Instalação de papelão ondulado em um banheiro e as especificações de conexão do encanamento com ele
Encanamentos de plástico leves, mas duráveis, simplificaram bastante a instalação de muitos aparelhos.Em particular, a corrugação para sanita permite ligar a saída deste tipo de canalização à saída de esgoto com muito mais rapidez e sem muita dificuldade.
Você deseja instalar a corrugação sozinho? Diremos como fazer isso - o artigo discute o procedimento de instalação de corrugações e opções de conexão de vasos sanitários com diferentes tipos de saída. Também são fornecidas dicas de instalação e recomendações para escolher a melhor corrugação.
Graças a uma análise detalhada de nuances importantes, o procedimento de conexão é bastante acessível até mesmo para um não profissional.
O conteúdo do artigo:
Tipos de papelão ondulado e dicas para escolher
A ondulação pertence à classe dos acessórios de drenagem. Este é um adaptador extensível durável feito de materiais poliméricos e em formato de acordeão. Suas propriedades permanecem inalteradas mesmo quando aquecido e esticado.
O tubo corrugado tem o formato de uma luva com um manguito de plástico que possui uma vedação de borracha em seu interior. Com sua ajuda, vasos sanitários com diferentes tipos de descarga - oblíqua e horizontal - são conectados à rede de esgoto.
Suas dimensões variam de 21,2 a 50 cm, a extremidade do tubo com saída tem seção transversal de 11 cm, e o conectado à saída tem seção transversal de 7,5 cm no interior e 13,4 na superfície externa.
Tipos de tubo corrugado
As corrugações disponíveis para venda são não reforçadas ou macias, reforçadas com paredes reforçadas com fio inoxidável e rígidas.Os primeiros são relativamente baratos e não possuem características de resistência muito elevadas.
A ondulação macia adapta-se a qualquer estrutura e é mais fácil de instalar. O ruim é que após alguns anos de operação podem surgir dificuldades de drenagem devido à flacidez do adaptador corrugado.
O tubo reforçado tem características muito superiores, é mais confiável e durável, mas também mais caro. Esses tubos corrugados possuem um tubo rígido com uma curva, e sua continuação é a ondulação. São indispensáveis quando é necessário conectar um vaso sanitário com saída oblíqua ao ralo.
Informações detalhadas sobre os tipos de vasos sanitários e tipos de liberação são discutidas em outro nosso artigo.
As ondulações também são divididas de acordo com critérios como comprimento - elas são curtas e longas. O comprimento da ondulação curta dobrada é de 21,2 cm, e se esticada é de 32 cm. A ondulação longa comprimida tem comprimento de 28,5 cm e pode ser esticada até 0,5 m.
Não puxe o conector de ponta a ponta - isso pode causar vazamentos. Ao escolher uma ondulação, é necessário observar a densidade do material, o estado das vedações e a uniformidade do manguito.
As ondulações e a direção do sino são diferentes. Pode ser reto ou curvo em 45⁰ ou 90⁰.
Quando a corrugação é usada?
O uso de papelão ondulado justifica-se em 3 casos:
- Quando a tigela e a campainha possuem diferentes tipos de saída. Isso acontece muitas vezes porque... As características de design dos banheiros são diferentes. Nem todos os tipos desses acessórios de encanamento podem ser conectados de maneira padrão e, então, o tubo corrugado pode atuar como um adaptador.
- O vaso sanitário está deslocado em relação à tubulação de esgoto. Esta situação é possível quando são colocados ladrilhos no chão ou quando a localização da sanita é alterada. Não será possível conectar elementos incompatíveis com quaisquer outros tubos, e somente o uso de corrugado pode resolver facilmente o problema.
- Como opção temporária para conectar um banheiro.
O uso de papelão ondulado oferece muitas vantagens, mas esse método tem suas desvantagens. As paredes de plástico são finas e se algo pontiagudo entrar acidentalmente no tubo, elas serão danificadas. Perigoso para corrugações e água fervente. Tudo isso reduz a vida útil do conector plástico. Se a ondulação estiver esticada e não fixada, ela cederá.
Características de escolha de corrugações
Ao comprar papelão ondulado para conectar um vaso sanitário, você precisa escolher o da mais alta qualidade. Isso reduzirá a zero a possibilidade de vazamentos e fará com que o produto dure mais. A diferença de preços é pequena, por isso é melhor pagar um pouco mais e evitar problemas desnecessários na forma de conteúdo de canos no chão.
Quaisquer comparações entre corrugações nacionais e estrangeiras não favorecem a primeira. Nossa corrugação não cobre bem as paredes do tubo. Nenhum truque ajuda - a corrugação doméstica não adere completamente à superfície interna da tubulação de esgoto.
Freqüentemente, um tubo corrugado forma ondas, o que causa vazamento. Mesmo a instalação profissional não o ajudará a evitar tais problemas.
Os melhores países produtores de papelão ondulado são Itália, República Tcheca e Inglaterra. Depois de visitar o mercado, você notará que a maior parte dos produtos vem da China. Não se sinta tentado pelo seu baixo custo; eles não durarão muito e o que parece ser uma economia se transformará em custos adicionais.
Ao escolher uma manga corrugada, você deve observar a espessura de suas paredes. Se as demais características forem equivalentes, então deve-se comprar aquele com paredes mais grossas. É ruim que essa informação nem sempre esteja indicada na descrição anexa ao produto.
Alguns tubos corrugados são projetados para prender um elástico a um anel de plástico. Existem modelos que proporcionam uma conexão direta - o elástico é inserido na ponta e fixado na espinha. A segunda opção é mais confiável.
O procedimento para conectar um banheiro usando papelão ondulado
O trabalho de ligação do banheiro não é difícil, mas uma certa sequência de ações deve ser seguida. É mais conveniente começar a instalar a corrugação no vaso sanitário, tanto novo quanto antigo, antes mesmo de fixá-lo em local permanente.
Quando não há necessidade de fazer nada com um produto que acabou de ser trazido da loja, a saída do aparelho antigo deve ser liberada de camadas de cimento ou selante.
A tomada do cano de esgoto também precisa ser limpa. Se este local não estiver livre de materiais residuais, será difícil garantir a estanqueidade da conexão.
Em seguida, proceda de acordo com o seguinte esquema:
- A ponta do tubo que vai ser conectado ao esgoto é tratada com silicone. A extremidade da saída deve ser bloqueada uniformemente por uma saída de 50-60 mm. É necessário apertar com um giro, sem permitir distorções. Para facilitar o processo de aperto das ondulações, aplique sabão na vedação de borracha do encaixe.
- Insira o tubo corrugado na entrada do sistema em uma extremidade e conecte a outra extremidade ao vaso sanitário.
- Despeje água no vaso sanitário para verificar as juntas.
- Marque os pontos de montagem do vaso sanitário no chão, desconectando primeiro a corrugação.
- Faça furos e cubra com selante.
- Prenda o banheiro no chão. Neste caso, os parafusos de fixação são apertados até que o dispositivo pare de oscilar e fique perpendicular ao chão. Se você aumentar a força, poderá quebrar a base.
- Reconecte o adaptador, trate as juntas com selante de encanamento e verifique novamente se há vazamentos.
- A betonilha é aplicada e a superfície do piso é acabada.
O formato da saída de um vaso sanitário de chão pode ser vertical, horizontal ou oblíquo. Em cada caso, a ligação de uma sanita tem características próprias. Em casas antigas, as saídas verticais e oblíquas são mais frequentemente encontradas, enquanto em casas novas - horizontais.
Para conectar o vaso sanitário a uma tubulação de esgoto cuja saída fica no chão, é adequado um tubo corrugado com encaixe dobrado em 90⁰. Para um encanamento com saída horizontal, utiliza-se principalmente uma corrugação com rotação de soquete de 45⁰.
Acontece que em um banheiro com área pequena é necessário colocar muitas louças sanitárias. Para isso, a tubulação de esgoto precisa ter muitas ramificações, o que nem sempre é realista.
A única saída é usar um vaso sanitário corrugado com ralo. É a única alternativa quando o banheiro fica quase ao lado do vaso sanitário.
Acontece que por algum motivo a corrugação fica inutilizável. Substituí-lo é fácil. Para isso, não é preciso nem desmontar o vaso sanitário, mas sim preparar trapos e baldes.
Desligue o fluxo de água no ralo do vaso sanitário e desconecte o tubo destinado ao fluxo de água. O tanque é esvaziado de água e removido. O tubo corrugado é simplesmente comprimido e desconectado do dispositivo. Em seguida, remova-o do soquete.
O novo tubo é inserido no encaixe, comprimido e puxado para a saída do vaso sanitário. Tudo isso pode ser feito com uma corrugação esticada. Se estiver extremamente comprimido, nada funcionará. Esta é uma nuance que deve ser levada em consideração durante a instalação inicial.
Temos outros artigos úteis em nosso site com instruções detalhadas para instalação de vasos sanitários de vários tipos e designs:
- Como instalar um vaso sanitário com saída oblíqua: instruções técnicas detalhadas
- Sanita com saída vertical: como funciona e funciona, prós e contras, instruções passo a passo de instalação
- Sanita de canto com cisterna: prós e contras, diagrama e características da instalação de sanita de canto
- Como conectar um banheiro a uma rede de esgoto: uma visão geral das tecnologias de instalação para todos os tipos de banheiros
Algumas dicas úteis de instalação
Apesar de todas as suas vantagens, a corrugação plástica não foi projetada para cargas pesadas, portanto não pode ser montada dentro de uma parede. Se a distância da parede ao encanamento for grande, você deve selecionar cuidadosamente o comprimento do conector.
A ondulação estica, mas se essa propriedade for abusada, as paredes podem ficar mais finas e a resistência da estrutura diminuirá. Não há necessidade de esticar a corrugação antes de instalá-la - isso fará com que a saída fique flácida.
Estique-o imediatamente antes de conectá-lo ao cano de esgoto. Para evitar bloqueios, não há necessidade de permitir flacidez ou contra-inclinação da ondulação. Quando o cano de esgoto e a saída do encanamento estão localizados relativamente altos, um suporte é construído sob o conector.
Quando você decidir instalar uma tela de proteção para mascarar as comunicações e usar o espaço cercado como local para guardar vários itens pequenos, não se esqueça que um objeto pesado pode danificar a ondulação.
Antes de instalar a corrugação plástica no vaso sanitário, leve em consideração que o produto de tamanhos padrão não permite sua instalação rente à parede. É melhor usar aqui excêntrico.
Não devemos esquecer os padrões de encanamento ao escolher um declive. Não gire o tubo reforçado em ângulo reto. Se o dispositivo ocupar uma posição não padrão, será utilizado um elemento de conexão deslocado.
A ondulação pode compensar um deslocamento bastante significativo. Graças a ele, o dispositivo pode ser movido no máximo 200 mm. Ele também pode ser girado para qualquer ângulo que você desejar. Para fazer isso, use uma opção como conexão serial de dois tubos corrugados.
Você precisa prestar atenção especial ao ângulo em que a ondulação é dobrada. Se a pressão for muito alta, a drenagem não poderá ser realizada de forma eficaz. Além de tudo, a ondulação pode rachar no ponto de beliscar.
Conexão sem ondulação
Se os formatos da saída do vaso sanitário e do cano de esgoto coincidirem, você pode ficar sem ondulação. Ao conectar um banheiro sem usar papelão ondulado, certas regras são seguidas. Nesse caso, eles usam um adaptador, também chamado tubo de ventilador ou um cano.
O método de instalação é escolhido em função do formato da saída do vaso sanitário: no caso de saída oblíqua, a instalação é feita no chão; no caso de saída vertical, o vaso sanitário é montado na parede em um ângulo de 90⁰ ; no caso de saída horizontal, o vaso sanitário também é instalado na parede, mas em um ângulo de 30 a 40⁰.
Opção nº 1 – saída vertical do vaso sanitário
O modelo desta sanita está equipado com sifão com tubo de saída.Primeiro é marcado um local para esta estrutura, depois é instalado um flange com trava.
O cano de esgoto é montado em seu centro e um encanamento é instalado. O vaso sanitário é virado até ficar completamente consertado. O tubo ocupa seu lugar automaticamente.
Este esquema é bom porque a fiação fica invisível porque canos estão escondidos no chão. Isso economiza espaço. A desvantagem é que para eliminar o vazamento será necessário quebrar o revestimento do piso.
Opção nº 2 - tipo de liberação horizontal
Esta liberação é direcionada de volta para a parede. Aqui você não pode prescindir de um manguito de vedação. Primeiro, o vaso sanitário é fixado ao chão com buchas. Recomendamos mais sobre os melhores métodos para fixar um vaso sanitário ao chão veja aqui.
A seguir, faça a conexão com muito cuidado.
Primeiro, o manguito de vedação é instalado sem selante e depois testado pressionando o dreno. Se não houver vazamentos em nenhum lugar, a instalação final está feita.
Opção nº 3 - saída oblíqua do vaso sanitário
Para conectar usando um tubo de plástico, misture chumbo vermelho com óleo secante e cubra a saída do vaso sanitário com ele. No topo é feito um selo em forma de fio de resina. O selo é revestido com chumbo vermelho. A saída é inserida na tubulação de esgoto e o vaso sanitário é instalado.
Um colar de vedação também pode ser usado aqui. Depois de preparado para liberação, este é colocado na tomada de esgoto. Certifique-se de selar a conexão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Aqui você verá como instalar um vaso sanitário com saída e conectá-lo com papelão ondulado:
Aqui o autor fala sobre sua própria experiência ao conectar um banheiro:
Como você pode ver, a ondulação usada para conectar o vaso sanitário é um elemento pequeno, mas muito importante do sistema. Você precisa escolhê-lo com responsabilidade e, ao instalá-lo, seguir todas as instruções.
Se você seguir essas recomendações, a estrutura será o mais durável possível e durará muito tempo.
Você sabe como conectar um banheiro a um esgoto usando papelão ondulado? Talvez você tenha notado uma imprecisão na descrição do processo de instalação discutido em nosso artigo? Ou você tem recomendações úteis baseadas em sua própria experiência? Escreva sobre isso nos comentários abaixo.
Em princípio, conectar a corrugação ao vaso sanitário não é uma tarefa difícil. Mas você ainda precisa estar ciente de todas as nuances da instalação. Existem alguns detalhes importantes que você precisa saber se não for um encanador profissional. Em primeiro lugar, você deve sempre selecionar o comprimento correto da própria ondulação, que é exatamente o que você precisa, nem mais curto nem mais longo. Em segundo lugar, para evitar vazamentos, nunca aperte o conector de ponta a ponta. E, claro, a própria ondulação deve ser feita de material de alta qualidade.
Bem, sim, lembro-me imediatamente de como instalei o banheiro. Só que minha situação é diferente. Hoje em dia, os fabricantes fazem principalmente vasos sanitários com descarga direta, e meu cano de esgoto ainda é um velho ferro fundido 250. E está localizado em um ângulo. Usei papelão ondulado como adaptador.Não lembro a marca ou fabricante. A única coisa que sei é que não precisei esticar muito. Agora estou pensando, se a espessura da parede corrugada for pequena, mas não a estiquei muito, funcionará para mim como um análogo caro?
Olá. Bem, só podemos adivinhar aqui. Eu tenho o papelão ondulado mais barato que encontrei na cidade, funcionou incansavelmente por 7 anos, o vaso sanitário foi trocado mais rápido 🙂 O papelão ondulado tem medo de deflexões, acumulam-se entupimentos neles, que são difíceis de remover com cabo de encanamento, e o adaptador pode ser danificado. Mas você não precisa, você tem um leve alongamento. Em geral, o vaso sanitário deve ser utilizado corretamente e não haverá problemas com componentes ou, principalmente, entupimentos.
Como prolongar a vida útil da sua corrugação:
1. Não jogue vidros e outros objetos pontiagudos no vaso sanitário.
2. Tenha cuidado ao remover bloqueios usando um cabo de encanamento.
3. Use com menos frequência produtos agressivos para limpeza de vasos sanitários, que podem afinar as paredes do plástico.
4. Tente não jogar grandes quantidades de água fervente no vaso sanitário.
5. Não jogue papel higiênico ou guardanapos (especialmente os molhados).
6. Ao despejar água gordurosa no vaso sanitário (muitas pessoas a usam como ralo), tente primeiro diluí-la com detergentes.
7. Se ainda houver trecho, instale suportes sob ele.
Parece que você precisa instalar uma corrugação aparentemente comum, mas existem muitas nuances. Para ser sincero, certa vez enfiei uma corrugação com um excêntrico no ralo e de alguma forma nem pensei na rotação e no ângulo de inclinação corretos. Eu tenho lavado e ligado por cerca de 5 anos.
Obrigado! Muitas informações úteis! Mas talvez você possa me dar uma dica: um banheiro foi instalado em um prédio novo, mas há um cheiro forte e desagradável vindo do banheiro.No final da corrugação deve ter algum tipo de abridor-fechador na hora de drenar, para que não saiam odores da tubulação de esgoto, certo? Obrigado.
Muito provavelmente a corrugação estava simplesmente presa sem selante. Além disso, é barato por si só. Esta é uma ocorrência comum em apartamentos novos.