Conectores de fio: os melhores tipos de conectores + o que procurar na hora de escolher um conector

A rede elétrica de uma única casa é um sistema complexo de fios, instalações elétricas e um grupo automático de proteção. Os pontos mais vulneráveis ​​são os locais onde dois ou mais condutores são trocados.

A tarefa do eletricista é selecionar e instalar corretamente os conectores de fios que melhor se adaptem às características, desempenhem perfeitamente sua função e, o mais importante, garantam confiabilidade e segurança.

Vamos descobrir quais tipos de conectores são mais usados ​​​​na vida cotidiana, para que trabalho determinados dispositivos de comutação são adequados e quais são as características de sua instalação. Além disso, forneceremos recomendações práticas para a escolha do tipo de conector apropriado.

Classificações e requisitos GOST

Conectores de fio são quaisquer dispositivos que servem para fechar/abrir um circuito elétrico. Podem ser produtos de instalação elétrica - tomadas, interruptores, bem como barras e placas metálicas, terminais, terminais e blocos de terminais - blocos com diversas tomadas.

Vamos nos concentrar nos conectores em um sentido mais restrito - em elementos que criam conexões destacáveis ​​​​e indissociáveis ​​​​e garantem sua confiabilidade e funcionalidade - ou seja, em todos os tipos de terminais, blocos de terminais e mangas.

Crimpando um fio com uma manga
O exemplo mais simples de terminal para fio trançado. O terminal é um tubo de metal fixado na extremidade do condutor usando um alicate de crimpagem

Os terminais são chamados de elementos metálicos para decorar as extremidades de fios de núcleo único e múltiplo e pequenas placas dentro de dispositivos de conexão - soquetes, blocos de terminais, painéis de conexão.

Os fios são fixados com terminais
Os terminais diferem em material, formato e tamanho, mas são semelhantes em finalidade - fornecem comutação mecanicamente forte de dois ou mais fios, sem perdas elétricas e dificuldades de instalação

A classificação dos conectores elétricos é apresentada em GOST 10434-82, onde são fornecidas informações sobre a divisão em classes (1, 2, 3) e grupos (A, B). Além disso, de acordo com as normas, as conexões de contato são divididas em destacáveis ​​​​e permanentes, necessitando de estabilização ou funcionando sem ela.

Algumas recomendações podem ser úteis não apenas para profissionais, mas também para artesãos que instalam sua própria fiação elétrica.

Por exemplo, fala sobre os métodos mais preferidos de conexão de placas de alumínio - soldagem ou soldagem e pontas de alumínio - crimpagem ou soldagem.

Tipos populares de conectores na vida cotidiana

A troca de fios por soldagem ou soldagem na vida cotidiana é feita cada vez com menos frequência. Foram substituídos por dispositivos especiais que facilitam o processo de instalação e reduzem o tempo de trabalho. Sua principal vantagem é a acessibilidade para amadores.

Por exemplo, para conectar dois condutores a um terminal Vago, não é necessário conhecer seu projeto ou princípio de funcionamento - é importante realizar a instalação corretamente.

Vejamos os recursos dos produtos que podem ser úteis, se necessário. conectando fios sem solda durante a fiação ou reparos elétricos.

Tipo de terminal de cabo

Para fazer conexões destacáveis ​​rapidamente, os terminais dos cabos são instalados nos condutores em um ou ambos os lados.

Eles estão envolvidos em vários procedimentos elétricos:

  • ao conectar bobinas indutivas;
  • em fontes de alimentação, geradores e partidas;
  • nos enrolamentos de transformadores e motores, etc.

O material e o número de núcleos não importam: eles são instalados em fios simples e multinúcleos feitos de alumínio ou cobre. Ao mesmo tempo, os próprios elementos são produzidos em maior parte a partir de cobre, níquel, latão ou bronze.

Vejamos 4 tipos de terminais que são procurados para montagem de circuitos elétricos.

Opção nº 1 - faca

À venda você encontra uma variedade de pontas em latão e níquel, não isoladas e isoladas. Os mais simples e baratos são os produtos não isolados, cujo custo começa em 0,2 rublos. um pedaço.

Terminais de lâmina de crimpagem
Elementos de faca podem ser encontrados se você desmontar um ferro, um aquecedor ou outro eletrodoméstico. Eles fazem parte do circuito e conectam dois ou mais condutores entre si

Este tipo não é utilizado para equipar fiação de energia, por exemplo, em montagem de painéis elétricos eles não participam. Na maioria das vezes, fios trançados com seção transversal não superior a 6 mm² são crimpados com pontas de faca.

O invólucro dos produtos isolados difere na cor, que depende da potência nominal do bloco de conexão ou outro bloco de terminais.

Opção nº 2 - anel

A forma dos elementos se reflete no nome - eles se assemelham a um anel fechado. Assim como a opção anterior, podem ser isolados ou não isolados. A parte plana do primeiro é colocada dentro do enrolamento de polímero.

Conectores de anel
Uma conexão com terminal em anel é considerada mais confiável devido ao aumento da área de contato do círculo plano com o terminal contador. A fixação forte é garantida por parafuso ou braçadeira de parafuso

O parafuso de montagem é inserido no “círculo” do terminal, a porca é aparafusada no verso, após o que a probabilidade de o condutor escorregar da conexão é reduzida a zero.

Materiais de fabricação: alumínio, níquel, cobre, latão. Os produtos em anel são usados ​​​​não apenas em linhas de baixa corrente, mas também em linhas de alta potência e grande seção transversal, para um parafuso de 27 mm ou mais. Eles são conectados aos condutores por soldagem, soldagem ou crimpagem.

Opção nº 3 - garfo

A comutação dos circuitos de potência e secundários também é realizada por meio de terminais de garfo, em forma de garfo com dois dentes arredondados. Os terminais são fixados a dispositivos ou a barramentos com uma conexão roscada.

Terminal de garfo com isolamento
Esta forma, ao contrário do anel, é conveniente quando os condutores precisam ser reconectados com frequência ou conectados apenas temporariamente com desconexão subsequente. Para remover o condutor, não é necessário desparafusar completamente o parafuso, apenas afrouxe-o levemente

No entanto, a conexão em si não é menos confiável do que uma conexão em anel: o contato, graças ao parafuso apertado, é bastante estanque. Os terminais em forma de garfo são adequados para fios com seção transversal de até 6 mm², o método de fixação é por crimpagem.

Opção nº 4 - alfinete

Nas conexões destacáveis ​​são utilizados terminais em forma de pino, que são diferenciados por marcações: o plugue é designado pela letra “A” e o soquete por “B”. Adequado para seções transversais de condutores de até aproximadamente 6,5 mm².

Terminais de pino em diferentes tamanhos
O próprio elemento consiste em duas partes: um pino aberto de metal e uma parte isolada à qual um condutor de cobre ou alumínio é conectado.

A cor do invólucro isolante está ligada à seção transversal: por exemplo, para alguns fabricantes, a parte polimérica dos terminais com seção transversal de até 2 mm² é azul, e com seção transversal maior - amarela.

Mangas para crimpagem

O excelente contato entre dois ou mais condutores é garantido pelo método de crimpagem, que é produzido por meio de mangas metálicas de diversos diâmetros.

Como resultado da operação de prensagem com ferramenta especial, os núcleos são transformados em uma conexão monolítica, mas permanente.

Seção transversal de uma manga moldada
A luva crimpada não pode ser removida para desconectar os condutores. Se você cortar transversalmente, poderá ver como as veias formam um único monólito

Caso seja necessário desconectar os condutores emendados, deve-se fazer o corte mecânico e retirar a luva - ela não pode ser reutilizada. Por um lado, o uso descartável e a não destacabilidade são desvantagens.

As mangas como conectores têm algumas vantagens:

  • não destrua os condutores, como os mesmos terminais roscados, mas faça a conexão o mais forte possível, sem queimar;
  • proteger ao máximo os condutores de cobre do contato com umidade e ar, ou seja, da oxidação;
  • crie uma conexão confiável do ponto de vista mecânico - ela não pode ser quebrada acidentalmente.

Para crimpagem, é usada uma ferramenta especial de crimpagem - um alicate, também chamado de crimpador. Além disso, podem ser úteis decapante de isolamento e alicate de corte.

Procedimento para usar mangas:

Como resultado, obtemos conexões permanentes duráveis ​​​​e altamente condutoras que não se deformam quando aquecidas e não derretem durante picos de tensão na rede.

Conexão com mangas em uma caixa de junção
As mangas são frequentemente usadas para conectar fios de energia em caixas de junção, cuja abordagem será posteriormente coberta com placas de gesso cartonado ou outro revestimento

Reconhecido como o mais confiável GM – mangas de cobre sem processamento adicional e GML – mangas de cobre estanhado revestidas com uma liga de bismuto e estanho. A segunda opção é mais confiável, pois a camada protetora protege contra corrosão e oxidação.

Ambos os tipos de mangas não são adequados para conectar condutores de alumínio. Para isso existem especiais GA – mangas de alumínio. Usado para unir cobre e alumínio JOGO.

Mangas isoladas para conectar fios
As melhores opções existentes são consideradas produtos isolados GSI.Ao crimpar, nenhum isolamento adicional é necessário, você só precisa realizar a crimpagem

O tamanho da manga é selecionado dependendo do valor total dos condutores. A escolha é grande - por exemplo, o mercado oferece GML para fios com seção transversal de 2,5 mm² a 300 mm².

Blocos terminais - dispositivos de comutação

Os blocos terminais não fazem parte dos fios como os terminais, mas sim dispositivos de comutação.

Eles podem conectar diferentes tipos de fios:

  • em isolamento;
  • com isolamento removido;
  • com terminais instalados.

A variedade de espécies é grande, vamos nos concentrar apenas nas mais comuns, acessíveis e amplamente representadas nas lojas.

Opção nº 1 – almofadas de parafuso

Os produtos de instalação elétrica projetados para conectar condutores emparelhados são chamados de blocos.

São uma caixa de plástico dielétrico durável, dentro da qual existem tomadas com terminais e dispositivos de fixação de parafusos para condutores.

Conectando fios usando um método de parafuso
Para garantir a comutação de um par de condutores, é necessário inserir suas extremidades em soquetes opostos entre si e fixá-los com um parafuso.

As almofadas são vendidas em blocos grandes, que podem ser reduzidos se necessário. Para fazer isso, corte o número necessário de células emparelhadas com uma faca de construção. Por exemplo, para conectar três pares de fios em uma caixa de junção, você precisará de uma seção com 3 pares de soquetes.

A desvantagem de usar pads é que eles não fornecem uma conexão confiável. Com o tempo, o parafuso de fixação se solta, causando enfraquecimento da conexão.

Se o cobre puder suportar essa situação, o alumínio superaquecerá e produzirá faíscas. A solução é a inspeção regular e o aperto dos fixadores dos parafusos.

Conectando condutores de núcleo único com um bloco de terminais
Outra desvantagem das caixas de terminais: elas são usadas apenas para conectar condutores a um núcleo.Os fios trançados ficam deformados e quebram durante a fixação, o que leva ao superaquecimento

Vantagens dos produtos: “ajuste” em termos de número de conexões, instalação rápida, sendo necessária apenas uma chave de fenda das ferramentas.

O que fazer se você precisar conectar vários pares trançados, mas apenas as almofadas estiverem disponíveis? Você pode fazer a comutação usando conectores de fio - instale terminais nas extremidades.

As extremidades dos pinos crimpados com um diâmetro adequado para as células são ideais.

Opção nº 2 – blocos terminais de mola

Conectores com mecanismo de mola prendem um ou mais condutores e os seguram sem reduzir a pressão.

Existem dois tipos de “molas”:

  • descartável, proporcionando conexão permanente;
  • reutilizável, que pode ser desmontado se necessário.

O design do produto é simples: dentro de um corpo de poliamida ou policarbonato resistente a altas temperaturas, é fixada uma mola de aço tratada com liga de cromo-níquel. O terminal ao qual é feita a conexão é feito de cobre estanhado.

Bloco terminal Vago com mecanismo de alavanca
A retirada do condutor do bloco terminal reutilizável é feita pressionando a alavanca localizada na carcaça. Eles também são usados ​​se for necessário fazer a troca novamente

Uma das variedades de terminais de mola é projetada especificamente para instalação sob trilho DIN, ou seja, para equipar painéis elétricos e gabinetes.

Bloco terminal
Os conectores de mola são frequentemente usados ​​em ambientes domésticos, por exemplo, para conectar circuitos de iluminação. Podem ser simples ou em bloco, compostos por diversas réguas de terminais

Vantagens do produto:

  • fornecer uma conexão confiável;
  • realizar comutação de condutores de diferentes materiais;
  • possuem baixa resistência;
  • não requer o uso de ferramentas especiais;
  • reutilizável sem perda de funcionalidade.

A desvantagem dos elementos de mola é a sua incapacidade de suportar linhas de força poderosas; apenas pequenas correntes estão disponíveis.

Opção nº 3 – conectores de autotravamento

Dispositivos de comutação caros, mas extremamente fáceis de instalar. Dentro da caixa existe uma placa de pressão, que é acionada se o condutor for inserido conforme as instruções - até o fim. A parte exposta do núcleo é pressionada contra o barramento estanhado.

Borne de autofixação em caixa
O desenho é feito de forma que com o tempo a ligação não enfraqueça e não perca as suas qualidades. Materiais duráveis ​​também contribuem para isso.

A desvantagem da maioria dos dispositivos de autofixação é seu uso único. Porém, existem produtos com alavancas que podem ser utilizadas diversas vezes.

Na linha de produtos conectores Wago Existem vários tipos de blocos terminais de autotravamento que provaram ser os melhores.

Além dos conectores listados para fios elétricos, use:

  • blocos terminais de faca — adequado para comutação de condutores sem remover o isolamento;
  • acoplamentos - fixado com parafuso.

A última versão do dispositivo é usada com menos frequência.

Como escolher o conector certo?

Na hora de escolher o tipo certo de conector, tudo é importante: a marca, o material de fabricação, o diâmetro dos condutores comutados. Não se esqueça da carga atual - mesmo a mais blocos terminais confiáveis têm limitações.

Os instaladores profissionais sabem claramente quais conectores usar em uma determinada situação, enquanto os amadores podem cometer um erro e instalar o conector errado. Vejamos casos que dificultam a escolha.

Se precisar colocar a seção conectada na água, então é melhor fazer a conexão por solda, depois preencher tudo com cola quente e cobrir com termorretrátil por cima.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções sobre o uso de vários tipos de conectores:

Detalhes sobre mangas e alicates de crimpagem:

Quais são os benefícios dos blocos terminais de autofixação:

A escolha correta dos terminais e conectores garante a segurança, sem a qual nenhuma rede elétrica pode existir. Se você tiver uma ferramenta, poderá conectar os fios usando o tipo apropriado de conector.

Os conectores VAGO são especialmente fáceis de instalar, desde que as instruções de comutação sejam seguidas.

Você tem experiência em conectar fios? Ou deseja tirar dúvidas sobre a seleção e uso de conectores? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Yegor

    Vagos são, obviamente, fáceis de usar. Também é conveniente que eles possam ser conectados e desconectados várias vezes. Fiz luminárias para um amigo meu na varanda do campo para que pudessem ser retiradas no inverno. Mas existem lâmpadas LED de baixo consumo, não estou preocupado com elas. Mas é assustador conectar uma carga grande - um fogão ou micro-ondas - ao Vago. A área de contato ali é muito pequena, não esquentaria.

  2. Zhenya

    Qual conexão é melhor usar para equipamentos potentes? Dizem que torcer fios comuns não funciona, por quê?

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Como gosto de dizer, não fui eu quem inventou, mas ouvi do meu professor: “Uma boa torção é melhor do que uma solda ruim”. E isso foi confirmado na prática mais de uma vez! Mas agora existem tantos terminais diferentes que você pode conectar facilmente fios de diferentes materiais e diferentes seções transversais. Sem terminais especiais, uma porca, parafuso e arruela regulares ajudarão a conectar os fios de cobre e alumínio.

      Se você não tem experiência em soldagem, a torção será mais confiável, por exemplo, anexarei uma foto de torção de fios de alta qualidade. Além de um exemplo de terminais e torção de cobre e alumínio por meios improvisados.

      Fotos anexadas:
  3. Vyacheslav

    Você pode me dizer como conectar os fios de fase da roda motora de uma scooter elétrica aos fios do controlador?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica