Ferramenta para descascar fios: tudo sobre descascadores de cabos
Um eletricista profissional deve ter em seu arsenal uma ferramenta para descascar fios, necessária para descascar fios ao conectar tomadas, interruptores, cortar fios, etc.Esse dispositivo também será útil para um faz-tudo doméstico que iniciou reformas em um apartamento ou casa.
Vamos descobrir quais ferramentas existem para remover o revestimento dos fios, quais são as especificidades de seu uso e descrever o que você deve prestar atenção ao comprar tais dispositivos.
O conteúdo do artigo:
- A necessidade de usar ferramentas especiais
- Tipos de dispositivos de instalação elétrica
- Pinças ou alicates: nuances de uso
- Faca de eletricista - uma ferramenta tradicional
- Stripper - facilidade de uso
- Alternativas: cortadores laterais e alicates
- Escolhendo um método de decapagem para diferentes fios
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A necessidade de usar ferramentas especiais
Para conectar uma tomada ou interruptor em um apartamento, não é necessário adquirir equipamento profissional. Você pode descascar um pedaço de arame com uma faca de cozinha comum. Porém, se houver um reparo em grande escala com uma atualização completa do sistema de fiação elétrica, é impossível prescindir de dispositivos especializados.
A quantidade de contatos que devem ser limpos na reforma de uma casa com área de 100 metros quadrados. m pode chegar a milhares. Realizar esse trabalho sem dispositivos especializados é uma perda irracional de tempo e esforço.
Além disso, remover o isolamento sem ferramentas profissionais de decapagem de fios traz consigo consequências negativas:
- existe um alto risco de danos aos cabos, o que reduz a segurança da fiação elétrica;
- o corte do condutor leva à diminuição da seção transversal do fio, resultando em ruptura ou queima na junção;
- se cortado de forma descuidada, o fio danificado pode quebrar quando dobrado.
Em sistemas de alta frequência com corrente alternada, a situação é complicada pelo aparecimento do efeito pelicular - a corrente é distribuída de forma desigual, mas principalmente na camada superficial do condutor. Nesses fios, qualquer pequeno defeito no núcleo pode danificar o equipamento.
Quando se trata de volumes significativos de trabalho, é melhor não arriscar e usar dispositivos especiais. Danos ao condutor podem causar incêndio, falha do equipamento ou choque elétrico.
Tipos de dispositivos de instalação elétrica
A variedade de instrumentos pode ser classificada de acordo com os seguintes critérios:
- método de remoção de isolamento;
- volumes de trabalho executado;
- Automação do processo.
A casca isolante pode ser removida de duas maneiras: térmica e mecânica.
A primeira opção é válida apenas para condutores finos e de baixa potência utilizados em dispositivos de comunicação, equipamentos de áudio e eletrônicos operando com tensão de cerca de 5 volts.
Os métodos profissionais são exclusivamente decapagem mecânica. O funcionamento das ferramentas é baseado em um dos princípios de remoção da camada protetora:
- Corte. A ponta corta a camada isolante em círculo, deixando os condutores que transportam corrente sem danos.Em seguida, parte da cobertura cortada é retirada do fio.
- Brecha. O isolamento é preso e literalmente arrancado do condutor com força.
Com base no volume esperado de trabalho executado, todas as ferramentas podem ser divididas em dois grupos:
- doméstico;
- profissional.
Algumas pessoas incluem uma faca de eletricista na primeira categoria. Porém, tal ferramenta está invariavelmente presente no arsenal de um profissional. A faca é muito usada na vida cotidiana devido ao seu preço acessível e facilidade de uso.
Os mais populares entre os instaladores elétricos são os strippers. As ferramentas profissionais para decapagem rápida de cabos vêm em três tipos: manual, semiautomática e automática.
Além da classificação geral, os dispositivos podem ter finalidades diferentes. Se ferramentas ou dispositivos universais utilizados exclusivamente para fios de internet ou cabos elétricos. O diâmetro do fio desencapado também pode ser diferente, a faixa de valores é de cerca de 4 a 40 mm.
Pinças ou alicates: nuances de uso
Uma ferramenta comprovada que funciona para quebrar. O princípio de funcionamento dos cortadores é simples. Usando um parafuso, selecione o diâmetro desejado do fio, a seguir pegue o cabo, torça-o um pouco em círculo e aperte o revestimento isolante.
Modelos caros de pinças são feitos com cabos isolados de aço de alta qualidade. Alguns alicates descascam até os fios mais finos sem quebrar.
As vantagens adicionais dos cortadores de fio incluem:
- confiabilidade;
- durabilidade;
- capacidade de trabalhar em áreas de difícil acesso;
- descascando fios energizados.
Desvantagens dos cortadores de fio: impossibilidade de escolher o comprimento de retirada da camada isolante, necessidade de reconfiguração constante do parafuso ao descascar fios de diferentes diâmetros.
Faca de eletricista - uma ferramenta tradicional
Uma faca com lâmina curva simplifica o trabalho e agiliza o processo de decapagem. Existem vários tipos de tais dispositivos.
Recursos de uso do dispositivo
O canivete de eletricista é mais adequado para descascar cabos planos. Artesãos experientes removerão facilmente o isolamento dos fios redondos, mas a facilidade de uso será menor.
A remoção da capa protetora com faca deve ser feita com luvas para evitar ferimentos. Isto é especialmente verdadeiro ao descascar cabos fabricados de acordo com GOST. A espessura do isolamento desse condutor é muito maior que a do fio de acordo com as especificações e se ajusta mais firmemente aos núcleos, o que complica o trabalho.
A trança é removida com movimentos leves, cortando o isolamento de você.
As principais vantagens do uso de facas:
- preço acessível;
- disponibilidade de modelos com alça isolada;
- praticidade - a faca é adequada para fios de diversos diâmetros.
A principal desvantagem é a duração do trabalho. Descarnar cabos de grandes seções transversais é bastante trabalhoso. Além disso, com pouca experiência existe o risco de danos aos núcleos.
Variedade de facas para eletricista
Existem três opções de facas para eletricistas.Eles diferem entre si no formato da lâmina e no tipo de ponta.
Faca com calcanhar. Um dispositivo com uma cunha curta côncava para dentro. Um “calcanhar” é soldado perpendicularmente à lâmina, limitando a profundidade do corte.
É melhor usar uma ferramenta de arado para fios com condutores rígidos; uma faca remove pior a bainha envolvente macia.
Faca com bico. Uma ferramenta com lâmina arredondada. Esta faca tem uma curvatura muito suave, ao contrário do “calcanhar”. O formato específico da cunha complica o trabalho, o dispositivo é mais utilizado por artesãos experientes.
Faca com gancho. Esta ferramenta é capaz de realizar cortes transversais e longitudinais de cabos. O fio é fixado na parte superior com um suporte e uma presa afiada corta o isolamento.
Este modelo é universal e adequado para processar a maioria dos tipos de cabos. O dispositivo é popular entre eletricistas profissionais.
Avaliação dos parâmetros de qualidade do instrumento
Ao escolher uma faca para remover a camada isolante, você deve seguir uma série de regras.
Requisitos primários:
- É melhor usar uma faca com lâmina pequena. A ferramenta será conveniente para uso em um espaço limitado (armário, painel).
- A lâmina deve ser feita de aço durável - esse metal mantém seu fio por mais tempo.
- É melhor escolher uma régua - isso simplificará o corte de fios com isolamento duplo.
Você precisa prestar atenção ao afiamento da lâmina. Não deve ser muito afiado, caso contrário é fácil se machucar durante o trabalho.
Algumas ferramentas possuem cabo isolado. A tensão máxima que a faca pode suportar está indicada no próprio aparelho.
Stripper - facilidade de uso
O melhor e mais popular descascador de fios que torna o seu processo de trabalho o mais fácil possível. Os instrumentos são apresentados em uma ampla gama de modelos.
Como funcionam os diferentes modelos
O mecanismo de ação baseia-se no processamento do cabo com duas facas móveis de formato semicircular. A bitola de corte é ajustada à seção transversal do fio, garantindo a precisão do entalhe e a ausência de danos ao núcleo metálico.
Dependendo da automação do processo, existem três tipos de strippers:
- mecânico;
- semiautomático;
- auto.
Decapador manual. O decapante de isolamento tem um design simples e é usado para descascar fios individuais.
Trabalhar com uma stripper manual não é difícil. Esquema geral para remoção de isolamento:
- Determine o diâmetro do fio.
- Selecione o orifício apropriado nas bordas do dispositivo.
- Morda o cabo pressionando as alças.
- Remova a trança do fio movendo o descascador em círculo.
Se você escolher uma tomada com diâmetro menor que a seção transversal do fio, existe o risco de danificar o fio. Se for usado um furo maior, a trança não será removida.
Prós de um stripper manual:
- tamanho compacto e peso leve;
- possibilidade de crimpagem da ponta;
- a presença de várias lacunas para os fios - geralmente até sete com uma faixa de valores de 0,25 a 2,5 mm.
Decapador semiautomático. Esta opção é mais conveniente para grandes volumes de trabalho. A unidade semiautomática está equipada com um mecanismo que dispensa a rotação do descascador em torno do fio.
Auto. A ferramenta simplifica o trabalho ao máximo. O usuário não precisa selecionar o diâmetro da seção transversal do fio. O dispositivo possui um soquete, cujo tamanho se ajusta automaticamente ao cabo instalado.
O decapante é adequado para descascar o isolamento de fios com seção transversal de 0,2-6 mm.
A maioria dos strippers automáticos possui funcionalidades avançadas. Além da tarefa direta, eles são capazes de realizar:
- crimpagem de pontas;
- cortar as pontas do fio;
- torção de cabos multi-core.
O decapador automático é capaz de descascar fios com isolamento simples e duplo. Em uma passagem, a ferramenta removerá apenas a parte superior. Para retirar a trança inferior, as manipulações devem ser repetidas.
Opções de seleção de stripper
É necessária a aquisição de uma ferramenta de acordo com as especificidades da atividade. Antes de ir à loja, você deve comparar os seguintes critérios:
- âmbito de aplicação – profissional ou doméstico;
- volumes de trabalho – uso regular ou periódico;
- habilidades com ferramentas;
- orçamento de compra.
Para eletromecânicos profissionais, é definitivamente melhor escolher dispositivos semiautomáticos ou automáticos projetados para descascar um grande número de cabos. O alto preço dos aparelhos é justificado pela rapidez e comodidade de trabalho.
Um artesão doméstico pode “enriquecer” seu arsenal de ferramentas com um descascador manual. Se você não tem habilidade para trabalhar com fiação elétrica, então é melhor escolher um dispositivo semiautomático - o risco de corte dos núcleos é minimizado.
Deve-se dar preferência a fabricantes de confiança que garantam a segurança dos materiais e a durabilidade da ferramenta. É melhor evitar modelos baratos feitos de ligas de baixa qualidade e com corpo de plástico.
Você pode ler mais sobre como escolher uma stripper em este material.
Alternativas: cortadores laterais e alicates
Ao utilizar algumas ferramentas para fins diferentes dos pretendidos, é perfeitamente possível remover o invólucro isolante. Alternativas populares às ferramentas profissionais: cortadores laterais e alicates.
Cortadores laterais. O dispositivo foi projetado para cortar fios de pequeno diâmetro, bem como para aparar elementos de plástico e metal durante trabalhos de instalação e reparo.
Ao usar cortadores laterais para limpar o isolamento, você deve controlar a força de pressão para não danificar o núcleo.
Para processar fios, são adequados alicates com furos de precisão de vários diâmetros.Uma ferramenta universal é necessária ao instalar a fiação.
Este alicate permite que você:
- agarrar e dobrar o fio;
- cortar fio médio duro;
- realizar crimpagem de mangas de contato;
- remova o isolamento.
O número de furos determina a funcionalidade da ferramenta, geralmente os alicates são projetados para processar fios de 3 a 6 tamanhos padrão.
Você deve trabalhar com um alicate com cuidado. Se você não calcular a força de fixação, poderá facilmente danificar o núcleo.
Escolhendo um método de decapagem para diferentes fios
A complexidade da remoção do isolamento é amplamente determinada pelo tipo de fio. Ao escolher uma ferramenta, você deve considerar os recursos do cabo:
- Fio coaxial. Na remoção do isolamento duplo, o trabalho é realizado em duas etapas. A camada superior pode ser removida termicamente e a camada inferior pode ser removida com um removedor. Os núcleos desse cabo são muito frágeis e finos, por isso são facilmente danificados.
- Cabo com revestimento fluoroplástico. Isolamento resistente ao calor que só pode ser removido mecanicamente. Uma faca ou stripper de eletricista servirão.
- Fio esmaltado. Se a seção transversal for inferior a 0,2 m². mm, então é necessário recorrer ao método termoquímico com ferro de solda e fita de cloreto de vinila. O fio é colocado na fita e passado ao longo do cabo com um ferro de solda - o cloro liberado promove a “retirada” da bainha de esmalte do fio.
Na hora de escolher uma ferramenta, é preciso levar em consideração o diâmetro do fio para o qual o aparelho foi projetado, bem como o material utilizado na confecção do cabo.
Caso seja necessário processar cabos elétricos, é necessário selecionar decapantes com cabo de material dielétrico.
O revestimento protege contra tensões de até 1000 W.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma variedade de ferramentas para decapagem de fios e cabos, comparação de decapadores:
A escolha de uma ferramenta deve ser baseada nas futuras condições de seu uso e na necessidade de funcionalidades adicionais. O principal é que o dispositivo garanta o cumprimento de dois requisitos principais: remova o isolamento sem danificar os condutores e atenda às características dielétricas declaradas.
Se houver alguma dúvida quanto ao segundo, todo o trabalho é realizado exclusivamente com a tensão retirada.
Quais ferramentas você usa para descascar fios? Por favor, compartilhe sua própria experiência com os visitantes do nosso site. Deixe seus comentários no bloco abaixo. Lá você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo.
Não importa quantos anos eu tenha vivido, nunca deixo de me surpreender. Existem tantas ferramentas especiais diferentes das quais nunca ouvimos falar.
Para quem faz trabalhos mínimos com equipamentos elétricos (por exemplo, apenas pequenos reparos em casa ou no campo), conselhos práticos: use uma faca cega para remover o isolamento. De qualquer forma, cortará o cloreto de vinil, mas as chances de danificar o núcleo são muito menores. Isto é especialmente verdadeiro se você tiver fiação de alumínio antiga em sua casa - o alumínio no local do corte quebra imediatamente.