Mecanismo de descarga do vaso sanitário: dispositivo, princípio de operação, visão geral de vários designs
Sem banheiro no banheiro, é difícil chamar uma casa de campo ou apartamento de confortável.Concordo, esta afirmação é difícil de refutar. Há um grande número de modelos deste encanamento. Mas eles não diferem na complexidade particular de sua estrutura interna: o princípio de funcionamento é o mesmo para todas as modificações.
Se houver uma falha no abastecimento de água, o mecanismo de descarga do vaso sanitário provavelmente terá que ser consertado - é o sistema de drenagem que falha com mais frequência neste encanamento. Estamos prontos para ajudá-lo a lidar rapidamente com esse problema.
Neste material coletamos e resumimos informações sobre os principais tipos de cisternas sanitárias, avarias que podem ocorrer e formas de eliminá-las. Para maior clareza, os materiais são acompanhados de fotos e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Design e tipos de cisternas sanitárias
A cisterna é parte integrante e um dos principais elementos do vaso sanitário. Trata-se de um recipiente com dois ou três furos tecnológicos para abastecimento/escoamento de água e tampa.
Primeiro, a água é puxada para esse reservatório e, em seguida, com o apertar de um botão, ela é descarregada no vaso sanitário para descarregar o esgoto no ralo.
Não há nada de particularmente interessante ou complicado no design da cisterna de descarga. Existem apenas alguns mecanismos internos.
Um garante o abastecimento e o fechamento da água fornecida no momento em que o recipiente é preenchido até o nível desejado, e o segundo é projetado para drenar diretamente a umidade acumulada na tigela.
Com base no material utilizado, os tanques de descarga são divididos em três tipos:
- Cerâmica (faiança) - clássicos confiáveis e baratos.
- Metal - não é muito esteticamente agradável na aparência, mas é uma opção durável.
- Plástico (feitos de polietileno) – blocos leves no peso e na instalação.
De acordo com o método de fixação e localização são:
- baixo – instalado diretamente no vaso sanitário;
- alto escalão – pendurado na parede ou localizado dentro dela no bloco de instalação.
Os vasos sanitários separados, nos quais o tanque é separado da bacia, possuem um cano de esgoto para transbordar a água. E quanto mais alto o tanque de armazenamento estiver suspenso, mais poderosa será a pressão da água que ele produz.
Sua única desvantagem é a aparência pouco apresentável do tanque, localizado bem acima do chão. Portanto, na maioria das vezes em banheiros domésticos você pode ver modelos de vasos sanitários com tanques colocados diretamente na borda da bacia. Eles são mais compactos e esteticamente agradáveis.
Opções de abastecimento de água
O mecanismo interno de abastecimento de água à cisterna de descarga inclui:
- tocar (válvula de bóia);
- flutuador de plástico;
- alavancas.
A água é fornecida ao tanque de armazenamento através de um orifício em seu corpo à direita, esquerda ou inferior. No método lateral, a bóia é fixada na extremidade de uma alavanca horizontal, que é conectada à válvula da válvula esférica.
E na versão inferior, a bóia é conectada a uma haste vertical localizada no tubo de alimentação.
O princípio básico de funcionamento do mecanismo de abastecimento de água ao autoclismo é extremamente simples. Como resultado do esvaziamento do reservatório, a bóia, que flutua na água graças ao ar no seu interior, desce após a diminuição do nível do líquido.
Uma vez no fundo, ele abre a válvula de encaixe no abastecimento de água e, à medida que o tanque enche, sobe novamente e fecha o abastecimento de água.
Tudo na operação deste mecanismo é baseado nas leis da física. Não há componentes eletrônicos em seu design, o que reduz significativamente o risco de quebra. É possível que haja pouca ou muita água no tanque do vaso sanitário.
Então a bóia só precisa ser ajustada para que o enchimento do tanque corresponda aos parâmetros exigidos. Mas se as alavancas estiverem quebradas, o sistema de flutuação terá que ser trocado.
Tipos de mecanismos de drenagem
Se você precisar dar descarga em coisas desnecessárias do vaso sanitário, basta pressionar o botão no tanque. Todo o resto acontece por si só. O mecanismo de liberação de água no interior é acionado, abrindo a válvula de drenagem.
Como resultado, o fluxo de água corre para a tigela e leva tudo para o sistema de esgoto.
O dispositivo de drenagem é ativado por:
- pressionando um botão;
- pressionando a alavanca;
- puxando a corrente (corda).
Os tanques estão disponíveis em diferentes formatos e designs. Porém, a maioria deles é padronizada para um volume de 6 ou 4 litros e possui tamanhos de furos padrão para válvulas de drenagem.
Há um grande número de mecanismos de drenagem de água, com designs diferentes. Mas se o que está no tanque quebrar, pode ser substituído por um novo sem problemas.
Nosso outro artigo contém informações sobre o projeto de um dispositivo de drenagem - acessórios para cisterna.
O tipo mais simples de sifão de drenagem é uma “pêra”, em forma de êmbolo de borracha. Sob o peso da água, ela é pressionada firmemente contra o orifício de drenagem e o bloqueia.
E quando você pressiona a alavanca, a “pêra” sobe devido à força mecânica e libera água no vaso sanitário.
Então, à medida que o tanque enche, ele fica mais pesado e desce de volta sobre o assento, fechando novamente o orifício de drenagem.
Em caso de avaria do dispositivo de abastecimento de água, é previsto um transbordamento no desenho do mecanismo de descarga da cisterna. Quando um determinado nível é excedido, a água fluirá para este tubo e irá direto pela tigela para o esgoto.
As falhas mais comuns da cisterna são discutidas em nosso artigo: Conserto de cisterna de banheiro faça você mesmo
Tudo é projetado de tal forma que, por definição, não pode vazar do tanque. Se acionada, tal transfusão levará a um aumento nas leituras do medidor de água fria, mas evitará uma inundação.
Estruturalmente, a descarga de água do próprio vaso sanitário pode ser horizontal ou circular. A primeira opção clássica envolve o fornecimento de água em jato contínuo de um lado da tigela, e a segunda - formando jatos em padrão circular a partir de sua borda.
A descida horizontal é mais barata de implementar, mas não é económica e lava pior as louças sanitárias. O análogo circular é melhor em todos os parâmetros operacionais.
Porém, com um alto grau de dureza da água, seus pequenos orifícios podem ficar obstruídos, o que levará à diminuição do número de jatos.
Princípio operacional do dreno de modo duplo
Os modelos modernos de autoclismos estão equipados com botão de descarga duplo. Esta é uma homenagem à moda de economizar água.
Esses dispositivos são projetados para dois modos de operação:
- padrão – despejar todo o tanque na tigela (4 ou 6 litros);
- metade – despejar apenas parte do volume (2 ou 3 litros).
Tal sistema é mais econômico em termos de consumo de água. Mas também é mais caprichoso em termos de configuração e reparo. O número de elementos internos nele aumenta, o que significa que aumenta o risco de falha deste dispositivo.
Além da opção dupla, o botão para o mecanismo de drenagem de modo duplo pode ser um. Neste caso, o volume de água liberado depende da força da pressão humana na alavanca.
Enquanto o botão é pressionado, o orifício de drenagem permanece aberto e, ao ser liberado, retorna para cima e ao mesmo tempo o dreno fica bloqueado.
Seleção e reparo de mecanismos de tanques
Ao escolher um tanque sanitário, você deve fazer um compromisso entre o preço do dispositivo de descarga e sua qualidade. Uma estrutura feita de elementos metálicos é mais durável, mas também mais cara do que uma feita inteiramente de plástico.
O abastecimento de água por baixo é menos barulhento que o lateral, mas você terá que pagar muito por isso. O mecanismo montado lateralmente tem um design mais simples e é mais barato.
O flutuador é feito em forma de cilindro oco selado ou de vidro invertido. A primeira opção é mais confiável, mas se aparecerem buracos nas paredes de plástico, você pode esquecer o aperto. A infiltração de água pelos orifícios levará inevitavelmente à falha da bóia.
O princípio do seu funcionamento baseia-se na presença de ar no seu interior. Se aparecerem furos no plástico, ele deverá ser substituído imediatamente.
Um problema com vazamento de drenagem pode ser devido à contaminação da válvula de drenagem. Acontece que a sujeira na forma de ferrugem de canos velhos ou lodo se acumulou entre o elemento de borracha e o assento.
Neste caso, não será necessário alterar nada, basta retirar a tampa, levantar o manguito e limpar tudo o que estiver por baixo com um pano. Mas se a borracha estiver desgastada ou envelhecida, certamente precisará ser substituída.
Você também pode estar interessado em informações sobre como substituir junta entre o tanque e o vaso sanitário, discutido em nosso artigo.
Antes de instalar a válvula dentro do tanque, ela deve ser fixada no reservatório. O desenho e a disposição da cisterna do vaso sanitário são tais que após a instalação dos mecanismos internos será problemático alcançar os parafusos de aperto.
Primeiramente deve-se instalar e fixar o tanque de cerâmica na borda do vaso sanitário, e só depois instalar todos os dispositivos de abastecimento/descarga de água nele.
O reparo da válvula flutuante é realizado na seguinte ordem:
Ajustando o nível da água
Se a água for fornecida lateralmente, o nível máximo no tanque é regulado alterando o comprimento do raio. É na sua extremidade que o flutuador é fixado. Em modelos antigos e em muitos modelos novos, o papel dessa alavanca é desempenhado por um grosso fio de latão.
Você só precisa dobrá-lo ao meio para que o flutuador se mova para baixo ou para cima. Quanto mais alto for, maior será o volume do tanque a ser enchido.
No entanto, agora o metal está sendo cada vez mais substituído pelo plástico. Mas não será possível dobrar os elementos plásticos no ângulo desejado, eles podem simplesmente quebrar.
Neste projeto, a bóia deve ser movida ao longo do eixo do pino plástico, aumentando ou diminuindo o braço da alavanca. Quanto mais longe o dispositivo flutuante estiver da válvula, mais água fluirá para o tanque.
O braço flutuante nos modelos de vasos sanitários com abastecimento de água inferior está localizado verticalmente. Aqui o nível da água é muito mais fácil de regular.
O elemento flutuante simplesmente precisa ser movido para cima/para baixo e fixado na altura desejada com os grampos ou porcas fornecidos para esse fim.
O principal problema na hora de fazer ajustes não é a mudança de posição da bóia, mas a necessidade de retirar a tampa do tanque do vaso sanitário. Ele contém um botão de drenagem, que em muitos modelos está rigidamente conectado ao mecanismo de drenagem.
Para não quebrar nada, esta estrutura deve ser desmontada com muito cuidado. Primeiro você precisa desparafusar cuidadosamente o anel de fixação do botão. E só depois disso será possível movimentar a tampa sem medo.
Você já teve uma infeliz quebra da tampa do vaso sanitário? Você pode tentar consertar sozinho. EM Este artigo vimos como fazer isso passo a passo.
Quase todos os elementos de trabalho do mecanismo da cisterna do vaso sanitário agora são feitos de plástico em vez de metal. Por causa disso, eles freqüentemente quebram.
As lojas de encanamento vendem estruturas de drenagem e abastecimento prontas, bem como seus componentes individuais para reparos. Em algumas situações é mais barato substituir apenas parte do dispositivo, enquanto em outras é mais fácil substituir todo o conjunto.
Você também pode estar interessado em ler sobre como desmontar a cisternapara não danificar nada acidentalmente.
Instruções fotográficas para substituir o dispositivo
Para os artesãos que desejam substituir completamente um dispositivo de drenagem danificado, as seguintes instruções fotográficas irão ajudá-los em seu trabalho:
A substituição da válvula de drenagem exigirá a desmontagem do tanque.
Para evitar contaminação desnecessária do ambiente e proporcionar um local confortável para trabalhar, cubra a área mais adequada com jornais velhos ou trapos.
O processo de substituição de um dispositivo de drenagem é simples, mas requer cuidado e estrito cumprimento da sequência de etapas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Oferecemos vídeos úteis que permitem compreender melhor o mecanismo de funcionamento da cisterna.
Tecnologia para reparar o conjunto de descarga do vaso sanitário:
A água não enche o tanque - o que você pode fazer:
Maneiras de eliminar vazamentos no tanque de drenagem:
O dispositivo de descarga do vaso sanitário não tem um design excessivamente obscuro ou complexo. O mecanismo consiste em dois elementos de trabalho - um para fornecer e controlar o nível da água e o segundo para drenagem direta na tigela.
Existem vários tipos desses dispositivos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Mas a essência do trabalho é a mesma em todos os casos. Ao mesmo tempo, não é difícil instalá-los, ajustá-los e repará-los com as próprias mãos.
A maioria dos problemas pode ser resolvida sem chamar um encanador. Os problemas só podem ser causados por instalações instaladas na parede - para instalação e conserto de instalação de banheiro É melhor envolver artesãos experientes.
Você conhece o mecanismo de drenagem de vários tipos de tanques? Ou você usa um vaso sanitário suspenso cuja cisterna fica escondida na estrutura da parede? Talvez você tenha encontrado algum tipo de falha no sistema de drenagem e resolvido o problema sozinho? Compartilhe sua experiência com nossos leitores, deixando seus comentários abaixo deste artigo.
São os hidrômetros que nos obrigam a buscar mecanismos mais confiáveis para os vasos sanitários.Os proprietários aprenderam a contar dinheiro. Um design tão simples de flutuador, torneira e válvula e, ao mesmo tempo, eventualmente apresenta uma falha que você não notará imediatamente. No início, o fluxo será constante, mas quase imperceptível. Então, se você não intervir e reparar em tempo hábil, o processo inevitavelmente se intensificará.
Concordo com Oksana, foi por causa do hidrômetro que resolvi verificar meu banheiro. E descobriu-se que realmente estava vazando. Eu mesmo resolvi esse problema, sem a intervenção de um encanador. O dispositivo de descarga do vaso sanitário tem um design que não poderia ser mais simples e você pode consertar tudo com suas próprias mãos. Por isso, recomendo que você olhe com mais frequência suas “estruturas”, principalmente para quem já possui vasos sanitários antigos, pois elas tendem a vazar pelo fato do plástico com que é feito o próprio aparelho já estar desatualizado.
Muito obrigado pelo vídeo. Tudo está muito claro. É possível girar um pouco o fecho da cisterna do vaso sanitário, por onde a água flui para o próprio vaso sanitário? O motivo da pergunta: o tanque é estreito e a bóia toca no dispositivo que fornece água.
Olga, agora existem à venda flutuadores planos com o mesmo furo de montagem de 6mm. Gire lentamente a bóia antiga e ao mesmo tempo puxe-a para baixo (não se esqueça de fechar a válvula de abastecimento de água do tanque). Nova bóia seguindo o mesmo esquema, apenas com força ascendente.
Nosso banheiro AM possui um excelente mecanismo. Assim como um encanador instalou um banheiro, está tudo bem há 3 anos.
Banheiro soviético MUITO antigo, 45 anos, tanque de ferro fundido sob o teto, 1000% confiável. Mas... agora a água está escoando, fluindo bem, mas só enquanto você puxar a corrente.Mas deveria ser acionado com um toque curto, sempre foi assim. É possível e como posso corrigir isso? Aparentemente, o canal está entupido, causando o vazamento de água. Obrigado.
Desmontei o tanque do vaso sanitário e comecei a correr silenciosamente. Parece que foi consertado, mas notei algo pouco claro - o tubo de enchimento do tanque é inserido no tubo de drenagem e quando a água enche, ela escorre por baixo. Quem sabe por quê?
o princípio de funcionamento está tudo muito bem descrito, mas me interessei pela questão de como o escoamento da água é coordenado com o abastecimento de água do ponto de vista da economia de água, pois à medida que a água é escoada do tanque, a água vai gradativamente começa a fluir e a água recém-entrada pode vazar até que a válvula de saída se feche e pode chegar um momento em que a velocidade do fluxo para fora seja igual à velocidade do fluxo para dentro e a água esteja fluindo constantemente, eu gostaria que a abertura do válvula de entrada ocorrerá após o fechamento da válvula de saída.Esse problema me interessou, obrigado pela atenção.