Convetor de gás faça você mesmo: etapas para instalação de aparelhos de fábrica + montagem de produtos caseiros
Os convetores de gás são justificadamente populares.Eles operam com um tipo de combustível comumente disponível, que é atraente pelo seu baixo preço, volume mínimo de produtos de combustão e alta eficiência. Sem problemas, você pode instalar e até montar um convetor de gás com as próprias mãos, desde que conheça as especificidades da execução deste trabalho.
Diremos como instalar um dispositivo de aquecimento a gás que forneça aquecimento convectivo. Deixe-nos apresentar-lhe o princípio de seu funcionamento e características de design.
Em nosso artigo você encontrará um guia para instalação e produção de produtos caseiros comprovados. Nossos conselhos serão, sem dúvida, apreciados por artesãos independentes.
O conteúdo do artigo:
Segredos da popularidade de um convetor de gás
Convectores que utilizam gás são utilizados para equipar instalações residenciais, industriais e comerciais. Eles são especialmente procurados em residências particulares, pequenas oficinas e cafés não conectados a sistemas de aquecimento centralizados.
Os convectores a gás são frequentemente utilizados para aquecimento de veículos de grande porte: campistas, caminhões, ônibus. Eles são mais convenientes de usar do que fogões a combustível sólido e aquecedores a diesel e mais econômicos do que aparelhos elétricos.
Trabalho dispositivos do tipo convectivo baseia-se no movimento natural do ar aquecido que passa por uma câmara de combustão localizada em seu interior com trocador de calor.O trocador de calor é aquecido por um queimador de gás, ao qual o gás é fornecido através de um bico através de uma mangueira ou tubo.
Quase todos os modelos de convectores de gás podem operar tanto com gás principal quanto com uma mistura combustível liquefeita de propano e butano. Eles podem ser conectados à rede de abastecimento de gás e a um cilindro ou porta-gás. Tudo depende das condições técnicas da instalação que está sendo desenvolvida.
Os convectores movidos a gás vêm com câmaras de combustão abertas e fechadas. Os primeiros são mais baratos tanto em preço como em termos de custos operacionais. Estes últimos são mais caros, mas muito mais seguros, por isso as pessoas os compram com mais disposição. Vejamos o princípio de operação desse dispositivo.
O ar necessário para a combustão entra na câmara de combustão do dispositivo de gás através chaminé coaxial. Se imaginarmos uma estrutura coaxial de forma simplificada, trata-se de dois tubos de seções diferentes, um dos quais instalado dentro do outro. Devido às características do dispositivo, o sistema coaxial realiza duas ações importantes.
A lacuna entre os tubos puxa o ar para a câmara de combustão, o que é necessário para estimular e manter o processo de combustão. Através do tubo central, os poucos, mas extremamente tóxicos, produtos do processamento do combustível azul são descarregados para fora, ou seja, fora do objeto aquecido.
Um aquecedor a gás de convecção não tem absolutamente nada a ver com o espaço de ar da sala. Uma porção de ar fresco é retirada da rua, e para lá também são enviados gases de combustão, fuligem e fumaça que acompanham a combustão dos gases. Durante a operação, o convetor de gás não queima oxigênio no objeto que está sendo processado e não ameaça de forma alguma os usuários com envenenamento por monóxido de carbono.
A movimentação do ar através dos convetores de gás pode ser natural ou forçada. No primeiro caso, o fluxo frio desloca espontaneamente o fluxo quente do trocador de calor para a sala. No segundo, o movimento e a mudança da massa de ar resfriada e aquecida são acelerados por um ventilador que necessita de energia.
O combustível azul é fornecido ao queimador através da válvula de gás.Dosa o abastecimento e desempenha a função de uma espécie de sistema de climatização que mantém a temperatura ambiente exigida pelos proprietários no ambiente. Dispositivos voláteis também são equipados com automação.
Os sistemas de proteção automática garantem uma operação segura. Interrompem o fornecimento de gás à câmara em caso de oscilações de pressão na rede de gás ou de extinção da chama do queimador. Nos tubos coaxiais dos convetores de gás são instalados defletores que evitam que os bicos sejam soprados por rajadas de vento.
O autor do vídeo apresentará claramente os princípios de operação e características de design de um aquecedor convector a gás:
Artesãos desenvolvem e montam modelos únicos aquecedores a gás, tendo em conta o princípio do seu funcionamento e as características do dispositivo. Seus produtos caseiros levam em consideração a regra básica - basta garantir o aquecimento seguro e eficiente do ar que passa pelo aparelho com queimador a gás.
Com certeza consideraremos modelos de aquecedores convectivos a gás caseiros comprovados na prática, mas primeiro entenderemos as regras de instalação e conexão de equipamentos prontos para uso oferecidos pelo comércio.
Normas para localização de convectores de gás
Os convectores de gás são instalados em instalações residenciais, de serviços públicos e industriais aquecidas. Podem ser utilizados em armazéns, garagens e outras instalações explosivas, observadas as regras de utilização.
O número de dispositivos é calculado com base na capacidade cúbica da sala a ser processada. Acredita-se que em média 1 kW gerado por um aparelho possa fornecer calor até 20 m³.É claro que os valores médios não são suficientes para uma seleção precisa, além disso, os cálculos são influenciados pelas condições climáticas e pela real perda de calor do edifício, mas você pode ter uma ideia do número aproximado de convectores necessários.
Um convetor de gás caseiro ou de fábrica é montado em uma parede permanente. Recomenda-se colocá-lo diretamente sob a janela, mas não em um nicho que impeça a circulação do fluxo de ar. É necessário instalar o dispositivo de forma que nada interfira na operação e manutenção.
A maioria dos fabricantes de aparelhos de convecção a gás recomenda manter as seguintes distâncias das estruturas dos edifícios:
- A pelo menos 150 mm do plano do piso com revestimento inflamável.
- Do plano do piso com revestimento incombustível, 100 mm.
- Do peitoril de uma janela ou outra estrutura semelhante elevando-se acima do convetor, pelo menos 100 mm.
- 150 mm de estruturas e objetos localizados à esquerda/direita/atrás.
- Da parede frontal do convetor de gás até o obstáculo mais próximo de 500 mm.
O convetor de gás deve estar equipado com chaminé coaxial, levado para a rua através de uma parede principal ou através de um sistema de cobertura. A espessura da parede atravessada pela chaminé pode ser de 600...800 mm.
Ao sair através de uma parede, não pode haver menos de 300 mm entre o tubo coaxial e a superfície do solo. Se sair a uma altura superior a 2.000 mm da superfície do solo, deve ser fornecida proteção contra a negatividade atmosférica e entrada não autorizada.
Passos para montagem e fixação na parede
Para passar um tubo coaxial pela parede, é necessário fazer um furo no mesmo, cujo raio permitirá retirar a chaminé, isolar e vedar o vão entre o tubo e a parede. De acordo com a posição do furo perfurado, são marcados os pontos de fixação do convetor na parede.
Consideremos o processo de preparação de um furo para a saída de um tubo coaxial na parede de um edifício com estrutura:
Naturalmente, a primeira coisa que você precisa fazer é fixar os suportes nos quais o dispositivo será pendurado. Terminada a fixação, iniciam-se a instalação do aparelho e a sua ligação à chaminé e ao tubo de gás. Mas primeiro você precisa prepará-lo para instalação.
Nas dachas e nas cabanas cujas paredes não tenham capacidade de carga suficiente para carregar um dispositivo com trocador de calor em ferro fundido, é preferível colocar o aquecedor sobre suportes, por exemplo, como na galeria a seguir:
A caixa é removida do convector e um anel de vedação é colocado no orifício localizado na parte traseira. Em seguida, o dispositivo é inclinado em direção à parede, fazendo com que o tubo coaxial seja inserido em um orifício equipado com uma vedação na parte traseira da unidade. Depois disso, a conexão deve ser reforçada com um acoplamento de montagem.
Agora você precisa conectá-lo ao tubo ou mangueira de fornecimento de gás. É aconselhável que se estiver ligado ao gás principal, o tubo já esteja ligado ao local de instalação do convector. Antes de entrar o canal de gás no aparelho, deve haver uma torneira para que você possa desligar o fornecimento caso haja reparos, substituição ou limpeza.
Observe que a conexão à tubulação de um sistema centralizado de gás só pode ser feita por representantes da organização com a qual contrato assinado para fornecimento de combustível gasoso e manutenção de equipamentos de gás. O técnico deve possuir certificação do fabricante com direito a realizar trabalhos de instalação.
As responsabilidades de um engenheiro de gás chamado para instalar um convetor de gás incluem a conexão ao sistema de fornecimento de gás e a verificação de vazamentos na unidade de conexão. Após a conclusão, o trabalhador deve entregar aos proprietários um relatório que relaciona todas as ações que realizou.
Você mesmo pode conectar o convetor ao cilindro de gás com uma mangueira. Mas é preciso lembrar que a ligação deve ser feita por meio de redutor e válvula de gás. Você também precisa saber que os bicos para fornecimento de gás principal e mistura de gás liquefeito diferem em diâmetro.
É aconselhável fazer a abertura do tubo coaxial através de um flange que garanta a estanqueidade da unidade externa. Mas antes da instalação, a versão usual precisa ser ligeiramente modificada dependendo do método de montagem. Vejamos um exemplo de preparação e instalação de vedação externa em uma parede de madeira:
Após finalizar o flange instalado no tubo coaxial do lado da rua, proceda à sua instalação:
Se o aparelho foi vendido com bicos destinados ao gás principal, antes de realizar os trabalhos de instalação deverão ser substituídos por aqueles cujo tamanho e modelo sejam especificados pelo fabricante do equipamento. Todos os injetores do dispositivo devem ser substituídos.
Não se esqueça disso cilindro de gás Qualquer contêiner não pode ser colocado acima dos porões ou no subsolo ou subsolo da casa. É proibido instalá-lo diretamente próximo ao aquecedor. Deve ser mantida uma distância de pelo menos um metro entre o dispositivo e o cilindro. É melhor ter um maior para que o aquecimento do cilindro pelo aquecedor seja totalmente eliminado.
Regras para operação adequada
Somente usuários adultos que estudaram cuidadosamente o manual e as recomendações operacionais podem ligar e desligar o convetor de gás e ajustar seus modos de operação. É inaceitável que a geração mais jovem ou pessoas incapacitadas participem nestes processos. Se for impossível proteger o convetor de gás de suas interferências, é melhor recusar antecipadamente a instalação do dispositivo.
Lembre-se que caso seja detectado um cheiro específico de gás na sala, a torneira de entrada do convector deve ser fechada imediatamente. Sob nenhuma circunstância você deve “acender” em tal situação: acender fósforos, acender as luzes, usar um isqueiro, etc. Se estes requisitos não forem seguidos, um vazamento aparentemente pequeno pode causar uma explosão devastadora.
A sala onde foi descoberto o vazamento deve ser ventilada imediatamente, abrindo bem as janelas e portas. Você deve ligar imediatamente para os funcionários da organização de gás que conectou seu dispositivo à rede centralizada ou para o serviço de emergência. Só será possível operar o aquecedor a gás depois que o vazamento for completamente eliminado ou o dispositivo for reparado.
Convectores de gás caseiros
Entre os desenvolvimentos de convetores caseiros que convertem gás em energia térmica, não existem muitas soluções diferentes. Isso se deve ao perigo de erros na construção de dispositivos que operam com combustível azul. O menor erro de cálculo pode causar explosão, envenenamento ou incêndio.
No entanto, existem alguns designs interessantes que vale a pena considerar. Eles podem ser úteis no aquecimento de chalés, casas de campo, trailers, barracas turísticas e garagens.
Opção 1. Aquecedor baseado em queimador IR
Em essência, esta é apenas uma modificação do habitual queimador de gás infravermelho marca Solarogas. O dispositivo funciona com gás engarrafado. O inventor e implementador da ideia utilizou o modelo GII-2.3, cujo painel de trabalho pode ser instalado horizontalmente.
Neste painel de trabalho, que normalmente aquece o espaço através do processamento sem chama de combustível gasoso, um trocador de calor original foi simplesmente soldado e instalado. É um cubo metálico com tubos metálicos instalados no interior do corpo.
O trocador de calor não possui fundo, pois impediria a passagem de ondas de calor. No topo existe um tubo para ligação à chaminé. Um par de ventiladores de computador é instalado na parte traseira para acelerar o fluxo de ar.
Estruturalmente, este modelo se assemelha a um aquecedor para sistemas de aquecimento de ar. Pelo princípio da ação - também. O ar aspirado para dentro dos tubos do dispositivo é aquecido por um queimador de gás e depois deslocado dos tubos por uma nova porção de ar frio.
Segundo o dono da invenção, o queimador modificado aquece a barraca muito mais rápido que o mesmo queimador, mas sem trocador de calor. Todos os produtos de processamento de combustível gasoso são descarregados através de um tubo conectado ao tubo. Não queima oxigênio e usa gás com moderação. Este é um verdadeiro achado para pescadores, entusiastas da caça e turistas.
Opção 2. Usando um aquecedor desativado
Esta opção é geralmente extremamente simples, foi inventada para poupar dinheiro no aquecimento da garagem. Toda a modificação consistiu na reparação de um convector desativado e na remoção da carcaça. O resultado permitiu aumentar significativamente a transferência de calor e a taxa de aquecimento, mas apresenta problemas de segurança.
Em primeiro lugar, o selo está quebrado. Se apagar acidentalmente, a válvula de gás do aquecedor irá, obviamente, parar de fornecer.
Porém, com a combustão constante, o oxigênio da massa de ar em um espaço confinado será queimado, por isso será necessário ventilar regularmente a garagem de um só gole ou construir ventilação fresca.
Em segundo lugar, um trocador de calor aberto pode facilmente causar queimaduras. Mas onde as crianças não correm, isso não pode ser considerado um sinal negativo. É improvável que um adulto esqueça que a caixa do aquecedor foi removida e que, se você se mover descuidadamente perto do dispositivo, poderá se queimar.
O vídeo a seguir apresentará uma solução semelhante, mas usada para aquecer um trailer:
Um convector sem caixa aquece uma garagem de 30 m² em cerca de cinco minutos. O consumo de gás não ultrapassa 500 rublos por mês de inverno. No outono e na primavera ele trabalha com menos frequência, o que significa que as despesas são ainda mais reduzidas.
Opção nº 3. Modernização com ventilador de duto
A essência da modificação é instalar um duto de ar com exaustor na grade frontal. O calor gerado pelo convector é direcionado para a área de trabalho do proprietário. Não existem truques especiais, mas há uma redução significativa nos custos de aquecimento.
As características de projeto e operação do convector de gás modernizado são apresentadas no vídeo:
Os produtos da combustão são retirados para fora da instalação normalmente - através de um tubo coaxial, através do qual é fornecido ar fresco ao queimador para manter a chama. Este produto caseiro é significativamente mais seguro que o modelo anterior, mas ainda será necessário ventilar periodicamente o ambiente a ser tratado. Afinal, sem dúvida, “afugentará” nuvens de poeira.
conclusões
Sem dúvida, os convectores a gás são hoje o tipo de aparelho de aquecimento mais popular para pequenas instalações residenciais, domésticas e até veículos. A dificuldade é que o tipo de combustível mais acessível e acessível pode ser perigoso se as instruções de operação forem violadas.
Se as regras de uso forem rigorosamente seguidas, não haverá ameaças à vida, à saúde ou à propriedade. Os produtos caseiros não criarão riscos se o gás passar por circuitos selados. Porém, se houver dúvidas de que você pode garantir a estanqueidade, é melhor comprar um aparelho de fábrica e não desafiar o destino.
Gostaria de falar sobre como instalou e conectou seu próprio convetor de gás? Talvez você tenha uma ideia interessante para montar ou atualizar um aquecedor a gás? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.