Terminais para conexão de fios: quais blocos de terminais são melhores e como trabalhar com eles

A manutenção de redes elétricas envolve inevitavelmente trabalhos com terminais para eletricistas.Este é um tipo de pequeno hardware de montagem, cujo uso é difícil de prescindir ao conectar fios entre si ou a equipamentos elétricos.

O tempo eliminou da prática terminais desatualizados para conectar fios, mas está constantemente complementando a base da engenharia elétrica com novos desenvolvimentos - mais avançados.

Nós o ajudaremos a entender a variedade de acessórios elétricos. O artigo discute diferentes tipos de blocos terminais e descreve seus recursos de aplicação e instalação.

Tipos de conexões elétricas com bloco de terminais

Considerando todos os terminais produzidos pela indústria para conexão de fios, deve-se fazer imediatamente uma reserva e dividir os produtos em dois tipos: elétricos e elétricos.

Na verdade, a diferença (na carga atual) entre os tipos costuma ser pequena, mas ainda existe. Este ponto deve ser levado em consideração ao selecionar terminais elétricos para instalação, reparo ou outras ações.

Blocos terminais para circuitos elétricos
As conexões terminais são usadas em toda parte na engenharia elétrica. Este é um daqueles componentes elétricos sem os quais a instalação de alta qualidade de qualquer plano é impensável.

Diante da necessidade seleção de terminais elétricos para fios, é melhor começar com os designs mais simples de produção nacional - confiáveis, duráveis, comprovados na prática mais de uma vez.

Os seguintes tipos de “grampos” são diferenciados:

  • faca;
  • anel;
  • alfinete;
  • acoplamento

As conexões na construção de circuitos elétricos podem ser feitas por diversos métodos, e os terminais são apenas uma das opções. No entanto, esta opção parece ser a mais simples, mais cómoda e até económica em comparação com, por exemplo, soldadura e soldadura, incluindo soldadura a frio.

Opção nº 1 - “bainha”

Estas são talvez as opções de design de produtos mais comuns. Muitas vezes eles podem ser encontrados como parte dos circuitos elétricos de muitos eletrodomésticos: ferros de engomar, geladeiras, aparelhos de aquecimento, etc.

Mas pelo conexões de condutores fiação elétrica de energia, por exemplo, em painéis elétricos residenciais, eles não se destinam.

Terminais de faca elétrica
Familiar para muitos eletricistas e um tipo difundido de blocos de terminais, cuja conexão é realizada de acordo com o princípio do contato de faca. Para organizar uma conexão basta inserir uma parte (macho) em outra (macho)

É permitida a instalação deste tipo de produtos elétricos em condutores (multi-core) com seção transversal de 0,26 - 6,0 mm por crimpagem forçada da haste.

Existem dois tipos de produtos: isolados e não isolados. O isolamento geralmente é pintado em cores diferentes (vermelho, azul, amarelo) dependendo da potência nominal do bloco de terminais. Os produtos são utilizados aos pares numa combinação “pai-mãe”.

Opção nº 2 - anel

Os produtos de anel são configurados para fixação com parafusos e são apresentados em dois grupos. Ambos os grupos são classificados como terminais não isolados.

O primeiro grupo inclui desenhos de um anel fechado com haste. O segundo grupo é composto por estruturas tipo garfo com quebra no contorno do anel, também com haste. Ambos são amplamente utilizados em circuitos eletrônicos.

Terminais tipo anel
Outro tipo de elemento “antigo”, com o qual se cria uma ligação elétrica entre um condutor e qualquer elemento modular do circuito. É permitido usar estes terminais para contato entre dois fios, mas na prática isso é raro

Os blocos terminais em anel do primeiro tipo estão disponíveis em uma gama mais ampla do que o segundo tipo. E as possibilidades de utilização são mais amplas, dadas as características técnicas.

Este tipo de produtos elétricos pode ser instalado em condutores elétricos com seção transversal de 0,25 - 16,8 mm. E a configuração em garfo dos terminais de conexão para fios é projetada apenas para seções transversais de fios de 0,25 a 4,6 mm.

Opção nº 3 - alfinete

Este grupo de terminais de conexão para fios elétricos é feito de acordo com o princípio de uma parte destacável, composta por dois elementos separados - um plugue e uma tomada.

O plugue está marcado com o símbolo “A”, por exemplo, F2A. O soquete está marcado com o símbolo “B”, por exemplo, F2B. É suportada a montagem em condutores com seção transversal de 1,25 – 6,64 mm. O principal objetivo dos terminais de pino é garantir a conexão dos condutores elétricos.

Terminal de pino
Uma das opções para o desenho dos pinos dos blocos terminais, utilizados, via de regra, em circuitos de baixa corrente. Estruturalmente, eles proporcionam operação conveniente durante a instalação/desmontagem

Este grupo de acessórios de montagem refere-se a produtos isolados. A cauda dos terminais é coberta com material isolante. Dependendo da potência projetada do bloco de terminais para conectar os fios, o isolador é colorido de acordo.

Os isoladores dos terminais elétricos para condutores com seção transversal de até 2 mm são pintados de azul, os demais (de 2 a 6,64 mm) são pintados de amarelo.

Opção nº 4 – braçadeiras de acoplamento

Outro tipo de acessório de conexão é uma braçadeira de contato de acoplamento, feita em forma de tubo metálico.

Terminal de acoplamento
O chamado terminal de acoplamento. Disponível em diferentes configurações, incluindo crimpagem elétrica. A figura mostra um projeto de bloco de terminais capaz de suportar altas correntes

Os acoplamentos são projetados para instalação em condutores elétricos com seção transversal de 0,25 – 16,78 mm.

A fixação é realizada cravando com força parte do tubo ou por meio de parafusos aparafusados ​​​​em orifícios roscados no corpo do acoplamento. Como regra, os acoplamentos de crimpagem não são usados ​​para conectar fios de núcleo único.

Produtos estrangeiros

Nos últimos anos, o mercado está repleto de blocos de terminais fabricados no exterior. Devemos prestar homenagem: tecnologicamente, os designs estrangeiros parecem mais avançados em comparação com os produtos nacionais. É mais conveniente trabalhar com eles - é mais rápido e fácil fazer conexões.

Mas do ponto de vista da confiabilidade das conexões feitas por um produto estrangeiro, nem tudo é tão simples. A este respeito, um produto nacional muitas vezes parece preferível. No entanto, vejamos alguns exemplos.

Os elétricos merecem destaque terminais da empresa WAGO. Os engenheiros da empresa inventaram vários designs atraentes, onde um terminal comum se transforma em uma interface conveniente para conexão: Fio de pressão, Braçadeira de gaiola de energia, Braçadeira de gaiola.

Conector nº 1 - Fio de pressão

Tecnologia Empurre o fio baseia-se na utilização das propriedades de rigidez do condutor elétrico, obtendo-se um contato totalmente confiável.

Este tipo de bloco de terminais é mais adequado para trabalhar com fio de núcleo único. Na verdade, Push Wire oferece um método de conexão rápido e sem quaisquer reservas.

Terminais push-wire importados da WAGO
O produto de uma conhecida empresa alemã é uma modificação chamada Push wire. Variação fácil de usar de blocos de terminais individuais e de grupo

É o suficiente apenas descasque parte do fio (em 10-15 mm) e com uma leve força empurre a extremidade desencapada para dentro do terminal.E para remover o condutor com a mesma rapidez, ele precisa ser puxado enquanto rola simultaneamente em torno de seu eixo.

Dois tipos de conectores Push Wire foram desenvolvidos:

  1. Sob um único condutor.
  2. Sob um grupo de condutores.

A configuração de conexão em grupo foi projetada para trabalhar com fios de menor rigidez do que no caso de conexão única. Um design de braçadeira mecânica ligeiramente diferente é usado aqui.

Para obter acesso aos orifícios de entrada do condutor, alguma força deve ser aplicada ao botão. Existem também modelos de fio de pressão sem botão - sob a ação de pressão de uma chave de fenda.

Conector nº 2 – braçadeira de gaiola de alimentação universal

Este bloco de terminais pertence à categoria de designs universais. É feito para qualquer tipo de fio elétrico com seção transversal de 6 a 95 mm.

Estruturalmente Braçadeira de gaiola de energia é a chamada gaiola dupla, onde há uma prensa de mola e um barramento condutor de corrente.

Braçadeira de gaiola de energia importada do bloco terminal
Terminal universal para conexão de condutores de diferentes seções transversais. Uma solução de engenharia que garante um contato firme e confiável. Este tipo de acessório de conexão pode ser utilizado para a instalação de linhas de diferentes potências

A conexão de condutores elétricos a esses terminais é feita usando uma chave hexagonal. Ao girar a chave, a mola é pressionada, a ponta do fio é inserida sob a prensa e a chave é girada no sentido anti-horário. Como resultado, a prensa abaixa e pressiona com segurança a extremidade inserida do fio.

Conector nº 3 – braçadeira de gaiola empilhada

Este é um produto único e patenteado WAGO, um produto que recebeu as características de um bloco terminal de fio.Os blocos terminais pré-montados WAGO são projetados para instalação em fios com seção transversal de 0,5 – 35 mm.

Eles são adequados não apenas para trabalhar com fios unipolares, mas também com fios multipolares, independentemente do grau de espessura dos fios individuais.

Terminais da série de braçadeira de gaiola
O design de bloco terminal mais simples, porém eficaz, da WAGO. A figura mostra um projeto de tipo aberto, mas na prática você geralmente tem que lidar com blocos de terminais embutidos de tipo enterrado

Válido Braçadeira de gaiola simples: usando uma chave de fenda (ou uma alavanca especial em outras modificações), levante o grampo de mola, insira o fio sob o barramento condutor de corrente e, em seguida, abaixe o grampo no lugar. Este produto é um tipo blocos terminais de auto-fixação.

Apesar da simplicidade do design, o fabricante afirma: a força de fixação no contato é ajustada automaticamente e depende diretamente da seção transversal do fio.

Conector #4 - Braçadeira de gaiola S

Opção de conector de fio, quase idêntico ao produto descrito acima. Mas o desenho Braçadeira de gaiola S ainda um pouco diferente. A peculiaridade da modificação “S” é a possibilidade de trabalhar com um terminal deste tipo sem o uso de nenhuma ferramenta eletricista.

Além disso, o bloco de terminais da modificação “S” foi projetado para condutores de rigidez suficientemente alta - trançados e de núcleo único. Também é permitido conectar fios com pontas metálicas ao terminal.

Trabalhar com o grampo Cage S é muito simples: a parte final (descarnada) do condutor é inserida com alguma força até parar, após o que a conexão é estabelecida.

Várias variações de blocos terminais Wago
Uma versão modificada do conector de fio Cage clamp S (Fig. 3). É mais conveniente de usar. Permite que você crie uma conexão de fio sem muito esforço e execute a desmontagem com a mesma facilidade

Os terminais de conexão para fios da série Cage clamp S encontraram um lugar em quase todas as modificações de blocos de terminais multifilares de grupo.

Eles são convenientes para a instalação de inúmeras linhas elétricas de baixa corrente. No entanto, o design fechado do grampo Cage S também é usado com sucesso em circuitos de alta corrente.

Trabalhando com um terminal fechado
O princípio de operação dos blocos de terminais da série de designs “S” modificados é mostrado aqui. O processo de conexão dos fios com uma chave de fenda é mostrado passo a passo.

Existem duas modificações no projeto “S” totalmente isolado. Uma envolve prender o fio enquanto pressiona a placa na direção frontal. O outro é projetado para realizar pressão lateral com uma chave de fenda em uma placa elástica.

Conectores de fio de parafuso

Os conectores de parafuso são amplamente utilizados na indústria elétrica; na verdade, são uma variação de um produto tubular (acoplamento). São feitos em forma de tubo retangular, mas com fundo arredondado (oval).

No platô superior de tal tubo existem orifícios roscados nos quais os parafusos de travamento são aparafusados. Toda a estrutura é envolvida por isolamento de náilon. Para acesso aos parafusos são feitos canais de passagem no corpo de isolamento. Existem dois tipos de blocos de terminais para conexão de fios - simples e de grupo.

Terminal de parafuso elétrico
O projeto (um entre muitos) de um bloco de terminais de parafuso para conectar fios elétricos. Opção de acoplamento fechado com opção de montagem em trilho DIN

Os terminais de parafuso para conexão de fios possuem:

  • resistência mecânica pronunciada;
  • capacidade de trabalhar com cabos com seção transversal de até 25 mm;
  • uso em circuitos de baixa corrente e potência.

Trabalhar com este tipo de conectores é fácil.

As extremidades dos fios são inseridas dentro do tubo de latão e os parafusos de travamento (geralmente dois parafusos) são apertados com uma chave de fenda. Por sua vez, os parafusos pressionam o condutor na parte inferior do tubo de metal.

Além dos terminais, existem métodos alternativos para conectar fios. Para obter mais informações sobre o uso de réguas de terminais e outros métodos sem solda, consulte Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O material de vídeo apresentado ampliará seu conhecimento sobre os tipos de terminais e métodos de instalação.

Os trabalhos de instalação eléctrica raramente ficam completos sem a utilização dos acessórios descritos. Parece que são pequenos detalhes fáceis de descartar, substituindo a conexão tecnológica pela habitual torção de fios.

Mas A prática da engenharia elétrica é marcada por muitos casos em que é a torção banal dos condutores em vez de uma conexão terminal confiável que leva a consequências trágicas.

Você tem experiência no uso de terminais para conectar fios? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema? Por favor, compartilhe sua opinião e deixe comentários. O bloco de comunicação está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Não sou especialista; nem vi a maioria dos terminais mostrados aqui. E, em geral, não está totalmente claro por que eles são descritos. O título é “quais blocos de terminais são melhores e como trabalhar com eles”, mas há apenas um pouco sobre os blocos de terminais no vídeo. Acho que o assunto está completamente sem solução. O tema é interessante e relevante. Prós, contras, em que situações, qual e por quê, preço. Seria bom ler.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Sérgio.

      Depois do seu comentário, reli o artigo. Sua conclusão é infundada - a primeira seção afirma: é melhor escolher os nacionais.A seguir está uma explicação: testado em operação, confiável, durável.

      Ao descrever os terminais, o autor relaciona o tipo de produto com a situação – estes são usados ​​em ferros de engomar, cafeteiras, podem ser encontrados em eletrônicos, etc.

      Uma seção separada é dedicada aos produtos estrangeiros. Aqui o autor enfatiza: parecem mais perfeitos que os domésticos, são mais fáceis de instalar, mas... então segue as conclusões que, a julgar pela sua análise, não foram suficientes.

      Os preços, concordo, não o são, mas a actual indexação do rublo ao dólar obriga os fabricantes a ajustar sistematicamente o custo do produto.

      Em anexo está uma captura de tela com os pontos principais.

      Fotos anexadas:
      • Andrei

        Também sou engenheiro e concordo com o Sergei.

  2. Alexandre

    Em nossa época, os bornes eram chamados simplesmente: torcidos, soldados ou não, em cima de fita isolante. Agora seus olhos estão bem abertos, você não sabe qual usar e onde. Os conectores de parafuso foram os primeiros a aparecer: muito convenientes, você pode cortar tantos fios, tantos tubos. Existem furos passantes para montagem no painel. Nos apartamentos antigos, nas caixas de distribuição, as torções eram isoladas com tampas como canetas esferográficas. Com base neles, foram feitos conectores que foram aparafusados ​​em um grupo de fios. Eles aguentam bem. Eles vêm em tamanhos diferentes, portanto são adequados para qualquer seção transversal. Normalmente, os blocos de terminais são usados ​​para conexões destacáveis ​​de placas, motores, etc.

  3. Um artigo normal para quem geralmente entende do que estamos falando. Mesmo pelas fotos você pode escolher o método de conexão desejado em um caso específico. E os não especialistas precisam começar não com os kits Arduino, mas com a lei de Ohm e ter um talento de rádio amador para fazer isso. Boa sorte a todos, obrigado pelo artigo!!!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica