Ventilação do celeiro faça você mesmo: tipos de sistemas, taxas de troca de ar + procedimento para organizar o sistema

Você já passou por uma situação em uma fazenda em que, com uma dieta balanceada e condições de aquecimento, as vacas de repente começaram a produzir menos leite ou a qualidade dessa produção de leite se deteriorou significativamente? Concordo, esta não é uma situação muito agradável. Principalmente se os animais começarem a adoecer sem motivo aparente.

Para uma criação produtiva de gado, o ambiente deve ter um microclima estável com circulação de ar adequada. O aumento da umidade e as mudanças de temperatura são na maioria das vezes as causas da diminuição da produção de leite e da perda de peso vivo. Esta situação pode ser corrigida se o sistema de exaustão for adequadamente projetado e instalado.

Neste artigo, mostraremos como fazer a ventilação do celeiro com suas próprias mãos. Vejamos os tipos existentes de sistemas de exaustão e falaremos sobre como selecionar equipamentos para eles.

Funções de ventilação em um celeiro

Normalmente, os celeiros são construídos com lajes de concreto armado. Essas estruturas são erguidas rapidamente, são fortes e duráveis. Junto com as vantagens, os edifícios de concreto também apresentam uma série de desvantagens: falta de circulação de ar, por isso fica abafado no interior do edifício no verão e frio no inverno.

Os dejetos das vacas causam a formação e acúmulo de amônia.Se não houver circulação de massas de ar, o gás se acumula e sua alta concentração pode prejudicar os animais. Nesse ambiente, as bactérias se multiplicam mais rapidamente. Os vapores acre corroem as membranas mucosas, causando boca seca e ardor nos olhos.

As más condições de vida levam à diminuição da imunidade do gado e a perdas para o agricultor. Portanto, para qualquer celeiro, bem como para galinheiro ou outras instalações para manter animais e pássaros, é necessário um sistema de ventilação. Remove o dióxido de carbono e fornece ar fresco sem criar correntes de ar.

Ventilação no celeiro
A ventilação adequadamente projetada em um celeiro aliviará os animais do desconforto, estresse e possíveis doenças. O sistema de exaustão dispersa o ar de exaustão e também evita a propagação de micróbios patogênicos

Tipos de sistemas de ventilação para gado

Existem diversas variações de ventilação: forçada, natural e mista. A escolha do sistema de exaustão depende do tamanho do edifício, do número de animais, das condições climáticas e de outros fatores.

As vacas podem viver confortavelmente se a área do quarto por indivíduo for de no mínimo 6 m² e o pé-direito for de no mínimo 2,5 m Deve haver também área para fêmeas com bezerros e local para colocação de equipamentos.

Método de manutenção de tenda
A escolha do material e da base técnica depende do método de criação das vacas. Normalmente é usado o método de estábulo, onde as vacas ficam em uma área designada. Com o método pasto-estágio, os animais podem passear em local preparado para eles

Os requisitos para ventilação dos celeiros são fornecidos em SNiP 2.10.03-84. O documento especifica os requisitos básicos e fórmulas de cálculo para seleção de equipamentos.Ao cumprir os requisitos do SNiP, o agricultor criará condições confortáveis ​​para a criação dos animais. Quanto melhor as vacas se sentem, mais leite elas produzem.

Todos os tipos de sistemas de ventilação possuem características próprias de operação e instalação. A ventilação selecionada incorretamente ou a colocação incorreta do equipamento podem causar distúrbios microclimáticos. O equipamento de exaustão não deve causar correntes de ar.

A seguir, consideraremos com mais detalhes as características dos vários tipos de ventilação.

Tipo #1 – sistema natural

O fluxo de ar fresco é feito através de janelas, frestas e estruturas de portas. O ar úmido de exaustão é descarregado pelo teto.

Ventilação natural do celeiro
Para evitar que a poeira da rua entre no celeiro com ventilação natural, filtros de cassete especiais são instalados nas aberturas de entrada.

As vantagens da ventilação natural incluem baixo custo de construção e instalação simples. Apesar da ausência de custos adicionais de energia, tal sistema de exaustão também apresenta uma série de desvantagens.

Desvantagens da ventilação natural:

  • difícil calcular a potência;
  • é impossível ajustar o nível de umidade;
  • presença de zonas estagnadas;
  • aspirar poeira e bactérias através de janelas abertas;
  • dependência do microclima interno do clima.

É permitido utilizar este tipo de ventilação apenas em fazendas privadas e fazendas com pequeno número de vacas. Ao mesmo tempo, os resíduos das vacas devem ser removidos em tempo hábil, ou o sistema de ventilação natural será de pouca utilidade.

O funcionamento do sistema de exaustão natural pode ser melhorado com equipamentos especiais: cortinas de ventilação, skate leve. Dispositivos adicionais irão melhorar o processo de entrada e saída de ar.

Cortinas de ventilação para celeiros

O produto pode ter design rígido, semirrígido ou macio. O controle do tecido da cortina pode ser automático, manual ou misto. Essas estruturas são instaladas em diversas áreas do celeiro: janelas, portas, telhado e paredes.

Cortinas de ventilação para celeiros
As cortinas de ventilação são o complemento ideal para um sistema de exaustão natural. Eles ajudam a garantir um microclima interno confortável e a reduzir os custos de eletricidade

As cortinas podem ser feitas de vários materiais. As variações mais utilizadas são feitas de plástico sintético. Alguns tipos de cortinas são projetados para sombrear completamente o celeiro. Existem também produtos que permitem a passagem da luz solar quando fechados.

Vantagens das cortinas de ventilação:

  • proteção do celeiro da influência do ambiente externo;
  • a capacidade de ajustar a largura da abertura da tela e criar o fluxo de ar necessário;
  • permitem criar zonas climáticas dentro de grandes salas;
  • pode ser usado para criar uma barreira térmica.

As cortinas de ventilação são ideais para grandes explorações pecuárias. Pequenos celeiros também podem ser equipados com o dispositivo. Isso permitirá que você crie rapidamente condições confortáveis ​​​​para manter os animais e reduza significativamente os custos de energia.

Patim leve no celeiro

O equipamento é fabricado em policarbonato celular translúcido. Monte a cumeeira de luz no telhado. Melhora a troca de ar e a iluminação do ambiente.

Patim leve para celeiro
O skate leve é ​​caracterizado por uma longa vida útil. Sua estrutura é feita de tubos perfilados duráveis. Graças a isso, a estrutura do telhado do celeiro não perde a rigidez.

O dispositivo de uma leve crista de ventilação protegerá o celeiro da penetração de vento forte, chuva ou neve no ambiente. O produto facilita a saída natural do ar úmido de exaustão.

Vantagens de um skate leve:

  • Pode ser fabricado para qualquer tipo de telhado;
  • melhora o microclima no celeiro;
  • protege equipamentos e estruturas da formação de fungos;
  • economiza energia devido à iluminação natural;
  • garante a penetração de ar fresco sem correntes de ar.

As folhas de policarbonato têm boas propriedades isolantes. O material é resistente a fricção e arranhões. Ele não tem medo das mudanças de temperatura. Essas propriedades permitem que o skate leve seja usado por muito tempo.

Tipo #2 – ventilação forçada

Para garantir ventilação forçada no celeiro, instale fãs, bem como especial válvulas. O sistema permite remover com eficácia o excesso de umidade e odores desagradáveis ​​​​do ambiente. É capaz de fornecer ar fresco às vacas.

Fãs no celeiro
É aconselhável instalar sistema de ventilação forçada em galpões com 10 ou mais cabeças. É caro, mas muitas vezes mais produtivo que o tipo natural. Portanto, compensa rapidamente

O equipamento de ventilação forçada opera em rede de 220 V. Os custos adicionais do sistema incluem lubrificação periódica de ventiladores e outros dispositivos, substituição de peças de reposição, bem como custos de energia.

As vantagens do sistema de exaustão incluem:

  • processo rápido de troca de ar;
  • eliminação de odores desagradáveis;
  • ausência de zonas estagnadas;
  • automação do processo de ventilação;
  • possibilidade de controle de temperatura.

É difícil instalar ventilação forçada por conta própria.É preciso preparar o projeto com antecedência, escolher o tipo e a potência do ventilador corretos. Por isso, muitos agricultores encomendam a instalação de um sistema de exaustão a especialistas.

Tipo #3 – sistema de ventilação mista

Um tipo misto de ventilação é usado em grandes celeiros. Combina a utilização de equipamentos automáticos e ventilação natural (o desenho da sala possui muitas janelas que abrem).

Ventilação mista no celeiro
A ventilação mista é utilizada para fazendas com 50 ou mais cabeças de gado. É conveniente utilizá-lo no verão: quando as vacas estão pastando, o ambiente é ventilado e seco pelas janelas; os fãs estão ligados à noite

Este tipo, em comparação com a ventilação forçada, pode reduzir significativamente os custos de energia para climatizar o celeiro. Já o sistema de exaustão artificial é conectado somente quando a temperatura cai.

Tipos de ventiladores para celeiros

Para circulação de ar em grandes celeiros, é instalada ventilação forçada ou mista. Tais estruturas estão equipadas com vários tipos de ventiladores.

Tipos de ventilador:

  • horizontal teto;
  • vertical acelerando

Para que os sistemas de exaustão funcionem por muito tempo, os ventiladores do celeiro devem ser feitos de materiais duráveis ​​e de alta qualidade.

Ventiladores de reforço para celeiros

Esses tipos de ventiladores são usados ​​com mais frequência em celeiros. Eles são acessíveis e capazes de criar fluxo de ar por toda a sala. Os produtos são pendurados em um determinado ângulo nos cabos de sustentação.

Ventilador de aceleração para celeiro
Os ventiladores de aceleração são caracterizados por baixos níveis de ruído, durabilidade e eficiência. Essas vantagens inegáveis ​​os tornam populares entre os agricultores.

Normalmente, os dispositivos são colocados acima de barracas ou corredores.A altura acima do piso deve ser de 2,5 m e os ventiladores são pendurados em incrementos de 20 metros.

As pás do ventilador são feitas de aço inoxidável ou galvanizado. O aço inoxidável possui maior resistência ao desgaste devido às suas propriedades anticorrosivas e alta resistência.

Os ventiladores aceleradores possuem acionamento por correia, que fica escondido sob uma tampa especial. O motor é bastante potente, pode funcionar por muito tempo e continuamente, o que é especialmente importante para regiões com verões quentes.

O ajuste da velocidade e o controle do dispositivo são realizados por meio de um painel especial. Os modelos de ventiladores mais caros possuem design de malha ou persianas automáticas (projetadas para instalação em poços e aberturas).

Ventiladores de teto horizontais

Ventiladores de teto são instalados em galpões com 50 ou mais cabeçotes. O design dos dispositivos é bastante amplo, as pás são capazes de movimentar grandes fluxos de massas de ar e distribuir uniformemente o ar fresco no interior da estrutura.

Ventilador horizontal para celeiro
Ventiladores horizontais com pás grandes podem reduzir a temperatura em um celeiro em 2 a 8 °C, mesmo em verões quentes. A unidade funciona silenciosamente e não cria correntes de ar. Lâminas giratórias podem repelir insetos e pássaros

Os produtos são frequentemente usados ​​​​para organizar ventilação mista em celeiros. Eles podem ser montados junto com cortinas ou um skate leve. Esses ventiladores proporcionam um fluxo constante de ar, o que contribui para o bem-estar das vacas e bezerros. As áreas de descanso e baias permanecem sempre secas. O número de germes na sala é reduzido.

As lâminas dos produtos de exaustão são feitas de perfil de alumínio leve e durável. O comprimento das lâminas depende da área de sopro.Um ventilador com diâmetro de cerca de 7 m é capaz de fornecer fluxo de ar normal para uma área de 22 a 25 m.

O painel de controle do aparelho permite ligar ou desligar a ventilação, bem como alterar a velocidade de rotação das lâminas. Um ventilador de teto pode substituir facilmente vários ventiladores verticais.

Taxas de câmbio aéreo em um celeiro

Independentemente das condições climáticas, a ventilação na estrutura do celeiro deve ser realizada constantemente. No verão você deve refrescar o ar com mais frequência do que no outono-inverno.

Microclima de celeiro
A temperatura padrão para manter o gado varia de 8 a 10 °C. Temperaturas mais altas (acima de 22°C) causam desconforto, estresse e doenças nas vacas

Quando as temperaturas estão muito baixas, as vacas começam a comer muito. Mas a energia recebida não é utilizada para aumentar a produção de leite, mas para manter a temperatura corporal.

A umidade do ar no celeiro também deve ser monitorada. O ar seco provoca respiração rápida e prejudica o estado geral dos animais. A alta umidade promove a proliferação de micróbios e vírus, o que contribui para diversas doenças.

Lixo no celeiro
A cama das vacas deve estar seca. O ar úmido e estagnado, assim como a palha úmida sob os pés, provocam o desenvolvimento de mastite e pneumonia

O nível de umidade permitido para manter vacas é de 50 a 85%. A umidade ideal para a vida animal é de 70% (para todas as idades).

Ao determinar a troca de ar ideal em uma sala, é utilizada uma fórmula especial (devem ser levados em consideração a liberação conjunta de calor e o nível de evaporação ajustado à respiração do animal):

eu= Q x K + a / q1 – q2,

Onde:

  • eu – a quantidade de ar necessária, é calculado o indicador de volume em metros cúbicos. m/hora;
  • P — nível de evaporação;
  • K – umidade que é liberada durante o processo respiratório das vacas;
  • a – taxa de evaporação da umidade no celeiro;
  • q1 – indicador de umidade dos fluxos de ar na sala;
  • q2 – umidade do fluxo de entrada.

A taxa de câmbio aéreo é de grande importância. Especialmente em condições de criação de gado de grande porte. Porque disso depende a qualidade e a quantidade da produção de leite.

Dispositivo de ventilação faça você mesmo

Você só deve construir um sistema de exaustão se tiver as habilidades e as ferramentas adequadas. Normalmente, os proprietários de pequenos celeiros organizam ventilação natural ou mista.

Em primeiro lugar, o celeiro precisa de ser equipado com aberturas de abastecimento para permitir a entrada de ar fresco da rua. Devem ser colocados uniformemente ao longo da parede a uma altura de 20 cm do chão (acima da fundação). Antes da instalação, é analisada a rosa dos ventos da área. O equipamento deverá ser instalado a sotavento do celeiro e equipado com amortecedores, que permitirão regular a intensidade do fluxo de ar.

Diagrama de dutos de ar em um celeiro
Vários materiais podem ser usados ​​para criar dutos de ventilação em um celeiro. O principal é que as peças sejam duráveis ​​​​e não criem rascunhos

Então instale dutos de ventilação na parte superior da sala (pelo menos 2 m do chão) para retirar o ar de exaustão. Para isso, são utilizadas caixas e tubos. As peças são feitas de plástico, metal ou madeira.

Também recomendamos que você se familiarize com os recursos isolamento de dutos de ar.

Para melhorar o fluxo das massas de ar em toda a área do celeiro, é instalado um poço de ventilação - uma caixa com diâmetro de 50x50 cm, na qual são feitos furos em incrementos de 60 cm. É melhor fazer o próprio poço de aço inoxidável, por isso vai durar mais tempo.

Se forem utilizados ventiladores de teto, eles serão montados em um ângulo de 15 graus a uma altura de 2,5 m do revestimento do piso. A distância entre as unidades é de 20 metros.

Ventilador trabalhando em um celeiro
Se houver um cheiro persistente de amônia no celeiro, a ventilação não está funcionando corretamente. Neste caso, deve-se aumentar o funcionamento dos ventiladores ou instalar dispositivos adicionais

Ao organizar a ventilação mista, deve-se ter cuidado para garantir que os ventiladores sejam ligados/desligados automaticamente. Como a temperatura e a umidade do ar mudam, os dispositivos nem sempre funcionam com potência constante.

Sensores especiais ajudarão a garantir a ativação e desativação gradual dos ventiladores. Quando a temperatura muda entre 0,5-5 °C, eles irão operar e iniciar a ventilação. Em salas grandes onde estão instalados mais de 10 ventiladores, pode ser definido um passo de 0,5 °C. Então, quando a temperatura definida for atingida, as unidades funcionarão alternadamente. Esta operação dos dispositivos permitirá evitar mudanças bruscas no microclima.

A potência dos ventiladores é calculada para as condições específicas de criação do gado. As fórmulas e parâmetros de cálculo são fornecidos em documentos regulatórios especiais: SNiP 2.10.03-84, Manual do Designer (seção “Ventilação e ar condicionado”), bem como NTP-APK 1.10.01.001-00.

Mas especialistas são convidados a projetar e instalar um sistema de ventilação forçada - a instalação e conexão de equipamentos complexos requerem habilidades e ferramentas especiais.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode ver como o equipamento é colocado no celeiro para insuflação e exaustão no vídeo abaixo:

No vídeo você também pode ver um exemplo de ventilação de um pequeno celeiro (até 100 cabeças):

No artigo falamos sobre condições confortáveis ​​​​para manter os animais, padrões de troca de ar e também analisamos os tipos de equipamentos de ventilação existentes. Analisamos as características de criar um sistema de exaustão em um celeiro com nossas próprias mãos.

Assim, a produtividade das vacas depende diretamente das condições de alojamento: temperatura ambiente, umidade e presença de ar fresco no ambiente. O sistema de ventilação permite criar um microclima ideal. Para celeiros pequenos, o tipo natural é adequado. É aconselhável equipar as explorações com gado de 20 ou mais animais com ventiladores de teto ou de reforço.

Gostaria de complementar as informações acima com informações úteis? Ou gostaria de falar sobre sua experiência pessoal na organização da ventilação em um celeiro? Escreva seus acréscimos, compartilhe informações, participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica