Como consertar um banheiro com as próprias mãos: análise de avarias comuns
O banheiro não é um dispositivo particularmente complicado.Na época soviética, quando chamar um encanador era uma tarefa quase impossível, os artesãos consertavam banheiros com sucesso com as próprias mãos.
Os tempos mudaram, o encanamento moderno tornou-se mais conveniente e complexo, mas é perfeitamente possível corrigir algumas deficiências mesmo agora. Para isso, será necessário identificar a causa do mau funcionamento e selecionar a melhor opção para eliminá-lo.
Para fazer face a esta tarefa, será útil o conhecimento da estrutura da sanita e a compreensão do princípio de funcionamento das ferragens localizadas na cisterna. São essas questões que examinaremos detalhadamente em nosso material, o que nos ajudará a detectar o problema por conta própria e resolvê-lo. reparar. E para facilitar a compreensão das avarias e das nuances de sua correção, selecionamos fotos visuais e recomendações de vídeos úteis.
O conteúdo do artigo:
O design e princípio de funcionamento do banheiro
Mesmo o banheiro mais moderno não difere muito em design de seu antecessor do século passado. Ainda possui uma bacia e um tanque instalado acima dela, que acumula água para descarga. O fluxo de água ainda é controlado por dois mecanismos: desligamento e entrada.
Na versão moderna, esses elementos são feitos como válvulas. O funcionamento do mecanismo de admissão ainda é regulado por meio de um sensor de flutuação.
Moderno acessórios geralmente feito de plástico, mas ainda existem mecanismos de longa duração onde a bóia é segurada por uma alavanca de metal, ou mesmo apenas por um pedaço de arame grosso. Às vezes, são acessórios totalmente modernos feitos para um tanque retrô, a fim de preservar um estilo especial.
Imediatamente vale a pena mencionar dispositivos de luxo que utilizam acessórios de alta qualidade. Freqüentemente, os mecanismos de entrada e travamento em tais dispositivos são um único elemento.
É melhor confiar a reparação de canalizações tão caras a um especialista experiente, para não agravar a avaria com uma intervenção inepta.
A opção de banheiro mais popular em apartamentos modernos é o chamado compacto. Nele, o tanque é montado diretamente no vaso sanitário, ou melhor, em uma prateleira especial feita atrás dele.Existe uma junta de borracha na junção do vaso sanitário e da cisterna.
O tanque é conectado à rede de abastecimento de água por meio de uma mangueira flexível ou um pedaço de tubo plástico de diâmetro adequado. O vaso sanitário também está conectado à rede de esgoto por meio de mangueira corrugada e um adaptador de borracha.
Uma versão ainda mais compacta do vaso sanitário é o modelo suspenso. O tanque de tal dispositivo funciona com um princípio semelhante e também é equipado com uma entrada e um mecanismo de travamento.
Mas o tanque em si está localizado em um nicho atrás do vaso sanitário. É colocado sobre a instalação, que é então mascarada com um painel falso. Este sistema dificulta o acesso às ferragens do reservatório e à sua ligação à rede de abastecimento de água. realizando reparos.
A este respeito, recomenda-se que os proprietários de vasos sanitários suspensos:
- siga atentamente as regras de instalação do dispositivo;
- ajustar o funcionamento das conexões do tanque;
- utilizar mecanismos de alta qualidade com vida útil máxima;
- proporcionar, na medida em que a situação o permita, a possibilidade de fácil desmontagem do painel atrás do qual se esconde a instalação.
O princípio de funcionamento do banheiro é simples e familiar para quase todos. Quando a bóia do mecanismo de entrada cai abaixo do nível definido, a válvula que fecha o tubo de água se abre e o tanque começa a encher de água. Quando o nível da água, e com ele a bóia, atinge o nível máximo, a válvula fecha.
O mecanismo da válvula de corte, na sua forma mais simples, consiste em uma aba pesada que é levantada por meio de uma alavanca, corda, corrente, etc.Versões mais modernas e “avançadas” do mecanismo de travamento são controladas por meio de um botão ou pedal. Uma peça receptora é montada no fundo do tanque e a própria válvula é encaixada em braçadeiras especiais.
Depois disso, o tanque é fechado com uma tampa e instalado um botão, que geralmente fica preso à alavanca do mecanismo de travamento. Ao apertar o botão, a aba sobe, a água escorre para o vaso sanitário e o mecanismo desce, bloqueando a saída. Neste momento, a válvula de entrada é acionada e o tanque começa a encher de água.
A seleção de fotos a seguir apresentará os componentes funcionais e estruturais do tanque e das válvulas de corte e drenagem com um dispositivo flutuante simples:
Problemas comuns de banheiro
As partes mais vulneráveis do projeto de um vaso sanitário são as juntas, bem como os acessórios: membranas, juntas, peças móveis.
Em caso de avaria, podem ser observados os seguintes fenómenos:
- a água entra constantemente no tanque, transbordando-o gradativamente;
- o tanque não está completamente cheio ou não está cheio;
- a água flui em um pequeno riacho do tanque para o banheiro;
- Para dar descarga, você deve pressionar o botão de descarga várias vezes;
- ao encher a tigela do tanque, ouve-se um apito característico;
- vazamentos de água no chão perto do banheiro, etc.
Antes de iniciar qualquer reparo, deve-se preparar o equipamento para o trabalho. Para fazer isso, primeiro feche a válvula de corte instalada na tubulação de água em frente ao tanque. Se tal dispositivo não estiver disponível, será necessário desligar todo o abastecimento de água do apartamento. Na maioria dos casos, o trabalho deve ser feito dentro do tanque.
Para fazer isso, remova a tampa. Primeiro remova o botão ou alavanca.Às vezes, basta levantá-lo e desconectá-lo da válvula de corte.
Se o botão for fixado com um anel decorativo, primeiro é necessário desmontar este elemento. Ele é desparafusado cuidadosamente no sentido anti-horário ou levantado com alguma ferramenta afiada e simplesmente removido.
É cada vez mais comum um botão duplo que permite regular a quantidade de água que passa da cisterna para o esgoto. Para removê-lo, pressione o botão pequeno, depois o grande e comece a girar o elemento no sentido anti-horário para desconectá-lo.
A tampa é retirada do tanque, desaparafusando primeiro os fechos, se houver.
Você deve agir com cuidado. Se a tampa de cerâmica quebrar, nem sempre é possível substituí-la. Às vezes é preciso comprar um tanque novo, ou até mesmo o banheiro inteiro.
Se você nunca desmontou uma cisterna sanitária, recomendamos que se familiarize com instruções detalhadas de desmontagem.
Os fabricantes geralmente fornecem os acessórios do vaso sanitário e da cisterna com instruções detalhadas para instalação, configuração e reparo. Se estes documentos foram preservados, antes de iniciar o trabalho deve estudá-los cuidadosamente, compreendendo o desenho e funcionamento de todos os mecanismos. Isso ajudará a evitar falhas e erros adicionais.
Como fazer reparos?
Problemas com o nível da água no tanque, incluindo seu transbordamento, estão associados a uma válvula de entrada quebrada ou à necessidade de ajustá-la. Se o tanque não encher ou ficar apenas parcialmente cheio após o esvaziamento, provavelmente há um problema com a bóia.
A bóia que está no fundo do tanque vazio provavelmente está vazando e cheia de água. É preciso desconectá-lo, despejar a água, tapar o buraco e recolocá-lo. Mas mesmo um flutuador muito bem vedado pode vazar novamente em breve. É melhor substituí-lo por um novo elemento.
Se a situação com o nível da água no tanque não for tão crítica, ou seja, liga e desliga constantemente, mas sua quantidade é insuficiente ou, inversamente, muito grande, é necessário verificar as configurações das conexões do tanque. É simples: você precisa abaixar o flutuador ou aumentá-lo mais alto.
Em tanques antigos, onde a bóia era sustentada por uma peça horizontal de metal, isso era feito de maneira muito simples. O fio estava ligeiramente dobrado em um arco para cima ou para baixo.
No primeiro caso, a posição da bóia ficou um pouco mais baixa e menos água foi coletada no tanque. E se a alavanca fosse abaixada, a posição da bóia permitia aumentar o volume de água no tanque. Nas válvulas de admissão modernas, a bóia sobe ou desce ao longo de um suporte de plástico.
Na maioria dos dispositivos de travamento usados atualmente para equipamentos de cisterna, é impossível simplesmente dobrar o fio. Nesse caso, existem várias outras etapas de reparo, mas são um pouco mais complicadas:
O nível ideal de água em um vaso sanitário completo geralmente é indicado no tubo por uma faixa ou pequeno rolo.
A água fluindo constantemente para o vaso sanitário indica problemas óbvios com o mecanismo de travamento.
Às vezes, sua parte inferior se move ligeiramente para o lado devido a falhas de projeto. Basta ajustar a posição do amortecedor para estancar o vazamento. Se isso não ajudar, ou for óbvio que a válvula não está deslocada, provavelmente o problema é o desgaste do mecanismo de travamento. Na parte inferior deste dispositivo existe uma junta de borracha especial.
Ao fechar o orifício de drenagem, ele fica firmemente conectado à parte receptora instalada no tanque. Com o tempo, esse elemento de borracha se desgasta e começa a vazar água, o que faz com que a água vaze para o vaso sanitário.Para resolver o problema, você precisa substituir apenas a junta ou todo o mecanismo.
Encanadores experientes recomendam a última opção por ser uma opção mais simples e confiável. Os acessórios domésticos, incluídos em quase todas as opções de banheiros econômicos, são relativamente baratos. Mas a vida útil de tais dispositivos é de quatro a cinco anos, ou até menos.
Um vazamento entre o vaso sanitário e a cisterna geralmente ocorre devido ao desgaste. junta de borracha, que os separa. O problema é resolvido substituindo este elemento:
Para substituir a válvula de corte, você deve adquirir exatamente o mesmo dispositivo. Antes dos reparos, a água do vaso sanitário é descarregada e a válvula danificada é simplesmente removida das braçadeiras. Com esta peça, você deve ir a uma loja de encanamento para comprar exatamente o mesmo elemento. A nova peça é cuidadosamente encaixada nos grampos, após o que o reparo pode ser considerado completo.
Resta recolocar a tampa do tanque e o botão de descarga. Nesta fase pode surgir um problema. Se a válvula de corte não tiver sido pré-ajustada em altura, parte dela sairá do orifício da tampa muito alto para permitir a instalação do botão de descarga.
Antes de instalar uma nova válvula, você deve compará-la com o elemento antigo e definir a altura apropriada. Para regular o comprimento da bóia, existem duas ripas localizadas nas laterais e fixadas na parte inferior do produto. Eles só precisam ser abaixados ou aumentados alguns degraus.
É claro que uma haste de válvula de corte muito curta é inútil; o botão de descarga não entrará em contato com ela, ou seja, o dispositivo simplesmente não funcionará.
Se não for encontrada na loja uma válvula de corte adequada, a tarefa fica mais complicada, pois esses produtos não são padronizados.Não se deve levar “algo parecido”, é melhor consultar um encanador experiente. Pode ser necessário substituir completamente todos os acessórios da cisterna do vaso sanitário. Neste caso, é necessário não só escolhê-lo corretamente, mas também instalar e ajustar de acordo com as instruções do fabricante.
Se a água entrar no tanque com um assobio característico, provavelmente o filtro da válvula de entrada está entupido. O fenômeno geralmente é acompanhado por enchimento lento ou insuficiente do tanque. O filtro está localizado sob a bóia e o procedimento para limpá-lo geralmente é descrito detalhadamente nas instruções.
Se você estiver preocupado com vazamentos próximos à alça, as etapas a seguir ajudarão a eliminá-los:
Para limpar o filtro, é necessário desparafusar a porca de fixação que o prende, retirar o elemento, enxaguar em água corrente e recolocá-lo. Também não custa nada lavar toda a válvula de admissão para limpar os dutos de detritos acumulados. Depois disso, a água encherá o tanque mais rapidamente e os ruídos estranhos desaparecerão.
Se o problema de entupimento do filtro e dos dutos ocorrer com muita frequência, faz sentido cuidar da filtragem da água da torneira que entra no tanque. Vazamentos nas juntas indicam que por algum motivo a vedação foi quebrada. A causa pode ser a instalação inadequada do vaso sanitário ou simplesmente o desgaste causado pelo tempo.
Se for observado vazamento em locais onde há conexão rosqueada, ela deve ser desparafusada e inspecionada. É melhor substituir imediatamente os elementos desgastados, como mangueiras flexíveis, por novos. Se a linha estiver em ordem, ela deve ser limpa de sujeira e seca. Depois disso, é necessário usar um novo lacre: linho, fita FUM, etc.
Não se deve enrolar muito material de vedação, isso pode levar à deformação das roscas, mas a falta de selante costuma causar vazamentos.É normal que o material sobressaia um pouco além da borda da junta após aparafusá-lo, mas não deve haver excesso.
É necessário enrolar a vedação na direção correta ao longo da rosca. Se a borda da linha estiver direcionada para o mestre, a linha ou fita deve ser enrolada no sentido horário, se estiver longe do mestre - no sentido anti-horário. Após o aperto, a junta é tratada adicionalmente com selante.
Um vazamento embaixo do vaso sanitário geralmente indica um problema com a mangueira corrugada que conecta a unidade ao ralo. Se usado punho de borracha (geralmente isso acontece), deve ser substituído, e então tudo deve ser cuidadosamente tratado com selante. Às vezes, a própria ondulação falha e também terá que ser completamente substituída.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O conserto de um banheiro atual é apresentado detalhadamente no vídeo a seguir:
Se compreender os princípios de estrutura e funcionamento da sanita, bem como as suas ferragens, pequenas reparações serão realizadas sem problemas. Claro que é necessário seguir a tecnologia de trabalho e, em casos especialmente difíceis, é melhor envolver um encanador experiente.
Você encontrou repetidamente vários tipos de quebras de banheiro e os reparou? Compartilhe sua experiência com iniciantes - conte-nos quais problemas você mesmo resolveu e em quais casos você não poderia ter feito isso sem chamar um encanador. Talvez você queira deixar recomendações úteis - escreva sua opinião e conselhos no bloco de comentários.
O seguinte problema aconteceu com o vaso sanitário: a injeção de água não parava e com o tempo ela escorria pelo buraco do vigia. Descobriu-se que o mecanismo não tinha uma bóia comum, mas uma cúpula de plástico oca. Em vez disso, instalei uma bóia caseira: peguei uma espuma densa e lixei até obter um formato retangular. Instalei na haste com cola à prova d'água. O problema desapareceu, então é bem possível consertar o banheiro com as próprias mãos.
O tanque é fácil de desmontar e, se o problema for menor, não será difícil consertá-lo sozinho. Tive experiência em consertar um tanque - depois de drenar, a água continuou vazando. No início isso acontecia ocasionalmente, depois com cada vez mais frequência. No final, a válvula mal segurava, tive que retirar completamente a tampa do tanque e pressioná-la manualmente a cada vez. A única maneira de resolver o problema era substituí-lo.
Na minha opinião tem um erro no vídeo, uma arruela plástica cônica é colocada dentro do cano, na frente do cone de borracha para baixo