Pisos quentes sob laminado: instalação e instalação de sistema de filme infravermelho
Ao instalar um piso aquecido sob o laminado como forma única ou adicional de aquecer o ambiente, você pode aumentar significativamente o grau de conforto em comparação com outras opções. Para traçar um diagrama de colocação dos elementos e instalar todo o sistema, é necessário familiarizar-se com as especificidades do trabalho que está sendo realizado. Você concorda?
Diremos como escolher um revestimento de piso que funcione em conjunto com um sistema de filme de aquecimento. Aqui você aprenderá como organizar corretamente os componentes de um piso aquecido e como conectá-los corretamente. Tendo em conta os nossos conselhos, poderá realizar de forma independente todas as etapas de um trabalho difícil, mas bastante acessível.
O conteúdo do artigo:
Noções básicas de materiais
A qualidade de trabalho e a vida útil de um piso aquecido colocado sob painéis laminados dependem dos parâmetros do equipamento e material adquirido, aliados à compreensão das características de sua combinação.
Para desenvolver de forma independente um layout para faixas infravermelhas, é necessário levar em consideração as características físicas desse aquecimento.
Parâmetros do piso de filme infravermelho
Um aquecedor de filme é uma folha estreita e flexível colocada sob o revestimento do piso e contendo um elemento de aquecimento. Ele converte energia elétrica em ondas de calor infravermelhas.
O aquecimento de um laminado ou outro material ocorre por baixo devido à radiação que o atinge. Depois de aquecer a superfície do piso através de sua espessura, o calor é liberado no ar da sala aquecida.
O elemento de aquecimento dos sistemas IR é um revestimento de carbono contínuo ou listrado, coberto em ambos os lados com lavsan ou filme de poliuretano. Barramentos bimetálicos condutores de corrente são instalados ao longo das bordas das telas, transmitindo energia ao elemento de aquecimento.
A espessura desta estrutura varia de 0,2 a 2 mm, na maioria das vezes estão disponíveis para venda painéis com espessura de 0,3 a 0,5 mm. Os tamanhos de largura padrão para uma tira são 50, 60, 80 e 100 cm.
Qualquer filme pode ser cortado em locais especialmente designados e marcados para esse fim. O passo de corte é de aproximadamente 20 cm, para que você possa obter facilmente painéis com o comprimento desejado.
Força maxima filme infravermelho para laminado é de 120 a 230 W/m². Dispositivos com alta geração de calor não são utilizados devido à temperatura limitada de aquecimento do laminado. Às vezes, o fabricante indica a potência dependendo do medidor linear. Neste caso, dividindo pela largura de banda pode-se calcular o valor desejado.
Requisitos para laminado como revestimento
Um laminado comum pode ter três propriedades que impedem seu uso como acabamento em combinação com piso aquecido:
- curvatura da geometria da placa sob alta temperatura;
- pressionar as placas quando expostas a objetos pesados;
- altas propriedades de isolamento térmico do material.
Portanto, modelos aprimorados foram desenvolvidos para o uso conjunto do laminado e do piso aquecido por filme localizado abaixo. Eles são marcados com símbolos especiais colocados na embalagem do material ou nas instruções do mesmo.
Não existe um padrão de marcação uniforme, portanto no momento da compra é necessário esclarecer essa questão com o vendedor, pois existem soluções apenas para pisos aquecidos a água ou cabo elétrico.
O valor total do coeficiente de resistência térmica do laminado e do suporte sobre o qual é aplicado não deve exceder 0,15 m2*K/W. Portanto, ao escolher um material, é necessário garantir que esta especificação técnica atenda aos requisitos regulamentares, caso contrário existe o risco de superaquecimento e quebra do sistema de piso aquecido.
A ligação das lamelas pode ser feita com cola ou travas localizadas nas extremidades das placas. Em combinação com um piso aquecido, apenas é permitido um design flutuante de piso laminado feito de painéis interligados.
Aqueles. O revestimento montado a partir de painéis não deve ter aderência rígida à base, devendo ser deixado um vão em todo o perímetro da sala, em torno de detalhes arquitetônicos e penetrações de tubos como reserva para expansão linear do material.
O laminado é produzido por prensagem de serragem com inclusão de resinas contendo formaldeído. O fabricante indica a temperatura máxima de aquecimento permitida, acima da qual a substância tóxica começa a evaporar. Isso geralmente acontece quando atinge 28-30 graus Celsius. Ao calcular a liberação de calor, este fator deve ser levado em consideração.
Os argumentos a favor da instalação de um sistema de aquecimento infravermelho sob o laminado e da comparação das vantagens do filme IR com as opções de água são descritos em detalhes no próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Regras para colocação de faixas de piso radiante
A área de uma sala separada que deve ser equipada com piso quente é calculada com base nas necessidades de aquecimento desta sala.
Na ausência de outros sistemas de aquecimento, é suficiente uma cobertura média de 70% da área total. Na presença de radiadores e lareiras, a necessidade de calor do piso é reduzida, o que leva a uma diminuição do número de faixas colocadas ou a um menor consumo de energia para aquecimento.
A ausência da necessidade de colocação de piso aquecido por infravermelho sob o laminado em toda a área da sala permite, via de regra, contornar facilmente as seguintes restrições no projeto:
- Não coloque pisos aquecidos sob objetos pesados, como armários ou sofás com pernas. Eles empurram o laminado, o que leva a um ajuste irregular e pressão excessiva no filme.
- Não cubra o piso laminado aquecido com material isolante de calor, como tapetes ou móveis sem pernas. Isso leva à interrupção da transferência de calor para o ar e ao superaquecimento do sistema.
- É necessário evitar o aquecimento simultâneo do laminado pelo filme infravermelho e outra fonte de calor. O tamanho da área do piso sob a qual o filme não pode ser colocado é determinado individualmente para cada tipo de dispositivo de aquecimento localizado nas proximidades.
- É necessário recuar de paredes e objetos fixos em pelo menos 3 a 10 cm, dependendo das recomendações do fabricante, uma vez que a zona de aquecimento em planta se estende ligeiramente além dos limites do filme. As temperaturas elevadas podem ter um efeito negativo nos rodapés e no papel de parede.
Ao planejar a colocação de filmes infravermelhos, eles geralmente se afastam das paredes a uma distância de 50 a 60 cm, devido a uma possível reforma ou reorganização de móveis no futuro.
Uma distância significativa das paredes deixa uma gama mais ampla de soluções para alterar o design da sala. Além disso, os moradores da casa usam o espaço próximo à parede com muito menos frequência do que no meio do cômodo.
Se a área do piso aquecido for retangular, é melhor planejar a localização dos fragmentos do filme ao longo do lado comprido. Neste caso, o número de tiras e, consequentemente, as operações para a sua instalação, isolamento e ligação são reduzidos.
Informações adicionais sobre a estrutura
Na seção vertical, o dispositivo de piso aquecido consiste em cinco camadas, cada uma das quais com certos requisitos. O contrapiso deve ser firme e o mais nivelado possível. Para uma base de concreto, recomenda-se nivelá-la com uma mistura de nivelamento, e para uma base de madeira, com assentamento de compensado.
O isolamento entre a base e os elementos de aquecimento foi concebido para evitar perdas de calor. Considerando que o piso aquecido funciona com eletricidade, o substrato não deve conduzir corrente.
Portanto, não é utilizado isolamento com superfície reflexiva à base de folha de alumínio. Na maioria das vezes, é usado isolamento de espuma de polietileno em rolo ou suporte de cortiça, completo com uma camada reflexiva.
Antes de colocar faixas de piso radiante com fiação elétrica e sensor de temperatura, é necessário ler as instruções que acompanham o kit. Os princípios gerais de instalação são os mesmos, mas existem algumas nuances quanto à distância entre os elementos a serem colocados, bem como ao método de ligação à rede elétrica.
Filme de polietileno ou vinil deve ser utilizado como substrato localizado entre os elementos de aquecimento e o laminado. Transmite bem o calor, mas serve como barreira à água e ao pó, que não devem entrar nas faixas de aquecimento.
Um dos representantes característicos dos sistemas de aquecimento de filme é Produtos da marca PLEN, cujos recursos de instalação e operação são descritos detalhadamente em nosso artigo recomendado.
Etapas do trabalho de instalação do sistema
Uma das principais vantagens das bandas infravermelhas em relação cabo elétrico ou canos de água é a possibilidade de auto-instalação de piso aquecido sob o laminado. Portanto, a instalação de tal sistema é mais barata, o que justifica o custo mais caro de seus elementos.
Se todas as etapas do trabalho forem realizadas corretamente, o aquecimento funcionará de forma eficiente durante o período de tempo declarado pelo fabricante.
Nivelamento da base e colocação de isolamento térmico
A impermeabilização e o nivelamento do contrapiso para posterior instalação de faixas infravermelhas sob o laminado são realizados de acordo com normas padrão. O revestimento deve ser liso, rígido, com inclinação não superior a 2 mm por 1 metro.
Antes de instalar o isolamento térmico, é necessário garantir que a poeira seja removida do ambiente.Se os trabalhos de organização do piso aquecido forem realizados durante a construção ou grandes reparações, é aconselhável realizar de uma só vez os procedimentos de instalação do isolamento térmico, das faixas de aquecimento e da impermeabilização superior. Neste caso, a contaminação dos elementos de aquecimento por poeira será minimizada.
O material refletor de calor é barato, por isso é colocado em toda a área da sala próximo às paredes, mesmo que as faixas infravermelhas não estejam localizadas sob toda a superfície do piso. A espessura do substrato isolante sob o piso aquecido é de 3-4 mm e esta colocação elimina uma ligeira diferença de altura, o que é indesejável na instalação do laminado.
Para evitar deslocamento do material durante os trabalhos posteriores, ele é fixado ao chão com grampeador ou fita dupla-face. Tiras de isolon ou outro isolamento são fixadas entre si com fita adesiva.
Guia fotográfico para montagem do sistema IR
Ao colocar um piso de filme quente, são executadas uma série de ações padrão, apresentadas na seguinte seleção de fotos:
Concluída a preparação das faixas infravermelhas para montagem do piso aquecido, passamos ao trabalho principal:
Colocação de fragmentos de filme térmico
As tiras de filme térmico são cortadas em pedaços do tamanho desejado e colocadas com a tira de cobre para baixo ou para cima, dependendo das instruções do fabricante. Devem ser posicionados de forma que o cabo elétrico possa ser conectado apenas de um lado.
Como regra, as tiras de piso aquecido são colocadas de ponta a ponta sob o laminado. Porém, para alguns modelos existe uma distância mínima permitida entre eles, que está indicada nas instruções. Isto deve ser observado para evitar o superaquecimento do sistema. Em nenhum caso é permitido sobrepor faixas de barramentos condutores de corrente umas sobre as outras.
Aumentar a distância entre as tiras mais do que o mínimo permitido não causará mau funcionamento do piso aquecido. Neste caso, o aquecimento do laminado será desigual, o que levará à criação de zonas quentes e frias no piso.Porém, tais zonas são praticamente imperceptíveis devido à pequena diferença de temperatura e à existência do efeito de dissipação de calor.
Isolamento e conexão elétrica
Normalmente, além do filme térmico, a embalagem inclui fita autoadesiva isolante de betume (borracha butílica) e pinças de contato para conexão do piso à rede elétrica. Às vezes, o conjunto também inclui fios com a seção transversal necessária para passar uma corrente de determinada potência.
O isolamento autoadesivo betuminoso é utilizado para cobrir os locais onde o barramento cobre-prata é cortado e no lado oposto da faixa de seus contatos “abertos” que não serão utilizados na conexão à rede elétrica. É importante evitar a formação de bolhas de ar entre o isolamento e o barramento.
Um clipe de contato é instalado em cada ponto onde os fios são conectados ao barramento de cobre de forma que um lado dele fique dentro do filme térmico e o outro fique fora, em cima da tira de cobre. Em seguida, usando um alicate, o clipe é bem preso.
Após este procedimento, as tiras de filme térmico são fixadas entre si com fita adesiva, e também conectadas a um material refletor de calor para evitar deslocamentos durante os trabalhos subsequentes.
As extremidades desencapadas dos fios são conectadas aos clipes usando o método de crimpagem. Cada um desses locais deve ser coberto com isolamento betuminoso, aplicando-o acima e abaixo da conexão.
Conectando o termostato e testando o sistema
O dispositivo de controle raramente está incluído no conteúdo da entrega, portanto termostato para piso aquecido precisa ser adquirido separadamente.Como é necessária alta precisão no ajuste da temperatura de aquecimento do laminado, é necessário utilizar um dispositivo eletrônico em vez de mecânico.
O sensor de temperatura do piso é fixado na parte inferior do filme na faixa preta do elemento de aquecimento. Este procedimento pode ser realizado com isolamento betuminoso.
São feitos recortes especiais no material refletor de calor para o sensor de temperatura, bem como locais para instalação de clipes e colocando fios. Isso é necessário para manter uma superfície lisa para o trabalho de instalação do laminado. Depois de colocado o sensor na reentrância, deve-se selá-lo com fita isolante betuminosa.
O termostato é montado na parede no local mais conveniente para os moradores do apartamento. Os fios são conectados de acordo com as instruções do dispositivo.
Se a potência máxima do piso aquecido for superior a 2 kW, a ligação à rede elétrica é feita através de uma máquina separada. Para ambientes úmidos, como banheiros ou lavabos, na ausência de aterramento, é necessário incluir um dispositivo de corrente residual no circuito elétrico.
Antes de aplicar a camada impermeabilizante e o laminado, é necessário testar o sistema. A temperatura de teste pode ser baixa, pois o objetivo principal é verificar as conexões dos fios com os elementos do piso infravermelho quanto à ausência de faíscas, bem como o fato de cada fragmento estar aquecido.
Impermeabilização e piso laminado
Uma camada protetora de impermeabilização em forma de filme é aplicada sobre o piso aquecido.Tendo em conta a sua espessura insignificante, que não altera a topografia da superfície, basta cobrir apenas os elementos de aquecimento com uma pequena saliência nas bordas, igual a 10-20 cm.
As tiras de filme são conectadas entre si com fita adesiva comum para evitar que se desloquem durante a instalação subsequente do laminado.
Os painéis de piso laminado são colocados diretamente sobre o filme plástico, sem qualquer suporte adicional. É aconselhável realizar estes procedimentos com calçados macios, e também observar outras medidas de segurança para não danificar os elementos de impermeabilização e aquecimento.
Nuances do uso de pisos infravermelhos
É necessário traçar um plano de instalação de piso aquecido sob o laminado, incluindo um diagrama da disposição das faixas e da fiação. Isso ajudará a evitar no futuro a reorganização incorreta dos móveis e a criação de fortes pressões na superfície dos locais onde o piso aquecido está instalado.
Também será necessário eliminar a possibilidade de danos à película ou à fiação elétrica na instalação de itens de interior que necessitem de fixação no contrapiso.
Os termostatos eletrônicos costumam ser equipados com dois dispositivos para medir as temperaturas do piso e do ar. Na programação do sistema é impossível utilizar apenas o sensor de ar devido às restrições de aquecimento do laminado.
Existem duas maneiras de definir corretamente o algoritmo do modo de operação para um piso aquecido:
- Use apenas as leituras do sensor de piso. Por exemplo, configure o aquecimento para ligar quando a temperatura estiver abaixo de 25 graus e desligue-o quando atingir 29 graus.
- Use as leituras de ambos os instrumentos. Por exemplo, configure o aquecimento para ligar quando a temperatura ambiente for 23 graus e desligue-o quando as leituras do sensor de ar atingirem 26 graus ou as leituras do sensor de piso atingirem 30 graus.
A quebra do sensor de piso acarreta a necessidade de sua substituição com desmontagem de parte dos painéis laminados, levantamento da película impermeabilizante e do painel de aquecimento danificado. Para evitar esse trabalho demorado, você pode adquirir um sensor adicional, instalá-lo ao instalar o piso como opção de backup e direcionar o fio dele até o termostato.
Então, se o dispositivo principal falhar, basta desparafusar os dois fios do sensor que não funciona no termostato e conectar os contatos da versão sobressalente.
Com as regras e características da organização aquecimento infravermelho de uma casa de madeira O artigo que recomendamos irá apresentá-lo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Trabalho passo a passo na instalação de piso infravermelho sob um laminado. Soldar fios em condutores de cobre em vez de usar clipes:
Instalação de piso infravermelho sob laminado em uma sala com geometria complexa. Todas as etapas do trabalho são mostradas. Aqui está a repartição dos preços no final do outono de 2016:
A instalação de filme infravermelho sob o laminado permite implementar a maneira mais confortável para uma pessoa aquecer um ambiente “de baixo para cima”.
Compreender as leis físicas de funcionamento de tal sistema e seguir as regras para sua instalação contribui para a escolha correta da localização e potência dos elementos de aquecimento, bem como para o funcionamento de longo prazo e de alta qualidade do piso aquecido.
Gostaria de nos contar como instalou e conectou um piso de filme infravermelho com suas próprias mãos? Você tem alguma dúvida ao ler as informações apresentadas? Existe alguma informação útil para nós e para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Um método bastante interessante de isolamento de piso. Acho que esse equipamento e sua instalação custam muito dinheiro. Mas você pode tentar. Meu padrinho tem um sistema parecido e aquece muito bem o chão. E estou me perguntando se é seguro. E se houver um curto-circuito? E se houver vazamento de água? Mas meu padrinho diz que é 100% seguro. Isso pode ser verdade, não sou profissional. Mesmo assim, penso que este é o futuro e em breve todos terão um sistema de aquecimento deste tipo.
Pessoalmente, não escolhi o piso radiante como alternativa ao aquecimento. Sim, claro, esta é uma fonte de calor, mas não a principal. E as áreas de cobertura não devem ocupar toda a superfície do piso. Quanto à pergunta: é caro ou barato, eu diria: “não é barato”. E a poupança neste caso não é apropriada, uma vez que está sendo realizado um trabalho de capital. E você não deve economizar nisso. É melhor confiar nos profissionais. O problema dos pisos tortos e do isolamento de baixa qualidade não foi eliminado.
É caro não só e nem tanto na hora da compra e instalação, mas em termos de consumo de energia elétrica para aquecimento.Se você usá-lo como principal fonte de aquecimento, será várias vezes mais caro que o gás. Mas como aquecimento adicional, os pisos quentes são muito bons.