Bandeja de azulejos para cabine de duche: instruções detalhadas de construção

As lojas possuem uma grande seleção de paletes de diversos materiais, mas a opinião dos fabricantes nem sempre coincide com a do consumidor.Nesse caso, você sempre pode fazer você mesmo um recipiente para coletar a água do box do chuveiro. No entanto, para obter melhores resultados, você precisa conhecer as regras de construção. Você concorda?

Nós lhe diremos como fazer corretamente uma base de azulejos para um box de chuveiro. Mostraremos como escolher o formato e o tamanho de uma estrutura caseira ideal para o ambiente higiênico que você está montando. A construção de um produto caseiro tão útil permitirá resolver simultaneamente vários problemas importantes.

Ferramentas para organizar um palete

Qualquer trabalho preparatório começa com a aquisição consumíveis e ferramentas. O trabalho fica mais rápido e fácil quando tudo está à mão e você não precisa correr constantemente até uma loja especializada para isso ou aquilo.

Assim, para implementar o projeto não podemos prescindir de:

  • Capacidades, onde misturaremos concreto para betonilha, argamassa para tijolos e base adesiva para telhas.
  • Regra curta para betonilha e ralador.
  • Nível de construção.
  • Espátula e espátulas - borracha e serrilhada para adesivo para azulejos.
  • Chave de fenda - cruzado ou reto, dependendo do tipo de cabeças de fixação com as quais a escada é montada, e Chave de fenda, caso seja necessário montar fôrmas e fazer espaçadores.
  • Exercícios com misturador bocal, se você tiver preguiça de mexer a solução manualmente.
  • Esmerilhadeiras com disco para cerâmica, se for necessário cortar tijolo, e com disco de metal, se for necessário cortar malha metálica e reforço.
  • Rejuntes.
  • Marretas (martelo de borracha).
  • Pincéis para aplicação de mastique.

Certamente quase tudo o que é necessário já está no arsenal do proprietário, caso contrário as ferramentas que faltam terão que ser compradas ou emprestadas de parentes, amigos ou vizinhos.

Diagrama de palete de ladrilhos
Diagrama da estrutura de um palete de azulejos na seção interna. Nesta versão do esquema não existe camada primária de impermeabilização. A sua presença não é tão crítica se o proprietário mora em casa própria, caso contrário é melhor jogar pelo seguro

O que mais é necessário para o trabalho?

Quando todas as ferramentas necessárias para o trabalho já tiverem sido coletadas e um diagrama do futuro palete tiver sido desenhado, você poderá começar a comprar materiais de construção e consumíveis.

Então, durante a construção você não pode prescindir de:

  • Escada ou sistema de drenagem.
  • Tijolos. Quando concreto sólido derramando, você precisará estocar placas de cofragem. No caso de construir a lateral da palete em forma de quarto de círculo ideal, é preferível fazer a cofragem a partir de Painel de fibra.
  • Maiakov.
  • Material impermeabilizante para banheiro e um rolo para aplicação.
  • Betume, feltro ou filme de polietileno denso - dependendo da preferência.
  • Poliestireno expandido - se for necessário isolamento.
  • Areia e cimento M400, ou mistura universal M150, ou M200.
  • Plastificantes e hidrofóbicos repelente de umidade aditivos
  • Malha metálica para reforço da betonilha, desde que a sua largura não ultrapasse 10 cm.
  • Reforço se a lateral for de concreto armado e não de tijolo.
  • Adesivo impermeável para azulejos e pontos cruzados.
  • Ladrilhos ou mosaicos são obrigatórios antiderrapante variedades.

Quando tudo estiver pronto, você pode começar a construir a base para ducha com segurança.

Instruções passo a passo sobre como construir um palete

Se o banheiro tiver piso de concreto, como é o caso dos prédios de apartamentos, ou já houver betonilha, isso é bom. Pode-se iniciar imediatamente a construção das laterais e a impermeabilização, depois de limpar bem a superfície.

Se a base não for ideal, já existia piso de madeira, etc., antes da própria construção da estrutura deve-se definitivamente preencher a betonilha.

Etapa #1 – preparação da superfície

Para fazer uma mistura para betonilha, é adequada uma argamassa normal à base de cimento. M400 e misturado na proporção de 2 partes de areia para 1 parte de cimento.

Para não se preocupar em medir os ingredientes da solução, você pode simplesmente adquirir uma mistura universal M150 ou M200.

Camadas para drenagem
Deve-se fazer uma saída de drenagem antes de concretar a base, caso contrário será necessário esfarelar a base de concreto vazada com um martelo perfurador para corrigir o erro cometido por esquecimento. Neste caso, isto não é crítico, uma vez que a escada é montada diretamente na betonilha. Mas se uma base adicional for derramada, o esquecimento pode sair pela culatra

Misturado com uma broca misturador bico nas proporções exigidas indicadas no saco e a solução está pronta.

As ações devem ser executadas na seguinte ordem:

  1. Fazendo camadas Para drenar para cano de esgoto com antecedência, para que depois não seja necessário esfarelar a nova laje de concreto com um martelo perfurador.
  2. Montamos a cofragem forma e tamanho da futura palete, não esquecendo que as suas futuras faces também estarão localizadas nesta palete.Portanto, na hora da marcação deve-se ter em mente a espessura do ladrilho e a espessura da camada adesiva do ladrilho (na frente e no exterior e, portanto, dupla) e a largura do tijolo. Se a betonilha for aplicada em todo o perímetro da casa de banho, por exemplo, no caso de instalação de pavimento aquecido ou de grande renovação dos pavimentos, não será necessária a cofragem. As laterais da palete podem ser inicialmente montadas na betonilha.
  3. Se a base tiver 7 cm de largura, instalar malha metálica a uma altura de 3 cm acima do chão. Se a largura da betonilha for superior a 10 cm, não será necessário reforço. A laje ainda terá excelente resistência.
  4. Preparando a mistura de acordo com proporções dadas. No caso do concreto de argila expandida, a argila expandida é adicionada à mistura na proporção de 1×1, ou seja, por balde de argamassa – balde de argila expandida.
  5. Do interior da cofragem e nas paredes colocar marcas de nível no auge da futura mesa.
  6. Preenchendo a mesa. Nós nos alinhamos com uma pequena regra, ralador ou uma espátula.

Agora esperamos até que a mesa endureça e seque. Será possível retomar a continuação dos trabalhos apenas no terceiro dia após a concretagem da betonilha.

Quando concreto sólido mistura, o peso de uma laje bruta vazada medindo 90x90 cm e altura de 10 cm será de pelo menos 180 kg. Portanto, para moradores de prédios de vários andares, o melhor seria diluir o concreto com argila expandida. Uma laje de concreto de argila expandida será 4 vezes mais leve.

Etapa #2 - impermeabilização e instalação da escada

A impermeabilização pode ser de duas opções - feltro ou filme de polietileno. Alguns preferem preencher ou revestir completamente com betume.

O efeito de qualquer um dos materiais selecionados no caso de box de chuveiro para apartamentos e casas particulares será excelente.

Dreno de drenagem
Instalamos o dreno de drenagem.Para garantir uma boa drenagem, o próprio funil de drenagem deve ser ligeiramente mais alto para garantir uma inclinação do tubo de drenagem de pelo menos 3 graus

Se você precisa isolar um futuro palete, agora é a hora de fazê-lo. Façamos desde já uma reserva que a escolha do poliestireno expandido é sólida, sendo aconselhável colocá-lo imediatamente sobre uma betonilha rugosa em todo o perímetro da lateral.

No caso de isolamento Dreno do chuveiro pode ser parcialmente embutido em poliestireno expandido. Tendo este ponto em consideração, empreendemos agora com ousadia a instalação da escada selecionada e preparada. Todas as peças devem ser montadas perfeitamente.

Consertando o funil da escada
As bordas superiores do funil da escada devem estar claramente ajustadas ao nível. E para evitar que se desvie no futuro, é melhor fixá-lo em alabastro

Se, ao instalar a escada, você fez algo em algum lugar ou a montou incorretamente, então, para resolver o problema, você terá que “desparafusar” todo o palete com um martelo perfurador, e a escada provavelmente terá que ser jogada fora e um novo instalado.

Etapa #3 - montagem das laterais

É melhor erguer as laterais imediatamente após o endurecimento da almofada derramada e a instalação da escada. No futuro, servirão de limite natural para impermeabilizações e isolamentos, bem como de cofragem para a betonilha principal.

Agora vamos fazer o cálculo. Calculamos a altura do lado de 1 tijolo colocado na borda lateral:

  • camada de argamassa acima da betonilha rugosa (sob o tijolo) - 5 mm;
  • o tijolo em si tem 120 mm;
  • camada de adesivo para azulejos - 5 mm;
  • ladrilhos - 3-5 mm.

Acontece que a altura da lateral do tijolo será de 135 mm, no valor máximo.

Borda do palete
O lado do tijolo deve ser rigorosamente verificado. As marcações devem ser traçadas em ângulo reto tanto em relação ao lado a lado quanto em relação ao lado da parede.Neste caso, a vertical é determinada por meio de um nível hidráulico, mas um nível regular serve.

Mas precisamos levar em conta que no interior do estande ainda temos que colocar:

  • camada impermeabilizante – 1-2 mm, se for mástique e feltro;
  • isolamento - 50 mm, se for espuma de poliestireno;
  • mesa – de 4 a 10 cm, dependendo da altura do dispositivo de drenagem;
  • camada de adesivo para azulejos – 5mm;
  • azulejos – 3-5mm.

Então a disposição interna do palete terá 82 mm de altura em valores máximos. Agora subtraímos 82 de 135 mm e obtemos 53 mm. Esta é a altura da lateral que deve estar em relação à superfície de acabamento interna do palete. Na verdade, essa altura é um pouco maior que uma caixa de fósforos.

Se parecer pequeno para alguém, você terá que, armado com um moedor, cortar blocos dos tijolos dos tamanhos necessários e colocá-los em cima de um tijolo maciço. Nos cálculos deve-se levar em consideração que neste caso será acrescentada outra camada de argamassa ao tamanho do bloco cortado.

A lateral é construída estritamente de acordo com o nível
A lateral é erguida estritamente de acordo com as linhas traçadas, níveis verticais e horizontais, como na alvenaria convencional. É aconselhável usar tijolo vermelho resistente à umidade. Se quiser deixar o palete mais alto terá que fazer um segundo nível de alvenaria

Para iniciar o assentamento da lateral de tijolo, deve-se preparar uma mistura de água, cimento e areia na proporção de 1:1:3 com adição de plastificantes e aditivos hidrofóbicos.

É melhor usar tijolo vermelho M-125. Possui a maior resistência à umidade de todas as variedades. No assentamento é aconselhável utilizar uma malha especial reforçada.

Após a conclusão da alvenaria, para avançar para as etapas seguintes, será necessário aguardar alguns dias até que a argamassa endureça e seque completamente.

Etapa 4 - lançamento da mesa principal

Na hora de concretar a betonilha preste atenção ao fato de que a grade superior do ralo deverá ficar localizada acima dela na altura da camada de cola e ladrilhos.

Esta reserva é feita para que posteriormente, no assentamento das telhas, a grelha do ralo possa atingir “zero” ou um pouco abaixo, dependendo das características de projeto do próprio ralo. Após a montagem da mesa principal, será necessário aguardar novamente o endurecimento do concreto antes das próximas etapas.

A betonilha é feita ao longo das balizas
É preferível preencher a betonilha principal com balizas pré-definidas instaladas numa inclinação quase imperceptível em direcção ao ralo. O funil de drenagem após o vazamento do concreto deve subir acima da mesa

Etapa 5 – re-impermeabilização

A impermeabilização repetida não deve ser negligenciada. Ao gastar tempo e dinheiro na compra e aplicação de mástique impermeabilizante, você se protegerá de vazamentos e acúmulo de umidade nos elementos estruturais.

Isso significa que os vizinhos de baixo, que você constantemente enchente, e você mesmo será salvo da umidade eterna e dos fungos no banheiro.

Depois de aplicar a mástique em toda a superfície da betonilha, nas partes interna e superior das laterais, deve-se esperar novamente até que seque. Somente após o endurecimento completo você pode começar a colocar ladrilhos ou mosaicos de ladrilhos.

Impermeabilização sobre betonilha
É necessária uma camada de impermeabilização no topo da betonilha principal. Também pode ser aplicado com rolo, mas neste caso a superfície a tratar não é tão extensa, pelo que também é adequado um pincel, com o qual, além disso, pode revestir mais profundamente os cantos

Etapa #6 - revestimento com cerâmica

Qualquer opção ficará ótima, mas aquelas em que a lateral é revestida com azulejos e o interior do palete é revestido com mosaico são especialmente impressionantes. Em qualquer caso, tudo depende da escolha do proprietário.

Então, no caso do trabalho presencial, as ações ficam assim:

  1. Preparamos a mistura adesiva com base nas proporções e consistência especificadas nas instruções do tipo de adesivo para azulejos adquirido. Alguns fabricantes produzem cola que pode endurecer muito rapidamente, por isso não se deve misturar um balde inteiro de uma só vez. No início, especialmente se você nunca fez isso antes, tente fazer lotes em pequenos lotes.
  2. Se você se depara com o assentamento de ladrilhos pela primeira vez, saiba que este não é um trabalho tão difícil como “ladrilhadores” e “ladrilhadores” experientes gostam de falar. O principal é paciência e precisão. A primeira coisa que você precisa saber é o acabamento deve sempre começar em um dos cantos. Recolhemos a cola com uma espátula dentada, aplicamos no verso do ladrilho, aplicamos no palete pelo canto e pressionamos.
  3. Cada peça deve ser verificada quanto ao nível. No caso de um fundo ligeiramente inclinado, o nível horizontal em si não é tão crítico. O principal aqui é que todas as peças estejam no mesmo plano. Um martelo de borracha é usado para nivelar. Para um assentamento perfeito dos ladrilhos, utilize cruzes especiais localizadas entre os ladrilhos nos cantos. Cada ladrilho deve se encaixar perfeitamente nas laterais inseridas das cruzes.
  4. Se os ladrilhos nas bordas não couberem no tamanho, será necessário cortá-los com uma esmerilhadeira equipada com roda de cerâmica.
  5. Ao finalizar o assentamento do revestimento no dia seguinte, deve-se retirar as cruzes, limpar o excesso de cola das costuras e rejuntar com uma mistura de rejunte especialmente preparada usando uma espátula de borracha. Em seguida, o excesso de rejunte é retirado das juntas com uma esponja levemente umedecida.
  6. É aconselhável selar as juntas do encontro do plano da palete com as paredes e laterais, bem como os cantos das laterais, com um selante transparente.
  7. Somente após o endurecimento total do rejunte e do selante é que é recomendável lavar os ladrilhos assentados.

Freqüentemente, os artesãos preferem aplicar a cola diretamente na superfície, em vez de no próprio ladrilho. Você pode tentar isso e aquilo. O que você mais gostar e o que for mais conveniente para você, faça-o. Mas não se esqueça que sob o ladrilho deve haver cola suficiente para que não haja espaço vazio embaixo dele que não seja preenchido com a mistura adesiva.

Colocação de mosaicos
A colocação de mosaicos não é muito diferente da colocação de ladrilhos tradicionais. A cola é aplicada na base aqui. O próprio mosaico é suavizado exatamente de acordo com o nível especificado

Etapa #7 – endurecimento e secagem

É aconselhável começar a instalar a cerca e tomar banho somente depois que o palete recém-fabricado estiver bem assentado e, como dizem, “chegar”.

Para agilizar esse processo, certifique-se de que a temperatura do banheiro esteja entre 25-30 °C, boa circulação de ar e ausência de umidade. É aconselhável manter as portas da sala abertas. Em um ou dois dias será possível instalar a cerca e lavar.

O produto está pronto para uso
Após a conclusão do trabalho de alisamento, todas as superfícies são cuidadosamente lavadas dos restos de materiais de construção e, após um dia de secagem, o palete recém-fabricado está pronto para uso.

Características da construção das laterais

Se foi decidido construir um palete com a lateral maciça de concreto armado em forma de quarto de círculo, vale a pena levar em consideração algumas características.

Neste caso, a construção das laterais inicia-se com a fase de concretagem de uma betonilha rugosa sob a futura palete. Terá que inicialmente fazer uma fôrma alta para ela, para que posteriormente sirva de parte externa da fôrma para a lateral.

Palete faça você mesmo
Uma base de duche redonda faça você mesmo com acabamento em azulejos será menos perigosa porque não terá cantos salientes e também tornará a cabina de duche mais compacta e esteticamente agradável.

Imediatamente após o vazamento e nivelamento da base, devem ser seladas em suas bordas ao longo do perímetro 4-5 seções de reforço com seção de 10. Estas serão as nervuras para o reforço longitudinal da lateral.

Para que depois não seja necessário cortá-los com uma esmerilhadeira, ajustando-os em altura, é melhor cortá-los inicialmente um pouco menos que a altura do lado futuro. Sua altura pode ser calculada da mesma forma que no caso de uma lateral de tijolo.

A cofragem é melhor feita de Painel de fibra. O painel duro dobra-se perfeitamente e, reforçado com suportes e espaçadores, será tão forte quanto um painel. É melhor fazer cantos das barras como batentes, o que fornecerá ao lado futuro um nível vertical estável.

Após o endurecimento da betonilha, algumas fiadas de reforço de 8 peças devem ser amarradas às barras de reforço que congelaram ao longo do perímetro da base. Pode ser um círculo sólido, dobrado de acordo com os parâmetros exigidos, reforço ou peças com as quais é necessário amarrar as hastes de reforço salientes verticalmente longitudinalmente com fio de tricô.

Depois de Painel de fibra Utilizando espaçadores, é construída a parede interna da fôrma lateral, após a qual pode ser vazada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Todo o processo de construção de uma base de ducha é apresentado no vídeo a seguir:

Como você pode ver, o processo de construção não é particularmente complicado. O principal é desenvolver um projeto e dedicar tempo para concretizá-lo. Bem, as ferramentas. Se você os tem em casa ou pode pedir emprestado a um vizinho, enfim, não precisará gastar dinheiro para comprá-los.

Toda a construção do palete custará ao proprietário várias vezes mais barato que o custo do mesmo palete de acrílico de produção duvidosa, que, muito provavelmente, terá que ser jogado no lixo em um ano e meio.

A base de chuveiro resultante com acabamento feito de azulejos com as próprias mãos, e mesmo que um pouco imperfeito em alguns aspectos, sempre servirá fielmente, não por anos, mas por décadas.

Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas e poste fotos relacionadas ao tema do artigo. Conte-nos como você ou alguém que você conhece construiu uma base de ducha com suas próprias mãos.

Comentários dos visitantes
  1. Contratei alguém para fazer uma bandeja forrada com pequenos ladrilhos quadrados. Ainda assim, requer um trabalho meticuloso. É necessário que a estrutura não deixe passar água, etc., é melhor que isso seja feito por um profissional. Gostaria de alertar a todos que também pretendem decorar com azulejos ou mosaicos: não é muito cômodo. Ele escorrega muito e esquenta devagar, então tive que colocar um tapete por cima. No final, me arrependi de ter escolhido tal palete.

  2. Glebe

    Só existe uma dificuldade na confecção de um palete a partir de ladrilhos: é preciso garantir a impermeabilização, ou seja, todos os materiais devem ser impermeáveis. A primeira vez fiz sem aroeira, mas mesmo assim a panela durou uns 3 anos, depois começou a vazar.Caso contrário, todo o trabalho é igual ao do assentamento de ladrilhos: são necessários rigor e perseverança, enfim, e um pouco de experiência neste assunto. Sem experiência será difícil.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica