Ralo para box de chuveiro: tipos de estruturas e regras para sua disposição
Você está reformando seu banheiro e deseja conectar você mesmo o box do chuveiro? Concordo, o conforto dos procedimentos de água e a proteção contra inundações acidentais do banheiro dependem em grande parte da qualidade da instalação e da facilidade de manutenção do equipamento de drenagem.
Vamos descobrir como escolher o ralo certo para um box de chuveiro, em quais parâmetros focar na hora de comprar um aparelho. Também forneceremos uma tecnologia passo a passo para organizar um sistema de drenagem de chuveiro.
As instruções de montagem e instalação do equipamento são acompanhadas de fotografias visuais para melhor compreensão do processo. O artigo é complementado com vídeos sobre as nuances da instalação de ralos de chuveiro.
O conteúdo do artigo:
Dispositivos de drenagem para chuveiros sem bandeja
Lojas de encanamento principalmente em estoque cabines de duche com esquema de drenagem clássico através de furo na panela. Este dispositivo de drenagem é fácil de instalar, confiável e não requer preparação prévia do piso.
Nos chuveiros de saunas e banhos públicos, são utilizadas opções de drenagem mais convenientes sem palete. A água ali entra em furos especiais (escadas) ou canais, embutidos no piso na fase de assentamento dos ladrilhos.
Opções comuns de drenagem e condições para sua instalação serão discutidas abaixo.
Sistema de coleta de água do canal
Instalação drenagem do canal requer preparação adequada do piso ou pedestal do box do chuveiro. Ao instalar um canal contra uma parede, a inclinação é apenas em uma direção, portanto o planejamento do local de instalação do estande e da estrutura de colocação dos elementos de esgoto no banheiro deve ser feito com antecedência.
O sistema de canais é composto por uma bandeja de drenagem, um sistema de drenagem e uma grelha.
Os componentes podem ser feitos de:
- cerâmica;
- plástico durável;
- metal
Os canais geralmente são vendidos prontos para instalação.Um sistema de sifão também está incluído no projeto. Após a compra, resta conectá-los com um tubo corrugado ao ralo de esgoto e cobrir a parte superior com ladrilhos.
Os tamanhos dos canais padrão variam de 50 cm a 118,5 cm Os elementos do sistema são substituíveis, portanto é possível selecionar cada peça separadamente de acordo com seu gosto.
Ralo de chuveiro com coleta de água pontual
O desenho do ralo do chuveiro é um dispositivo para recebimento de águas residuais, montado no piso. Às vezes, um dreno de canal é considerado um tipo de dreno, porque a massa de sistemas de drenagem projetados realmente confunde a linha entre esses dois dispositivos.
A escada consiste em:
- grade frontal;
- coletor de lixo;
- juntas de fixação e vedações para vedação;
- corpos de escada;
- selo d'água (copo de drenagem).
Os drenos podem ser de ferro fundido, plástico ou aço inoxidável. De acordo com o tipo de estrutura, são divididos em verticais e horizontais.
Escadas verticais podem passar grandes volumes de água, por isso são instalados principalmente em piscinas, onde é fornecido livre acesso ao sistema de drenagem por baixo.
Escadas horizontais Possuem tubo de drenagem lateral e são utilizados na maioria dos apartamentos como dispositivos compactos e fáceis de instalar.
As grades dos orifícios de drenagem podem ser quadradas, redondas ou retangulares. A altura dos corpos das escadas varia de 7,5 a 19 cm.
Existem várias nuances na escolha de tal dispositivo de drenagem.
- As grades plásticas externas devem ser grossas e duráveis, levando em consideração o peso das pessoas que vão se lavar regularmente no box do chuveiro.
- A preferência na compra é dada a escadas com altura ajustável do corpo.
- A capacidade de drenagem deve ser maior que o fluxo de água de entrada.
- O tamanho recomendado do tubo de saída é de 50 mm.
- São necessários um sifão e um coletor de partículas estranhas.
É melhor não economizar na qualidade do ralo moldado no piso, pois as vedações dos modelos baratos se desgastam rapidamente e a rugosidade das peças plásticas internas leva ao rápido entupimento do sifão.
Processo padrão de construção de chuveiro palete com escada e a drenagem consiste em várias etapas:
Sifões para cabines de duche com bandeja
Os fabricantes de cabines costumam usar soluções de engenharia exclusivas em paletes que são difíceis de classificar em qualquer categoria comum de sifões.
A maioria dos modelos pode ser dividida de acordo com dois princípios:
- por mecanismo de ação;
- por tipo de construção.
As características do seu dispositivo devem ser compreendidas com mais detalhes.
Classificação dos sifões por mecanismo de ação
Diferenças nos princípios do mecanismo operacional separam os existentes sifões em 3 grupos principais.
Primeiro grupo - sifões simples. Eles estão incluídos na maioria das cabines de chuveiro baratas do mercado nacional. O princípio de funcionamento destes sifões é simples: o orifício de drenagem é tapado por cima com um tampão, após o que a água começa a acumular-se na panela. Quando o tampão é removido, a água desce pelo ralo.
O design elementar garante o baixo custo desses dispositivos. O seu funcionamento é perigoso, pois ao abrir/fechar o buraco pode escorregar e ferir-se.
Segundo grupo - sifões com controle manual.Neste projeto, um botão de controle é montado na parede e, quando girado, o orifício de drenagem é ajustado.
Este mecanismo de ação é especialmente conveniente para pessoas com deficiência que têm dificuldade em se abaixar para fechar manualmente o orifício com um tampão.
Terceiro grupo - sistema click-clack. Nestes sifões, o tampão está permanentemente localizado acima do orifício de drenagem e ao mesmo tempo funciona como um interruptor para as posições “aberto”/“fechado”.
Ao pressionar o bujão com o pé pela primeira vez, ele sobe um pouco e o orifício de drenagem se abre, e ao pressioná-lo novamente o bujão fica fixado na posição fechada e não permite o escoamento da água.
Classificação estrutural de sifões
Dependendo das características de engenharia do mecanismo de selo d'água, os sifões são divididos em 3 tipos.
Primeira visualização - sifões de garrafa. Nos apartamentos eles são instalados em todas as pias da cozinha. Este tipo de sifão recebeu esse nome devido à sua aparência oblonga. Os detritos são depositados no “fundo” da garrafa, que é fácil de desenroscar e limpar a sujeira.
A vedação hídrica é proporcionada pela disposição interna do sifão, que também evita a entrada de objetos grandes no sistema de drenagem lateral corrugado.
A desvantagem desse sifão é seu volume e comprimento, portanto, instalá-lo em um box de chuveiro requer um grande espaço entre o piso e a base.
Segundo tipo - sifões de tubos clássicos. Dentre os sistemas de escoamento de água de box de chuveiro, os mais comuns são os sifões nos formatos das letras U e S. A formação da vedação hidráulica ocorre diretamente na curva do tubo.
Esses sifões são caracterizados pela confiabilidade e durabilidade, e suas modificações compactas são usadas na maioria dos chuveiros econômicos.
A desvantagem deste tipo de sifão é o inconveniente de desmontagem e limpeza, principalmente em condições de espaço limitado sob a base de ducha.
Terceiro tipo - sifões corrugados. Esse tipo de dreno de sifão é um tubo vazio em forma de ângulo, cuja extremidade é fixada no orifício da panela e a outra entra em uma mangueira corrugada.
O sifão pode ser instalado em qualquer ângulo em relação ao plano horizontal, o que o torna conveniente para opções de colocação de drenos não padronizados. Este modelo é frequentemente utilizado em cabines de duche com bandeja baixa.
O selo d'água em sifões corrugados é formado manualmente em local distante do ralo. Para isso, a mangueira é dobrada em forma de U e fixada nesta posição abaixo do nível da abertura da panela.
Existem também versões exclusivas de sifões que combinam as características de diversas opções de design.
Organizando um ralo para um chuveiro
Ao instalar um box de chuveiro, atenção especial deve ser dada à construção do ralo. Afinal, a vida útil da cabine e seu conforto de operação dependem de quão corretamente ela é feita. Assim, um ralo conectado incorretamente pode vazar rapidamente ou causar odores desagradáveis no banheiro.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas etapas de organização de um ralo de banheiro.
Estágio 1. Instalação de canal de chuveiro
A instalação do canal de drenagem do banheiro é feita diretamente no piso, fixada em todas as faces com argamassa de cimento. Antes de instalar o canal, é necessário cobrir a grade com fita adesiva para proteger a superfície polida de danos.
Se a superfície externa do canal for polida, é necessário rugá-la com lixa para que a argamassa de cimento adira melhor. Após o tratamento, é necessário tratar a superfície com uma solução desengordurante.
A seguir, é necessário fixar o canal com suportes ao chão e aterrar o corpo da bandeja de drenagem se for de metal.
Alinhe a bandeja estritamente horizontalmente usando os ajustadores laterais.
Conecte uma extremidade da mangueira de conexão ao tubo do canal e a outra ao tubo de esgoto. Certifique-se de que a mangueira esteja totalmente inserida e bem fixada.
Se você suspeitar da possibilidade de vazamento de água, primeiro trate o tubo com uma fina camada de silicone.
O próximo passo é preencher com cimento o espaço nas laterais do canal, levando em consideração a espessura das telhas que ficarão por cima.
Em seguida, coloque uma telha sobre o cimento, cujo topo deve ficar 1 mm acima do nível do canal para que a água não se acumule próximo à grelha. Os ladrilhos do banheiro devem ser colocados a partir da bandeja de drenagem para garantir juntas lisas em todos os lados e sem arestas vivas.
Para permitir o escoamento da água, os ladrilhos devem ser inclinados das laterais da área do chuveiro até o ralo na proporção de 1-1,5 cm de altura por 1 m de comprimento do piso.
Após o assentamento dos ladrilhos, é necessário limpar a zona de encontro com o rebordo da grelha do canal e preenchê-los com cola ou selante para ladrilhos. Após a secagem, é necessário finalmente limpar o espaço nas bordas do ralo do canal e retirar a película protetora da grelha. O ralo está pronto!
Ao instalar um dreno de canal, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- A capacidade do canal não deve ser inferior à vazão de água do chuveiro. A cabine de hidromassagem clássica consome 10 litros por minuto.
- A distância da saída da bandeja de drenagem até a tubulação vertical de esgoto deve ser mínima.
- Se você tiver dúvidas sobre o rendimento do sistema de drenagem, pode verificar. Para fazer isso, você precisa fixar a bandeja no chão, conectá-la à tubulação de esgoto e aplicar pressão de água na bandeja.
- O diâmetro da mangueira que sai do bico não deve ser inferior a 40 mm e sua inclinação deve ser inferior a 30 mm por 1 m.
- Ao instalar um ralo de canal na porta de um banheiro, recomenda-se escolher uma grade seccional para facilitar o acesso ao sifão.
Seguir as instruções permitirá que você instale um ralo de canal em um box de chuveiro de forma rápida e eficiente. Não tenha medo de entupimentos na bandeja de drenagem embutida no piso, pois seu design permite limpar o sistema por fora sem a necessidade de desmontar os ladrilhos.
Etapa #2. Instalação de dreno de drenagem
A instalação do ralo do chuveiro é realizada de forma semelhante ao diagrama de instalação do ralo do canal descrito acima. Drenos de drenagem baratos são vendidos sem dispositivos de fixação, portanto, você deve estar ciente de uma nuance ao instalá-los.
Se o dispositivo de drenagem externo se parecer com uma caixa simples com mecanismo interno e mangueira de descarga, primeiro deve-se fixá-lo firmemente na posição desejada.
Para fixar a altura, pode-se colocar um tijolo, vários ladrilhos ou outro material disponível sob o corpo.
Com a regulamentação da estabilidade horizontal a situação fica mais complicada. Caso não existam elementos de fixação, será necessário controlar a correta localização do corpo do dreno após a colocação da betonilha durante o processo de secagem.
Diagrama geral das camadas do piso do chuveiro quando instalando uma escada do seguinte modo.
O diagrama mostra uma escada de drenagem quadrada com elementos de fixação. A desobstrução do ralo é feita após a retirada da grelha e retirada dos elementos internos.
O corpo do dreno é na verdade um frasco oco com um tubo, então depois de desmontá-lo você pode até limpar a mangueira de drenagem com um cabo.
Etapa #3. Instalando um sifão para cabine de chuveiro em um palete
O processo de instalação de um sifão é tão variado que o passo a passo para a instalação de um dispositivo específico de drenagem de chuveiro só pode ser encontrado nas instruções de instalação.
A seguir consideraremos a instalação de um dos tipos simples de sifão para entender as etapas fundamentais deste processo. O diagrama geral do dispositivo é mostrado na figura.
A primeira coisa que você precisa fazer é conectar o gargalo do tubo de drenagem ao selo d'água. Você precisa pegar o cano de esgoto e colocar um elástico cônico nele.
Vire o tubo, insira-o no selo d'água por cima e fixe-o com uma porca.
Coloque uma junta de borracha no bujão e aparafuse-a na saída lateral do selo d'água. Nem todos os sifões estão equipados com tal tampão, mas este design é uma prioridade na escolha de um mecanismo de drenagem.
Coloque uma junta de borracha na segunda saída do selo d'água, fixe o gargalo nela e aperte a porca de fixação.
O resultado é um sifão pronto, que deve ser fixado de um lado na panela e do outro na mangueira corrugada de drenagem.
A seguir, deve-se preparar o gargalo para montagem no palete. Para selar a conexão, é necessário colocar uma junta de borracha larga especial na parte superior do pescoço. Existe também um elástico no interior da palete.
Em seguida, o gargalo é preso à panela por baixo, e a parte superior do sifão com furo de drenagem e parafuso de fixação é colocada em cima. O parafuso é apertado com uma chave de fenda, o que completa a fixação do sifão ao box do chuveiro.
O próximo passo é conectar uma mangueira corrugada ao tubo de saída do sifão e ao orifício de transbordamento (se houver). O resultado é um sifão pronto para uso.
É aconselhável realizar todos os procedimentos anteriores sobre uma palete invertida antes de instalar a cabina de duche no chão. E então o sifão anexado só precisará ser conectado à tubulação de esgoto.
Segredos para escolher e instalar sifões
Antes de adquirir e instalar um novo chuveiro, é aconselhável ler os conselhos de especialistas para não ter que trocar o produto, alterar você mesmo o design ou adquirir peças adicionais adequadas.
Algumas recomendações importantes:
- Antes de adquirir um sifão, é necessário medir a distância entre a saída da bandeja e o chão para que o corpo do sifão caiba embaixo do chuveiro. Os mecanismos de drenagem mais comuns têm tamanho de 80-200 mm.
- O tamanho do orifício de drenagem na panela deve corresponder à largura do gargalo do sifão. Seus tamanhos padrão são 52, 62 e 90 mm.
- O nível inferior do tubo de saída do sifão deve ser superior ao nível da abertura do esgoto.
- Para manter o fluxo de água em reservatórios baixos com ralos compactos, deve-se dar prioridade à filtragem de detritos na entrada do ralo.
Também é necessário levar em consideração os conselhos dos vendedores que entendem as nuances da instalação de determinados modelos de cabine e sifões apresentados em sua loja de encanamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos apresentarão as nuances da instalação de acessórios hidráulicos, o que o ajudará a concluir a instalação e conexão de cabine sem a ajuda de especialistas.
Projeto, esquema de operação e instalação da escada de drenagem:
Instalação e reparação de sifão para base de duche:
Tendo considerado as nuances da escolha dos sifões e sua instalação, você pode ir com segurança à loja para comprar um box de chuveiro. Agora está claro qual equipamento é adequado para o seu banheiro e como operá-lo por muito tempo e sem quebras.
Você tem habilidades práticas na instalação de cabines de chuveiro e na conexão de ralos? Compartilhe seu conhecimento acumulado ou tire dúvidas sobre como organizar um sistema de drenagem de chuveiro nos comentários abaixo.
Temos uma boa cabine de duche, foi instalada recentemente. Mas minha filha colocou alguns de seus brinquedos lá enquanto nadava. Acontece que a água era difícil de passar e impossível retirá-la.
Não foi possível limpar com cabo metálico, pois tinha medo de quebrar o ralo, a mangueira de esgoto era corrugada. Tive que desatarraxar tudo e olhar cada nó. O trabalho se arrastou o dia todo. Agora instalei um plug especial para evitar que isso aconteça novamente.