Caldeiras de aquecimento a combustível sólido: principais tipos e critérios para a escolha da melhor unidade
Se as questões económicas dizem respeito ao aquecimento da sua própria casa, é melhor não depender de ninguém.Para organizar um sistema autônomo, muitas vezes são escolhidas caldeiras de aquecimento a combustível sólido. Eles oferecem a oportunidade de atingir rapidamente uma temperatura confortável no ambiente, garantindo ao mesmo tempo uma redução significativa de custos.
Você aprenderá tudo sobre como escolher uma caldeira de combustível sólido em nosso artigo. Apresentamos e descrevemos os principais critérios que nos permitem determinar com precisão a opção mais adequada. Tendo em conta os nossos conselhos, será muito mais fácil encontrar o modelo certo.
O conteúdo do artigo:
Tipos e regras para escolha de caldeira
Uma caldeira a combustível sólido é um bom incentivo para economizar dinheiro em aquecimento. Acontece que mesmo com medidores de água quente instalados, as concessionárias enviam contas com valores inflacionados.
O aquecimento individual elimina a dependência de um sistema de aquecimento centralizado e permite controlar o volume de combustível consumido, o que é especialmente importante quando não se trata de uso doméstico, mas sim de aquecimento de instalações empresariais. As despesas afetam diretamente o custo de produção.
Determinantes de Custo
Um sistema de aquecimento autônomo com combustível sólido é uma forma bastante prática de aquecer pequenas indústrias. Essas caldeiras são utilizadas quando há falta de energia elétrica ou nenhuma ligação à rede de gás.
A instalação de tais unidades é especialmente relevante em indústrias de marcenaria ou pequenas oficinas (combustíveis sólidos são todos os tipos de carvão, madeira, serragem, etc.)
O custo da caldeira em si depende do seu design. A opção mais simples é um fogão aprimorado com carregamento manual de combustível. Alguns modelos possuem alimentação automatizada, mas seu custo é várias vezes maior.
O aumento do custo também pode ser influenciado pelos materiais utilizados na fabricação do produto e seu trocador de calor (o ferro fundido é o mais utilizado). O último fator que afeta o preço é o poder. Uma caldeira de combustível sólido para uma casa pequena custará menos do que aquela que pode aquecer uma mansão de 200 m². m.
Ferro fundido e aço temperado são utilizados como principais materiais para a produção de trocadores de calor de caldeiras. Uma caldeira de ferro fundido dura cerca de trinta anos e requer limpeza regular. Você pode carregar qualquer combustível sólido nele e a eficiência desses modelos é bastante alta. A modificação da unidade a ser escolhida depende dos parâmetros da sala aquecida.
As caldeiras de aço são mais baratas que as de ferro fundido, mas praticamente não diferem delas - apresentam alto desempenho com menor custo. Um trocador de calor feito de liga de aço aquece mais rápido, mas também esfria mais rápido. Na hora de escolher qualquer modelo, é preciso cuidar da proteção contra fogo do ambiente onde o equipamento será instalado.
Toda a gama é apresentada em modelos de circuito único e circuito duplo. Os de circuito único são utilizados apenas para aquecimento, enquanto os de circuito duplo também são utilizados para aquecimento de água (é fornecido um trocador de calor adicional).
São práticos para instalação em habitações pequenas, onde é vantajoso ter uma unidade de aquecimento em vez de várias.
Se a área for grande, é possível instalar um sistema de aquecimento acoplado. Esse trabalho só pode ser realizado por instaladores especializados - sem experiência na execução desse tipo de trabalho, você poderá enfrentar custos adicionais com equipamentos e fiação em toda a casa.
Os argumentos para a escolha de uma caldeira para uma casa de campo são apresentados detalhadamente em próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Um pouco sobre marcas de caldeiras de aquecimento
Entre os usuários de equipamentos de aquecimento, os equipamentos da Viessmann e Conord são de grande interesse. Assim, a marca italiana de caldeiras a combustível sólido Viessmann destaca-se no mercado pela facilidade de instalação e qualidade de construção do produto acabado.
Os produtos russos são os mais populares no mercado interno. A empresa Conord é uma excelente representante disso. Graças à ampla gama de modelos, você pode escolher tanto uma opção econômica quanto uma “industrial” para grandes áreas. Para tipos domésticos de equipamentos de aquecimento, os preços começam em 50 mil rublos.
Além disso, suas unidades de aquecimento autônomo não é pior do que os estrangeiros. Utilizando equipamentos modernos, os engenheiros russos criam opções bastante competitivas, às vezes superando os seus homólogos europeus em potência e desempenho.
Esta regra não funciona para todos os fabricantes de equipamentos. Na maioria das vezes, é mais lucrativo comprar uma unidade de uma empresa europeia que pertença à categoria de preço médio. Esses modelos oferecem a melhor combinação de qualidade e custo.
Sobre os meandros da escolha do equipamento
Os pontos principais na hora de escolher antes de comprar uma caldeira clássica de combustível sólido ou uma caldeira de longa queima são as dimensões e a funcionalidade. Para cada tipo de ambiente deverá selecionar uma caldeira individualmente. Às vezes ainda é necessário reconstruí-lo, tendo em conta as características da habitação aquecida.
Para que a instalação seja realizada de acordo com as instruções técnicas, tudo deverá ser feito de acordo com as recomendações do fabricante ou deverá procurar ajuda de especialistas. Basta cumprir todos os requisitos especificados para o funcionamento seguro da caldeira.
Na hora de escolher um modelo, não se esqueça que os módulos de aquecimento a combustível sólido são divididos em universais e especializados. Os primeiros operam com vários ou um tipo de combustível sólido ou resíduo combustível. Os especializados são mais frequentemente instalados em locais onde existe apenas um tipo de combustível ou a disponibilidade de um é superior aos demais.
Todas as unidades de combustível sólido são divididas em 3 grupos principais:
- tradicional;
- pirólise;
- universal.
Representantes do primeiro grupo produzem calor pela queima de combustíveis (carvão, lenha, etc.). Esta é a opção mais comum no mercado e muito popular. Nos módulos de pirólise, o combustível sólido é queimado e é realizada combustão adicional do gás gerado. Para este propósito, é fornecida uma segunda câmera.
A instalação de tais equipamentos é mais difícil - requer a instalação de um sistema de ventilação de alta qualidade. Afinal, para o funcionamento produtivo da unidade é necessário um fornecimento ininterrupto de ar secundário.
Quanto ao custo, é maior nas caldeiras de pirólise do que nas tradicionais. Mas a produtividade do primeiro também é maior - portanto, no longo prazo, o custo inicial é recuperado devido à redução dos custos com materiais combustíveis.
Mas os modelos universais operam com diversos tipos de combustível e são capazes de consumir um mínimo de energia para garantir a funcionalidade da automação do equipamento.
Estes são representantes bastante populares da linha comercial. Freqüentemente, são instalados em locais públicos para aquecer ambientes. Eles, por sua vez, são divididos em opções fixas e móveis.
EM caldeiras de pirólise As desvantagens incluem a dependência energética e a necessidade urgente de fornecimento regular de ar. Dentro dessa caldeira, não apenas os elementos combustíveis são queimados, mas também o gás liberado como resultado desse processo.
Requer um ventilador instalado para funcionar. Este tipo de caldeira requer menos acesso ao sistema de chaminé. A sua eficiência é superior, apesar do consumo de energia. Ao escolher um modelo de pirólise de caldeira a combustível sólido, deve-se cuidar imediatamente da instalação, convidando um especialista para fazê-lo.
Você deve comprar este produto apenas de fornecedores confiáveis - as próprias lojas certificadas garantem o cumprimento de todas as regras e regulamentos, e o comprador pode economizar tempo, esforço e dinheiro.
Atenção especial deve ser dada modelos de longa queima – trata-se, em regra, de caldeiras a pellets. Aqui, resíduos de madeira compactada são usados como combustível, que queima por muito tempo.
Estas instalações possuem um bunker especial, através do qual pode ser organizado um abastecimento ininterrupto de combustível. Podem reter o calor por até 3 dias, não requerem atenção especial e são dotados de proteção adicional, pela qual não precisam de cuidados.
Equipamentos modernos e ecológicos
Caldeiras de combustível sólido com função de longa queima são legitimamente consideradas guardiãs da natureza. Os sistemas de filtragem de queimados instalados em modelos modernos ajudam a purificar a fumaça dos produtos da combustão, liberando apenas o vapor purificado. O ciclo de manutenção de uma caldeira a combustível sólido é de cerca de dois meses (limpeza, purga).
Também é apropriado instalar tais unidades em indústrias com grande quantidade de resíduos sólidos combustíveis. O processo de reciclagem (incineração) leva pouco tempo, mas é possível economizar dinheiro adicional na remoção de resíduos.
Se instalado corretamente, é possível fornecer aquecimento às áreas de trabalho, o que melhorará significativamente o custo de produção.
Como escolher o modelo ideal de caldeira?
Quanto às regras para a escolha da melhor opção, devem ser levadas em consideração as especificidades de cada caso específico. Você deve analisar cuidadosamente suas necessidades e compará-las com as capacidades dos modelos que você gosta.
Uma caldeira a combustível sólido é um equipamento bastante caro e erros na seleção podem afetar a qualidade do aquecimento. No entanto, a substituição acarreta custos desnecessários.
Para escolher a unidade de aquecimento certa, você deve primeiro medir e preparar cuidadosamente o ambiente onde ela será instalada. Só depois de terminar e organizar os sistemas de abastecimento de água e drenagem da chaminé é que se deve começar a selecionar um modelo específico.
Ao escolher, você deve considerar recomendações úteis, incluindo as seguintes:
- Versatilidade. Para residências particulares, as unidades universais de combustível sólido são mais adequadas, onde é possível combinar e substituir o combustível;
- Difícil de instalar. Com base no custo do produto, é necessário estudar todas as suas capacidades e opções de modificação (para que não haja problemas de instalação);
- Preço médio. Você não deve escolher modelos muito caros. Muitas vezes, na classe média existem opções bastante adequadas para uso doméstico;
- Reparação e serviço. Você deve considerar imediatamente todas as opções possíveis de reparo e manutenção. A sala da caldeira deve ser de fácil acesso a qualquer momento;
- Condições climáticas. A baixas temperaturas ambientes, a instalação de uma caldeira de baixa potência é inaceitável (mesmo que à primeira vista pareça “suficiente”). É melhor fazer uma compra com reserva para não recomeçar depois.
Deve ser dada especial atenção à organização do espaço para instalação de caldeira a combustível sólido. Os requisitos de segurança contra incêndio não devem ser violados. Todos os conselhos necessários podem ser lidos nas instruções do equipamento, obtidas numa loja, ou junto de bombeiros.
É importante usar apenas materiais resistentes ao fogo durante a instalação. Você deve economizar em equipamentos apenas como último recurso. Depois de pesar todos os prós e contras, calcule novamente todos os detalhes e só então faça a compra.
Considerando modelos de caldeiras de aquecimentooperando com combustível sólido, você deve pensar imediatamente que tipo de combustível é mais acessível na região. Quando for mais fácil comprar lenha, o mais lógico seria instalar uma caldeira tradicional de duplo circuito. Esta solução permitirá poupar não só no aquecimento, mas também na água quente.
Ao escolher um fabricante específico, é aconselhável certificar-se de que em sua região de residência existam centros técnicos autorizados ou, pelo menos, especialistas que saibam trabalhar com tais equipamentos. Uma caldeira a combustível sólido é um prazer caro, por isso vale a pena pensar com antecedência em possíveis reparos e situações inusitadas.
Além disso, não se esqueça que as caldeiras necessitam de manutenção regular, o que será a chave para o funcionamento longo e ininterrupto do equipamento:
Na maioria das vezes, as lojas alertam sobre a disponibilidade do serviço de garantia fornecido no cartão de garantia do fabricante. Este ponto é importante porque desta forma você poderá contar com uma assistência qualificada sem risco de danos ou quebra permanente do equipamento.
É importante esclarecer imediatamente dúvidas sobre a disponibilidade de peças de reposição e componentes originais para o tipo de equipamento selecionado, pois em caso de avaria é aconselhável instalar componentes ideais para o funcionamento da estrutura. Isso fará com que a unidade de aquecimento dure mais.
Se você tiver dificuldade em fazer uma escolha, é melhor consultar pessoas envolvidas em design sistemas de aquecimento autônomos e instalação de equipamentos ou leia comentários de outros clientes. Comparar vários pontos de vista ajuda na tomada de decisão final.
Ao comprar, certifique-se de verificar a existência de documentos de certificação que comprovem a qualidade do produto. E também resolver a questão da futura instalação de equipamentos. Na maioria das vezes, os serviços de entrega e instalação são fornecidos pelo vendedor.
Recorde-se que no planeamento da instalação de um modelo de circuito duplo na construção de habitação privada, deverá ser instalado previamente um sistema de abastecimento de água. Afinal, a localização da caldeira de aquecimento dependerá da colocação e instalação das tubulações.
Também é importante com antecedência organizar uma sala de caldeira, projete um sistema de ventilação, pense tubulação da caldeira e a localização da chaminé para remoção de fumaça. E somente após essa preparação preliminar em casa você poderá começar a selecionar o modelo de caldeira desejado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vantagens e desvantagens do equipamento de combustível sólido no videoclipe:
Revisão de novos produtos no mercado de unidades de combustível sólido no vídeo:
Para não se enganar na escolha e aquisição de um aparelho para aquecimento da sua casa, deve avaliar corretamente as suas capacidades e necessidades. Afinal, nem sempre os equipamentos mais caros serão melhores e mais duráveis.
Uma opção com custo médio pode ser mais adequada, que atenda plenamente a todas as necessidades técnicas. E para evitar erros nos cálculos e na seleção dos dispositivos de aquecimento, você deve definitivamente consultar especialistas.
Conte-nos como você escolheu uma caldeira de combustível sólido para uma casa de campo ou chalé. Compartilhe qual foi o principal argumento na escolha do seu modelo. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Claro, muitas coisas boas podem ser ditas sobre as caldeiras de combustível sólido. Mas vou te dizer uma coisa: eu configurei isso por desespero. Se houvesse gás, eu nunca teria me tornado bombeiro. Peguei uma caldeira de longa duração, usando todos os tipos de combustível.
Não se fala em poupança, o carvão tornou-se muito mais caro e a sua qualidade é péssima; é também um problema comprar lenha para que possa ser medida de forma justa. Os pellets de serragem eram baratos no início, mas agora ficaram mais caros.
Além disso, ainda precisam ser carregados uma vez por dia até uma carga completa de 100 kg, retirar as cinzas, limpar, cuidar para que não ferva e tudo mais.
Este é um negócio problemático e, quanto a poupar dinheiro, está definitivamente fora de questão, talvez sejam algumas caldeiras particularmente caras com sistemas automáticos que são económicos, e a minha ainda é aquele cachalote.
Interessante. Que tipo de caldeira você comprou, se não é segredo? Muitas pessoas não entendem que é melhor pagar a mais diretamente na compra de uma caldeira, mesmo que duas vezes. Mas então você obterá uma boa eficiência do dispositivo de aquecimento e, com isso, economia de combustível e de tempo (você não terá que carregá-lo com frequência).
Minha situação é mais simples - moro na Sibéria e, embora o clima seja rigoroso, não há problemas com lenha ou carvão. Tudo é relativamente barato e de qualidade decente. Sim, não pode ser comparado ao gás canalizado em termos de conveniência e preço, mas ainda é melhor do que qualquer outra coisa. E também não temos gás ainda. “Gazprom – sonhos tornados realidade” até agora está apenas na publicidade.
Ao escolher uma caldeira, partiria inicialmente da disponibilidade de um determinado tipo de combustível. Se houver opções baratas para obtenção de lenha, serragem, carvão ou turfa, uma caldeira a combustível sólido será muito lucrativa.