Quais pedras são melhores para o banho: tipos de pedras e suas características + recomendações de uso
Terminada a construção e acabamento da sua própria sauna, resta escolher as melhores pedras. Mas o sortimento que o mercado oferece é rico e você não vai querer levar os primeiros que encontrar, não é mesmo?
Vamos ajudá-lo a descobrir quais são as melhores pedras para o banho, para que não o decepcionem durante a operação - o artigo discute as principais características dos vários tipos de pedras e suas vantagens na utilização.
Afinal, depende muito da sua escolha: a velocidade de aquecimento da divisão, o tempo de manutenção das altas temperaturas e o aspecto estético do próprio recuperador.
O conteúdo do artigo:
Critérios para escolha de enchimentos para fogão
Você mesmo pode projetar o aquecedor se tiver tempo para procurar pedras adequadas ou comprar um kit pronto na loja.
Mas nem todas as raças suportam adequadamente as peculiaridades do microclima da sauna, por isso consideraremos as principais características que você precisa prestar atenção na hora de escolher o enchimento para o fogão.
Resistência ao calor, resistência e estrutura
O principal objetivo das pedras de banho é aquecer rapidamente e reter o calor pelo maior tempo possível. Não só a sua vida útil, mas também a quantidade de vapor, o consumo de combustível do recuperador e o conforto geral de permanência no balneário dependem diretamente da capacidade térmica e da resistência ao calor do enchimento.
As pedras “corretas” podem ser identificadas na inspeção - terão estrutura não porosa e alta gravidade específica.
Rochas resistentes ao calor, por exemplo, dunito ou jade, podem durar uma década, mas a vida útil média da maioria das pedras é de 3 a 4 anos, após os quais a rocha começa a desmoronar, fumegar e empoeirar.
É importante que o material seja homogêneo, sem inclusões estranhas, pois podem causar a explosão da pedra em altas temperaturas.
Atendentes de balneário experientes têm uma ótima maneira de determinar quais pedras são ideais para uma sauna a vapor em um balneário, mas você só pode usá-la na prática: aqueça-a em brasa e jogue-a na água fria.
Um enchimento verdadeiramente de alta qualidade resistirá facilmente a este teste sem formar rachaduras ou rachaduras.
Tamanho e peso ideais das pedras
O tamanho das pedras depende diretamente do tipo de fogão de sauna, por isso devem ser escolhidas de forma prática, guiadas não apenas por considerações de design.
Por exemplo, para uma sauna com aquecedor aberto, que aquece o ar a 100 graus ou mais, você deve usar apenas amostras de formato grande e médio.
Para aquecedor elétrico escolha seixos pequenos com diâmetro de 4 a 6 cm, e as pedras devem ser bem polidas para que suas arestas vivas não deformem o elemento de aquecimento.
No fogão a lenha, os exemplares da fração média e grande, de 6 a 18 cm, duram mais, aqui não se utilizam pedras pequenas para não bloquear as aberturas da grelha do fogão.
A quantidade de enchimento é selecionada individualmente, em função do tamanho da sala e do tipo de forno. Se não houver pedras suficientes, a sauna não aquecerá bem, apesar do aumento do consumo de combustível. Com uma carga grande, o aquecedor produzirá vapor e calor intensos, nos quais nem todo atendente de balneário se sentirá confortável.
As instruções dos aquecedores adquiridos devem indicar o peso recomendado e a fração de pedras. Para saunas caseiras, você pode focar nos valores médios: por 1 m2 a sala requer cerca de 6 kg de pedra.
Para banho clássico com forno fechado, as dimensões do enchimento dependem do tamanho da porta destinada ao abastecimento de água. Aqui o lixamento não é tão importante, o principal é que as pedras passem livremente pelo furo e fiquem compactadas em seu interior.
Segurança ambiental do enchimento
Se nossos ancestrais pudessem coletar pedras para uma sauna a vapor sem pensar nos problemas ambientais, então, na realidade moderna, essas economias poderiam custar caro.
Por exemplo, você não deve pegar várias pedras do aterro próximo à ferrovia para fazer um fogão de sauna - elas podem ser tratadas com creosoto. Este produto químico não sofre erosão nem é lavado e se transforma em vapor tóxico quando aquecido. O mesmo se aplica aos paralelepípedos de canteiros de obras ou lixões.
Não esqueça que o material natural pode conter radionuclídeos, por exemplo, granito. Portanto, a opção mais segura seria comprar pedras em lojas especializadas. Nesse caso, você terá certeza de que o produto passou no controle de radiação.
No entanto, você pode comprar com segurança rochas que se formaram em grandes profundidades, como peridotita, jadeíta ou dunita - elas não podem conter elementos radioativos.
Tipos de pedras de banho
Para decorar seu banho, você pode escolher qualquer recheio em uma impressionante variedade de lojas que vendem produtos de banho. Cada raça tem seu próprio “entusiasmo” - pode ser uma longa vida útil, aparência espetacular ou propriedades litoterapêuticas especiais.
Grupo #1 – rochas semipreciosas
Você pode decorar o design do seu aquecedor com lindas pedras semipreciosas. Os adeptos da litoterapia afirmam que a adição de tais enchimentos ao marcador aumenta muito o efeito curativo da sauna, tornando-a um remédio universal para muitas doenças.
O mais comum dos minerais semipreciosos é jade. Melhora a condição dos rins e do sistema nervoso, equaliza a pressão arterial e restaura o sistema broncopulmonar e músculo-esquelético.
Propriedades únicas da jadeíta:
- contrai e expande uniformemente quando aquecido, sem formar rachaduras ou rachaduras;
- possui alta densidade e baixa condutividade térmica, podendo liberar o calor acumulado por um longo período de tempo;
- desinfeta e satura a água com ácido metassilícico;
- enriquece o ar com íons Zn, Cu, Se, Ag.
O preço por quilograma de jadeíte finamente triturada é de cerca de 140 rublos. Desossado ou polido custará mais - a partir de 180 rublos/kg, dependendo da fração e da qualidade do processamento.
Nefrite - outra pedra semipreciosa popular do grupo dos piroxênios. Assim como a jadeíta, esse mineral possui alta resistência e excelente retenção de calor.
Quanto à cor, muito depende da presença de diversas impurezas na composição da pedra. Embora esperemos que o jade tenha uma tonalidade verde, uma rocha enriquecida com magnésio pode ser rosa, enquanto o ferro pode ser preto ou castanho escuro. Uma cor esmeralda brilhante é um sinal da presença de cromo.
O jade há muito é valorizado por suas altas propriedades curativas - no Oriente é considerada uma panacéia para todas as doenças e é chamada de “pedra da saúde”. Mas o custo desse curandeiro universal é impressionante - de 300 rublos / kg.
A propósito, o alto preço do jade deu origem a muitas falsificações - vendedores inescrupulosos às vezes fazem com que uma bobina comum seja uma pedra de banho cara, que tem baixa resistência e não dura muito na sauna a vapor.
Não menos popular jaspe - uma pedra semipreciosa vermelho-marrom com uma ampla gama de propriedades curativas e excelente transferência de calor.
Um banho com marcador de jaspe ajuda a curar o sistema reprodutivo e nervoso, ajuda a combater dores de cabeça, depressão, insônia e promove a rápida cicatrização de feridas. O preço por quilograma de pedras começa em 170 rublos.
Grupo #2 – pedras e núcleos artificiais
Como os materiais naturais são bastante caros, várias misturas podem ser usadas para colocar o aquecedor.
A base dessa mistura pode ser qualquer pedra com boa condutividade térmica, incluindo cargas artificiais. E você pode complementar e decorar a massa total com diversas espécies com propriedades curativas.
Núcleos de ferro fundido, cones ou conchas aquecem rapidamente por conta própria e são ótimos para ambientes grandes, porque a condutividade térmica do metal é 30 vezes maior que a das pedras naturais.
O vapor desses elementos acaba sendo muito vigoroso - muito quente e seco, por isso é recomendável adicionar pedras ao marcador. Mas esse enchimento tem garantia de não rachar em altas temperaturas e servirá continuamente por muitos anos.
Outro enchimento popular e barato parece mais esteticamente agradável - bolas de cerâmica. São obtidos pela sinterização de uma mistura de argila branca, ossos de animais, quartzo e feldspato.
Após várias queimas, todas as impurezas orgânicas da substância evaporam, e as esferas resultantes suportam facilmente as mudanças de temperatura nos banhos, possuem alta capacidade térmica (até 1100 J) e fornecem vapor leve.
Minerais populares e sua comparação
Os minerais de origem vulcânica são reconhecidos como o melhor enchimento para fogões de sauna. Quando aquecidos, emitem radiação infravermelha, suportam facilmente mudanças significativas de temperatura e enriquecem o ar da sala de vapor com microelementos benéficos à saúde.
Vejamos os tipos mais populares e suas características na tabela e compare-os entre si.
Raça | Capacidade térmica, J | Força, MPa | Densidade, kg/m3 | Propriedades curativas | Nuances |
Cromita | 920 | 300-700 | 4500 | Fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento de doenças do aparelho reprodutor | Dependendo do depósito, pode conter Mg, Al, Zn |
Peridotito (dunito) | 1000 | 250 | 3200 | Normaliza a pressão arterial, ajuda a curar resfriados | Purifica o ar, captura dióxido de carbono |
Clorito de pedra-sabão | 980 | 100-450 | 2980 | Fortalece o sistema imunológico, estimula a síntese de vitamina D, fortalece o sistema músculo-esquelético | Pode armazenar calor por 24 horas, considerada uma opção clássica para saunas finlandesas |
Quartzito (carmesim, cinza, amarelo) | 700 | 200-250 | 2630 | Será útil no tratamento de distonia vegetativo-vascular, doenças articulares e pulmonares | Aquece rapidamente, mas também esfria rapidamente, produz vapor leve |
Quartzo branco | 750 | 200 | 2650 | Estimula o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, enriquece o sangue com oxigênio | Quando aquecido e resfriado bruscamente, libera oxigênio atômico |
Porfirita | 830 | 400 | 1450 | Melhora a condição da pele, alivia dores de cabeça, fortalece o sistema imunológico e o sistema cardiovascular | Dependendo da composição, distinguem-se basalto, piroxênio, diorito e diabásio porfirita |
Basalto | 840 | 400 | 2500-2970 | Alivia o estresse e as enxaquecas, tem um efeito benéfico nos sistemas nervoso e imunológico | Mantém o calor por muito tempo, produz vapor intenso, tem longa vida útil |
Gabro-diabásio | 600-800 | 311 | 3070 | Efeito geral na saúde, sem propriedades curativas únicas observadas | Se você encontrar pedras contendo sulfitos, elas emitirão um odor de queimado quando aquecidas |
Quanto ao preço, o mais econômico entre os enchimentos naturais será gabro-diabásio E basalto (25-30 rublos por 1 kg). Vai custar mais quartzo — de 60 fricção/kg.
Regras de funcionamento e conselhos dos atendentes de balneários
Não basta apenas escolher as pedras certas, é preciso também posicioná-las corretamente no forno para que o calor seja confortável e o vapor seja fino e bem leve.
Também não menos importante providenciar ventilação adequada em ambiente com aquecedor elétrico ou outro tipo de fogão.
Nuances de encher o fogão:
- Antes da instalação, o enchimento deve ser bem lavado e seco.
- As camadas inferiores são colocadas em grandes fragmentos que acumulam bem o calor. Podem ser núcleos de peridotito, pedra-sabão, gabro-diabásio, basalto ou ferro fundido.
- No topo são colocadas partículas médias e pequenas de jadeíta, quartzito, jade ou outras rochas com propriedades curativas adequadas.
- As pedras precisam ser colocadas bem apertadas, mas não compactadas. Após o assentamento, a proporção de entreferros deve ser de aproximadamente 10-15 por cento do volume total.
- Não há necessidade de colocar o enchimento próximo aos tubos e demais elementos do aquecedor elétrico - ao ser aquecida, a pedra se expande e pode deformar o aparelho.
- Só se pode colocar água quente no aquecedor, em pequenas porções e sem aditivos como mel, óleos ou cerveja, caso contrário as pedras ficarão rapidamente cobertas de fuligem e fumegarão. Se você não consegue imaginar uma sauna sem vapor aromático, basta dissolver a mistura em água, despejar em uma tigela de metal e colocar por cima ou pendurar no fogão para evaporar.
- A porfirita e outras rochas podem rachar ligeiramente quando aquecidas pela primeira vez - isso é normal. Mas se o som crepitante for ouvido constantemente, as pedras devem ser reconsideradas e, se necessário, substituídas - talvez você tenha recebido amostras heterogêneas com impurezas estranhas.
E por último: não se esqueça de verificar o estado do aquecedor pelo menos uma vez por ano e verificar se há fissuras e quebras no enchimento.
As pedras danificadas devem ser removidas e substituídas por novas, e aquelas que resistiram adequadamente ao teste de calor e vapor devem ser lavadas em água corrente e devolvidas ao serviço.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Se ainda não consegue decidir qual a melhor pedra para a sua sala de vapor, recomendamos que se familiarize com a nossa seleção de vídeos.
Dicas para escolher pedras de banho de um engenheiro de aquecimento:
Um exemplo de enchimento de forno combinado com cloreto de sabão e quartzito carmesim:
Apesar das excelentes características térmicas de muitas rochas, não devemos esquecer que a composição mineral das pedras pode variar significativamente dependendo do seu depósito e de fatores variáveis..
Por isso, quem conhece o ramo de banhos recomenda sempre olhar amostras específicas do material, e não apenas o nome. E o ideal é escolher um enchimento com uma pessoa que entenda da geologia e da estrutura da pedra.
Quais pedras você usa? Compartilhe seus segredos com outros visitantes do nosso site. Ou talvez você queira complementar o material acima com recomendações úteis para cuidar ou usar pedras? Expresse sua opinião nos comentários deste artigo.
Precisávamos de 130 kg de pedra para um pequeno aquecedor no balneário. Pegamos um rio, o preço era de 15 rublos. Eles também usaram paralelepípedos de diabásio de uma antiga casa de banhos. A base do aquecedor é uma roda de metal de uma escavadeira. Grandes vãos entre os raios foram reduzidos com barras de reforço de aço e só então as pedras foram colocadas. No entanto, eles deixaram lacunas para que a água pudesse passar facilmente entre eles e não interferissem entre si quando se expandissem/encolhiam. Graças a esta solução, após o aquecimento, o calor é dissipado uniformemente e as pedras, mesmo as não ignífugas, são destruídas mais lentamente.
Quando eu estava construindo uma casa de banhos, queria comprar jade para o aquecedor. Conheço os benefícios desta pedra por experiência própria. Fiz aquecimentos especiais com ele para eliminar processos inflamatórios no corpo. No entanto, o preço do jade acabou sendo muito alto. Precisei de 100 kg de aterro de pedra para o balneário. Por isso optei pelo quartzito rosa, que também traz grandes benefícios à saúde.
Não é necessário encher todo o aquecedor com jade. Então, é claro, acaba sendo muito caro. 10-20 kg de jade são suficientes, e o resto pode ser martelado em uma mistura mais simples - jaspe, quartzito, jadeíta, etc.