Como fazer o aquecimento de uma casa particular sem gás: organizando o sistema em uma construção de madeira

Usar gás natural é a forma mais econômica de aquecer uma casa de madeira.Esse combustível é barato entre todas as outras alternativas e as caldeiras baseadas nele são extremamente fáceis de operar.

Mas como organizar o aquecimento de uma casa particular sem gás, já que não existem gasodutos principais em todos os lugares? Que alternativas existem para este combustível? Qual opção é a mais lucrativa? Você encontrará as respostas no artigo que apresentamos.

Métodos para organizar o aquecimento em uma casa de campo

O sistema de aquecimento doméstico autônomo mais comum em casas de campo é a água. Utiliza água aquecida em caldeira ou fornalha como refrigerante. Após o aquecimento, libera calor para os ambientes por meio de radiadores e tubulações, criando neles condições de conforto.

Os sistemas de aquecimento, dependendo do diagrama de ligação dos dispositivos de aquecimento, são divididos em:

  • Monotubo – com conexão serial de radiadores, segundo a qual o refrigerante é fornecido e retirado do dispositivo por meio de um tubo;
  • Tubo duplo – com linhas de alimentação e retorno e um diagrama sequencial de conexão dos dispositivos às tubulações, segundo o qual o refrigerante é fornecido ao dispositivo por uma tubulação e descarregado por outra.

Ambos os tipos de sistemas de aquecimento vêm com tipos de fiação superior e inferior.A primeira opção envolve colocar o tubo de alimentação acima do local dos dispositivos receptores de refrigerante, a segunda, respectivamente, abaixo.

A disposição dos tubos relativamente aos dispositivos de aquecimento pode ser vertical ou horizontal, pelo que o sistema de aquecimento assume o termo técnico com o mesmo nome.

O primeiro tipo é utilizado principalmente em edifícios de vários andares ou em chalés térreos com sótão, dentro dos quais é possível instalar um tanque de expansão e instalar uma tubulação para fornecer refrigerante através de um ramal separado para cada dispositivo.

Um circuito de aquecimento horizontal é construído em pequenos edifícios privados. O motivo é a produtividade insuficiente e as restrições de comprimento - a rede não pode ter mais de 30 metros lineares de comprimento.

Os risers são conectados aos radiadores usando um esquema unidirecional ou bidirecional, ou seja, com conexões de tubos em um ou ambos os lados. Se em um sistema vertical de tubo único as baterias estiverem conectadas de um lado, isso é chamado de circuito de circulação invertido. Este último tipo não é recomendado para sistemas com aparelhos de aço ou ferro fundido.

Aquecer uma casa sem rede de gás
Os principais elementos de um sistema de aquecimento típico em uma casa de campo privada são: caldeira de aquecimento, radiadores e tubulações de fornecimento de refrigerante (+)

Dependendo do tipo de circulação de água nas tubulações, os sistemas de aquecimento são de dois tipos:

  1. Natural – implica fluxo gravitacional do refrigerante devido às leis da física.
  2. Forçado – assumir a presença de uma bomba de circulação para criar uma circulação do transportador de energia térmica da caldeira para os dispositivos e após o resfriamento na direção oposta.

A primeira opção é mais simples que a segunda em design e instalação. Mas o fornecimento de calor em um sistema natural não pode ser controlado automaticamente: o refrigerante nele se move através dos tubos devido à gravidade e à diferença nas densidades da água fria e aquecida. Mas, ao contrário da opção forçada, não é volátil.

Se a alimentação for desligada, o sistema de aquecimento com circulação natural de água continuará a funcionar correctamente se a sua unidade principal for uma caldeira não volátil. Também não há bomba que exija energia de uma tomada.

No entanto, a pressão gravitacional tem seus limites. A potência de aquecimento com circulação natural simplesmente não é suficiente para fornecer refrigerante aos circuitos ramificados.

Às vezes não basta fornecer água aquecida com a temperatura necessária para o aquecimento a uma distância entre o radiador e a caldeira de 25 m, se a tubulação for feita de um material com alta resistência hidráulica: aço ou ferro fundido.

Se uma casa de madeira tem uma área pequena, então um sistema natural é suficiente para ela. No entanto, uma casa grande de dois ou três andares requer uma opção mais potente com uma bomba que bombeia água quente para todos os cômodos distantes da caldeira em todos os andares.

Além de utilizar gás, o refrigerante pode ser aquecido por eletricidade ou pela queima de outros tipos de combustível. Também aquecimento autônomo em uma casa particularonde não há ligação à rede de gás, muitas vezes é organizado com convectores, aquecedores infravermelhos e bombas de calor.

A escolha de um método específico de projeto de sistema de aquecimento depende de muitos fatores. O clima da região de residência, a qualidade do isolamento da casa, bem como a disponibilidade de um ou outro tipo de combustível são importantes aqui.

Sistema de aquecimento de ar
O aquecimento do ar é um bom substituto para o aquecimento de água, mas devido à complexidade de cálculos e design, raramente é utilizado no nosso país (+)

Os circuitos de aquecimento com vapor e ar aquecido circulando através deles são organizados de acordo com princípios idênticos.

Particularmente digno de nota é o sistema de “piso quente”, que é uma rede de tubos com refrigerante circulante sob o revestimento do piso. A principal vantagem desta opção é que, como resultado do calor vindo de baixo, o ar da sala é aquecido de forma ideal ao nível da altura humana e não em algum lugar abaixo do teto.

Alternativa ao gás: escolha de uma caldeira para aquecimento de água

O gás natural está longe de ser o único tipo de combustível para sistemas de aquecimento autônomos. As caldeiras também queimam combustível sólido ou líquido como combustível.

Também é possível usar eletricidade para aquecer água. Algumas pessoas preferem fogões tradicionais a lenha ou carvão, enquanto outras preferem eletricidade pura. Mas vale lembrar que se houver cortes de energia, as caldeiras elétricas não servirão de nada.

Opção nº 1: Combustível sólido

Os fogões a combustível sólido e seus análogos mais modernos, as caldeiras, são um método antigo e mais popular de aquecimento de casas particulares em áreas sem gás. Poderia ser como fogões russos tradicionaise moderno equipamento de caldeira produção industrial com diversas automatizações.

Os seguintes são usados ​​​​como combustível sólido:

  • lenha;
  • briquetes de palha;
  • turfa;
  • carvão;
  • pellets de madeira.

Esse equipamento é barato e fácil de usar. O combustível também não é particularmente caro. Porém, como resultado de sua combustão, formam-se volumes bastante grandes de cinzas, que devem ser descartados constantemente. Além disso, é necessário monitorar visualmente o funcionamento desses equipamentos, o que leva muito tempo.

Comparação de caldeiras de combustível sólido
Os fogões comuns a combustível sólido não são muito eficientes, é melhor usar caldeiras de pirólise de longa queima mais eficientes e econômicas

Por um lado, o baixo custo do combustível e, por outro, a limpeza regular da fornalha e dos canos da chaminé. Não há uma decisão clara “a favor” ou “contra” aqui. Mas na situação de viver perto de depósitos de carvão ou perto de uma floresta, a escolha por caldeiras ou fogões a combustível sólido é óbvia para muitos, e muitas vezes a única possível.

Você pode considerar com segurança uma lareira como uma opção para uma unidade de combustível sólido, embora haja uma forte opinião sobre sua baixa eficiência.Porém, quando instalada corretamente, a lareira não é apenas um elemento decorativo do interior, mas também uma boa alternativa às caldeiras a gás. Além disso, é totalmente independente de energia, o que elimina interrupções no aquecimento em caso de problemas na rede elétrica.

Lareiras de vários designs
Uma lareira tradicional envolve o aquecimento do ar exclusivamente da divisão onde se encontra, mas nada impede que lhe ligue tubos para aquecer o refrigerante (+)

A maioria das lareiras são projetadas de forma que só possam aquecer um ambiente. No entanto, o design padrão da lareira pode ser complementado com uma bobina ao redor da chaminé, que aquecerá a água para os radiadores do sistema de aquecimento. Ou você pode distribuir imediatamente o ar quente pelos ambientes usando dutos de ar com amortecedores ajustáveis.

O aquecimento da lareira é altamente inerte. Leva muito tempo para aquecer uma casa particular. A melhor opção é acender a lareira constantemente. Porém, neste caso você precisará de muita lenha. Mas todos esses pequenos inconvenientes são mais do que compensados ​​​​pela oportunidade de observar o processo de queima das toras e a estética da sua própria casa.

Lareira como unidade de sistema de aquecimento sem gás
A lareira pode ser utilizada como caldeira que aquece o refrigerante das redes de aquecimento a vapor, ar e água

Opção nº 2: Combustível líquido

Em termos de eficiência, as caldeiras a combustível líquido (diesel) diferem pouco das suas equivalentes a gás. No entanto, eles são maiores e mais pesados. Sua instalação requer instalações não residenciais separadas. É estritamente proibido instalá-los em uma cabana sob as escadas ou na cozinha.

A combustão de óleos vegetais e produtos petrolíferos produz quantidades significativas de emissões nocivas.A sala das caldeiras destas instalações deve estar equipada com ventilação de alta qualidade e sistema de exaustão de fumos. Além disso, se instalados e usados ​​incorretamente, eles podem começar a soltar fumaça.

Caldeira de combustível líquido
As duas principais desvantagens das caldeiras a combustível líquido são o alto custo do combustível e a necessidade de cumprir rigorosos requisitos de segurança.

Os seguintes tipos de combustível líquido são usados ​​​​para aquecer casas particulares de madeira:

  1. Querosene.
  2. Combustível diesel.
  3. Desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes.
  4. Óleo combustível.
  5. Biocombustível a partir de óleos vegetais.

Devido ao cheiro específico e à alta probabilidade de ignição, recomenda-se armazenar esse combustível fora de casa. Mas no inverno, os líquidos congelam lá fora, então você terá que fazer uma sala aquecida separada para esse combustível ou organizar seu pré-aquecimento. E estas são despesas adicionais e significativas.

Entre as vantagens de usar equipamento de combustível líquido Para o aquecimento, destaca-se a elevada eficiência, a ausência de necessidade de obtenção de licenças de instalação e a autonomia de funcionamento.

Porém, o alto preço do combustível supera todas essas vantagens. Vale a pena organizar o aquecimento de uma casa de madeira sem gás com caldeira a gasóleo apenas nos casos em que não haja outra alternativa e nem esteja previsto no futuro.

Opção nº 3: Eletricidade

As caldeiras elétricas não necessitam de chaminé. Eles são seguros e de tamanho compacto. O aquecimento do refrigerante dentro deles ocorre devido ao elemento de aquecimento. As caldeiras elétricas podem ser utilizadas como fonte principal e adicional de energia térmica. São fáceis de usar e eficientes, mas o aquecimento com a ajuda deles é bastante caro.

Caldeira elétrica no interior da casa
As caldeiras de aquecimento elétrico são comparáveis ​​em custo aos modelos a gás, mas requerem menos manutenção e são mais seguras

Se a rede elétrica da aldeia não fornecer tensão constante, escolha caldeira elétrica para aquecimento possuir uma casa de madeira é arriscado. Em algum momento, você pode ficar sem iluminação e sem sistema de aquecimento ao mesmo tempo. A única opção nesse caso é um gerador diesel de reserva.

A energia alocada pelos engenheiros de energia nem sempre é suficiente para aquecer totalmente uma casa. E a instalação de uma linha de alimentação adicional resultará em sério desperdício de dinheiro.

A instalação e o aquecimento de equipamentos elétricos são relativamente baratos, mas estes consomem muita eletricidade. Se pretende instalar aquecimento numa casa privada sem gás através de caldeira eléctrica, deve preparar-se com antecedência para um grande aumento na factura de electricidade.

Sobre quanta eletricidade uma caldeira elétrica consumirá durante o aquecimento, escrito aqui. Recomendamos que você leia as informações fornecidas.

De que outra forma você pode aquecer uma casa de madeira?

Para criar condições de conforto nos quartos da casa, você pode usar outros métodos de aquecimento. Existem agora muitos produtos novos no mercado de equipamentos de aquecimento autônomo. Alguns deles têm um preço alto, mas são altamente eficazes. E outros envolvem o uso de fontes alternativas de energia.

Opções de aquecimento infravermelho

A principal característica das fontes de calor IR é que elas não aquecem o ar, mas objetos e superfícies na sala aquecida. Já a partir de móveis, paredes e pisos aquecidos, o calor é transferido para o ambiente por massas de ar. Assim, com um consumo mínimo de energia, é possível criar as condições mais confortáveis ​​​​na sua casa.

Aquecedores elétricos com radiação infravermelha são vendidos como:

  • painéis suspensos em caixas de diversos formatos;
  • dispositivos de filme para instalação no teto ou no chão;
  • modelos de chão (como um radiador normal).

Funcionamento Aquecedores infravermelhos no modo automático. Basta conectá-los a uma tomada elétrica e ajustá-los na temperatura desejada.

A instalação dos modelos de parede e teto é extremamente simples, todas as fixações necessárias são fornecidas na caixa ou na película. Somente a instalação de um “piso infravermelho quente” pode causar dificuldades. Mas se você seguir rigorosamente as instruções, tudo será feito de forma elementar.

Aquecedor infravermelho de filme
Os aquecedores de filme sob o teto são uma excelente alternativa às caldeiras a gás: econômicos, não queimam oxigênio no ambiente e são totalmente seguros em termos de incêndio (+)

Os aquecedores IR permitem que você crie rapidamente um sistema de aquecimento confiável e eficiente em qualquer casa particular onde não haja gás. Quando comparados com uma caldeira de aquecimento elétrico, proporcionam uma economia de 30–40%. Além disso, o aquecimento dos quartos ocorre muito mais rápido, quase instantaneamente.

Dispositivos de aquecimento infravermelho podem ser usados ​​​​como principal fonte de calor ou complementar outros sistemas de aquecimento da casa. A diversidade da gama de modelos permite encaixá-los em qualquer interior e, se necessário, aumentar rapidamente a potência térmica.

Entre os aspectos negativos dos aquecedores elétricos IR estão a eletricidade estática, que atrai poeira, e um considerável investimento de capital inicial. Nada pode ser feito em relação à estática e o custo do equipamento é sempre recuperado devido ao baixo consumo de energia.

Bombas de calor como uma adição útil

Entre as alternativas ao gás para aquecimento de uma casa de madeira, destacam-se as bombas de calor, extraindo-o do meio ambiente. Estrutural e tecnicamente, este é um ar condicionado ao contrário.

Só a bomba de calor não arrefece o ar, mas aquece-o. Além disso, gera toda a energia térmica necessária para isso através do uso racional de recursos e fenômenos naturais gratuitos.

Diagrama de funcionamento da bomba de calor
O aquecimento baseado em bomba de calor para uma casa privada sem gás é a poupança máxima de recursos energéticos. Mas nas nossas latitudes, este tipo de aquecimento só pode servir como complemento à rede de aquecimento principal (+)

Imperfeição bombas de calor reside na sua dependência da presença de tensão na tomada. Eles não funcionarão sem uma fonte de alimentação constante. Além disso, em geadas severas, sua eficácia diminui drasticamente. Em regiões quentes com temperaturas de inverno em torno de zero, seu desempenho é excelente, mas nas condições da Sibéria são de pouca utilidade.

As bombas de calor de baixo potencial podem ser coletadas de:

  • ar da rua;
  • pousar através de poços ou sistemas de tubulação no solo;
  • água (qualquer reservatório ou poço próximo).

As bombas de calor são boas para todos. Porém, é preciso pagar muito por energia “gratuita” adquirindo equipamentos caros. Para uma casa grande, os custos podem ultrapassar um milhão de rublos.

Energia solar e turbinas eólicas

Outra opção para energia “verde” é painéis solares E colecionadores. Os primeiros geram eletricidade e os segundos, utilizando os raios solares, aquecem o refrigerante para abastecimento do sistema de aquecimento interno. Eles não necessitam de gás para funcionar; eles só precisam de vento constante e tempo sem nuvens.

No futuro, a eletricidade e o refrigerante aquecido poderão ser usados ​​​​para aquecer uma casa particular, instalando um sistema de aquecimento com radiadores e vários aquecedores elétricos.

As usinas solares são geradoras de energia elétrica e térmica. O aquecimento das divisões propriamente dito é efectuado graças a uma variedade de dispositivos de aquecimento que estão ligados a estes dispositivos geradores.

Energia solar e turbinas eólicas
A energia alternativa requer investimentos sérios na fase de compra de equipamentos, mas depois - nenhum gasto em recursos energéticos fósseis

Por sua vez, os geradores eólicos convertem a energia eólica em eletricidade. E então os aquecedores são conectados à fonte de alimentação.

A principal desvantagem de todas estas fontes de energia limpa é que dependem de fatores externos. O tempo nublado e a calma anulam sua eficácia. Como fonte adicional, são uma opção totalmente adequada para aquecer uma casa privada sem gás, mas não vale a pena construir todo o sistema de aquecimento apenas com eles.

A opção de aquecimento mais econômica

Do ponto de vista dos custos de combustível, a opção economicamente mais rentável depois do gás de rede é a opção com lenha. É difícil encontrar combustível mais barato para caldeiras, fogões e lareiras.

Depois vem o carvão, e depois a eletricidade e o diesel. No caso das energias alternativas, os custos deste item são geralmente nulos ou mínimos. Porém, não devemos esquecer aqui o custo das unidades de engenharia térmica para geração de calor.

Custos iniciais
O aquecimento eléctrico é o mais barato em termos de custos iniciais; o equipamento para tal sistema de aquecimento é o mais acessível (+)

Com base na totalidade de todos os custos, é mais barato aquecer uma casa sem gás com eletricidade. Mas isto só se aplica a chalés com bom isolamento, bem como a situações em que a potência das redes existentes permite a ligação de equipamentos de aquecimento eléctrico. Noutras situações, é preferível optar por fogões ou caldeiras a combustível sólido mais tradicionais.

São apresentados os argumentos para escolher a opção mais econômica para aquecimento de uma casa particular no próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Aquecimento de uma casa de madeira com caldeira combinada (combustível sólido + eletricidade):

Qual é a forma mais barata de aquecer uma casa fora da cidade:

Qual a forma mais cómoda de aquecer uma casa de campo:

Para aquecer casas particulares sem gás, você pode usar um fogão a lenha clássico ou unidades que convertem combustível líquido ou eletricidade em energia térmica.

Não existe um conselho universal sobre a escolha do equipamento e do tipo de combustível. É necessário avaliar cuidadosamente as características da casa e a disponibilidade de recursos para aquecimento do refrigerante. No entanto, sem consultar um engenheiro competente, você pode cometer um grande erro neste assunto.

Escreva que tipo de aquecimento você escolheu para decorar sua casa de campo. Deixe comentários, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema no bloco abaixo. Estamos interessados ​​na sua opinião sobre as informações apresentadas no artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vitaly Tsal

    A informação é útil, mas pessoalmente não entendo por que são necessários tantos problemas. Tentei aquecer com lenha e me arrependo muito: a parede está apodrecida, preciso constantemente colocar mais lenha. Se não deu uma turbinada, pronto, a casa esfria em questão de minutos. O aquecimento eléctrico é uma boa opção, mas depende da largura da sua carteira. Não sei sobre combustível líquido, você pode tentar.

    • Maria

      Olá. Alguns minutos são brutais, claro. Em geral, fico surpreso como o resfriamento acontece tão rapidamente... quando você acende uma lareira com fornalha aberta com lenha (!!!), e isso, veja bem, nunca é um método de aquecimento. Nossa casa ficou aquecida por pelo menos meia hora com a chaminé aberta até que as brasas queimassem. Parece que você deveria pensar em isolar sua casa.

      A eletricidade é muito cara. Pegue até o mínimo - uma caldeira de 2 kW. Um dia equivale a 48 kW, um mês equivale a 1440 kW. Com uma tarifa de 4 rublos - quase 6 mil só para aquecimento.A menos que você também leve em consideração que em geadas severas será necessário ligar 4 kW. Mas em algumas regiões há descontos para quem depende inteiramente da eletricidade, e também há um subsídio de 30% para qualquer serviço de utilidade pública para famílias numerosas.

  2. Consideramos a opção pela energia “verde” – painéis solares e energia eólica – como uma oportunidade para poupanças reais. Felizmente, a nossa localização permite-nos. Rajadas de vento frequentes e precipitações raras podem ser consideradas meios de economia. Gostaria também de informações sobre como instalar você mesmo uma bateria solar e utilizá-la no circuito de aquecimento de uma residência particular.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Quanto à questão do aquecimento de uma casa com sistemas solares, o site tem artigo separado nesse assunto. Se você está pensando em gerar energia elétrica e utilizá-la para alimentar a caldeira, será necessário instalar painéis solares, inversor e baterias. Aliás, não é necessária a instalação de painéis solares no telhado da casa, você pode construir molduras especiais para eles no local próximo à casa.

      Você também escreve que pode usar não só a energia do sol, mas também a do vento, nesse caso recomendo que você leia Este artigo. Se você tiver alguma dúvida específica durante a implementação de tal projeto, pergunte aqui, tentarei responder o mais rápido possível.

      Se não for segredo, escreva em que latitudes você está?

  3. Dmitry

    É mais fácil e barato usar convectores Ressi.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica