Molde faça você mesmo para lajes de pavimentação - dicas de fabricação
Para tornar o padrão de revestimento original, um molde é feito de forma independente.Antes de fazer um molde para lajes de pavimentação, é criado um desenho detalhado. Indica os parâmetros dimensionais dos produtos e o tipo de material utilizado. Durante o processo de produção, um desenho pré-elaborado é rigorosamente respeitado.
O conteúdo do artigo:
Materiais utilizados
Em escala industrial, os moldes para lajes de pavimentação são feitos de diversos materiais. Produtos feitos de plástico, metal e silicone estão em alta. Possuem longa vida útil e são resistentes a danos mecânicos.
Em condições domésticas são utilizados:
- metal;
- madeira;
- mistura de gesso;
- plástico.
Na seleção de um material, leva-se em consideração o grau de absorção de água. Se o líquido sair rapidamente da solução, suas características de resistência se deteriorarão. A superfície interna deve ser lisa. Isso facilita a remoção do produto após o endurecimento da solução.
Produtos de madeira
A cofragem é constituída por tábuas, vigas, aglomerados, etc. Antes da montagem, as peças são tratadas com verniz ou tinta. Isso tornará a superfície lisa e prolongará a vida útil da madeira. A produção das cofragens é realizada na seguinte ordem:
- Criando um desenho. Antes de fazer seu próprio molde para lajes de pavimentação, faça um desenho detalhado. Leva em consideração o desenho e as dimensões da fôrma. Nesta fase, você deve escolher a forma correta. Após a fabricação, os elementos do ladrilho devem se encaixar bem.
- Seleção de madeira. De uso único, as fôrmas são montadas em madeira de qualquer espécie. Para realizar um grande volume de trabalho, opta-se pela madeira maciça.É menos suscetível a danos mecânicos. Isto aumenta a vida útil da cofragem.
- Preparando peças. As vigas ou tábuas são cortadas em pedaços do comprimento necessário. A madeira é lixada e pintada. Isso remove irregularidades nas superfícies internas.
- Conjunto. As peças são fixadas de acordo com os parâmetros especificados. Cantos de metal e fixadores roscados são usados para conexões. Para utilizações repetidas e para facilitar o processo de remoção dos ladrilhos, a fôrma é desmontável.
Após a montagem, a fôrma é verificada quanto à conformidade com as dimensões especificadas no desenho. Neste caso, são levados em consideração os parâmetros dimensionais dentro da impressão.
Vantagens e desvantagens das lajes de plástico. Sobre isso em nosso artigo link.
Misturas de gesso
Em alguns casos, é utilizada argamassa de gesso. É flexível e endurece rapidamente. Usando uma mistura de gesso, você pode fazer lajes de pavimentação com qualquer padrão.
A desvantagem de produtos deste tipo é a fragilidade. Sob estresse mecânico, as bordas do modelo desmoronam. Isso requer a produção periódica de novas peças. Para fazer uma impressão a partir de uma solução de gesso, siga as seguintes instruções passo a passo:
- Selecione um contêiner. Você pode usar um revestimento de madeira instalado em uma superfície lisa.
- As superfícies internas são lubrificadas com óleo. É aplicado por spray. Isso elimina a possibilidade de vazamentos. O lubrificante é aplicado para facilitar o desenformamento.
- Dilua a mistura de gesso com água. A solução é preparada antes de despejar.
- Coloque o formulário preparado com um padrão em um recipiente.
- Cubra o conteúdo do recipiente com a solução. A espessura da camada deve ser de pelo menos 10 mm.
- Espere até que endureça completamente.Você deve esperar 60-90 minutos para endurecer.
- Desmonte o gabarito acabado para lajes de pavimentação.
Após a fabricação, o modelo é inspecionado quanto a furos e danos. Para facilitar o uso, as bordas externas afiadas são cortadas e retificadas.
Você pode causar uma boa impressão depois de despejar. Para fazer isso, você terá que esperar até que a mistura de gesso fique viscosa.
Modelos de plástico
A impressão para lajes de pavimentação em materiais poliméricos é resistente a danos mecânicos e possui longa vida útil. As peças plásticas têm uma superfície interna lisa. O processo de desenformar é fácil.
Você pode fazer um modelo para lajes de pavimentação de plástico líquido. Os fabricantes fornecem-no na forma de 2 componentes - a massa principal e o endurecedor. Após o endurecimento, obtém-se um material durável e resistente aos esforços mecânicos.
As paredes do gabarito plástico não absorvem umidade, o que tem um efeito positivo nas características de resistência do concreto endurecido. Os formulários são feitos na seguinte ordem:
- Prepare um recipiente com superfícies internas lisas. Suas dimensões devem ser pelo menos 20 mm maiores que a futura forma das lajes de pavimentação. Isso tornará as paredes do produto resultante fortes e resistentes a danos.
- Uma impressão com o desenho desejado é colocada no fundo do recipiente.
- Um lubrificante é aplicado na superfície.
- Misture plástico líquido com endurecedor. Diferentes fabricantes têm diferentes métodos de preparação da mistura e proporções. Antes de cozinhar, você deve estudar detalhadamente as instruções.
- A composição resultante é colocada em um recipiente. O nível do líquido deve estar pelo menos 1 cm acima da impressão.
- Espere até que o plástico esteja completamente endurecido.
- Desmonte o formulário finalizado.Inspecione-o quanto a danos e corte as bordas afiadas.
Depois disso, o molde plástico para lajes de pavimentação está pronto para uso. Modelos deste tipo têm uma longa vida útil. Eles podem ser fabricados para produzir lajes de pavimentação para fins comerciais.
Durante a preparação do plástico líquido, são liberadas substâncias nocivas. É necessário cuidar da ventilação normal do ambiente e utilizar equipamentos de proteção individual, inclusive respirador.
Moldes metálicos
Os gabaritos de metal são resistentes aos esforços mecânicos e duram muito tempo. Para proteger o metal da corrosão ao interagir com ambiente úmido, as superfícies dos moldes das lajes são revestidas com verniz ou tinta.
Para fazer gabaritos são adequados tubos perfilados, cantos, tiras, etc.. As peças são conectadas por soldagem de qualquer tipo. Para facilitar o processo de desenformar, os produtos são desmontáveis. Para fazer isso, instale dobradiças e elementos de conexão.
Para fazer um molde de metal, você precisa de:
- Crie um desenho detalhado com parâmetros dimensionais. Durante o processo de montagem, siga rigorosamente o desenho.
- Selecione o material. Selecione peças metálicas sem rachaduras, furos ou outros danos à superfície.
- Corte os pedaços no comprimento necessário. A uniformidade dos cantos é garantida por meio de uma caixa de esquadria.
- Limpe as peças contra corrosão. As peças de trabalho são limpas de ferrugem e polidas. Pequenas partículas abrasivas são removidas com jato de ar comprimido.
- Marque os locais onde as dobradiças e os elementos de conexão estão fixados.
- Conecte as peças de trabalho por soldagem. Para soldar peças, você precisará de equipamentos especializados e experiência na execução desse tipo de trabalho. Se eles não estiverem disponíveis, você pode entrar em contato com um soldador qualificado.Para evitar ferimentos e queimaduras, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual.
- Instale dobradiças e elementos de conexão.
Depois disso, as dimensões internas do molde são verificadas quanto à conformidade com o desenho. A proporção correta de lados e ângulos permitirá que você junte facilmente elementos individuais de lajes de pavimentação no futuro.
Dicas para produção e operação
Ao criar você mesmo o molde, você pode criar um design de produto original. Seguir várias regras facilita a estampagem de lajes de pavimentação:
- Faça alças de transporte. O modelo está equipado com alças. Isso simplifica a remoção de produtos acabados.
- Use vários modelos ao mesmo tempo. Isso agiliza o trabalho e permite obter um maior volume de produtos ao mesmo tempo.
- Certifique-se de que as superfícies laterais estejam uniformes. As paredes do modelo podem ser deslocadas para fora. Se inclinar para dentro, após o endurecimento do concreto, será impossível retirar os ladrilhos sem desmontar o molde.
- Use uma mesa vibratória. Para remover bolhas de ar de uma solução, use mesa vibratória. Isso aumenta a resistência do concreto.
- Lubrifique as superfícies internas antes de cada vazamento.
Uma pessoa determina independentemente o material com o qual deseja fazer um modelo. Para operação de longo prazo, são utilizados moldes feitos de materiais resistentes a danos mecânicos. Levando em consideração diversas regras, será possível facilitar o processo de confecção de lajes de pavimentação.
Conte-nos nos comentários porque você decidiu fazer você mesmo um molde para lajes de pavimentação. Marque este artigo para retornar a ele mais tarde.
Vídeo sobre o tema: Molde faça você mesmo para lajes de pavimentação