Como colidir com um gasoduto: requisitos técnicos e características da obra

O gás natural fornece às pessoas calor e comida quente.No entanto, para implementar estas funções é necessário ligá-lo à casa - instalar uma conduta ligada à rede central, equipamentos de aquecimento e eletrodomésticos.

Na fase de projeto do gasoduto, é necessário saber quais licenças precisam ser emitidas, como cortar corretamente o gasoduto e a quem confiar um trabalho tão importante. As respostas a essas perguntas são descritas detalhadamente no artigo.

Além disso, descrevemos diferentes métodos de conexão à linha central e também descrevemos os recursos de conexão a uma tubulação de plástico e metal.

Quais são os tipos de linhas de transmissão de gás?

Um gasoduto é um gasoduto especializado cuja finalidade é transportar e armazenar determinados volumes de combustível azul. Pode ter diferentes características de projeto, variando dependendo das tarefas atribuídas à rodovia.

Por exemplo, redes de importância internacional fornecem enormes volumes de gás a longas distâncias, mantendo assim uma pressão constante a um nível elevado. É por isso que quaisquer experimentos com sistemas de fornecimento de gás são inadequados e podem ser perigosos não só para você, mas também para outras pessoas.

Isso significa que a melhor opção para trabalhar com o sistema seria acionar os serviços competentes especializados em trabalhar com comunicações de gás, que atendam aos requisitos da lei.

A exploração do gasoduto é efectuada pelos serviços competentes
A exploração do gasoduto deve ser realizada por um especialista em serviços de gás que possua o nível de autorização exigido e siga todas as medidas de segurança.

Os gasodutos são projetados como o sistema circulatório do corpo humano. Seu papel pode ser comparado ao dos vasos coronários. E das tubulações centrais partem tubulações regionais, distribuindo o combustível azul entre os consumidores.

Eles são menores que os principais e, portanto, a pressão neles é muito menor. No entanto, mesmo em tais redes de gás, seus saltos são possíveis tanto no sentido decrescente quanto no sentido crescente.

A conexão às comunicações de gás ocorre se a organização possuir uma licença especial. E você mesmo pode tentar fazer a fiação dentro de sua casa. Para isso, basta conhecer uma sequência clara de ações e seguir as medidas de segurança necessárias.

Regras para calcular a taxa de transferência

O principal fator responsável pelo fornecimento contínuo de combustível azul aos consumidores é a capacidade de movimentação do gasoduto. Este parâmetro é calculado usando um algoritmo especial. Além disso, isso é feito independentemente do tipo de tubos utilizados.

Taxa de transferência máxima tubo de gás pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

Q máx. =196,386×D²×P/Z×T,

Onde:

  • R – pressão de operação mantida no gasoduto, acrescida de 0,1 MPa ou pressão absoluta do gás;
  • D – diâmetro interno do tubo;
  • T – temperatura do combustível azul bombeado, medida na escala Kelvin;
  • Z – coeficiente de compressibilidade.

Esta fórmula estabelece o seguinte padrão: quanto maior o valor do indicador T, maior deve ser o rendimento da rede.

Caso contrário, a linha de transmissão de gás irá despressurizar, o que levará inevitavelmente à explosão desta substância perigosa.

Escolhendo um método para explorar um gasoduto
Tendo feito a escolha do tipo de tubos para um gasoduto, é importante determinar corretamente o método de inserção

Existe uma fórmula mais complicada. No entanto, o algoritmo fornecido acima é suficiente para realizar os cálculos necessários antes da inserção no gasoduto.

Como conectar corretamente a um gasoduto?

A exploração da rede principal não pode ser realizada com as próprias mãos - apenas com a ajuda de especialistas das empresas de gás que possuam licenças e autorização para realizar esse tipo de trabalho. Independentemente da empresa escolhida, haverá uma grande etapa de preparação antes da conexão às comunicações.

Preparando-se para o empate

Se decidir confiar o processo de ligação à rede de gás a especialistas da empresa competente, deverá contactar o serviço de licenciamento. Aqui, além de enviar a inscrição no formulário estabelecido, será necessário fornecer um pacote de documentos exigidos por lei.

Antes de inserir, fazemos cálculos
Na véspera da ligação à linha de transporte de gás, é necessário não só fazer os cálculos corretos, mas também obter autorização dos trabalhadores do gás

Quando se trata de explorar o gasoduto de um edifício recém-construído, o proprietário deve, em primeiro lugar, fornecer um passaporte, um código de identificação e um documento aprovado projeto de sistema de abastecimento de gás.

Além disso, você deve preparar um conjunto de documentos:

  • declaração, certificado pessoalmente pelo chefe do departamento territorial do setor do gás;
  • permissão de conexão à rede de transmissão de gás, expedida pelo departamento de planejamento arquitetônico;
  • fotografia, realizado durante o levantamento topográfico da área onde será realizada a inserção;
  • passaporte técnico para uma casa particular, ou uma cópia autenticada por um notário.

A fotografia deve ser certificada por funcionários autorizados do serviço de gás. Ele retratará toda a infraestrutura de engenharia, incluindo não apenas comunicações de gás, mas também abastecimento de água, tubulações de rede de aquecimento e esgoto.

Se a casa estiver em construção, deverá ser fornecido um projeto arquitetônico adequado, uma licença para sua construção e uma planta baixa.

E se a sua área total ultrapassar 300 m2. m., é necessário apresentar um cálculo térmico do edifício, um plano situacional do local na escala de 1:5000 e consentimento dos vizinhos para ligação à rede de gás, elaborado por escrito.

Este último documento será necessário no caso de se prever a passagem subterrânea de parte do gasoduto ao longo de áreas que lhes pertencem.

Você não pode trabalhar sem permissão para interromper
Na véspera das obras de assentamento de tubulação para inserção em gasoduto, é necessária a obtenção de licença documentada na forma estabelecida

Na maioria dos casos, licenças deste tipo são emitidas pelo departamento de gás da cidade, uma vez que são os legítimos proprietários das linhas de transmissão de gás.

Além disso, será necessário fornecer passaportes técnicos ou outros documentos anexados aos aparelhos a gás que estão previstos para serem instalados no edifício - autorização de utilização do equipamento no seu local de residência, certificados de conformidade, bem como contratos de prestação de serviços.

Você também precisará de um relatório de inspeção dos dutos de ventilação de fumaça e outros documentos exigidos por lei. Só tendo em mãos todas as licenças e atos é que se pode começar a realizar trabalhos vinculados, ou seja, exclusivamente com base legal.

Recorde-se que a ligação não autorizada ao gasoduto principal, sem o preenchimento dos documentos necessários nos termos da lei e a coordenação com os serviços competentes, está repleta de medidas administrativas. E se ao mesmo tempo houve danos ao gasoduto, haverá sanções penais.

Características do processo de rosqueamento

O processo de captação de um gasoduto é a conexão de uma nova tubulação por onde a substância será transportada do gasoduto central até o consumidor. Regra geral, estas ligações são efectuadas sem corte do fornecimento de gás à rede principal.

Produto para rosqueamento sob pressão
A utilização de tal produto para conexão a gasodutos através de uma válvula permite realizar toda a gama de trabalhos de vazamento sem reduzir a pressão do gás. Explicações para o diagrama: 1 - cortador de copo, 2 - fuso, 3 - mecanismo de catraca, 4 - haste, 5 - câmara, 6 - vedação de câmara, 7 - parafuso de pressão, 8,9 - alças, 10 - acoplamento, 11 - tubo, 12 — válvula, 13 — parafuso de travamento (+)

Existem certos pontos a serem considerados. Um deles é a alta pressão na tubulação principal, portanto o trabalho de rosqueamento é realizado por meio de um dispositivo especial. E isso é feito após a conclusão da instalação e verificação da funcionalidade do pipeline instalado para o novo consumidor.

Se a construção de uma sucursal individual pode ser realizada por funcionários de empresas privadas, e alguns processos podem até ser realizados pelo próprio proprietário, com as competências e ferramentas adequadas, então a ligação à autoestrada central só pode ser efetuada por funcionário especialmente treinado, seguindo as instruções desenvolvidas.

Suas ações serão necessariamente supervisionadas por um especialista em serviços de gás.

Regras para execução de trabalho

O conjunto de regras que devem ser seguidas ao explorar um gasoduto não é difícil de lembrar. No entanto, durante o trabalho de conexão, deve ser rigorosamente respeitado.

Estes são os seguintes pontos:

  1. Quando a rede é caracterizada por baixa pressão, recomenda-se inserir em suas comunicações valores de 20 a 80 mm de água. Arte.
  2. O trabalho em uma tubulação sob pressão média ou alta só é permitido após seu nível ter sido reduzido a níveis aceitáveis.
  3. Caso não seja tecnicamente possível reduzir a pressão, será necessário recorrer ao auxílio de equipamentos especializados concebidos para realizar trabalhos em condições atípicas.
  4. É importante envolver funcionários de organizações relevantes que tenham permissão especial para realizar este tipo de trabalho.
  5. Se for utilizar soldagem e corte a gás, deve-se controlar a pressão na área, que durante a instalação deve ser mantida na faixa de 40-150 kg/cm.

O cumprimento de um conjunto destas regras simples permitirá evitar situações de emergência durante o processo de captação de um gasoduto e garantir a segurança de terceiros.

A segurança é importante ao tocar
A batida no gasoduto principal é realizada sujeita ao controle de pressão no gasoduto

Possíveis métodos de conexão

A ligação da nova rede de abastecimento de combustível azul à existente é feita por meio de rosqueamento ou soldagem.

No primeiro caso, o funcionamento da tubulação principal não sofre alterações fundamentais, uma vez que o processo de vazamento a frio em uma tubulação de gás é realizado sem o uso de soldagem. O volume da substância bombeada e a sua pressão não mudam e ainda são mantidos dentro da faixa operacional da rede.

Este método é usado para conectar novos consumidores. Para realizar trabalhos relacionados à rede central, é necessário ter autorização e autorização para realizar atividades perigosas com gás.

Sem treinamento especial, é absolutamente proibido interferir no funcionamento do gasoduto principal. A violação pode resultar em consequências trágicas, resultando em morte ou prisão.

Diagrama de conexão
Em alguns casos, a captação de um gasoduto deve ser feita com a intersecção dos eixos das redes. Explicações para o diagrama: 1 — tubo conectado, 2 — gasoduto de trabalho, 3 — “janela” (parede recortada), 4 — viseira, 5 — disco de madeira, 6 — choque soldado, 7 tubo de conexão, 8 — haste de extração , 9 — sobreposição (+)

A segunda opção de conexão é mais familiar para a maioria das pessoas comuns. É confiável e resistiu ao teste do tempo. No entanto, o especialista que realiza a inserção desta forma deve possuir um elevado nível de qualificação profissional e também possuir uma autorização especial.

Os métodos de união são:

  • inserção em gasoduto sob baixa pressão;
  • sob gás de média e alta pressão, quando são utilizados dispositivos especiais;
  • com o gás desligado e as tubulações totalmente liberadas dele.

A escolha do método de conexão ao gasoduto depende de vários fatores.Portanto, a decisão deve ser tomada pelas pessoas que fazem a ligação, caso a caso.

Quanto ao contratante, podem existir 2 opções: representantes do serviço de gás ou funcionários de empresa privada que tenham o direito legal de realizar ações, bem como os equipamentos necessários e autorização para a realização de trabalhos perigosos com gás.

Além disso, no segundo caso, o escritório pode assumir obrigações de preparação e execução de um pacote de documentos para ligação legal à rede principal de gás. No entanto, todos os serviços adicionais afetarão o custo final da conexão.

Um aspecto importante é a seleção de tubos com o diâmetro correto
Não só o perfeito desempenho do gasoduto, mas também a operação segura de todo o sistema de transporte de gás depende da escolha correta das tubulações.

Características de inserção em um gasoduto metálico

A inserção no ramal central dos tubos metálicos é realizada após a elaboração de um esboço dos trabalhos futuros e da preparação de todos os materiais que serão úteis no processo com base no método de ligação escolhido.

A primeira coisa a fazer é limpar a superfície de trabalho. Ao mesmo tempo, é retirado do local escolhido para ligação ao gasoduto absolutamente tudo o que for desnecessário: entulho, tinta, ferrugem. A seguir, marque o local de inserção, fazendo marcas. Faça os furos necessários.

Depois disso, os poços são bem tratados. Ao cortar a superfície do tubo, as fissuras são cuidadosamente revestidas com argila. Isto é necessário para minimizar o risco de ignição do gás que escapa durante o corte.

Os furos feitos são selados o mais rápido possível com tampão de argila de amianto e a área a ser tratada é rapidamente resfriada.

Conectando tubos por soldagem
As conexões da tubulação devem ser feitas de forma a obter uma interseção extremamente precisa dos eixos da tubulação

A próxima etapa do trabalho será a instalação de um dispositivo de desconexão. Após o resfriamento do metal, retire o bujão para poder retirar um trecho do tubo cortado do gasoduto.

Agora, um dispositivo de desconexão é instalado na lacuna resultante. É composto por um conjunto de discos e sacos de borracha e madeira preenchidos com argila de consistência viscosa.

Em seguida, instale o tubo. Fechado o furo com um dispositivo de desconexão, passam a fazer o furo principal destinado à conexão de um novo tubo. Em primeiro lugar é necessário verificar o diâmetro, pois às vezes é necessário ajustar as marcações.

Em seguida, faça um furo e instale o tubo. Suas juntas de topo são soldadas em ambos os lados e a válvula está fechada. Depois os furos são selados.

Depois de concluída a instalação do tubo, comece a soldar o novo tubo. Antes disso, é retirada a escória metálica formada após a confecção do furo principal. Depois de limpar a superfície da tubulação, instale um novo tubo nos furos e, cobrindo-o com argila, faça costuras de soldagem.

A seguir, pegue uma solução aquosa de sabão e cubra cuidadosamente as novas costuras com ela, certificando-se de que estejam bem apertadas e que não haja vazamento de combustível azul.

A verificação das juntas dos tubos é um aspecto de segurança muito importante.
As juntas dos tubos devem ser cuidadosamente verificadas quanto a vazamentos de combustível azul, lubrificando-as com uma solução de água e sabão.

Caso não seja observado vazamento de gás, prossiga para a etapa final da obra, ou seja, aterro da vala. No entanto, esta não é uma operação tão simples como parece à primeira vista.

O aterro da vala também deverá ser realizado de acordo com as normas abaixo:

  • ao redor da circunferência do ponto de inserção da válvula esférica e do tubo de conexão, é necessário preencher o solo fofo com uma camada de mais de 20 cm de espessura e compactá-lo;
  • É estritamente proibido o uso de escavadeira ou outro equipamento pesado de construção para preencher completamente a vala com solo.

É terminantemente proibida a colisão do referido equipamento com a camada de solo que cobre o ponto de inserção e as tubulações dele provenientes, bem como com a válvula esfera saliente acima da superfície do solo.

Inserção em um pipeline de plástico

A conexão a gasodutos feitos de tubos de plástico não é tão cara financeiramente quanto às linhas de transmissão de gás de aço. E no caso dos tubos de plástico, isso é muito mais fácil de fazer do que os de metal. É importante seguir uma sequência clara de ações.

Os produtos plásticos são agora usados ​​​​com bastante frequência na instalação de estruturas de engenharia.

Suas vantagens incluem:

  • não são necessários materiais isolantes caros;
  • preço acessível com alto nível de tecnologia nas obras de instalação e construção devido ao uso de máquinas de solda automática, baixa demanda por equipamentos pesados ​​e funcionários caros;
  • vida útil – pelo menos 50 anos;
  • custos mínimos durante a operação e reparo.

Na véspera da inserção, é necessário adquirir acessórios (elementos de conexão) de alta qualidade fabricados na fábrica de acordo com os requisitos GOST. E também para deixar as costuras mais confiáveis, será necessário usar cola especializada e junta em forma de sino.

Além disso, é necessário garantir cuidadosamente que a junção dos tubos seja o mais estanque possível e tenha a melhor densidade.Na véspera da instalação, o inserto deve ser tratado com um agente anticorrosivo.

A inserção em um tubo HDPE tem características próprias
Independentemente do método de inserção em um tubo HDPE escolhido, todas as ações devem ser realizadas usando tecnologia especial

Já o processo de captação de um gasoduto constituído por tubos plásticos é realizado da seguinte forma. Os tubos são conectados com insertos especiais de aço ou polietileno. Eles estão localizados perpendicularmente ao sistema de transporte de gás existente. Seu comprimento pode variar de 80 a 100 cm.

O processo de extensão propriamente dito é realizado por meio de tubos plásticos com conexão soquete-contato na base. A tecnologia de inserção em um gasoduto é realizada da seguinte forma: aquecendo o inserto de aço a uma temperatura de 60°C, uma estrutura plástica é colocada sobre ela rapidamente e com esforço físico.

Uma tecnologia bastante popular é a conexão por meio de uma válvula esférica. O diâmetro máximo de um gasoduto feito de produtos de polietileno no qual pode ser feito um inserto é de 500 mm para modelos com SDR 11 e 800 mm para modelos com SDR 17,6.

Nesse caso pressão no gasoduto não deve ser superior a 1 MPa (10 bar). A própria tecnologia de inserção de tubos de polietileno em gasodutos é realizada em uma determinada sequência.

Grampo para rosqueamento sem solda
Você pode cortar um tubo de polietileno sem usar soldagem; neste caso, recorra ao uso de uma pinça especial

Em primeiro lugar, a torneira é soldada. Na véspera da instalação do equipamento, são instaladas conexões e resistências embutidas (acoplamento e manutenção aérea) na rede existente e instalada uma válvula esfera suspensa conforme SP 42-103-2003.

Em seguida, o equipamento é montado e instalado.A haste de perfuração, na extremidade da qual é montada uma fresa, e a unidade de inserção são fixadas no ramal livre da válvula esférica. Para isso, é apertado com parafusos do meio anel do dispositivo de fixação. Essas ações permitem obter uma conexão totalmente estanque.

O próximo passo será crimpagem da unidade de inserção através de uma conexão com torneira. Neste caso, a pressão deve ser 0,1 MPa superior à da rede de transmissão de gás existente.

Depois a conexão é feita no pipeline. A haste de perfuração gira por meio de uma alavanca de catraca, avançando o cortador que, por sua vez, corta a parede do gasoduto.

Em seguida, a haste com o cortador é movida para trás e a válvula esférica é fechada. O momento em que o cortador entra no gasoduto em operação é determinado à medida que a força com que a haste de perfuração gira diminui, bem como pela alteração do comprimento de seu curso.

Depois que o furo é feito, a haste de perfuração com o cortador é retraída girando as alças do dispositivo de corte no sentido anti-horário. Assim que o cortador for movido para fora da válvula esférica, ele deverá ser fechado.

Concluída a inserção, verificamos o aperto das juntas
Outras ações de aproveitamento do gasoduto devem ter como objetivo vedar as juntas de topo e verificar sua segurança

Após isso, a pressão na unidade de derivação do gasoduto deverá ser aliviada e o equipamento desmontado. Fechada a válvula, o gás é liberado da unidade de derivação através de uma mangueira de saída de gás e uma válvula com encaixe. Ao mesmo tempo, o equipamento é retirado da conexão livre da válvula esfera. O cortador agora pode ser removido da haste de perfuração.

Na próxima etapa, é necessário retirar o fragmento cortado do tubo do cortador e retirar os cavacos resultantes.

Em seguida, o ramal do gasoduto é conectado.É soldado por meio de um acoplamento ao tubo livre da válvula esférica. Após o lançamento do combustível azul, a junta soldada deve ser pressurizada sob pressão de operação, tendo previamente tratado as juntas com uma solução aquosa de sabão para garantir que não haja vazamento de gás.

A legalização do vínculo ocorre por meio da celebração de um acordo
Após a conclusão do processo de captação do gasoduto, deverá ser celebrado contrato de fornecimento de combustível azul para legalização da ligação

Concluída com sucesso a ligação ao gasoduto principal, é necessário concluir a parte documental da obra através da celebração de um acordo de fornecimentos, serviços técnicos e de despacho de emergência com o representante regional da empresa de gás na região.

Os trabalhos de aceitação de uma nova instalação de gás após a conclusão do processo de vazamento e vedação dos dispositivos que monitoram o volume de combustível azul consumido são realizados por um representante da referida empresa.

No nosso site existe um bloco de artigos dedicados à ligação do gás a uma habitação privada, recomendamos que leia:

  1. Quanto custa conectar o gás a uma residência particular: o custo de organizar o fornecimento de gás
  2. Como conectar gás a uma casa particular: dispositivo de entrada + instalação do sistema
  3. Condições técnicas de ligação de gás: procedimento para obtenção da documentação necessária

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo demonstra o vazamento sob pressão em tempo real sem desligar o gás:

Vídeo sobre como cortar um gasoduto de alta pressão existente:

Um exemplo de acesso a um gasoduto sob pressão no vídeo:

Tendo uma compreensão geral dos requisitos técnicos e do procedimento para a realização dos trabalhos de ligação à rede de gás, será mais fácil navegar por todas as nuances, e também será mais fácil controlar o trabalho da empresa com a qual o acordo de ligação foi concluído.

Além disso, desaparecerá a vontade absurda de cortar você mesmo um gasoduto, convidando um faz-tudo para economizar dinheiro.

Compartilhe com os leitores sua experiência na coordenação de documentos e conexão ao gasoduto central. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Arséniy

    A informação é certamente útil, mas eu não recomendaria ir lá para quem nunca fez isso. Ainda assim, o gás não é brincadeira. É imprescindível obter autorização com antecedência para não incorrer em multa. Fizemos exatamente isso, esperamos cerca de uma semana até que especialistas viessem até nós e conectassem a rede de gás. Mas, na minha opinião, não verificaram vazamentos, ou eu não vi.

  2. Sergei

    As multas por tais inserções são agora elevadas. Embora a ideia de fazer pastilhas já esteja na cabeça de muita gente. Eles o extraem aqui, na Rússia, e fixam o preço do gás como para os consumidores europeus. Todo o orçamento familiar é gasto em serviços públicos no inverno. Um soldador que conheço tentou bater nele, mas foi imediatamente pego. Se você vai abrir algum tipo de negócio a gás, não poderá fazê-lo sem conhecer a administração.

    • Romance

      Obviamente, não está familiarizado com os preços europeus do gás para a população. Os preços lá são várias vezes, ou até dezenas de vezes mais altos. Pesquise no Google para se divertir.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica