A vida útil da bolsa depende diretamente do estado das saliências da arruela de fixação.

Se a peça principal de trabalho estiver desgastada, o dispositivo falhará.É por causa dessa característica que há reclamações sobre os aparelhos quanto à sua curta vida útil.

Principais tipos de empacotadores
Existem muitos tipos de dispositivos encapsulados de um, dois, três e quatro pólos para desligar a fonte de alimentação. Suas principais características técnicas estão indicadas nas marcações do fabricante e são determinadas pelos diagramas de conexão

As opções de pacote não podem ser reparadas. Se quebrarem, deverão ser substituídos. Mas durante todo o período de operação, os dispositivos não precisam de manutenção. Basta limpá-los da sujeira e verificar seu funcionamento uma vez a cada seis meses.

Principais tipos e tipos de bolsas

As malas são classificadas de acordo com diferentes critérios:

  • no local onde os cabos elétricos externos estão conectados ao painel (conexão frontal, traseira);
  • de acordo com o grau de proteção dos elementos estruturais internos contra fatores ambientais negativos (distinguem-se dispositivos abertos, protegidos e selados);
  • de acordo com as características de design dos switches (packet-cam, drum).

Apesar da grande variedade de switches e switches de pacote, eles possuem características técnicas e operacionais comuns e desvantagens semelhantes.

Assim, o recurso do mecanismo de mola é projetado para aproximadamente 103 interrupções de energia. Existem modelos resistentes ao desgaste que realizam 203-1000 desligamentos. A principal condição: a frequência de operação do mecanismo não deve exceder 50 em 1 hora.

As marcações dos produtos podem incluir os seguintes símbolos alfabéticos e digitais:

  • “B” – interruptor;
  • “P” – interruptor;
  • “P” – lote;
  • “G” – selado;
  • números 1-4 – número de pólos;
  • “N” – sentido (2, 3, 4, e também “R” – reverso).

A marcação dos dispositivos indica o grau de proteção, tipo de colocação, características de instalação, corrente nominal. Às vezes você pode encontrar abreviações “sil”. e "pl."

Eles são usados ​​para indicar o material da caixa (silumin, plástico). Por exemplo, a marcação do dispositivo GPPM-2-60/N2 significa switch de pacotes selados de 2 pólos e 60 A para 2 direções.

Análogos mais modernos do dispositivo

Os antigos interruptores de pacote foram substituídos em quase todos os lugares por máquinas automáticas. Isso é lógico, porque os requisitos de consumo de energia e durabilidade dos dispositivos mudaram. Hoje em dia, RCDs (dispositivos de corrente residual), disjuntores automáticos e diferenciais e contatores são amplamente utilizados.

Opção nº 1: dispositivo de corrente residual

O dispositivo foi projetado para evitar vazamentos de corrente. Ele reage à corrente diferencial, o que contribui para o superaquecimento dos cabos elétricos, podendo causar curto-circuito e incêndio na fiação. Vazamentos também podem causar choque elétrico em uma pessoa.

Diagrama de conexão RCD
O dispositivo não pode ser considerado 100% análogo a um ensacador, porém, quando combinado com um disjuntor, desempenha ainda mais funções

Um RCD deve ser instalado para evitar o risco de vazamento de corrente elétrica caso ela comece a passar pelos dispositivos do consumidor. O aparelho funciona como um indicador de vazamento, que simplesmente desliga a energia elétrica em caso de problemas.

Por si próprio dispositivo de corrente residual não protege contra sobrecargas ou curto-circuitos. Isto só é possível se estiver conectado em combinação com um disjuntor.

Opção nº 2: disjuntor

Esses dispositivos substituíram o switch de pacote.Eles executam as mesmas funções, mas são mais convenientes de usar, duráveis ​​e resistentes ao desgaste.

Os interruptores automáticos também podem ser de um, dois, três ou quatro pólos. Eles diferem no tipo de acionamento (pode ser manual, mola, motor), tipo de conexão e demais características técnicas e operacionais.

Interruptor seletivo de 3 pólos
Um disjuntor seletivo não requer energia adicional para abrir ou abrir seus contatos. O dispositivo é eletromecânico e foi projetado para desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Oferecido para venda marca de disjuntores e são classificados de acordo com GOSTs 9098–78 e 14255. Esses documentos estabelecem requisitos para as características técnicas dos dispositivos.

Opção nº 3: máquina diferencial

Esta é uma máquina combinada que executa simultaneamente as funções de dois dispositivos - um RCD e um disjuntor. Diferencial automático substitui perfeitamente a bolsa, é adequado para redes elétricas domésticas e é utilizado com sucesso em empresas.

Máquina automática diferencial modelo 4P 32A
O disjuntor diferencial é um dispositivo “2 em 1”: um disjuntor e um RCD localizados em um invólucro comum. Ele lida perfeitamente com as tarefas de ambos os dispositivos e ao mesmo tempo é compacto e fácil de usar.

Diferenças funcionais e de design entre o dispositivo difautomático e o RCD são dados aqui, recomendamos que você se familiarize com informações muito úteis.

O disjuntor diferencial evita vazamentos, curtos-circuitos e minimiza o risco de choque elétrico. O design do dispositivo inclui liberações térmicas e eletromagnéticas. O primeiro evita sobrecargas na rede e o segundo é necessário para desligar a corrente elétrica em caso de curto-circuito.

Opção nº 4: contator – um tipo de relé eletromagnético

O dispositivo é necessário para controle remoto dos modos liga/desliga de circuitos elétricos. Relés eletromagnéticos não operam em caso de curto-circuito e são projetados apenas para correntes nominais. Esta é a principal diferença em relação aos disjuntores.

O contator é um dispositivo resistente ao desgaste
Os dispositivos são caracterizados por excepcional resistência ao desgaste elétrico e mecânico. São instalados em mecanismos de elevadores, veículos e utilizados em empreendimentos

Em edifícios residenciais modernos, interruptores de pacote desatualizados raramente são instalados. Quase universalmente praticado instalação de máquinas automáticas ou Conexão RCD em combinação com um disjuntor. Mas há casos em que uma boa e velha bolsa pode ser indispensável, por exemplo, se for necessário desligar a corrente durante trabalhos de instalação elétrica.

Diagrama de conexão de pacotes

Devido ao seu tamanho compacto, o switch package pode ser instalado em um painel. Para fazer isso, use um trilho DIN. Se você escolher um modelo antigo, é preciso levar em consideração que dificilmente ele terá trava e exigirá parafusos para instalação. Não há problemas ao instalar empacotadores modernos.

Os dois terminais de entrada do pacote são conectados aos fios fase e zero que vêm do medidor elétrico. E os terminais de saída são conectados aos disjuntores do painel.

Diagrama de conexão para um pacote padrão
No diagrama apresentado, os fios fase e neutro são visíveis. Os terminais do switch do pacote devem ser conectados a eles. Usando o mesmo princípio, eles conectam a máquina se ela estiver instalada em vez do pacote antigo

Nos diagramas domésticos, os fios zero e fase são marcados em azul e vermelho, respectivamente.

Caso o produto seja importado as cores dos cabos poderão ser diferentes, portanto não deixe de ler a documentação técnica e as recomendações do fabricante. Não experimente cegamente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Oferecemos uma seleção de vídeos temáticos que o ajudarão a compreender o design, a finalidade e o princípio de operação de vários tipos de switches de pacote.

Recursos de design do switch de lote soviético:

Modelos modernos da série CA25:

Como funciona o pacote PVM 2 10:

Instruções em vídeo para conectar um RCD e um disjuntor:

Embora a popularidade dos switches de pacote diminua a cada ano, os fabricantes continuam a produzi-los. Os novos modelos são muito mais convenientes e têm menos desvantagens do que os desatualizados.

Ao escolher uma bolsa adequada, você deve prestar atenção a diversas marcas: Legrand (França), Iek (Rússia), ABB (Suécia, Suíça). São marcas confiáveis ​​e seus produtos são de alta qualidade.

Conte-nos como você selecionou ou instalou um dispositivo de desconexão em lote com suas próprias mãos. Compartilhe nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site. Tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e deixe comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Michael

    Os pacotes eram frequentemente utilizados não para o fim a que se destinavam (para comutação), mas para simples ligação/desligamento, devido às caixas seladas, quando instalados no exterior e em ambientes húmidos.

  2. Lenya

    Estou interessado em saber quão seguro é usar comutadores de pacotes. Já ouvi histórias mais de uma vez sobre como eles explodiram quando desgastados.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Boa tarde, Leônidas.

      Uma troca de lote, uma troca automática ou qualquer dispositivo elétrico são seguros se forem usados ​​de acordo com os dados do passaporte e operados conforme exigido pelo PEEP.

      Aqui, por exemplo, estão os detalhes do passaporte do pacote “PV”:
      — projetado para circuitos de controle de instalações elétricas, motores assíncronos;
      — permite ligar/desligar pouco frequentemente – a ligação está limitada a 120 operações por hora;
      — modos de operação – longo prazo, intermitente-curto prazo, intermitente-longo.

      Durante a operação, a resistência de contato dos contatos, a resistência de isolamento (estado frio/aquecido por corrente) e demais parâmetros especificados nas Regras de Operação devem ser monitorados.

      Aqui está algo interessante sobre a instalação:
      — pacotes para 16~40 A. As extremidades dos fios conectados são soldadas;
      — pacotes para 63~100 A. As extremidades dos fios são terminadas com terminais, que são soldados. Anexei uma captura de tela deste extenso e interessante fragmento do passaporte.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica