Lareiras a biocombustíveis: design, tipos e princípios de funcionamento de lareiras a biocombustíveis
Se você acredita no provérbio, o fogo “vivo” é um dos fenômenos que cada um de nós está pronto para admirar indefinidamente.Mas se numa casa privada é possível instalar uma verdadeira lareira a lenha, então num apartamento só se pode contar com a sua contraparte eléctrica com imitação de chama.
Mas isso foi antes das lareiras de biocombustíveis entrarem em nossas vidas. Consideremos o princípio de funcionamento desses dispositivos e diversas nuances que são importantes na hora de escolhê-los e utilizá-los posteriormente.
O conteúdo do artigo:
Como funciona uma biolareira?
Diferente fogos de lenha, as lareiras ecológicas têm uma função mais decorativa - embora o calor seja liberado quando a chama queima, não é suficiente para aquecer totalmente o ambiente.
Os biodispositivos não necessitam de chaminé, exaustor ou outros elementos adicionais que ameacem transformar a instalação de um acessório numa nova renovação.
Eles funcionam com combustível líquido, o que produz um lindo fogo com “línguas” de chama uniformes.
Recursos de design do dispositivo
Uma lareira ecológica é um dispositivo bastante simples que consiste em três componentes principais - um bloco de combustível, um queimador e um corpo feito de material não inflamável (geralmente vidro, plástico resistente ao calor ou metal). Na maioria das vezes, os dispositivos também são equipados com luz de fundo, tela protetora e regulador de controle de chama.
Os sistemas automatizados também são equipados com uma unidade de controle remoto para controlar o dispositivo a partir de um controle remoto, celular ou tablet.
E também muitas adições interessantes, por exemplo:
- Display de informações em LED, que exibe dados sobre o estado atual do aparelho, possíveis avarias e presença de combustível no tanque;
- ignição e extinção automática;
- sistema de refrigeração com ventilador embutido;
- sensores para monitoramento de temperatura, combustível e até mesmo teor de dióxido de carbono e umidade no ambiente;
- função de bloqueio para crianças;
- capacidade de se conectar ao Wi-Fi e ao sistema "Casa inteligente».
O princípio de funcionamento do dispositivo é o seguinte: o combustível é despejado em um tanque ou recipiente aberto, o queimador é aceso e “produz” uma chama até que o combustível seja consumido. Mas depende muito do equipamento técnico da lareira.
Dispositivos simples exigirão ignição “manual” e controle do nível de chama no queimador. Você também terá que extinguir o fogo sozinho - usando um atiçador ou amortecedor especial.
Para ligar/desligar uma lareira automatizada, basta ligar o botão correspondente no painel de controle.
A especificidade do funcionamento do dispositivo é que as chamas não são formadas diretamente pela combustão do combustível, mas apenas pelos seus vapores, que são fornecidos ao queimador através do canal de saída.E como o fogo queima sem fumaça e sem cheiro, não há necessidade de construir canais de exaustão, e o calor gerado pelo aparelho permanece totalmente no ambiente.
Mas, apesar do alto indicador de eficiência, não será possível utilizar uma lareira ecológica como principal fonte de aquecimento - a potência não é a mesma.
Um componente importante do dispositivo são os elementos decorativos. Normalmente são produtos cerâmicos, vidros coloridos, seixos, espelhos e outros materiais à prova de fogo, com a ajuda dos quais o dispositivo pode representar de forma confiável uma lareira clássica e se tornar um destaque moderno de um interior urbano.
Vantagens e desvantagens das lareiras ecológicas
Ao contrário das lareiras a lenha e a gás, a maioria das biolareiras (exceto as embutidas) são dispositivos móveis e têm pequenas dimensões.
Portanto, podem ser instalados em quase todos os cômodos da casa e até mesmo levados ao ar livre - por exemplo, em um terraço, varanda ou local de uma casa de verão.
Prós do dispositivo:
- Versatilidade – não há interior onde caberia uma lareira doméstica com lindas pétalas de chama.
- Instalação fácil – o dispositivo pode ser embutido em móveis ou adquirido como estrutura móvel; em qualquer caso, a instalação não requer conhecimentos e habilidades especiais.
- Fácil de usar – bio-lareiras não exigirão manutenção de chaminés, lavagem de fuligem multicamadas, coleta de lenha e outras manutenções que exigem muita mão de obra. Para que a lareira funcione, basta abastecê-la a tempo com combustível especial e limpar periodicamente o queimador com um pano macio.
- Não há necessidade de obter permissão para instalar – para instalar um fogo biológico, não será necessário envolver-se em negociações de longo prazo com a inspecção de incêndios e outros serviços, como acontece com a instalação de um análogo a gás ou a lenha. Basta seguir as regras de segurança na escolha do local e posterior funcionamento do fogo aberto, e as autoridades reguladoras não terão reclamações contra você.
- Efeito benéfico na psique — a chama “viva” está associada ao calor e à tranquilidade, relaxa e induz ao relaxamento, o que não é o menos importante no ritmo frenético da vida moderna.
Quanto às desvantagens, a mais global delas é o custo impressionante tanto do próprio equipamento quanto do biocombustível, cujas reservas devem ser constantemente repostas. Mas se você está disposto a pagar pela oportunidade de decorar seu interior com um toque espetacular, considere as opções de vários modelos.
Classificação de lareiras a biocombustíveis
Existe uma grande variedade de lareiras ecológicas no mercado moderno, por isso mesmo os compradores mais exigentes não terão problemas em escolher a forma, o design e o esquema de cores adequados.
Mas a escolha do dispositivo deve basear-se não só no seu aspecto espectacular, mas também na disponibilidade de espaço livre, porque uma coisa é adquirir um dispositivo móvel compacto que pode ser movido ou escondido se necessário, e outra bem diferente é adquirir um lareira estacionária com portal.
Por método de instalação
Na sua forma mais simples, uma biofireplace é um pequeno dispositivo de mesa que pode ser colocado sobre qualquer superfície horizontal, desde que seja suficientemente estável e largo. Suas principais vantagens são mobilidade, tamanho compacto, baixo consumo de combustível e preço acessível.
Montados na parede - dispositivos com parede posterior fechada (às vezes também nas extremidades) e fachada transparente. Eles são mais semelhantes aos portais de lareira clássicos, mas podem ser decorados em estilos históricos e modernos.
Esses dispositivos não ocupam muito espaço, pois ficam encostados em uma parede ou outra superfície vertical.
Autônomo - dispositivos bonitos, impressionantes, mas bastante grandes, que serão mais apropriados em ambientes espaçosos, embora, se desejar, você possa escolher um modelo retangular bastante compacto.
Esses dispositivos permitem admirar o fogo por todos os lados, cujo corpo geralmente é feito de termoplástico transparente ou vidro, e podem ser movimentados por meio de rodas giratórias embutidas na base.
Embutidos - dispositivos que podem ser instalados em qualquer nicho de tamanho adequado, seja parede, piso, coluna ou reentrância em móveis.
Dependendo da finalidade, você pode escolher um dispositivo com queimador vertical ou horizontal.
Lareiras externas podem ser divididas em um subgrupo separado. Esses dispositivos são geralmente móveis para que possam ser movidos para qualquer local conveniente e armazenados em ambientes fechados durante o mau tempo. Mas também existem modelos estacionários embutidos nas paredes das casas, armários ou pedestais.
As lareiras exteriores destinam-se mais ao uso comercial em restaurantes ou centros de entretenimento, embora também possam ser instaladas no local. Seu “truque” é proteção aprimorada contra umidade e extinção inesperada de incêndio pelo vento ou chuva.
Este pode ser um design de queimador especial, complementado com fibras absorventes, ou uma caixa dobrável com capacidade de abrir/fechar a tampa ou levantar as paredes.
De acordo com a forma do corpo
Na maioria das vezes, o queimador da lareira é colocado em retangular ou quadrado quadro. Isso permite posicionar o dispositivo de forma mais compacta e dar-lhe a máxima semelhança com uma fornalha convencional.
Mas há outras opções:
- Lareira de canto – o formato triangular permite instalar o aparelho em qualquer canto livre, o que é muito cómodo para divisões pequenas.
- Raia de fogo – uma novidade da moda com vários blocos de combustível e um queimador estreito, cujo comprimento pode chegar a 1,5 metros. Parece especialmente impressionante em um balcão de bar, em um nicho de parede ou em um pódio no chão.
- Bola – uma lareira esférica pode ser suspensa ou de chão, mas em qualquer caso não passará despercebida.
- Vela ou tocha — dispositivos estreitos com corpo retangular ou cilíndrico e uma poderosa coluna de chama são procurados em interiores modernos e projetos paisagísticos.
- Abrir fogo – em alguns modelos a chama não fica encerrada sob a cúpula da caixa, mas apenas protegida com vidro protetor em todo o perímetro ou apenas na parte frontal. Parece impressionante, é claro, mas o risco de incêndio do dispositivo aumenta significativamente.
Dispositivos compactos projetados para mesas ou outras superfícies na área de “altura média” chamam a atenção pela decoração original. O queimador usado aqui é o mais comum, geralmente redondo, então a ênfase está no design fora do padrão. Pode ser um prato cheio de pedrinhas ou um lindo copo com chamas saindo dele.
O que procurar na hora de escolher?
Embora os compradores sejam mais frequentemente guiados pela aparência do dispositivo e pela sua conformidade com o design interior, eles não devem perder de vista as características técnicas do dispositivo.
Parâmetros importantes:
- Poder da biolareira – varia de 1 a 7 kW. Quanto maior for este indicador, maior será a transferência de calor do aparelho, bem como mais brilhante será a chama e maior será a coluna de fogo. Mas o consumo de combustível caro aumenta proporcionalmente.
- Volume do tanque de combustível – de 50 ml a 9 litros. Claro que um aparelho com grande capacidade funciona mais tempo sem reabastecer, mas como não é recomendado deixar líquido não utilizado no aparelho, vale a pena estimar o tempo real de funcionamento da lareira antes de comprar.
- Material do queimador – para um funcionamento seguro do dispositivo, este elemento deve ser feito de aço inoxidável de alta qualidade com 3-5 mm de espessura ou cerâmica.
- Queimador de circuito duplo – fornece isolamento térmico adicional e controla o nível de combustível. Por exemplo, se você abastecer muito combustível, seu excesso “irá” para o segundo circuito e só será consumido após a queima do líquido no primeiro.
Mas o consumo de combustível, que muitas vezes interessa aos compradores, é um valor muito relativo, pois depende muito da potência do aparelho, do tamanho do seu tanque e da potência de chama especificada. Em uma hora, uma lareira de tamanho médio pode consumir de 350 ml a 1 litro de mistura combustível, por isso muitos fabricantes indicam um “garfo” de consumo ou o mínimo necessário para a partida.
O que é biocombustível?
Para o funcionamento de lareiras ecológicas, destinam-se composições combustíveis especiais obtidas na reciclagem lixo biológico ou feito de materiais vegetais. Dá uma bela chama “viva” sem faíscas, odores, fuligem e fumaça.
O tipo de combustível mais comum é o etanol desnaturado. Além disso, é enriquecido com aditivos especiais que dão ao fogo uma cor laranja quente.
E para quem quer desfrutar da ilusão completa de um fogo com o característico crepitar da lenha, existem biogéis especiais que contêm sal marinho.
A composição dos ecocombustíveis industriais deve conter pelo menos 95% de bioetanol, 3-4% de água e 1-2% de vários aditivos (por exemplo, metileticetona ou bitrex), que evitam que a mistura se separe em água e álcool e dão uma bela cor para a chama.
Para escolher o combustível certo para a sua lareira, concentre-se no desempenho de aquecimento do combustível (em média, são gerados cerca de 6,5 kW/h de calor ao queimar 1 litro) e na disponibilidade de um certificado de qualidade.
Mas se desejar, você mesmo pode fazer a mistura do molho.
Para isso você precisará de:
- Álcool etílico purificado a 96 por cento com chama incolor - 1 litro.
- Gasolina com alto índice de octanas, por exemplo, “Galosha” (gasolina automotiva simples não funciona - um odor característico será liberado ao queimar) - 50 ml.
- Aditivos aromáticos de óleos essenciais (opcional) – 5-7 gotas.
Então você precisa misturar os líquidos nas proporções especificadas, agitar até ficar homogêneo e despejar no queimador ou bloco de combustível.
A desvantagem deste método é que a composição inflamável só pode ser usada imediatamente após o preparo, não será possível fazer reserva para armazenamento a longo prazo - a mistura se separará.
Leia mais sobre os tipos de combustível para uma biofireplace em este material.
Regras para a operação segura de uma biofireplace
Embora os fabricantes tenham tentado tornar o dispositivo o mais seguro possível para uso doméstico, ainda existe uma certa lista de regras que são importantes para os proprietários de lareiras ecológicas seguirem.
O mais simples é não deixar uma lareira em funcionamento sem vigilância e não colocá-la perto de objetos inflamáveis, por exemplo, perto de cortinas, debaixo de cabides com roupas, prateleiras de madeira ou plástico e acessórios inflamáveis.
Além das regras óbvias, também existem nuances específicas, por exemplo:
- Instale o dispositivo apenas em uma superfície confiável e o mais plana possível para evitar tombamento acidental (a propósito, dispositivos caros possuem um sensor de planicidade especial que ajudará a determinar a curvatura da superfície não pior do que um nível de edifício).
- Despeje o biocombustível apenas em um dispositivo resfriado e ocioso e nunca reabasteça as reservas durante a combustão.
- Se a mistura inflamável derramar durante o reabastecimento, seque imediatamente a área para evitar ignição espontânea.
- Utilize apenas acessórios resistentes ao calor para decoração, como modelos de pedra, metal, vidro ou cerâmica.
- Monitore o nível de combustível no tanque e tente abastecer o líquido para exatamente um uso, caso contrário o etanol restante envenenará o ar da sua casa com seus vapores.
- Para acender o fogo, use um isqueiro especial de metal para lareira com cabo longo.
E por último, não se esqueça da ventilação. Embora uma biolareira não necessite de exaustor e não evapore substâncias nocivas, quando alguma chama queima, é liberado dióxido de carbono.
Certifique-se de ventilar a sala após operar o dispositivo e reabastecer as reservas de oxigênio queimadas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para o ajudar na sua escolha, sugerimos consultar vários comentários sobre a construção de biolareiras e avaliar o seu aspecto no interior. E para os artesãos que estão acostumados a trabalhar com as próprias mãos, aqui vai um pequeno bônus sobre o método de fazer um aparelho caseiro.
Neste vídeo você pode ver claramente o princípio de funcionamento de uma biolareira simples:
O que procurar ao escolher um dispositivo:
Como fazer seu próprio queimador para biofireplace:
As lareiras há muito se tornaram a personificação do aconchego doméstico e do relaxamento confortável e, com o advento dos aparelhos de biocombustível, cada um de nós pode decorar nossa casa com uma bela lareira doméstica.Além disso, se você quiser economizar em uma compra cara, fazer o corpo e o queimador é bastante viável e com suas próprias mãos. Mas se pretende que a sua lareira funcione de acordo com todas as normas de segurança, contacte profissionais que o ajudarão na escolha do modelo e na sua instalação.
Ainda tem dúvidas sobre o tema do artigo? Ou você encontrou alguma deficiência no material apresentado? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas no bloco abaixo.
O fogo sempre fascina. Parece-me que a lareira da casa será sempre um objeto relevante e se tornará cada vez mais popular. Agora todos estão escolhendo opções de base biológica devido à segurança de uso. Não são de forma alguma inferiores às lareiras tradicionais em design e atratividade, agora até os olhos se arregalam com a variedade de sua forma e decoração.
Tenho uma pequena biolareira de mesa, uso-a simplesmente para beleza e para acalmar os nervos. Funciona com etanol, esse combustível é consumido de forma econômica e por si só é barato. Todos podem pagar.Mas essa lareira não aquece de todo. Se você precisa não só de beleza, mas também de aconchego, precisa adquirir modelos grandes, caros em preço e manutenção. Seria mais sensato comprar uma lareira elétrica.
Mesmo uma pequena biolareira fornece calor. Claro, ele não aquece o ambiente sozinho, mas quando está ligado, desligo o termostato do radiador, caso contrário fica abafado.
Parece-me que quase todas as pessoas sonham em ter uma lareira. Pelo menos, tive esses pensamentos desde a infância. A casa de campo era perfeita para implementar o plano. Lareiras de biocombustível estão agora em demanda e seus preços são bastante razoáveis. Só agora sou um defensor da opção padrão. Essencialmente, uma biofireplace é um copo de álcool em chamas. A sensação de magia desaparece aqui.
Para quem pretende construir uma lareira normal em tijolo. A ordem mais simples.