Como consertar um vazamento no banheiro: determinando a causa do vazamento e como consertar
Poucas pessoas prestam atenção ao bom funcionamento dos encanamentos. Eles são percebidos como parte integrante de um ambiente interno confortável.Caso apareçam sintomas de avaria: sons estranhos, problemas operacionais ou, o pior de tudo, fugas, o equipamento deve ser cuidadosamente inspecionado e reparado.
Encanadores experientes sabem como consertar um vazamento no vaso sanitário. Vamos compartilhar seus segredos profissionais.
O conteúdo do artigo:
- Como funciona um banheiro?
- Tipos de vazamentos e formas de eliminá-los
- Rachadura de massa na junção com o esgoto
- Selos danificados na corrugação
- Rachadura na tubulação de esgoto
- Rachadura na bacia ou base do vaso sanitário
- Vazamento de água devido à condensação excessiva
- Vazamento na braçadeira embaixo da prateleira do vaso sanitário
- Danos ao mecanismo de drenagem e vedação
- Vazamento na junção do tanque de descarga e da prateleira
- Banheiro com defeito de fábrica
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como funciona um banheiro?
Existem muitas variedades deste acessório de encanamento. Encontrar pendurado E chão projetos. Os primeiros são fixados em uma instalação especial escondida na parede. Os segundos são instalados no chão. Independentemente disso, cada banheiro possui três elementos principais.
O maior elemento estrutural é tigela. Geralmente tem o formato de uma embarcação com o mesmo nome, por isso recebeu esse nome. A parte aberta da peça gradualmente se transforma em um sifão. Este é o nome de um canal curvo que está cheio de água em condições de funcionamento.
Seu diâmetro e forma de curvatura são calculados de forma a permitir a passagem sem obstáculos da quantidade necessária de resíduos. Um selo d'água é formado no sifão, protegendo o ambiente de odores desagradáveis.
O reservatório onde é colocada a água destinada à descarga é denominado cisterna. Pode ter um design e tipo de forro diferentes. Na maioria das vezes é feito de cerâmica, mas pode ser de plástico ou metal.
Os principais elementos do tanque podem ser considerados acessórios de drenagem, válvula de enchimento, mecanismo de drenagem e transbordamento. O mecanismo de drenagem é acionado pressionando um botão ou alavanca, dependendo do modelo do tanque.
Detalhes pensados para garantir o máximo conforto na utilização do vaso sanitário são assento e capa. Na maioria das vezes é feito de vários plásticos, existem modelos em madeira ou versões macias revestidas com espuma de borracha. Você também pode encontrar assentos funcionais. Por exemplo, acessórios para bidê estão embutidos neles.
Tipos de vazamentos e formas de eliminá-los
Água no chão do banheiro é uma surpresa muito desagradável. Seu aparecimento na maioria das vezes provoca vazamento no vaso sanitário.É possível que este seja apenas o sintoma inicial de um processo destrutivo, então a primeira coisa a fazer é desligar o abastecimento de água.
Caso contrário, existe o risco de as comunicações danificadas não suportarem a pressão do fluido e então as consequências da avaria serão muito piores.
Depois disso, você pode começar a procurar a área do vazamento e eliminar o problema. As causas mais comuns de vazamentos incluem:
Rachadura de massa na junção com o esgoto
Isso só pode acontecer com vasos sanitários instalados em argamassa de concreto. Algumas pessoas preferem este método de instalação. Nesse caso, o encanamento é colocado diretamente sobre a solução, e com ele também é vedada a saída do vaso sanitário.
Este é um método de instalação bastante simples e confiável, mas não permite a posterior desmontagem do equipamento e seu reparo também é um pouco mais complicado.
O vazamento, neste caso, ocorre devido ao fato de que, com o tempo, a solução que veda a saída começa a rachar gradativamente. Os restos desintegrados acumulam-se sob o sino. Durante o processo de enxágue, eles são inundados e parcialmente levados pelo líquido. É assim que um vazamento aparece gradualmente.
Para eliminá-lo, é necessário retirar a massa antiga e colocar uma nova. Alguns estão confiantes de que será suficiente selar a argamassa fissurada com uma nova composição.
A prática mostra que esta é uma medida inútil, pois o vazamento será retomado em breve. Para se livrar dele por muito tempo, pegue uma chave de fenda e remova com muito cuidado os restos da solução antiga do soquete.
O procedimento é realizado com cuidado e cuidado.É melhor não aplicar força excessiva, pois o sino pode quebrar facilmente. Em seguida, é feita uma nova junta com selante ou argamassa de cimento. Neste último caso, não é recomendável adicionar areia à composição. Dessa forma a conexão durará mais.
Os trabalhos de reparação em caso de fissuração da massa antiga são realizados da seguinte forma:
Selos danificados na corrugação
Se o vaso sanitário for instalado sobre corrugado, também poderá aparecer vazamento na junção da saída com a tubulação de esgoto. A razão do seu aparecimento é um selo ressecado. A membrana é feita de borracha, que com o tempo perde elasticidade e racha.
Isso faz com que apareçam lacunas entre a saída do vaso sanitário e a vedação, através das quais a água começa a vazar.
Para eliminar um vazamento é necessário desmontar o banheiro. Em seguida, remova o vedante usado e limpe cuidadosamente a sua sede. Em seguida, você deve instalar a nova peça, colocando-a sobre o selante, e instalar o vaso sanitário no lugar.
Esta é a maneira mais confiável, mas também bastante trabalhosa, de eliminar um vazamento. Porém, em alguns casos é impossível utilizá-lo, pois o vaso sanitário não pode ser desmontado.
Você pode fazer isso de forma diferente. Pegue uma chave de fenda e use-a para virar a vedação antiga para o lado. A lacuna resultante é preenchida com selante de silicone. Se você realizar o procedimento com cuidado e cuidado, a conexão será selada de forma confiável e durará bastante tempo.
Rachadura na tubulação de esgoto
Outra causa muito comum de vazamento é um cano rachado. A solução mais correta neste caso é substituir a peça desgastada. Acontece que por algum motivo é impossível fazer isso de imediato, mas o vazamento precisa ser eliminado.
Nesse caso, você pode fechar a rachadura com um remendo improvisado. Para fazer isso, você precisará de uma câmara de ar de bicicleta, que funcionará como ferramenta de reparo. A bexiga de borracha é cortada e enrolada ao redor da seção danificada do tubo.
Deve ser lembrado que o enrolamento é feito sobreposto. Ou seja, cada turno subsequente cobriu o anterior aproximadamente até o meio. A borracha é enrolada levemente para que a conexão fique suficientemente firme. A última volta é apertada com fio de cobre.
Se não tiver, pode levar um de aço, mas é suscetível à corrosão e dura menos. Vazamentos nas conexões podem ser reparados da mesma maneira.O resultado da obra será uma ligação confiável, mas pouco estética, que durará até o próximo reparo.
Rachadura na bacia ou base do vaso sanitário
O que você deve fazer se o vaso sanitário estiver vazando e a bacia estiver quebrada? Este dispositivo precisa ser substituído. No entanto, se por algum motivo isso não puder ser feito imediatamente, a fissura deverá ser temporariamente selada.
Você precisa começar fixando os limites da rachadura. Para fazer isso, são feitos furos passantes nas extremidades do defeito. Agora a rachadura não irá “rastejar” mais. Depois disso, você deve limpá-lo bem por dentro.
Para garantir uma limpeza de alta qualidade, ela é feita com uma rebarbadora. Isso é um dever. Outra ferramenta, como um arquivo, não ajudará aqui.
A seguir, estritamente de acordo com as instruções, prepare o epóxi para o trabalho e sele cuidadosamente a fissura com ele. Depois espere até que a composição seque completamente. Com isso, o equipamento hidráulico perderá seu aspecto estético, mas poderá funcionar por algum tempo.
Se aparecer uma rachadura na base do vaso sanitário, ela não será visualmente perceptível. No entanto, a água vazará constantemente para os vizinhos abaixo. Eles serão os primeiros a perceber o problema. Neste caso, nenhuma medida temporária ajudará. O banheiro terá que ser substituído imediatamente.
Vazamento de água devido à condensação excessiva
Durante a estação fria, pode aparecer uma poça no chão sem vazar. Infelizmente, muitas pessoas não sabem disso e perdem tempo e energia procurando vazamentos. Tudo é muito simples. Água muito fria entra no tanque, causando a formação de condensação.A umidade se acumula, escorre e forma uma poça.
Existem várias maneiras de lidar com um fenômeno desagradável:
- Instalação de um tanque de drenagem, dentro do qual é construído um tanque plástico de água. Esse equipamento custa um pouco mais que o normal, mas nunca aparece condensação.
- Instalação de um trocador de calor, por onde a água aquecerá levemente. O líquido que entra no reservatório não estará mais tão frio que possa formar condensação.
- Desumidificar o ar da casa de banho através da instalação de um eficaz sistema de ventilação forçada.
- Disposição de isolamento térmico do tanque de drenagem. Para isso, o interior do recipiente é coberto com material isolante térmico à prova d'água.
Outra forma de lidar com a condensação é colocar um pano no chão, no local onde costuma acumular água. De tempos em tempos, ele terá que ser espremido e o design da sala não mudará para melhor. Mas é bastante eficaz e praticamente gratuito. Além disso, você só precisará usar um pano em dias frios. Durante a estação quente, não se forma condensação no tanque. Leia mais sobre as causas do embaçamento do tanque e como eliminá-las. Avançar.
Vazamento na braçadeira embaixo da prateleira do vaso sanitário
Tais problemas geralmente surgem em vasos sanitários de modelos mais antigos, onde o tanque e a prateleira eram conectados por um manguito de borracha especial. Com o tempo, a borracha seca e racha. A água começa a vazar nas rachaduras que aparecem.
Para resolver o problema é necessário substituir um manguito desgastado. Isso é muito fácil de fazer. Primeiro você precisa comprar uma nova peça. Neste caso, é aconselhável escolher o produto mais elástico.
Agora você pode começar a trabalhar. Se o abastecimento de água ainda não foi desligado, é necessário fazê-lo. Então você deve esvaziar completamente o tanque. Depois disso, você precisa encontrar os parafusos que prendem a prateleira ao vaso sanitário. Eles precisam ser desparafusados. O próximo passo é remover o manguito. Para isso, é necessário puxar um pouco o tanque para o lado para facilitar o trabalho. Não há necessidade de desconectar a conexão flexível.
O manguito é retirado de seu assento na saída da prateleira e uma nova peça é instalada em seu lugar. Ele precisa ser enrolado, após o qual você pode instalar o tanque. Deve ser fixado no lugar com parafusos de montagem.A nova braçadeira é então desenrolada ligeiramente e puxada sobre a saída do vaso sanitário.
Se durante o uso experimental for observado vazamento no novo manguito, ele será apertado com arame. Isso deve ser feito do lado oposto ao local onde aparece a umidade.
Danos ao mecanismo de drenagem e vedação
Se ocorrer um vazamento na junção do orifício de drenagem do tanque para o vaso sanitário, isso significa que o anel de vedação está desgastado ou o mecanismo de drenagem está quebrado. Para corrigir a situação, são realizadas as seguintes ações:
Vazamento na junção do tanque de descarga e da prateleira
Os banheiros modelo compacto são muito práticos. Sua característica distintiva é uma tigela fundida com uma prateleira sob o tanque. Este último é instalado nele e fixado com parafusos. Se não estiverem apertados corretamente ou se a junta falhar, a conexão irá vazar.
Os parafusos que não estão completamente apertados ou em ângulo podem ser considerados apertados incorretamente. Para resolver este problema, basta apertá-los corretamente.
Mas simplesmente apertar os fixadores na maioria das vezes não ajuda, além disso, só pode agravar o problema aumentando a inclinação dos parafusos. Na pior das hipóteses, o tanque de drenagem simplesmente quebrará. Você precisa fazer o seguinte.
Primeiro, desligue o abastecimento de água e drene todo o líquido do tanque. Então você deve afrouxar os parafusos para que as porcas possam ser desparafusadas manualmente. Em seguida, alinhe os fixadores uniformemente e aperte-os com cuidado. Primeiro com a mão, depois com uma chave inglesa ou um alicate.
Esta é a opção de reparo mais simples. Acontece também que as juntas perderam a elasticidade ou as arruelas metálicas dos parafusos de montagem apodreceram. Em qualquer caso, o tanque precisará ser desmontado e as peças desgastadas substituídas.
O procedimento é bem simples. Primeiro, o abastecimento de água é desligado, a linha flexível é desconectada e o tanque é desmontado. A tampa é retirada, dependendo do modelo, isso é feito de diferentes maneiras.
O mais difícil são os produtos do tipo botão. A seguir, o “interior” do tanque é cuidadosamente desmontado e removido. Ao chegar às gaxetas e fixadores, deve-se removê-los com o máximo de cuidado possível para não danificar o corpo do equipamento.
Os artesãos recomendam que, em casos completamente desesperadores, quando as porcas estão fortemente presas aos parafusos, use uma esmerilhadeira com lâmina de serra ou uma roda de corte fina para serrar os fixadores.
Depois disso você precisa colocar uma nova junta mecanismo de drenagem. Ele é colocado no tanque e apertado com uma porca plástica no verso. Em seguida, substitua as arruelas e juntas de borracha dos parafusos de montagem.Um anel de vedação de borracha é colocado em cada um dos parafusos. Depois disso, eles são parafusados no lugar.
As peças internas são instaladas uma a uma no tanque, depois a linha flexível é conectada e por fim a tampa é montada.
Banheiro com defeito de fábrica
Às vezes surge a pergunta: por que a água flui em um banheiro novo? Infelizmente, em busca da economia máxima ou devido a uma combinação de circunstâncias desfavoráveis, você pode comprar um vaso sanitário com defeito de fábrica. É claro que, em uma loja, o comprador examina cuidadosamente um encanamento e é improvável que compre um acessório com uma rachadura na tigela ou na base. Mas o defeito também pode estar oculto.
Por exemplo, nas profundezas do corpo, na área do sifão, pode haver uma rachadura imperceptível ou uma área não preenchida com esmalte. Nesses casos, um vazamento aparecerá imediatamente após a instalação do vaso sanitário ou pouco tempo após você começar a usá-lo. Será quase impossível eliminá-lo. Apenas substituindo o banheiro.
Portanto, é importante adquirir produtos de fabricantes consagrados e inspecionar cuidadosamente o dispositivo antes de comprar.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como se livrar permanentemente da condensação em uma cisterna de banheiro:
O que fazer quando há vazamento no vaso sanitário:
O que fazer se houver vazamento no tanque de drenagem:
Um vazamento no vaso sanitário pode ocorrer por vários motivos. E em cada caso individual você mesmo terá que procurar. Possivelmente pesquisando causas de vazamento e seu reparo estará além das capacidades de um encanador novato. Então você deve procurar ajuda de especialistas.
No entanto, se desejar, você pode lidar com quase todos os vazamentos sozinho. É importante seguir todas as instruções corretamente e agir com cuidado e cautela.
Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Você encontrou algum bug ou tem informações valiosas que pode compartilhar com os visitantes do nosso site? Deixe seus comentários, compartilhe dicas e tire dúvidas no bloco abaixo.
Recentemente, o banheiro quebrou e o encanador recusou-se a vir antes das férias. Então meu marido teve que consertar sozinho. Para isso, ele consultou vendedores de uma loja de encanamento sobre as características do vaso sanitário e assistiu a diversos vídeos na internet. Trabalhei por alguns dias e acabei consertando sozinho. Se eu tivesse encontrado seu conselho antes, teria sido mais fácil.
Há alguns meses comecei a notar água perto do vaso sanitário e imediatamente percebi que era necessário consertar o problema o mais rápido possível. Após uma inspeção minuciosa, descobri que a ondulação havia falhado e havia surgido uma pequena rachadura. Li informações na internet, assisti muitos vídeos e sites. Comprei uma corrugação nova. A substituição demorou quase um dia inteiro, mas o dano foi reparado.
Percebi que após a lavagem, a água continua a se acumular no tanque e flui constantemente pelo cano de esgoto. O bulbo de borracha e a vedação da válvula de drenagem falharam. É tudo uma questão de uso a longo prazo, a borracha fica mais áspera e inelástica. Reparar peças de borracha não é tão fácil e você pode perder tempo. Então comprei uma lâmpada nova e lacrei na loja. Felizmente, a instalação não requer nenhum conhecimento ou habilidade especial.
Instalamos um novo vaso sanitário e, quase imediatamente após a descarga, um fio de água começou a escorrer por baixo da “perna” do vaso sanitário... O encanador que o instalou se recusa a vir, isso significa o fim do vaso sanitário?