Como fazer piso aquecido elétrico sob ladrilhos: opções de filmes e cabos

O sistema de piso aquecido é amplamente utilizado hoje em dia no projeto de instalações residenciais.Esse aquecimento ajuda a distribuir uniformemente a temperatura e a manter um microclima confortável no ambiente. A escolha do sistema e sua tecnologia de instalação dependem do tipo de revestimento do piso.

Vamos descobrir como fazer um piso aquecido elétrico sob os ladrilhos e indicar métodos de instalação aceitáveis. Além disso, forneceremos instruções passo a passo sobre como organizar o piso radiante e descreveremos os pontos importantes de conexão do sistema à fonte de alimentação.

Opções de piso aquecido elétrico sob ladrilhos

Com todas as “vantagens” dos pisos com acabamento em cerâmica e de seu concorrente, o Grés Porcelânico, é difícil classificá-los como revestimentos quentes.

A forma mais fácil de eliminar esta desvantagem é instalar um sistema de piso que possa funcionar durante todo o ano, o que é especialmente importante para apartamentos que dependem de aquecimento centralizado.

Na hora de escolher o tipo de sistema de piso elétrico, eles se orientam não apenas pela área da sala aquecida.

Três parâmetros principais são levados em consideração:

  • compatibilidade com o revestimento selecionado;
  • a capacidade de construir uma mesa de concreto;
  • faixa de preço.

O consumo de energia do sistema selecionado e o comprimento do cabo especificado pelo fabricante com base em uma determinada área são em média 140-160 W/m². Porém, planejando utilizar grés porcelanato de estrutura semelhante à pedra como revestimento de acabamento, é preferível escolher um sistema com potência nominal de 220 W/m². m.

Combinação de cabo elétrico com telhas
Em edifícios residenciais com vários apartamentos, os pisos elétricos são considerados quase a única forma disponível de organizar o aquecimento adicional das habitações

Sistema de tipo de cabo

A base deste sistema de aquecimento são cabos de aquecimento eléctrico de núcleo único e duplo embutidos numa betonilha de cimento monolítica.

Opções de cabo
Independentemente do tipo de fios utilizados. são capazes de liberar calor a uma taxa normal quando uma corrente elétrica passa por eles, proporcionando aquecimento simultâneo e igual em todo o seu comprimento (+)

A diferença entre eles é significativa:

  1. Único nucleo – o aquecimento do seu condutor baseia-se no princípio da resistência, que funciona durante o funcionamento de um elemento de aquecimento ou de uma espiral de ferro. Os unipolares, embora sejam famosos pelo preço acessível, são muito inconvenientes de instalar, pois exigem que as pontas se encontrem em um ponto e os próprios fios não se cruzem quando distribuídos no chão.
  2. Dois núcleos – a função de “espiral” de aquecimento neles pode ser executada por um cabo ou ambos ao mesmo tempo. Eles são equipados com um acoplamento final que garante o fechamento do circuito.

Se compararmos cabos de núcleo único e de dois núcleos, os primeiros perdem porque a interferência eletromagnética deles surge muito mais do que de seus equivalentes de dois fios.

Arranjo camada por camada do sistema
A altura do sistema de cabos, incluindo os centímetros de preparação da base mais a espessura do próprio revestimento do piso, chega a 10 cm (+)

Mas devido à instalação trabalhosa e demorada, que exige que o técnico tenha qualificação adequada, e ao longo período de espera antes de colocar o sistema em operação, tais opções de cabos estão gradativamente perdendo posição no mercado, dando lugar a mais termomatos modernos.

Uma característica importante das esteiras de aquecimento prontas é que os condutores de núcleo único e duplo já estão inicialmente fixados a uma estrutura de malha de fibra de vidro.

Tapete elétrico de chão
Devido ao fato de que as esteiras de aquecimento podem ser colocadas sobre a base, contornando a etapa de construção do substrato, e os ladrilhos podem ser “plantados” diretamente sobre elas, a altura do sistema atinge apenas 5-6 cm

Ao contrário dos análogos dos cabos, as esteiras de aquecimento não emitem campos eletromagnéticos prejudiciais e seus elementos são resistentes à ferrugem.

Piso de filme infravermelho

O piso de filme é considerado um dos sistemas de aquecimento modernos mais eficientes. Ao contrário dos análogos do sistema descrito acima, ele não cria campos eletromagnéticos, mas emite ondas semelhantes em parâmetros espectrais à radiação solar.

Graças a isso, o ambiente é aquecido de maneira totalmente uniforme e o ar ionizado tem um efeito positivo na saúde dos membros da família.

Opção de sistema de filme
Num esforço para aumentar a durabilidade e confiabilidade das placas, alguns fabricantes revestem os elementos de aquecimento com revestimento de grafite.

Existem dois tipos de sistemas de filme:

  1. Com placas tipo carbono em filme mylaremitindo radiação infravermelha de ondas distantes. Ao conectar tiras de carbono, é usado um circuito paralelo. Podem ser colocados com segurança tanto sobre grés porcelânico como sobre ladrilhos.
  2. Filmes de dupla camada de carbono com tiras bimetálicasfeito de uma liga de cobre ou alumínio. As tiras de aquecimento em tais filmes estão localizadas entre camadas de poliuretano elástico, mas denso. Por este motivo, não são compatíveis com revestimentos cerâmicos.

Infravermelho Sistemas PLEN Pode ser colocado tanto em superfícies horizontais como em bases verticais. Podem ser instalados sem betonilhas. Portanto, a espessura junto com o revestimento de acabamento não ultrapassa dois centímetros.

Localização do termostato
Independentemente do tipo de sistema de conexão escolhido, você também precisará adquirir um termostato, cujo projeto está equipado com um sensor de temperatura

A escolha de sensores de temperatura apresentados no mercado nacional é ampla e variada: com botões e controles mecânicos, com indicação de cristal líquido e LED, em diversas cores e soluções de design originais.

Qualquer um dos modelos apresentados foi projetado para instalação em uma tomada de dimensões padrão.

Métodos para instalar pisos de filme

Na instalação de piso aquecido por película sob ladrilhos, a instalação do sistema de piso é realizada por meio de uma de duas tecnologias: “seca”, que envolve a utilização de placas de gesso cartonado, “úmida” - por vazamento de concreto.

Instalação a seco

Como o adesivo para ladrilhos adere muito mal a uma película lisa, ao colocar esse sistema de piso, uma camada intermediária é construída entre ele e o ladrilho.

Para este efeito coloque:

  • placas de gesso cartonado, que são painéis de gesso revestidos nas duas faces com papelão grosso;
  • folhas de vidro-magnesita feitas de materiais compósitos complementadas com aparas de madeira.

Ambos os materiais possuem baixa resistência à radiação infravermelha, portanto a perda das propriedades infravermelhas é mínima. Como resultado, tal sistema multicamadas distribui uniformemente o calor gerado por todo o piso, eliminando assim a possibilidade de superaquecimento.

Instalação a seco
Um sistema de piso aquecido elétrico é montado de acordo com o princípio do “bolo multicamadas”: um isolante térmico é colocado na base, um filme térmico é colocado no topo e depois coberto com placas de gesso e ladrilhos

A colocação de pisos aquecidos por infravermelho sob os ladrilhos é realizada em seis etapas:

  1. Uma camada refletora de calor é colocada na base que foi reparada de rachaduras e fendas e depois nivelada.
  2. A segunda camada consiste em colocar tiras de filme de carbono para que as bordas das camadas não se sobreponham. É aconselhável cobrir as tiras colocadas com uma película de polietileno denso.
  3. Ao instalar grampos terminais nas bordas das placas de cobre, conecte-os aos fios elétricos. O sistema montado é conectado através de um termostato ambiente, após o qual é verificado o aquecimento uniforme de todas as placas.
  4. Corte folhas de gesso cartonado em pedaços de tamanho adequado para cobrir completamente as faixas de aquecimento com elas.
  5. As placas de gesso cartonado aparafusadas à base são revestidas com uma camada de primário.
  6. Utilizando adesivo destinado a sistemas de piso radiante, os ladrilhos são colados.

O principal ao colocar filme de carbono é garantir o contato mais íntimo com o material de isolamento térmico. Isto é necessário para evitar a ocorrência de vazios cheios de ar.

Ao colocar o filme de carbono, ele deve ser colocado com os elementos de cobre voltados para baixo, de forma que os contatos de conexão fiquem direcionados na direção onde o termostato deverá ser pendurado. Os locais onde o filme é cortado no verso, bem como os pontos de conexão dos fios elétricos, devem ser recobertos com uma camada de isolamento betuminoso.

Conexão correta de tiras
Um sensor de temperatura é montado na parte inferior do filme forrado e, após a conexão de todos os contatos, é instalado um regulador de calor, que é conectado diretamente à rede (+)

As placas de gesso cartonado são fixadas à base primária por meio de aparafusamento, tentando não danificar a integridade das placas.

Derramando uma mesa “molhada”

A implementação deste método de instalação exigirá muito tempo e esforço. Para economizar nas contas dos quilowatts consumidos que vão para o aquecimento da laje, uma base em forma de isolamento é colocada sob o sistema de piso.

O seguinte é usado como substrato:

  • isolon – espuma de polietileno com estrutura molecular frouxa;
  • folgissolo – criado à base de espuma de polietileno e revestido com filme de polipropileno metalizado;
  • atolamento técnico, tendo uma estrutura em favo de mel.

O material isolante é cortado em tiras cujo tamanho corresponde à largura do filme térmico. Os blanks são dispostos sob cada esteira de forma que todos os recortes do filme caiam sobre o substrato.

A presença de uma camada de isolamento térmico
O isolamento térmico foi concebido para evitar a perda do calor gerado, permitindo a sua utilização da forma mais completa possível

Uma camada refletora de calor é colocada no topo do isolamento. Todas as juntas são tratadas com cola especial.

Como não é fornecido aterramento na instalação de pisos aquecidos por filme, não é permitido o uso de folha de alumínio, que é um material condutor, como refletor de calor.

Pelo mesmo motivo, a malha de reforço com células de 20-40 mm, destinada à betonilha, não deve ser de metal, mas sim de polímero.

O papel de condutor de aterramento pode ser desempenhado por fita eletricamente condutora, que é colada em todo o perímetro da sala.Para aumentar a segurança do sistema, ele deve ser “alimentado” por uma máquina separada e na entrada instalar um RCD.

Estágios de colocação de tiras
Usando pedaços de fita adesiva, placas de aquecimento são coladas à camada refletora de calor, cujos barramentos condutores “olham” para baixo

O sistema de piso colocado é coberto com filme de polietileno e a betonilha é colocada. Para fazer isso, uma malha de plástico é colocada no topo do filme, cujo tamanho da seção é de 5*5 cm ou 10*10 cm.

Ele atuará como uma estrutura de reforço. A malha é fixada nas camadas previamente colocadas, tomando cuidado para não danificar o filme térmico.

Sobre a malha assentada e fixada é aplicada uma argamassa de concreto-cimento, formando uma camada de 5 mm de espessura para cobrir completamente os furos tecnológicos. Deixe a betonilha agir por uma semana e meia até secar completamente.

Quando a betonilha adquirir a resistência necessária, prossiga para a etapa de colagem de ladrilhos ou porcelanatos. A tecnologia de revestimento é convencional. A única coisa é “plantar” o revestimento na cola, que não tem medo das mudanças de temperatura.

Tecnologia para instalação de pisos de cabos sob ladrilhos

A instalação de pisos aquecidos por cabo sob ladrilhos requer certas qualificações. Além disso, esse sistema só pode ser ligado um mês após a instalação.

Elaboração de um plano de layout

Antes de prosseguir com a instalação do sistema, seria correto primeiro traçar em papel uma planta em escala de seu layout. Ao desenvolver um plano, as áreas onde são colocados os móveis e onde devem ser instalados eletrodomésticos pesados ​​são excluídas da área total de trabalho.

Deve ser entendido que reorganizações adicionais podem afetar negativamente o desempenho do sistema de piso.

Mantendo a distância normalizada
Entre as fontes de calor na forma de radiadores de aquecimento e o sistema de piso, é necessário prever uma zona tampão de 100 mm (+)

Levando em consideração todas as nuances, o plano de layout finalizado terá o contorno de uma figura de formato irregular que se enquadra em uma área de cobertura retangular e quadrada.

Com base na área total da superfície de trabalho, calcule o comprimento do cabo, levando em consideração o fato de que o cabo deve cobrir 70-75% da metragem quadrada total. Sua eficácia dependerá de quão bem o sistema de piso foi projetado.

Na fase de projeto, é necessário pensar em um local conveniente para colocação do termostato. Em alguns casos, ao instalar um sistema de piso, é necessário instalar uma linha de fiação elétrica separada com a potência necessária.

Trabalho preparatório e de poupança de energia

A condição fundamental para a instalação adequada do sistema de aquecimento e dos ladrilhos de acabamento é uma superfície cuidadosamente nivelada. A tarefa do mestre é zerar a base, pois quanto pior for preparada a base, pior será o resultado final.

Etapas de restauração de piso acabado
Em caso de danos graves na base, é preferível desmontar completamente o revestimento antigo e posteriormente nivelar o piso acabado com uma betonilha de concreto de 3 a 5 cm de espessura

Um conjunto de ferramentas que serão necessárias para concluir o trabalho:

  • nível de construção;
  • fita métrica e régua para marcação e controle;
  • ferramenta de remoção de isolamento e cortar fios;
  • ferro de solda com solda para estanhar os fios antes da troca;
  • secador de cabelo de construção para aquecimento de tubos termorretráteis;
  • furadeira e retificadora com disco de pedra;
  • multímetro para medições de controle de condutividade e resistência do circuito;
  • megôhmetro para verificar a resistência de isolamento;
  • misturador de construção e recipiente para mistura de mistura de cimento;
  • rolo e pincéis para aplicação de primer líquido;
  • espátula dentada e regular para espalhar a mistura de cimento pastosa.

Para evitar uma situação em que o sistema instalado aqueça o tecto dos vizinhos, é necessário realizar trabalhos de poupança de energia.

Layout da camada de isolamento térmico
A espessura da camada de isolamento térmico depende da categoria do local abaixo: se for uma habitação aquecida pode limitá-la a dois a três centímetros, se a base ou cave tiver pelo menos 5 cm (+)

Ao planejar a instalação de piso aquecido em uma loggia ou varanda, deve-se colocar uma camada de isolamento na frente da camada de impermeabilização. Para isso é melhor usar folhas espuma de poliestireno extrudado 10 cm de espessura ou lã mineral.

Sobre a base preparada é aplicada uma camada impermeabilizante, cuja base é:

  • folha de penofol, que é um material laminado feito de componentes de espuma, dotado de reforço interno;
  • espuma de poliestireno extrudadotendo uma estrutura polimérica espumosa;
  • polietileno espumado, equipado com cobertura de alumínio.

O material deve ser colocado sobreposto na parede. Para compensar a expansão térmica entre o piso e a parede, uma fita amortecedora é colocada em torno do perímetro da base. O isolamento térmico parcial das paredes a uma altura de 20 cm do chão também ajudará a reduzir a perda de calor.

Opção de dispositivo de aquecimento por piso radiante

Vejamos passo a passo a instalação de um piso aquecido elétrico a partir de esteiras preparadas para assentamento sobre base de cimento.

Antes do assentamento direto do piso, vale a pena considerar a disposição dos elementos do revestimento, principalmente se for suposto ter algum tipo de ornamentação.

Mesmo que não haja projeto, você precisa decidir a melhor forma de colocar os elementos cerâmicos com acabamento mínimo.

Colocando o sistema de cabos

Em primeiro lugar, instale o termóstato, fazendo uma tomada para a sua instalação na parede através de uma coroa especial. A altura do ninho é de pelo menos 300 mm do nível do chão. Lugar colocação da caixa de soquete posteriormente, não deve ser coberto por grandes eletrodomésticos ou móveis fixos pesados.

O sensor de temperatura é colocado em um tubo corrugado com diâmetro de 9 a 16 cm.Para garantir que o tubo fique nivelado com o chão, é feita uma ranhura para ele usando uma furadeira ou esmerilhadeira equipada com disco para trabalhar pedra. Entre a caixa de tomadas na parede e o tubo corrugado no chão, é colocada uma ranhura de 20 x 20 mm para acomodar os fios elétricos de instalação.

Como instalar o dispositivo corretamente
O comprimento da parte horizontal da luva para instalação do sensor de temperatura deve ser de cerca de 0,6-0,8 metros, e sua extremidade inferior deve ser isolada com plugue ou enrolada com fita isolante (+)

Antes da instalação, o próprio cabo de aquecimento deve ser verificado com um testador de resistência elétrica.

A colocação de pisos de cabos aquecidos sob os ladrilhos é realizada em várias etapas:

  1. Sobre a base limpa e nivelada é aplicado um primer que garantirá uma boa aderência ao concreto.
  2. O isolamento do rolo de folha metálica é colocado sobre toda a área do piso a ser aquecido, colocando a camada reflexiva para fora. As tiras são colocadas próximas umas das outras e as costuras entre elas são seladas com fita adesiva.
  3. Guiado por um diagrama pré-desenhado, estenda as fitas de montagem sobre a superfície e fixe-as com parafusos ou buchas auto-roscantes.
  4. O cabo é fixado às tiras de montagem com braçadeiras plásticas ou “antenas” para que suas alças dobrem sem tensão e não se cruzem com outros elementos de aquecimento. O assentamento é concluído na área do acoplamento final.
  5. O sensor de temperatura conectado ao fio de sinal é enterrado em um tubo corrugado, cuja saída é fechada com uma tampa. Uma extremidade do tubo corrugado com o sensor é colocada estritamente entre as voltas dos elementos de aquecimento e a segunda é colocada na ranhura.

Para facilitar a instalação, utilize malha de reforço de fibra de vidro. Servirá de moldura para a colocação do cabo e servirá como reforço adicional da betonilha.

Etapas de colocação de cabos
Ao instalar um cabo de dois núcleos, em nenhum caso eles devem ser cortados, os elementos de aquecimento devem ser colocados apenas na sua totalidade.

Caso seja necessário girar a tira, a base da malha pode ser cortada em fragmentos, evitando sobreposição e cruzamento do cabo. O cabo em si não pode ser cortado.

Conectando o sistema e preenchendo a mesa

Os fios com os contatos do sistema colocado são conduzidos para uma caixa, dentro da qual as “caudas” nuas são estanhadas e conectadas.

Usando um multímetro, a condutividade e a resistência do circuito são medidas, comparando-as com leituras anteriores. Se possível, verifique adicionalmente a resistência do isolamento. Em seguida, ligue a fonte de alimentação por um breve período e verifique o funcionamento do sistema.

Etapas de colocação de isolamento e betonilha
“Janelas” medindo 50*200 mm são feitas no isolamento laminado em incrementos de 1000 mm, o que garantirá o contato da futura betonilha com a base do piso

Instalado o sistema de farol a uma altura de 3 a 5 cm, distribua a solução de concreto uniformemente sobre a superfície, tentando evitar a formação de cavidades de ar.

Sobre a betonilha seca é aplicado um primer e colocado o revestimento do piso. Durante a cura da betonilha, é importante eliminar completamente as correntes de ar e garantir o endurecimento uniforme da composição sem ressecar ou congelar.

A betonilha demorará de 7 a 10 a 28 dias para endurecer e ganhar resistência, dependendo da composição da solução e das recomendações do fabricante da mistura acabada. A partir do terceiro dia após a pega inicial, recomenda-se umedecê-lo regularmente com um borrifador e cobri-lo com filme plástico.

Após o endurecimento do concreto, resta colocar os ladrilhos e esperar até que a cola seque completamente. O sistema não pode ser iniciado antes de um mês a partir do momento em que a betonilha é aplicada. E deve ser iniciado gradativamente, começando em 15°C, e aumentando em 4-6°C todos os dias.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como instalar um sistema de haste infravermelha:

O procedimento para conectar esteiras de aquecimento:

Sequência de colocação do sistema de filme:

É preferível anexar ao passaporte do produto um diagrama indicando a localização do cabo, complementando-o com dados como passo da curva, distância das paredes, localização das conexões e acoplamentos finais. Esses valores podem ser necessários se forem necessários trabalhos de reparo.

Você tem experiência pessoal na instalação de pisos aquecidos elétricos sob ladrilhos? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Há cerca de 10 anos estávamos reformando um novo prédio e decidimos instalar piso aquecido no banheiro. Compramos um sistema pronto, os chamados tapetes de aquecimento, em uma loja de ferragens.Foram instalados pelo mestre que colocou os ladrilhos. Além disso, não o fizemos para toda a área útil, mas sim com a dedução do espaço debaixo da banheira e do lavatório com armário. Ladrilhos cerâmicos por cima.
    Não sei por que parou de funcionar depois de dois anos. O reparador veio, verificou, chamou a parte que estava acessível de cima e disse que estava queimada e não tinha como consertar. É assim que o nosso pavimento quente fica enterrado na betonilha por baixo dos ladrilhos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica