Aquecimento numa casa de madeira: uma revisão comparativa de sistemas adequados para uma casa de madeira
Até recentemente, o aquecimento de uma casa de madeira era organizado com um fogão de tijolos. Era esta a principal fonte de calor e quase o principal local no interior do edifício.
Hoje tudo mudou muito. Graças ao desenvolvimento ativo da tecnologia, qualquer proprietário de uma casa de madeira poderá implementar um sistema de aquecimento que satisfaça todas as suas necessidades. O principal é saber o que escolher e a quais nuances prestar atenção.
O conteúdo do artigo:
Tipos de sistemas de aquecimento
Em primeiro lugar, a casa pode ser aquecida através de uma estrutura autónoma com circulação forçada ou gravitacional (natural) do refrigerante. Cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Além disso, há situações em que é melhor usar uma ou outra variedade.
Vantagens e desvantagens da circulação natural
O bombeamento gravitacional é inteiramente baseado nas leis da física. Mais precisamente, o refrigerante se move pela tubulação devido à diferença de peso entre a água resfriada e a aquecida.
Um líquido quente tem um volume muito maior, mas muito menos massa.Conseqüentemente, ele sobe pelo riser, avança através de tubos colocados em ângulo e é bombeado para radiadores de aquecimento, onde é resfriado.
A lista de vantagens de tal solução deve incluir a facilidade de instalação. Um sistema com circulação natural dura muito mais tempo e é estável. Ao mesmo tempo, a ausência de bomba permite eliminar o excesso de ruído e garantir a independência da disponibilidade de energia elétrica.
Quanto às desvantagens, este tipo de solução só pode ser utilizada para aquecer uma casa pequena. Além disso, o sistema requer a colocação de tubos de grande diâmetro, o que aumenta significativamente o custo de organização de um sistema de aquecimento doméstico.
Características distintivas dos sistemas de bombeamento
Para fazer a água fluir mais rápido através dos canos, o sistema de aquecimento é cortado em Bomba de circulação. Com sua ajuda, você pode mover a mídia praticamente sem perda de temperatura. Como resultado, uma construção de madeira aquece muito mais rápido, o que economiza uma quantidade considerável de combustível.
A principal vantagem da circulação forçada é que a área da casa aquecida pode ser praticamente ilimitada. Ao mesmo tempo, o proprietário tem a oportunidade de controlar a quantidade de calor e a velocidade da bomba. As desvantagens desta solução são a dependência do sistema da disponibilidade de energia elétrica e o elevado nível de ruído do equipamento.
Tipos de mídia térmica
Para transferir calor do gerador para a sala aquecida, é mais frequentemente utilizada água, que foi aquecida a uma determinada temperatura e circula por uma tubulação.
Hoje esta é a solução mais acessível e simples. Certo calculando o número de radiadores E potência da caldeira, você pode organizar um sistema de alto desempenho que não requer nenhum cuidado especial.
Além do aquecimento de água, em uma casa particular de madeira é utilizado:
Uma opção de combinação também é frequentemente usada. Um esquema bem desenhado permite, sem gastar muito dinheiro, construir um sistema que aquecerá completamente a casa em questão de horas.
Critérios para escolher um gerador de calor
Existe simplesmente uma grande seleção no mercado - fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem uma grande variedade de modelos. A partir desse sortimento, um comprador com qualquer nível de renda poderá escolher algo para si.
Para não errar na hora de comprar uma caldeira, é preciso verificar qual tipo de combustível está mais disponível na região. Também é importante calcular corretamente a potência do equipamento.
Vantagens das unidades de gás
A grande maioria dos proprietários de casas de madeira opta por equipamentos a gás.
Popularidade da parede e caldeiras a gás de chão Isso se deve ao fato desse combustível ser um dos mais baratos em muitos países.Além disso, com a sua ajuda poderá organizar um sistema de aquecimento totalmente autónomo e isento de manutenção.
A lista de vantagens das caldeiras a gás precisa ser complementada:
- Alta eficiência. Mesmo um dispositivo de baixa potência gera mais calor do que seus equivalentes que funcionam com outros tipos de combustível.
- Fácil de usar. Não há necessidade de se preocupar com onde o combustível será armazenado. Ao mesmo tempo, usar esse equipamento é fácil - você só precisa configurá-lo uma vez.
- Durabilidade. Uma unidade de gás de alta qualidade durará pelo menos 15 anos.
A principal desvantagem é a necessidade de obter permissão especial para instalá-lo. Todas as outras desvantagens são completamente compensadas pelas vantagens.
Componente diesel no sistema
Os equipamentos movidos a diesel tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. Em primeiro lugar, caldeiras de combustível líquido barato de manter e fácil de instalar.
Ao mesmo tempo, não há necessidade de organizar um projeto complexo de chaminé - muitos modelos funcionam com óleo leve para aquecimento. Basta organizar a saída do tubo em forma de sanduíche. Possui uma turbina especial que expele o ar.
Se você decidiu instalar uma caldeira a diesel, precisa entender que esse método de aquecimento será caro. Afinal, a eficiência desse equipamento varia de 75 a 85%, o que é um valor bastante baixo.
Além disso, uma unidade movida a diesel requer monitoramento constante. Se for deixado por pelo menos uma semana, causará problemas.Na verdade, devido à baixa qualidade do combustível, o equipamento pode parar. Como resultado, a água nos canos irá congelar e estourar.
Caldeira de combustível sólido
Este tipo de equipamento é tão popular quanto o equipamento a gás. A grande demanda se deve à eficiência e ao respeito ao meio ambiente das caldeiras de combustível sólido. Afinal, tal dispositivo é o dispositivo mais barato para operar. Ao mesmo tempo, queima combustível renovável e é altamente eficiente em termos energéticos.
Existe uma seleção impressionante no mercado caldeiras de combustível sólido. A economia neste assunto nem sempre se justifica - se você decidir comprar o modelo mais barato, é preciso estar preparado para o aparecimento de fuligem, fuligem e aceitar a necessidade de limpezas frequentes.
Gerador de calor elétrico
Equipamentos que utilizam corrente em seu funcionamento são a única solução para aquelas regiões onde não estão instalados sistemas de comunicação centralizados. Na maioria das vezes é usado como uma opção adicional.
Hoje os fabricantes oferecem uma ampla gama de caldeiras elétricas. Modelos com potência de 6 a 30 kW estão disponíveis no mercado. Uma gama tão ampla de desempenho permite encomendar um dispositivo para uma casa de madeira de qualquer tamanho.
Vantagens do equipamento:
- pequenas dimensões;
- segurança operacional;
- autonomia completa;
- baixo custo;
- Eficiência próxima de 100%.
Mas tenha em mente que a eletricidade é o transportador de energia mais caro. Portanto, mesmo apesar do baixo custo da unidade, a operação de tal sistema será dispendiosa.
Regras de cálculo de energia
Para determinar o desempenho ideal da caldeira não é necessário procurar ajuda de um especialista. Para fazer isso, você só precisa determinar a quantidade de perda de calor. Conhecendo esse valor, deve-se multiplicá-lo pela área da casa e o número resultante será a potência necessária.
Se o edifício não estiver isolado de forma alguma, o aquecimento de um metro quadrado exigirá de 130 a 200 W. Para edifícios com janelas antigas e fachada revestida com material que não permite a passagem do frio, o valor ideal seria 90-120 W/m2.
Quanto às casas com bom isolamento térmico de pisos de sótão e cave, janelas plásticas com vidros duplos, portas isoladas, trocas de ar devidamente organizadas, então 50-80 W/m serão suficientes para aquecê-las.2.
Sutilezas na seleção do radiador
Os radiadores são um dos componentes mais importantes do sistema. Afinal, eles distribuem o calor por toda a sala. Portanto, sua escolha deve ser feita com total responsabilidade, e não comprar o primeiro produto que encontrar.
As baterias são divididas em categorias dependendo do seu design e do material de que são feitas. Como um grande sortimento pode levar um comprador despreparado a um beco sem saída, antes de ir à loja é necessário entender as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Estética das estruturas de alumínio
Esses produtos surgiram na Itália há mais de 35 anos. Desde a sua invenção radiadores de alumínio os sistemas de aquecimento tornaram-se imediatamente populares e conquistaram o reconhecimento dos profissionais.
E isso não é de todo surpreendente, porque essas estruturas se distinguem pela leveza, alta transferência de calor e design atraente. Mas eles são pouco resistentes à corrosão e suscetíveis à ventilação.
As baterias de alumínio podem ser fundidas ou extrudadas. O primeiro tipo é uma estrutura monolítica e o segundo é um blank formado por uma prensa, da qual são posteriormente cortados os produtos acabados.
As estruturas fundidas são consideradas mais confiáveis e duráveis. Em outros aspectos, seus análogos não são de forma alguma inferiores a eles.
Radiadores de painel de aço
O aço é um excelente condutor de calor. Portanto, as baterias feitas a partir dele são consideradas as mais eficazes e recomendadas para instalação por todos os especialistas. Além disso, são uma estrutura monolítica, o que simplifica muito a instalação.
Sujeito a uso radiadores de aço numa casa ou casa de campo com sistema de aquecimento autónomo não apresentam desvantagens. Se todas as recomendações forem seguidas, a vida útil pode chegar a 30 anos.
O bom e velho ferro fundido
Os radiadores de ferro fundido foram usados pela primeira vez há mais de um século.Mas ainda hoje não perderam a sua relevância e estão ativamente instalados em sistemas de aquecimento.
A razão para isso é a facilidade de manutenção e a enorme vida útil - o ferro fundido durará fielmente cerca de 50 anos. Ao mesmo tempo, retém bem o calor. Os produtos demoram muito para aquecer, mas depois de desligar o aquecimento aquecem o ambiente por muito tempo.
Levando em consideração todas as suas vantagens aparelhos de ferro fundido Eles têm apenas uma pequena desvantagem: são pesados. Assim, o peso de uma seção pode chegar a 6 kg, e o peso de toda a bateria pode ser de 36 kg.
Radiadores tubulares de aço
As baterias tubulares, via de regra, são classificadas como produtos do segmento de preço mais alto. Eles atendem integralmente a todos os padrões de qualidade e apresentam uma série de vantagens em relação aos seus análogos.
Em primeiro lugar, essas estruturas podem suportar facilmente mudanças bruscas de pressão e, no caso de um corte térmico, a bateria não ficará cheia de ar.
Além disso, os radiadores tubulares têm uma superfície lisa tanto por fora quanto por dentro. Graças a isso, apresentam um aspecto atraente, pelo que se adaptam harmoniosamente a qualquer interior.
Estruturas bimetálicas modernas
Esses tipos de baterias são feitos de uma liga de alumínio e aço. Esses metais possuem características completamente diferentes e, como resultado de sua combinação, obtém-se um material com excelente desempenho.
Mais precisamente, esses radiadores apresentam alta condutividade térmica e podem resistir facilmente ao golpe de aríete.Montagem de qualidade fornecida produtos bimetálicos servir por cerca de 50 anos. Mas eles são muito caros.
Convectores de piso embutidos
Este dispositivo de aquecimento é um tubo feito de cobre e alumínio através do qual o refrigerante se move. Principal vantagem convetores de piso - esta é uma oportunidade para construí-los diretamente no chão.
Neste caso, a estrutura não ocupa preciosos metros quadrados residenciais, mas ao mesmo tempo aquece bem o edifício. A única coisa que sai é a grade ou painel decorativo.
Se a instalação for realizada incorretamente, podem formar-se correntes de ar no interior da divisão. Além disso, você precisa monitorar cuidadosamente a limpeza do elemento de aquecimento - os fluxos de ar transportam bem a poeira.
Tubulação do sistema de aquecimento
A principal tarefa dos tubos é transferir o refrigerante da caldeira para os radiadores. Existem muitos tipos deles - eles são divididos em categorias dependendo do material.
Os dutos são:
- polímero;
- aço;
- cobre.
A última variedade é resistente a altas temperaturas e altas pressões. Atualmente, os tubos de cobre são os mais confiáveis e seguros. Graças a isso, eles podem ficar escondidos na parede. Mas eles são muito caros.
Hoje em dia, as tubulações de aquecimento são mais frequentemente montadas a partir de produtos de metal-plástico ou polipropileno. Eles são caracterizados pela facilidade de instalação e resistência à corrosão.Os elementos são conectados entre si por meio de soldagem. A desvantagem é a baixa resistência hidráulica.
Elaboração de um esquema de aquecimento
Como a água é predominantemente utilizada como transportador de calor, os esquemas discutidos abaixo serão baseados neste fator. A essência desse tipo de sistema de aquecimento para uma casa de madeira é que o líquido é aquecido em uma caldeira e passa pelas tubulações até os radiadores, onde é resfriado. Em seguida, a água retorna à fonte de calor.
Instalação de um sistema monotubo
A escolha do esquema depende em grande parte se é usado um sistema com bombeamento de refrigerante por gravidade ou forçado. Além disso, na hora de elaborar um projeto, é preciso levar em consideração a quantidade de circuitos.
A vantagem de criar um circuito de aquecimento é a facilidade de instalação. Se você seguir o plano, poderá concluir o trabalho rapidamente, sem envolver um profissional.
O sistema de tubo único permite economizar acessórios de encanamento. E para equalizar ao máximo a temperatura em todo o circuito, é necessário aumentar o número de seções do radiador que estão conectadas nas extremidades. Para acelerar o fluxo de água, recomenda-se a instalação de uma bomba.
Sutilezas de organizar o aquecimento de dois tubos
Um sistema com dois circuitos permite manter a mesma temperatura em todos os radiadores, o que terá um efeito benéfico na eficiência do aquecimento. A desvantagem desta solução é o alto consumo de materiais.
Ao implementar um projeto de dois tubos, cada radiador deve ser equipado com válvulas de corte. Esses elementos permitirão ajustar a temperatura de cada ambiente.
Se a caldeira for instalada na cave, a melhor escolha é um sistema com cablagem inferior (o diagrama é apresentado a seguir). Esta solução é ideal para casas de madeira onde é utilizada uma caldeira a gás como gerador de calor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Organização de uma sala de caldeira simples e barata:
Vídeo nº 2. Aquecimento de uma casa de madeira com área de 120 m2:
Vídeo nº 3. Nuances da colocação de dutos:
O sistema de aquecimento é o coração de qualquer casa. Portanto, o proprietário do edifício se depara com a tarefa de projetar e instalar corretamente um elemento tão importante. Se você se esforçar um pouco e levar em consideração todas as dicas acima, a instalação de um sistema de aquecimento não causará dificuldades de conexão ou problemas operacionais.
Conte-nos como você construiu um circuito de aquecimento em sua própria dacha de madeira ou em sua casa permanente. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários, poste fotos, faça perguntas no bloco abaixo.
Minha família e eu moramos em uma casa de madeira no segundo andar.Naturalmente, não há água nem aquecimento central. Durante muito tempo aquecemos o apartamento aquecendo o fogão, depois compramos termoventiladores comuns, mas como só aquecem o ar e o chão fica frio, andar sobre ele não é muito agradável. Sistemas de aquecimento muito complexos, na minha opinião, exigem enormes custos financeiros e também irão adicionar problemas desnecessários ao desenvolvimento do circuito, instalação e outros inconvenientes. Acho que a melhor opção é uma combinação de piso radiante e aquecedores convencionais. Se o apartamento for pequeno, acho que isso será suficiente.
Na minha dacha (casa de madeira) há uma caldeira a gás de chão da Checa Dakon, não tenho problemas com ela. Aquece 200 metros quadrados com calma, com reserva. E não foi tão caro. Os radiadores são comuns, de alumínio. Claro que seria bom ter também um piso aquecido, mas a instalação parece muito complicada. Em casa você ainda pode ficar confuso, mas na dacha talvez não.