Ventilação no banheiro e lavabo: princípio de funcionamento, diagramas típicos e características de instalação
A casa de banho e o WC são divisões em processo de arrumação que, antes de mais, é necessário pensar em organizar uma troca de ar intensiva. Isto se deve à natureza específica do funcionamento das instalações higiênicas.O ar poluído e superumidificado deve ser removido livremente e substituído por uma porção nova.
Diremos como a ventilação deve ser organizada no banheiro e no toalete de acordo com os códigos e regulamentos de construção. No artigo que apresentamos, são analisadas detalhadamente as opções de organização da ventilação testadas na prática. Os que fazem você mesmo encontrarão manuais de instalação detalhados aqui.
O conteúdo do artigo:
- Por que a ventilação é necessária?
- Requisitos e padrões sanitários
- A diferença entre ventilação natural e ventilação forçada
- Cálculo do desempenho ideal
- Classificação dos exaustores
- Critérios básicos para escolha de equipamentos
- Funções adicionais do equipamento
- Componentes e materiais do sistema
- Instalação de ventilação no banheiro e lavabo
- Recomendações de especialistas experientes
- Regras para operar o sistema de exaustão
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Por que a ventilação é necessária?
A opinião de que a ausência de duto de ventilação no banheiro e no vaso sanitário só levará ao embaçamento dos espelhos é fundamentalmente errada. O principal problema é o aparecimento de fungos (na maioria das vezes podem ser vistos nas costuras entre os ladrilhos) e ferrugem na superfície de equipamentos e móveis.
Muitas vezes, é devido a um sistema de ventilação projetado incorretamente que a corrosão afeta as partes funcionais da máquina de lavar, causando sua quebra. A lista de problemas que leva à falta de trocas aéreas intensivas não termina aí. Como resultado, a má ventilação terá um efeito prejudicial na saúde dos residentes.
Requisitos e padrões sanitários
Existem normas especiais que devem ser seguidas ao organizar a troca forçada de ar em ambientes com altos níveis de umidade. No mínimo, você precisa garantir um fluxo de ar fresco de 6 a 7 m3/hora para cada metro cúbico de banheiro e cerca de 8-10 m3/hora - para um banheiro ou banheiro combinado.
A diferença entre ventilação natural e ventilação forçada
Existe ventilação natural e forçada. No primeiro caso, a troca de ar é garantida pela circulação de massas de ar pelas aberturas de portas e janelas. Há cerca de um século, a ventilação natural era considerada o método mais eficaz.
Hoje, não é capaz de fornecer um nível suficiente de troca de ar, por isso é usado apenas para entrada. Para ventilar totalmente o ambiente, escolha a opção forçada. Afinal, ninguém quer abrir uma janela por muito tempo no inverno e deixar sair o calor.
A organização da ventilação forçada envolve a instalação de um exaustor. Graças a isso, você pode reter um calor precioso, remover o excesso de umidade e encher o ambiente com ar fresco e limpo em questão de minutos.
Cálculo do desempenho ideal
Antes de ir à loja e adquirir equipamentos para instalação de ventilação forçada em vasos sanitários e banheiros, é necessário fazer alguns cálculos.Para selecionar o equipamento com desempenho ideal, você precisa saber o volume exato e o tipo de ambiente.
Cada quarto tem sua própria taxa de câmbio aéreo. Esta característica mostra quantas vezes o ar da sala deve ser totalmente renovado por unidade de tempo (geralmente uma hora). Como o banheiro e o lavabo são considerados um dos locais mais úmidos de qualquer apartamento ou casa, recomenda-se uma taxa máxima de troca de ar de 10.
Para calcular o desempenho ideal sistema de exaustão, você precisa calcular o volume da sala. Para fazer isso, multiplique a área da sala pela altura dos tetos.
A seguir, o valor obtido é multiplicado pela taxa de câmbio aéreo. O resultado do cálculo é a potência mínima do sistema de exaustão do banheiro e lavabo (m3/hora).
Você também deve fornecer imediatamente aberturas para o fluxo de ar. Para fazer isso, você pode deixar um espaço de até 2 cm entre o chão e a porta, instalar grades especiais na parte inferior das portas do banheiro e do vaso sanitário ou fazer você mesmo furos. Mas a última opção não parece a mais atraente.
Classificação dos exaustores
Ao planejar a instalação de um sistema de ventilação, atenção especial deve ser dada ao princípio de seu funcionamento e aos componentes individuais. Afinal, a produtividade, o nível de ruído dos equipamentos, o custo de instalação e a durabilidade dependem disso.
Para a evacuação forçada do ar de exaustão da sala, são utilizados três tipos de ventiladores:
- diametral;
- axial;
- radial.
O primeiro tipo de dispositivo é projetado para funcionar em pistolas de ar quente e sistemas de ar condicionado. Portanto, não é adequado para organizar a ventilação no banheiro e no toalete. Resta escolher entre dois outros tipos.
A principal diferença entre os modelos axiais e os radiais é o baixo custo e a alta potência. Mas o dispositivo fará muito barulho. Um ventilador axial é um impulsor ao qual as pás são fixadas. O sistema é acionado por um motor elétrico.
Já nas unidades radiais, seu funcionamento é baseado na ação da força centrífuga. Devido à rotação do impulsor junto com as pás, as massas de ar se movem.
Neste caso, é possível alterar a inclinação das pás, reduzindo assim a quantidade de energia consumida pelo aparelho e diminuindo o nível de ruído que ele produz. Com modelos populares fãs silenciosos, destinado à instalação em banheiros, irá familiarizá-lo com o artigo por nós recomendado.
Critérios básicos para escolha de equipamentos
Os fabricantes oferecem uma gama simplesmente enorme ventiladores para sistemas de exaustão. Portanto, não é de surpreender que todo comprador despreparado caia em estupor e nem saiba o que pedir.
Ao comprar um exaustor para banheiro e lavabo, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- Diâmetro do duto. Dependendo desta característica, o fan pipe é selecionado. Via de regra, os modelos padrão têm diâmetro de 150, 125 ou 100 mm.
- Presença/ausência de dutos de ar, bem como sua localização na sala. Esses critérios influenciam o local onde o ventilador será instalado.
- Poder. As características são importantes na escolha, para que no futuro o equipamento de exaustão cumpra as funções que lhe são atribuídas.
- Presença de proteção contra umidade. Este indicador está marcado com as letras latinas IP. O valor mínimo exigido para uma unidade hidráulica é IP30, mas é melhor gastar um pouco de dinheiro e encomendar um aparelho com IP44. Neste último caso, ficará alojado em uma caixa especial lacrada, protegida de umidade e respingos.
- Nível de ruído. Poucas pessoas prestam a devida atenção a esta importante característica, mas em vão. Afinal, um sistema de exaustão silencioso tornará mais confortável estar no banheiro e no toalete.
Levando em conta essas sutilezas, você pode escolher um modelo que seja barato e satisfaça todos os seus desejos.
Funções adicionais do equipamento
Uma excelente solução seria encomendar um ventilador com funções adicionais. Na maioria das vezes, os compradores preferem modelos com temporizador integrado.
Neste caso, o usuário pode sair das configurações de fábrica ou programar o funcionamento do aparelho de forma independente, alterando o tempo de funcionamento, atraso de início, etc. Graças a isso, é possível automatizar o processo de ventilação do vaso sanitário e do banheiro.
Dispositivos com temporizador integrado são bastante caros. Portanto, a sua escolha deve ser feita com total responsabilidade. Os produtos da Maico provaram ser os melhores.Este fabricante oferece vários modelos equipados não só com temporizador, mas também com outras funções adicionais.
Ventiladores que permitem alternar a carga base ajudarão a economizar energia. Ou seja, a unidade pode operar em dois modos: metade da capacidade e potência total, quando é necessário refrescar o ar do ambiente no menor tempo possível. Graças a esta função, o ruído do sistema de ventilação é significativamente reduzido e economiza-se energia.
Qualquer especialista preferirá um dispositivo com sensor de umidade integrado. Sua peculiaridade é que ele liga apenas por sinal do higrômetro embutido. Graças a esta função, economiza-se energia e não há necessidade de tomada elétrica separada para o ventilador ou de conexão do aparelho a um interruptor de luz.
Componentes e materiais do sistema
Hoje, a ventilação é montada a partir de dutos de ar seção transversal redonda ou retangular. Via de regra, são feitos de metal ou plástico. Esses elementos são montados atrás de um teto suspenso.
Se estamos falando de banheiros e lavabos em um apartamento pequeno, então nesse caso o duto de ventilação é um orifício na parede onde é inserido um ventilador. Nesse caso, não há sentido ou necessidade de projetar um sistema complexo e ramificado.
Quanto às casas particulares, a ventilação delas é construída a partir dos seguintes elementos:
- Dutos de ar. É muito mais conveniente instalar dutos de ar retangulares. Eles cabem de forma compacta sob o teto e não ocupam espaço extra.São tubos cujo comprimento pode ser de 2, 1 e 0,5 m.
- Fã. Um dispositivo montado em superfície ou embutido é usado. O último tipo é melhor utilizado em sistemas ramificados e complexos. Os modelos suspensos são recomendados para ventilar um ambiente.
- Cotovelos giratórios. No caso de tubos retangulares, as curvas rotativas podem ser verticais ou horizontais.
- Acoplamentos. Esses elementos são usados para conectar seções retas do sistema de ventilação.
- Válvulas de retenção. Eles são projetados para evitar a entrada de ar e insetos na mina.
Durante o processo de instalação, você também precisará de fixações. É muito mais conveniente usar elementos prontos. Eles simplificarão muito o processo de instalação e acelerarão o trabalho.
Em caso de erro de projeto ou funcionamento insuficientemente eficiente do sistema de ventilação do banheiro e lavabo de uma residência particular, o problema pode ser eliminado com a instalação válvula de ventilação de exaustão na parede. As características de escolha do dispositivo especificado e as regras de instalação são fornecidas no artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Instalação de ventilação no banheiro e lavabo
Antes de iniciar os trabalhos de instalação, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Em primeiro lugar, é necessário comparar o diâmetro do dispositivo de exaustão com o tamanho do eixo.
Se o orifício de ventilação for grande, um tubo de plástico ou corrugado será inserido nele. Neste caso, os vazios devem ser vedados com espuma de poliuretano. Se a entrada do poço de ventilação for menor, ela pode ser ampliada com um martelo perfurador.
Determinando o local de instalação
Para que a ventilação forçada seja o mais eficaz possível, não basta adquirir equipamentos potentes. É igualmente importante escolher o local de instalação correto.
Porque exaustor no banheiro foi projetado para retirar o ar quente e úmido, a solução ideal seria instalá-lo na parte superior da parede, que fica em frente à porta.
É importante organizar o fluxo para a divisão - terá de construir uma grelha especial na parte inferior da porta ou deixar um vão regular por baixo da porta (uma forma mais económica). Essas opções permitirão que o ar fresco flua da área de estar para o banheiro.
Diagnóstico do estado do duto de ventilação
Se está a pensar remodelar uma casa de banho ou WC, então antes de iniciar qualquer obra deverá realizar diagnóstico de dutos de ventilação de maneiras acessíveis aos proprietários.
Em primeiro lugar, verifica-se a tração, para a qual se encosta uma folha de papel comum, um fósforo aceso ou um isqueiro no eixo. Se o papel grudar na grade de ventilação e a chama se inclinar em direção ao duto, é um bom sinal.
Selecionando um diagrama de conexão de dispositivo
Se considerarmos um apartamento padrão em um prédio novo, então na grande maioria dos casos a ventilação natural não é suficiente para remover todo o excesso de umidade do banheiro. A única exceção é uma casa particular, cujo banheiro tem janela.
Mas ao instalar a ventilação forçada, a questão é: por quanto tempo o exaustor deve funcionar? Muitas vezes, os proprietários de apartamentos conecte o ventilador ao interruptor de luz. Isso significa que o aparelho poderá funcionar exatamente enquanto a pessoa estiver no banheiro. Isto pode não ser suficiente.
O segundo método baseia-se na conexão do ventilador a um switch separado. Mas neste caso, o usuário esquecerá de ligar/desligar o aparelho. Portanto, uma solução adequada seria instalar um ventilador com sensor de umidade. Esses dispositivos funcionam de forma autônoma e removem o excesso de umidade do banheiro sem intervenção humana.
Detalhes de instalação do ventilador
Antes de iniciar a instalação do sistema de ventilação, você deve ler as instruções que acompanham os dispositivos. Na grande maioria dos casos, todo o processo de instalação é descrito detalhadamente no encarte. Isso simplificará e acelerará muito o trabalho.
A etapa mais trabalhosa é a instalação e conexão do ventilador.
Se não houver recomendações do fabricante ou não houver tradução para seu idioma nativo, você deverá executar as ações na seguinte sequência:
- Remova a tampa frontal.
- Nas áreas onde o ventilador fica adjacente à parede, é necessário aplicar cola polimérica, silicone ou pregos líquidos. Todos os métodos de montagem acima são perfeitos, uma vez que os dispositivos de exaustão são geralmente feitos de plástico e, portanto, são leves. Portanto, unhas líquidas serão suficientes.
- Insira o ventilador de forma que sua parte funcional (motor elétrico e roda com pás) fique totalmente “encastrada” na parede.
- Pressione firmemente o corpo da unidade para que o adesivo tenha tempo de endurecer.
- Instale uma rede mosquiteira. Este elemento protegerá contra a entrada de vários insetos e detritos na sala pelo duto de ventilação.
- Fixe a tampa frontal usando parafusos autoatarraxantes ou buchas incluídas no kit.
A última etapa é a colocação do cabo e a ligação do sistema de ventilação à rede elétrica.
A ventilação forçada aumenta significativamente o volume de ar removido da sala. Mas como a tampa frontal bloqueia uma parte considerável do canal quando o dispositivo é desligado, a vazão diminui várias vezes. Por causa disso, seu desempenho cai significativamente.
O problema acima é resolvido com a instalação de uma grade de entrada de ar. Isso ajudará a restaurar o desempenho normal. O segundo método é deixar um pequeno espaço (1-3 cm) entre a tampa frontal e a parede. O ar será sugado para o espaço resultante e a ventilação funcionará normalmente.
Erros comuns de instalação
Se um artesão inexperiente instala um sistema de ventilação, muitas vezes surgem situações em que, após a conclusão da obra, o seu desempenho não satisfaz os desejos dos residentes ou não é eficiente.
A razão para isso é devido a erros durante a instalação. Para evitar problemas básicos, você precisa conhecer algumas nuances.
Os erros mais comuns encontrados ao instalar um sistema de ventilação são:
- o canal está projetado incorretamente, o que dificulta significativamente a movimentação do ar;
- os ventiladores fazem muito barulho durante a operação;
- o aperto da conexão do eixo está quebrado;
- O sistema de ventilação passa pela sala e seu ruído atrapalha a vida normal da família.
Se o projeto não foi feito corretamente, certamente surgirão os problemas listados acima. Porém, para corrigi-los, muitas vezes é necessário refazer completamente o sistema de ventilação.
Você pode seguir o caminho mais fácil. Por exemplo, para reduzir o ruído, recomenda-se a utilização de absorvedores de ruído. Quanto a aumentar o desempenho da ventilação, para isso será necessário instalar um novo exaustor mais potente e verificar a qualidade do fluxo de ar que entra no banheiro e no vaso sanitário.
Recomendações de especialistas experientes
Será útil para quem se depara pela primeira vez com a organização da ventilação no banheiro e no lavabo se familiarizar com dicas de profissionais experientes.Em primeiro lugar, eles recomendam garantir um fluxo normal de ar fresco na sala. Caso contrário, o funcionamento do exaustor não terá sentido.
Não há necessidade de comprar sistemas caros e volumosos. Gastar enormes quantias de dinheiro nem sempre é a melhor solução. Basta selecionar os dispositivos de maneira correta e competente, então mesmo os modelos baratos farão um excelente trabalho com a ventilação do ambiente.
Se a casa tiver ar condicionado, ionizador, purificador, umidificador doméstico e dispositivos semelhantes, ainda é necessário instalar ventilação. Afinal, nenhum dos dispositivos listados acima fornece um fluxo de ar fresco para os espaços residenciais.
Regras para operar o sistema de exaustão
Para que o equipamento funcione o maior tempo possível, é necessária a realização regular de manutenções preventivas. Afinal, poeira e sujeira se acumulam nas pás do ventilador com o tempo. Isso não permite que o dispositivo funcione em suas capacidades máximas e forneça uma troca de ar decente. Além disso, se a limpeza não for realizada em tempo hábil, o dispositivo poderá falhar.
A manutenção preventiva inclui a inspeção regular do sistema de ventilação quanto a bloqueios e a lavagem das pás do ventilador. Esta abordagem permitirá que você respire sempre ar fresco e limpo, mesmo em uma casa moderna e altamente hermética.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1: Segredos para instalar exaustores no banheiro e no vaso sanitário:
Vídeo nº 2: Criando ventilação separada no banheiro e no toalete:
A instalação de um sistema de ventilação forçada permite resolver o problema de ventilação dos ambientes, que é premente nas casas e apartamentos modernos. Raramente é instalada janela em banheiros e lavabos, portanto a única solução correta e razoável seria fornecer artificialmente uma troca de ar intensa instalando um ventilador no sistema.
Você gostaria de compartilhar sua experiência pessoal ao organizar a ventilação em um banheiro adjacente ou separado? Você tem informações interessantes que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos sobre o tema no bloco abaixo.
Em geral, a ventilação desempenha um papel importante no banheiro, por isso abordamos esse assunto com responsabilidade. Moramos em uma casa particular e não queríamos instalar janela. Artesãos experientes foram chamados para isso. O exaustor foi forçado e, ao acender as luzes, também começa a funcionar. Agora quase não há umidade no banheiro, não vemos mofo, mas custou muito dinheiro.
Não me preocupei muito, não calculei o tamanho da sala, etc. As características dos ventiladores indicam quanta área eles podem cobrir, e isso é suficiente, principalmente se o banheiro for padrão. Comprei uma ventoinha axial com timer, que liga várias vezes ao dia durante 10 minutos. Isso é suficiente para manter o ar fresco, mas pouca energia elétrica é consumida e o ruído das pás não atrapalha.