Por que o tanque do vaso sanitário transpira: causas do embaçamento e como eliminá-los
Os banheiros modernos são confortáveis e esteticamente agradáveis, e o interior cheira agradavelmente a produtos perfumados.Para que seja confortável estar no banheiro, são necessários cuidados especiais. Você concorda? A sala deve ser constantemente limpa e os problemas, incluindo a formação de condensação, devem ser eliminados em tempo hábil.
Se a água flui constantemente pela superfície externa do tanque, com o tempo um odor desagradável aparece no apartamento e o encanamento perde sua aparência atraente. Para se livrar da condensação e evitar consequências negativas, você precisa descobrir por que o vaso sanitário do banheiro está suando.
Diremos a você como descobrir e eliminar de forma independente a causa do vazamento do tanque. Recomendações úteis e conselhos de especialistas são apresentados em nosso material. Para maior clareza, é acompanhado de fotografias e vídeos temáticos. Isso o ajudará a chegar à raiz do problema mais rapidamente.
O conteúdo do artigo:
Causas de condensação
Se gotas de água se formam constantemente no tanque do seu vaso sanitário, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar a causa do seu aparecimento.
Uma causa comum de condensação no banheiro é a alta umidade no ambiente. Para normalizar este indicador, é necessário identificar a causa do aumento da umidade.
O aumento da umidade no banheiro pode ser causado por vários motivos:
- O apartamento ou casa contém um grande aquário ou muita vegetação que necessita de rega constante. Nestes casos, o problema pode ser resolvido com a instalação de desumidificadores.
- A lavagem e secagem de roupas são realizadas em volumes significativos, o que é mais observado em famílias numerosas. Recomenda-se pendurar a roupa lavada na varanda ou no quintal.
- A umidade pode se acumular nas superfícies da cisterna e das paredes do banheiro devido a vazamentos em canos ou conexões de esgoto. É urgente identificar e resolver o problema de encanamento.
- A ventilação insuficiente não cumpre as suas funções, pelo que a divisão não consegue secar rapidamente.
- Devido à quebra das válvulas de corte, pode fluir constantemente água fria no tanque, que não tem tempo de atingir a temperatura ambiente e provoca o aparecimento de condensação nas paredes da canalização.
A condensação se forma no tanque do equipamento de encanamento devido ao fato de a temperatura do ar na sala diferir da temperatura da água no banheiro em cerca de 15 graus. Portanto, a superfície externa do tanque começa a embaçar.
Como a água entra no banheiro a partir de um sistema de abastecimento de água localizado no subsolo ou ao ar livre, sua temperatura depende das condições climáticas externas.
As leis da física ajudarão a identificar a fonte original do mau funcionamento.Como você sabe, as correntes de ar quente, em contato com a água fria (no tanque de drenagem), são convertidas em gotículas de umidade. O processo de formação de condensação no tanque pode ser interrompido estudando mais detalhadamente as possíveis causas desse fenômeno e as formas de eliminá-las.
As consequências da condensação no tanque de drenagem
Se, quando aparecerem gotas de água na cisterna do vaso sanitário, não forem tomadas medidas urgentes, aparecerá uma poça d'água sob o encanamento. cheiro desagradável.
No futuro, isso levará às seguintes consequências:
- aumento da umidade no banheiro;
- a ocorrência de mofo e fungos;
- o aparecimento de um cheiro desagradável de umidade;
- o encanamento estará sujeito à corrosão, fazendo com que enferruje e perca sua aparência atraente;
- formação de ferrugem e corrosão, destruição gradual da tubulação de esgoto;
- o tanque e seus parafusos começarão a enferrujar, ficarão inutilizáveis e precisarão ser substituídos;
- apodrecimento dos materiais do piso e do teto, o que pode causar destruição parcial dos tetos.
O problema da condensação no banheiro, à primeira vista, pode parecer insignificante, mas se esse fenômeno for ignorado por muito tempo, podem ocorrer consequências graves.
Umidade, mofo, odor desagradável, desconforto e reclamações dos vizinhos que moram abaixo sobre o aparecimento de manchas no teto são resultados da condensação contínua na superfície da cisterna do seu banheiro.
Além da corrosão dos tubos, existe um problema mais sério.Se você ignorar por muito tempo a formação de poças no chão, então, sob a influência da umidade, ocorre um processo gradual de apodrecimento dos materiais do piso.
Com isso, a água escoa por baixo, provocando processos de apodrecimento de materiais no teto dos vizinhos que moram abaixo. A princípio, aparecerão manchas de umidade no teto. No futuro, é possível a destruição do teto entre os apartamentos.
Se a cisterna do seu banheiro estiver suando, você precisará tomar medidas drásticas imediatamente. Os métodos para lidar com a condensação inestética dependem das razões de sua formação.
Consumo excessivo de água no banheiro
Às vezes, o tanque do vaso sanitário embaça devido ao consumo excessivo de água.Em banheiros onde a descarga é frequente, mais líquido frio entra no tanque, o que aumenta a probabilidade de formação de condensação.
Para resolver este problema você precisa ajustar os acessórios, reduzindo a quantidade de água fornecida ao tanque. Numa família numerosa, a sanita é utilizada com frequência, por isso é melhor comprar uma sanita com descarga regulável ou escalonada.
A minimização da descarga pode ser feita em vasos sanitários equipados com cisterna com mecanismo de descarga de dois botões. Se for utilizado um botão, saem 5 litros de água da cisterna, e se for utilizado o outro botão, aproximadamente 7 litros.
Alguns modelos possuem tanques com dreno aquastop. A tampa possui um botão de controle: na primeira vez que você pressiona, a água começa a escoar e na segunda vez esse processo é interrompido.
Ventilação insuficiente do banheiro
Às vezes, instalar um dispositivo de ventilação ou um suprimento adicional de ar fresco é suficiente para dizer adeus ao problema para sempre.
Como verificar o sistema de ventilação?
Se a cisterna do seu banheiro estiver suando, você precisa verificar com urgência a integridade e a operacionalidade do sistema de ventilação do banheiro. É necessário levar papel, vela ou isqueiro até a grade de ventilação.
O sistema funciona bem desde que o papel grude e a chama queime uniformemente. Se o papel cair ou a chama se apagar, devem ser tomadas medidas urgentes para restaurar a ventilação.
Você pode resolver o problema da condensação constante das seguintes maneiras:
- Limpeza de dutos de ventilação.
- Instalação de ventilador adicional no duto de exaustão.
Uma opção eficaz para eliminar o ar de exaustão e obter um abastecimento limpo é deixar um espaço de 2 cm de altura.
Uma excelente solução é instalar uma válvula de porta multifuncional que permita a passagem do ar para o exterior e ao mesmo tempo bloqueie os odores desagradáveis, evitando que se espalhem pelo espaço habitacional.
Problemático sistema de ventilação pode ser a razão pela qual o tanque está suando. Mas a maioria dos proprietários de áreas residenciais, tentando melhorar a aparência do ambiente, simplesmente cobre as aberturas de ventilação com acabamento. Não há necessidade de fazer isso, uma boa opção é comprar lindas grades decorativas projetadas especificamente para esse fim.
Instalando um ventilador no banheiro
Para interromper o processo de embaçamento do tanque, paredes e piso do banheiro, experimente instalar ventilação forçada no ambiente.
Às vezes, um simples ventilador, que é montado no respiradouro e começa a funcionar quando a luz do vaso sanitário é acesa, pode eliminar a formação de condensação nas superfícies. Se isso não resolver o problema, chame especialistas para instalar sistemas de ventilação mais eficazes.
Se a cisterna do banheiro estiver suando, verifique primeiro a ventilação.Alguns proprietários, para “cultivar” a casa de banho, fecham completamente as aberturas de ventilação existentes.
O consumidor deve ficar atento à grade decorativa, que evitará problemas de ventilação e terá um aspecto esteticamente agradável. Uma maneira de resolver o problema é deixar a porta do banheiro entreaberta.
A instalação de ventilação forçada é frequentemente utilizada em banheiros combinados, que se caracterizam pelo aparecimento de condensação no vaso sanitário, azulejos, teto, espelhos e outras superfícies. Neste caso, é melhor instalar um sistema de ventilação profissional.
A potência do equipamento deve corresponder às condições de operação, então as gotas de condensação deixarão de aparecer.
A instalação de um ventilador axial no exaustor localizado no banheiro é realizada na seguinte ordem:
Para verificar se a ventilação de uma unidade hidráulica está funcionando bem, é necessário fazer uma segunda verificação: acender um isqueiro (vela, fósforo), levar até o buraco e olhar a luz.
Se sair ou entrar no duto de ventilação, o sistema de ventilação está funcionando bem. Se a posição da chama permanecer a mesma ou o desvio for pequeno, outro método deve ser considerado.
Maneiras de lidar com a condensação
Os motivos do excesso de umidade na cisterna do vaso sanitário foram descritos um pouco mais acima. Agora vamos ver as maneiras mais simples de eliminá-los.
Se ocorrer condensação nas paredes do tanque de descarga apenas no verão, tome as seguintes medidas:
Método 1. Reparação de válvulas de corte
Uma causa comum da formação de condensação úmida na superfície externa do tanque é a quebra das válvulas de corte e mecanismo de flutuação. Devido a um mecanismo defeituoso, a água fria dos canos de esgoto flui continuamente para o tanque, sem ter tempo de sedimentar.
Como resultado do movimento dos fluxos de água fria, surge condensação. Se houver medidor, o proprietário do apartamento terá que pagar pelo vazamento.
A maioria dos modelos modernos de encanamento não requer reparos “locais”, portanto os fabricantes não produzem pequenas peças de reposição para eles. Em caso de avaria, terá de adquirir um conjunto de válvulas de corte.
Se você conseguir identificar elementos estruturais defeituosos e fazer reparos no local da avaria, poderá reduzir o consumo excessivo de água fria, o que é importante para habitações com medidor.
Você pode resolver o problema sem conhecimentos de encanamento com a ajuda de um especialista. Se você conhece o princípio de funcionamento do sistema de drenagem, poderá realizar o reparo sozinho, economizando na chamada de especialistas.
Dependendo do modelo do vaso sanitário, existem duas maneiras de resolver o problema - substituição das válvulas de corte ou reparos locais de peças estruturais com defeito.
Método #2. Reparando vazamentos de água
A condensação pode aparecer devido a vários fatores, um dos quais é o vazamento de água. Mais frequentemente, a avaria é causada por mau funcionamento de peças das ferragens e é observada ao encher o recipiente com água fria.
A condensação se forma em qualquer pressão da água, mas o grau de embaçamento do tanque depende da potência da pressão. Para resolver o problema, é necessário ajustar o sistema de drenagem de água ou substituir peças defeituosas.
Se a água fluir livremente para o vaso sanitário em um jato fino, seu volume na caixa de descarga deverá ser constantemente reabastecido. Isso explica o aparecimento de condensação na superfície do tanque, paredes e piso, além do alto consumo de água.
Em alguns casos, a substituição da membrana de borracha do sifão desgastada resolverá o problema. O processo de substituição é assim:
- Toda a água é drenada do tanque;
- a alavanca é fixada de forma que o orifício de drenagem seja fechado com uma válvula e a água não entre no dispositivo;
- o sifão é desmontado separando a peça da alavanca;
- retire a membrana desgastada e substitua-a por uma nova.
Ao final, é colocado o sifão e feito um teste de drenagem.
Se a causa do vazamento do vaso sanitário for uma bóia com defeito, você deverá executar as seguintes etapas:
- remova a bóia do tanque de drenagem;
- despeje a água e deixe secar;
- cole o buraco por onde a água flui;
- instale o flutuador no lugar.
A melhor opção é comprar um flutuador novo, pois uma peça reparada não durará muito. O problema pode ser facilmente resolvido se o vazamento de água for devido ao posicionamento incorreto da bóia.
Para resolver o problema, você precisa abrir o tanque do vaso sanitário e colocar a alavanca na posição normal de operação.
Método #3.Instalando uma cisterna de parede dupla
Os fabricantes de equipamentos hidráulicos desenvolveram modelos inovadores de vasos sanitários equipados com cisterna com sistema de parede dupla. O design da sanita distingue-se pela presença de paredes duplas na cisterna para escoamento da água.
Neste caso, o recipiente plástico adicional localizado em seu interior não entra em contato com as paredes da tigela principal de cerâmica, formando uma almofada de ar. Como resultado, a água mantém uma temperatura ambiente constante.
Uma nova solução de design dos desenvolvedores de encanamento facilita a solução do problema de embaçamento no tanque do vaso sanitário. Para a maioria dos compradores, esses modelos são inacessíveis - são várias vezes mais caros que o custo dos banheiros padrão. Portanto, alguns artesãos caseiros fazem paredes duplas no tanque de drenagem.
É melhor tratar as paredes internas da tigela com materiais impermeabilizantes líquidos, por exemplo, mástique. Os materiais colados são menos eficazes e duráveis.
Método #4. Isolamento térmico da cisterna
Você pode isolar as paredes do tanque de drenagem da ação da água fria usando materiais isolantes de calor que estão firmemente colados dentro do tanque.
No processo de instalação de isolamento térmico em um tanque ou tubulações, são utilizados materiais isolantes especiais e meios improvisados. Neoprene ou espuma de poliestireno expandido são frequentemente usados como isolamento.
O isolamento térmico evita que as paredes do dispositivo de drenagem entrem em contato com água fria.
Para obter o resultado desejado, você deve realizar uma série de ações:
- Desligue o abastecimento de água do encanamento.
- Desconecte a mangueira que fornece água ao sistema de drenagem.
- Remova o tanque de drenagem de água.
- Desmonte todos os elementos localizados no meio do recipiente de drenagem.
- Lave e seque o recipiente.
- Recorte o forro do material isolante térmico (espalhe-o sobre uma superfície plana, coloque o tanque sobre ele, circule o fundo ao longo do perímetro e corte a peça de trabalho).
- Coloque a peça resultante dentro do recipiente e pressione firmemente.
- Meça a altura interna das paredes (do revestimento até a borda superior do tanque).
- Meça o perímetro das paredes, acrescentando uma margem de 100 mm.
- Coloque o padrão no meio do recipiente. Como a junta irá se sobrepor, você precisa pressionar a peça de trabalho contra a parede e fazer um corte direto.
- Obtenha os espaços em branco para posterior montagem.
- Aplique selante na parte inferior perto dos orifícios das conexões.
- Coloque o fundo em seu lugar.
- Aplique cola nas laterais do recipiente e coloque o revestimento interno.
- Use silicone para preencher a junta vertical.
- Sele a junta entre as paredes e o fundo com selante.
- Após 24 horas, você pode fazer furos para reforço e aplicar selante nas bordas.
- Instale todos os elementos no lugar.
Deve-se ter em mente que o isolamento térmico da cisterna do vaso sanitário nem sempre é capaz de resolver o problema de embaçamento do encanamento
Outras maneiras de lidar com a condensação
Outra solução para o problema atual de alta umidade no banheiro é adquirir um desumidificador.
O princípio de funcionamento do aparelho elétrico: um potente ventilador direciona um fluxo de ar úmido para uma câmara de resfriamento especial, onde ocorre o processo de condensação da umidade e sua separação em um recipiente especial. Em seguida, o ar seco é aquecido e devolvido com sucesso ao banheiro.
Além dos métodos acima de combate à educação condensação no tanque e outras superfícies, os especialistas sugerem considerar a possibilidade de instalação de toalheiros aquecidos.
Outro método simples, mas eficaz, de eliminar o processo de formação de umidade no banheiro é aumentar a temperatura da água que entra constantemente no sistema sanitário doméstico.
Para começar, é recomendável tentar isolar adequadamente as tubulações de esgoto. Se esta técnica não ajudar, você pode instalar uma caldeira especial projetada para aquecer a água do tanque de drenagem até a temperatura ambiente.
Se você não conseguir identificar por que o tanque do vaso sanitário está suando constantemente e remover a condensação sozinho, entre em contato com encanadores profissionais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Isolamento térmico faça você mesmo de uma cisterna de banheiro:
Vídeo nº 2. Instalação e instalação de tanque duplo:
Vídeo nº 3. Razões para a formação de condensação no tanque e nas tubulações de água fria e formas de eliminá-la:
Apresentamos as possíveis razões para a formação de condensação no banheiro e listamos formas eficazes de resolver este problema.Se você não tiver a oportunidade de comprar e instalar um sistema de ventilação profissional caro, tente ventilá-lo com mais frequência.
É necessário monitorar constantemente o estado do encanamento e responder rapidamente ao aparecimento de condensação e poças no banheiro. Assim, o problema do embaçamento dos encanamentos desaparecerá e durará muitos anos, e ir ao banheiro será confortável.
Por favor, escreva comentários. Você pode falar sobre como lidou com a condensação que caiu no tanque no bloco localizado abaixo. Aqui você pode fazer perguntas e compartilhar recomendações úteis.
Também enfrentei o mesmo problema quando me mudei para uma casa particular. Gotas de água apareciam constantemente no vaso sanitário, o que por sua vez atraía poeira. Mas o problema desapareceu sozinho assim que um bom capô foi instalado. Acontece que isso se deveu à alta umidade da casa. Então nem sempre o problema está no próprio banheiro, pode haver outros motivos, como o meu.
Também notei que o tanque do meu vaso sanitário costuma embaçar, mas de alguma forma não dei muita importância a esse fato. Como descobrimos mais tarde, a razão para isso não foi apenas lavar e secar uma grande quantidade de roupa, mas também uma ventilação de má qualidade no banheiro. O problema foi resolvido com a ajuda de um desumidificador de ar, evitando assim as consequências da condensação.
Em casa sempre havia um tanque embaçado. No início não dei muita importância a esse problema, mas quando as gotas começaram a cair no chão percebi que algumas medidas precisavam ser tomadas. Parei de secar roupas no banheiro (banheiro e banheira juntos) e comecei a ventilar o ambiente mais ativamente. Mas o resultado foi completamente invisível.Acabei comprando um desumidificador e o problema desapareceu.
Eu também encontrei recentemente esse problema. Acontece que a ventilação estava entupida. Mas o problema é que a casa tem vários apartamentos e tivemos que sobrecarregar a habitação e os serviços comunitários chamando os especialistas em avarias. Claro que é mais fácil com uma casa particular.