Como verificar a ventilação de um apartamento: regras para verificar os dutos de ventilação
Em ambientes urbanos, as pessoas passam a maior parte do tempo em ambientes fechados.A falta de ar fresco ameaça uma diminuição do desempenho e uma deterioração do bem-estar.
E se somarmos a isso a presença constante de odores estranhos, mofo, umidade, mofo nos cantos? Saber verificar a ventilação de um apartamento evitará que você leve a situação ao extremo.
Descrevemos em detalhes todos os métodos testados na prática para testar a eficiência dos sistemas de ventilação. Aqui você encontrará informações úteis sobre o dispositivo e opções para melhorar a ventilação. As informações são complementadas por ilustrações visuais e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
- Verificando a tiragem nas aberturas de ventilação
- Razões para falta de fluxo de ar
- Solução de problemas de dutos de ventilação
- Auditoria programada de ventilação de prédios de apartamentos
- Problemas na operação de um sistema em funcionamento
- Os caprichos da ventilação nos andares mais altos
- Limpeza de dutos de ventilação
- Métodos para otimizar a ventilação em um apartamento
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Verificando a tiragem nas aberturas de ventilação
Vamos cortar várias tiras de papel fino com 20 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura e trazê-las uma a uma até as aberturas de ventilação do apartamento a uma distância de 5 a 7 cm. Com ventilação normal, as pontas das tiras devem tocar o borda da ventilação, mas não seja puxado para dentro dela.
Digamos que uma tira de papel quase não seja atraída pela ventilação, não se desvie ou se desvie na direção oposta. A ventilação é definitivamente ruim, mas precisamos descobrir o que há de errado - ou os dutos de ventilação estão entupidos, ou não há fluxo de ar.
Abrimos a porta e a janela e repetimos a experiência com o pedaço de papel. Se desta vez a tira for puxada para dentro do respiradouro, o poço de ventilação está em ordem, mas caso contrário é necessário procurar a causa do seu mau funcionamento.
O mesmo pode ser verificado com a chama de um fósforo, isqueiro ou vela, ou fumaça de cigarro, mas isso é altamente desaconselhável. A probabilidade de vazamento e acúmulo de gás no poço de ventilação é pequena, mas um pedaço de parede rompendo com os vizinhos é o mínimo das graves consequências que podem ocorrer neste caso.
A ventilação não é apenas verificada de acordo com o critério “sim/não”, mas também a velocidade do movimento do ar no duto de ventilação é medida com um anemômetro.
A sequência de ações é a seguinte:
- registramos as leituras do instrumento;
- o resultado da medição e o tamanho da seção transversal da grade de ventilação são inseridos na fórmula abaixo;
- obtemos a quantidade de ar através da qual o sistema de ventilação passa (m cúbicos/hora).
Fórmula para cálculo:
Q = V * S *3600
- Q – volume de ar em metros cúbicos. m/hora;
- V – velocidade do fluxo de ar em m/s (medida com anemômetro);
- S – área da seção transversal da abertura de ventilação em m2 (medimos com fita métrica).
O padrão para uma cozinha com fogão elétrico é de 60 metros cúbicos. m/hora, para banheiro - 25 metros cúbicos. m/hora. As medições devem ser feitas com uma variação de temperatura de pelo menos 13-15ºС (por exemplo, fora de +7ºС e no apartamento +21ºС). A temperatura externa não deve exceder + 5-7ºС.
À medida que fica mais quente, a ventilação piora e o teste não será confiável. Quanto mais o ar externo aquece, maior é o erro de medição.
Se o termômetro do apartamento mostra mais, e naquele momento está menos lá fora, o ar interno sai do ambiente pelo duto de ventilação para cima, porque é mais leve e mais quente. Mas à medida que as temperaturas se equalizam, a tiragem no canal enfraquece. Quando, por exemplo, está +22ºС no apartamento e +32ºС fora das janelas, o ar interno menos aquecido fica embaixo e não entra no duto de ventilação.
Nos dias quentes de verão, mesmo absolutamente seguro ventilação natural para de enfrentar ou passa a trabalhar na direção oposta. Mas isso não é motivo para considerá-lo defeituoso.
Em nossos prédios de apartamentos, a ventilação de insuflação e exaustão é instalada de acordo com o princípio de funcionamento gravitacional. Funciona de acordo com as leis da física: as massas de ar entram espontaneamente nas instalações e são expelidas pelo duto de exaustão.
Métodos e recursos dispositivos de ventilação de ar fresco analisado escrupulosamente em um dos artigos populares do nosso site.
Razões para falta de fluxo de ar
Assim, a verificação da tiragem mostrou que as passagens de ventilação estão livres, mas o ar do apartamento fica estagnado, o fedor da cozinha e, pior ainda, o aroma do banheiro não desaparecem.
O facto é que a ventilação da maioria dos nossos apartamentos foi inicialmente concebida para permitir que o ar fresco flua naturalmente através das antigas estruturas de janelas e portas de madeira devido ao ajuste solto dos caixilhos e à presença de fissuras.
E agora são usados materiais de construção de alta densidade completamente diferentes, vários materiais de isolamento, selantes e janelas de plástico. Nós nos esforçamos para aquecer nossas casas com proteção contra ruídos externos e frio, mas no final bloqueamos nosso fluxo de ar.
Janelas de plástico e portas de entrada de metal obstruem tanto a sala que ela se torna hermética.
O ar não passa, não há corrente de ar nas aberturas de ventilação. É especialmente ruim no inverno, quando as janelas não são abertas nem para ventilação, para não resfriar os ambientes. Mas o problema é fácil de resolver.
Basta abrir um pouco a janela e o ar começará a fluir pelo vão resultante. Ele caminhará pelo apartamento e chegará às aberturas de ventilação, que geralmente ficam na cozinha e no banheiro.
Infelizmente, no inverno, se ventilarmos as nossas casas, é de uma forma diferente. Abrimos todas as janelas ao mesmo tempo, mas por pouco tempo. Ao mesmo tempo, o ar é totalmente renovado, o apartamento não tem tempo para esfriar, mas a ventilação ainda não funciona e não vai funcionar.
E no verão? Não vai melhorar nos meses de verão, pois no inverno a ventilação natural é forçada a funcionar pela diferença de temperaturas (interna e externa), e quando essas temperaturas se equalizam no verão, o movimento dos fluxos de ar cessa.
Solução de problemas de dutos de ventilação
A primeira coisa que vem à mente são os dutos de ventilação entupidos. Remova a grelha de janela de ventilação e dê uma olhada nisso. O lixo encontrado ao seu alcance pode ser varrido manualmente ou coletado com aspirador de pó.
A retirada do lixo diretamente do duto de ventilação é tecnicamente difícil e esse tipo de ação independente é proibida para particulares.
Se você suspeitar de obstrução dos dutos de ventilação, deverá chamar especialistas através da sociedade gestora, que possuem os instrumentos e ferramentas de diagnóstico necessários.
Os destroços encontrados contêm muitos resíduos de construção. Construtores inescrupulosos, quando envolvidos em reparos e reformas, muitas vezes despejam lixo deliberadamente no duto de ventilação, sem se preocupar em levá-lo para o pátio.
O resultado é um duto de ventilação bloqueado. A sociedade gestora também deve estar envolvida na identificação de tais violações. Mas mesmo sem isso, a cada ano sucessivo de operação, a sujeira nas paredes estreita o lúmen do duto de ventilação e a tiragem enfraquece. A poeira se acumula no sistema de ventilação e formam teias de aranha. As folhas voam de cima para dentro da mina e os pássaros caem nela.
Isto também é facilitado pelos danos que ocorrem devido ao encolhimento da fundação, fissuras nas paredes e outras consequências do inevitável envelhecimento do edifício. Canais entupidos não dão conta da tarefa.
Auditoria programada de ventilação de prédios de apartamentos
Porque dutos de ventilação são comuns à casa, o seu funcionamento é assegurado por uma entidade gestora, cujos representantes são obrigados a verificar o estado da ventilação e, se necessário, a limpar os poços e a repará-los com base numa licença ou a celebrar os acordos necessários com empresas especializadas.
As regras para verificar a ventilação fornecem respostas para muitas perguntas:
- com que frequência os dutos de ventilação são verificados?
- a presença de correntes de ar deve ser verificada nos apartamentos ou basta inspecionar apenas o duto de ventilação;
- A frequência das verificações de ventilação em banheiros e cozinhas é a mesma?
- A entidade gestora é responsável ou o proprietário é responsável pela verificação da minuta do apartamento?
Em prédios de apartamentos, os dutos de ventilação são verificados 1 a 2 vezes por ano - isso depende se há aparelhos a gás ou se é usada apenas eletricidade. Se houver gás, a ventilação é verificada duas vezes - no verão e no inverno. Caso sejam identificados problemas graves, é proibido o uso de aparelhos a gás até que sejam corrigidos.
Você não pode alterar, reparar ou melhorar arbitrariamente ventilação no apartamento, uma vez que está interligado com o sistema social. Todas as ações são coordenadas com os serviços competentes.
Problemas na operação de um sistema em funcionamento
Acontece que a ventilação funciona por muito tempo, permanecendo funcional, e então para repentinamente ou começa a soprar ar na direção oposta. Na verdade, se descartarmos todas as razões descritas acima, verifica-se que os problemas de ventilação não param por aí.
Vejamos como funciona a ventilação natural de um prédio de apartamentos com duto coletor vertical.
O poço de ventilação principal vai do primeiro andar ao sótão. Todos os apartamentos estão equipados com condutas de ventilação individuais (mangas ou canais satélite).
Cada um deles sobe um andar a partir da ventilação de um determinado apartamento e é inserido no duto principal logo abaixo do mesmo duto de ventilação individual pertencente ao apartamento do andar superior.
O ar do apartamento passa por um canal de satélite para um poço comum e de lá segue para o sótão e de lá para a rua. Esses canais de satélite alimentam o fluxo geral e, se o ar parar de fluir através deles, seu volume e velocidade de movimento através do eixo principal também diminuirão.
Uma mangueira que pare de funcionar em um apartamento não desativará toda a ventilação ao longo do riser em um prédio de 5, 9 ou 16 andares. Mas quanto mais apartamentos saem do sistema de ventilação geral, mais fraco ele é. Tendo atingido um limite crítico, a ventilação falha: o fluxo de ar que chega ao nível do sótão é tão fraco que não consegue avançar mais.
Além disso, desce, e as mangas dos canais dos dois últimos andares são as primeiras a puxá-lo para trás. Para proteger os andares superiores da corrente de ar reversa, canais individuais conduzem diretamente ao telhado. Mas é necessário descobrir por que o fluxo de ar no duto de ventilação é reduzido em apartamentos individuais.
Consideremos uma habitação de dois ou três quartos em que a cozinha e a casa de banho/WC estão separadas em extremidades diferentes e, portanto, são construídas duas condutas de ventilação independentes. Um serve a cozinha e o outro serve o banheiro. Este par de canais puxa o ar viciado do apartamento para o sistema de ventilação, substituindo-o por ar fresco.
Apenas o fluxo de ar externo é considerado correto. A substituição generalizada de caixilhos de madeira de baixa qualidade, mas respiráveis, por janelas com vidros duplos perturba o processo de circulação. Eles não permitem a passagem de ar; abrir temporariamente as janelas para ventilação não ajuda, pois para que a ventilação ocorra o fluxo de ar deve ser constante.
Se a porta da frente não fechar com tanta força, poderá sair ar da escada. Não é melhor em qualidade do que o do apartamento, mas mantém a viabilidade da ventilação. Porém, há necessidade de um sistema de ventilação em que o ar da casa se mova - com cheiro de tabaco (muitas vezes fumam no hall de entrada), etc.?
Quando não houver fluxo de ar interno pela porta frontal, um dos dois dutos de ventilação do apartamento (com maior tiragem) começará a retirar ar do segundo duto. Aqueles. está acontecendo tiragem inclinada em um duto de ventilação às custas de outro. O efeito é o mesmo - exaustão de ar estranho no apartamento, muitos odores e aromas indesejados.
Os caprichos da ventilação nos andares mais altos
Além da saída vertical do poço de ventilação para o exterior, existem outros projetos de engenharia do sistema de ventilação - com caixa de ligação horizontal no sótão, que tem saída única para a cobertura, e com grande compartimento de armazenamento de ventilação intermediário , que funciona como sótão propriamente dito, de onde o ar sai por um único poço de ventilação comum.
Para que a ventilação dos apartamentos dos andares superiores funcione normalmente, o ar deve subir pelo poço vertical pelo menos alguns metros, mas o sótão serve de obstáculo para isso, e acontece o seguinte:
- em um esquema com uma caixa horizontal – o ar de todos os andares chega ao nível do sótão e encontra o teto desta caixa ao longo do caminho. Sem se virar horizontalmente, ele se esforça para encontrar outras passagens, e estas muitas vezes se tornam mangueiras de ventilação próximas dos andares superiores;
- em esquema com acesso ao sótão – nos canais satélite dos andares superiores, o fluxo de ar não acelera o suficiente para fluir para o sótão volumétrico e a troca de ar nos apartamentos fica mais lenta.
No primeiro caso, a ventilação é forçada no sentido oposto, e todos os odores dos apartamentos inferiores penetram nos moradores de cima.Duas soluções para o problema são modernizar a caixa de ligação, se for tecnicamente viável, ou separar da caixa os canais de satélite dos pisos superiores, isolá-los e conduzi-los directamente para o poço que conduz à cobertura.
No segundo caso, a tiragem dos andares superiores já é fraca e, se o sótão for ventilado, também pode ser revertida. Assim, o comprimento dos canais de satélite nos pisos superiores é aumentado, levado para o sótão mais alto e virado para um poço comum para que o fluxo de ar dos pisos inferiores carregue consigo fluxos superiores mais fracos.
Limpeza de dutos de ventilação
Quanto ao poço de ventilação principal, os particulares não podem tocá-lo. Registre uma reclamação sobre má ventilação junto à administradora e aguarde especialistas. Antes da sua chegada, é necessário avisar os seus vizinhos para que se protejam de possíveis emissões de pó preto fino das grelhas de ventilação.
Com base nos resultados da inspeção dos dutos de ventilação, a comissão emite um relatório com instruções de operação e reparo.
Durante o exame, são medidos a seção transversal dos canais e o comprimento das áreas estreitadas, atentando-se para o estado de:
- paredes do poço (rachaduras, etc.);
- conectar tubos;
- segmentos horizontais;
- entradas de ar, cabeças, escotilhas, etc.
Para limpar passagens, são utilizados aspiradores industriais e dispositivos mecânicos com diversos acessórios. A mina é iluminada por holofotes e seu interior é fiscalizado por meio de câmeras digitais e câmeras de vídeo.
Não requer muito tempo ou despesa reparação de dutos de ventilação. As seções destruídas do canal são restauradas instalando-se tubos de metal ou cerâmica em seu interior, revestindo-os com soluções de fixação e revestindo-os com polímeros.
O duto de ventilação do apartamento até o poço comum do edifício pode e deve ser limpo de forma independente:
- mova os móveis, retire objetos desnecessários, mova a escada até a parede;
- Abaixo da abertura de ventilação, cole papel ou jornal na parede com fita adesiva para não tirar a sujeira do papel de parede ou dos azulejos, cubra o chão;
- retire a grade decorativa;
- Usando luvas, remova cuidadosamente a sujeira e detritos do duto de ventilação.
Remova a sujidade restante com um aspirador, substitua a grelha previamente lavada ou substitua a antiga por uma nova. Após a limpeza, verifique novamente a tração com a janela ligeiramente aberta.
Métodos para otimizar a ventilação em um apartamento
Se a ventilação do apartamento for perturbada devido à instalação de janelas com vidros duplos herméticos, utilize o modo de ventilação. Todos conhecemos a ventilação de verão - trata-se de uma folha completamente aberta ou da sua posição inclinada devido ao mecanismo de inclinação e rotação.
O modo inverno também é chamado de micro-slot, para mudar para este modo é necessário girar a maçaneta da janela 45º com o caixilho pressionado.
Outra saída é usar fornecer válvulas de ventilação. São montados na parede externa, nas juntas preenchidas com espuma de poliuretano entre o bloco da janela e a parede, no perfil da janela, abaixo do peitoril da janela.
No inverno, há uma leve corrente de ar frio nas válvulas de ventilação, mas no verão quente o ar pode nem fluir para elas. Portanto, faz sentido equipar adicionalmente as entradas dos dutos de ventilação com exaustores.
No banheiro você tem que lidar com muita umidade. Ventiladores à prova d'água, embutido nas aberturas de ventilação, liga de forma independente, reagindo ao aumento da umidade, e desliga quando a evaporação evapora, o ar fica mais seco.
Nos banheiros, você pode instalar um ventilador com sensor de movimento e temporizador no sistema de ventilação. O ventilador começa a girar automaticamente quando alguém entra e para após um temporizador definido. Na cozinha, ventiladores com sensor de qualidade do ar que detectam fumaça de cigarro e outros odores indesejados serão benéficos.
E finalmente sobre exaustores de cozinha. Sua potência é suficiente para permitir a passagem de uma parte significativa do ar do apartamento durante o funcionamento. Se não houver fluxo de ar natural suficiente, o ar inevitavelmente começará a fluir de volta do duto de ventilação do banheiro. Limite o uso do exaustor e abra ligeiramente a janela ao ligá-lo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que fazer se a ventilação não funcionar:
Assim que notar algum desvio no funcionamento do sistema de ventilação, tome medidas imediatamente. Se você não consegue cuidar disso sozinho, convide especialistas.
Se você tiver alguma dúvida ao ler as informações que fornecemos, tiver informações valiosas ou encontrar falhas no artigo, convidamos você a comentar.Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
A má ventilação é uma das principais causas de todos os tipos de doenças humanas e um pré-requisito para a propagação de qualquer infecção insalubre, como fungos causados pela umidade e similares. Moro em uma casa antiga, que tem cerca de 70 anos, o ar não circula aqui mesmo quando eu faço sozinho e, claro, com ajuda de amigos especialistas, limpei, ninguém ligou para isso problema. Encontrei a solução ideal - instalei um sistema de ventilação monobloco com dutos de ar em todos os quartos, tenho quatro deles). Agora está tudo bem, o microclima foi ajustado!
Eu gostaria de ver...
Existem diferentes andares com ventilação em edifícios de vários andares. Existem unidades de ventilação que combinam dutos de exaustão de apartamentos em andares adjacentes aos pares em dois andares. Se um vizinho tiver um exaustor potente de ar forçado, o fluxo de ar pode bloquear completamente a corrente de ar do outro apartamento. Portanto, para perceber isso a tempo, é necessário verificar periodicamente o funcionamento do duto de ventilação. Anteriormente, todos usavam fósforos acesos para esse fim; isso realmente causava explosões?
Verificar a tiragem de ventilação com fósforo aceso, vela ou isqueiro é coisa do passado e não é seguro. Ok, nas salas de estar não há nada para queimar além da poeira, mas a poeira também pode ser diferente. Agora vamos passar suavemente para a cozinha, onde quase todo mundo tem exaustor.O que entra no duto de ventilação junto com o ar da cozinha? Isso mesmo, são partículas de gordura que ali se acumulam por muitos anos, além da poeira anual, e você obtém uma mistura excelente que pode pegar fogo não só com o fogo, mas até com uma pequena faísca!
Lembre-se, a maneira mais fácil e segura de verificar o funcionamento da ventilação é prender um pedaço de papel no orifício. Se persistir, significa que a ventilação está funcionando corretamente.
Devo aplicar um pedaço de papel com as janelas abertas ou fechadas? com as janelas fechadas, temos tiragem reversa
Também tivemos um problema de ventilação: havia umidade constante no banheiro e começaram a aparecer fungos. Embora antes desses 3 anos tudo estivesse bem. Acontece que nosso vizinho havia forrado o capô de nosso apartamento. E nosso ar parou, e a ventilação só funcionou para ele. Então agora nós mesmos verificamos, uma vez por mês.
Os idiotas do inspetor... Que inicialmente mediu a velocidade na grade na própria grade (que está entupida de poeira, como pode ser visto no vídeo), sem retirá-la. E depois um serviço que limpa e mede a velocidade já no buraco (abertura) e arranhões que aumentou e fica uma reserva... Apontando. Só estou rindo...
Seu artigo é adequado para casas recém-construídas, mas preciso de um artigo para casas dos anos 70.
Qual deve ser a seção transversal do duto de ventilação? A seção transversal do canal afeta o funcionamento do exaustor? No 4º andar de um prédio de tijolos de 5 andares, meu capô não funciona bem. Instalei uma grelha de ventilação em outubro passado e ela ainda está limpa, embora já deva estar suja.
Não prestei atenção antes, mas desde julho deste ano o capô às vezes começou a funcionar na direção oposta.Em agosto ventava tanto que não conseguia acender um fósforo ou um fogão a gás. Não importa o que o Código Penal tenha feito, as coisas ainda estão lá. Comecei a espirrar do nada, embora sempre espirrasse apenas quando estava resfriado. No verão minhas janelas estão sempre abertas. Sempre abro apenas uma janela para evitar correntes de ar. Então estou procurando os motivos do mau desempenho do capô!
Moramos no 5º andar, 2 crianças pequenas, os vizinhos de baixo fumam no banheiro e tem toda fumaça no nosso apartamento, não tem nada para respirar. Ele não tem mais forças, a criança se recusou a ir ao banheiro porque diz que está engasgada com a fumaça. É preciso manter sempre a janela aberta, mas o inverno está chegando, então o que fazer? Eu não sei o que fazer.
Olá. Chame uma pessoa autorizada para exame, por exemplo, um policial distrital, e então você pode enviar uma solicitação nos termos do artigo do Código Civil da Federação Russa, Artigo 304. Proteção dos direitos do proprietário contra violações não relacionadas à privação de posse para o tribunal, inspetoria de habitação, Rospotrebnadzor.
Para que a ventilação funcione, são necessárias apenas duas condições: fornecimento e exaustão de ar. Como organizá-los é outra questão. É importante que eles correspondam. Por mais que saiu, muita coisa entrou. Da falta de um, obtemos a falta de outro.
Olá! Qual poderia ser o motivo do aparecimento de poeira? Enormes camadas de poeira aparecem regularmente ao redor do perímetro dos quartos; a limpeza úmida economiza apenas algumas horas. Então a poeira baixa novamente. Trouxemos um fósforo nos dois exaustores (na cozinha e no banheiro), ele empata. Há uma válvula de retenção no banheiro. Casa 2014. Do banheiro e da cozinha vai para um poço
Olá.Um cheiro desagradável (podre) apareceu no apartamento do último andar, próximo à porta de entrada. Não consigo encontrar a origem do fedor... será que vem da ventilação? casa antiga
Olá, me ajude a descobrir: em uma casa de 3 andares no 3º andar ligam o exaustor acima do fogão a gás, todos os cheiros, fumaça e fuligem ficam no segundo andar. Tentei resolver instalando um ventilador no duto de ventilação, mas não adiantou muito. Instalar um ventilador com válvula de retenção poderia ser uma solução? Por favor, comente a situação, se possível, sugira uma solução. estarei muito grato
Por que pode haver duas aberturas de ventilação na cozinha? um buraco está bloqueado, faz sentido devolvê-lo? Atualmente há muita umidade no apartamento