Cabo de Internet: tipos, dispositivos + o que procurar na hora de comprar um cabo de Internet

Tanto para conectar um computador quanto para criar uma rede, você precisa de um cabo de Internet.Embora este seja um componente passivo, não é menos importante que os outros elementos.

Para garantir que um condutor selecionado incorretamente não danifique o equipamento, é necessário se familiarizar com os tipos de cabos, suas características e finalidade. Falaremos sobre tudo isso em detalhes em nosso artigo. Também fornecemos uma lista de características que você deve observar primeiro ao escolher um cabo adequado.

Principais tipos de cabos para Internet

Para aumentar a velocidade de transferência de dados em redes locais, os requisitos das normas para cabos de transmissão estão se tornando cada vez mais complexos. Os cabos de Internet diferem uns dos outros em características diferentes.

Vejamos os principais tipos desses produtos:

  • par trançado;
  • fibra ótica;
  • coaxial.

Além da categoria do cabo, pontos importantes são: tipo de núcleo, método de blindagem.

Tipos de cabos para Internet
Existe uma grande variedade de cabos para redes de computadores. Os mais populares são os cabos de par trançado. A fibra óptica está ganhando popularidade, mas o condutor coaxial está gradualmente se tornando uma coisa do passado

Tipo #1 – par trançado

Para permitir, após a leitura da designação, obter as informações necessárias sobre o par trançado, foi inventada uma classificação internacional de cabos.

A classificação é baseada na fórmula: AA/BCC. Aqui o primeiro par de caracteres é "AA" indica a presença de uma tela compartilhada.

Símbolo "EM» informa sobre a disponibilidade de proteção individual para cada par. Os dois últimos personagens falarão sobre o tipo de reviravolta. Se este "TR", então os condutores são torcidos em pares. Quando "T.Q."- há uma reviravolta em quatro.

Cabo de par trançado
Os criadores da classificação internacional levaram em consideração pontos como a presença de uma tela comum, a presença de isolamento individual dos pares, o método de torção

A presença de proteção é uma característica especial do par trançado.

Muitas informações podem ser encontradas lendo o rótulo:

  1. Casal desprotegido. Este é um cabo sem blindagem protetora. Os condutores são colocados em plástico comum. Esse par é marcado com a abreviatura U/UTP.
  2. Par de folhas. O cabo possui uma blindagem para todos os pares. Marcação - F/UTP.
  3. Casais desprotegidos. Uma única tela composta por uma trança. Marque o cabo com uma combinação de símbolos S/UTP.
  4. Proteção de folha para casais. Além disso, existe uma tela de cobre comum. Marcação - S/FTP.
  5. Uma tela metálica protege os vapores. Não há tela compartilhada. Designação - U/FTP.
  6. Tela geral feita de folha e trança. Casais sem tela. Marcação - SF/UTP.
  7. Escudo de folha para casais e proteção geral. Designação F/FTP.
  8. Tela de alumínio para casais. Como tela geral - folha e trança. Reconhecido por marcações SF/FTP.

Esta lista mostra a designação de acordo com a classificação internacional de cabos de par trançado. Nossas designações geralmente aceitas são ligeiramente diferentes.

Esse tipo de fio de Internet, como par trançado, pode unir dispositivos localizados a não mais de 100 m um do outro em uma rede.

Se você planeja usar este tipo de cabo, recomendamos verificar o melhor métodos de conexão fios de par trançado entre si.

Tipo #2 – cabo de rede de fibra óptica

Hoje, não existe tecnologia mais rápida para transmissão de informações na Internet do que a fibra óptica.

Cabo de fibra ótica
Não há limite para o comprimento do canal de um cabo de fibra óptica. Por esta razão, pode conectar objetos muito distantes entre si

Através de cabos de fibra óptica estendidos ao longo do fundo do oceano, a Internet de alta velocidade conecta não apenas cidades, mas também continentes.

As vantagens do cabo óptico incluem:

  • bons dados de rendimento;
  • durabilidade;
  • velocidade de detecção de acessos não autorizados, o que aumenta a segurança da rede;
  • supressão de ruído, grau suficiente de proteção contra interferências;
  • velocidade significativa de transferência de informações;
  • possibilidade de implementar opções adicionais.

Os cabos de fibra óptica vêm em tipos monomodo e multimodo. Eles diferem entre si nos modos de propagação dos raios de luz no cabo.

Apesar do baixo custo e de todas as demais vantagens desse tipo de cabo, existem dois fatores que limitam seu uso - os equipamentos e adaptadores para rede de fibra óptica são muito caros.

Adaptadores de rede de fibra óptica
Uma ferramenta profissional para fixação de pares trançados nas lâminas de contato do conector garante uma conexão confiável. Isso é possível devido à trajetória estritamente perpendicular de movimento dos punções ao plano de partição

A terminação do cabo é realizada com equipamentos caros. A instalação e reparação da rede não é fácil, apenas especialistas altamente qualificados podem realizar o trabalho. Por esse motivo, o cabo de fibra óptica é utilizado em grandes redes.

Tipo #3 – fio coaxial

A principal característica é a resistência das ondas. A qualidade do cabo e do sinal transmitido depende disso.Esses valores são afetados pelo material e sua constante dielétrica, bem como pela indutância, capacitância e resistividade. A intensidade do sinal depende da distância de transmissão.

Existem dois tipos de cabos deste tipo: finos e grossos. O diâmetro do primeiro não ultrapassa 0,5 cm e suas características específicas são maior flexibilidade e rápida atenuação do sinal, de modo que o sinal é transmitido em curtas distâncias em velocidades de até 10 Mbit/s.

Cabo fino pertence à categoria RG-58/U. Sua impedância característica é de 50 Ohms.

Cabo RG-58
O cabo RG-58 é fácil de usar. Com sua ajuda você pode criar redes de qualquer tipo. Tudo que você precisa fazer é inseri-lo no conector do adaptador de rede

A seção transversal de um cabo coaxial grosso é de 1 cm e, como sua rigidez é aumentada, a instalação é realizada com dispositivos especiais caros.

O cabo grosso em si também é duas vezes mais caro que o fino. Pertence à categoria RG-11 ou RG-8. No primeiro dos modelos a resistência é de 75 Ohms, no segundo - 50 Ohms.

A capacidade de um condutor acumular carga é caracterizada pela indutância e pela capacitância linear. Breves características estão contidas na rotulagem.

Então, na notação KMG a primeira letra significa PARA - coaxial, segundo - M - linha principal, G - colocado no esgoto. KMK — existe armadura para instalação subaquática.

Houve um tempo em que esse tipo de cabo era encontrado em muitas áreas. Algumas de suas características são ainda superiores às dos cabos de par trançado. Hoje em dia, o cabo coaxial ainda é utilizado para traçar rotas de cabos analógicos. Sistemas de CFTV, enquanto o par trançado é usado para conectar sistemas de vigilância por vídeo IP.

Porém, com o tempo, este último começou a suplantar o cabo coaxial. Os usuários apreciaram sua instalação mais simples e rápida, bem como seu menor custo.

Dispositivo de cabo de rede

O design de cada tipo de cabo é diferente. O projeto mais simples é para um condutor coaxial, o mais avançado é para um condutor de fibra óptica.

Estrutura de um cabo coaxial

Mesmo nos primórdios da criação das redes, apenas o cabo coaxial era utilizado. Sua estrutura inclui um condutor central.

Ao seu redor há uma espessa camada de isolamento, seguida de trança - alumínio ou cobre e, por fim - uma concha isolante.

Tipo de fio coaxial
O (último) invólucro superior é feito principalmente de cloreto de polivinila e é resistente aos raios UV. Existem opções com proteção de Teflon, mas são mais caras

Dispositivo de par trançado

O fio mais comum para a Internet é o par trançado. Este cabo permite conectar todos os computadores, bem como outros dispositivos necessários, através de um canal. Permite garantir que determinados usuários possam utilizar informações de todos os computadores.

Na maioria das vezes, eles compram o pedaço necessário desse fio, preso em todos os lados com conectores. Com menos frequência, eles pegam um simples pedaço de par trançado, mas crimpagem realizada após a instalação, usando o diagrama de pinagem correto.

Dispositivo de par trançado
O cabo consiste em pares de condutores de cobre. Na versão clássica, trata-se de um cabo com 4 pares, embora também existam dois. Os primeiros consistem em 8 núcleos e os segundos em quatro. A cor do isolamento interno é regulamentada pela norma

A camada de blindagem pode estar localizada em apenas dois lugares - no topo de um par separado, e então é chamada de individual, e no topo de todos os pares, então é chamada de comum.

Características da estrutura do cabo óptico

Este cabo moderno possui uma estrutura de design especial. É formado pelos fios mais finos e um revestimento especial os separa uns dos outros.

Esses fios são condutores de raios ópticos que transportam informações ao passarem pelos núcleos de silício encontrados em cada fibra. Além do núcleo, a fibra possui revestimento óptico, proteção e revestimento tampão.

Os componentes de um cabo de fibra óptica são elementos como o núcleo central e a bainha que o envolve.

Cabo óptico como base da rede
Se você tomar um cabo óptico como base para construir uma rede, será possível conectar dispositivos significativamente distantes uns dos outros

Assim como o núcleo, a “camisa” consiste em vidro, mas parâmetros como a refração da luz são menores. Os raios de luz refletidos no vidro divergem ao longo do núcleo, mas não vão além dele.

Critérios de seleção de cabos

Este cabo possui muitas características, mas apenas algumas delas são importantes para seleção. Estes incluem: categoria do condutor, tipo de núcleo, método de blindagem. Vejamos cada um deles em detalhes.

Critério nº 1 - categoria de cabo de Internet

Existem sete categorias de cabos de par trançado – de Cat.1 a Cat.7.

Cabos de diferentes categorias diferem na eficiência do sinal transmitido:

  1. Primeira categoria Cat.1 tem uma largura de banda de apenas 0,1 MHz. Esse condutor é usado para transmitir dados de voz usando um modem.
  2. Categoria U Cat.2 largura de banda - 1 MHz. A velocidade de transferência de dados aqui é limitada a 4 Mbit/s, portanto este condutor é considerado obsoleto e quase nunca é usado.
  3. Para categoria Cat.3 banda de frequência - 16 MHz. Velocidade de transferência de dados - até 100 Mbit/s. Usado para criar redes locais e telefônicas.
  4. Gato. 4 - cabo com largura de banda máxima de 20 MHz. Velocidade de transferência de dados - não superior a 16 Mbit/s.
  5. Cat.5 tem largura de banda máxima de 100 MHz e taxa máxima de transferência de dados de 100 Mbit/s. Áreas de aplicação: criação de linhas telefônicas e redes locais.
  6. Cat.5e tem uma largura de banda de 125 MHz. Velocidade - até 100 Mbit/s e 1000 Mbit/s (para fio de quatro pares). Este cabo é o mais popular na construção de redes de computadores.
  7. Para Cat.6 a faixa de frequência aceitável é 250 MHz. A velocidade de transferência é de 1 Gbit/s em uma distância de até 50 m.
  8. você Cat.6a fita de transmissão - 500 MHz. Velocidade – até 10 Gbit/s em um alcance de até 100 m.
  9. Cat.7 tem uma largura de banda de 600-700 MHz. A velocidade deste fio para Internet é de até 10 Gbit/s.
  10. Cat.7a. Largura de banda - até 1200 MHz. Velocidade – 40 Gbit/s por um comprimento de 15 m.

Quanto maior a categoria do cabo, mais pares de condutores ele contém. Além disso, em cada par existem mais pares de voltas por unidade de comprimento.

Conectando dispositivos adicionais
Ao conectar dispositivos adicionais ao computador, você precisa selecionar um cabo de acordo com todas as regras. Deve haver travas nas extremidades do cabo. Eles permitirão que você fixe firmemente o condutor no soquete

Critério nº 2 – tipo de núcleo do cabo

Os núcleos dos cabos são divididos em cobre e banhados a cobre. O primeiro tipo é considerado de qualidade superior.

Tipos de núcleos de cabos
Você pode conectar a impressora usando o cabo de alimentação. Para evitar problemas com a transmissão do sinal, você precisa escolher um cabo e conectores de boa qualidade

Eles usam um cabo com esse núcleo para uma rede extensa e rápida - mais de 50 M. O segundo tipo é um pouco mais barato e as perdas nele não são tão grandes.

Seu núcleo é um cabo barato e de baixa condutividade. É revestido com cobre, que possui alta condutividade.Como a corrente flui através do lado de cobre do condutor, a condutividade sofre apenas ligeiramente.

Ao comprar um cabo banhado a cobre, você deve escolher entre dois tipos - CCS E CCA. A diferença entre eles está no cerne. Para CCS é um condutor de aço, para CCA é feito de alumínio. O segundo não é muito diferente do cobre.

A instalação de um condutor de aço pode ser difícil, pois o aço, por ser um material pouco elástico, é suscetível à quebra.

Em uma distância limitada, a discrepância entre o cabo de cobre e o cabo revestido de cobre não é perceptível. Se a distância for superior a 100 m, um cabo com núcleo de alumínio simplesmente não transmitirá o sinal.

A razão para a má comutação é que o alumínio tem uma resistência maior que o cobre. Como resultado, a corrente de saída tem potência insuficiente e os componentes da rede não “vêem” uns aos outros.

Critério #3 – blindagem do cabo

A blindagem é necessária para proteger o condutor do ruído eletromagnético de outros cabos. Deve também compensar a radiação do campo eletromagnético dos próprios pares trançados.

Se houver cabos de alimentação próximos de até 380 V com seção transversal de núcleo inferior a 4 metros quadrados, será necessária uma blindagem. Neste caso, a melhor opção seria um cabo FTP.

Cabo blindado
É importante lembrar que cabos blindados são usados ​​em conjunto com conectores blindados. A diferença entre eles e os padrões está na parte metálica

Quando se espera que seja adjacente a um condutor de 380 V com seção transversal de núcleo de até 8 quadrados, será necessária uma blindagem dupla. Uma boa opção - F2TP.

A proximidade de cabos de alta tensão de 1000 V com núcleo de 8 metros quadrados exige a colocação de cabos de alimentação e de rede em corrugações individuais. Opção de tela - SF/UTP.

Esses cabos não são usados ​​na vida cotidiana.O cabo mais comumente usado aqui é o cabo não blindado pertencente à categoria 5e tipo UTP.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Sobre a escolha de um cabo para Internet:

Vídeo sobre os recursos de marcação de cabos de rede:

Ao usar um cabo de Internet, você deve seguir as instruções para sua instalação. A presença de um grande número de condutores diferentes permite escolher um modelo para condições específicas.

Depois de estudar as propriedades de todos os tipos e saber decifrar as marcações, você poderá fazer a escolha mais correta.

Gostaria de complementar o material acima com comentários e dicas úteis de escolha? Ou notou imprecisões/inconsistências nas informações? Escreva sua opinião e recomendações em nosso artigo.

Ou talvez você esteja apenas selecionando um cabo adequado e queira esclarecer algumas nuances? Faça suas perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site na seção de comentários.

Comentários dos visitantes
  1. O tempo todo eu queria obter essas informações, mas de alguma forma nunca tive tempo para isso. Todos os cabos de Internet danificados foram simplesmente substituídos por novos. Agora provavelmente é mais fácil se livrar completamente desse emaranhado de fios e tornar todas as comunicações sem fio. A perspectiva de viver sob a influência de vários tipos de radiação é um pouco assustadora, mas pelo menos elas (a radiação) não incomodam visualmente.

  2. Tatiana

    É necessário passar um cabo do roteador até o decodificador SmartTV. Que tipo de fio é necessário para isso? O comprimento necessário é de aproximadamente 2,5 metros.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica