Como fazer uma biofireplace com as próprias mãos: dispositivo, diagramas e instruções de montagem passo a passo

A contemplação do fogo vivo é fascinante. Um provérbio bem conhecido afirma que você pode fazer isso indefinidamente.A dança da chama acalma e pacifica, ajuda a organizar os pensamentos. Infelizmente, esse luxo é praticamente inacessível para quem mora em prédios de apartamentos.

Instalar uma lareira a lenha não é acessível para todos. Uma boa solução é montar uma biofireplace com as próprias mãos, economizando na compra de uma estrutura pronta. Se você nunca fez esse tipo de trabalho, nosso artigo será de grande ajuda - aqui vimos a estrutura e o princípio de funcionamento de uma biofireplace, os principais tipos de design, que o ajudarão a decidir o esquema ideal para a montagem de um caseiro produtos.

Eles também forneceram instruções detalhadas para fazer uma lareira com as próprias mãos, ilustrando-a com fotos passo a passo e complementando-a com recomendações úteis de vídeos. Graças à análise passo a passo de cada etapa, até um mestre novato pode montar uma biofireplace.

O que é uma biolareira?

A biolareira, que está na moda, é uma fonte decorativa de fogo aberto que funciona com o chamado biocombustível. Para uma operação segura, o dispositivo é emoldurado por um portal que retém a chama em seu interior.

Estruturalmente, uma biofireplace é um queimador que funciona com álcool combustível. Um elemento obrigatório do dispositivo é um tanque de combustível, que contém um suprimento suficiente de líquido inflamável para operação.

Um pavio é inserido no tanque, ao longo de cujas fibras o combustível sobe até o local de combustão.A combustão propriamente dita ocorre em uma tigela especial, que pode ter vários formatos. Os tamanhos das biolareiras variam significativamente.

Bio lareira de chão
Instalar uma bio-lareira é uma ótima maneira de decorar o seu interior, torná-lo inusitado e atraente. Dependendo do tipo de dispositivo e modelo, o fogo pode ser totalmente aberto ou fechado em vários lados pelas paredes do portal, transparentes e opacas

Para apagar a chama, basta cobrir o queimador com um amortecedor especial. Bloqueará o acesso do oxigênio, sem o qual o processo de combustão é impossível. Um amortecedor deve estar disponível para cada dispositivo. O dispositivo pode ter vários queimadores.

Além disso, alguns queimadores estão equipados com bicos. Isso torna as chamas o mais semelhantes possível às formadas durante a queima de lenha no fogo ou lareira.

Os dispositivos são muito convenientes de usar. Em primeiro lugar, não precisam de chaminé. Durante a combustão, os biocombustíveis são oxidados em dióxido de carbono e vapor de água. A ausência de impurezas pesadas no líquido inflamável permite que ele queime completamente, sem a formação de fuligem, fuligem e substâncias tóxicas voláteis.

Portanto, a remoção da fumaça (que não se forma) não é necessária. Graças a isso, a biofireplace pode ser instalada em qualquer lugar da sala.

Não necessita de uma estrutura de piso resistente ao calor ou de uma fundação separada. Também não é necessária permissão especial para sua instalação. A única coisa que você precisa considerar na hora de escolher o local para instalar uma biofireplace é a possibilidade de ventilar o ambiente ou a presença ventilação eficaz. Isso é necessário porque a combustão utiliza oxigênio, cuja quantidade deve ser constantemente reabastecida.

Biolareira embutida
Para que a biolareira não seja diferente da real, pode ser decorada com lenha de cerâmica resistente ao fogo. São produzidos na forma de toras inteiras ou meio queimadas

As biolareiras não são apenas decorativas, mas também funcionais. Ao contrário das lareiras tradicionais, onde a maior parte do calor “vai” para a chaminé, os aparelhos transferem completamente o seu calor para a divisão. É claro que você não poderá usar esse dispositivo como dispositivo de aquecimento, mas ele poderá aquecer alguma área da sala. As biolareiras são totalmente seguras se usadas corretamente.

A indústria produz modelos mais confortáveis ​​de usar, equipados com controles eletrônicos. Eles podem ser controlados por controle remoto ou via Wi-Fi. Neste último caso, é perfeitamente possível integrar o dispositivo ao sistema Smart Home e controlá-lo remotamente a partir de um telefone ou tablet. É claro que o custo das biolareiras automáticas é uma ordem de grandeza superior ao das convencionais.

Ao mesmo tempo, os modelos padrão podem ser considerados “eternos”, pois são estruturalmente extremamente simples e não há nada que quebre neles, enquanto dispositivos recheados de eletrônicos podem falhar.

A principal desvantagem das biolareiras é o seu alto custo. O funcionamento dos aparelhos também será bastante caro, pois requerem apenas combustível especial para funcionar. Não será possível substituí-lo por um análogo barato.

Composição e características do biocombustível

A parte “bio” da palavra “biocombustível” explica que apenas matérias-primas naturais e renováveis ​​são utilizadas para produzir esta substância. Portanto, é totalmente ecológico e biodegradável.

Os principais componentes utilizados para produzir esse combustível são gramíneas e grãos contendo grandes quantidades de amido e açúcar. Assim, o milho e a cana são considerados as melhores matérias-primas.

Combustível para biofireplace
Você pode encontrar diversas marcas de biocombustíveis à venda. Deve-se dar preferência a produtos certificados, caso contrário você poderá enfrentar sérios problemas

Eles produzem bioetanol, ou um tipo de álcool. É um líquido incolor e sem odor. Se necessário, pode substituir a gasolina, porém o custo desse substituto é bem maior. Quando queimado, o bioetanol puro se decompõe em água na forma de vapor e dióxido de carbono.

Desta forma, é ainda possível humidificar o ar da divisão onde está instalada a biolareira. A substância queima com a formação de uma chama azul de “gás”.

Esta é uma desvantagem puramente estética que o impede de continuar a desfrutar da vista de uma lareira. Uma lareira tradicional produz uma chama amarelo-laranja, que é uma espécie de padrão. Para eliminar essa desvantagem, são introduzidos aditivos nos biocombustíveis que alteram a cor da chama.

Assim, a composição tradicional de um líquido inflamável é a seguinte:

  • bioetanol – cerca de 95%;
  • metiletilcetona, substância desnaturante – cerca de 1%;
  • água destilada - cerca de 4%.

Além disso, bitrex cristalino é adicionado à composição do combustível. Este pó tem sabor extremamente amargo e tem como objetivo evitar que os biocombustíveis alcoólicos sejam consumidos como álcool. O biocombustível é produzido em diferentes marcas, sua composição pode variar um pouco, mas em geral não muda. É claro que o custo desse combustível é bastante elevado.

Galocha a gasolina
Não é recomendado o uso de combustível caseiro para biolareiras, mas se você ainda decidir tentar, para fazê-lo é necessário usar apenas gasolina de alta pureza “Galosha”

O consumo de combustível depende do número de queimadores e da potência da biofireplace. Em média, a operação de 2 a 3 horas de uma unidade de aquecimento com potência de cerca de 4 kW por hora consome cerca de um litro de líquido inflamável. Em geral, operar uma biofireplace acaba sendo bastante caro, então os artesãos estão tentando encontrar uma alternativa mais barata ao combustível. Existe essa opção e é viável.

Para evitar problemas, você precisa comprar apenas componentes de alta qualidade para combustível caseiro. Não devemos esquecer que a bio-lareira não possui exaustão de fumos e todos os produtos da combustão entram imediatamente e diretamente na sala.

Se substâncias tóxicas estiverem presentes no combustível, e isso não é incomum para compostos contendo álcool de baixa qualidade, elas acabarão no ambiente. Isso ameaça com as consequências mais desagradáveis. Recomendamos que você leia as melhores marcas de biocombustíveis.

Portanto, não é recomendado fazer você mesmo combustível para uma biocombustível. Porém, se você realmente quiser experimentar, esta é a receita mais segura. Tome álcool medicinal puro. Deve ser adquirido em farmácia.

Para colorir a chama, é adicionada gasolina altamente purificada, que é usada para recarregar isqueiros (“Galochas”).

Combustível para biofireplace
O abastecimento do tanque de combustível deve ser feito com muito cuidado. Se o líquido for derramado, limpe-o imediatamente com um pano seco, caso contrário poderá ocorrer um incêndio acidental.

Os líquidos são medidos e misturados.O álcool deve estar presente em um volume de 90 a 94% da quantidade total de combustível, a gasolina pode representar de 6 a 10%. A proporção ideal é determinada empiricamente, mas não se deve ultrapassar os valores recomendados. Instruções detalhadas para a produção e uso de biocombustíveis é dado aqui.

É importante lembrar que o combustível resultante não pode ser armazenado, pois a mistura de gasolina e álcool se separará. Deve ser preparado antes do uso e bem agitado para melhor mistura.

Que tipos de biolareiras existem?

As biolareiras estão disponíveis em uma variedade de opções. Dependendo do local de instalação, existem quatro tipos principais de dispositivos.

Tipo #1 – dispositivos montados na parede

Essas biolareiras são uma estrutura plana e alongada montada na parede. A parte frontal do aparelho é coberta com vidro transparente por questões de segurança. As paredes laterais são decoradas da mesma forma. A parede posterior é feita de material à prova de fogo (geralmente metal) e decorada.

Versão montada na parede da biofireplace
Uma biofireplace montada na parede parece elegante no interior. Não ocupa espaço adicional na sala

O design é fácil de instalar. Está pendurado em fechos instalados na parede. O dispositivo é totalmente seguro de usar, pois durante o processo de combustão a parede posterior e o fundo da caixa aquecem ligeiramente. Eles não podem causar incêndio ou queimadura em uma pessoa que os toque acidentalmente.

Tipo #2 - biolareiras de piso

A estrutura é instalada no chão ou em um pequeno pódio. Seu fundo não aquece muito, então você pode colocar esse dispositivo em qualquer superfície plana adequada. A forma e o tamanho podem ser muito diferentes.

Versão montada no chão da biofireplace
Uma biolareira tipo piso pode se tornar o destaque do interior.Parece chique, mas ocupa muito espaço na sala. Portanto, se faltar espaço, é melhor escolher outra opção de lareira

A principal vantagem do aparelho é a mobilidade. Se desejar, pode ser facilmente movido para outro local. Usando aparelhos de chão, você pode aquecer parte da sala por um curto período de tempo.

Visualização nº 3 - dispositivos de desktop

São variedades compactas de modelos de chão. São colocados em prateleiras, mesas ou suportes especiais, por isso são pequenos.

Pode ser difícil considerá-los lareiras completas, pois são bastante compactos, mas os dispositivos são móveis. Eles são fáceis de transportar de um lugar para outro. Eles são funcionais e muito fáceis de usar.

Versão de mesa da biofireplace
Biolareiras de mesa são usadas como decoração de interiores. Perfeito para decorar um escritório comercial

Tipo #4 – estruturas integradas

As biolareiras embutidas parecem muito orgânicas. Tais dispositivos são montados em um nicho de parede especialmente preparado para esse fim. Existem dispositivos cuja parede frontal parece uma continuação da parede. Eles são visíveis apenas de um lado.

Biolareira no interior
Uma biolareira embutida adapta-se bem ao interior de um quarto ou sala de estar. Seu tamanho e forma podem ser muito diferentes

São produzidas bio-lareiras chamadas “lanternas”. Eles têm uma parede frontal convexa ou multifacetada. Esses dispositivos “sobressaem” ligeiramente da parede, o que os torna muito incomuns e atraentes. Instalar uma biofireplace embutida é muito mais difícil do que uma montada na parede.

Você precisa escolher um local para isso com muito cuidado, mover o dispositivo será muito problemático e demorado.

Temos outro artigo em nosso site que discute com mais detalhes tipos de lareiras de biocombustível e o princípio de sua ação.

Instruções para fazer um modelo compacto

Considerando que o custo desses dispositivos é bastante alto, muitos artesãos estão interessados ​​​​em como fazer por conta própria uma biolareira para um ambiente.

Esta é uma tarefa bastante simples, especialmente se você fizer um modelo compacto de mesa ou de chão. Pode ser dividido em dois componentes: o tanque de combustível e o corpo de vidro. Como segundo, você pode usar um aquário antigo sem fundo.

Tanque de combustível de uma lata
Para biolareiras de pequeno porte, você pode fazer um tanque de combustível com uma lata de metal comum. Suas dimensões devem ser tais que o contêiner fique escondido dentro da base

Para o trabalho precisaremos dos seguintes materiais:

  • uma caixa de metal que servirá de base;
  • reservatório metálico para tanque de combustível;
  • cordão de pavio;
  • uma lâmina de vidro se não houver aquário;
  • selante de silicone;
  • grade metálica;
  • seixos pequenos.

As ferramentas que você precisa para preparar são um cortador de vidro e uma tesoura.

Vamos trabalhar e começar pelo corpo. Será um paralelepípedo ou cubo sem tampa ou fundo. Determinamos as dimensões da futura estrutura e, consequentemente, o comprimento e largura das suas paredes. Coloque a lâmina de vidro sobre uma superfície plana horizontal, lave e desengordure.

Aplicamos uma régua na linha do futuro corte e pressionamos contra a folha. Para evitar que a régua escorregue, você pode colar um esparadrapo nela.

Pegamos um cortador de vidro diamantado, colocamos sobre a folha e afastamos de nós sem forte pressão. A linha de corte deve ser incolor e fina. Se por algum motivo não gostarmos da linha resultante, não podemos circulá-la de forma alguma. Você deve recuar 1 mm e traçar uma nova linha.Terminado o corte, deslocamos o vidro até a borda da base para que coincida com a linha de corte.

Batemos cuidadosamente na linha de corte com a cabeça da ferramenta e, com um movimento cuidadoso mas preciso, quebramos o vidro que fica suspenso. Desta forma, recortamos todas as quatro partes do tamanho desejado.

Agora eles precisam ser colados com selante de silicone. Para fazer isso, cubra generosamente as bordas laterais das peças e conecte-as. Deixe o selante secar. Para fazer isso, fixamos a estrutura resultante entre quaisquer objetos fixos e a deixamos nesta posição por um dia.

Colando o corpo de uma biofireplace
Para que a estrutura colada seque enquanto está parada, ela deve ser fixada de qualquer forma adequada, por exemplo, entre objetos tridimensionais

O corpo seco é limpo do excesso de selante. Será conveniente fazer isso com uma lâmina. Vamos começar a fazer a base da biolareira. Deve ser uma caixa de metal que corresponda ao tamanho da caixa de vidro.

Este último deve ser instalado de forma fácil e segura sobre uma base metálica. Dentro da base também deverá ser instalada uma lata metálica, que funcionará como tanque de combustível.

É desejável que o volume do tanque seja grande o suficiente para que não seja necessário reabastecer a biolareira com muita frequência. A lata é instalada no centro da estrutura. Uma peça é cortada de uma malha de metal durável, cujo tamanho coincide com a base. Ele é colocado no topo do tanque de combustível e preso nas bordas da base.

Fazemos um pavio com o cordão preparado e colocamos em um tanque com combustível. Tipos queimadores caseiros para biolareiras e as instruções para sua fabricação são discutidas em nosso outro artigo.

Biolareira caseira
Uma malha metálica de malha fina se tornará uma base confiável para a colocação de pedras decorativas ou lenha de cerâmica - elementos estéticos para decorar o dispositivo

Colocamos seixos ou quaisquer outras pedras em cima da malha para que a cubram completamente. As pedras não terão apenas uma função decorativa. Eles removerão parcialmente o calor que será transferido do queimador para a malha metálica.

Desta forma, você pode proteger o vidro contra rachaduras. Agora você pode colocar a caixa de vidro no lugar. A biolareira compacta está pronta para uso.

Instruções para montar uma grande biolareira

Se precisar fazer uma biolareira grande, o mais difícil será fazer o tanque de combustível. A maneira mais fácil é adquirir um elemento pronto em uma loja especializada.

Se você planeja fazer o tanque sozinho, precisará de uma folha de metal com mais de 3 mm de espessura. Deve ser de aço inoxidável, caso contrário durante a combustão podem ocorrer reações químicas indesejadas e até mesmo o aparecimento de vapores tóxicos.

Tanque de combustível para biofireplace
Lojas especializadas vendem tanques de combustível para biolareiras em aço inoxidável. Eles estão equipados com válvulas convenientes de extinção de incêndio

O tanque em si deve consistir em dois compartimentos. O inferior é para abastecer com combustível. Vapores de líquido inflamável queimam no compartimento superior. Entre estes compartimentos deverá existir uma placa divisória com orifícios, através da qual os vapores entram na zona de combustão. O formato do tanque pode ser diferente dependendo do modelo da lareira.

A opção mais popular é um tanque de combustível em forma de paralelepípedo com compartimento superior estreito.

É mais fácil fazer um tanque cilíndrico.Para fazer isso, você pode pegar uma caneca comum e cobri-la com uma tampa cortada no tamanho certo em uma malha de metal de malha fina. O combustível pode ser derramado através da malha, o que é bastante conveniente.

Tanque de combustível
Pode haver várias canecas de tanque no projeto de uma biofireplace. Eles podem ser organizados em várias linhas ou em círculo. É importante não esquecer de retirar as alças das canecas. Isso deve ser feito com cuidado para que não se forme um buraco.

Depois de decidir o tanque de combustível, você pode começar a fazer uma biolareira. Vamos fazer um modelo de chão com duas telas de vidro. Para funcionar, é necessário preparar vidros resistentes ao fogo para telas, tanque de combustível em forma de paralelepípedo, arruelas, parafusos e juntas de silicone para pés de vidro, plástico ou metal.

Além disso, para fazer a base precisaremos de compensado grosso ou gesso cartonado, parafusos e blocos de madeira de 40x30 mm.

Vamos começar da fundação. Marcamos uma folha de compensado e recortamos cuidadosamente as partes laterais da caixa de base e o painel superior dela. Não faremos a parte inferior da caixa.

Em primeiro lugar, a sua presença tornará a estrutura significativamente mais pesada. Em segundo lugar, será muito mais conveniente fixar as folhas de vidro sem ela. Estamos preparando dois pedaços de bloco de madeira nos quais será fixado o compensado.

Biolareira com tela
Você mesmo pode fazer uma biolareira com duas telas de vidro. O design da base pode ser muito diferente - na forma de console, mesa, caixa

Em um painel recortado em compensado marcamos o local onde será fixado o tanque de combustível. Corte o orifício de montagem necessário para o tanque. Agora montamos a moldura e fixamos o painel superior nela. Processamos bem as bordas da estrutura.

Se usarmos drywall em vez de compensado, suas bordas deverão ser tratadas com massa.Decoramos a base resultante de qualquer forma adequada: tinta, verniz, etc.

Preparando painéis de vidro. Primeiro, recorte duas partes do tamanho desejado. Em cada um deles você precisa fazer furos para fixadores decorativos. Isso é bastante difícil, pois o menor erro pode quebrar o vidro. Se você não tem experiência nesse tipo de trabalho, é melhor confiar o processo a um artesão experiente com um conjunto de ferramentas especiais. Furos para fixadores também são feitos nas paredes laterais da base.

Agora fixamos a tela de vidro na base. Para isso passamos um parafuso no vidro, não esqueça de colocar uma junta de silicone para não danificar o vidro. Passamos o parafuso pela base, colocamos a arruela e apertamos a porca. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem aplicar força excessiva, caso contrário o vidro poderá rachar. Desta forma instalamos ambas as telas de vidro.

Biolareira caseira
Durante o processo de montagem devem ser utilizadas juntas de silicone, caso contrário o vidro pode não suportar a carga e rachar. É aconselhável usar uma opção mais durável - vidro temperado

Você precisa colocar as pernas na parte inferior da folha de vidro. Para fazer isso, colocamos juntas de borracha nas peças e as colocamos no lugar. Verificamos a correta instalação das pernas. A biofireplace deve ficar nivelada e não oscilar.

Usando o furo preparado, montamos o tanque de combustível e o fixamos com segurança. A estrutura está quase pronta. Resta decorá-lo com pedras ou toras de cerâmica, se necessário.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Fazendo uma biofireplace de mesa em miniatura:

Biolareira automática - o que é:

Processo de fabricação da biolareira:

Uma biolareira dará à sua casa um ambiente especial.Para curtir a dança do fogo vivo a qualquer momento, basta montar uma estrutura simples.

É importante não esquecer as regras de segurança: não utilize combustível de origem desconhecida, não deixe o fogo sem vigilância, não deite combustível num aparelho que não tenha arrefecido e não se esqueça de ventilar regularmente a divisão em que a bio-lareira está funcionando..

Completou o seu interior com uma bio-lareira feita por você? Você tem alguma adição ou dicas úteis de montagem? Ou você notou alguma imprecisão no material que oferecemos? Escreva-nos sobre isso, compartilhe fotos do seu produto caseiro - sua experiência inspirará a criatividade de outros usuários.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Uau, ainda nunca me ocorreu que você mesmo pudesse fazer uma bio-lareira. Para ser sincero, nem tentei entender sua estrutura. Mas não é nada complicado, apenas física elementar. O principal é que é seguro para a saúde e não exige o cumprimento de nenhuma norma especial de segurança. Tentarei fazer isso em um futuro próximo, principalmente porque tenho um aquário.

  2. Denis

    Acho que seria uma ótima ideia, especialmente se você mora em uma casa particular. Se você sabe cozinhar, melhor ainda. Você pode dar asas à sua imaginação e montar com suas próprias mãos uma lareira biológica verdadeiramente interessante e original. Fico feliz que seja seguro, mas algumas regras ainda precisam ser seguidas. Mas a questão é: gera calor ou é apenas para exibição?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Uma pergunta um pouco estranha. Parece que a resposta para ambas é “sim”. Naturalmente, uma biofireplace produz calor. E a quantidade desse calor depende unicamente do tamanho da própria lareira.Porém, em qualquer caso, não será suficiente aquecer um apartamento ou divisão de raiz. O local onde será instalado será mais quente do que no outro extremo da sala, mas não mais. Ainda assim, trata-se mais de estética do que de uma alternativa a dispositivos projetados especificamente para aquecimento.

  3. Stépan

    Acho que você pode usar não apenas folhas de vidro, mas também produtos acabados - existem recipientes de vidro feitos de vidro de laboratório, tubos de vidro e alguns tipos de invólucros de proteção de vidro.

  4. Bahruz

    Olá. Você poderia me dizer se é possível usar outra coisa em vez de massa cerâmica e massa alveolar? Diga-me, o que você pode notar? Obrigado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica