Configurando acessórios para banheiro: como ajustar corretamente o dispositivo de drenagem
O enchimento interno do tanque não é um dispositivo muito complicado, mas sua quebra pode reduzir significativamente a sensação de conforto dos moradores da casa.Acontece que tudo parece normal, mas o funcionamento do mecanismo de drenagem deixa muito a desejar.
Para eliminar problemas, você precisará configurar corretamente os acessórios do vaso sanitário. Este procedimento deve ser realizado na instalação de instalações hidráulicas e posteriormente a operação de drenagem deve ser ajustada periodicamente.
Se você se deparar com esse problema, nosso material o ajudará a resolvê-lo rapidamente, sem sequer recorrer à ajuda de especialistas. Diremos a você como fazer com que a descarga do vaso sanitário funcione corretamente. Para maior clareza, o material contém fotos e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de acessórios para autoclismos
O princípio de funcionamento de uma cisterna normal não é complicado: tem um orifício por onde corre a água e um local onde a água é descarregada na sanita. O primeiro é fechado com válvula especial, o segundo com aba. Ao pressionar uma alavanca ou botão, a válvula sobe e a água, total ou parcialmente, flui para o vaso sanitário e depois para o esgoto.
Depois disso, a válvula retorna ao seu lugar e fecha o ponto de drenagem. Funciona imediatamente depois mecanismo de válvula de drenagem, que abre um buraco para a água entrar. O tanque é enchido até um determinado nível, após o qual a entrada é fechada. O abastecimento e o corte de água são ajustados usando válvula especial.
Existem designs separados e combinados de conexões que coletam o volume de água necessário para a descarga e a drenam após a ativação do dispositivo de descarga.
Opções separadas e combinadas
Opção separada tem sido usado há muitas décadas. É considerado mais barato e fácil de reparar e configurar. Com este projeto, a válvula de enchimento e o amortecedor são instalados separadamente e não estão conectados entre si.
Para controlar o fluxo e interromper o uso da água sensor de flutuação, em cujo papel às vezes é usado até mesmo um pedaço de espuma comum. Além de um amortecedor mecânico, uma válvula de ar pode ser usada para o orifício de drenagem.
Uma corda ou corrente pode ser usada como alavanca para levantar o amortecedor ou abrir a válvula. Esta é uma opção típica para modelos de estilo retrô, quando o tanque é colocado bem alto.
Em modelos de banheiros compactos, o controle geralmente é realizado por meio de um botão que precisa ser pressionado. Para quem tem necessidades especiais, pode ser instalado pedal, mas é uma opção rara.
Nos últimos anos, têm sido muito populares os modelos com botões duplos, que permitem esvaziar o depósito não só completamente, mas também até meio, para poupar alguma água.
Opção separada acessórios é conveniente porque você pode reparar e configurar peças individuais do sistema separadamente.
Acessórios do tipo combinado são usados em encanamentos de alta classe, aqui o dreno e o abastecimento de água são conectados em um sistema comum. Esta opção é considerada mais confiável, conveniente e cara.Se este mecanismo falhar, os reparos exigirão a desmontagem completa do sistema. A configuração também pode ser um pouco complicada.
Materiais para fazer dispositivos
Mais frequentemente acessórios para banheiro feito de materiais poliméricos. Normalmente, quanto mais caro for esse sistema, mais confiável ele será, mas esse método não oferece garantias claras. Existem também falsificações de marcas conhecidas, bem como produtos produzidos internamente bastante confiáveis e baratos. O comprador médio só pode tentar encontrar um bom vendedor e torcer pela sorte.
Acessórios de bronze e latão ligas É considerado muito mais confiável e esses dispositivos são muito mais difíceis de falsificar. Mas o custo desses mecanismos será significativamente superior ao dos produtos plásticos.
Enchimento metálico geralmente usado em acessórios de encanamento de alta qualidade. Com configuração e instalação adequadas, esse mecanismo funciona perfeitamente por muitos anos.
Ponto de abastecimento de água
Um ponto importante é onde a água entra no banheiro. Isso pode ser feito lateralmente ou por baixo. Quando a água é despejada pelo orifício lateral, produz-se um certo ruído, o que nem sempre é agradável para os outros.
Se a água vem de baixo, isso acontece quase silenciosamente. Alimentação inferior a água no tanque é mais típica dos novos modelos produzidos no exterior.
Mas os tanques tradicionais produzidos internamente geralmente têm alimentação lateral água.A vantagem desta opção é o seu preço relativamente baixo. A instalação também é diferente. Os elementos inferiores de abastecimento de água podem ser instalados no tanque antes de sua instalação. Mas a alimentação lateral é instalada somente depois que o tanque é instalado no vaso sanitário.
Problemas típicos com o tanque
Os problemas com o tanque surgem mais frequentemente por três motivos:
- devido à instalação inadequada;
- após ajuste incorreto das ferragens;
- como resultado do desgaste ou quebra de componentes e elementos individuais.
Se Há muita ou pouca água no tanqueEm primeiro lugar, é recomendável verificar o estado do flutuador. Se for segurado por uma alavanca de arame grosso, o ajuste será fácil.
Basta dobrar levemente o metal para que a bóia mude de posição. Se for necessária mais água, a bóia deve ser movida para cima. Para fazer isso, o fio é dobrado em arco para baixo.
Se Há muita água no tanque, o flutuador deve ser abaixado ligeiramente. Para fazer isso, o fio que segura este elemento é dobrado para cima em um arco. Mas nos novos modelos todos os elementos são feitos de plástico que não pode ser dobrado. Aqui, é fornecido um parafuso especial para alterar a posição da bóia. Ao girá-lo, você pode mover o flutuador para o nível desejado.
Às vezes falta de água no tanque não se deve ao posicionamento incorreto da bóia, mas à contaminação dos orifícios de escoamento por onde passa a água. Neste caso, é necessário retirar a bóia do mecanismo, em seguida retirar a membrana que cobre o furo e lavar o mecanismo.
Para ajustar o nível de água que entra em um tanque com uma simples torneira flutuante, você precisa seguir alguns passos simples:
Claro, antes de iniciar qualquer manipulação com o tanque, é necessário desligar a água do riser.
Se a água flui para o tanque continuamente, o que significa que é necessário verificar o estado da membrana ou válvula com a qual a válvula flutuante está equipada, para isso:
Proprietários prudentes, mesmo ao instalar um vaso sanitário, instalam uma válvula de corte diretamente na frente dele. Neste caso não há necessidade de desligar todo o riser, basta desligar apenas o tanque e comece a reparar e configurar.
Às vezes ocorre a seguinte situação desagradável: a água flui constantemente para fora do tanque, e o tanque está apenas parcialmente cheio ou permanece praticamente vazio. Provavelmente, o culpado é um mecanismo de travamento instalado incorretamente ou desgastado.
Substituímos o mecanismo de drenagem de água da seguinte forma:
Na maioria das vezes, basta apertar os parafusos de montagem que fixam o dispositivo de travamento na posição correta.
Se isso não ajudar, você precisará verificar se há desgaste e entupimento na válvula. Para isso, a válvula é retirada, desmontada e lavada e, se necessário, a membrana desgastada é substituída.
Às vezes junta de borracha falha, que é instalado entre o tanque e o vaso sanitário. Nesse caso, a água sairá da cisterna e se acumulará no chão próximo ao vaso sanitário.
Para corrigir esse problema, você precisará completamente desmontar o tanque, substitua a junta com vazamento e instale o tanque no lugar.
Construção e ajuste do compacto
Modelos de banheiros compactos tornaram-se recentemente difundidos. Faz sentido considerar seu projeto para compreender as principais características de ajuste e reparo do mecanismo de travamento.
O banheiro compacto consiste nos seguintes elementos:
- recipiente cisterna com tampa;
- sistema para encher um recipiente com água;
- dispositivo de corte ou sistema de drenagem de água;
- botão ou alavanca de controle;
- banheiro.
O tanque do compacto é instalado em uma prateleira especial, localizada atrás da tigela. Normalmente, o ajuste dos acessórios de tal vaso sanitário é realizado após a instalação da cisterna, mas antes da instalação da tampa. Antes de iniciar o trabalho, é recomendável estudar cuidadosamente as instruções do fabricante. Geralmente há informações detalhadas sobre o procedimento de execução do trabalho.
O tubo de transbordamento do aparelho geralmente indica o nível de água considerado normal para aquele modelo específico. Você precisa encontrar essa designação, que geralmente é feita na forma de uma tira ou conta. Normalmente, se, ao encher o tanque, o nível máximo de água estiver abaixo dessa marca, observa-se uma descarga de esgoto de má qualidade.
Para mudar a situação, é necessário mover o “vidro” da válvula de admissão para uma posição mais alta. Para isso, afrouxe as braçadeiras que prendem este elemento localizadas sob a bóia. Depois de definido o nível exigido, é necessário verificar o resultado do trabalho, ou seja, encha o tanque e drene a água.
Ao instalar as conexões do tanque, deve-se lembrar que todas as partes móveis das válvulas devem estar separadas por uma distância, pelo menos pequena. O contato das válvulas durante o funcionamento pode atrapalhar o funcionamento normal do sistema, levando ao seu desequilíbrio e quebra. Também é inaceitável que os elementos móveis das conexões entrem em contato com as paredes do tanque.
Para evitar respingos de água ao encher o tanque, na maioria das vezes é necessário cortar ou trocar o tubo de enchimento:
Uma etapa importante na instalação do tanque é instalar a tampa com botão regulador. Antes de aparafusar, deve haver uma distância não superior a sete milímetros e não inferior a três entre a tampa e esta unidade. Se estas condições forem atendidas, a tampa será fixada com segurança suficiente.
Antes de começar a apertar o botão de descarga, as instruções recomendam dar algumas voltas na direção oposta, ou seja, sentido anti-horário.
Isso centralizará a posição da linha.Depois disso, o conjunto do botão é aparafusado no sentido horário. Você precisa girá-lo manualmente até que ele pare; geralmente não são necessárias ferramentas adicionais. Após a conclusão da instalação, você deve drenar a água novamente para garantir que o botão e todos os acessórios estejam configurados e instalados corretamente.
Os compactos são produzidos com abastecimento de água inferior e lateral. Com acessórios concebidos para abastecimento de água inferior, pode surgir um problema como o entupimento do filtro instalado no abastecimento de água ao recipiente. Após a lavagem, ou seja, Durante o processo de enchimento do tanque, ouve-se um apito característico, bastante alto e desagradável.
Esta situação geralmente indica que o filtro está entupido e precisa ser lavado. Os detritos acumulados em seu interior reduzem a folga para a água, que entra no tanque com alta pressão e acompanhada de efeitos sonoros. Além disso, devido a este mau funcionamento, o tanque enche muito mais lentamente do que o normal.
Para corrigir esse problema de encanamento, você precisa lavar o filtro. Para isso, desligue o abastecimento de água do tanque e pressione o botão/alavanca de descarga. Em seguida, retire a mangueira por onde flui a água para liberar o acesso ao aparelho. Agora o filtro só precisa ser removido do corpo da válvula de admissão, lavado e instalado novamente. O sistema é então remontado na ordem inversa.
Parece simples na teoria, mas na realidade pode haver algumas complicações. Por exemplo, você precisa desparafusar a porca de plástico que prende a válvula de admissão. Se este elemento não possuir arestas, a tarefa pode parecer difícil.
Você não deve usar uma chave ajustável nesta situação, pois a força excessiva pode danificar o fixador. Nem sempre é possível fazer isso apenas com as mãos, principalmente se o plástico ficou “queimado” com o uso prolongado.
Os especialistas recomendam o uso de outros meios; um alicate com grande espaço entre os “lábios” pode ser uma opção adequada. O alicate também pode ser útil ao remover o filtro da caixa, pois geralmente ele se ajusta bem e exigirá esforço adicional para removê-lo.
Onde a qualidade da água da torneira permanece consistentemente baixa (ou seja, em quase todos os lugares), não apenas o filtro, mas também outros elementos podem ficar obstruídos. A bucha da membrana está em risco, assim como todos os orifícios por onde entra a água.
Se lavar apenas o filtro não foi eficaz o suficiente, faz sentido enxaguar todo o aparelho e limpar todos os canais. Neste caso, será necessário desmontar completamente a válvula de admissão para dar acesso aos furos.
Infelizmente, lavar o filtro, e até mesmo toda a válvula e dutos, nem sempre ajuda. Válvulas de admissão de baixa qualidade podem falhar completamente dentro de um ano e meio a dois anos após o início da operação. Neste caso, será necessário substituir completamente a válvula por um novo modelo. Em tal situação, é recomendável escolher um filtro de qualidade superior.
Os custos adicionais serão compensados, pois haverá muito menos problemas com configuração, lavagem e reparos. Outra forma de prolongar o funcionamento das conexões do tanque e evitar problemas: instalar um filtro mecânico adicional na tubulação de água em frente ao vaso sanitário ou mesmo na entrada do sistema do apartamento.
Se o compacto tiver problemas com a válvula de corte, ou seja, a água vaza constantemente no banheiro, então a maneira mais fácil de resolver o problema é substituir completamente o dispositivo por um novo, exatamente igual. Para isso, basta desligar a água e simplesmente retirar a válvula do tanque.
O novo é instalado em seu lugar, fixando-o nos suportes da peça receptora. Recomenda-se ajustar previamente o comprimento da válvula para que não haja problemas na instalação do botão de descarga.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de ajuste e reparo das válvulas de corte da cisterna do vaso sanitário pode ser visualizado em detalhes aqui:
Configurar os acessórios do tanque não é difícil. É importante estudar as instruções e compreender os princípios gerais de funcionamento dos mecanismos de entrada e travamento. A atenção aos detalhes e a precisão ajudarão a concluir todo o trabalho corretamente.
Você já encontrou a configuração de acessórios de drenagem e conseguiu realizar essa tarefa sozinho? Ou talvez você conheça outras maneiras de configurar o dreno? Por favor, compartilhe sua experiência na caixa abaixo.
Esta informação está correta no tópico para mim. O tanque começou a se comportar de maneira estranha: não enchia. É sempre caro chamar um encanador; é melhor aprender como consertar você mesmo. Eu li e percebi que o problema estava no flutuador.Acontece que basta dobrar um pouco o fio e tudo dará certo. Se isso não ajudar, limparei a membrana. O principal é que todas essas são ações elementares que qualquer pessoa pode realizar.
Um caso da minha prática. Uma vizinha me procurou com seu problema: vazava constantemente água debaixo do tanque de seu compacto. Eu vim, olhei, toquei no tanque, estava um pouco instável. Apertei as porcas na parte inferior e parecia ter parado. Alguns dias depois (fiquei um dia de plantão) ele chega e diz que está vazando. O motivo acabou sendo a junta, que entre o tanque e o vaso sanitário parece estar intacta, apenas com um arranhão no fundo. Com compressão excessiva, de alguma forma milagrosamente se transformou em uma rachadura banal (modelada em um torno). Substituí-lo e tudo desapareceu. E o design das válvulas de corte é tão transparente que sua configuração não é particularmente difícil.
Para qualquer reparo, em geral para qualquer desmontagem, é melhor substituir todas as juntas. Eles são baratos, mas você estará seguro contra problemas.
Não é o mesmo! O meu compacto não está aqui, não consigo agarrá-lo e ajustá-lo para que funcione normalmente e corretamente: ou não há pressão, ou a alavanca levanta ligeiramente o tubo de transbordamento...
Pode ser um pouco mais específico? Quais acessórios estão instalados na cisterna do seu banheiro? Aqui você pode até anexar fotos para obter uma resposta construtiva à sua pergunta. Se você não conseguir ajustar os acessórios atuais da cisterna, eles precisarão ser substituídos. É possível que tenham surgido defeitos que não sejam compatíveis com o funcionamento normal.
Se você tiver uma torneira com bóia, não será difícil ajustar e definir o nível de água necessário.E se você tiver conexões sem bóia, então é necessário ajustar um parafuso de ajuste especial (há uma contraporca), afrouxá-lo e aproximar o regulador da válvula do tanque, isso reduzirá o nível de água no tanque.
Verifique se há detritos entre a sede da válvula e a junta; isso pode causar mau funcionamento da válvula.
Esses acessórios azuis são uma merda! Recentemente comprei um com 2 modos de descarga. Soprei por mais de 3 horas para definir 2 modos de drenagem. Mas não consegui (é a primeira vez). Talvez casamento!?
A diferença entre pressionar os botões de descarga pequenos e grandes é pequena. Você só pode definir 1 modo. Ou um ralo pequeno (então não é fixado no ralo maior) ou um ralo grande (então o botão pequeno é fixado no ralo grande). Não há limite para minha indignação! o que... eu comprei!?
As conexões do tanque santek vão encher o tanque 60%, um tubo de transbordamento curto e sólido, não regulável em altura, como é isso? Por que?
Sanita de chão Grohe. Quando instalada, a tampa do tanque com botões pressiona imediatamente o dreno e não permite o fechamento da válvula. Também não consigo configurar um dreno duplo. Diga-me como me livrar desse problema.
Em que posição a haste deve ser fixada? Agora estou na posição mais baixa e bate muito ao fechar
De que tipo de tração estamos falando? E onde ela bate palmas?