O vaso sanitário está vazando após a descarga: possíveis causas do problema e como eliminá-las

Qualquer vazamento no encanamento ou nas comunicações internas é um problema associado a perdas financeiras, por isso deve ser resolvido imediatamente. Se o vaso sanitário vazar após a descarga ou se o som de um jato murmurante for ouvido periodicamente no vaso sanitário, é hora de verificar o estado do tanque. Você concorda?

Iremos informá-lo sobre as avarias mais comuns que ocorrem em equipamentos de canalização obrigatórios em habitações mobiladas. Aqui você aprenderá como lidar com eles sozinho. Levando em consideração nossos conselhos, você pode eliminar tais situações e reparar com competência um dispositivo importante para toda a vida.

Os primeiros sinais de vazamento de água

A função de descarga envolve o fluxo de água de longo ou curto prazo no vaso sanitário para limpá-lo de resíduos. O processo começa pressionando o botão embutido no tanque e termina arbitrariamente ou pressionando uma segunda vez.

Em vez de um botão, pode haver uma alavanca ou uma alça em uma corrente, como nos modelos retrô, mas essas opções são extremamente raras.

Ao pressionar um botão, controlamos válvula de drenagem. Está conectado a um mecanismo de travamento que, ao final da drenagem, abre caminho para a entrada de uma nova porção de água da rede de água fria. Assim, a descarga ocorre apenas a pedido do usuário.

Se a água fluir para o vaso sanitário após a descarga ou, pior ainda, fluir constantemente em um jato fino, é hora de verificar os encaixes do tanque - uma das peças falhou.

Reparação de ralos faça você mesmo
Existem duas maneiras de resolver o problema: sozinho, tentando entender a estrutura do mecanismo de disparo, ou com a ajuda de especialistas qualificados - encanadores

Mas primeiro você precisa determinar se realmente há um vazamento.

Os sinais de operação inadequada de drenagem incluem os seguintes fatores:

  • som característico de água corrente constante ou que aparece periodicamente;
  • manchas de ferrugem e calcário na saída de água;
  • parede interna do vaso sanitário constantemente úmida, próxima à cisterna, mesmo que o vaso sanitário não seja utilizado há muito tempo;
  • um processo de descarga incomumente longo e fraco - uma descarga salva é considerada a norma;
  • o aparecimento de condensação nas tubulações e no tanque, que nunca existiu.

O último sintoma está associado ao movimento constante da água fria pela tubulação, enquanto em condições normais a água é utilizada periodicamente e tem tempo de aquecer até a temperatura ambiente antes de ser escoada.

Limpando manchas de água
Se notar marcas de ferrugem ou manchas amareladas difíceis de lavar na área de drenagem da água, não se limite apenas à limpeza - é necessário inspecionar o tanque

Às vezes, a causa dos vazamentos está na sujeira que se acumulou no fundo da caixa d'água. Neste caso, basta limpar completamente as superfícies internas do tanque. Para isso, escorra e feche a água, retire com cuidado as ferragens e, com auxílio de escova e produtos de limpeza, retire os sedimentos acumulados no fundo e nas paredes.

Se a limpeza operacional não ajudar, você terá que se familiarizar com o design do mecanismo de drenagem.

Desmontamos o dispositivo do tanque

Existem vários projetos de reforço comuns que podem ser chamados de padrão.Entre eles está um tipo ultrapassado de dispositivo de drenagem com bulbo de borracha, montado de acordo com o esquema mais simples e adequado para tanques com conexões laterais.

Este é um fenômeno raro, atípico dos modelos modernos. Passemos ao tipo atual de ferragem, composto por dois módulos: dreno e flutuador.

A bóia sobre um grosso fio de metal foi aprimorada e transformada em uma estrutura mais complexa que fecha o abastecimento de água não pela lateral, como antes, mas por baixo, embora ocasionalmente sejam encontrados modelos laterais. A posição da bóia deles é ajustável, para que você possa dosar uma porção da água drenada.

Diagrama de projeto de válvula
Esquema de acessórios. A drenagem é iniciada movendo um botão que está conectado ao gatilho. Quando a água sai do tanque, a válvula de entrada abre até atingir o volume necessário.

Devido à semelhança dos modelos de encaixe, é fácil substituir toda a estrutura ou trocar peças individuais: o mecanismo de flutuação do dreno, a alavanca do dreno.

Para entender como cada elemento funciona individualmente, você pode desmontar o modelo instalado no tanque. Claro, antes disso você precisa tomar precauções de segurança: desligar o fluxo de água para o riser ou linha de abastecimento e esvaziar o tanque.

Todas as peças podem ser desparafusadas manualmente ou com um molho de chaves. Quase não há peças de metal, em vez disso, apenas elementos de plástico são usados ​​há muito tempo. São bastante duráveis, não se deformam ao interagir com água dura, não enferrujam e são fáceis de limpar com produtos químicos domésticos.

Amostra de acessórios para um tanque
Além das peças fixas, que são fixadas com parafusos e vedações de borracha ou plástico, existem peças que podem ser ajustadas - os chamados controles deslizantes. Eles podem ser reconhecidos por pequenas divisões e entalhes

Os tamanhos e cores das peças de diferentes fabricantes podem diferir, mas o princípio de funcionamento é absolutamente o mesmo. Portanto, se a vedação estiver desgastada e um fio de água vazar constantemente do tanque para o vaso sanitário, não será difícil encontrar um substituto.

Para ter certeza, você pode medir o diâmetro do anel ou simplesmente mostrar a junta antiga ao vendedor.

O que fazer se o vaso sanitário vazar após a descarga, dependendo do motivo

Existem vários motivos para o aparecimento de um vazamento. Problemas de drenagem podem ser causados ​​por falha de flutuação, falha da coluna de drenagem, sujeira entupida nas conexões, desgaste das vedações de borracha. Vejamos casos comuns de vazamentos e escolhamos as melhores formas de resolver os problemas.

A água está fluindo constantemente

Um dos sinais óbvios que indicam a necessidade de reparos urgentes é um fio fino de água. Se não forem instalados filtros na saída da linha principal do riser, com o tempo o “leito” do riacho fica coberto por um sedimento de ferrugem e depósitos minerais. Se a água flui constantemente no banheiro, o que fazer em tal situação?

A causa do vazamento deve primeiro ser identificada. É claro que o problema não está no vaso sanitário ou nos erros de instalação - a raiz do problema deve ser procurada dentro do tanque. Primeiro, olhamos por baixo da capa e tentamos determinar visualmente a avaria. Se isso não funcionar, nós desmontamos válvulas de banheiro na seguinte ordem.

Se o mecanismo de drenagem não estiver desmontando o tanque É impossível conseguir, primeiro remova o tanque. Para isso, desaparafuse os dois parafusos de fixação localizados na parte inferior da prateleira do vaso sanitário.

As instruções acima são universais e adequadas para reparar acessórios de drenagem. Agora vamos passar para análises específicas.

A primeira razão é que o mecanismo de flutuação falhou

Felizmente, esse problema pode ser resolvido sem retirar o tanque: basta olhar embaixo da tampa. Se o flutuador deixar de desempenhar sua função, ele não sobe até o nível desejado, mas fica constantemente no mesmo lugar.

Não responde ao aumento do volume de água no tanque; como resultado, o sistema de transbordamento é ativado e a água entra no vaso sanitário vazio. Muito provavelmente, o flutuador perdeu a estanqueidade e está afundando.

A segunda opção é que os fechos estejam quebrados. Em qualquer caso, o modelo quebrado deve ser substituído por um novo elemento. Para tal, retiramos o flutuador antigo e levamo-lo connosco para o podermos apresentar a um consultor como amostra num mercado especializado.

Se após o próximo enchimento do tanque o vazamento parar, o problema está resolvido. Mas, como garantia, vale a pena observar o mecanismo funcionar por mais alguns dias.

A segunda razão é que a vedação de borracha ficou inutilizável

O anel de vedação de polímero ou borracha é o ponto mais fraco do mecanismo de drenagem. Ele está localizado diretamente na saída do fluxo de água, funcionando simultaneamente como uma barreira que retém uma variedade de sujeira, sedimentos e depósitos minerais das tubulações. Como resultado, a borracha fica suja ou desgastada e desgastada.

No primeiro caso, precisa ser limpo e, no segundo, substituído. As demais partes da coluna de drenagem são confiáveis, ou seja, esta parte não tem mais nada para quebrar. A válvula é limpa da seguinte forma.

Se durante a limpeza você notar que o O-ring está danificado, é melhor instalar uma peça nova. Sinais de danos - deformação, rachaduras, microrragias, desgaste geral. Mesmo que ainda mantenha sua funcionalidade, depois de um tempo começará a vazar água novamente.

Vazamento observado após a lavagem

Às vezes você pode observar a seguinte imagem: ocorre uma descarga e, depois disso, por algum tempo, a água flui para o vaso sanitário em um fluxo intermitente ou mesmo constante. Então o vazamento para, mas depois que o tanque está cheio ao máximo.

As perdas de água são pequenas, mas mesmo com um vazamento temporário, o dinheiro vai pelo ralo e o vaso sanitário fica lentamente coberto de placa bacteriana.

Podem existir várias razões:

  • peças de válvulas defeituosas;
  • coluna de drenagem distorcida;
  • bloqueio parcial na área de escoamento de água;
  • falha de um pequeno elemento de uma das válvulas.

Para descobrir o que há de errado, é necessário fazer um diagnóstico visual e, se necessário, remover o mecanismo de drenagem ou a válvula flutuante.

Conjunto de novos acessórios
É bastante difícil perceber um pequeno defeito na hora da compra, pois os desenhos dos mecanismos de drenagem possuem uma estrutura um pouco diferente. Mas, depois de algum tempo, faz-se sentir e os acessórios têm que ser trocados

A distorção do mecanismo de drenagem pode ser notada imediatamente - o botão de liberação de água começa a emperrar ou até cair. É necessário retirar a tampa e ver porque a coluna perdeu estabilidade. Talvez ela tenha saído um pouco do ninho e mudado de posição. A situação pode ser facilmente corrigida retornando a válvula ao seu lugar.

Acontece também que uma partícula mineral bastante grande penetra sob o anel de vedação e entra no tanque com o fluxo de água da tubulação. Embora haja pouca água no tanque, a pressão na válvula é fraca e o líquido continua a escorrer para o vaso sanitário.

Assim que o tanque enche, a pressão na vedação aumenta. Ele prende um pedaço de sedimento mineral e interrompe o vazamento. Limpar o tanque corrigirá a situação.

Os artesãos adoram melhorar as peças de fábrica e, mesmo em um design tão simples como uma válvula de drenagem, conseguem encontrar falhas. Aqui está um exemplo simples de como você pode se livrar de vazamentos de água menores, mas regulares, imediatamente após a lavagem.

Como melhorar a estanqueidade
Para que o anel de borracha feche firmemente o orifício de drenagem sem esperar o enchimento do tanque, é necessário fixar um peso adicional, por exemplo, solda de chumbo, no eixo da coluna

Mesmo que o tanque esteja vazio, o peso pressionará a vedação, criando assim uma estanqueidade de 100%. Neste caso, mesmo um ligeiro desgaste da borracha não prejudicará a funcionalidade da válvula.

Medidas preventivas contra vazamentos

Para evitar que ocorra um vazamento no vaso sanitário no momento mais inoportuno, você deve monitorar a condição acessórios para cisternae realizar regularmente medidas preventivas.

O principal e ao mesmo tempo o mais simples é limpar todas as peças, bem como as superfícies internas do tanque. Após um exame cuidadoso, você notará que mesmo em pouco tempo as paredes e o fundo ficam cobertos por uma camada vermelha, depósitos minerais e até uma substância semelhante a lodo. A composição dos contaminantes depende da qualidade da água.

Instalando filtros no banheiro
Para minimizar a entrada de diversos contaminantes no tanque, a fiação interna deve ser equipada com filtros. Eles são instalados no abastecimento de água fria próximo ao riser

Periodicamente é aconselhável verificar o estado dos elementos de vedação, fixadores e peças que se encontram nas juntas para antecipar a ocorrência de um forte vazamento. Uma pequena quantidade de umidade indica que a conexão está vazando. Conseqüentemente, você precisa apertar as porcas ou substituir a vedação.

Pequenos reparos oportunos e limpeza regular evitarão vazamento de água no vaso sanitário e, portanto, custos desnecessários. Um fator importante para garantir a poupança de água, entupimentos e avarias é executado com competência configuração de acessórios, cujas especificidades recomendamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os melhores consultores de reparos de encanamento são profissionais domésticos experientes. Os resultados do seu trabalho podem ser conferidos nos vídeos a seguir.

Vídeo nº 1. Instruções para substituir acessórios:

Vídeo nº 2. Como evitar a compra de um novo conjunto de acessórios:

Vídeo nº 3. Substituindo um flutuador antigo por um novo modelo:

Todo o trabalho relacionado à limpeza ou substituição de acessórios de drenagem pode ser feito de forma independente.Se você não conseguir encontrar uma avaria, mas precisar consertar o vazamento com urgência, basta instalar novos acessórios - o custo é baixo.

É aconselhável entrar em contato com encanadores em um caso: se você tentou corrigir a situação sozinho, mas não conseguiu por algum motivo.

Você gostaria de nos contar como você mesmo consertou um vazamento no vaso sanitário? Você tem informações úteis que gostaria de compartilhar com os visitantes do site e conosco? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Angelina

    O antigo problema do vazamento de água após a descarga, independentemente de quando foi feita da última vez, também nos afetou. Fizemos tudo o que podíamos: limpamos a vedação de borracha, trocamos peças defeituosas da válvula e instalamos um novo mecanismo de flutuação. No entanto, o problema surgia periodicamente e os motivos, curiosamente, eram sempre diferentes. Depois de resolver outro problema de vazamento, comecei a fazer manutenção preventiva.

    • Sergei Anatolyevich

      Não é nada difícil identificar a causa de um vazamento e eliminá-lo sozinho, usando um conjunto mínimo de ferramentas e consumíveis. Caso haja formação de água no piso, é necessário verificar as juntas nas áreas onde estão localizadas as aberturas estruturais do tanque e, se necessário, instalar uma nova junta para garantir a estanqueidade da ligação.

    • Tamara

      Acontece que as mulheres também podem fazer isso! Então decidi descobrir por que às vezes vaza água no vaso sanitário depois de enchê-lo. Esvaziei, desparafusei tudo que pude (tinha medo de não conseguir montá-lo novamente mais tarde), limpei os depósitos, limpei as juntas, coloquei tudo de volta no lugar e agora é um milagre - não acontece. não vaza mais!

      Aparentemente a areia que veio com a água e ficou nas juntas (a casa é um prédio novo) - limpei e ficou tudo bem! Acontece que eu também era encanador. O que nossa vida nos trouxe...

    • Nikolai

      Joguei a válvula de drenagem em solvente de álcool branco durante a noite e foi tudo o que aconteceu.

  2. Cirilo

    Sim, basta trocar as juntas de vedação e o vaso sanitário vazará com menos frequência. Ainda temos tudo original da AM no nosso banheiro. Ele não teve vazamentos.

  3. Peter

    Se você decidir consertar o problema de vazamento na cisterna, mas não tiver nenhuma experiência, o problema pode começar com a remoção da tampa. A tampa não pode ser removida até que você remova o botão de descarga. E o sistema de fixação varia de fabricante para fabricante. Via de regra, um pequeno manual acompanha o vaso sanitário no momento da venda. Não jogue fora após a instalação! No meu, primeiro você só precisa retirar a chave com uma chave de fenda estreita e depois usar a chave especial do kit para desparafusar uma porca de plástico. E então olhamos para o texto.

  4. Valéry

    Em 90% dos casos, a água vaza da cisterna para o vaso sanitário devido a algum tipo de quebra nas válvulas de corte. Podem ser as próprias peças dos acessórios ou o elástico (aliás, na maioria das vezes ele fica rígido e entupido). O problema é que as peças individuais desses acessórios são muito difíceis de encontrar e você tem que gastar dinheiro no conjunto inteiro. Lavar o selo nem sempre ajuda. Alguém o mantém em água fervente para amolecê-lo. Mas se a borracha tiver muitos anos, ela precisa ser trocada, pois está sujeita à destruição natural.

  5. Basta colocar água fervente no tanque. 95% de garantia.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      95% de garantia de quê? O fato de o tanque rachar devido às mudanças de temperatura e as vedações ficarem deformadas? Mesmo nas máquinas de lavar, ao lavar a 90 graus, pensa-se que a água se mistura com água fria no escoamento. O artigo descreve detalhadamente como lidar com o problema sem soluções tão estranhas.

    • Vencedor

      Nunca despeje água fervente em um tanque - o tanque irá estourar, testado por experiência pessoal, drenei a água quente de um tanque

  6. Catarina

    Obrigado pelo conselho, o barril foi consertado, a água corre como deveria!

  7. Sergei

    Verdadeiramente: do engraçado ao grande há um passo. Queria trocar a junta de vedação, mas não consegui encontrar. Segui seu conselho com o parafuso, amarrei a porca e o problema desapareceu.

  8. Muito obrigado!! Eu mesmo consertei o sistema de drenagem. O banheiro é da Vidima, o tanque está vazando há muito tempo. Liguei para um encanador e ele disse que era impossível consertar, apenas trocando o mecanismo. Bem, o que devemos fazer? Compramos um sistema de Voronezh e ele pegou o que estava vazando. Agora entendo que o nosso antigo era muito melhor do que o que substituíram. É uma pena não ter encontrado seu artigo antes. Mas mesmo agora ajudou.

  9. Vitaly

    Lavei os acessórios. Para deixar a válvula mais pesada, enrolei uma tira de chumbo. Se não ajudar, tentarei “suavizar” a válvula em um solvente. Claro que não precisa fazer tudo isso e comprar um aparelho novo, mas... acabei na aldeia com minha mãe, sem carro. Não consigo chegar na loja.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica