Como isolar a ventilação em sótão frio: especificidades do isolamento térmico de dutos de ar

O projeto adequado do sistema de ventilação envolve o isolamento dos dutos de ar.Caso contrário, estão fadados a ficar constantemente cobertos de condensação, causando danos irreparáveis. Com base nisso, a questão de como isolar a ventilação em um sótão frio é muito importante, pois é aí que estão todos os pré-requisitos para o acúmulo de umidade no interior das tubulações.

Contaremos tudo sobre a finalidade e as especificidades do dispositivo de isolamento térmico para o sistema de dutos de ventilação. Analisaremos todas as opções de isolamento de dutos de ar utilizando materiais de diferentes estruturas e finalidades. Os artesãos que desejam realizar o trabalho sozinhos encontrarão aqui instruções detalhadas.

Argumentos a favor do isolamento de ventilação

O processo de acúmulo de condensação dentro de um tubo de ventilação não isolado é inevitável. Isto é uma consequência da colisão de fluxos de ar quente e frio. Em grande medida, a condensação é causada por falhas no sistema e desvios das regras de funcionamento das instalações.

Tanto a umidade que se instalou nas estruturas quanto a condensação que caiu nas paredes dos dutos de ar descem pelas tubulações.Através de quaisquer vazamentos nas juntas, eles atingirão o chão e as paredes. Por causa deles, o isolamento do piso fica úmido, o que faz com que suas qualidades de isolamento sejam reduzidas em pelo menos metade.

Em temperaturas negativas, aparece gelo e o diâmetro interno do tubo diminui. Não apenas o material é destruído, mas também são criadas boas condições para a vida dos fungos de mofo. Os moradores da casa correm risco de doenças respiratórias frequentes e reações alérgicas.

Duto de ar isolado no sótão
Para não criar condições prévias para a ocorrência de um ponto de orvalho, ou seja, conversão do vapor d'água contido no ar em água, os dutos de ar em um sótão frio devem ser isolados

A ventilação em um sótão sem aquecimento precisa especialmente de isolamento. Aqui a diferença entre a temperatura do ar dentro do sistema e as paredes do tubo é significativa.

Apenas o sistema de distribuição de ar em tecido não requer isolamento adicional. A condensação não se forma na superfície permeável ao vapor dos tubos têxteis e, como os canais estão secos, os microrganismos não se instalam neles.

A saturação do ar com vapor é diretamente proporcional à temperatura. Quanto mais alto, mais vapor existe nas massas de ar. Mesmo uma mudança mínima na temperatura reduz a capacidade do ar de reter água na forma de vapor. Por este motivo, a condensação se acumula na saída do duto de ventilação quando o ar é resfriado.

Onde isolar o tubo de ventilação?

O isolamento obrigatório é necessário em locais onde ocorrem mudanças de temperatura. Em áreas onde o ar quente e o frio entram em contato, a condensação aparece mais abundantemente. Aqui está o ponto de orvalho. Ao projetar o isolamento dos dutos de exaustão, a posição deste ponto é calculada em primeiro lugar.

O objetivo é movê-lo o mais próximo possível da saída tubo de ventilação. A opção ideal é quando a zona de mistura dos fluxos de ar frio e quente é deslocada para fora da casa.

Como isso raramente ocorre, em um tubo de ventilação que atravessa um sótão frio e depois sai para o telhado, deve-se isolar a área que passa pelo teto do andar superior ou sótão. O próprio tubo é isolado em todo o seu comprimento até atingir o telhado.

No caso de ventilação de insuflação, a quantidade de condensado que cai nas paredes externas do duto de ventilação é diretamente proporcional ao seu comprimento. Este fenômeno também é influenciado pelo recurso de instalação. Em grandes áreas, além das tubulações, as válvulas também são isoladas.

Válvula isolada
Para não criar condições prévias para a ocorrência de um ponto de orvalho, ou seja, conversão do vapor d'água contido no ar em água, os dutos de ar em um sótão frio devem ser isolados e equipamentos de ventilação instalados

A válvula isolada parece uma cortina ajustável. Estes últimos limitam a passagem e aumentam ligeiramente a temperatura do ar fornecido de fora, porque O projeto contém aquecedores tubulares.

A velocidade do ar fornecido através da válvula é controlada por alavancas ou por um sistema acionado eletricamente. É necessário aquecer as lâminas das válvulas com elementos de aquecimento para evitar a formação de gelo. Isso altera ligeiramente a temperatura das massas de ar fornecido.

Materiais de isolamento térmico para tubos

Depois de determinar o ponto de orvalho e fazer os cálculos necessários, fica a questão de como isolar a ventilação do sótão e por quais critérios avaliar o material.O isolamento térmico de alta qualidade é possível desde que escolha correta o isolamento, sua espessura, levando em consideração a umidade do ar interno e externo e as diferenças de temperatura.

Critérios de seleção principais

Existem três critérios principais pelos quais o material de isolamento é selecionado:

  • nível de condutividade térmica;
  • nível de segurança contra incêndio;
  • preço dos materiais.

Consideremos os materiais de isolamento térmico mais populares, suas vantagens e desvantagens inerentes. Os mais populares são os isolamentos à base de fibras minerais. Este grupo combina lã feita de escória, fibra de vidro e fios de basalto finamente estirados durante o período de fusão.

A lã basáltica, também conhecida como pedra, destaca-se tanto pelas características como pelo custo. A escória faz mal à saúde e é melhor não utilizá-la.

Lã de vidro para isolamento de ventilação

A maior demanda entre os materiais à base de fibras minerais é a lã de vidro.

Lã de vidro para isolamento térmico
O principal material para a produção de lã de vidro são os resíduos da indústria do vidro. Ele cumpre sua tarefa de maneira bastante eficaz e assume facilmente a forma desejada.

O coeficiente de isolamento térmico é de 0,03 a 0,052 W/m⁰. O isolador térmico possui longas fibras entrelaçadas de tal forma que se forma uma casca que lembra um casulo que retém o ar.

As características técnicas positivas do material são as seguintes:

  1. A espessura da fibra é de 3 a 15 micrômetros e o comprimento é de 15 a 50 mm.
  2. Boa absorção de vibrações sonoras e interferências acústicas devido à distribuição uniforme das fibras. Este indicador para estruturas isoladas varia de 35 a 40 dB.
  3. A resistência ao fogo varia de NG a G1. Embora o material contenha resinas aglutinantes, não é espontaneamente combustível.Sem alterações na estrutura, a lã de vidro pode suportar temperaturas de até 250⁰.
  4. Resistência ao estresse mecânico. Os primeiros análogos deste isolamento não apresentavam boa resistência ao estresse mecânico. As amostras modernas têm resistência suficiente e boa elasticidade.
  5. O índice de permeabilidade ao vapor da lã de vidro é de 0,6 mh/Pa, que é quase 2 vezes maior que o da lã de basalto.
  6. A umidificação diária da sorção é inferior a 1,7%.
  7. O material possui boa estabilidade biológica. Os roedores não se instalam nele e os fungos não se multiplicam.
  8. Sem perda de características de qualidade, a lã de vidro pode ser comprimida 6 vezes. Após o endireitamento, as fibras elásticas retornam à posição original.
  9. A densidade média é de 11-25 kg/mᶾ, mas o valor pode variar entre os diferentes fabricantes.

Se você não permitir que ele se molhe, o isolamento de alta qualidade não encolherá durante o uso prolongado.

Corte de lã mineral
A dureza da lã depende da densidade. Quando exposto à umidade, a condutividade térmica do material aumenta. Para reduzir a absorção de umidade, os fabricantes adicionam repelentes de água à composição.

O negativo é o aumento da fragilidade das fibras. É permitido trabalhar com lã de vidro somente com uso de equipamentos de proteção. Para evitar que os fragmentos mais finos e pontiagudos de fibras entrem no espaço circundante, é necessário um isolamento confiável da camada isolante. A proteção também é necessária para neutralizar o efeito destrutivo da luz solar sobre a lã de vidro.

Além disso, a lã de vidro tem uma vida útil relativamente curta - cerca de 10 anos. Ao escolher o isolamento para tubos de ventilação em um sótão frio, você deve definitivamente perguntar se o produto possui conclusão sobre o cumprimento de seus requisitos epidemiológicos higiênicos e sanitários.

As mangas redondas de ventilação são isoladas com lã mineral enrolada. Tubos de ventilação com seção quadrada - material em forma de placas. O duto de ventilação é primeiro enrolado e preso com fio metálico ou fita sintética. Os segundos estão colados.

Características do uso de lã basáltica

Este material é um isolamento mineral melhorado. Consiste em fibras de basalto fundidas. É produzido na forma de placas e esteiras. Para dutos de ventilação redondos, o isolamento pronto para uso é produzido na forma de cilindros revestidos com isolamento - folha. Existem produtos sem camada isolante.

Lã basáltica
A lã basáltica é um material não inflamável. A temperatura que pode suportar é de 1000⁰. A espessura da camada de isolamento de lã de rocha não muda com o tempo

O coeficiente de isolamento térmico do material é 0,034-0,038 W/m⁰. Marcas baratas que contêm resinas de formaldeído podem ser perigosas para a saúde humana. Em isolamentos mais caros, biopolímeros completamente inofensivos são usados ​​​​como aglutinantes. O preço da lã basáltica é superior ao da lã de vidro.

Espuma de polietileno para isolamento de ventilação

A aplicação de espuma de polietileno em dutos redondos e quadrados no sótão é uma opção de isolamento simples e barata.

Existem diversas variedades deste material:

  1. Ordinário. Esta categoria inclui penolon (espuma de polietileno reticulada), isolon e outros. Seu uso é extremamente simples - pedaços de material são enrolados no duto de ar e fixados com fita adesiva.
  2. Frustrado. Este isolamento é coberto de um lado com uma camada de folha projetada para refletir o calor e repelir a umidade.Está à venda com diferentes nomes: tepofol tipo A e B, penofol, mosfol, faralon, ultraflex. Este isolador é conectado com cola especial ou fita de alumínio.

O isolamento é fornecido em formato de rolo com comprimentos medidos. Entre as ofertas estão opções autoadesivas. Sua parte traseira é coberta com uma composição adesiva, o que simplifica e agiliza muito a instalação.

Para tubos, produzem isolamento feito em forma de casca, são itens chamados termoflex, energyflex, etc. É uma concha pronta em forma de cilindro que cobre as comunicações.

O coeficiente de condutividade térmica da espuma de polietileno depende da sua marca e está na faixa de 0,031-0,051 W/m⁰.

Este material é durável, elástico, resistente a produtos químicos agressivos, leve, fácil de instalar, moderadamente inflamável (classe G2). Em termos de capacidade de formação de fumaça, pertence à classe D3, ou seja, produz uma grande quantidade de fumaça ao queimar. Não se aplica de forma alguma a materiais ecológicos, porque... o período de sua decomposição é de duzentos anos.

Isolamento de espuma de polietileno
O isolamento de espuma de polietileno tem uma taxa de absorção de água de 0,2-1%. Opera na faixa de temperatura operacional -60-+100⁰ e tem vida útil de 10 anos

Dependendo do método de produção, existem 2 tipos de espuma de polietileno:

  • EPI ou reticulado;
  • NPE ou não reticulado (espuma de gás).

O primeiro supera o segundo em todos os aspectos, mas seu preço também é superior. O NPE é caracterizado pelo cheiro de gás. Por esta característica pode ser diferenciado do polietileno não reticulado. Entre as desvantagens inerentes à espuma de polietileno estão sua alta inflamabilidade, baixa resistência mecânica e resistência à radiação UV.

Aplicação de espuma de borracha sintética

Este isolamento, constituído principalmente por células fechadas, tem aparência semelhante à espuma de polietileno reticulado. Ao contrário deste último, aumentou a flexibilidade. A tecnologia de instalação é a mesma do EPI. A forma de liberação é a mesma - esteiras, folhas, rolos, cilindros, mas a vida útil é três vezes maior.

Os cilindros de borracha têm um diâmetro interno de 5 a 300 mm e uma espessura de parede de 5 a 150 mm. Para facilitar a instalação, tubos de grande e médio diâmetro possuem seção longitudinal.

Na área a ser isolada, a junta é selada com adesivo. O coeficiente de condutividade térmica é 0,024-0,038 t/m⁰. Não altera suas características na faixa de temperatura de operação -200/+175⁰.

Borracha sintética espumada
A estrutura de células fechadas de espuma de borracha sintética torna-o um excelente isolante acústico. Absorve cerca de 60% do ruído. Este isolamento é fácil de usar

É possível utilizar o material em ambientes sujeitos a maiores exigências sanitárias e higiênicas. A borracha espumada é resistente à umidade, ao mofo e é um material autoextinguível.

A temperatura de combustão está acima de 300⁰. Em termos de condutividade térmica, permeabilidade ao vapor, condutividade térmica e estanqueidade das juntas, a borracha excede seus análogos de espuma de polietileno e espuma de poliuretano.

Espuma de poliestireno como isolamento para tubos de ventilação

A espuma de poliestireno é uma massa de espuma de plástico que contém um grande volume de gás. É um material rígido em forma de tubos, composto por 2 a 3 partes e conectado por meio de trava macho e fêmea ou placas. Apenas tubos quadrados são isolados com lajes.

As vantagens da espuma de poliestireno incluem peso leve, resistência ao apodrecimento, facilidade de uso, preço baixo e vida útil de até 25 anos. O coeficiente de condutividade térmica varia de 0,032-0,05 W/m⁰.Ao longo de 30 dias, a absorção de água é de 4%. Ao dobrar, a resistência à tração está na faixa de 0,07-0,2 kgf/m². Temperaturas de funcionamento - -50/+75⁰.

Isolamento de espuma
A espuma de poliestireno, como material isolante, apresenta a seguinte desvantagem: o líquido pode passar pelos poros presentes em sua estrutura. Como resultado, as propriedades de isolamento térmico e a resistência ao gelo são reduzidas.

A espuma de poliestireno é uma espuma de poliestireno comum. É atraente para roedores, altamente inflamável e libera toxinas quando queimado. Para a instalação é necessária uma cola especial, qualquer outra cola pode causar o derretimento do material.

Espuma de poliestireno extrudado - muitos recursos de proteção

Na produção de espuma de poliestireno extrudado, são utilizadas as mesmas matérias-primas que na produção de espuma de poliestireno. Porém, é justamente graças a esta tecnologia específica que se obtém um material que não possui em sua estrutura poros e canais por onde a umidade possa penetrar.

Pelas mesmas razões, retém melhor o calor. É produzido na forma de tubos rígidos ou placas e é comercializado como Penoplex, EPPS, Technoplex, equipados com travas macho e fêmea. Tem uma longa vida útil - até 50 anos.

Estrutura de espuma de poliestireno extrudado
Na estrutura da espuma de poliestireno extrudido praticamente não existem canais ou poros capazes de permitir a passagem de ondas de água/ar/calor

O coeficiente de condutividade térmica da espuma de poliestireno obtido durante a extrusão está na faixa de 0,028-0,034 W m⁰. A absorção de água em 30 dias é de 0,4%. As temperaturas operacionais variam de -50⁰ a +75⁰. Possui resistência à flexão suficiente - 0,4-1 kgf/m².

Isolamento térmico PirroVentiDuct para ventilação

As placas PIR são uma nova geração de isolamento com uma estrutura celular rígida. É feito de espuma de poliisocianurato. Os dois lados da placa PIR são cobertos com camadas de papel alumínio.A vida útil declarada pelos fabricantes é de 50 anos. O material é resistente ao apodrecimento, moderadamente inflamável, mas quando queimado libera substâncias tóxicas.

Elementos de duto de ar retos e moldados baseados em placas PIR são obtidos cortando estas últimas e colando as peças com um adesivo de contato especial.

Ventilação do PirroVentiDuct
PirroVentiDuct é um material que é ao mesmo tempo isolante térmico e estrutural. Produz seções confiáveis ​​e funcionais para o sistema de ventilação que não requerem isolamento adicional

O coeficiente de condutividade térmica do material é 0,021 W/m⁰. A taxa de absorção de água está dentro de 1%. A resistência à compressão das lajes é de 120 kPa.

O procedimento para isolar a ventilação em um sótão frio

Todas as medidas de isolamento térmico são realizadas de acordo com as normas regulamentadas pelo SNiP 2.04.14-88. Aqui são fornecidas instruções claras sobre onde e como organizar o isolamento da ventilação.

Na instalação da camada isolante, deve-se observar a regra principal: o isolamento deve ser fixado o mais firmemente possível para que não haja vãos entre o duto de ventilação e o isolamento. A instalação de cada material possui características próprias.

Características do isolamento de lã mineral

Ao isolar com lã mineral, não devemos esquecer que ela é higroscópica.

Este fato deixa uma marca na ordem de trabalho:

  1. A tubulação do sótão frio é envolvida por uma membrana impermeabilizante, não deixando fendas ou fissuras.
  2. A lã mineral é enrolada sobreposta, sobrepondo-se às tiras anteriores. A espessura da camada deve estar de acordo com SNiP.
  3. Uma camada de impermeabilização é aplicada sobre o isolamento.
  4. Toda a estrutura é apertada com bandagens especiais.

Um tubo retangular pode ser isolado com lã mineral em esteiras.Primeiramente, são recortados os blanks do tamanho desejado e, cobrindo o tubo com eles, são amarrados com fio de tricô, pinça ou fita adesiva.

Isolamento de ventilação em lã de vidro
Ao trabalhar com lã de vidro, lembre-se da segurança pessoal. Não se deve permitir que partículas do material entrem no trato respiratório, nos olhos

Nos cantos externos das condutas de ar surgem algumas dificuldades com a instalação do isolamento, não sendo possível obter de imediato a estanqueidade necessária. Portanto, após a conclusão da instalação do revestimento isolante térmico principal, as lacunas restantes são preenchidas com pedaços de material.

Isolamento de ventilação em sótão frio com espuma de poliestireno

Se o material for em forma de laje, portanto, dutos de ar retangulares podem ser isolados com ele. A tecnologia para trabalhos de isolamento é a mesma da colocação de lã mineral. A única diferença é o dispositivo de impermeabilização opcional. A decisão é tomada com base na densidade do material isolante térmico.

Assim, no caso de utilização do PPS-40 a impermeabilização é necessária, e se for utilizado o PPS-60 a impermeabilização é opcional. As placas devem ser bem unidas, fissuras e fendas devem ser preenchidas com espuma.

Isolamento térmico usando cilindros

Os invólucros especiais para isolamento de ventilação são feitos de muitos materiais de isolamento:

  • lã mineral;
  • espuma de poliuretano;
  • poliestireno expandido;
  • polietileno.

Eles são usados ​​​​para ventilação de tubos redondos. Existem vários tipos desse isolamento térmico:

  • sólido com seção longitudinal;
  • duas, três, quatro seções.

Os cilindros são selecionados de acordo com o diâmetro do duto de ar. Quanto maior for a seção transversal do tubo, maior será o número de peças que compõem a carcaça. Se for um cilindro sólido, ele é aberto ao longo do corte e colocado no duto de ar.

Cilindros de espuma
Nenhum conhecimento especial é necessário para instalar o cilindro de espuma. A instalação consiste em comprimir partes do isolamento e fixar a conexão

O cilindro é útil como isolamento para seções retas. Nos locais onde o duto de ar gira, não será possível colocá-lo. Tapetes são usados ​​nessas áreas. Dentre os materiais isolantes desse tipo, os cilindros feitos de lã mineral, poliestireno e polietileno apresentam o menor custo. A opção mais cara é uma concha de espuma de borracha.

Uma opção muito conveniente para isolar a ventilação com as próprias mãos é o isolamento autoadesivo, ou seja, penofol grau "C". De um lado há uma folha metálica, do outro um filme plástico com uma composição adesiva aplicada. O lado adesivo é protegido por uma camada adicional de filme. Ele é removido antes da instalação.

O material é cortado em um tamanho correspondente ao perímetro do duto de ar. Na próxima etapa, o tubo é coberto com isolamento, dobrando as bordas sobrepostas em 50 mm. A junta é selada com fita adesiva.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como isolar tubos de ventilação com suas próprias mãos:

Isolamento de tubos de ventilação com lã mineral e efeito alcançado:

Em um sótão frio, os tubos devem ser isolados. Ao escolher um material para esse fim, você deve se orientar pelas características do projeto da casa e pela sua capacidade financeira. Se você isolar adequadamente o sistema de ventilação, ele será extremamente funcional e durará muito tempo.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência isolando os dutos que passam pelo sótão frio de sua casa? Você tem informações sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no formulário abaixo, faça perguntas, poste fotos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica