Radiadores de aquecimento em aço: tipos, características e vantagens das baterias
Um dos componentes prioritários do conforto de uma sala é uma temperatura confortável, cuja obtenção e manutenção seriam impossíveis sem a presença de baterias de alta qualidade. Os mais populares são os radiadores de aquecimento de aço, caracterizados por boa inércia térmica, alta confiabilidade e transferência de calor.
Existem várias modificações dessas baterias no mercado. Antes de escolher a opção adequada, é preciso entender o design e as características operacionais de cada tipo, não concorda?
O artigo detalha as vantagens e desvantagens de vários tipos de radiadores de aço, descreve como conectar dispositivos de aquecimento e fornece recomendações para sua seleção.
Para facilitar a tarefa, preparamos uma análise de fabricantes nacionais e estrangeiros cujos produtos se mostraram positivos e têm demanda estável entre os compradores.
O conteúdo do artigo:
De que materiais são feitas as baterias?
Os radiadores não só ajudam a criar uma temperatura agradável no ambiente, mas também podem se tornar uma verdadeira decoração do ambiente. Eles diferem radicalmente entre si no material de fabricação.
As seguintes opções são muito procuradas no mercado de equipamentos de aquecimento:
- alumínio;
- bimetálico;
- ferro fundido;
- cobre;
- aço.
Aparelhos de alumínio caracterizado pelo peso leve e aparência moderna. Uma característica é a eficiência dos recursos energéticos gastos em aquecimento e a facilidade de instalação. Graças às paredes finas das baterias, consegue-se um aquecimento rápido e um alto nível de transferência de calor.
Radiadores bimetálicos- são modelos em cuja fabricação são utilizados aço e alumínio. Uma combinação bem-sucedida de metais garante aquecimento rápido e aumenta a capacidade de suportar cargas de pressão. Este tipo de radiador é adequado tanto para sistemas de aquecimento autónomos como centrais.
Equipamento de ferro fundido caracterizado por um alto grau de transferência de calor, confiabilidade e durabilidade. São contornos despretensiosos, como os dos antigos modelos MC-140, bem conhecidos da época soviética. Também produzem modelos mais respeitáveis, com superfícies modernizadas e modificadas, alisadas por dentro e por fora.
Baterias de cobre durável, mas tem um preço bastante alto. Portanto, eles são usados muito raramente.
Trocadores de calor em aço caracteriza-se pela simplicidade de design, o que ajuda a garantir o aquecimento por convecção da divisão.
Para conhecer mais detalhadamente os radiadores de aço, é necessário entender sua classificação por tipo, familiarizar-se com as características técnicas, características de instalação e operação.
Principais tipos de radiadores de aço
O aço é ideal para a fabricação de radiadores devido à sua flexibilidade, resistência, ductilidade e resistência ao desgaste. Esses dispositivos podem diferir em formato e design. Com base no princípio de seu design, podem ser divididos em tubulares e painéis.
Já os radiadores tubulares de aço são constituídos por tubos retangulares ou redondos e os de painel - por painéis 1-2-3. Para tomar uma decisão sobre a escolha do tipo ideal de dispositivo de aquecimento, você precisa compreender totalmente as características técnicas e de design de cada um deles.
Dispositivos de aquecimento de painel
Os dispositivos de painel combinam com sucesso as funções de um convector e de um radiador e distinguem-se pelo seu design primitivo, simples e eficaz.
Características dos radiadores de painel
As baterias de aço tipo painel apresentam-se na forma de duas placas conectadas por soldagem. Graças à conexão, é criado um espaço vedado para a circulação do líquido refrigerante. O uso de soldagem a ponto garante alta confiabilidade da solda.
Quando em contato com quase qualquer pessoa tipo de refrigerante o aço está sujeito à corrosão, seu desgaste físico pode chegar a 0,1 mm por ano.
A redução deste indicador negativo é garantida pela alta qualidade da pintura realizada das seguintes formas:
- eletroforese catódica – quando a tinta é aplicada na superfície do dispositivo e, sob a influência de uma fonte de corrente com valor negativo, penetra profundamente nos poros do material;
- eletroforese anódica – este tipo de coloração ocorre de forma semelhante à catódica, apenas a superfície tem carga positiva;
- mergulho – os aparelhos de aço são simplesmente imersos na mistura corante.
O método mais progressivo é considerado a eletroforese catódica, que se provou com sucesso em muitas indústrias, incluindo pintura de carrocerias de automóveis.
Todos os radiadores de painel podem ser classificados em tipos dependendo do número de trocadores de calor convectores e do número de painéis.
As baterias do painel têm garantia de longa vida útil em temperaturas do líquido refrigerante de até 70°C. É importante que a temperatura máxima do líquido que circula no sistema não ultrapasse 100°C
Ao instalar radiadores de painel de aço, leve em consideração que sua pressão de operação não deve ultrapassar 10 bar. Este indicador é suficiente quando a casa ou apartamento possui aquecimento centralizado - pressão do sistema é 9 barras.
No entanto, deve-se levar em conta que ao verificar a linha antes de iniciar, golpe de aríete no sistema — aumentar a pressão para 15 bar. A pressão de teste dos radiadores de painel é de 13 bar, portanto não podem suportar golpes de aríete que excedam este valor.
Se for tomada a decisão de instalar equipamentos de aquecimento de painel em ambientes com aquecimento central, é necessário prever a instalação de caixas de engrenagens especiais que evitem uma carga crítica no radiador.
Potência de aquecimento
A potência da bateria é determinada pelo seu design, tamanho dos painéis e seu número. Assim, na ausência de convectores nos modelos dos tipos 10 e 20, a radiação térmica é fornecida pelo próprio painel.
Mas a presença de um convector permite criar uma cortina térmica, ao mesmo tempo que corta o ar frio que sai da janela. O tamanho do dispositivo desempenha um papel importante na geração de energia.
O comprimento dos radiadores de aquecimento de aço está na faixa de 0,4-3,0 m e a altura varia de 0,3 m a 0,9 M. Os dispositivos mais populares são os tipos 21, 22 e 11.
Eles, com tamanho máximo de 3 m, possuem as seguintes características:
- VKO 11 possui um painel com convector de 3,15 kW;
- VKO 21 consiste em dois painéis com convector de 4,2 kW;
- VKO 22 - dois painéis com dois convectores de 6,25 kW.
Outro parâmetro que não deve ser negligenciado na escolha de um radiador de aço é a sua profundidade. É determinado pelo número de seções utilizadas no dispositivo.
Informações detalhadas sobre como calcular a energia da bateria e determinar sua quantidade são fornecidas em Este artigo.
Métodos de conexão de bateria
Existem no mercado radiadores de painel que permitem conexões inferiores e laterais ao sistema de tubulação. Ao escolher um dispositivo, você deve levar em consideração Diagrama de conexão, pois em diferentes condições e locais de conexão ao circuito podem ser necessários radiadores de ambos os tipos de conexão.
A conexão inferior permite ocultar os tubos do circuito nas paredes ou no chão. Deve-se levar em consideração que com uma conexão inferior, o lado estético do interior é maximizado, enquanto a eficiência do radiador é reduzida em 15-20% devido às perdas.
O trabalho de instalação nas ligações laterais é muito mais simples e a transferência de calor é maior. A ligação lateral do radiador de painel garante a ligação tanto aos tirantes verticais como ao contorno que corre ao longo do piso.
Prós e contras dos radiadores de painel
As baterias tipo painel, como qualquer equipamento, têm seus pontos fortes e fracos. Sua principal vantagem sobre seus equivalentes feitos de outros materiais é o custo e a aparência. Essas vantagens são especialmente perceptíveis quando comparadas aos modelos de cobre ou ferro fundido.
As vantagens das estruturas de painel são as seguintes:
- Confiabilidade e simplicidade do dispositivo. A ausência de elementos complexos minimiza a probabilidade de quebra.
- Facilidade de instalação. É possível realizar o trabalho de instalação por conta própria. Tanto a conexão inferior ao circuito quanto a conexão lateral também estão disponíveis.
- Boa dissipação de calor, o que é conseguido não apenas pela grande área da bateria, mas também pela convecção.
- Econômico. Os modelos de painel dos dispositivos requerem uma quantidade mínima de refrigerante, o que requer menos energia para aquecer. A economia, em comparação com equipamentos em ferro fundido, pode chegar a 30-40%.
- Aparência apresentável – isso permite que você não gaste dinheiro adicional na compra e instalação de telas decorativas e de proteção.
- Uma ampla gama de – uma rica gama de modelos com várias dimensões em comprimento, profundidade e altura dos dispositivos.
É óbvio que os instrumentos de painel têm muitas vantagens, o que explica a sua popularidade e procura. Mas eles também têm desvantagens significativas. Se isto for negligenciado, o funcionamento estável e confiável de todo o sistema de aquecimento pode ser comprometido.
Os pontos fracos dos equipamentos do tipo painel são os seguintes:
- Sensibilidade das soldas ao golpe de aríete. Com o aquecimento centralizado, o funcionamento seguro só é possível se for instalada uma caixa de velocidades, cuja finalidade é mitigar o golpe de aríete.
- Propenso à corrosão, que se manifesta de forma especialmente aguda quando a qualidade do fluido circulante é baixa. A ausência cíclica de água durante seis meses inerente aos sistemas de aquecimento central acelera significativamente a corrosão, reduzindo a vida útil do radiador.
- Probabilidade de defeitos — durante o transporte e operação, os painéis de instrumentos são facilmente arranhados, o que também pode acelerar a corrosão.
Na escolha de radiadores de aço tipo painel, é necessário levar em consideração todos os detalhes do seu funcionamento, principalmente na ligação a sistemas de aquecimento central.
Características das baterias tubulares
Devido ao seu custo mais elevado, as baterias tubulares de aço são usadas com muito menos frequência do que as baterias de painel. O projeto consiste em várias fileiras de tubos paralelos. Neste caso, as linhas podem ser localizadas não apenas na horizontal ou na vertical, mas também em ângulo.
Características dos instrumentos tubulares
Embora o princípio de funcionamento seja idêntico, os métodos de fabricação de equipamentos tubulares variam. Alguns são feitos em forma de perfis, semelhantes ao ferro fundido, que são unidos por soldagem. Para outros, são utilizadas fileiras de tubos de aço, conectados na parte inferior e superior por coletores.
Embora o design dos radiadores tubulares varie, quase todos os modelos possuem características semelhantes. Este equipamento é ideal para instalação em sistemas de aquecimento em edifícios baixos.
A transferência de calor dos radiadores tubulares, em comparação com os análogos do tipo painel, é maior, mas o preço é muito mais alto.
Os radiadores tubulares possuem as seguintes características técnicas:
- pressão de operação 15 atmosferas - durante o processo de fabricação são realizados 2 testes - com ar para estanqueidade e com água para resistência;
- capaz de suportar temperaturas significativas do líquido refrigerante - até 130°C;
- uma grande variedade de dimensões - profundidade de 40 a 290 mm, altura de 190 a 3000 mm, não há nenhuma restrição de comprimento;
- para a fabricação utilizam aço com espessura de 1,32 a 1,5 mm;
- disponibilidade de saídas para conexões laterais e inferiores.
As paredes internas dos dispositivos tubulares são geralmente revestidas com uma composição polimérica. Isso prolonga significativamente sua vida útil. A superfície lisa evita o acúmulo de poeira, portanto, em termos de higiene, os dispositivos tubulares se comparam favoravelmente aos análogos de alumínio, ferro fundido e bimetálicos, cuja limpeza causa muitos transtornos.
Pontos fortes e fracos das baterias
Os modelos tubulares de dispositivos de aquecimento são apropriados para uso em residências particulares, onde o sistema de aquecimento é caracterizado por uma pressão operacional estável e baixa na ausência de surtos repentinos e golpes de aríete.
A popularidade dos dispositivos tubulares se deve a um conjunto de suas qualidades positivas:
- alta pressão de trabalho e a capacidade de resistir ao golpe de aríete;
- resistência a danos de natureza mecânica devido à ausência de gaxetas nas seções soldadas;
- aquecimento uniforme da superfície e alta transferência de calor;
- superfície lisa evita o acúmulo de poeira;
- facilidade de instalação, possibilidade de conexão inferior e lateral, diversas opções de posicionamento;
- possibilidade de ajuste de temperatura quando equipado válvula termostática.
Além dos fixadores, os radiadores tubulares podem ser equipados com suportes especiais utilizados como toalheiros aquecidos.
Existe também toda uma categoria de modelos classificados como radiadores de design - são utilizados para criar um interior. Esses dispositivos podem ser produzidos na forma de molduras para espelhos ou corrimões para escadas. Modelos de altura do chão ao teto são usados com sucesso para zonear uma sala.
Muitas qualidades positivas e excelentes características inerentes aos radiadores de aquecimento em aço tornam a sua utilização atractiva. Esses dispositivos são fáceis de encaixar no interior e permitem expandir visualmente o espaço.
Porém, não devemos esquecer as desvantagens dos modelos tubulares, que são as seguintes:
- baixa resistência aos processos corrosivos, especialmente evidente quando a qualidade do refrigerante é baixa; As áreas de soldagem a ponto são mais suscetíveis à corrosão.
- alto custo.
Quanto ao custo, as baterias tubulares não são de forma alguma uma solução orçamentária. A sua instalação é mais frequentemente utilizada por designers que não estão limitados por fundos na implementação dos seus projetos.
Como escolher os radiadores certos
Uma das características importantes que influenciam a escolha do equipamento de aquecimento é a potência. Além disso, há uma série de características que influenciam significativamente a escolha das baterias de aço que devem ser utilizadas como guia na hora de adquiri-las.
O tamanho do aparelho deve corresponder à área da sala aquecida. Sem levar em conta as nuances individuais, podemos supor que para aquecimento de 1 m2 área requer 0,1 kW de energia térmica.
A transferência de calor dos aparelhos de aço utilizados no sistema de aquecimento depende diretamente da sua área. Assim, o comprimento do radiador instalado sob a janela deve ser cerca de 60-70% da largura da abertura da janela.
Ao escolher o modelo mais adequado, seria útil levar em consideração as seguintes sutilezas:
- Os mais práticos são os aparelhos com termostato manual ou mecânico;
- evitar acidentes ou minimizar o risco de inundações permitirá a instalação de uma válvula esfera que interrompe o fluxo do líquido refrigerante;
- Para garantir a eficiência do sistema de aquecimento, é necessário retirar periodicamente o ar que se acumula no seu interior - adequado para estes fins Guindaste Mayevsky.
Outro critério de seleção é a reputação do fabricante e os serviços adicionais oferecidos na compra de um produto. Assim, deve-se dar preferência às empresas que prestam serviços de instalação, operação e manutenção dos dispositivos de aço comercializados.
Fabricantes de eletrodomésticos de aço
No mercado de equipamentos de aquecimento, os radiadores de aço são representados por modelos de diversos fabricantes, mas a tecnologia de fabricação praticamente não difere e o custo pode diferir um pouco.
O preço de um produto é determinado pelo seu tamanho, marca e design. Muitas vezes é possível comprar um dispositivo doméstico de alta qualidade que não seja inferior em suas características a uma marca mundialmente famosa.
Entre as empresas nacionais cujos produtos têm demanda estável em nosso mercado estão as seguintes:
- Lídia;
- Prado;
- Conrado.
Dispositivos da empresa Lidea são produzidos na Bielorrússia.São equipados com painéis 1-2-3, cujo volume de refrigerante está na faixa de 0,9-6,55 litros e depende do tamanho. A potência do radiador com um painel é de 2,1 kW, com dois painéis – 3,9 kW, com três painéis – 5,6 kW. Espessura do aço 1,2 mm, pressão operacional 8,9 bar.
equipamento de aquecimento prado produzido em Izhevsk. Está equipado com 1-2 painéis, o volume do refrigerante varia entre 0,8-5,7 litros. Quanto à potência, um radiador com um painel tem 1,4 kW, com dois painéis tem 2,3 kW. Espessura do aço 1,4 mm, pressão operacional 8,8 bar.
Baterias Conrado são produzidos em São Petersburgo. Eles são equipados com 1 a 2 painéis, cujo volume de refrigerante é de 0,85 a 5,2 litros e depende do tamanho. A potência do dispositivo com um painel é de 1,35 kW, com dois painéis – 2,3 kW. Espessura do aço 1,4 mm, pressão de trabalho 10 bar.
Entre os fabricantes europeus de baterias tubulares de aço, as empresas alemãs e italianas provaram-se bem: charleston, Kermi, Arbônia, Israp Tesi.
As baterias de aquecimento de painel fabricadas na Alemanha também são as mais populares. Kermi E Buderus, uma empresa finlandesa PURMO. Os radiadores quase não são inferiores a eles em qualidade e popularidade. Delonghi da Itália, bem como dispositivos Korado de origem checa.
Os modelos de radiadores de painel e tubulares fabricados na Europa possuem diferentes dimensões e potências. As características técnicas são apresentadas no passaporte de cada modelo.
Os radiadores de aço estão entre os dispositivos de aquecimento mais populares.Devido à sua aparência apresentável, preço acessível e alta produção de calor, são amplamente utilizados em escritórios, casas e apartamentos. A vida útil máxima dos radiadores de aço é alcançada em sistemas de aquecimento autônomos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características de instalação e possíveis diagramas de conexão para equipamentos de aquecimento de aço no vídeo:
O vídeo demonstra testes de resistência de dispositivos de aquecimento de fabricantes conhecidos:
Depois de se familiarizar com as características e características dos radiadores de aço, você poderá escolher a melhor opção para você. Além disso, o mercado de equipamentos de aquecimento está repleto de modelos de fabricantes nacionais e estrangeiros. O principal é não pagar a mais por um produto de marca em busca do formato ideal.
Você está procurando radiadores de aquecimento em aço? Ou você tem experiência no uso dessas baterias? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e compartilhe suas impressões sobre o uso de radiadores de aço. O bloco de comunicação está localizado abaixo.
Talvez eu seja retrógrado nesse aspecto, mas para mim os melhores radiadores são de ferro fundido. De qualquer forma, foi possível comparar o trabalho dos radiadores de ferro fundido, alumínio e aço. E nessa comparação foi o ferro fundido que venceu em todas as frentes. Eles têm uma transferência de calor muito melhor, foram testados há muito tempo, embora não sejam tão populares agora. Além disso, um dos mais baratos.