Selo d'água para esgoto: classificação dos selos d'água e regras para sua instalação

O sifão é um dos elementos obrigatórios para a ligação dos equipamentos hidráulicos às redes de esgoto. Contém constantemente um pequeno volume de água, selo d'água - é simplesmente necessário para o esgoto, porque...evita a propagação de odores negativos. Para escolher um sifão, vale entender essa questão, certo?

Falaremos sobre como o selo d'água cumpre suas funções. As informações apresentadas à sua atenção o ajudarão a determinar facilmente os tipos de dispositivos ideais para você pessoalmente. Informações confiáveis ​​proporcionarão a oportunidade de avaliar aspectos práticos e fazer uma compra informada.

O artigo descreve as diferenças de design dos vários modelos com a máxima precisão e descreve as especificidades da instalação. Instruções passo a passo, fotografias e orientações em vídeo ajudarão os artesãos independentes em seu trabalho.

Princípio de funcionamento do selo d'água

Não importa onde a válvula hidráulica esteja localizada na rede de esgoto, sua finalidade permanece a mesma:

  • bloquear o golpe de aríete para reduzir a carga nos dispositivos e tubulações de esgoto;
  • evitar a penetração de odores específicos desagradáveis ​​​​nas instalações residenciais.

Se o selo d'água (ou sifão) for selecionado corretamente, um ambiente favorável reina na casa e a rede de esgoto fica sem reparos por muito tempo.

Os designs de vedações hidráulicas de diferentes tipos diferem, mas todos eles, de uma forma ou de outra, são tubos com curvas de um determinado formato, às vezes equipados com becos sem saída adicionais ou dispositivos dinâmicos.

Diagrama de vedação de água para esgoto
Uma das condições mais importantes para o funcionamento de um selo d'água é a presença constante de água em sua cavidade, que atua como barreira contra a penetração de gases e odores desagradáveis ​​​​no exterior.

A barreira de água está constantemente no sifão. Se você não usar um aparelho (pia de cozinha ou vaso sanitário) por muito tempo, a água irá evaporar e eventualmente aparecer. cheiro desagradável de esgoto no banheiro ou na cozinha.

A mesma coisa acontecerá quando você der descarga pela primeira vez após uma longa ausência. Mas com o uso constante, o volume de água no selo d'água é constantemente atualizado, o que evita a estagnação e, consequentemente, o aparecimento de um “aroma” desagradável.

Características de projeto de selos d'água para esgoto
As características de design dos selos d'água estão diretamente relacionadas à sua finalidade. Por exemplo, o seguinte projeto é típico para banheiros: o ralo é reto e a saída que leva à tubulação de esgoto é inclinada

Todos os dispositivos de esgoto estão interligados. Por exemplo, a organização certa tesão de fã evita que a válvula quebre - um fenômeno quando a água não permanece no selo d'água, mas entra imediatamente no tubo. Nesse caso, o encanamento perde sua barreira protetora e odores desagradáveis ​​saem - diretamente para o apartamento.

Tipos de válvulas hidráulicas para esgoto

A classificação dos dispositivos é feita levando em consideração diversos fatores, mas os principais são as características de design. Com base nas nuances técnicas, podemos distinguir seis tipos principais de selos d'água; vamos examinar cada um deles com mais detalhes.

Nº 1: Recursos da modificação do joelho

Um selo d'água de joelho pode ser identificado por sua aparência - lembra a letra U. A vantagem desse tipo é sua resistência, que permite suportar a pressão máxima nas tubulações. A vazão do dispositivo depende da seção transversal do tubo, que não deve ser menor que a saída do equipamento de encanamento.

Os principais locais da rede de esgoto onde é apropriado instalar selos d'água de joelho são: ameixas de banho e banheiro. Às vezes, em vez de um, dois sifões estão conectados.

Selo d'água de joelho para esgoto
Para a fabricação de joelheiras, antes se usava ferro fundido e até bronze, mas agora é mais conveniente e barato usar um material moderno - o polipropileno, que é leve, confiável e fácil de instalar.

Existem diferentes tipos de sifões de joelho. Alguns deles são um único dispositivo de plástico que não pode ser ajustado. Se quebrar, deverá ser totalmente desmontado.

Outros dispositivos são compostos por várias partes, portanto, se necessário, pode-se aumentar o comprimento dos tubos e alterar sua posição para ajustar o volume de água. A posição dos tubos é fixada com braçadeiras e porcas plásticas suspensas.

O joelho tem duas dobras - na entrada e na saída. O ponto da segunda inflexão deve ser ligeiramente inferior ao ponto da primeira (5-6 cm). Às vezes, um design em forma de S é usado para uma fechadura mais segura; seu princípio de funcionamento é o mesmo.

A limpeza das estruturas do joelho é feita de duas maneiras:

  • desmontando completamente o dispositivo;
  • cabo flexível especial.

Algumas versões em polipropileno estão equipadas com entrada para mangueira de escoamento de máquina de lavar ou lava-louças.

Nº 2: Benefícios de um dispositivo de garrafa

Este tipo de selo d'água é popular em cozinhas para equipar drenos embaixo das pias para pratos. Durante o processo de lavagem de pratos e panelas, alguns resíduos de alimentos entram no sistema, o que pode causar entupimento.

O design do modelo garrafa retém resíduos de alimentos, o que ajuda a manter o desempenho do sistema de esgoto. Além disso, o dispositivo de garrafa mantém o seu objetivo principal - evitar o aparecimento de odores desagradáveis ​​​​na casa.

Além dos tubos que constituem a base de qualquer selo d'água, este tipo está equipado com um elemento adicional - uma “garrafa”. É uma espécie de recipiente para coleta de resíduos alimentares. O reservatório está localizado abaixo do nível do tubo de drenagem, por isso é fácil acessá-lo, se necessário.

Selo de água de garrafa para esgoto
As duas partes do modelo garrafa são conectadas da seguinte forma: primeiro, o tubo vertical entra no reservatório localizado abaixo, depois o tubo horizontal sai pela lateral em direção ao cano de esgoto

O dispositivo da garrafa é feito de polipropileno, mas é considerado mais fraco em resistência do que o joelho. O facto é que ligações não fiáveis ​​​​não suportam fortes pressões de água, pelo que este tipo é utilizado exclusivamente na cozinha e não é absolutamente adequado para equipar uma sanita ou uma casa de banho.

Um bloqueio no selo d'água ocorre quando uma massa densa de restos de comida obstrui completamente o reservatório e bloqueia o caminho da água. Graças à configuração da garrafa, é muito fácil eliminar o bloqueio.

Basta desapertar a porca de capa que está fixada no reservatório e sacudir os detritos acumulados. Depois é preciso colocar a “garrafa” no lugar e apertar bem a porca, caso contrário pode vazar água.

As estruturas de garrafas também são úteis para preservar itens que caem acidentalmente no ralo. As donas de casa descuidadas muitas vezes tiravam os anéis dos tanques de decantação, escorregando dos dedos enquanto lavavam a louça com sabão.

#3: Dispositivo de vedação de água de giro duplo

O design de uma vedação hidráulica de dupla volta lembra uma válvula de joelho, mas possui uma configuração mais complexa. O tubo de drenagem é conectado à saída do encanamento e na junção é equipado com uma grade filtrante para reter resíduos, cabelos e outros detritos.

Em seguida, ele se transforma suavemente em um cotovelo, que termina com uma conexão com outro tubo. O último elemento está direcionado para o ralo e ligeiramente inclinado.

Selo hidráulico de dupla volta para esgoto
Alguns modelos de giro duplo são equipados com orifício de inspeção para limpeza de tubos, bem fechado com tampão. A função do buraco às vezes é desempenhada por um fragmento removível do joelho. O orifício geralmente está localizado no ponto mais baixo e a parte removível está localizada na parte superior

As estruturas domésticas de giro duplo antes eram feitas de ferro fundido, agora são feitas de polipropileno. Os análogos do ferro fundido só podem ser usados ​​​​em empresas industriais com maiores volumes de águas residuais e alta pressão nas tubulações. As peças cromadas, com características técnicas semelhantes às do polipropileno, ficam mais apresentáveis.

Se compararmos este modelo com uma alternativa de garrafa, a segunda opção é mais fácil de manter. No entanto, o dispositivo de dupla volta é mais confiável em termos de proteção contra vazamentos e, graças ao seu design simples e ajustável, pode ser instalado mesmo em espaços estreitos.

#4: Modelo corrugado – prós e contras

Entre as modificações do propileno, também estão os modelos corrugados - duráveis, flexíveis, às vezes simplesmente necessários para organizar uma rede de esgoto em pequenos espaços. Devido à plasticidade do tubo, os tubos corrugados são colocados em locais onde é difícil colocar outros tipos de estruturas.

Ele pode ser girado no ângulo desejado e direcionado em qualquer direção, enquanto o plástico firmemente fixado possui apenas algumas opções de posição.

Selo d'água corrugado para esgoto
Um selo d'água corrugado costuma ser colocado sob a banheira, pois modelos menos flexíveis não cabem no espaço estreito entre o fundo do recipiente e o chão. Uma extremidade está conectada ao orifício de drenagem e a outra à saída da tubulação de esgoto

No entanto, ao escolher uma opção de papelão ondulado, você deve estar ciente de sua única, mas significativa, desvantagem. As paredes nervuradas do tubo parecem ter sido projetadas para coletar detritos: restos de comida, cabelos, pedaços de sabão, areia e outras sujeiras ficam presos nelas. Levando isso em consideração, na instalação da corrugação, o ralo deve ser dotado de filtro em forma de grade de malha fina.

Se você não limpar o selo d'água corrugado por muito tempo, sob o efeito da sujeira e do excesso de peso ele perde resistência e elasticidade. Com o tempo, as dobras se desgastam, começam a rachar e deixam passar água.

Depois de instalar um sifão flexível, monitore sua condição e limpe-o em tempo hábil. Você pode adivinhar que o tubo está sujo pela flacidez que se forma em locais onde se acumulam graxa e detritos.

Nº 5: Como funciona o estouro

Outro tipo de sifão - com transbordamento - também pode ser colocado em uma categoria separada, pois é necessariamente equipado com um tubo adicional. O principal objetivo do equipamento de transbordamento é proteger o apartamento de inundações se por algum motivo a água parar de descer pelo ralo com a torneira aberta.

Esquema de instalação de selo d'água para esgoto com transbordamento
As pias nas quais este dispositivo está instalado possuem um orifício adicional - na parte superior da tigela, sob a batedeira. Quando o nível de água acumulada na pia atinge um nível crítico, o líquido começa a fluir para este orifício e posteriormente para o selo d'água (+)

As banheiras devem ser equipadas com sistema de transbordamento. Este método evita inundações, mas, infelizmente, não contribui para a poupança. Se você quiser preparar o banho e esquecer de fechar a torneira a tempo, a água, ao atingir o nível de transbordamento, sairá com segurança do recipiente e irá pelo ralo - junto com o seu dinheiro para pagar as contas.

O mercado oferece opções econômicas de plástico e modelos de metal mais duráveis, porém menos elásticos. As desvantagens dos equipamentos latão-bronze são a complexidade de instalação e o alto custo.

Ao escolher um dispositivo, não se esqueça de perguntar sobre seu rendimento. Se o transbordamento não consegue dar conta do volume do excesso de líquido, é inútil e até perigoso.

Nº 6: Projeto de vedação seca

O design da chamada válvula “seca” é radicalmente diferente de suas contrapartes hidráulicas.Funciona segundo o princípio do “nipple” e é um tubo roscado com válvula de retenção instalada em seu interior. Como resultado, a água que entra no dispositivo não pode retornar, assim como o cheiro não tem chance de sair do cano.

A instalação de tais dispositivos justifica-se nos pisos inferiores de edifícios de vários pisos, bem como em locais onde a água é menos utilizada (em balneários).

As válvulas secas geralmente não são instaladas em pias de cozinha, cujo uso tem grande probabilidade de criar bloqueios. Mas tal dispositivos com selo d’água funcionam de forma eficiente e duram muito tempo em chuveiros DIY.

Selo seco para esgoto
A válvula do tipo “seca” não requer presença constante de água no interior da carcaça. Mesmo que funcione em conjunto com um dispositivo de joelho, não precisa ser monitorado ou ajustado

Existem vários tipos de dispositivos secos:

  • membrana, sobreposta após escoamento da água por uma membrana elástica;
  • pêndulo, tendendo a fechar instantaneamente se nenhum líquido for fornecido;
  • válvulas flutuantes que fecham o orifício quando a água sai pelo ralo (agindo como as conexões de um tanque de descarga).

Estes últimos são muitas vezes feitos de forma independente, organizando linhas de esgoto em balneários.

Princípio de funcionamento de uma válvula flutuante para esgoto
O princípio de funcionamento de uma válvula flutuante é considerado o mais simples. O peso leve mantém a flutuação na superfície da água. Assim que drena, a bóia desce e bloqueia o dreno.

Se as linhas de esgoto secarem repentinamente devido ao uso pouco frequente, graças à vedação seca, o cheiro desagradável não o incomodará.

Diretrizes para escolher um selo d'água

Se você estiver instalando ou substituindo acessórios de encanamento (banheira, pia ou vaso sanitário), definitivamente precisará de um sifão.

Para selecionar um dispositivo que corresponda totalmente ao encanamento, é necessário levar em consideração uma série de fatores, incluindo:

  • dimensões do dispositivo montado;
  • tipo sifão;
  • o material de que são feitos os tubos e fixadores;
  • número de drenos ou conexões adicionais;
  • proteção contra bloqueios;
  • diâmetro de entrada e saída;
  • presença ou ausência de transbordamento.

Vamos supor que para uma pia de cozinha a opção mais adequada seja um modelo de garrafa que retenha partículas de alimentos. Você também pode usar um dispositivo de joelho, mas todos os resíduos fluirão para a tubulação de esgoto e, com o tempo, haverá risco de entupimento.

Modelo de selo d'água para esgoto com transbordamento
Tanto para pias quanto para banheiras, os modelos com transbordamento são considerados mais eficazes, evitando o alagamento do ambiente. O material recomendado é o polipropileno, mas para o acabamento das partes externas é melhor comprar modelos com peças cromadas

Se o projeto envolver a instalação de uma pia ou lavatório com duas pias, um dispositivo com dois pontos de drenagem será útil. Seu princípio de funcionamento é o mesmo, a única diferença está no design.

Antes de comprar, não deixe de medir o tamanho do espaço onde será feita a instalação. Acontece que o sifão simplesmente não cabe no espaço alocado (isto é especialmente verdadeiro para o espaço estreito entre o banheiro e o chão). Se você escolher o selo d'água correto, haverá muito menos problemas com sua instalação e reparo.

Se o selo d'água do sifão for puxado para o esgoto, o sistema é modernizado com a instalação válvula de vácuo:

Instruções de instalação para sifão automático

Instalar uma vedação hidráulica de garrafa embaixo da pia da cozinha é bastante simples, mas embaixo da banheira é um pouco mais difícil devido à localização inconveniente do sistema de drenagem. Apresentamos instruções para a instalação de um sifão automático para banheiro - um dispositivo avançado que você mesmo pode instalar.

Kit de vedação de água com transbordamento para esgoto
Um conjunto completo pode ser adquirido em uma loja local de materiais de encanamento. É composto por três partes significativas: 1 – selo d'água de desenho plástico + tubo corrugado; 2 – detalhes para decoração do overflow; 3 – elementos de fixação para drenagem

Primeiro, equiparemos o orifício de transbordamento. Para isso, pegue a junta elástica que acompanha o kit e insira-a no orifício da parede da banheira. Para uma conexão mais firme, você pode usar selante de silicone.

Equipamento de transbordamento para vedação de água
Fixamos a estrutura de transbordamento no furo aparafusando o elemento cromado na parte externa. Está equipado com uma vara na qual será segurado o cordeiro

Em seguida, pegamos a próxima parte - o cordeiro - e tentamos fixá-la cuidadosamente na haste com um parafuso.Para fazer isso, você precisará de uma pequena chave de fenda que possa passar pelo pequeno orifício na lateral da asa.

Instalação de cordeiro para transbordamento
Colocamos a asa na haste, inserimos a ponta da chave de fenda no orifício lateral e com um pouco de força, mas com muito cuidado, apertamos o parafuso de fixação

A seguir, passamos para a parte inferior e pegamos os acessórios para projetar o furo de drenagem.

Equipamento de drenagem
Passamos a parte plástica por baixo da banheira e inserimos a ponta com a junta de borracha no furo. Coloque uma peça cromada padrão com uma malha no topo do furo resultante.

Entre os fixadores encontramos um longo parafuso de montagem, que é responsável pela fixação do sifão, e aparafusá-lo pela parte superior, segurando a estrutura por baixo.

Apertando o parafuso
Primeiro aperte o parafuso manualmente e depois aperte-o com uma chave inglesa, mas com muito cuidado para não arrancar a rosca. Após a conclusão, verificamos a resistência da instalação

Resta aparafusar o elemento de vedação d'água. Primeiro, colocamos uma junta de borracha na saída de plástico do dreno e, em seguida, inserimos a válvula joelho. Aperte a porca plástica externa - a estrutura está pronta.

Aparência do sifão automático instalado
Aparência do sifão automático instalado. Dois tubos se estendem do orifício de drenagem: um (corrugado) - para o orifício de transbordamento, o segundo (curvo) - a própria vedação d'água do joelho

Por último, fixamos um tubo de polipropileno (reto ou corrugado) no selo d'água, que leva à tubulação de esgoto.

Testamos o sistema - enchemos um banho cheio de água e verificamos o funcionamento do transbordamento e do orifício de drenagem. Vamos ver se há algum vazamento. Se encontrarmos um vazamento, apertamos mais as porcas e revestimos as juntas com selante, mas com a condição de que não precisem ser abertas no futuro para limpar o bloqueio.

Sequência detalhada de trabalho e regras instalando um sifão embaixo da banheira irá familiarizá-lo com o artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para garantir que o processo de instalação corra bem e sem os erros que assolam os encanadores amadores, sugerimos assistir a vídeos úteis.

Vídeo nº 1. A melhor opção para equipar pia de cozinha:

Vídeo nº 2. Instalação de sifão na instalação de banheira:

Instalar um sifão de esgoto é um processo que até mesmo um novato em encanamento pode realizar. Se você decidir corretamente o tipo de selo d'água e estudar atentamente as instruções, só falta aparafusar algumas peças. Trabalhe meia hora - e um ambiente confortável em casa e sem odores desagradáveis ​​​​- durante anos.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Nós e os visitantes do site estamos interessados ​​​​em suas histórias, conselhos e breves reportagens fotográficas sobre a instalação de sifões com suas próprias mãos. Faça perguntas sobre questões polêmicas que você possa encontrar no artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei

    A certa altura, um cheiro terrível começou a sair da pia da cozinha. Percebi que isso só acontece quando há uma determinada direção do vento lá fora. Resolvi consultar um amigo encanador e ele me disse que o problema pode estar no selo d'água. Ele disse que era hora de mudar meu sifão para algo mais novo. Há o suficiente para escolher. Mudamos tudo em alguns minutos e ventilamos bem o ambiente, agora está tudo bem.

    • Shigap

      Tenho um problema semelhante - o selo d'água quebra regularmente e há um cheiro terrível de esgoto no banheiro. Além disso, várias vezes houve lançamento de fluido de esgoto na banheira.Chego em casa do trabalho e há um fedor e restos secos.

      Liguei para um mecânico da administradora, mas ele não ligou. Quase o chutei para verificar a ventilação do espelho, mas sem sucesso. Ele diz: “está tudo bem lá”. Infelizmente, não conheço bons canalizadores com quem possa consultar.A simples substituição do selo de água ajudará na minha situação ou preciso de fazer algo mais sério, por exemplo uma válvula de vácuo?

      • Especialista
        Vasily Borutsky
        Especialista

        No seu caso, claramente foram cometidos erros na instalação do selo d'água, pois ele deve funcionar com precisão para evitar o lançamento de esgoto no banheiro. Se você está confiante na instalação correta, procuramos a origem do problema na ventilação do riser de esgoto, perguntamos ao especialista em gestão que verifica a confirmação por escrito de que está tudo normal com a ventilação. É possível que neste caso ele não tenha mais 100% de certeza! Verificado pessoalmente.

        Avançar. O bloqueio pode estar mais acima no riser, o que é lógico, pois a vedação hidráulica falha. Também pode ser resolvido chamando especialistas que deverão fazer uma inspeção e retirar o bloqueio.

        Também posso recomendar um truque: instale outro selo d'água usando dois ângulos de 45° e um ângulo de 90°, 45-90-45. Esta solução deve ajudar a evitar a quebra do selo d'água.

        Fotos anexadas:
  2. Sergei

    Quero dizer algo sobre o modelo corrugado. Fiz alguns reparos na casa de um amigo há um ano e eles instalaram exatamente esse dispositivo. Então, recentemente ele me contou que estava entupido e na hora de limpar começou a vazar. Se você decidir instalar corrugado, deverá escolher um material de maior qualidade e estar preparado para a limpeza periódica das válvulas.Recomendo o uso de líquidos para limpeza e prevenção.

    • Michael

      Mas é muito fácil de fazer sem corrugação, esses canos de esgoto são como um conjunto de construção bacana, não exigem nenhuma habilidade séria, nada! Basta molhar os elásticos e inserir um no outro!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica