Tipos de tubos de ventilação: uma visão comparativa detalhada dos tubos de ventilação
O planejamento da ventilação é uma etapa importante da construção. O microclima e a durabilidade do edifício dependem da eficiência do sistema de ventilação. É necessário adotar uma abordagem particularmente responsável na escolha dos dutos de ar.Você deve compreender quais tipos de tubos de ventilação são adequados para as condições operacionais existentes.
Para entender o assunto, é necessário avaliar as propriedades dos materiais com os quais são feitos, bem como as características de funcionamento de produtos de diferentes formatos e graus de flexibilidade. É exatamente isso que discutiremos em nosso artigo, onde analisaremos detalhadamente as características dos tubos feitos de diversos materiais, dotando o material de fotos temáticas.
O conteúdo do artigo:
Requisitos do duto de ventilação
Design e cálculo de ventilação – um trabalho responsável que exige que o executor tenha conhecimento dos códigos de construção e uma compreensão dos princípios dos processos de troca de ar. Os parâmetros do próprio edifício e as características climáticas da região não são de pouca importância.
Independentemente do padrão de circulação do fluxo de ar (natural ou forçado), é instalada uma rede de dutos de ventilação.
Os dutos de ar devem atender a uma série de requisitos:
- Aperto. Esta propriedade é necessária para manter a tiragem, bem como evitar a mistura dos fluxos de ar limpo e de exaustão. É dada especial atenção à conexão de elementos individuais da linha de ventilação.
- Operação silenciosa. O nível de ruído aerodinâmico deve estar dentro dos padrões sanitários. O ruído permitido do sistema é de 25 a 35 dB.
- Resistência à corrosão. Massas de ar com vários graus de umidade são liberadas pela tubulação doméstica. O vapor d'água pode se acumular nas paredes dos dutos de ventilação, causando a formação de ferrugem.
- Compacto e leve. A metragem total das linhas do sistema de ventilação é grande o suficiente para não “sobrecarregar” o edifício e não sobrecarregar o espaço, sendo selecionados tubos com tamanho mínimo padrão para garantir a circulação desimpedida.
- Segurança contra incêndios. O material das conexões dos tubos não deve ser facilmente inflamável e emitir vapores nocivos quando queimado.
Além das características básicas, é desejável que os tubos de ventilação cumpram parâmetros adicionais: facilidade de instalação, boas propriedades de isolamento térmico e suavidade dos canais.
Tipos de materiais e suas propriedades de desempenho
A maioria dos tubos de ventilação residenciais são feitos de metal ou plástico. A gama de produtos inclui dezenas de itens diferentes. Opções alternativas para organizar um sistema de ventilação incluem produtos feitos de têxteis técnicos e tubos sanduíche.
Tipo #1 – dutos de ar de plástico
A categoria de tubos plásticos para ventilação substituiu significativamente a galvanização tradicional e é cada vez mais utilizada na criação de redes de dutos de ar para residências particulares.
Os principais argumentos para ventilação de tubos de polímero:
- absolutamente não suscetível à corrosão, o que não pode ser dito sobre as contrapartes galvanizadas;
- facilidade de instalação e processamento - o plástico pode ser cortado com serra e os elementos individuais podem ser unidos aquecendo as pontas, garantindo a estanqueidade total do duto de ar;
- peso leve - neste quesito os polímeros não têm concorrência;
- superfície lisa e ausência de soldas - a resistência ao movimento do fluxo de ar é reduzida, o que permite a utilização de ventiladores de menor potência;
- baixo custo.
O tratamento de tubos de plástico com um agente antiestático minimiza a “aderência” de poeira e reduz o número de limpezas. Devido às propriedades físicas do material, a tubulação praticamente não “zumbe”. Dimensões: comprimento – 3-12 m, diâmetro – 16-1600 mm.
As vantagens listadas do plástico, juntamente com o baixo custo, tornam os produtos poliméricos os mais populares para ventilação. No entanto, também existem lados negativos.
Ao dar preferência a uma linha plástica, deve-se levar em consideração as características de um determinado polímero.
O mercado da construção oferece os seguintes tipos de tubos de ventilação:
- Cloreto de polivinila. Vantagens dos dutos de ar em PVC: resistência aos raios UV, acessibilidade, faixa de temperatura de operação - de -10 °C a +70 °C. Uma área de aplicação popular são os tubos de escape que fornecem ventilação na cozinha e nos banheiros.
- Polipropileno. O material é superior ao PVC em termos de características técnicas e operacionais. Propriedades: temperatura limite de aquecimento +85 °C, resistência a substâncias agressivas. Existe uma variedade resistente ao fogo (PPS) com aditivos retardadores de fogo. O polipropileno é revestido com agente antiestático, minimizando o acúmulo de poeira.
- Fluoroplástico. Os polímeros contendo flúor são caracterizados pela resistência ao calor (de -60 °C a +200 °C), resistência à exposição UV e imunidade a álcalis e ácidos.
- Polietileno. Suporta temperaturas negativas até -50 °C e aquecimento até +80 °C. O material mantém suas qualidades primárias sob a influência da radiação ultravioleta.
Os produtos de poliuretano possuem características semelhantes aos tubos de PVC. A diferença entre estes últimos é a sua elevada resistência ao calor (até +270 °C).
Recomendamos que você se familiarize com os detalhes seleção de tubos de plástico para organizar a ventilação.
Tipo #2 – produtos galvanizados
Os produtos de tubos galvanizados distinguem-se pela sua versatilidade - os dutos de ar são usados para organizar edifícios industriais, administrativos e instalações residenciais.
Ambiente operacional permitido para tubos de ventilação galvanizados: temperatura do ar – até +80 °C, umidade – até 60%. A galvanização atende a todos os requisitos para sistemas de troca de ar.Limitações de uso – transporte de misturas de gases agressivos.
Resumo das vantagens do aço galvanizado:
- O baixo peso explica a facilidade de montagem do sistema de ventilação - não há necessidade de construção de uma estrutura de suporte complexa, o que aumenta o custo da rede de utilidades. Uma vantagem adicional é a facilidade de transporte de acessórios para tubos.
- Resistência mecânica – o aço galvanizado pode suportar pressão pontual, impacto mecânico de objetos pontiagudos e cargas pontuais. A resistência à pressão de flexão é maior em uma tubulação com reforços.
- Graças ao tratamento com zinco, o duto de ar não sofre corrosão, mesmo em condições de umidade consistentemente elevada. Os tubos galvanizados são adequados para organizar as saídas de ventilação para o exterior.
- Quando exposta a altas temperaturas, a galvanização mantém seu tamanho e formato originais. O limite de resistência ao fogo de tubos para edifícios de vários andares é de 90 minutos.
- A vida útil de um duto de ar galvanizado varia de 20 a 25 anos.
Argumentos adicionais para o aço galvanizado: preço acessível, capacidade de produzir tubos e conexões de diversas configurações.
Com base na forma e no princípio de fabricação, os tubos galvanizados para ventilação são divididos nos seguintes tipos:
- retangular;
- costura reta redonda;
- ferida em espiral.
Os produtos retangulares são produzidos em máquinas de montagem de túneis. O comprimento padrão de um corte de tubo é de 1,25 m, o tamanho mínimo da seção é de 10 x 10 cm Os dutos de ar retangulares são equipados com reforços.
O aço redondo com costura reta possui uma tecnologia de fabricação simples. Chapas de aço galvanizado são cortadas, enroladas em um tubo sobre rolos e alimentadas em uma laminadora de costura para unir as extremidades.
Os produtos enrolados em espiral são feitos de tiras galvanizadas (largura - 137 mm), torcidas em espiral. A união das bordas é uma conexão de travamento com a costura externa.
O design dos tubos determina uma série de qualidades positivas dos dutos de ar “espirais”:
- rigidez significativa;
- economia na compra de elementos moldados;
- facilidade de instalação;
- aceleração e baixo ruído no transporte de ar - a turbulência dos fluxos se intensifica no canal espiral.
A instalação de um sistema de ventilação com tubos enrolados em espiral será mais barata em comparação com a utilização de produtos retangulares.
A espessura da parede é padronizada e depende do diâmetro:
- 0,5 mm – para dutos de ar com seção transversal de até 315 mm;
- 0,7mm – produtos com diâmetro de 350-800 mm;
- 0,9mm – tubos com tamanho padrão 900-1250 mm;
- 1,2 mm – dutos de ar com seção transversal de 1400-1600 mm.
De acordo com a classe de estanqueidade segundo SNiP, os tubos galvanizados são divididos em estanques (P) e normais (N). O critério de diferença é o método de execução da solda.
Em estruturas densas, as juntas após a soldagem são laminadas com prensa e cobertas com selante.Este duto de ar pode suportar pressões de até 1,5 MPa e é adequado para uso em edifícios com alto risco de explosão. Os produtos de ventilação normais são instalados em sistemas domésticos.
Tipo #3 – tubos de aço inoxidável
Os tubos de aço inoxidável têm todas as vantagens listadas do aço laminado. Adicionar cromo à liga torna o metal resistente à ferrugem. O ajuste da composição através da introdução de elementos de liga adicionais confere qualidades específicas ao aço inoxidável.
Para a construção de sistemas de ventilação são utilizados tubos de aço austenítico, caracterizados por:
- resistência à corrosão em muitos ambientes de trabalho;
- boa capacidade de fabricação;
- resistência e ductilidade;
- resistência ao calor – até +500 °C;
- inércia química a substâncias tóxicas e radioativas;
- durabilidade.
Os produtos feitos de aço inoxidável cromo-níquel são mais caros que os dutos de ar galvanizados. Externamente, os produtos são semelhantes, o que às vezes é aproveitado por fabricantes inescrupulosos.
Existem várias maneiras de detectar uma falsificação.
- Realizando análise espectral. São necessários instrumentos especiais para determinar a composição química do metal.
- Inspeção visual. É permitido ter “manchas” características em superfícies galvanizadas – padrões de cristalização.
- Diferenças eletromagnéticas. A maioria das ligas de aço inoxidável não são magnéticas, enquanto o aço é altamente atraído por ímãs.
- Reação química. Como resultado da interação com o ácido clorídrico, o zinco começa a borbulhar (o hidrogênio é liberado) e a galvanização desaparece gradativamente. Uma gota de ácido é suficiente para o experimento.
Você também deve ter em mente que os tubos laminados de aço galvanizado têm uma tonalidade azulada sutil.
Tipo #4 – produtos feitos de aço preto
Os produtos fabricados a partir de laminados “ferrosos” são utilizados em sistemas de remoção de fumaça, aspiração e ventilação. Esta é uma boa opção para tubos de exaustão para ventilação com acesso ao exterior. Comparado ao aço inoxidável e ao aço galvanizado, o aço preto melhorou a rigidez, a resistência ao fogo e a resistência ao calor.
Características dos acessórios para tubos de aço preto:
- espessura da parede – 1,2-1,5 mm;
- filmagem - 1,25-2,5 m;
- unir tubos usando um método de flange;
- Opções de design – seção transversal retangular e redonda.
O custo dos produtos laminados “ferrosos” é superior ao dos dutos de ar galvanizados do mesmo tamanho, mas inferior ao do aço inoxidável.
Tipo #5 – tubo sanduíche
Dutos de ar isolados são instalados ao criar ventilação para lareiras, fogões e caldeiras de aquecimento. As tubulações garantem o nível adequado de segurança contra incêndio do sistema e retenção de calor no ambiente.
A fibra de basalto é frequentemente usada como enchimento de isolamento térmico.
Características de isolamento:
- baixa condutividade térmica – até 0,05 V*m/K;
- hidrofobicidade – absorção de umidade até 2%;
- resistência à tracção – suporta pressões de até 10-60 kPa;
- resistência biológica – o material não apodrece e não promove o crescimento de fungos;
- segurança contra incêndios – ponto de fusão cerca de 1100 °C;
- permeabilidade ao vapor e isolamento acústico – “absorção” parcial de vibrações sonoras verticais.
O basalto é quimicamente inerte e não reage com metais - o risco de ferrugem é reduzido a zero. A escolha do tubo sanduíche para ventilação exaustora depende das condições de operação.
Vantagens de um sistema de ventilação feito de tubos sanduíche:
- versatilidade de aplicação;
- facilidade de montagem;
- tubulação multicamadas evita a formação de condensação;
- isolamento térmico do duto de ar.
As desvantagens dos tubos isolados incluem: alto peso (2-2,5 vezes mais que o metal, várias vezes mais que os polímeros) e alto custo.
Tipo #6 – têxteis técnicos
O sistema de distribuição de ar em tecido foi proposto por desenvolvedores dinamarqueses há 20 anos. O novo produto substituiu parcialmente canais metálicos nas indústrias alimentícia, eletrônica, química, catering, piscinas, salas de concertos e exposições.
Existem dois tipos de tubos têxteis:
- hermético;
- respirável.
A finalidade dos sistemas herméticos é transportar e remover massas de ar. Material de fabricação – poliamida.
Os sistemas de tecido não apresentam as desvantagens dos dutos de ar metálicos. As vantagens significativas dos têxteis incluem:
- Sem rascunhos. Freqüentemente, há uma corrente de ar na área de fornecimento de ar proveniente do duto de metal/plástico. O fornecimento “disperso” de jatos de ar é realizado através de tubos têxteis.
- Qualidades de absorção de ruído. O tecido amortece o ruído aerodinâmico do ventilador e dos fluxos de ar.
- Fácil de limpar. O tecido atua como barreira, filtrando parcialmente o ar fornecido. O material acumula poeira, mas é fácil de limpar – pode ser lavado (50 ciclos) e desinfetado.
- Proteção contra condensaçãoA. Devido à permeabilidade ao vapor, não se forma condensação na superfície da tubulação de tecido. Os microrganismos não se desenvolvem em canais secos.
A velocidade ideal do fluxo de ar para um tubo têxtil é de 5-8 m/s; para outros tipos de tubos também existem padrões de velocidade de fluxo de ar, que deve ser levado em consideração ao projetar a ventilação e escolher o material do duto de ar.
À medida que a pressão diminui, o formato da “manga” é mantido por finos anéis costurados. A vida útil do duto de ar é de 10 anos. As salas com risco de incêndio estão equipadas com tubos têxteis com fibra de vidro adicional - temperatura limite +300 °C.
Características de dutos de ventilação rígidos e flexíveis
Dependendo do grau de flexibilidade, é feita uma distinção entre dutos de ar rígidos e flexíveis. A escolha entre as duas posições depende da complexidade do sistema que está sendo construído e das condições de operação. Ao instalar uma rede rígida, curvas e transições são formadas por meio de elementos de canto de conexão.
Recomendamos que você se familiarize com os principais tipos de acessórios para tubos de aço e tecnologia para realizar diversas opções de conexão.
Os dutos de ar flexíveis são feitos de vários materiais.Mas, independentemente do material de fabricação, dutos de ar corrugados, em comparação com canais rígidos, apresentam algumas desvantagens: baixo isolamento acústico, velocidade reduzida do fluxo de ar devido às paredes onduladas.
É a composição do tubo que determina suas propriedades técnicas e operacionais:
- Corrugação de alumínio: resistência à corrosão, resistência às flutuações de temperatura (-30 °C/+270 °C), estanqueidade, raio de curvatura - 0,76 d, inércia química, resistência ao fogo.
- Poliéster reforçado com estrutura de aço. Características: baixo custo, resistência à umidade, baixa inflamabilidade, faixa de temperatura -20 °C/+65 °C, peso leve. A desvantagem é o acúmulo de eletricidade estática.
- Filme de poliéster com folha de alumínio É caracterizado por alta resistência (pressão permitida - até 2.400 Pa), boas propriedades aerodinâmicas.
- Corrugação de isolamento térmico proporciona uma redução na perda de calor e evita a condensação.
Independentemente do tipo de tubo de ventilação escolhido, é importante saber instalá-lo corretamente. Fornecemos diagramas de instalação e instruções detalhadas para instalação de dutos de ar flexíveis e rígidos revisado aqui.
Comparação de seções redondas e retangulares
Muitas pessoas se perguntam que formato de tubo escolher: redondo ou retangular? Se avaliarmos o rendimento, os produtos redondos vencem - as massas de ar encontram menos resistência, o que significa que a circulação é mais rápida.
Em tubos retangulares, os cantos permanecem sem uso, portanto, são selecionados acessórios com área de seção transversal aumentada. No entanto, essa rodovia ocupa menos espaço - modelos largos e planos são mais fáceis de esconder atrás de um teto suspenso ou acima de armários.
Além disso, a seção transversal é um parâmetro importante usado quando cálculo da área do duto de arnecessário para a instalação de um sistema de ventilação. Cálculos realizados corretamente permitirão que você compre a quantidade necessária de material sem pagar a mais por tubos extras.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características de tubos de plástico, cimento-amianto, alumínio corrugado e aço galvanizado para ventilação de porões e adegas:
A organização de um sistema de ventilação requer uma abordagem competente na seleção dos principais elementos estruturais - tubos de ventilação. A maioria dos requisitos para dutos de ar em residências particulares são atendidos por produtos feitos de aço galvanizado, aço inoxidável e plástico..
A forma não é de fundamental importância. A sua escolha depende das características da trajetória da rede de ventilação.
Você está selecionando o tipo de tubo adequado para instalar um sistema de ventilação, mas ainda não encontrou as respostas para todas as suas perguntas? Pergunte nos comentários abaixo deste artigo - nossos especialistas tentarão ajudá-lo.
Ou você tem conhecimento/experiência prática na instalação de tubos de ventilação e deseja complementar nosso material com esclarecimentos e comentários úteis? Escreva sua opinião, acrescente dicas apoiadas na experiência prática.