Como desmontar uma cisterna de banheiro: instruções para trabalhar com diversas estruturas
O tanque do vaso sanitário é um recipiente selado no qual flui a água da torneira para dar descarga na hora certa.Graças ao seu design extremamente simples, você mesmo pode reparar facilmente este encanamento. E para isso você precisa saber desmontar e remontar corretamente. Você concorda?
Contaremos detalhadamente como desmontar uma cisterna de descarga, em que ordem o recipiente é desmontado e os mecanismos funcionais dele são retirados. Indicamos em quais situações é necessário retirá-lo e em quais basta realizar ações sem desmontar.
O artigo apresentado para sua revisão lista avarias típicas e casos que requerem intervenção obrigatória. Analisamos opções de reparo para modelos novos e antigos. Para a percepção visual, as informações foram complementadas com coleções de fotos, diagramas e vídeos.
O conteúdo do artigo:
Desmontagem e desmontagem da cisterna
Existe um sistema de abastecimento de água e controle de nível em cada tanque do vaso sanitário. Os banheiros modernos estão equipados com mecanismos de design bastante complexo.
Os proprietários de apartamentos utilizam (e desmontam, se necessário, reparos) tanto modelos desatualizados quanto modelos tecnicamente avançados. O processo de desmontagem pode ser realizado diretamente no local - sem retirar o tanque ou após desmontá-lo. Qual opção será usada depende de vários fatores.
Normalmente a desmontagem é realizada para o efeito substituição completa do tanque juntamente com o mecanismo para um modelo mais avançado. O reservatório também deve ser retirado em caso de vazamento de água nos pontos de ligação com o vaso sanitário. Por exemplo, devido ao desgaste das juntas de vedação, quebra dos parafusos de fixação e aparecimento de microfissuras na carcaça.
Vejamos como a cisterna do vaso sanitário é removida em qualquer uma dessas situações.
Removendo o reservatório de água do vaso sanitário
O design clássico envolve a fixação da cisterna com apenas dois pinos ou parafusos (d = 5-7 mm). Normalmente, pinos de metal (bronze, latão, aço) com roscas de dupla face para porcas são usados como fixadores.
Fixadores de aço foram usados em modelos mais antigos. A vida útil dos fixadores de aço é relativamente curta. Às vezes, esses pinos “queimam” devido à ferrugem após um ano de uso do dispositivo.
A fixação na base do vaso sanitário geralmente é feita através de dois furos (ou através de 3) feitos no fundo do tanque. Os mesmos dois furos, nos mesmos eixos, estão na prateleira de extensão traseira do aparelho.
Os pinos de fixação são passados pelos orifícios alinhados, juntas são colocadas em ambos os lados e apertadas com porcas.As cavidades do tanque e do vaso sanitário são unidas por um tubo comum, isolado na junção com um anel de vedação de borracha.
O problema de como remover o tanque da prateleira anexa ao vaso sanitário é resolvido da seguinte forma:
- Feche a válvula centralizada de abastecimento de água.
- Desconecte a mangueira de abastecimento de água.
- Esvazie o tanque de armazenamento pressionando o botão de drenagem.
- Desparafuse a cabeça do botão de drenagem e remova a tampa superior do tanque.
- Colete a umidade restante dentro do tanque com uma esponja.
- Desparafuse as porcas dos pinos de montagem (nos parafusos) sob a prateleira anexada.
Agora só falta levantar cuidadosamente o tanque, separando-o do local de instalação (possivelmente com algum esforço, porque às vezes a junta emperra) e depois movê-lo para o local onde pretende realizar mais trabalhos.
A seguir, descobriremos como desmontar rapidamente mecanismo de drenagem, equipando todos os tipos de dispositivos de encanamento embutidos.
Desmontando o mecanismo de drenagem
Os modelos modernos do segmento de preço médio costumam utilizar mecanismo de botão para descarga dupla de água (3/6 litros).Um toque em qualquer botão ativa o modo de operação drenar e encher módulos. Você pode encontrar uma variedade de versões de tais mecanismos.
No entanto, a configuração de montagem para eles é a mesma:
- cabeça com botões e parte rosqueada para mecanismo de válvula;
- mecanismo de válvula com parte rosqueada inferior;
- junta de vedação;
- porca de fixação do mecanismo da válvula.
Quando a tampa superior for removida, a cabeça com os botões já estará torcida. Resta apenas remover a junta de vedação da porca de fixação. A junta (anel de borracha) possui uma área interna em forma de pentágono ou circular.
A porca de fixação tem o mesmo formato ao longo da borda externa (nem sempre). Quando montado, o anel de borracha de vedação é colocado na porca. Ele é removido e a porca é desparafusada. O mecanismo liberado pode ser facilmente removido. O sistema de enchimento é fixado pelo mesmo método.
O material utilizado na confecção das ferragens é o plástico. Caso sejam necessários reparos, o mecanismo é desmontado, mas é mais fácil comprar um novo para substituí-lo.
O vídeo explicará detalhadamente como desmontar corretamente o tanque para cuidar das conexões:
Removendo a tampa do tanque
Novamente, voltando aos modelos de banheiros modernos, deve-se notar que os usuários muitas vezes se deparam com o problema de como remover as tampas desses modelos?
Na verdade, esses designs são um pouco diferentes dos vasos sanitários desatualizados, pois são feitos de forma mais técnica, incluindo a fixação da tampa.Mas, em geral, o princípio permanece o mesmo - a tampa é pressionada com uma porca incluída no kit do mecanismo da válvula.
Nos novos modelos, cabeças com botões, botão único e botão duplo, funcionam como porca de fixação.
Para remover o fecho de um botão e remover a tampa, siga estes passos:
- O botão é pressionado como se estivesse drenando água e mantido nesta posição.
- Gire cuidadosamente a cabeça com o botão no sentido anti-horário.
- Finalmente, gire a cabeça com o botão para fora da bucha do mecanismo da válvula.
A conexão roscada pode diferir em diferentes modelos. Há uma rosca de bucha externa de campo amplo, como na figura abaixo, e também há uma rosca de bucha interna para uma haste de pequeno diâmetro.
Junto com botões de controle único, cuja cabeça simplesmente desparafusa, existem designs mais difíceis de desmontar, feitos com travas. Muitas vezes esta solução possui mecanismos de dois botões.
O vídeo tutorial demonstra claramente o procedimento para remover a tampa do reservatório:
Desmontando um tanque com dois botões
Nas autoclismos, onde está instalado um mecanismo de descarga com dois botões, existem diferentes métodos de fixação. Com esta configuração, às vezes é impossível simplesmente desparafusar a cabeça com os botões.
Nessas situações, a tecnologia de desmontagem é a seguinte:
- Você só precisa pressionar um dos botões (pequeno) no corpo da cabeça.
- Na parede interna aberta, uma pequena ranhura se abrirá na parte inferior.
- Usando uma chave de fenda, pressione cuidadosamente o retentor através desta ranhura.
- Remova um botão (grande) da caixa e depois o outro da mesma forma.
- Desaparafuse o parafuso de fixação localizado sob os botões.
Após estas operações, a tampa do tanque com dois botões pode ser removida sem qualquer dificuldade.
Existem também projetos de tanques onde, antes de mais nada, é necessário desparafusar a arruela decorativa niquelada e depois girar a tampa 90 graus - ou seja, instalá-la no recipiente. Nesta posição, pressione para fora os suportes de fixação localizados dentro da tigela da cabeça do botão. Após essas manipulações, a tampa fica totalmente liberada dos fechos.
Depois de concluir com sucesso o procedimento de liberação do tanque da tampa, você precisa descobrir o motivo incontinência hídrica e solucionar problemas.
Removendo uma cisterna de banheiro antiga
Vários modelos de banheiros desatualizados ainda estão em uso. É necessário reparar produtos danificados com maior frequência devido ao desgaste significativo de seus componentes. Mas os proprietários de tais estruturas não precisam pensar muito em como reparar ou remover cisterna de banheiro, devido ao design mais simplificado.
Assim, para desmontar a mesma tampa, basta girar a alça da haste do mecanismo de drenagem e desparafusar a arruela de plástico (ou metal).
Sob a tampa dentro do tanque há um mecanismo de flutuação para coleta de água e um mecanismo de drenagem com válvula de alavanca. O sistema de válvula desse mecanismo geralmente é conectado ao tanque através de dois orifícios adicionais na parte inferior.
O próprio tanque do design antigo é removido da mesma forma que nos novos modelos. É necessário desparafusar as duas conexões aparafusadas na região do fundo do tanque.
A área de passagem da água do tanque de armazenamento para a bacia dos vasos sanitários antigos é isolada por um anel de vedação elipsoidal. Freqüentemente, em sistemas mais antigos, existem tubos de transbordamento presos no fundo do tanque com uma porca de plástico.
Para desmontar o mecanismo de drenagem da válvula de alavanca, você precisará desparafusar mais duas conexões aparafusadas que prendem o balancim do mecanismo de drenagem. O módulo de abastecimento de água é desmontado desaparafusando apenas uma porca da parte externa do corpo do tanque.
Primeiro, você precisa desconectar a mangueira de abastecimento de água da válvula de armazenamento. Ressalta-se: existem modelos de tanques com alavancas de liberação de água embutidas na parede lateral.Nesses dispositivos, a tampa do vaso sanitário não fica presa de forma alguma - ela simplesmente fica apoiada nas paredes do corpo.
Reparar sem desmontar o encanamento
Um motivo comum para conduzir reparação de tanques com a alça lateral, é o dispositivo que aciona o mecanismo de drenagem que falha. Para reparar a alça, o tanque não é removido de sua sede e a função é restaurada com a substituição.
O trabalho de substituição da alça é realizado na seguinte ordem:
Depois de concluir com sucesso as etapas para desmontar o dispositivo quebrado, procedemos à instalação de uma nova alça:
O mau funcionamento é motivo para desmontar o tanque
As avarias típicas que forçam a desmontagem são frequentemente:
- vazamento durante a descarga na área da gaxeta na conexão entre o tanque e o vaso sanitário;
- vazamento nos locais de fixação do tanque de armazenamento na prateleira do vaso sanitário;
- disfunção do mecanismo de drenagem;
- disfunção do mecanismo de coleta de água.
Os problemas de vazamento são frequentemente eliminados simplesmente apertando as porcas de fixação. A funcionalidade dos mecanismos de drenagem e conjunto pode ser prejudicada devido à pressão insuficiente da água no sistema centralizado. Portanto, antes de iniciar a desmontagem, certifique-se de que não há outras possibilidades de eliminação de defeitos.
Defeitos em acessórios funcionais
Se houver um fluxo involuntário de água do tanque para o vaso sanitário, provavelmente o anel de travamento está com defeito. Ele precisa ser substituído. O mesmo efeito pode ser observado quando o modo de fechamento do mecanismo não funciona. Uma possível razão é que o botão de controle está preso.
O enchimento insuficiente do recipiente com água indica alguns defeitos no módulo do mostrador. Muitas vezes a causa é o deslocamento da bóia na barra limite ou seu contato com outras partes do mecanismo (a parede do tanque).
Se o tanque não estiver cheio de água normalmente, execute as seguintes etapas:
Após a substituição das ferragens por um novo conjunto é necessário configurá-lo; o passo a passo para sua implementação é fornecido em um dos Artigos populares nosso site.
A completa falta de drenagem é possível devido a um módulo de mostrador ou mecanismo de drenagem que não funciona.
Algumas dicas práticas irão ajudá-lo a lidar com o autoajuste dos acessórios.
Regras para cuidar de acessórios de encanamento
Ao desmontar instalações hidráulicas, cada usuário deve se lembrar dos princípios do cuidado da cerâmica. Isto tem uma influência direta no trabalho de reparo.
Os produtos cerâmicos são resistentes a produtos químicos, mas são facilmente danificados pela limpeza com telas metálicas, abrasivos e outras substâncias semelhantes. A limpeza do encanamento doméstico após os reparos deve ser feita com substâncias e materiais macios.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Todos os problemas associados ao tanque e como resolvê-los são demonstrados no vídeo a seguir:
A instrução antes de realizar trabalhos relacionados ao conserto de eletrodomésticos com as próprias mãos é voluntária. No entanto, informações extras nunca são demais em nenhum empreendimento. Quanto mais informações houver sobre um objeto específico, mais simples e fácil será realizar todas as ações.
A desmontagem de vasos sanitários modernos, apesar da simplicidade dos passos, também não exclui a referência às instruções.
Gostaria de nos contar como você mesmo consertou uma cisterna de descarga? Você tem informações que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, deixe comentários no bloco abaixo.
O mais importante na hora de instalar ou desmontar é lembrar de escoar a água do tanque). Caso contrário, nada complicado, desde que existam chaves adequadas. É melhor, claro, ter um soquete de 10 mm à mão, mas você pode fazer o trabalho facilmente com uma buzina. Tive que fazer esse trabalho quando o manguito começou a vazar entre o tanque e o pedestal. Não houve saída. Tive que remover a tampa e cobri-la com selante.
Durante muito tempo existiu um antigo banheiro soviético, que precisava ser consertado regularmente e não era difícil. Foi possível entender o projeto e consertar facilmente a avaria. Desde que um novo banheiro moderno foi instalado, tornou-se impossível repará-lo - na maioria das vezes, uma avaria exige a substituição de todo o enchimento de uma só vez. Felizmente, é padrão, barato e pode ser substituído por você mesmo.
Obrigado pelas coisas antigas. Finalmente descobri como remover a tampa com sistema de dois botões. Caso contrário, tentei desparafusar algo com os dedos)))
Mas não descobri como tirar a junta inferior, não desparafusou, talvez esteja nas travas?