Ventilação Bastu no balneário: vantagens e desvantagens + instruções de instalação
Talvez você se considere um conhecedor do banho ou simplesmente adore.Existem muitas pessoas assim, e algumas têm seus próprios banheiros, mas até cometem erros. Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da ventilação - muitas vezes cometem-se erros na hora de organizá-la, principalmente no que diz respeito ao sistema bastu, que oferece muitas opções de retirada de ar. A ventilação bastu adequada em um balneário do tipo russo com alta umidade oferece muitas vantagens.
Depois de estudar nosso artigo, você mesmo poderá escolher as peças e montar o duto de ventilação sem ajuda externa. O trabalho levará muito tempo, mas não será difícil se você souber tudo. Falaremos também sobre as vantagens e desvantagens da ventilação bastu.
Bastu funciona com uma certa circulação de ar. Depende muito do layout do balneário - você precisará combinar seu próprio conforto e o layout ideal de ventilação. Saiba mais sobre o princípio de funcionamento deste sistema de ventilação e seus componentes em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
Características de ventilação no balneário
Os banhos e saunas possuem salas de vapor e, em diferentes condições, todos precisam de ventilação. Na sala de vapor, o ar é renovado várias vezes por hora. O desenho de ventilação é traçado antecipadamente, às vezes selecionado a partir de soluções padrão para cada tamanho.
A palavra "bastu" é traduzida do sueco como sauna. É daí que vem o nome do tipo de ventilação. Na parte superior este sistema é fechado e na parte inferior funciona como sistema de alimentação e exaustão.A ventilação inclui quaisquer aquecedores, se eles puderem aquecer o fluxo de ar.
Um diagrama de ventilação detalhado é assim:
- O ar entra na sala de vapor através do canal de abastecimento vindo da rua. Na versão clássica e mais comum é exatamente isso que acontece.
- O afluente entra na divisão pelo local por baixo do recuperador (no chão ou no fundo da parede) e é por ele aquecido.
- O ar quente sobe e se mistura com o vapor. O teto esfria gradualmente e começa a cair. O vapor, saturado com gotas microscópicas de água, também se move.
- Para evitar que o ar gire ao redor da sala de vapor e faça com que o excesso de dióxido de carbono prejudique os visitantes, ele deve ser removido para fora.
- O método de exaustão natural funciona: o ar, após cair no chão, começará a fluir para o orifício inferior do tubo vertical. A diferença de pressão leva à sua sucção e movimento subindo o canal e seguindo para a rua. O tubo também aquece e aumenta a temperatura do ar, o que ajuda a subir.
- Antes de sair, o ar passa do tubo vertical para o tee localizado horizontalmente, que é mais alto. Uma extremidade desta parte vai para fora e a outra vai para dentro da sala. O segundo deve ser fechado com um tampão. É removido para ventilação normal e para reduzir o calor.
- Outra opção mais eficaz é quando não há movimento horizontal no sistema de exaustão e seu tubo vertical sai pelo teto. Esse tipo de bastu também possui um tee - mais curto e com posicionamento vertical em vez de horizontal.
Bastu funciona sem ventiladores/superalimentadores e apenas devido ao movimento natural do ar.
A abertura externa do duto de exaustão deve ser a extremidade de um tubo e não uma passagem plana. Lembre-se do poder fogão de sauna. Quanto mais alto, mais importante é a rotação do ar nos tubos bastu. O desejo enfraquece devido à mudança no movimento.
Nas instruções para fogões de pressão, devido à sua elevada potência, sugerem a realização de uma conduta de exaustão estritamente vertical com saída pelo telhado. Mantenha isso em mente. Devido ao design com giro e fogão potente, a madeira começará a apodrecer e será difícil controlar a umidade.
O recuperador pode estar localizado em local aberto ou atrás de uma divisória, então o ar que entra sairá por cima dele. Às vezes, na sala de vapor existe apenas um aquecedor, do qual o ar é aquecido, e o fogão fica isolado.
O ar de exaustão entra no tubo de exaustão a uma pequena altura acima do piso ou cai sob ele e entra em um canal cuja abertura também fica abaixo do piso. Às vezes, o ar resfriado passa por baixo dos assentos das prateleiras, por onde entra no tubo. Em alguns banhos, o canal fica escondido em uma caixa, na parede ou atrás dela.
A parte de exaustão do bastu é colocada mais perto do canto, e se o recuperador também tiver um canto, o tubo é colocado na diagonal oposta.
Você não deve levantar a entrada do duto de exaustão acima dos joelhos - estará muito frio abaixo. Os banhos russos mantêm alta umidade, por isso às vezes é necessário instalar uma válvula de controle no furo. Eles reduzem a saída de ar se não houver umidade suficiente no balneário.
A ventilação Bastu é adequada para salas de vapor simples e combinadas com pia. Os tubos são adequados em aço inoxidável ou galvanizado.
Às vezes eles pegam canais para o sistema de drenagem e os inserem, mas são mais adequados dutos de ar.
Benefícios da ventilação bastu
A principal vantagem da circulação com a parte superior fechada da sala é que o ar é aquecido de maneira mais uniforme. Os objetos nessa sauna a vapor também aquecem melhor.
Outras vantagens da troca de ar baseada no princípio bastu:
- o ar fresco para aquecimento vem da rua;
- cheiro agradável na sauna a vapor;
- nenhum dispositivo de ventilação adicional é necessário;
- mais benefícios para a saúde;
- cuidados mais fáceis com o banho;
- grande zona de conforto na sauna a vapor.
O sistema de ventilação baseado no princípio basta possui três opções de funcionamento do duto de exaustão. Com o bujão e a válvula inferior abertos, ficará muito mais seco e a sala de vapor receberá ar fresco pela parte de exaustão.
Com a tampa fechada e a válvula aberta, a pressão na sala de vapor diminuirá e o excesso de umidade sairá - este é o modo de operação. Sem plugue e com amortecedor fechado sob o escapamento horizontal, a sala de vapor fica mais fria e fresca.
Desvantagens do sistema de ventilação
As desvantagens manifestam-se de diferentes formas, dependendo da situação. Os fogões a lenha emitem monóxido de carbono, portanto você só pode entrar na sala de vapor após a combustão completa. Durante este tempo, a parte de alimentação do sistema bastu irá resfriar visivelmente a sala e o fogão. Você terá que queimar muita madeira, o que é ainda pior, mais caro e demorado.
O consumo de matéria-prima após a queima pode ser reduzido com qualquer ventilação, não necessariamente do tipo bastu. É o suficiente para selá-lo.
Nos banhos russos costuma-se adicionar água às pedras quentes. O ar mais úmido queima com mais força e, com a ventilação, desce sobre os atendentes do banho quase sem perda de temperatura, principalmente se a saída de ar for colocada embaixo da prateleira. Você terá que abrir a janela com mais frequência.
Pontos fracos dessa ventilação:
- Baixo consumo de energia. A parte de exaustão lida pior com a remoção de ar em comparação com a ventilação superior, o cinzeiro do forno e os sistemas mecânicos.
- Você não pode colocar filtro embaixo do fogão, ele vai derreter.
- Num dia sem vento, a corrente de ar diminui.
- Fortes rajadas de vento provocam correntes de ar e frio ao nível do chão.
A principal desvantagem do bastu é o seu poder relativamente baixo.
Maneiras de aumentar o poder de ventilação
A potência é aumentada de várias maneiras. Se o cinzeiro do recuperador estiver situado numa sala de vapor, deverá ser rodeado por uma elevação. O ar próximo ao fogão esquentará, depois fará um semicírculo ao longo da metade superior da sala de vapor e o ar mais pesado e mais frio descerá primeiro pelo lado oposto.Devido à diferença de altura e tiragem do cinzeiro, o ar frio entrará na fornalha (câmara de combustão) do fogão, de onde sairá pela chaminé.
Na maioria das vezes, o cinzeiro fica no banheiro e a parte fechada do fogão é direcionada para a sala de vapor. Em seguida, sob o piso da sala de vapor, pode-se colocar um tubo para extração do ar de exaustão, com furo na parede mais distante do banheiro. Coloque a extremidade oposta deste duto de exaustão sob o cinzeiro do banheiro. A tiragem da fornalha removerá o ar do edifício muito mais rápido do que o tubo de exaustão da sala de vapor.
O duto de exaustão ainda deve ser deixado no local para ventilação adicional. Logo abaixo da junção dos tubos verticais e horizontais deve haver portão para desativar a tração. Feche-o para que o ar saia apenas pelo cinzeiro do fogão.
No caso de um tubo de escape com saída horizontal, a influência do ar externo torna-se evidente. Seus fluxos descem pelas encostas dos telhados e enfraquecem a tiragem. No inverno surge outro problema. O ar frio da rua começa a se misturar com o ar quente da saída com uma rajada de vento. Os dois fluxos giram e enfraquecem ainda mais o funcionamento do duto de exaustão.
Considere o tamanho das encostas. Se possível, faça uma conclusão de rua pelo lado da empena onde não há saliências. Vale a pena se proteger do vento frio do inverno na fase de projeto do próprio balneário. Cercar o lado sob a saída externa com um prédio ou algum tipo de pilha.
Não se esqueça da versão reta com saída pelo teto e telhado.
Instalação do sistema de ventilação bastu
Faremos tudo com as nossas próprias mãos e, antes de montar a ventilação do balneário, procedemos passo a passo: selecionamos o material, os elementos bastu e montamos ao nível do teto.
Levando em consideração todas as nuances, faz sentido experimentar um sistema com descarga em uma tubulação que passa pelo telhado. Primeiro selecionamos o material. As peças de aço inoxidável duram o dobro - até 50 anos, mas a galvanização suporta melhor pressão, flexão e muitos outros tipos de cargas.
Preparação de ferramentas e materiais
Selecionamos o número de peças com base na altura do edifício. O tubo deve ser elevado acima do telhado em mais de um metro, e o fundo deve ser colocado logo acima do chão ou sob os assentos das prateleiras.
Vejamos o seguinte kit para a parte de ventilação exaustora:
- 3 ou 4 tubos com 1,25 m de comprimento e seção transversal de 110 mm;
- 2 canais do mesmo comprimento, seção transversal 180 mm;
- camiseta com capa;
- globular defletor turbo;
- adaptador de 110 mm a 180;
- portão
Coletaremos os elementos um no outro. Faremos sanduíches com isolamento de tubos de diferentes larguras - ao nível do sótão e do telhado. Conectaremos o adaptador ao canal aproximadamente no nível do teto. É melhor usar um amortecedor com amortecedor rotativo em vez de retrátil. Será mais conveniente assim.
Quando montado estritamente verticalmente, o tee ficará dentro do prédio. O defletor ajudará a aspirar o ar com mais intensidade e funciona com o vento. O defletor turbo gira e aumenta a tração quase sempre, mesmo com ventos fracos.
Instruções sobre como organizar a ventilação
Começamos a conectar as partes da parte de exaustão do sistema. Pegamos o portão e o inserimos em um tubo com seção transversal de 110 mm.Colocamos os elementos sobre uma superfície dura e os fixamos com treze parafusos auto-roscantes em 3 ou 4 lados - usamos uma chave de fenda. O portão estará a uma altura conveniente para controle.
A uma distância acessível do chão, mas no topo da sala de vapor, é necessário colocar uma camiseta com tampa. Quando o tubo é direcionado estritamente reto, a peça é fixada verticalmente.
Pegamos um tubo de 110 mm e cortamos um fragmento para inserir entre o portão e o tee, menos de meio metro é suficiente. O comprimento do segmento intermediário depende mais da altura do teto do que de todos os outros parâmetros. Medimos a sala de vapor verticalmente. Geralmente é de 2,1 a 2,4 metros. Em seguida, inserimos o fragmento cortado no portão e perfuramos. Em seguida, colocamos um tee na peça intermediária. Trabalhamos com uma chave de fenda.
Inserimos cada elemento no anterior e pressionamos com cuidado. Em seguida, pegamos um tubo reto, novamente com 110 mm de largura, mas não em todo o comprimento, mas no restante após o fragmento previamente cortado. Colocamos no tee através do buraco no teto e fixamos dentro da sala de vapor. Reforçamos todas as conexões começando pela parte inferior do sistema de exaustão com fita adesiva para atingir a densidade normal. Fazemos o mesmo com os subsequentes.
No sótão inseriremos um sanduíche de tubos de 110 e 180 mm. Se necessário, cortamos esses canais. Colocamos o isolamento junto ao sanduíche, e não abertamente, para protegê-lo de fatores desfavoráveis. Entre os materiais de isolamento, escolhemos lã mineral/de vidro ou espuma à base de polímeros.
Selecionamos a espessura do isolamento térmico, fixamos com cola, fixamos com fita adesiva ou folha adesiva na maior área possível.Instalamos um tubo de 180 mm no isolamento e o sanduíche está pronto.
Em seguida, inserimos um adaptador de 110 mm a 180 mm na parte acabada da estrutura de exaustão e fixamos. Inserimos a parte isolada no elemento de transição, fixamos com parafusos auto-roscantes e selamos com fita adesiva. Estamos fazendo outro sanduíche - parte do sistema que ficará acima do telhado.
Faça um buraco no telhado. Se o telhado for de chapa ondulada, fazemos o furo sem ajuda externa. Perfuramos pontos ao longo da circunferência para se adequar à largura do tubo e esprememos o meio desnecessário. Inserimos outro idêntico no sanduíche previamente instalado. Vamos ao sótão e fixamos com ferragens e fita adesiva.
Instalamos master flush no telhado. Tratamos suas bordas com selante e fixamos com grandes parafusos auto-roscantes. Colocamos um turbo defletor no topo do último tubo. Tratamos as juntas com fita adesiva, inclusive no rente master e na frente do defletor. A principal etapa do trabalho termina aqui.
Decoramos o cachimbo dentro da sala de vapor. Para esconder a fita, pequenos amassados e irregularidades, colocamos revestimento com imitação de madeira ou alvenaria. Aparafusamos uma alça de madeira na tampa do tee.
Para melhor tiragem do ar que entra na parte de alimentação do sistema, deve ser feito com tubulação, mas só o vazio entre a alvenaria também dá conta da tarefa. A lacuna é deixada pelo menos 5 cm.
O ideal é que o ar seja fornecido de forma que saia exatamente por baixo do fogão e na vertical.Então as correntes de ar com ventos fortes serão menos perceptíveis. O ponto de fornecimento de ar é fechado por um pequeno pódio com aproximadamente dois tijolos de altura. Freqüentemente, eles ficam em uma fileira lateralmente. O fornecimento de ar da rua será regulado por um amortecedor rotativo retangular.
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre os melhores esquemas para organizar a ventilação em um balneário. Mais detalhes - acesse link.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Desenho de ventilação Bastu com transição de um duto de exaustão vertical para um horizontal:
Três nuances interessantes na instalação de um sistema de ventilação:
Qual a melhor forma de fazer ventilação, exemplos de erros e a que eles levam:
Agora você já sabe o que é ventilação suficiente e como pode melhorar a circulação no balneário e torná-lo mais confortável. Contamos como funciona o sistema de ventilação, como funciona e também passamos pelas principais opções para sua instalação. Mesmo que antes você não entendesse a estrutura de um balneário, agora você sabe o principal sobre sua ventilação e poderá montar um novo sistema bastu ou melhorar um antigo.
Escreva comentários se você montou ventilação para um balneário ou pensou em fazê-lo. Conte-nos sobre sua sauna a vapor. Talvez você esteja apenas planejando construir um balneário e não saiba por onde começar a fazer a ventilação? Tire suas dúvidas no formulário abaixo do artigo.