Como e com que isolar um tubo de ventilação: regras e regulamentos para isolamento de dutos de ar
A ventilação refere-se às comunicações, cuja instalação está prevista na fase de elaboração de um projecto de construção de uma habitação privada. Isto é justificado por requisitos sanitários e higiênicos básicos.Sem troca de ar adequada, uma vida confortável é simplesmente impossível.
Diremos como isolar um tubo de ventilação para garantir seu funcionamento normal no inverno. Com o artigo que apresentamos você aprenderá quais materiais de isolamento térmico atendem aos requisitos modernos. Você entenderá como escolher a melhor opção de isolamento.
Os DIYers interessados encontrarão breves instruções sobre como instalar uma barreira de isolamento térmico. Quem decidir isolar o exaustor receberá informações comprovadas na prática. O cumprimento das nossas recomendações é garantia de um resultado de sucesso.
O conteúdo do artigo:
Finalidade do isolamento térmico de dutos de ar
A instalação de condutas de ventilação e condutas de ar está sujeita a normas técnicas que ditam a escolha das tubagens, a sua colocação, métodos de ligação e isolamento térmico obrigatório caso as comunicações passem por zonas não aquecidas.
Os tubos de ventilação percorrem todo o espaço da casa: começam na cave, muitas vezes utilizada como sala técnica ou de utilidades, e terminam por cima da cobertura.
Nem todos os cômodos da casa são aquecidos. Muitas vezes a temperatura na cave e no sótão é baixa, o que causa problemas, sendo os principais a perda de calor e a condensação.
As regras para organizar a ventilação são estabelecidas em SNiP 41-01-2003. Lá você também encontra informações sobre aquecimento e ar condicionado em geral.
O isolamento térmico dos dutos de ventilação doméstica desempenha 4 funções:
Cada uma dessas funções é muito importante. Por exemplo, a condensação pode causar grandes problemas aos proprietários de casas. A umidade que se forma nas paredes externas dos tubos causa corrosão do metal e em um curto espaço de tempo pode levar à substituição completa de algumas seções de ventilação. Forma-se bolor nas paredes do sótão, destruindo a madeira e criando um odor desagradável.
A condensação interna não é menos perigosa.A umidade penetra pelas paredes dos canos até os ambientes residenciais e também causa consequências negativas: aumenta o nível geral de umidade, causa deformação de móveis e decoração de madeira, aparecimento de fungos e mofo e problemas de saúde dos moradores.
Tanto a diminuição da temperatura nos quartos como os ruídos estranhos que interferem no sono são resultados do frio tubos de ventilação. Se você estiver familiarizado com os problemas listados acima, poderá resolvê-los sozinho isolando os dutos de ar. Primeiro você precisa escolher o material de isolamento térmico correto.
Requisitos para características do material
Para que o isolamento funcione por muito tempo, não fique úmido antes do tempo, não fique bolorento e desempenhe todas as tarefas que lhe são atribuídas, ele deve ter as seguintes qualidades.
Uma das características mais importantes é coeficiente de condutividade térmica, expresso em W/m•°C. O grau de resfriamento do ar nas tubulações depende disso. Os fabricantes, levando em consideração as diferentes condições de instalação, produzem materiais de isolamento térmico de diversas espessuras e densidades.
O segundo parâmetro importante é permeabilidade ao vapor. Se os dutos de ar estiverem sujeitos à condensação, ela penetra primeiro no isolamento e aumenta seu teor de umidade, o que aumenta a condutividade térmica.
Próxima característica – eficiência acústica. O ar se move dentro dos dutos, causando vibração e ruído. Um ventilador funcionando também cria ondas sonoras. Eles são transmitidos pelo ar e pela estrutura rígida do duto de ar para o espaço circundante e geram desconforto aos moradores da casa.
Para reduzir ao máximo o nível de ruído, é preciso pensar nas características de projeto dos dutos de ar, torná-los retos, com um número mínimo de voltas. O ruído pode ser reduzido significativamente usando isolamento com absorção de som.
Não perca de vista a qualidade como resistência a influências biológicas. Quanto menos adequado for o material para a formação de colônias de fungos e a proliferação de diversos microrganismos, mais tempo ele durará e com ele a estrutura de outros materiais de construção - por exemplo, madeira ou concreto - será preservada.
Para um material de isolamento térmico, um parâmetro como Temperatura de trabalho. Difere para diferentes materiais de isolamento, mas a faixa média é de -35°C a +60°C.
E mais uma característica - propriedades sanitárias e higiênicas. O isolamento térmico não deve distribuir gases tóxicos prejudiciais à saúde.Deste ponto de vista, são valorizados materiais que contenham componentes de origem natural - por exemplo, feltro ou lã mineral.
Revisão dos melhores materiais de isolamento modernos
O mercado russo oferece todos os tipos de materiais de isolamento térmico, desde espuma de poliestireno e lã de vidro, cada vez menos utilizadas, até soluções pulverizáveis e fáceis de aplicar.
Seleção de materiais para isolamento de ventilação no sótão é construído levando em consideração condições ambientais específicas, nuances de instalação e capacidades financeiras.
Vejamos como você pode isolar tubos de exaustão domésticos que funcionam em câmaras frigoríficas. Oferecemos quatro opções de isolamento térmico adequadas para uso independente. Suas características atendem aos requisitos e normas, e até um iniciante no ramo de construção pode realizar a instalação.
Opção nº 1 – lã mineral
A lã mineral inclui categorias completamente diferentes de isolamento feito de fibras de vidro, basalto e escória. A lã de vidro é considerada o material menos eficaz e mais barato, que, apesar de muitas vantagens, não apresenta menos desvantagens.
Mas, infelizmente, esta opção econômica pode conter resinas prejudiciais de fenol-formaldeído, é extremamente higroscópica, requer barreira de vapor e, após 3-4 anos, a função de isolamento térmico é perdida em cerca de 50%.
Devido às suas deficiências, a lã de vidro está se tornando uma coisa do passado, e seu lugar foi ocupado pelo basalto ou pela lã de rocha.É apresentado em duas soluções de instalação: na forma de esteiras (rolos mais finos) e em conchas, muitas vezes revestidas com papel alumínio.
A casca é mais adequada para isolar tubos de pequeno diâmetro, os dutos de ventilação do sótão costumam ser envoltos em lã mineral laminada.
Vantagens:
- material não inflamável e resistente ao fogo, temperatura de operação – até +1000°C;
- coeficiente de isolamento térmico – em média até 0,038 W/m•°C;
- longa vida útil;
- deformação mínima.
Imperfeições:
- variedades baratas podem conter ligantes prejudiciais;
- custo mais elevado do que a lã de vidro.
O método de instalação para cilindros e produtos em rolo é diferente. Os cilindros ou invólucros consistem em 2 partes, que são mantidas juntas por uma junta de travamento. Para fortalecer a fixação, as costuras são seladas com fita adesiva.
A lã basáltica na forma de esteiras ou rolos é montada de maneira diferente.
Procedimento de operação:
- Meça a seção do tubo que requer isolamento.
- Corte um pedaço de isolamento térmico de acordo com o tamanho.
- Enrole o cachimbo em lã mineral com uma sobreposição, como um cobertor. Se o isolamento for fino, você pode envolvê-lo em várias camadas.
- Prenda a “manta” com fita adesiva, enrolando o tubo em espiral em todo o seu comprimento. Em vez de fita adesiva, você pode usar fio recozido.
Para dutos de ventilação retangulares, outro método é utilizado: esteiras ou lajes são “fixadas” sobre cola especial.
Opção #2 – espuma de polietileno
Este material é tão bom que muitos fabricantes começaram a produzi-lo. O isolamento pode ser encontrado sob as marcas “Izolon”, “Penolon”, “Tepofol”. O polietileno espumado lembra um pouco a espuma de borracha, mas difere em células grandes e características técnicas.
Você pode encontrar diversas variedades, inclusive revestidas com papel alumínio, cobertas com uma camada de papel alumínio. Suas vantagens são a máxima proteção contra umidade e retenção de calor.
Dependendo da marca e espessura, o material possui coeficiente de condutividade térmica de 0,031-0,051 W/m•°C, temperatura de operação - de -65°C a +100°C, absorção de água até 1%, vida útil - 10 anos.
Vantagens:
- força e resistência ao desgaste;
- elasticidade, facilidade de instalação;
- resistência a influências químicas e biológicas;
- peso leve;
- possibilidade de reutilização.
Imperfeições:
- classe de inflamabilidade – 2G, a fusão ocorre em temperaturas acima de +100°C;
- alto grau de geração de fumaça - D3;
- prejudicial ao meio ambiente, se decompõe em condições naturais por 200 anos.
Recomendamos a utilização do polietileno reticulado, que se diferencia do polietileno não reticulado por apresentar características técnicas superiores. De acordo com os requisitos europeus, é proibida a utilização de variedades não reticuladas (espuma de gás).
A instalação do isolamento é realizada de acordo com as instruções e praticamente não difere da instalação de outros materiais em rolo.
Opção nº 3 – espuma de poliestireno e espuma de poliestireno
Muitas pessoas conhecem o poliestireno expandido - ele ainda é usado em embalagens de eletrodomésticos para evitar danos durante o transporte. Trata-se de uma massa de espuma polimérica, muito leve devido à grande quantidade de gás nas células.
O poliestireno expandido é o poliestireno extrudado, cuja produção utiliza as mesmas matérias-primas da produção de espuma de poliestireno. Possui características melhoradas e é mais caro. A diferença entre esses dois materiais pode ser vista na tabela:
isopor | Poliestireno expandido | |
Coeficiente de condutividade térmica, W/m•°С | 0,032-0,050 | 0,028-0,034 |
Absorção de água, %/dia | 4/30 | 4/30 |
Resistência à flexão, kgf/m² | 0,07-0,20 | 0,40-1,00 |
Temperatura operacional, °C | -50 … +75 | -50 … +75 |
Vida útil, anos | 25 | 50 |
O poliestireno expandido retém melhor o calor e dura mais, além disso, é utilizado para produzir tampas convenientes para tubos redondos.
Vantagens:
- peso leve;
- resistência aos efeitos biológicos;
- baixo custo.
Imperfeições:
- classe de inflamabilidade - G3/G4;
- fumaça prejudicial à saúde;
- Possibilidade de isolar apenas tubos redondos.
Ao instalar shells de espuma de poliestireno extrudado é preciso conhecer algumas “coisas estranhas” do material, principalmente quando se usa cola. A espuma plástica derrete com soluções adesivas comuns, portanto, para fixação adicional, você precisa comprar cola especial. Uma alternativa é usar fita adesiva ou fita de montagem de polímero.
Opção nº 4 – pulverizar espuma de poliuretano
Se antes os produtos pulverizados para isolamento de dutos e outras estruturas eram utilizados apenas na indústria, agora são ativamente utilizados na construção de moradias privadas, por exemplo, para isolamento térmico de dutos de ar.
A condutividade térmica do material é 0,019-0,04 W/m•°C, a inflamabilidade é G1, a vida útil é de cerca de 20 anos. Os limites de temperatura operacional são amplos – -160°… +150°С.
Vantagens:
- aderência máxima do isolamento aos dutos de ar;
- ausência de costuras e “pontes frias”;
- isolamento térmico de estruturas mesmo das configurações mais complexas;
- alta velocidade de aplicação.
Imperfeições:
- Preço Alto;
- habilidades necessárias para operar uma pistola pulverizadora;
- Durante a instalação, é necessária proteção - roupas especiais, óculos de proteção e respirador.
Nenhuma preparação especial do material do tubo é necessária. O isolamento em forma de espuma pode ser aplicado tanto em tubos individuais antecipadamente, antes de sua instalação, quanto na estrutura acabada.
Procedimento de operação:
- Use roupas de proteção, máscara de proteção e óculos de proteção.
- Fixe o suporte ao cilindro e insira o bico.
- Gire o bico para a posição desejada para aplicação horizontal/vertical de isolamento.
- Aplique espuma em seções abertas da tubulação usando movimentos para cima/baixo, esquerda/direita, etc.
- Verifique se ainda há alguma “mancha careca”.
Como resultado da pulverização adequada, uma camada densa e durável de polímero deve aparecer na superfície dos tubos.
Além dos materiais listados, espuma de borracha sintética e placas PIR são utilizadas para isolamento de dutos de ventilação. Eles também compram tubos isolados - mas isso acontece com menos frequência e é praticado principalmente em instalações industriais.
Acrescentemos que os materiais modernos para isolamento térmico de dutos de ar são seguros e totalmente prontos para uso. Mas ainda não custa nada ter certeza de que o produto é certificado e atende aos requisitos de segurança.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Experimente isolar tubos de plástico no sótão:
Aplicação de isolamento pulverizado "Polinor":
Como instalar o isolamento autoadesivo Izolon:
Agora você sabe como isolar de forma independente a ventilação de uma casa particular e quais materiais atendem a todos os padrões. Mas não se esqueça que a escolha correta do material não resolverá todos os problemas: é preciso instalar o isolamento térmico de maneira correta e sem erros.
Antes dos trabalhos, recomendamos certificar-se de que o sistema de ventilação está funcionando a plena capacidade, não está sujo e não necessita de reparos ou alterações. Se ocorrerem problemas devido a erros na instalação da tubulação, nenhuma quantidade de isolamento ajudará.
Você tem informações sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Você tem em seu arsenal sutilezas tecnológicas que só você conhece? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, faça perguntas e poste fotos.