Como instalar ralo de chuveiro no chão do banheiro: instruções passo a passo de instalação

Os chuveiros passaram por um momento de popularidade e começaram a deixar gradativamente os apartamentos e casas modernas.Estão sendo substituídas por áreas de chuveiro simples, mas de design superior, separadas apenas por uma divisória translúcida.

Um dos elementos importantes de um aparelho sem bandeja é o ralo do chuveiro no chão - um ralo. Você mesmo pode equipá-lo compreendendo as regras e procedimentos básicos para o trabalho de instalação.

Diremos qual versão do projeto de ralo é melhor usar, como escolher um selo d'água e também descreveremos o trabalho passo a passo de disposição do ralo e acabamento da área do chuveiro.

Como escolher o ralo de chuveiro certo

O projeto mais simples de ralo é um dispositivo que coleta e drena a água do chuveiro para uma tubulação de esgoto. O material de fabricação é aço inoxidável, plástico reforçado com fibra de vidro ou metal-plástico. A parte superior é fechada por uma tampa decorativa de formato redondo, quadrado ou retangular.

Características de design dos modelos

Na hora de escolher um dispositivo de drenagem é importante levar em consideração seu desenho e o tipo de válvula - o dispositivo de drenagem depende diretamente do seu tipo.

As lojas de encanamento oferecem três tipos de produtos:

  • apontar — um dispositivo tipo funil que coleta água;
  • linear - coletando água em uma bandeja.

Os ralos pontuais para ralos são o tipo mais comum, o que se explica facilmente pela possibilidade de instalar o ralo em qualquer local conveniente do chão: no centro, na lateral, no canto. Deve ser prevista uma inclinação em direcção ao ponto de recolha de água na divisão ou na base de duche para escoamento da água por gravidade.

As soluções pontuais podem ter duas opções de liberação:

  • vertical - saída descendente; mais adequado para residências particulares;
  • horizontal - uma saída que vai para a lateral, onde normalmente ficam as tubulações de esgoto nos apartamentos urbanos.

Eles são instalados próximos à instalação de abastecimento de água, por exemplo, a partir de um chuveiro fixo permanentemente.

Projeto de um dispositivo de drenagem pontual
Projeto de dispositivo de drenagem pontual com saída lateral de tamanho padrão de 50 mm para ligação ao esgoto. Após a montagem final, a escada, dependendo do modelo, tem altura de 7 mm a 18 mm (+)

Se é importante que o ralo tenha uma altura pequena, é melhor prestar atenção na hora de escolher um modelo com vidro cortante. Alguns deles podem ser reduzidos para 2 cm.

A escada linear (bandeja) tem uma aparência completamente diferente. Graças à maior área de trabalho, tem maior rendimento do que seus equivalentes pontuais. O tipo linear inclui salas montadas na parede e localizadas centralmente, por exemplo, um compartimento de lavagem em um balneário.

Assim, ao instalar um dispositivo montado na parede e um dispositivo instalado em outro local, é necessário organizar a inclinação da superfície do piso em uma direção. É muito mais fácil organizar uma inclinação em direção a uma das paredes do que construir dois planos inclinados com decréscimo em direção ao centro.

Faixa decorativa no ralo do chão
A faixa decorativa do modelo linear é um retângulo alongado feito de aço inoxidável em forma de treliça regular ou padronizada. Instalado, como um dreno pontual, no mesmo nível dos ladrilhos

Diversas estruturas lineares montadas na parede possuem opções aprimoradas, complementadas por dispositivos para respingos de água na parede. Um exemplo típico é a modificação de um ralo da conhecida empresa Geberit, especializada na produção de instalações hidráulicas com instalações.

Um ralo de parede também é uma instalação montada parcialmente na parede e parcialmente no chão. Instalar um ralo de parede em um apartamento na cidade é uma tarefa problemática e irracional. Além disso, possui um custo elevado, o que é inviável. Por estes motivos, os proprietários de casas e apartamentos optam por opções alternativas - pontuais e lineares.

Ao escolher um dispositivo de drenagem, você deve se concentrar nos seguintes fatores:

  • capacidades físicas da instalação – dimensões;
  • direção da tubulação de esgoto;
  • localização da área do chuveiro;
  • projeto de azulejos.

É importante notar também que surgiram modelos “ladrilhados”. Em vez de uma grade decorativa, um fragmento de ladrilho é instalado no corpo do dreno e furos ranhurados são fornecidos ao longo das bordas para drenar a água.

O ralo no interior da área do chuveiro deve ter uma aparência natural e harmoniosa: deve ressoar com o design dos elementos de encanamento e não ser visível.

Tipos de veneziana de segurança

Escolha projetos de vedação de água depende da regularidade dos procedimentos de água. Se você planeja usar o chuveiro diariamente, um aparelho tradicional servirá. Um selo d'água tipo sifão é um pedaço curvo de tubo que retém odores criando uma barreira contra água.

No entanto, este design ocupa mais espaço e, para alguns, isso é inaceitável. Além disso, existe sempre o risco de a veneziana secar durante a saída prolongada dos residentes.

Por isso, nas modificações modernas, os fabricantes instalam cada vez mais uma válvula “seca”, que pode ser de membrana, pêndulo ou flutuante.

Dispositivo tipo flutuante
Diagrama de um dispositivo tipo flutuador “seco” (o flutuador é indicado em vermelho). Quando o fluxo de água para, a bóia desce e fecha o orifício, proporcionando proteção contra odores desagradáveis.

Não há diferença fundamental no funcionamento das válvulas “secas”, então você não precisa se concentrar nisso ao escolher uma escada.

A instalação de um ralo para um box de chuveiro sem uma base tradicional inclui uma série de etapas padrão, mas muito trabalhosas:

Instruções de instalação de drenagem

Como exemplo de instalação de ralo, tomemos um dispositivo pontual com saída horizontal, mais fácil de conectar à rede de esgoto. O local de instalação não importa muito, se desejar pode fazê-lo no centro, num canto ou perto da parede.

Passo #1 – preparando ferramentas e materiais

Primeiro, estamos preparando um projeto - um diagrama aproximado de como ficará o sistema de drenagem após a instalação.

É importante determinar quais materiais serão envolvidos na instalação para adquiri-los com antecedência.

Na maioria das vezes, este é o seguinte conjunto:

  • folhas de poliestireno expandido - são densas, leves e duráveis;
  • mistura de cimento seco;
  • mastique de polímero betuminoso para impermeabilização;
  • fita amortecedora;
  • selante;
  • adesivo para azulejos;
  • argamassa para azulejos.

Os azulejos devem ser antiderrapantes e idealmente iguais aos de todo o banheiro. Para fazer cálculos precisos, você deve seguir as recomendações dos fabricantes.

Tabela de consumo de mistura seca
Tabela resumo de consumo de mistura seca de diversas marcas. Assim, para cada 1 m² de betonilha com 50 mm de espessura serão necessários 37,5 kg de mistura Knauf Ubo ou 80 kg de mistura CeresitSN175 (+)

Entre os selantes, é preferível dar preferência aos compostos impermeáveis ​​​​de silicone destinados ao trabalho em banheiros, por exemplo, selantes de encanamento SELO KWIK, Ceresit, UNIPAK.

Para a montagem de um sistema de drenagem não são necessárias ferramentas especiais, mas para a colocação de betonilhas e assentamento de ladrilhos são necessários recipientes para argamassa, furadeira com batedeira, espátulas, espátulas, laser ou nível de bolha (o primeiro é preferível) e ferramentas de marcação.

Passo #2 – escolhendo um local para a escada

É melhor determinar antecipadamente o local de instalação da escada, mas muitas vezes ocorrem ajustes durante o processo de trabalho. Por exemplo, após a remoção dos ladrilhos e da betonilha antigos, fica claro o que precisa ser alterado colocando canos de esgoto.

Consequentemente, é necessário deslocar o local de instalação da escada “em tempo real”. Quanto mais próximo estiver das linhas de esgoto, melhor será o escoamento da água e menos peças serão necessárias para montar o sistema.

Duas camadas de betonilha
Um diagrama que revela de forma mais completa os princípios de instalação de uma estrutura de drenagem. O elevado grau de estanqueidade deve-se à utilização de 2 camadas de betonilha (áspera e niveladora) e impermeabilizantes colocadas entre elas (+)

Freqüentemente, a localização do ralo é escolhida com base no formato do revestimento decorativo do ralo. Por exemplo, um quadrado é instalado no meio e um linear é instalado na lateral, ao longo da parede.

Se você decidir escolher um canto adjacente à parede para montagem do aparelho (devido à sua localização próxima ao esgoto), você deve dar uma olhada nos modelos de canto.

Passo #3 – montagem e instalação da escada

No início da montagem é necessário limpar completamente o chão e as paredes da casa de banho das estruturas antigas - retirar azulejos, rebocos velhos e betonilhas.

Para trabalhos empoeirados e sujos, você precisará de um martelo perfurador, uma furadeira e um cinzel.Mas se a base de concreto e as paredes forem preparadas com antecedência (limpas, preparadas, revestidas com mástique impermeabilizante), pode-se iniciar a montagem.

Conectando o dispositivo ao esgoto
Montamos os elementos da escada estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Conectamos o aparelho ao esgoto por meio de conexões de PVC, retas ou com ângulo de 45 graus.

Para uma ligação mais durável e hermética dos elementos do sistema de drenagem, utilizamos selante hidráulico - os tubos ficarão embutidos no chão, por isso não adianta deixar juntas destacáveis.

Certifique-se de medir a altura da escada montada - a espessura das camadas de betonilha e isolamento depende do seu tamanho. Não se esqueça que a camada de acabamento, composta por revestimento cerâmico e cola, também requer reserva.

Passo #4 – instalação das laterais do pódio

Ao instalar uma betonilha, de uma forma ou de outra, a área do chuveiro ficará elevada acima do resto do piso. A menos que haja desejo de elevar o piso de todo o banheiro ao nível do ralo.

A inclinação da betonilha garantirá o direcionamento do escoamento da água para a escada, porém, para manter o restante do piso seco, as bordas do pódio são emolduradas por laterais baixas.

Construção de uma lateral de tijolo
Tijolos cerâmicos vermelhos são excelentes para construir laterais. Para tornar a estrutura estável e durável, a alvenaria pode ser reforçada internamente com hastes metálicas ou grampos

Depois fazemos uma betonilha rugosa, mas primeiro colocamos uma membrana impermeabilizante. Em vez disso, você pode usar mastique de polímero-betume, que revestimos cuidadosamente todos os cantos, juntas, juntas e laterais por dentro e por fora.

Certificamo-nos de que a superfície superior lateral está aproximadamente 1,5-2 cm acima do nível da escada.Ao mesmo tempo, verificamos se a inclinação da tubulação de saída do esgoto foi quebrada (2 cm por metro). A parte superior da escada, ao contrário, deve estar localizada estritamente na horizontal.

Passo #6 – ordem da mesa

Esta etapa é considerada a mais crítica, pois determina se a água fluirá para o ralo na direção certa. Em primeiro lugar, colocamos um suporte em espuma de poliestireno extrudido, adequado Lajes Penoplex.

Este material desempenha várias funções ao mesmo tempo:

  • papel de isolamento térmico e acústico material - torna a cabine mais intensiva em calor e absorve parcialmente o ruído da queda d'água;
  • Alivia o peso da estrutura, que é de fundamental importância em um prédio de apartamentos;
  • protege a passarela e elementos de comunicação em PVC por pressão mecânica;
  • permite que você economize dinheiro em argamassa de cimento.

Para trabalhos de instalação, é adequada espuma de poliestireno extrudado grau C31 ou C35 (com retardadores de fogo). Existem lajes à venda com espessura de 30 mm, mas para um pódio de chuveiro é melhor levar 50-60 mm. Cortamos a grande laje em fragmentos separados, que colocamos ao redor da estrutura do dispositivo de drenagem, como na foto a seguir.

Colocação de espuma de poliestireno
Uma faca de construção geralmente é usada para cortar as lajes em pedaços. Calcule o tamanho dos fragmentos para que durante a instalação haja pequenos espaços entre eles

Após a impermeabilização e assentamento das placas de poliestireno expandido, procede-se à instalação betonilha áspera... Primeiramente fixamos uma fita amortecedora ao longo das paredes - uma opção alternativa para juntas de dilatação. É preferível usar fita autoadesiva, que não requer fixadores adicionais ou esforço especial para fixação.

Em seguida preparamos a solução utilizando as proporções de água e mistura seca recomendadas pelo fabricante. Para isso, você precisará de um pequeno recipiente (balde, bacia funda) e uma furadeira com acessório.

Para economizar material, não há necessidade de diluir a mistura com reserva - é melhor preparar várias vezes uma pequena quantidade.

Preenchimento com mistura de cimento
Preenchemos uniformemente o espaço entre as placas de espuma de poliestireno e os tubos com a mistura de cimento, tentando não deslocar o ralo e as comunicações. Para reforçar o fundo e evitar fissuras na betonilha, é aconselhável colocar uma malha de reforço

Na hora de concretar a betonilha não deixamos espaços vazios. A estrutura do ralo deve ficar totalmente imersa na solução, com exceção do flange e da parte superior onde está fixada a grade decorativa. A superfície da mesa é nivelada com uma longa barra transversal com bordas lisas - a regra.

Para manter a inclinação necessária em direção ao ralo, pode-se utilizar um sistema de balizas, instalando-as de acordo com um nível ou nível. A seleção de fotos a seguir apresentará a tecnologia do dispositivo de inclinação:

Fabricantes responsáveis ​​​​se oferecem para adquirir uma estrutura para betonilha junto com a escada. Trata-se de um sistema de ripas leves com altura de rebaixamento na área de instalação da escada.

A desvantagem das argamassas de cimento é que demoram para secar completamente. Aguardamos até que a betonilha esteja finalmente “amadurecida” (o tempo aproximado de secagem pode ser consultado nas instruções), aplicamos outra camada de impermeabilizante e a seguir realizamos uma betonilha de acabamento.

Mesa de acabamento de paletes
Após a instalação da betonilha de acabamento, o palete deverá ficar como nesta foto: uma superfície nivelada e com leve inclinação em direção ao ralo instalado próximo à parede

Quando o revestimento estiver completamente seco, pode-se iniciar a impermeabilização e instalação de revestimentos cerâmicos ou mosaicos.

A proteção do contrapiso contra a penetração de água é realizada na seguinte ordem:

Passo #7 - assentamento de ladrilhos levando em consideração o ralo

O aspecto da zona do duche pode ser facilmente estragado se não coordenar a instalação do ralo com a colocação dos ladrilhos. Pode acontecer que, mesmo que você coloque ladrilhos no ralo, os locais ao longo das paredes terão que ser cobertos com seções.

Iniciando o revestimento pelas paredes, pode-se aproximar-se da escada “torta”. O que os profissionais fazem? Eles criam previamente um layout da mesa e escolhem o local de instalação do ralo para que haja o mínimo de cortes possível nas juntas.

Colocação correta de ladrilhos
Uma das opções de sucesso é instalar uma escada na junção de quatro ladrilhos, mas não diretamente, mas na diagonal. Isso facilita o corte dos ladrilhos e o ajuste às dimensões do furo

A seguir seguimos a tecnologia padrão: diluir a cola, aplicar no chão e colocar os ladrilhos um a um. O que fazer se a inclinação da mesa não for calculada antecipadamente? Antes de iniciar o processo de colagem, os finalizadores colocam todos os ladrilhos e marcam o nível da camada de acabamento nas paredes para que seja mantida a inclinação em direção à escada.

Depois, durante a instalação com cola, basta seguir as marcas nas paredes.Acontece que de um lado haverá uma camada espessa de adesivo para azulejos e do lado da escada - mínima.

A galeria a seguir apresentará as etapas para assentamento de mosaico no piso do box:

Terminada a colocação dos ladrilhos, é necessário processar as costuras.Para isso, primeiro limpamos a cola e depois rejuntamos (junta) com uma espátula de borracha.

Após 15 minutos, retire os restos da fuga do ladrilho e não toque no forro por cerca de 24 horas. Isso completa o acabamento do ralo do banheiro ou chuveiro.

Instruções detalhadas para a construção de um palete de ladrilhos são fornecidas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma boa base teórica é a chave para a aplicação produtiva do conhecimento na prática, mas nada é mais valioso do que o aconselhamento de profissionais experientes.

Como fazer uma mesa usando beacons:

Visão geral do dreno Alcaplast com dois selos d'água:

Dicas úteis para colocar azulejos no chuveiro:

Por que instalar um ralo é tarefa do ladrilhador:

Instalar um dispositivo de drenagem no chuveiro parece simples à primeira vista e não requer qualificação. Se você se esforçar, poderá montar a escada corretamente. Mas trabalhar na betonilha e na instalação de ladrilhos sem experiência pode reduzir todos os esforços a nada.

Para economizar no trabalho de profissionais, você mesmo pode fazer parte do trabalho e confiar etapas mais complexas a artesãos experientes.

Você tem habilidades práticas para instalar um ralo para uma base de ducha? Compartilhe seu conhecimento acumulado, tire dúvidas sobre o tema e anexe fotos de suas estruturas. O formulário de comentários está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica