Punho de borracha para vaso sanitário (excêntrico): regras de instalação e conexão
A ligação de uma sanita a um esgoto não requer conhecimentos e aptidões especiais, no entanto, durante a instalação poderá encontrar dificuldades na forma de incompatibilidade entre os eixos centrais da saída da canalização e do tubo de esgoto.
Furos que estão em níveis diferentes ou deslocados para o lado podem ser conectados por meio de um manguito sanitário - excêntrico ou corrugado.
Mostraremos como escolher o produto certo e instalá-lo. Não existem dificuldades particulares, o principal é ter em conta o desenho da própria sanita e seguir as instruções abaixo. Para facilitar a tarefa e melhorar a compreensão do processo de instalação, complementamos a informação com fotografias visuais e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Classificação de punhos sanitários
O manguito é um elemento de encanamento simples, mas necessário, responsável pela conexão firme do vaso sanitário à saída de esgoto. É obrigatório na instalação de qualquer tipo de aparelho de chão. Isto significa que quando escolhendo um banheiro compacto e adquiri-lo, você deve adquirir imediatamente uma braçadeira.
As peças disponíveis comercialmente diferem em material, diâmetro e formato, portanto, antes de comprar, você deve descobrir alguns pontos de conexão. Por exemplo, você precisa saber o diâmetro do cano de esgoto ao qual uma extremidade do manguito será fixada.O padrão é D 110 mm, mas podem ocorrer desvios da norma.
Deve-se esclarecer também o tipo de saída do vaso sanitário e seu diâmetro, já que nela será fixada a segunda extremidade do manguito. Possível incompatibilidade de tamanho.
O problema é resolvido usando um dos tipos de manguito:
- com conexão direta - modelo de cone simples;
- quando conectado com deslocamento - combinado com diferentes tamanhos de tomadas.
Em casos difíceis, quando os vasos sanitários com saída de esgoto estão em níveis diferentes do chão ou deslocados ao longo do eixo, é mais fácil utilizar um tipo de manguito mais elástico - um tubo corrugado, que possui duas pontas lisas e uma central flexível parte que pode esticar, alterar sua forma e comprimento.
Assim, se resumirmos todos os tipos de manguitos, podemos distinguir os seguintes grupos:
- reto e liso;
- canto liso;
- cônico;
- excêntricos;
- ondulado.
Você pode encontrar tipos combinados - por exemplo, liso, reto de um lado e ondulado do outro.
Com base no material utilizado, todos os manguitos são divididos em dois grupos:
- Plástico. Adequado para modelos modernos de vasos sanitários e canos de esgoto de plástico.
- Borracha. Usado para conectar a um tubo de ferro fundido.
A cor do material não significa nada, os fabricantes costumam produzir produtos brancos, cinza ou pretos.
Selecionando um adaptador orientado para tomada
Para além das dimensões, que são de suma importância, é também necessário ter em consideração as características de design da sanita, nomeadamente a forma de libertação.
Ele vem em três tipos:
- vertical;
- horizontal;
- oblíquo.
Liberação vertical
Na Rússia, é usado muito raramente, uma vez que a localização dos canos de esgoto acima do nível do chão contradiz tal dispositivo. A saída vertical é projetada de forma que o esgoto fique no nível do chão e os próprios tubos sejam costurados no teto ou colocados sob o revestimento do piso.
Se a instalação ainda for necessária banheiro com saída vertical, então é apropriado usar um manguito plástico reto, curto e cilíndrico. Não são necessários excêntricos ou configurações complexas porque o vaso sanitário com saída vertical é colocado diretamente acima da saída de esgoto.
Liberação horizontal
Esta opção é muito mais comum e é um elemento sanitário direcionado perpendicularmente à parede. Idealmente, ele deve estar localizado exatamente em frente à entrada da tubulação de esgoto.
Neste caso, um manguito de plástico liso de comprimento curto ou um elemento com dois cilindros nas bordas e um meio corrugado servirão.
Se a casa for antiga e os canos ainda não foram trocados (um caso raro), você precisará de uma braçadeira de borracha para o banheiro compacto, que serve para conectar canos de ferro fundido.Quando os eixos de entrada-saída mudam de altura, um excêntrico é útil - liso ou com tubo corrugado.
Se a distância até o tubo for significativa, às vezes é usada uma corrugação, esticando-o até o comprimento necessário, e um excêntrico para uma conexão mais hermética.
Como você pode ver, ao conectar um encanamento com saída horizontal, vários tipos de manguitos podem ser usados.
Liberação oblíqua
Esses banheiros também são conectados de diferentes maneiras, dependendo de sua localização em relação ao esgoto.
Se a entrada/saída estiver no mesmo nível, é melhor comprar um encanamento com saída horizontal.
No conectando a saída oblíqua Elementos cilíndricos de plástico curtos também são adequados se o vaso sanitário estiver montado próximo a um tubo, e produtos mais longos com corrugação se o encanamento estiver localizado a alguma distância do orifício de drenagem do esgoto.
Um manguito de borracha também é necessário apenas em um caso - se você precisar conectar o banheiro a um tubo de ferro fundido antigo.
Instruções de instalação para vários tipos de punhos
O princípio de fixação de peças de borracha ou plástico, lisas ou onduladas é semelhante, mas o processo em si pode diferir em nuances - desde a escolha da localização do vaso sanitário até o uso de métodos de fixação adicionais. Vejamos três opções de conexão comuns.
Nº 1: Instalando a vedação de borracha
Um manguito de borracha é um elemento curto e denso que não é puxado de fora, mas inserido no encaixe de um tubo de ferro fundido. Este é um tipo de vedação ou junta que cria uma conexão hermética entre o orifício de drenagem e o encanamento.
Além disso, protege as louças sanitárias contra lascas e danos em caso de violação involuntária da estabilidade da instalação.
Procedimento para instalação do manguito de borracha:
Se a saída do vaso sanitário se encaixar livremente na tomada, não será necessária uma solução de sabão. Pelo contrário, é necessário criar uma junção mais estreita.
Para isso, costuma-se utilizar um método tradicional moderno - o selante é aplicado em toda a superfície das peças adjacentes.Após o endurecimento, forma um anel hermeticamente fechado.
#2: Regras para usar o excêntrico
Você aprenderá que precisará de um excêntrico na fase de escolha do local para instalação do vaso sanitário. Se o orifício de saída do encanamento e o encaixe do cano de esgoto não estiverem exatamente opostos um ao outro, um simples conector de plástico não será suficiente. Os eixos de deslocamento requerem uma peça curva.
Antes da instalação, é necessário colocar o encanamento no lugar, medir o comprimento até o ralo de esgoto e mais uma vez certificar-se de que o modelo excêntrico para o vaso sanitário foi selecionado corretamente. Para verificar, basta colocar a peça em ambos os furos.
Ordem de serviço:
- limpamos a entrada de esgoto de sedimentos antigos;
- Colocamos o manguito com ponta larga (110 mm) na tomada do esgoto, revestindo os pontos de junção com selante;
- fixamos a segunda extremidade na saída oblíqua ou horizontal do vaso sanitário, também com selante;
- Realizamos um teste de drenagem de água;
- Caso não sejam encontrados vazamentos, fixamos o vaso sanitário em local previamente preparado com parafusos.
O problema surge quando, durante a instalação, o excêntrico foi selecionado incorretamente. Para evitar uma situação incômoda, em vez de uma estrutura rígida, você pode comprar imediatamente uma peça com meio elástico corrugado.
Conforme necessário, o excêntrico com acordeão pode ser ligeiramente deslocado para a direita/esquerda ou um pouco esticado, mantendo suas qualidades funcionais.
As peças móveis também são relevantes quando existe o risco de a sanita ficar mal fixada. Simplificando, quando o encanamento for sacudido, o aperto da conexão rígida será imediatamente quebrado, sem ameaçar a ondulação.
#3: Instalando o fole
Quando é difícil instalar um banheiro devido a um formato de saída inadequado ou a uma localização complexa do sistema de esgoto, um tubo corrugado elástico é frequentemente usado. Sua vantagem é que pode mudar facilmente de forma e comprimento, por isso é adequado para quase todos os tipos de lançamentos.
A única coisa que deve ser levada em consideração na hora da compra são os diâmetros das pontas cilíndricas de fixação. Eles podem ser 110 mm/90 mm, 110 mm/80 mm, etc.
O princípio da substituição ou instalações de papelão ondulado o mesmo que outros tipos de punhos:
- remoção do elemento antigo e desgastado;
- limpeza de entradas de sujeira e depósitos;
- inserir a extremidade tratada com selante na tomada de esgoto;
- fixar a segunda extremidade na saída do vaso sanitário;
- teste de drenagem de água, eliminação de deficiências.
Encanadores experientes recomendam não esticar ao máximo a ondulação, pois com isso ela perde a elasticidade e falha mais rápido.
É melhor escolher um modelo mais longo ou tentar aproximar o vaso sanitário da saída de esgoto. Outra opção é adquirir um manguito combinado, parcialmente composto por elementos rígidos.
Dicas para conectar adaptadores
Antes de escolher uma braçadeira, certifique-se de verificar a distância da saída do vaso sanitário até a tubulação de esgoto. Às vezes, o processo de instalação é interrompido apenas porque o comprimento do excêntrico é 2 cm menor que o necessário.
A ondulação alongada tem tendência a flacidez, portanto, serão necessários fixadores adicionais para dar uma aparência reta. Cantos agudos e curvas fortes são as causas de bloqueios frequentes.
Além do comprimento e formato dos punhos, preste atenção na espessura das paredes. Quanto maior for este indicador, mais tempo durará o dispositivo.
Antes de adquirir instalações hidráulicas, analise o estado da rede de esgoto, e então você poderá escolher um modelo com o tipo de saída desejado e decidir diagrama de instalação do banheiro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender sobre os segredos da seleção correta e do uso de algemas de encanamento nos vídeos a seguir.
Uso para conectar o manguito de canto:
Truques de encanamento ao usar adaptadores e manguitos:
A fixação da braçadeira faz parte do processo de instalação do vaso sanitário. Se você escolher o elemento de conexão correto, a instalação do encanamento não levará muito tempo e não causará dificuldades.
Caso encontre alguma dificuldade, recomendamos que procure ajuda de especialistas. Uma consulta oportuna antes de comprar uma braçadeira também não fará mal.
Você tem habilidades práticas para instalar, conectar um vaso sanitário e instalar uma braçadeira? Compartilhe seu conhecimento acumulado ou tire dúvidas sobre o tema nos comentários. O bloco de comunicação está localizado abaixo.
Eu tenho uma ondulação no meu vaso sanitário. Pensei em mudar, mas por quê? Cumpre bem as suas tarefas, a água não vaza para lado nenhum, tudo é estanque e isolado. Para mim não há diferença alguma, o principal é que é cómodo de instalar e desmontar se necessário.
Nesses casos, estou mais uma vez convencido do provérbio: “Não há nada mais permanente do que temporário”. Mas a corrugação não é uma solução temporária: para ser sincero, a vida útil que ela contém é de pelo menos dez anos. Se você não violar as regras de instalação, nenhum problema deverá surgir. Por exemplo, ao instalar um vaso sanitário, o comprimento da ondulação não é suficiente e ela fica esticada ao máximo, o que reduz significativamente suas propriedades de elasticidade. Não há necessidade de fazer isso, é melhor comprar com margem de comprimento.
E mais um clássico do gênero “vai servir”, quando não adivinhavam os diâmetros e as pessoas começavam a fazer um monte de adaptadores incompreensíveis. Estou anexando uma foto de como fazer, definitivamente não vale a pena!
Tudo deve ser feito corretamente. Em geral, quanto menos conexões melhor e não permita 90 voltas * isso leva a bloqueios