Como instalar um vaso sanitário com saída oblíqua: instruções técnicas detalhadas
Os vasos sanitários com saída oblíqua são líderes de mercado há vários anos.A sua popularidade pode ser explicada de forma simples: é esta ligação à rede de esgotos que é mais cómoda, porque... os elementos não precisam ser ajustados durante a instalação.
Esses modelos são perfeitos tanto para apartamentos em prédios altos quanto para residências particulares. E, se desejar, você mesmo pode cuidar da instalação. Em nosso artigo veremos como instalar um vaso sanitário com saída oblíqua sem ajuda externa. Forneceremos instruções passo a passo, descrevendo cada etapa detalhadamente. Todas as ações são acompanhadas de fotos visuais e recomendações de especialistas.
O conteúdo do artigo:
Características dos modelos com liberação oblíqua
A saída oblíqua do vaso sanitário é inclinada em relação ao chão. Isso facilita a conexão do encanamento à rede de esgoto mesmo nos casos em que não existe um ponto de conexão fixo, o que é impossível na instalação de modelos com horizontal ou sanitários com saída vertical.
A maioria das casas particulares e de vários andares são construídas de acordo com projetos padrão. Seus esquemas de comunicação são muito semelhantes e a disposição dos elementos dos sistemas de esgoto é pensada de forma que na instalação de vasos sanitários com saída oblíqua seja menos provável que ocorram problemas. A instalação é simples, leva um tempo mínimo e pode ser realizada por qualquer pessoa que saiba usar as ferramentas.
Os modelos com liberação oblíqua são muito convenientes de usar. Ao instalá-los, não é instalado um cotovelo em um ângulo de 90°, mas dois, cada um com um ângulo de rotação de 45°.
Graças a este projeto, o esgoto do vaso sanitário entra facilmente na rede de esgoto e não se acumula. Se o dispositivo estiver instalado corretamente, os bloqueios raramente ocorrem e são mais fáceis de resolver.
Instruções detalhadas de instalação
Normalmente, antes de instalar um vaso sanitário, é necessário remover o encanamento antigo, a menos que a obra seja realizada em um prédio novo. A remoção pode exigir um conjunto de chaves de fenda, um pequeno pé-de-cabra, uma serra para metal, um martelo ou uma marreta.
Para instalar um novo encanamento, as seguintes ferramentas e materiais serão úteis:
- furadeira de impacto ou furadeira com brocas pobedit;
- medindo instrumentos;
- marcador ou lápis para marcação;
- conjuntos de chaves – ajustáveis e chaves inglesas;
- um pedaço de lixa;
- um composto de vedação especial para trabalhos de encanamento e uma espátula de silicone macia para alisar as costuras;
- cimento;
- fio de resina, estopa, linho ou outro selante;
- trapos, panos de chão ou lenços absorventes para limpar água e secar superfícies.
Para conectar o autoclismo à rede de esgoto, são utilizados vários elementos - tubos, corrugados ou punhos com excêntricos. Você precisa decidir com antecedência sobre o método de montagem e adquirir as peças necessárias.
Quanto aos fixadores (parafusos, buchas e espaçadores, parafusos, buchas, etc.), os próprios fabricantes costumam completar seus produtos com eles. Porém, acontece que os vasos sanitários são vendidos “como estão” - sem os elementos necessários. Então você tem que comprá-los separadamente.
É aconselhável fazer isso imediatamente e na mesma loja onde você compra o encanamento. Certifique-se de que todas as peças tenham o tamanho e diâmetro corretos.
Etapa 1 - desmontagem de encanamentos antigos
Antes de iniciar a desmontagem, é aconselhável lavar o vaso sanitário antigo com um anti-séptico. Produtos químicos domésticos que contêm cloro, por exemplo, “Belizna” ou “Toilet Duckling”, são perfeitos para isso.
Ao trabalhar, certifique-se de usar luvas. Isso ajudará a evitar arranhões acidentais, abrasões e infecções subsequentes.
Durante o período de obra, vale abandonar o funcionamento da rede de esgoto. Se o banheiro estiver sendo substituído em um apartamento de um prédio de vários andares, é aconselhável que os vizinhos também não dêem descarga. Em primeiro lugar, deve-se desligar a água, drenar o tanque e desconectar a mangueira subaquática.
É melhor retirar imediatamente o tanque, caso contrário será difícil desmontar toda a estrutura junto com ele. Para fazer isso, desparafuse as porcas que prendem a tampa e as conexões da tigela. Se o modelo de cisterna for de parede, não é necessário desmontá-lo, apenas desmontá-lo da base do vaso sanitário.
As características de desmontagem de encanamentos antigos dependem do método de fixação. Os vasos sanitários são instalados em tafetá (tábua grossa de carvalho), montados em mástique adesivo ou fechos padrão.
Se for necessário desmontar um modelo montado em tafetá, é necessário desparafusar os parafusos para liberar a base. Muitas vezes acontece que a saída do vaso sanitário é vedada com argamassa de cimento. Deve ser cuidadosamente arrancado com martelo, cinzel ou cinzel. Você pode resolver o problema radicalmente: com um golpe forte embaixo da tigela, faça o tubo quebrar e depois desmonte a estrutura em partes.
O vaso sanitário pode ser instalado sobre borracha grossa colada no chão. Nesse caso, um golpe forte e forte com a palma da mão na base do vaso sanitário pela frente é suficiente para soltá-lo. Então tudo o que resta é resolver o problema.
A única forma correta de consertar o vaso sanitário é com parafusos. Este design é fácil de desmontar. Basta retirar os tampões decorativos que mascaram os fechos e desapertar os próprios parafusos.
A saída deve ser removida com cuidado da tomada da tubulação de esgoto. O vaso sanitário pode ser removido facilmente e sem danos.
Temos outro artigo em nosso site com instruções passo a passo sobre desmontando um banheiro antigo. Recomendamos que você se familiarize com ele.
Etapa 2 - preparação da base
A superfície onde está instalado o vaso sanitário deve ser perfeitamente plana, pois... Cargas desiguais na estrutura podem causar rachaduras. Se houver diferenças, a base é nivelada com argamassa de cimento. Então você terá que adiar a instalação do novo banheiro até que a solução esteja completamente seca.
Quando todo o trabalho preparatório estiver concluído, você poderá começar a instalar um novo encanamento.
Etapa 3 - conexão ao esgoto
O banheiro precisa ser montado e “experimentado” no local de futura instalação. Ele é colocado exatamente como será localizado e os pontos de fixação dos parafusos são marcados. Se o dispositivo for conectado por meio de um tubo de ventilador, você deve decidir imediatamente a escala do ajuste.
Existem três maneiras principais de se conectar ao esgoto:
- diretamente na tomada da tubulação de esgoto;
- usando manguito excêntrico;
- usando uma saída corrugada.
A instalação em soquete de tubo é uma opção ideal que pode ser utilizada se o novo dispositivo se encaixar claramente no lugar do antigo. Via de regra, isso acontece tanto com cálculos extremamente precisos, quanto na substituição do vaso sanitário pelo mesmo modelo novo.
Para vedar a conexão dos elementos, é utilizado um colar de vedação especial. Além disso, na hora de adquiri-lo, deve-se levar em consideração o material da tubulação de esgoto - plástico ou ferro fundido. Isso determina qual tipo específico de manguito é adequado.
A conexão ao esgoto leva apenas alguns minutos. Você precisa instalar uma vedação no soquete e, em seguida, inserir o tubo de saída do vaso sanitário nele. Se for necessária vedação adicional, as juntas podem ser tratadas com selante de encanamento.
A saída oblíqua pode ser conectada à rede de esgoto por meio de um colar excêntrico. Os eixos dos cilindros de tal manguito podem ser localizados com um deslocamento de até 5 cm entre si (ou seja, o banheiro não pode ser instalado mais do que 5 cm à esquerda ou à direita do centro do esgoto soquete).
Antes de conectar o manguito excêntrico à tubulação de esgoto, é necessário limpar bem a sujeira do encaixe, desengordurar e secar para que a umidade não interfira na vedação das juntas.
Após a preparação, um selante de silicone à prova d’água é aplicado no manguito e conectado à saída do vaso sanitário. Quando o composto de vedação estiver completamente seco, o encaixe do cano de esgoto é tratado da mesma forma e a outra extremidade do manguito é conectada a ele.
Após a ligação ao esgoto, é aconselhável não utilizar o vaso sanitário por pelo menos algumas horas até a polimerização final do selante (o tempo exato está indicado na embalagem da composição).
Há casos em que o manguito excêntrico acaba sendo inútil, pois os desvios entre a saída do vaso sanitário e a saída da tubulação de esgoto são superiores a 5 cm, então a única forma de instalar o encanamento sem refazer um trecho inteiro da rede de esgoto é utilizar uma saída corrugada.
A principal vantagem da corrugação para vaso sanitário é que ela é utilizada para quaisquer desvios, e o vaso sanitário pode ser colocado em qualquer ângulo em relação à tubulação de esgoto. Se forem planeadas grandes alterações e for necessário rodar a instalação sanitária 90°, isto também é possível. Usando papelão ondulado, é fácil substituir um vaso sanitário com saída vertical por um modelo com saída oblíqua.
Para instalar uma saída corrugada, uma tira de selante é aplicada na saída do vaso sanitário e a parte da corrugação onde fica a membrana é puxada sobre ela. A borda do tubo de saída deve ser fechada em 5 a 6 cm, e a peça deve ser colocada suavemente, sem distorções. Antes de conectar a saída ao esgoto, deve-se esperar até que o selante polimerize.
Quando a corrugação está firmemente colada na saída, ela é cuidadosamente inserida na tomada de esgoto limpa com a parte onde está localizada a vedação externa. Para deixar as juntas mais seguras, você pode tratá-las com selante de silicone, mas não é necessário.
Existem também outros artigos em nosso site que examinam minuciosamente vários diagramas de conexão de vasos sanitários e fornecem instruções de instalação usando vários adaptadores. Aconselhamo-lo a familiarizar-se com eles para escolher a opção mais adequada para si:
- Instalação de papelão ondulado em um banheiro e as especificações de conexão do encanamento com ele
- Punho de borracha para vaso sanitário (excêntrico): regras de instalação e conexão
- Como conectar um banheiro a uma rede de esgoto: uma visão geral das tecnologias de instalação para todos os tipos de banheiros
Etapa 4 - fixação do aparelho no chão
O banheiro é fixado ao chão de várias maneiras:
- âncoras ou cavilhas;
- parafusos em tafetá;
- para composição adesiva epóxi.
Se o vaso sanitário for instalado após o lançamento da betonilha, pode-se usar âncoras ou tafetá. Se a fixação for ancorada, os fixadores são instalados de forma que a peça fique acima do piso (até 5-6 cm). Se necessário, você sempre pode cortá-los, mas se não houver âncora suficiente para fixar a porca, haverá muito mais dificuldades.
Para o tafetá, pegue uma tábua de madeira forte de cinco centímetros, de preferência carvalho. Suas dimensões devem corresponder à perna do vaso sanitário. Os pregos são cravados em toda a superfície da placa de modo que passem direto e as pontas fiquem ligeiramente salientes do outro lado.
O tafetá é instalado na betonilha com as cabeças dos pregos voltadas para cima. A placa é preenchida com solução de modo que cubra as laterais até a borda superior. Quando o concreto secar, o vaso sanitário pode ser instalado sobre o tafetá e fixado com parafusos.
Em vez de uma placa de madeira, você pode instalar borracha grossa e densa.Essa junta pode ser feita com um tapete de borracha velho.
Em nosso site há uma análise detalhada dos métodos de fixação de vaso sanitário e instruções detalhadas com ilustrações visuais de cada etapa da obra. Para conhecê-los, acesse através deste link.
Se forem colocados ladrilhos cerâmicos no chão, o vaso sanitário pode ser “fixado” em resina epóxi. Cola perfeitamente uma variedade de materiais e é durável. A fixação é simples, mas leva muito tempo, porque... O epóxi seca e endurece por pelo menos 12 a 15 horas.
Antes de colar a base do vaso sanitário, é necessário preparar as superfícies - limpar bem, remover a poeira, desengordurar com solvente e secar. Os ladrilhos são lixados com lixa para torná-los mais ásperos.
Se quiser preparar a resina, é importante monitorar a temperatura para que ela não ultrapasse os 50 C. Se a resina epóxi for preparada corretamente, ela terá um aspecto plástico, homogêneo e poderá ser usada nas próximas 1-1,5 horas. .
A resina epóxi é aplicada na perna do vaso sanitário em uma camada de 4 mm e o dispositivo é instalado no lugar, pressionando-o firmemente contra o chão. Dentro de 12 horas não pode ser movido, usado ou continuado com qualquer trabalho, porque isso pode afetar a resistência da fixação.
Para obter instruções mais detalhadas sobre a instalação de um banheiro em azulejos, nós revisado aqui.
Etapa 5 - conexão ao abastecimento de água
A água pode entrar na cisterna por baixo ou pela lateral. A conexão inferior é considerada mais prática, mas requer atenção na hora de conectar a mangueira. É mais fácil conectar a alimentação lateral, mas esse tanque pode emitir ruído durante a operação. Este é um problema solucionável. Se você usar uma mangueira mais longa, o ruído ao tirar água será mínimo.
Você pode conectar o tanque ao abastecimento de água usando uma mangueira de entrada flexível ou rígida. A segunda opção costuma ser utilizada se a estrutura for montada em parede e o acesso para inspeções técnicas e reparos for difícil. Em outros casos, é melhor escolher uma mangueira de conexão flexível.
Ordem de serviço:
- Uma torneira separada é montada na tubulação de água para que, se necessário, o abastecimento de água ao tanque possa ser desligado.
- Uma mangueira flexível é conectada à torneira embutida e cuidadosamente apertada com uma porca de travamento.
- A segunda extremidade da camisa é fixada ao tanque de drenagem da mesma maneira.
- Resta apenas garantir que a conexão esteja firme. Para isso, abra a torneira e observe se a junta vaza quando a água entra no tanque.
- Se as conexões permitirem a passagem de água, elas serão seladas com espuma ou tratadas com selante de encanamento.
Às vezes, o problema de vazamento de água ocorre devido a uma mangueira com defeito.
Se nenhum método de vedação ajudar a eliminar o vazamento, será necessário substituir o revestimento por um novo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os modelos de vasos sanitários com saída oblíqua podem diferir muito entre si, mas o procedimento de instalação é sempre o mesmo.Oferecemos diversas instruções em vídeo que podem ser úteis e esclarecer dúvidas que surgem no processo de seleção e instalação de um dispositivo.
Recomendações para escolher o banheiro certo. Quais nuances devem ser levadas em consideração para não se enganar e comprar o modelo certo:
Instruções detalhadas para instalar o dispositivo com explicações detalhadas:
Dicas sobre como instalar de forma independente uma mangueira de abastecimento para conectar o tanque de drenagem ao abastecimento de água:
Você não precisa ser um encanador qualificado para instalar um vaso sanitário sozinho. Esta não é uma tarefa difícil. O principal é abordar com responsabilidade a escolha do modelo e dos componentes, pensar em um método adequado de ligação ao esgoto e fixação ao chão, e realizar todo o trabalho com cuidado.
Se você duvida de suas habilidades, é melhor procurar ajuda de especialistas.
Você está instalando um banheiro em casa e você mesmo irá conectá-lo aos serviços públicos? Talvez você tenha algumas perguntas? Pergunte ao nosso especialista no bloco de comentários.
Ou você já concluiu a instalação do seu banheiro? Qual etapa do trabalho foi mais difícil para você? Compartilhe seus conselhos, adicione uma foto do trabalho finalizado - muitos iniciantes que duvidam de suas habilidades ficarão gratos a você.
Uma coisa realmente muito conveniente é um banheiro com saída oblíqua. Quando fui à loja comprar um banheiro novo, estimei a localização dos canos e as dimensões a olho nu. Não havia tempo para medir e tive preguiça de procurar uma fita métrica. Portanto, tive que comprar uma corrugação e um manguito excêntrico na loja, só para garantir. Peguei porque realmente não queria instalar a corrugação devido à distância significativa do vaso sanitário da parede.Chegando em casa, descobriu-se que nada disso era necessário, o banheiro cabia perfeitamente. É graças à liberação oblíqua. A única coisa que usei foi selante de silicone para selar a conexão com o ralo.
Minha avó herdou um apartamento, um apartamento antigo e comum de Khrushchev. Enquanto ela estava viva, ela não permitiu que reparos fossem feitos. Você mesmo sabe como é difícil persuadir uma pessoa. Quando estávamos reformando o banheiro (ele compartilha um vaso sanitário), resolvi instalar um vaso sanitário com saída oblíqua. Ao desmontar o banheiro antigo, o piso já irregular foi danificado. Portanto, é muito importante eliminar todos os defeitos antes de instalar um novo, caso contrário ele “andará” no chão.
O maior problema que tive foi nivelar o chão e encaixar a saída inclinada sob o cano de esgoto. O antigo estava embutido em uma base de concreto, então quando foi desmontado ficou uma queda forte. Tive que tirar o excesso, depois nivelar e só depois instalar um novo. Quanto à saída oblíqua, consegui encaixá-la no ralo, mas me custou muito esforço.