Impermeabilização DIY no banheiro: revisão comparativa de materiais + instruções de instalação
No banheiro, o nível de umidade aumenta constantemente.Temos de aceitar isto como um dado adquirido e abandonar tentativas inúteis de combater “os elementos”. A única coisa que pode e deve ser feita é neutralizar, tanto quanto possível, os efeitos negativos da umidade nas estruturas e materiais dos edifícios.
Para tal, a casa de banho é impermeabilizada, cuja utilização é obrigatória em todas as casas de banho. Diremos como a proteção contra água é realizada e listaremos quais materiais são usados para formar uma barreira confiável contra a água. Para ajudar os artesãos domésticos independentes, o artigo fornece instruções detalhadas.
O conteúdo do artigo:
É possível prescindir da impermeabilização?
Pode parecer que instalar isolamento no banheiro seja uma perda de esforço e dinheiro. Os defensores deste ponto de vista motivam a sua posição pelo facto de os revestimentos cerâmicos, mais utilizados na decoração de casas de banho, serem totalmente impermeáveis.
Isso é verdade, mas as costuras entre os ladrilhos permitem a passagem perfeita da umidade, assim como as rachaduras e lascas no próprio ladrilho. Mesmo que essas rachaduras sejam microscópicas.
Você não deve confiar na qualidade dos acessórios de encanamento. Mais cedo ou mais tarde, podem desenvolver falhas e a água irá escorrer para o chão em forma de riacho ou, pior ainda, acumular-se aos poucos sob o equipamento, destruindo gradativamente o revestimento do piso ou da parede.
É por isso que encanadores e construtores recomendam persistentemente a instalação de impermeabilização de alta qualidade no banheiro. O que isto significa?
Em primeiro lugar, é necessário isolar o piso. Isso é feito para que a água não penetre na laje e penetre no apartamento ou porão localizado abaixo. E também para que a umidade não se acumule na base, não a destrua e não provoque o crescimento de mofo e bolor.
A impermeabilização ideal do piso parece uma espécie de “calha” feita de um material especial. É aplicado no piso do banheiro com cobertura parcial das paredes. A altura dessa abordagem é de cerca de 20 a 25 cm e a “calha” isolante deve ser totalmente à prova d’água. Mas isso não é tudo.
As paredes do banheiro também precisam de isolamento, mesmo que sejam de azulejos. Como já mencionado, as costuras e fissuras dos ladrilhos permitem perfeitamente a passagem da umidade, que escorrerá pela superfície da parede e se acumulará nos locais mais inadequados.
Para evitar esse fenômeno desagradável, vale a pena providenciar proteção impermeabilizante nas áreas mais “perigosas”. Eles estão localizados nas proximidades cartuchos, banhos, caixas de chuveiro e outros equipamentos de encanamento.
Em alguns casos, os especialistas recomendam impermeabilizar o teto do banheiro. Isso é necessário se o banheiro estiver em um prédio de vários andares e houver outros apartamentos acima dele.
Breve visão geral dos principais tipos de materiais
Nas lojas de ferragens, a gama de materiais isolantes é muito, muito ampla.Todos eles podem ser divididos em vários tipos principais e vamos dar uma olhada em cada um deles.
Isolamento tipo rolo
Este é um grande grupo de isolamentos laminados, que inclui materiais com uma ampla variedade de propriedades. Inicialmente, a base para eles era o papelão, sobre o qual foram aplicadas várias camadas de compostos contendo betume.
Eles garantiram a impermeabilidade do material. Tais revestimentos incluem feltro para telhados, glassine e semelhantes. A sua principal desvantagem é a sua vida útil relativamente curta.
Posteriormente, a fibra de vidro ou fibra de vidro foi escolhida como base para o isolamento. Isso aumentou significativamente a vida útil, mas complicou um pouco a instalação dos materiais. Porque esses revestimentos podem rachar durante a instalação.
O isolamento laminado pode ser instalado de diferentes maneiras:
- Fixação. Esta opção é usada com menos frequência que outras. A sua essência reside no facto de o painel ser fixado sobre uma base isolada com parafusos auto-roscantes com dispositivos telescópicos de plástico em forma de cogumelos com tampas largas. Para instalar, primeiro é perfurada a base, o que exige muito trabalho e não é confiável o suficiente.
- Por fusão. Neste caso, são utilizados equipamentos especiais: secadores de cabelo de construção ou queimadores a gás. Com a ajuda deles, os trabalhadores derretem a camada inferior do revestimento e depois a colocam no lugar certo. Um método trabalhoso e bastante perigoso que não é recomendado para uso em ambientes fechados.
- Colando. O material é colado sobre uma base pré-preparada. A cola pode ser aplicada na base ou, o que é muito mais conveniente, já no revestimento isolante.A maioria dos fabricantes produz o chamado isolamento autoadesivo, para a instalação basta retirar a película protetora do verso adesivo.
De todos os métodos descritos, a colagem é considerada a mais simples. É possível que a fusão forneça isolamento da mais alta qualidade, mas somente especialistas podem realizar tal instalação corretamente.
Quando aquecido, o painel torna-se muito elástico e quebra facilmente. Também é importante evitar o superaquecimento do revestimento, caso contrário ele derreterá e se tornará inutilizável. Além disso, os compostos voláteis liberados pelo betume são muito tóxicos. Trabalhar com isso dentro de casa é perigoso.
Existem algumas vantagens do isolamento adesivo. Após a instalação, forma uma folha plástica que permite que a base “respire”.
Por esta razão, tais materiais são amplamente utilizados para isolamento de pisos de madeira e dispositivos de proteção. banheiros em uma casa de madeira. O material elástico tolera com tranquilidade todos os movimentos da madeira natural e ao mesmo tempo mantém sua integridade. Além disso, a camada isolante de materiais laminados adere muito bem à base.
Outra vantagem significativa é a rápida prontidão para trabalhos subsequentes. O isolamento adesivo não necessita de tempo para secar, quase imediatamente após a sua instalação, podem-se iniciar as seguintes operações tecnológicas. O custo desses materiais, que também é importante, é muito baixo.
A principal desvantagem é a dificuldade de instalação. Mesmo o material autoadesivo é bastante difícil de instalar corretamente, visto que a base deverá ser cuidadosamente preparada antes da instalação.
Materiais isolantes de revestimento
As composições de revestimento podem ser consideradas os primeiros meios utilizados como proteção contra a água. Inicialmente, eram óleos e gorduras vegetais e animais, que serviam para revestir as superfícies a serem protegidas.
Com o tempo, a sua composição mudou radicalmente, mas o princípio de aplicação permaneceu o mesmo. Os materiais de revestimento modernos vêm em uma variedade de formas. São mástiques, pastas diversas ou misturas secas.
Antes da aplicação, este deve ser diluído em emulsão polimérica compatível com ele ou em água limpa. O fabricante certamente anexará aos seus produtos instruções para o preparo da mistura de trabalho, das quais não é recomendável se desviar.
A composição das misturas secas é variada e, consequentemente, as propriedades do material isolante também variam. Para pastas e mastiques não é necessária preparação para aplicação. As composições são vendidas em recipientes hermeticamente fechados. No entanto, ao contrário das misturas secas, o seu prazo de validade é bastante limitado.
Você deve saber disso e não comprar material para uso futuro. A principal característica do revestimento impermeabilizante é a sua consistência. Disso depende o poder de cobertura do material, o que afeta o número de camadas aplicadas, as propriedades e o escopo de aplicação do revestimento.
As soluções líquidas são aplicadas em uma camada com cerca de um milímetro de espessura. É claro que serão necessárias pelo menos três ou quatro dessas camadas para obter um isolamento de alta qualidade. Nota importante.
Ao aplicar o líquido, cada camada subsequente é aplicada em uma direção perpendicular à anterior.Esta é a única maneira de garantir que não haja possíveis lacunas na superfície. Para aplicar a solução líquida, pegue um pincel, de preferência largo, ou pincel.
Pastas ou mástiques são mais densos. É impossível aplicá-los com pincel, para tais revestimentos utiliza-se uma espátula dentada. A altura da camada isolante aplicada desta forma é normalmente de cerca de 3 mm.
Isso permite reduzir o número de camadas: duas, no máximo três, serão suficientes. No assentamento de mástique ou pasta, é bastante aceitável e até desejável reforçar a superfície com uma malha especial.
O painel é colocado entre duas camadas de revestimento. Uma desvantagem significativa das pastas e mastiques de revestimento é o tempo de endurecimento bastante longo do revestimento.
Considerando que cada camada subsequente de material só pode ser aplicada após o endurecimento da anterior, o processo de aplicação da impermeabilização é significativamente atrasado. Em casos raros, o fabricante permite que a terceira camada isolante seja aplicada à segunda úmida. Este ponto precisa ser esclarecido nas instruções.
Compostos de impregnação protetora
As impregnações são uma das mais recentes conquistas na área de materiais isolantes. As composições têm um princípio de ação completamente diferente das demais. Eles não cobrem a base com uma camada protetora, mas reagem com ela. As composições penetram na base porosa até uma profundidade de 120 mm, após o que endurecem, formando cristais em forma de agulha.
A base de cada cristal é virada na direção do fluxo de água esperado. Assim, cada um dos poros superficiais é, por assim dizer, selado com uma solução.Neste caso, a base adquire uma nova estrutura monolítica que não descasca, esfarela e não racha.
As impregnações são muito fáceis de aplicar. São aplicados na base com pincel comum. A composição tem consistência líquida e é aplicada em camada fina, por isso não afeta em nada a altura do ambiente.
O fabricante produz impregnações que podem conter não apenas substâncias ativas, mas também misturas de cimento ou areia. Em qualquer caso, devem ser aplicados exclusivamente sobre base úmida. Esta é a principal condição para que a impregnação penetre profundamente no revestimento.
A principal desvantagem dos materiais de impregnação é o seu âmbito de aplicação limitado. “Funcionam” perfeitamente sobre bases de concreto, gesso e reboco de cal, FSB com baixa resistência à água. No entanto, eles são completamente impotentes em rebocos de tijolo e cimento.
Uma contra-indicação absoluta para o uso de misturas impregnantes é o grupo de resistência à trinca de base 3 e superior. Antes de comprar é importante esclarecer a possibilidade de usar a composição que você gosta sobre a base existente. Outra desvantagem é o alto custo desses materiais isolantes.
Dúvidas sobre como escolher a impermeabilização para seu banheiro
Esta é uma questão bastante complexa que não pode ser respondida de forma inequívoca. A escolha do tipo de isolamento depende de muitos fatores. Em primeiro lugar, este é o material do piso. Se for madeira, é aconselhável utilizar isolamento adesivo. Qualquer tipo funcionará para concreto.
Também é importante compreender a seriedade do trabalho de reparo planejado.Se tiver oportunidade e desejo de realizar impermeabilizações da mais alta qualidade, é preferível optar por um adesivo aplicado por baixo da betonilha, seguido de tratamento com compostos de revestimento.
Tal conjunto fornecerá proteção garantida contra vazamentos por décadas. No entanto, esta é a opção mais demorada. Se forem planejados reparos relativamente pequenos, apenas a impermeabilização do revestimento poderá ser aplicada.
Vale a pena considerar a quantidade de andares do edifício. Se o banheiro estiver localizado no térreo de uma casa particular, o isolamento do piso e das paredes será suficiente. Para um prédio alto, você também precisará de obras no teto.
Na hora de escolher um material também é importante levar em consideração a possibilidade de alteração da altura do ambiente. Se isso for extremamente indesejável ou impossível, vale a pena usar isolamento impregnado ou com revestimento líquido. Qualquer um dos tipos de materiais existentes pode ser selecionado para trabalhar o piso.
Vale a pena considerar a configuração da sala. Será extremamente difícil instalar um painel laminado em um banheiro de formato complexo. Para paredes e tetos são utilizados apenas compostos de impregnação e revestimento.
Metodologia para execução de trabalhos de isolamento
Existem muitas opções sobre como impermeabilizar adequadamente um banheiro com as próprias mãos. Consideraremos os principais pontos sem os quais é impossível obter uma cobertura de qualidade.
Realizamos trabalhos preparatórios
Depois que o material de isolamento for selecionado, você poderá começar a preparar a base. O trabalho mais difícil está no chão. Especialmente se você planeja colocar isolamento adesivo sob a mesa.
Começamos limpando a base.Se forem efectuadas obras de remodelação numa casa de banho já em utilização, será necessário desmontar completamente e retirar todo o equipamento, retirar o revestimento do pavimento e retirar a betonilha antiga.
Este último é o mais trabalhoso, mas necessário. Via de regra, a mesa antiga não está nas melhores condições. Provavelmente está sujo, rachado e em ruínas.
É claro que você pode usá-lo como base para o isolamento adesivo, mas então terá que colocar uma nova betonilha diretamente sobre a antiga. Esta será uma carga extra significativa nos pisos, além disso, o piso subirá, o que é extremamente indesejável para o banheiro.
De acordo com as normas, o piso do banheiro deve ser mais baixo do que em qualquer outro cômodo, o que é uma proteção adicional em caso de possível “inundação”. A mesa antiga é desmontada com ferramentas especiais: um martelo perfurador, uma rebarbadora ou um martelo de concreto. Após a remoção de todos os detritos, é realizada uma inspeção da base exposta.
Todas as irregularidades, lascas e rachaduras são reparadas e esfregadas. A poeira é removida e depois tratada com uma composição fungicida especial. Isto é necessário para evitar o aparecimento de fungos. O próximo passo é a preparação. É melhor aplicar duas ou três camadas de um primer adequado.
A obra é executada com a captura obrigatória da parte inferior das paredes. É preparado cerca de 30 cm acima do nível de base. É aconselhável alisar ligeiramente os cantos entre o chão e a parede, para facilitar a colocação da lâmina isolante.
Características de colocação de isolamento de rolo
Para trabalhos no interior do edifício, o ideal é escolher um isolamento autoadesivo. Aquele que for colocado sobre cola será mais difícil de trabalhar. Primeiro, o material é cortado. É cortado em painéis cujo comprimento inclui sobreposições nas paredes.
Além disso, é preciso lembrar das sobreposições, que devem estar presentes na colocação de revestimentos de rolos. Seu tamanho médio é de 10 cm, caso contrário o fabricante indica nas instruções.
Estendemos os painéis no chão do banheiro e deixamos até o dia seguinte para que o material fique nivelado. Agora você pode iniciar a instalação. Da borda superior do painel recuamos uma distância correspondente ao grau de aproximação da parede e colocamos o revestimento na base.
Levante cuidadosamente a borda da folha e remova a película protetora, ao mesmo tempo que pressiona o isolamento no chão com força. Fazemos tudo devagar, com cuidado. Para melhor prensar o painel, utilize um rolo. Depois de colocado o primeiro painel, pode-se colocar o segundo, não esquecendo da sobreposição necessária.
Nota importante. No corte e posterior instalação deve-se levar em consideração que a junção das duas telas não deve ficar na zona de encontro da parede e do piso. Caso contrário, inevitavelmente aparecerá um vazamento com o tempo e a estanqueidade do isolamento será prejudicada.
É dada especial atenção às comunicações de engenharia. Para remover os tubos, são feitos furos na folha isolante. Para que o isolamento se encaixe perfeitamente, seu diâmetro deve ser menor que o dos tubos.
Revestimos minuciosamente todas as juntas das placas e as bordas da “calha” impermeável resultante com mástique betuminoso e mais uma vez rolamos com força todo o revestimento com um rolo. Se a tela não esticar bem, pode-se aquecê-la levemente com um secador de cabelo.
Método de aplicação de isolamento de revestimento
O isolamento do tipo revestimento é muito fácil de aplicar. Se o trabalho for realizado com mistura seca, primeiro é necessário preparar a solução de trabalho exatamente de acordo com as instruções.
Deve ser lembrado que depois de um tempo relativamente curto ele irá endurecer e se tornar inutilizável. Portanto, o material é diluído em pequenas porções. Se pretende usar uma cobertura já preparada, basta abrir o frasco.
Base preparada, que pode ser piso e parede lateral tela de banho, umedeça levemente para melhorar a aderência dos materiais e comece a aplicar a solução. É aconselhável mover-se estritamente em uma direção, ao aplicar a segunda camada a composição é aplicada perpendicularmente à primeira direção.
Não se esqueça que a primeira camada deve secar completamente antes de aplicar a segunda. Todos os cantos e juntas são adicionalmente cobertos com uma fita impermeabilizante especial.
É colocado em mástique úmido e pressionado com força no material. Antes de aplicar a última camada, pode-se colocar sobre a base uma malha de reforço, que é então recoberta com uma camada contínua de mástique.
A composição pode secar completamente e endurecer. Neste momento, você precisa protegê-lo de possíveis poeiras e detritos.Mesmo pequenas partículas de sujeira prejudicarão a qualidade do revestimento acabado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como impermeabilizar um banheiro com materiais de revestimento:
Vídeo nº 2. O que é impermeabilização penetrante:
Vídeo nº 3. Como trabalhar corretamente com materiais isolantes adesivos:
Um banheiro, como nenhum outro, precisa de uma impermeabilização competente. Alta umidade e vazamentos de água são extremamente perigosos para materiais de construção e revestimentos de acabamento. Além disso, existe sempre o risco de uma emergência, que pode resultar na inundação do apartamento de outra pessoa ou da sua própria cave.
Somente a escolha correta do material e sua instalação de alta qualidade eliminarão permanentemente todos os problemas associados ao excesso de umidade.
Gostaria de falar sobre como você fez a impermeabilização de um banheiro ou de um banheiro separado com as próprias mãos? Você conhece métodos e técnicas que permitem aplicar rapidamente uma camada protetora em estruturas de edifícios? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Nas reformas, antes de colocar os azulejos no banheiro, apliquei na betonilha uma emulsão chamada Flechendicht. Anteriormente, a emulsão incluía betume, mas agora não. A emulsão foi aplicada três vezes. Cada camada levou mais de três horas para secar. Mas antes da emulsão também preparei a mesa. O primer foi aplicado uma única vez, com espessura inferior a 1 ml. O primer demorou 2 dias para secar.
Normalmente, após a impermeabilização de um banheiro, a junção das paredes e do piso torna-se semicircular, o que impossibilita o assentamento normal dos ladrilhos, o que exige um ângulo reto entre a parede e o piso.