Ventilação faça você mesmo em um apartamento: uma visão geral das nuances de organizar um sistema de ventilação
Independentemente de a ventilação do apartamento ser feita com as próprias mãos ou com a ajuda de especialistas, deve ajudar a criar um microclima saudável na divisão.
Você pode calcular de forma independente os volumes necessários de troca de ar e realizar a maior parte do trabalho, o que levará a economias de custos significativas. Veremos como fazer isso em detalhes neste artigo.
Também analisaremos as nuances da disposição de um exaustor e da organização do fluxo de ar fresco.
O conteúdo do artigo:
Requisitos regulamentares para ventilação de apartamentos
Como as trocas aéreas afetam diretamente a qualidade de vida, foram realizadas pesquisas científicas para determinar seus parâmetros ideais, cujos resultados estão refletidos em regulamentos.
O principal documento que regulamenta as regras de organização da ventilação de instalações residenciais é SP 54.13330.2016 “Edifícios residenciais de vários apartamentos”, edição atualizada SNiP 31/01/2003.
Regras para cálculo do volume mínimo de troca de ar
O volume mínimo de ar para vários tipos de instalações pode ser calculado usando os dados da Tabela 9.1. SP 54.13330.2016.
Ao calcular, você não pode simplesmente somar os números resultantes.Para as salas, a troca de ar significa o fluxo de ar do exterior e a sua saída para a cozinha, casa de banho, etc., e para as salas técnicas - a entrada das salas e a sua saída para fora do apartamento.
Portanto, é necessário calcular separadamente os volumes necessários de entrada e exaustão para obter como resultado o valor máximo dessas duas grandezas.
Há uma ressalva aqui. O projetista de um prédio de apartamentos é obrigado a calcular o valor de entrada para calcular o balanço térmico e o valor de exaustão para calcular os parâmetros das unidades de ventilação.
Os moradores de apartamentos têm o direito, a seu critério, de implementar ventilação com menor capacidade, o que acontece na grande maioria dos casos.
É possível determinar de forma independente o volume de troca de ar com boa precisão somente quando se utiliza ventilação forçada.
Revisamos um cálculo detalhado de ventilação com fórmulas e exemplos reais de cálculo para instalações específicas em outro artigo.
Com a circulação natural do ar, é necessário estar atento aos seguintes indicadores:
- excesso de umidade no ar (pode ser medido com higrômetro) - se expressa no aparecimento de fungos nas paredes e no teto, bem como no embaçamento dos vidros das janelas no inverno;
- falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono (pode ser medido usando um analisador de gases) - expressa dificuldade em respirar para todas as pessoas que estão no apartamento.
Se tais efeitos puderem ser observados em todo o apartamento, isso significa falta de abastecimento geral ou exaustão.Se ocorrerem em salas separadas, isso indica problemas de troca de ar local associados à formação de zonas de estagnação de ar.
Como garantir a circulação de ar?
De acordo com as cláusulas 9.6 e 9.7 SP 54.13330.2016 A entrada de ar externo deve ser garantida nas salas e cozinhas, e a remoção - das cozinhas, banheiros e sanitários.
Ao mesmo tempo, é inaceitável que o ar entre em outras partes do apartamento vindo das salas técnicas. Deve ser canalizado diretamente para o duto de ventilação.
Assim, é bastante fácil traçar um diagrama da movimentação do ar em função da disposição do apartamento, quando a sua entrada pelo exterior ocorrerá em quartos com janelas e a saída ocorrerá nas saídas dos poços de ventilação.
A movimentação do ar entre os cômodos do apartamento também deve ocorrer com as portas bem fechadas.
Para fazer isso, você pode fazer o seguinte:
- instalação de orifícios de ventilação especiais, que são orifícios normais na porta, fechados com elementos decorativos especiais;
- utilizar caixilho de porta sem soleira, que permite deixar um vão de 5 a 10 mm de altura entre o chão e a porta fechada;
- os proprietários de gatos domésticos são frequentemente forçados a instalar orifícios nas portas internas, que também servem como orifícios de ventilação.
O procedimento para organizar a ventilação em portas de madeira maciça, aglomerado ou MDF é bastante simples. Para fazer isso, você precisa usar uma furadeira ou um quebra-cabeças para fazer furos nos quais serão colocados anéis especiais na cola.
Ou você pode fazer uma janela e cobri-la com uma grade decorativa, que deve ser fixada na porta com parafusos auto-roscantes.
Cortar você mesmo os orifícios de ventilação em uma porta de plástico ou mesmo de vidro é bastante difícil. Isso requer habilidade e uma ferramenta especial, caso contrário, há um alto risco de danos à porta, bem como possíveis ferimentos graves.
Criando condições para o exaustor funcionar
Se a troca de ar for fraca, é impossível criar um microclima positivo na sala. Portanto, em qualquer casa existem dutos de ventilação especiais para a saída do ar dos apartamentos para o exterior.
A maior parte do trabalho relacionado com a garantia do bom funcionamento da ventilação exaustora pode ser realizada de forma independente, sem o envolvimento de especialistas.
Verificando a funcionalidade do poço de ventilação
A entrada de ar fresco no apartamento pode ocorrer em diferentes locais e a remoção - através de uma ou duas aberturas que conduzem aos poços de ventilação. Portanto, a força do fluxo através deles é a maneira mais fácil de avaliar a intensidade da troca de ar.
Para isso, é necessário prender uma folha de papel comum na grade de ventilação, cobrindo-a completamente.
Com fluxo de ar normal, o papel grudará na ventilação de exaustão. Caso contrário, podemos afirmar que não existe troca de ar normal no apartamento.
Para descobrir a principal causa da má tiragem, abra a janela ou porta de entrada mais próxima do buraco e fixe novamente a folha na grade.
Neste caso, existem duas opções:
- se o papel “grudar” na grade, significa fluxo de ar insuficiente com as janelas fechadas;
- se o fluxo permanecer tão fraco que não consiga segurar o papel, o problema está no poço de ventilação ou no ramal que leva a ele.
Se ocorrer falta de troca de ar devido a problemas no duto de ventilação, será necessário entrar em contato com a entidade gestora responsável pelo prédio de apartamentos.
Apesar de existirem muitos conselhos na Internet sobre como limpar a mina sozinho, não há necessidade de o fazer pelos seguintes motivos:
- há muita poeira, mofo e microorganismos nocivos em uma mina contaminada, por isso os trabalhos de limpeza são realizados em equipamentos especiais;
- mesmo que seja possível detectar um bloqueio, será impossível limpá-lo com um secador de cabelo doméstico ou aspirador de pó e, se tentar romper o obstáculo, poderá danificar a caixa do eixo;
- a mina pode ser habitada por ratos, aranhas, vespas e outros organismos vivos, cujo conflito pode trazer problemas para uma pessoa;
- alteração não autorizada na configuração de uma mina (por exemplo, expansão ou remoção de uma saída) é uma infração administrativa.
A organização gestora é obrigada a monitorar o estado da ventilação e eliminar imediatamente quaisquer problemas que surjam. A mina é propriedade comunitária, pelo que todos os trabalhos devem ser realizados à custa de fundos comuns.
Em nosso site existem outros artigos com instruções detalhadas sobre como verificar a ventilação de um apartamento e análises de formas de resolver o problema:
- Como verificar a ventilação de um apartamento: regras para verificar os dutos de ventilação
- Limpeza de ventilação: limpeza de dutos de ventilação em um prédio de apartamentos
- Restaurando a ventilação: razões para diminuição da eficiência e restauração dos dutos de ar
Disposição das aberturas de exaustão
As aberturas que conduzem ao poço de ventilação são cobertas por grades plásticas especiais, que têm finalidade decorativa e funcional.Normalmente, as buchas são inseridas no local de instalação e a seguir a estrutura é fixada com parafusos auto-roscantes.
Ao revestir uma parede, você pode colar uma grade leve com selante de silicone, minimizando o risco de danificar o ladrilho.
Se a vazão de ar durante a circulação natural for insuficiente, adquira e instale uma grade com ventilador tipo pá (axial) embutido. A instalação de tal dispositivo na parede deve ser feita apenas com parafusos auto-roscantes.
Ao adquirir um ventilador, preste atenção à potência, ao nível de ruído e à conformidade com a seção transversal do duto de exaustão.
Se a abertura de ventilação for ladrilhada, é melhor passar o fio de alimentação com antecedência, mesmo que não haja planos de instalação de ventilador. Caso contrário, será necessário instalar o cabo de alimentação externamente, o que afetará negativamente o design da sala.
Como não há necessidade de operação constante do ventilador, um interruptor separado é instalado para ele. Para banheiros, um esquema popular para conectar um ventilador à rede é quando ele liga junto com a lâmpada.
Existem também opções mais complexas, quando a comutação ocorre por temporizador ou por leituras de sensores de umidade.
Recomendamos que você leia as instruções passo a passo conectando o ventilador ao switch.
Qualquer abertura que conduza a um poço de ventilação deve ser equipada com válvula de retenção. Protege o ambiente de mudanças na direção do fluxo de ar e da entrada de ar pelo poço, que muitas vezes não atende aos padrões sanitários e higiênicos.
A reversão do fluxo pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- diminuição gradual da seção transversal viva do canal da mina como resultado de entupimento;
- uma diminuição acentuada na seção transversal aberta do canal da mina como resultado da entrada de um objeto estranho;
- aumentando o fluxo de ar dos apartamentos vizinhos.
A válvula de retenção pode ser instalada separadamente, mas é mais fácil adquiri-la completa com ventilador e grade.
Organização do fornecimento de ar fresco
As mais recentes tecnologias de construção de casas, bem como o uso ativo de janelas de plástico, protegem de forma confiável as habitações modernas contra congelamento e correntes de ar. Ao mesmo tempo, surge o problema da falta de ar puro, cujo fornecimento é necessário para criar um microclima favorável.
Você pode fazer a ventilação de ar fresco em seu apartamento de forma independente ou solicitar uma solução pronta a especialistas.
Estanqueidade reduzida das unidades de janela
Nas casas antigas, o ar entra nos quartos principalmente pelas frestas dos caixilhos das janelas. Portanto, uma das formas mais comuns de criar ventilação suficiente é organizar a passagem de ar pelos elementos das janelas de plástico e portas de varanda.
Para windows, a melhor solução é instalar válvula de ventilação de fornecimento ao instalar um bloco de janela.
A instalação da válvula de alimentação é discutida na fase do pedido. Se a janela já estiver instalada, você mesmo poderá instalar o dispositivo de passagem de ar, porém este procedimento é bastante trabalhoso e específico, por isso é melhor confiá-lo a profissionais.
Existem também vários métodos para reduzir a estanqueidade de uma janela com base na remoção parcial da vedação:
- Torne parte do selo removível para que em caso de ventos fortes você possa colocá-lo de volta.
- Na parte inferior do lado de fora da janela e na parte superior do lado de dentro, retire pequenos fragmentos da vedação (5-7 cm de comprimento). Isso permitirá que o ar penetre entre a moldura e a moldura da janela, aqueça e escape para o ambiente.
No entanto, são medidas extremas: não podem ser utilizadas com frequência no inverno devido à formação de condensação, ao seu congelamento com formação de gelo e à falha do mecanismo de fixação da posição da janela.
Instalação de ventilação de alimentação montada na parede
Do ponto de vista da eficiência da ventilação e facilidade de auto-instalação, a melhor solução é instalar uma válvula de alimentação na parede. Este dispositivo permite regular a taxa de entrada do ar externo na sala.
O procedimento para instalar uma válvula de parede é o seguinte:
- É necessário fazer um furo na parede com uma ligeira inclinação para fora. Para paredes de tijolo, uma broca comum é adequada, mas para casas de painéis você terá que usar um procedimento de perfuração de diamante. Neste caso, é aconselhável utilizar um aspirador com anel coletor de água.
- Insira o duto de ar e isole-o adequadamente, caso contrário a válvula poderá congelar. Lã mineral e espuma de poliuretano podem ser usadas como materiais.
- Fixe o corpo da válvula, marque os pontos de montagem, faça furos e insira buchas. Depois de colocar a caixa, aparafuse-a na parede.
Finalmente, instale a grade externa. Precauções de segurança devem ser observadas aqui.
Também recomendamos que você leia nosso outro artigo contendo um processo passo a passo instalando uma válvula de ventilação na parede.
Ao escolher o local de instalação da válvula, os seguintes pontos devem ser considerados:
- facilidade e segurança na instalação de grades externas para apartamentos não localizados no térreo;
- posicionamento correto da cabeça da válvula interna em termos de design da sala;
- possibilidade de aquecer o ar que entra de dispositivos de aquecimento estacionários.
Portanto, o local mais popular para instalação da válvula é o espaço entre a janela e o radiador.
Para um fornecimento de ar mais intensivo, são utilizadas válvulas com ventiladores embutidos. No entanto, requerem alimentação elétrica e produzem algum ruído, especialmente audível à noite.
Além da válvula de alimentação equipada com ventilador, você pode conectar um umidificador e aquecedor para manter um microclima favorável em uma área residencial.
Porém, devem estar corretamente integrados ao design da sala, pois toda a estrutura ocupará muito mais espaço do que a cabeceira de um aparelho comum.
Instalação de sistemas de troca de ar de duto
Na instalação de sistemas de ventilação por dutos ou exaustores de cozinha, são utilizadas caixas especiais ou tubos corrugados flexíveis.
Eles também são necessários para mover o ar das salas técnicas para uma entrada remota no duto de ventilação. Você mesmo pode realizar o trabalho de instalação desse duto de ar.
Regras básicas para projeto de dutos
Para apartamentos não há necessidade de usar dutos de ventilação metálicos projetados para passar o fluxo de ar em altas velocidades e operar em temperaturas abaixo de zero. As caixas de plástico são fáceis de instalar e cabem facilmente no design de qualquer ambiente.
Você pode encontrar muitas ofertas dutos de ar de plástico para ventilação, diferindo em cor, área da seção transversal, forma, método de conexão das seções e método de fixação em paredes e tetos.
A presença de um grande número de elementos moldados permite criar uma conduta de ventilação de qualquer geometria. A escolha entre uma secção transversal redonda e rectangular não é fundamental do ponto de vista técnico.
A área da seção transversal deve ser selecionada de modo que a velocidade do fluxo não exceda 2 m/s. Caso contrário, ocorrerá ruído no canal e um aumento na resistência levará ao rápido desgaste do equipamento.
Ao projetar a geometria do duto, é desejável minimizar o número de voltas, estreitamentos e transições que aumentam a resistência aerodinâmica ao fluxo, geram ruído e acumulam depósitos de graxa e poeira.
Características de instalação de caixas plásticas
As partes plásticas do duto de ventilação são leves, portanto não requerem nenhuma ação especial durante a fixação.
Dependendo da sua localização, a instalação procede da seguinte forma:
- No interior dos armários, os elementos são fixados às paredes do armário por meio de braçadeiras. Espuma ou inserções de espuma são introduzidas em locais onde passam através de paredes e divisórias para evitar ruídos durante a operação do sistema.
- Acima dos gabinetes, os elementos são fixados com suportes e parafusos.
- A estrutura é fixada na parede e no teto por meio de pinças especiais, que podem ser adquiridas para qualquer tamanho de canal. A distância entre os fixadores não deve ser superior a 1 metro.
Imediatamente após a instalação da conduta de ventilação, que posteriormente ficará escondida atrás de um tecto falso ou falso, é necessário verificar o seu funcionamento com a máxima potência de fluxo de ar possível. Os problemas detectados são mais fáceis de corrigir imediatamente, enquanto o acesso ao sistema não é difícil.
Ao revestir as juntas dos elementos com selante de silicone, é possível obter uma garantia adicional de estanqueidade das juntas estruturais.
Para isso, não há necessidade de utilização de cola ou compostos do tipo “pregos líquidos”, pois no futuro será quase impossível desmontar o sistema para manutenção ou alterar sua configuração.
Se ocorrer despressurização e para eliminá-la não houver como desmontar o duto de ar, neste caso é necessário envolver a junta problemática com fita autoadesiva para combinar com a cor dos elementos moldados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Todas as etapas da instalação de uma válvula de alimentação simples montada na parede:
Procedimento para fornecer ventilação através de portas internas:
Combinando ventilação natural e forçada usando um T e uma válvula de retenção:
A verificação da qualidade da troca de ar no apartamento e a maior parte dos trabalhos relacionados com a garantia da circulação normal do ar podem ser realizados por conta própria. Porém, para instalar equipamentos complexos ou realizar trabalhos de risco, é melhor convidar especialistas.
Você está envolvido na organização de sistemas de ventilação e é bem versado no assunto? Talvez você tenha notado uma imprecisão ou erro no material revisado? Por favor, escreva-nos sobre isso nos comentários.
Ou você está tendo dificuldades para configurar seu sistema de ventilação e deseja esclarecer alguns pontos? Peça conselhos ao nosso engenheiro - tentaremos ajudá-lo.
A razão para a ventilação muito fraca nos apartamentos é, curiosamente, a presença de boas janelas e portas. As janelas e portas modernas são lacradas, por isso não deixam entrar o ar da rua. Como resultado, aparece umidade, seguida de mofo. Este fenômeno não ocorria em casas antigas com folga dos caixilhos nas esquadrias, o que era suficiente para o funcionamento da ventilação.
Você pode usar válvulas de janela, mas elas devem ser montadas acima das janelas sob as quais os radiadores estão localizados, ou acima dos próprios radiadores, para que o ar quente se misture com o ar frio e não haja gelo ou correntes de ar. A única ressalva é que a válvula de alimentação não pode ser instalada no local onde se encontra o próprio exaustor, caso contrário o ar da rua irá diretamente para a ventilação, sem garantir a circulação do ar em todo o apartamento ou casa.
Testei o capô com um pedaço de papel. Infelizmente, o quadro acabou decepcionando: quando as janelas estão fechadas, a folha quase não balança, ou seja, não há fluxo de ar, está tudo fechado com muita força. Estou pensando em instalar grades com ventiladores nas saídas de ventilação. É barato e você mesmo pode fazer. Enquanto isso, ventilo o apartamento a cada duas horas.
Dmitry, no seu caso, enquanto você escreve, não há fluxo de ar quando as janelas estão fechadas. Se, quando a janela estiver aberta, uma folha grudar na saída de ventilação, serão necessários ventiladores para a ventilação. não há saídas (ou seja, os dutos de ventilação estão funcionando). É necessário organizar a entrada por meio de válvulas de alimentação ou dispositivos mais funcionais - respiradores.
Boa tarde. Meu problema é que um dos quartos do meu apartamento é surdo. Mas tem uma janela de plástico. E o clima nesta sala é ruim. Estagnação do ar. O que devo fazer?
Boa tarde, Eugene. Não está totalmente claro o que exatamente significa uma “sala morta” no seu entendimento se ela tiver uma janela. Existem várias soluções possíveis:
1. Instale a válvula de alimentação na janela. Detalhes sobre válvulas são descritos em Este artigo. Posso presumir que dizer “surdo” significava que não havia caixilho na janela de metal-plástico. Neste caso, entre em contato com uma empresa de vitrines de sua cidade com a solicitação de instalação de caixilho em janela cega. A instalação do caixilho não requer a desmontagem de toda a estrutura. A renovação do apartamento não será afetada de forma alguma.
2. Coloque a válvula de ventilação na parede. Detalhes do arranjo podem ser encontrados em Este artigo.
3. Compre um ar condicionado. Aqui Aqui Atualizamos recentemente a classificação dos melhores modelos para todos os gostos e bolsos. Eu recomendo dar uma olhada.
Tenho certeza de que uma das opções propostas resolverá seu problema.
Boa noite, o que fazer nesta situação - o exaustor do vaso sanitário e do banheiro não funciona de jeito nenhum, mesmo com as janelas abertas. Entramos em contato com o departamento de habitação - eles vieram e limparam várias vezes... e no final ainda não funciona. Por favor me diga o que fazer?
Olá. Se os especialistas do departamento de habitação não identificaram o problema, então não o identificaram bem. Se eu fosse você, teria que registrar uma reclamação no departamento. Desencorajamos fortemente que você se intrometa no sistema geral de ventilação do edifício por conta própria. A razão para um exaustor com mau funcionamento pode ser vizinhos ou um sistema mal projetado desde o início.
O antigo edifício dormitório foi convertido em apartamentos, mas as questões de ventilação foram ignoradas. Pelo seu artigo entendi tudo sobre o influxo.E o capô? É possível estender o duto de ar do banheiro (que fica próximo à parede interna) da estrutura do teto até a parede externa - acontece pelo quarto das crianças - e o que acontece aí? Fã? E se não estiver ligado, o ar frio entrará no berçário? E o duto de ar deve ser colocado estritamente na horizontal ou inclinado?
Agradeço antecipadamente.
Inna, olá. O que significa “problemas de ventilação negligenciados”? Em geral, não é aconselhável lidar sozinho com essas questões em um apartamento. Você deve entrar em contato com o Código Penal, isso é inteiramente da responsabilidade do departamento deles.
Comprámos um apartamento que resultou da reconstrução de um antigo edifício dormitório. Não sei quem esteve envolvido na reconstrução e em que projeto. Mas o fato é que não existe um único duto de ventilação no apartamento. O prédio é de tijolo. As paredes estruturais são longitudinais. Através de uma divisória de 120 mm de espessura (tijolo). Você entende, não há nada para respirar em um apartamento assim. O que você aconselha?
Em primeiro lugar, para não desperdiçar dinheiro, é necessário apresentar um requerimento à sociedade gestora em cujo balanço se encontra o hostel (ou é agora um edifício residencial?). Apresentar requerimento ou reclamação por falta de condutas de ventilação no apartamento. Em geral, isto é uma violação e contactar as autoridades competentes também pode acelerar o processo.
Se você fizer tudo sozinho, então existem diversas opções e ambas são caras, além de muita burocracia:
1. Faça ventilação individual com saídas separadas, novamente tudo precisa ser coordenado.
2. Conecte aos canais existentes usando caixas de plástico ou metal.
Como solução temporária, recomendo a instalação de válvulas de abastecimento nas janelas do apartamento.
Peço ajuda, 54 m2 num apartamento com 5 crianças e 2 adultos - não conseguimos respirar!!! Todos nós andamos molhados. Fungo no banheiro, cozinha, sala 17 m2. As crianças sofrem de otite média, sinusite e não têm mais forças. Avise uma pessoa inteligente e gentil que virá, faremos de tudo para que meus filhos não sofram!!! E, claro, o pagamento não é de quantias exorbitantes. 916 9874767 Julia eu imploro e espero.
Olá Yulia, nossa filha teve o mesmo problema quando cheguei até eles e imediatamente engasguei. Eles compraram um apartamento recentemente, o apartamento fica no fim... Tinha mofo por toda parte, como eu vi...... as crianças estavam constantemente doente... até que encontraram uma saída... lavaram todo o mofo e compramos um desumidificador... e instalamos em cada quarto por um dia... o desumidificador estava tirando litros de água de dentro as paredes...ficamos chocados...as crianças imediatamente pararam de adoecer...a umidade da casa desapareceu...nããão, vamos fazer ventilação no verão, não funciona para nós, mas por enquanto eu aconselho você a fazer isso...compre um desumidificador....
Por favor, diga. A casa é antiga, moramos no 1º andar. Ao longo de uma parede existe uma arrecadação, atrás dela uma sanita, atrás da sanita uma banheira, atrás da casa de banho uma cozinha. Há ventilação apenas na cozinha. Foi assim que a casa foi originalmente construída. Como ventilar o lavabo e o banheiro para que tudo funcione na cozinha.
GOST 30494–2011 contém parâmetros de qualidade do ar com base na quantidade de CO2. É melhor usado para testar a qualidade do ar. Na minha experiência, as válvulas das janelas não são suficientes para manter níveis aceitáveis de CO2 quando há várias pessoas num apartamento, especialmente se o apartamento estiver nos andares superiores.
boa noite, diga-me, é possível instalar ventilação de ar fresco no primeiro andar de um prédio de nove andares? e se for possível estabelecer, então quais empresas com esse perfil em Moscou se mostraram bem?
Boa tarde. Embora tudo esteja mais ou menos claro sobre a entrada de ar, há muito pouca informação sobre a saída. Se a ventilação padrão na cozinha e no banheiro não consegue lidar com a saída de ar, de que outra forma ela pode ser organizada? Instalei um sistema de ventilação de ar fresco, mas na ausência de saída normal de ar não é muito eficaz. Talvez existam sistemas compactos e baratos para saída de ar? Algumas válvulas, por exemplo. Parede ou janela ou outra coisa?