Termostato para piso aquecido: princípio de funcionamento + análise de tipos + dicas de instalação
Os elementos térmicos de um piso aquecido não entram em contato com o ar que aquecem, portanto a temperatura do ambiente é controlada por um dispositivo externo - um termostato.A quantidade de consumo de eletricidade depende de sua funcionalidade. Concordo, para uma compra informada vale a pena conhecer as características e capacidades do aparelho.
Diremos como comprar o termostato mais adequado para o seu piso radiante. O artigo que apresentamos descreve suas variedades, que diferem no tipo de controle, no tipo de dispositivo de fixação de temperatura e no método de instalação. São fornecidas dicas para facilitar a escolha do modelo ideal.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento do termostato
O termostato foi projetado para controlar o funcionamento do sistema de piso radiante (WHS). Consiste em um dispositivo de controle e um ou mais sensores. As informações deles são levadas em consideração ao ligar e desligar os tapetes térmicos.
Graças ao funcionamento do aparelho, uma temperatura uniforme é mantida nos ambientes e o consumo de energia é minimizado.
Os termostatos são fáceis de usar e até mesmo adolescentes podem usá-los. Neste caso, o modo de operação do STP pode ser alterado várias vezes ao dia sem medo de quebra ou falha prematura do equipamento.
A temperatura mínima pode ser ajustada separadamente para cada ambiente. Além disso, alguns modelos permitem programar o modo de funcionamento do aparelho durante o dia.
Tipos de dispositivos por tipo de controle
O funcionamento do STP é regulado por um dispositivo especial, que geralmente fica pendurado na parede. Possui as dimensões de uma chave oscilante padrão e pode ser equipada com interface mecânica, eletrônica ou programável.
Mecânico sem eletrônica
Um termostato mecânico não inclui componentes eletrônicos em seu design. Os fios elétricos para o STP passam diretamente pelo dispositivo, o que agrega problemas durante sua instalação.
A função de sensor de temperatura em um regulador mecânico geralmente é desempenhada por uma placa bimetálica que, quando fria, fecha os contatos das esteiras de aquecimento. À medida que a temperatura na sala aumenta, ela dobra e desconecta o circuito elétrico, como resultado, a geração de calor é interrompida.
A interface de regulação é representada por uma roda, girando a qual é possível ajustar a temperatura do ambiente.
Este design de dispositivo tem suas vantagens:
- Preço baixo.
- Fácil de usar.
- Capacidade de trabalhar em baixas temperaturas.
- Confiabilidade.
- Independência de surtos de tensão.
- Longa vida útil.
- Acendimento automático após queda de energia.
A simplicidade de um termostato mecânico também causa suas desvantagens, que podem ser críticas:
- Funcionalidade mínima.
- Falta de capacidade de controle remoto.
- Grande erro.
- A presença de cliques ao dobrar a placa bimetálica.
Apesar de sua simplicidade, os termostatos mecânicos têm forte influência no mercado consumidor devido à sua alta confiabilidade, simplicidade e intercambialidade.
Com mecanismo eletrônico
Aparecimento de termostatos eletrônicos para pisos aquecidos elétricos pode não diferir dos dispositivos mecânicos. A principal diferença está no preenchimento interno do aparelho.
Os controladores eletrônicos de aquecimento de piso consistem nos seguintes componentes:
- Quadro.
- Microcircuito de controle.
- Sensor de temperatura integrado ou externo.
- Chave eletrônica para ligar e desligar a alimentação das esteiras aquecedoras.
O ajuste de temperatura em termostatos eletrônicos pode ser feito usando um display sensível ao toque, botões, uma roda de ajuste ou uma combinação desses métodos.
Alguns modelos suportam controle de temperatura multizona, no qual várias zonas isoladas de piso aquecido com seus próprios sensores são conectadas independentemente ao microcircuito de controle.
As vantagens dos dispositivos eletrônicos incluem:
- Possibilidade de instalação de sensor remoto de temperatura em qualquer local da sala.
- Disponibilidade de display mostrando a temperatura atual e definida.
- Possibilidade de controle de aquecimento multizona.
- Precisão do sensor de temperatura de até frações de grau.
- Indicação em caso de erro ou avaria.
- Possibilidade de completar com telecomando externo.
As desvantagens de um termostato eletrônico se devem principalmente à presença de um microcircuito.
As desvantagens incluem as seguintes características:
- Dependência da estabilidade do microcircuito de controle das quedas de tensão.
- Falhas nas configurações durante uma queda de energia de curto prazo.
- Preço mais alto do que dispositivos mecânicos.
Os termostatos mecânicos são apenas 15-25% mais baratos que os eletrônicos, portanto, na ausência de quedas de tensão na rede, a escolha entre esses dois tipos de dispositivos é determinada principalmente pela sua aparência.
Visores luminosos de ótima aparência costumam ser o principal fator de motivação na compra de um modelo específico de termostato.
Dispositivos eletrônicos programáveis
A principal diferença entre termostatos programáveis e dispositivos eletrônicos convencionais é a funcionalidade expandida do microcircuito de controle. Este tipo de dispositivo permite definir diferentes temperaturas nos ambientes dependendo da hora do dia.
Como resultado, os utilizadores beneficiam muito da poupança de energia, reduzindo o aquecimento do ar numa casa vazia.
Os termostatos programáveis também podem ter função de controle remoto de um smartphone via Wi-Fi.
As desvantagens de tais dispositivos incluem o alto custo e a complexidade de configuração na ausência de habilidades no manuseio do equipamento. Caso contrário, os prós e contras dos termostatos programáveis são os mesmos dos eletrônicos convencionais.
Com unidade de controle remoto
Nos termostatos eletrônicos e programáveis, os componentes internos podem ser divididos em dois blocos: principal e móvel. Os cabos elétricos são conectados à caixa principal e os sensores de temperatura com fio são conectados. Pode ser localizado em qualquer local remoto da sala, o que facilita o trabalho de instalação.
Uma unidade móvel alimentada por bateria é usada como painel de controle. Pode ficar sobre uma mesa ou pendurado na parede. Além disso, os consoles podem ser equipados com sensores externos de temperatura que medem a temperatura do ar ambiente. Esses dispositivos são convenientes porque permitem ocultar o mecanismo de ajuste de crianças pequenas.
Tipos de sensores de temperatura para sistemas de piso radiante
O modo de operação dos elementos de aquecimento STP depende diretamente da correta medição da temperatura pelos sensores de temperatura. Eles podem ser incorporados no corpo da caixa de controle ou colocados remotamente.
Os sensores térmicos vêm em quatro tipos:
- Para determinar a temperatura do ar.
- Infravermelho, medindo o aquecimento da superfície do piso à distância.
- Determinar a temperatura da superfície do piso pelo método de contato.
- Combinado.
O sensor de aquecimento do ar geralmente está embutido no termostato ou em sua unidade móvel. É utilizado quando o piso aquecido é o sistema de aquecimento principal. O principal requisito para sua localização é a presença de circulação natural de ar ao redor do aparelho.
Os medidores infravermelhos de temperatura do piso podem ser integrados na caixa do termostato ou colocados como uma unidade separada. O principal requisito para sua instalação é que não haja obstáculos entre o sensor e o piso. A distância entre o dispositivo e a superfície a ser analisada deve ser de no mínimo 30 cm.
Os sensores de temperatura do tipo contato parecem um fio longo com um espessamento na extremidade.Por um lado, eles estão conectados à unidade termostática e, por outro, são colocados em um longo tubo corrugado especial sob o piso. Este recurso de instalação facilita a substituição de um sensor quebrado por um novo.
A vantagem da colocação subterrânea é a possibilidade de controle multizonas da temperatura do piso dentro de uma sala. Normalmente, esses sensores são instalados quando instalação de piso aquecido como um sistema de aquecimento adicional.
Vários sensores podem ser conectados ao termostato, mas este esquema é usado principalmente como parte de um conjunto integral de equipamentos.
Regras para instalação de termostato
Os cabos elétricos e a fiação dos sensores de temperatura devem ser conectados ao termostato pendurado na parede. Para isso, são feitas ranhuras apropriadas na laje - ranhuras. Neles, os fios são colocados no quadro elétrico e no chão.
Se o equipamento for instalado em uma sala com acabamento interno de alta qualidade, você poderá usar dispositivos suspensos e passar cabos pelas paredes em caixas.
A seguir estão as regras básicas que devem ser observadas na instalação de termostatos:
- É preferível colocar o dispositivo de ajuste a uma distância de 40-170 cm do chão, salvo indicação em contrário nas instruções. Se você tiver um painel de controle móvel, a caixa principal pode ser instalada em qualquer local conveniente.
- As principais funções do sensor de temperatura do piso são evitar o superaquecimento do revestimento do piso e proporcionar conforto aos pés, mas não controlar a temperatura do ar no ambiente.
- Em ambientes úmidos, é permitido o uso de termostatos com proteção adequada contra entrada de água.
- Quando o dispositivo é embutido na parede, é utilizada uma caixa de montagem feita de materiais incombustíveis.
- Os fios do regulador aos aquecedores de piso radiante com potência superior a 1 kW devem ser encaminhados em tubos ocos resistentes ao calor.
- O sensor de temperatura do piso deve estar localizado entre os elementos de aquecimento e a pelo menos 50 cm das paredes.
- Ao ligar o aparelho pela primeira vez, é necessário levar em consideração a temperatura mínima de operação especificada nas instruções.
- As conexões dos fios aos terminais do termostato devem ser feitas exclusivamente de acordo com o diagrama especificado no manual.
- A instalação do termostato só começa depois que os elementos de aquecimento são finalmente colocados no chão para calcular corretamente o comprimento dos fios.
- Ao encher o piso com solução, é necessário isolar bem a extremidade do tubo com o sensor de temperatura.
- Antes de despejar a solução no piso, é necessário verificar o funcionamento de todos os elementos do sistema.
- As esteiras de aquecimento devem ser aterradas e um RCD instalado na frente do termostato.
O cumprimento dessas regras protegerá os residentes contra choques elétricos, a casa contra incêndios e o equipamento contra falhas prematuras.
Dicas para escolher dispositivos
Ao adquirir um termostato, você precisa conhecer algumas nuances para pagar apenas pelas funções necessárias e garantir a longevidade do funcionamento. sistema de aquecimento de piso e o próprio dispositivo.
Esses recursos de seleção incluem as seguintes regras:
- Para aquecer salas pequenas, é adequado um termostato mecânico ou eletrônico barato com sensor interno de temperatura do ar.
- Faz sentido comprar um termostato programável se você precisar de controle de temperatura em várias zonas, bem como para economizar energia quando não houver moradores em casa durante o dia.
- O termostato deve corresponder à potência máxima dos elementos de aquecimento com uma margem de 25-30% no caso de operação em tensão reduzida.
- Para casas com decoração interior em madeira, apenas caixas termostáticas suspensas são adequadas.
Além disso, ao escolher um dispositivo, é necessário levar em consideração o seu design.
A gama de modelos existente permite-lhe adquirir não só um equipamento fiável, mas também um termóstato que se adapta perfeitamente ao interior da divisão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeos com análises de tipos e exemplos de instalação de termostatos permitirão que você entenda melhor seu princípio de funcionamento e critérios de seleção.
Vídeo nº 1. Classificação e princípio de funcionamento dos termostatos:
Vídeo nº 2. Configurações detalhadas de um termostato programável:
Vídeo nº 3. Instalação de sensor de temperatura no piso:
A análise dos vários termóstatos permite-nos afirmar que a sua máxima funcionalidade nem sempre se justifica do ponto de vista financeiro e operacional. Portanto, este equipamento deve ser selecionado para cada ETE separadamente.
Como você escolheu, conectou e conectou o termostato do sistema de piso radiante? Compartilhe o que se tornou o marco decisivo para você? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste recomendações úteis e fotos sobre o tema do artigo.
Na minha opinião, um termostato mecânico é muito mais confiável que um eletrônico. Sim, e é mais fácil de entender. Em casa instalei exatamente este para piso quente. É muito conveniente quando você consegue manter uma temperatura de aquecimento uniforme.Periodicamente ocorrem quedas de tensão no apartamento, o regulador não responde a elas. A única coisa que não levei em consideração foi o erro de medição. Existe diferença entre eletrônico e mecânico? Quero que tudo esteja o mais próximo possível da verdade.
Em geral, os termostatos eletrônicos são ainda mais confiáveis que os mecânicos. Mas especificamente eles são mais sensíveis a picos de tensão, porque... Isso pode causar a queima da placa eletrônica.
Eu discordo, não há diferença na confiabilidade. Ao mesmo tempo, um termostato eletrônico é muito mais funcional.
É necessário abordar do ponto de vista da segurança e prestar atenção ao relé liga/desliga. Deve ser eletrônico. No mecânico existe a possibilidade de o grupo de contato travar, fazendo com que o piso continue aquecendo e só possa ser desligado automaticamente. E isso é perigo de incêndio se não houver moradores neste horário.