Como conectar um par trançado entre si: métodos + instruções para estender um fio trançado
Uma conexão com fio à Internet é considerada mais confiável do que trocar dispositivos via Wi-Fi.O par trançado transmite o sinal de forma estável, apesar das distâncias e interferências, que muitas vezes são críticas para uma rede sem fio.
Às vezes você precisa estender ou consertar o cabo da Internet, mas não tem tempo de esperar a chegada de um técnico. Concordo, neste caso, a capacidade de construir você mesmo um cabo de rede será útil.
Sugerimos que você descubra como conectar cabos de par trançado entre si, qual método é o mais confiável e qual método é adequado como solução temporária.
O conteúdo do artigo:
Razões para estender o par trançado
A razão mais provável para aumentar o comprimento cabo de rede – mover um laptop ou PC de mesa para a sala dos fundos.
A longa distância, em um apartamento com paredes e tetos de concreto armado, o sinal enfraquece e torna-se problemático fazer a lição de casa ou preparar um projeto.
O segundo motivo está relacionado aos reparos. Se o par trançado não for costurado sob uma parede de gesso cartonado ou em um rodapé, mas ficar no chão, desprotegido, pode ser facilmente danificado. Isso pode ser feito com a perna de uma cadeira ou com uma porta.
Freqüentemente, crianças pequenas ou animais “ajudam” a quebrar o cabo - os primeiros por acidente, e os últimos, por algum motivo, adoram mastigar cabos sem dono e sem vigilância.
Proprietários econômicos de equipamentos de informática não compram cabos longos se tiverem vários cabos curtos em mãos. Alguns conseguem montar um cabo funcional de quase 6 metros a partir de seções de 3 a 2 metros.
Métodos para conectar um cabo de Internet
Vejamos 4 métodos que podem ser chamados de domésticos. Alguns deles requerem o uso de ferramentas especiais, outros são executados quase manualmente. Se todas as quatro instruções parecerem complicadas para você, basta ir até a loja e comprar um patch cord com o comprimento necessário.
Opção nº 1 - torcer fios
Se você já lidou com fios elétricos, sabe perfeitamente o que é torção. Esta é uma conexão de núcleos de uso único usando o método de torção seguido de isolamento.
A torção é usada para distribuir fios em caixas de junção, ao conectar interruptores e tomadas e para conectar circuitos elétricos quebrados.
É claro que tal conexão não pode ser considerada eficaz, uma vez que são possíveis consequências negativas na forma de atenuação do sinal. No entanto, o fio continuará funcionando e será adequado pelo menos para uso temporário.
Para o trabalho, recomendamos preparar:
- faca, tesoura ou ferramenta especial para remover tranças;
- descascador de fios;
- solda de estanho 0,3-0,5 mm;
- encolhimento térmico 1,5 mm (após aquecimento - 0,75 mm);
- partidas;
- fita isolante.
Instruções passo a passo para torcer cabos de par trançado:
Se tudo for feito com cuidado, o formato do cabo dificilmente mudará. Graças a isso, ele pode ser puxado para dentro de um buraco na parede ou fechado em um rodapé.
Mas na primeira oportunidade, recomendamos substituir o par trançado “reanimado” por um fio sólido de fábrica. Isto é necessário por razões de segurança e para garantir um sinal estável.
Opção nº 2 - soldagem
É improvável que os usuários comuns da Internet tenham uma máquina de solda em mãos e a utilizem ativamente, por isso recomendamos o uso de solda de par trançado apenas para pessoas que possuem o equipamento.
Este método não pôde ser considerado, mas as conexões após o tratamento térmico são realmente confiáveis e o cabo está operacional.
É mais conveniente trabalhar com uma ferramenta moderna - um ferro de soldar com display que mostra a temperatura de aquecimento, ou uma stripper - um substituto profissional para uma faca.
É melhor deixar a solda e o fluxo separados para profissionais; o fio combinado é produzido há muito tempo para amadores.
Instruções para soldar o cabo de rede:
- Removemos o isolamento externo de ambas as seções do cabo. Você não precisa cortá-lo, mas corte-o longitudinalmente e dobre-o um pouco, depois coloque-o de volta no lugar.
- Desmontamos pares de condutores, remover o isolamento. É melhor usar um stripper, pois uma faca ou um alicate podem danificar as veias.
- Torcemos pares de condutores idênticos de ambos os cabos. Eles podem ser facilmente identificados pela cor do isolamento. Corte o excesso.
- Soldamos fios torcidos: aquecemos e aplicamos solda.Certificamo-nos de que está distribuído uniformemente no local de torção. O resultado deve ser uma conexão forte e inextricável.
- Primeiro isolamos cada fio soldado separadamente e depois todos juntos - envolvemos o ponto de comutação com uma espessa camada de fita isolante. Garantimos que não haja mais áreas vazias.
Não é recomendado levar cabos assim conectados ao ar livre ou colocá-los em ambientes com alta umidade.
Se isso ainda for necessário, será necessário selar o máximo possível a seção reparada do fio. Para proteção, você pode usar, por exemplo, mangueiras flexíveis de polímero.
Opção nº 3 – usando um terminal
Como na eletricidade de potência, na eletricidade de baixa corrente eles usam terminais especiais. Eles podem ser encontrados em lojas online com o nome “scotch locks”. São conectores plásticos compactos com contatos metálicos.
A vantagem de usar terminais é que você não precisa perder tempo descascando cuidadosamente os fios ou enrolando a conexão com fita isolante. Mas isso desde que a área comutada esteja localizada em uma área protegida - em uma parede, caixa ou rodapé.
Instruções passo a passo para crimpagem de terminais:
A conexão finalizada lembra uma guirlanda - os terminais se projetam em todas as direções, é impossível escondê-los de forma compacta.
Mas não há necessidade de se preocupar com o aperto das conexões. Apesar de sua aparência, a fiação é confiável e o cabo terá aproximadamente o mesmo desempenho de seu equivalente trançado.
Opção nº 4 – conector de par trançado
Para conectar dois patch cords, existe uma maneira simples e acessível até para uma criança - conectando-se com um pequeno dispositivo em forma de caixa. Não há nomes especiais para ele, nas lojas de equipamentos de rede é chamado de “conector”, “conector 8P-8C”.
Porém, há uma condição: para conectar dois segmentos em um, além do adaptador, você precisa de conectores - plugues de computador para comutação.
Ou seja, o conector pode ser usado se você primeiro crimpagem de par trançado.
O processo de extensão de um cabo de par trançado usando um adaptador é fácil: você precisa inserir conectores de patch cord nos conectores localizados em diferentes lados da “caixa”.
Além de dispositivos especiais para estender o cabo de Internet, às vezes são utilizados equipamentos com uma finalidade completamente diferente - por exemplo, tomadas de rede externas ou peças internas de trabalho de tomadas embutidas.
Alguns artesãos conseguem conectar hubs. Não há necessidade de fazer isso, pois existem métodos mais simples e fáceis descritos acima.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como crimpar um cabo para fazer conexões com um conector:
Instruções de vídeo para torcer:
Recomendação sobre como construir rapidamente um cabo de par trançado:
A maneira mais fácil, que não requer ferramentas ou habilidades especiais, é torcer. No entanto, de acordo com especialistas, não é absolutamente adequado para transferência de dados em alta velocidade.
Se você deseja obter uma comunicação realmente de alta qualidade, recomendamos adquirir um fio de fábrica e conectá-lo aos dispositivos de acordo com as instruções e normas de segurança.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como conectar cabos de par trançado entre si? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na construção de um cabo de rede. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Você não deveria desconfiar tanto de torcer. Se tudo for feito com cuidado, você obterá uma conexão totalmente confiável e funcional. De qualquer forma, não é pior do que conectar a um conector. E se você também usar termorretrátil (de preferência na cor do fio) para isolamento externo, assim como nos núcleos, fica lindo. E a conexão é quase imperceptível.
Não, tudo está escrito corretamente sobre torção. Devemos compreender que nem todas as pessoas na rua conseguem fazê-lo adequadamente.Eles enrolam frouxamente, cuspem no isolamento e, com o tempo, a torção também se solta e começa a esquentar.
Boa tarde, Gleb.
Observe que “par trançado” não é uma figura de linguagem. Comece, por exemplo, lendo “Sistemas de edifícios e estruturas de baixa corrente” - você descobrirá muitas nuances na colocação de fios e cabos de baixa corrente. A conexão está distorcida, acho que é o pesadelo de um instalador de baixa tensão. Mesmo se você comentar a imagem em “Opção #1”, irei encaminhá-lo para os pontos 2.1.21~2.1.23 PUE - anexei uma captura de tela para que você não precise pesquisar.
E também sobre torção - existe o GOST 10447-80, que define a tecnologia de teste de fio para torcer a amostra de teste em torno de um mandril cilíndrico. Por que isso é necessário? – Eu respondo: ao enrolar e torcer os fios, observa-se uma mudança na estrutura do metal, uma mudança na sua resistência. Espero que não haja necessidade de decifrar as consequências.
Aqueles. Na sua opinião, Vasily, é proibido pelo GOST colocar a fiação externa ao redor da casa em isoladores (isto é, quando eles a enrolam em um rabo de cavalo tão bonito)?
A torção afetará apenas linhas longas. Em casa, quando é necessário adicionar cerca de cinco metros, torcer é bastante aceitável. E se você soldar, é praticamente eterno.
Na verdade, as torções “vivem” bem durante décadas na rede elétrica, onde as correntes e, portanto, o aquecimento dos fios, são incomparavelmente maiores. Mas em par trançado, as correntes são ridículas e falar sobre ciclos de aquecimento/resfriamento é um tanto frívolo.
E onde a PUE regulamenta a colocação de cabos de par trançado, tenho vergonha de perguntar?
Você tem um cliente extremamente informativo. É difícil fornecer dados imediatamente.A resistência do cobre e ao lado a resistência de torção, e torção feita com forças diferentes, mais a resistência de torção soldada. E então você tem uma declaração infundada feita com base na “Bíblia”.
A extensão do cabo pode ser necessária em muitos casos - reorganização, conexão de dispositivos adicionais. Isso não é difícil de fazer. A única coisa é que não recomendo usar torções ao conectar nenhum fio. Este é um método de conexão temporária quando não há nada disponível e tem muitas desvantagens. No final das contas, não é tão difícil se armar com um ferro de soldar e fazer uma conexão normal.
Compramos um apartamento em um prédio novo. Conforme necessário, várias caixas de junção tiveram que ser abertas. Todos os fios estão torcidos. E aqui está você: “Eu não recomendo, não é permitido”. Não há necessidade de enganar a mente das pessoas. As casas também não são construídas por analfabetos e conectam os fios com toda a força (e não de baixa corrente, mas os melhores 220 volts).
Anteriormente, os padrões eram desconsiderados, mas a carga nas redes não era comparável às atuais, de modo que tal descuido raramente trazia consequências. Agora ninguém faz mais isso. Padrões GOST para e-mail conexões não foram inventadas do zero
É possível conectar não dois, mas mais cabos desta forma: (torcer, soldar). Distribuir cabos de Internet pelas salas a partir de um cabo central?
Não.
Boa tarde...há uma tomada de Internet e um par trançado está conectado a ela...há outra tomada de Internet abaixo...um pedaço de par trançado está conectado à tomada inferior de cima...a questão é se é possível colocar em paralelo duas tomadas de um mesmo cabo...o cliente ficou com pena do cabo e eu caí nessa...
Torcer é poder.Uma torção executada normalmente dura muito mais do que um conector (também conhecido como barril) - poucos usuários escolherão (se houver escolha) simplesmente porque não o entendem. Barris baratos têm pelo menos 2 conexões internas, que, para dizer o mínimo, não são muito bem feitas. A resistência após esse barril aumenta em pelo menos 10 ohms, o que é crítico para um vitukha. Após a torção normal, não mais que 2 ohms, e a torção não é soldada. E mesmo que caia sob a contração térmica, permanecerá em silêncio por pelo menos 3 anos. Google para o resgate.
Por que exatamente 3 anos?