Saída do gasoduto do solo: requisitos e características de disposição do nó de saída
Cada etapa de ligação de uma casa a um gasoduto centralizado deve ser realizada de acordo com os documentos regulamentares e regras de instalação, portanto apenas representantes dos serviços de gás têm acesso à obra.
Detenhamo-nos em uma das principais etapas do equipamento - a entrada do porão. Este termo refere-se a uma conexão monolítica de dois elementos de gasoduto: um tubo de polietileno, que é colocado no solo, e um tubo de aço, na maioria das vezes externo.
Os trabalhadores do gás também devem selecionar as peças e providenciar a saída do gasoduto do solo, mas o dono da casa pode controlar tanto a qualidade dos materiais utilizados quanto o cumprimento das normas de instalação. E nosso artigo vai ajudá-lo nisso, no qual são analisadas detalhadamente as normas regulatórias, são apresentados diagramas e exemplos de entrada básica.
O conteúdo do artigo:
A principal diretriz é a documentação regulatória
No futuro, durante as inspeções programadas ou em caso de emergência, as autoridades reguladoras inspecionarão cuidadosamente todos os componentes, começando pelo insere no tubo central e terminando com ligação de caldeira a gás, fogão ou forno. E a primeira coisa que prestarão atenção é se o método de instalação foi escolhido corretamente - acima do solo ou subterrâneo.
A entrada do subsolo é um elemento da instalação subterrânea, portanto, falaremos apenas sobre ela.
Mas a integridade e o equipamento de saída correto tubo de gás do solo são importantes não apenas pelo risco de receber uma multa elevada durante uma fiscalização. O principal é garantir a segurança dos moradores da casa e de todos que estão próximos.
Qualquer equipamento defeituoso ameaça um acidente grave no gasoduto. Além disso, se a entrada do subsolo não for projetada adequadamente, poderá ocorrer vazamento de gás, o que acarretará gastos adicionais ao orçamento familiar.
Ao colocar tubos principais, os instaladores são guiados pelas disposições estabelecidas nos documentos regulamentares russos. Por exemplo, em SNiP 2.04.08-87* são consideradas todas as nuances da instalação de tubos de polietileno, preferíveis para uso privado, bem como os requisitos para seus percursos de assentamento.
A profundidade de colocação do gasoduto também é regulada aqui - 0,8 m. A exceção é para territórios onde o tráfego não é esperado - 0,6 m. Esses dados devem ser levados em consideração na escolha do tamanho do equipamento para instalação de gasoduto fora do terreno, embora os produtos de fábrica sejam geralmente ajustados à escala padrão.
É indesejável que haja água subterrânea perto do local de instalação da unidade de entrada. Caso ainda existam, devem ser tomadas medidas para evitar a deformação ou flutuação do tubo de polietileno.
Informações específicas sobre gasodutos subterrâneos podem ser encontradas em SNiP 42-01-2002. Contém materiais úteis sobre a utilização de caixas - elementos de proteção especiais, bem como sobre as condições de utilização de tubos de polietileno.
Ao instalar tubos, os trabalhadores podem encontrar o gasoduto cruzando com outras redes de serviços públicos. Isto não causa dificuldades, pois a distância permitida entre as redes é de apenas 20 cm.
Todas as etapas da construção, desde o desenvolvimento do projeto até o comissionamento, devem ser realizadas de acordo com as normas SNiP 3.02.01-87, PB 12-529-03 E SP 62.13330-2011.
Características do equipamento de saída do gasoduto
Você não pode fabricar peças de forma independente para o equipamento de entrada básico.
Eles são produzidos na fábrica com materiais que atendem aos requisitos do GOST:
- tubos de aço com costura reta (10705-80 ou 3262-75);
- tubos sem costura (8734-75 ou 8732-78);
- tubos de polietileno (50838-95).
Deve-se lembrar que todas as ligações da entrada ao gasoduto devem ser permanentes - tanto as localizadas no subsolo quanto as externas. Os elementos de aço são conectados por soldagem e isolados. E embora o gás de baixa pressão seja fornecido ao setor residencial, as peças do adaptador são frequentemente projetadas para fornecer combustível de média ou alta pressão.
Leia mais sobre pressão no gasoduto Avançar.
O comprimento da parte inferior depende das condições de instalação e da profundidade do gasoduto.Mas é preciso lembrar que a vala nunca é colocada abaixo da base da fundação da casa. Acontece que todos os detalhes da entrada do gasoduto no solo devem estar localizados no segmento que vai do ponto inferior da fundação até as janelas do 1º andar.
As condições corretas de temperatura podem ser garantidas isolando o tubo de polietileno e conectando-o permanentemente. Nas regiões sul, o isolamento térmico não é necessário, mas é necessário eliminar as cargas mecânicas na unidade de ligação.
Tipos de entradas básicas
Existem três tipos de pontos de saída do gasoduto do solo, bem como suas opções - com ou sem caixa. Todos os projetos apresentados destinam-se à instalação em locais onde a rede de gás sai do solo e são adequados para gaseificação de edifícios residenciais, ou seja, redes de baixa pressão.
Vamos dar uma olhada em como eles diferem.
Opção nº 1 – em forma de L
Este é o tipo de desenho mais comum, com formato da letra “L” e que lembra um atiçador. Geralmente é feito de dois tipos de tubos - aço e polietileno. A peça de aço é dobrada a frio, sem soldas, e protegida da corrosão por polietileno extrudado ou outro material resistente à umidade.
A localização da ligação permanente subterrânea, num troço horizontal, protege-a do congelamento nas geadas típicas das regiões setentrionais de clima rigoroso.
Além dos designs convencionais, são produzidos produtos com transições. É uma peça metálica com diâmetro padrão de 25 ou 32 mm, feita por laminação e fixada por soldagem.
Opção nº 2 – em forma de i
O material para a produção de estruturas em forma de I é o mesmo que para a produção de análogos em forma de L - tubos de polietileno e aço de acordo com os padrões GOST. Destinam-se também a garantir o fornecimento de gás a edifícios residenciais - dachas, chalés.
Uma característica especial dos produtos é a localização da transição polietileno-aço. Não está localizado na parte horizontal, como o produto alternativo em forma de L, mas na parte vertical, mas no subsolo.
Para proteger a conexão, são utilizados isolamento térmico e uma caixa metálica. estruturas em forma de i, mesmo as mais isoladas e isoladas, possuem restrições de temperatura. Eles são instalados em áreas onde a temperatura do ar no inverno não cai abaixo de -15°C.
As conexões de gás residenciais geralmente são de baixa pressão, mas a entrada i é adequada para fornecimento de combustível de média/alta pressão.
Opção #3 – direto
A principal diferença entre a saída direta de uma tubulação de gás do solo é que ela é inteiramente constituída de polietileno, o que garante flexão livre. A segunda característica é a sua utilização apenas para o setor residencial, uma vez que não suporta o fornecimento de combustível de média e alta pressão.
As entradas diretas estão localizadas próximas a edifícios residenciais, próximas ao ponto de conexão de eletrodomésticos - caldeiras, fogões, fornos.
Exemplo de implementação prática
Para uma compreensão mais aprofundada do processo de introdução de gás em uma casa, sugerimos considerar um exemplo - a gaseificação de uma dacha.
A casa está inserida num terreno com horta e árvores, pelo que ao cavar uma vala tivemos que “laçar” entre pinheiros e macieiras.
No total, a distância da ligação à rodovia central até a entrada do subsolo é de 70 m. A profundidade da vala é de 1 m, a largura é de 35 a 40 cm, o que é suficiente para colocar um tubo e, em caso de reparar, realizar medidas de substituição.
A seguir, a linha principal corre ao longo da parede e divide-se em dois ramais, um dos quais vai para o fogão a gás e o segundo para a caldeira de aquecimento doméstico.
O projeto da entrada do porão do exemplo apresentado é um exemplo de um gasoduto saindo do solo em uma caixa, uma tampa metálica protetora.
Há um artigo em nosso site onde examinamos o processo detalhadamente.asificação de uma casa particular. Leitura recomendada.
Que tipos de casos são usados?
Os próprios trabalhadores do gás determinam qual tipo de entrada de base é ideal para condições específicas; eles também escolhem a caixa protetora e o método de instalação.
Dependendo da configuração do produto, ele é colocado em uma das caixas:
- divisão flexível em polietileno;
- metal.
Ambos os tipos são lançados em condições básicas.
Para fazer uma capa elástica, use um tubo de polietileno cortado ao meio no sentido do comprimento. Durante a instalação, é colado com selante, enrolado em todo o comprimento com fita adesiva e preso com pinças metálicas.
A caixa metálica é feita de aço e montada no produto durante a instalação da entrada na casa. A cavidade entre o tubo de gás e a tampa é preenchida com linho fiado ou corda e depois selada com mástique em ambas as extremidades em cerca de 20 cm.
Ambos os tipos de caixas devem proteger ao máximo a transição polietileno-aço de influências externas, bem como garantir a confiabilidade e estabilidade da estrutura.
Recomendações para proteção de tubos
Normalmente, representantes de organizações que instalam gasodutos em uma casa agem estritamente de acordo com as instruções. Qualquer violação das regras de instalação acarreta grandes problemas para os proprietários de casas e penalidades para os trabalhadores do gás.
No entanto, por vezes os artesãos cometem erros, por isso recomendamos que os proprietários de chalés e casas de campo acompanhem de perto o trabalho dos especialistas.
Aqui estão algumas dicas úteis:
- Se você tem certeza de que seu território é caracterizado por solos agitados, solicite a instalação de uma entrada de subsolo em uma caixa.
- Se houver risco de inundação por águas superficiais através do solo de aterro, será necessário construir uma área cega com inclinação de 3 centímetros. Para estruturas sem invólucro, a área cega deve subir 0,15 m acima do solo.
- Para proteger a estrutura dentro do gabinete, são instalados plugues. O de cima é feito em forma de cogumelo.
- Os plugues da caixa devem ter as características necessárias de resistência à umidade e à radiação UV.
- A parte vertical da entrada deve ficar perpendicular à horizontal, sem inclinação.
- Após a instalação, a caixa não deve ceder, se necessário, utilize suportes especiais.
Somente solos não agitados, peneirados e densos, sem grandes inclusões, são adequados para o preenchimento da estrutura de entrada.Cada 25-30 cm de aterro é cuidadosamente compactado para preencher os seios da face.
Para conectando gás à casa Não são utilizados apenas insumos prontos de base de fábrica. Ele é conectado à linha principal interna com seções de tubo, que muitas vezes precisam ser dobradas. Para fazer isso, os trabalhadores do gás sempre trazem consigo equipamentos e ferramentas especiais.
Normalmente os trabalhadores utilizam material próprio - de alta qualidade e testado em outras obras, mas o proprietário tem o direito de solicitar certificados dos materiais e verificar se correspondem ao que está especificado no projeto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Visão geral da entrada básica – por fora e por dentro:
Injetando gás na casa a partir de um tanque de gasolina:
Medidas para introdução de gasoduto na casa:
A instalação de uma entrada na cave é apenas uma das etapas da ligação de uma casa a uma linha principal de abastecimento de combustível natural, mas deve ser levada a sério e com responsabilidade. Recomendamos a celebração de um contrato com uma empresa prestadora de serviços que irá instalar, conectar, testar e posteriormente monitorar o funcionamento do gasoduto.
Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Pergunte aos nossos especialistas - o bloco de contato está localizado abaixo. Você também pode adicionar informações valiosas ao material ou participar da discussão.