Impermeabilização de banheiro sob azulejos: o que é melhor usar sob azulejos
Na reforma de um banheiro, o banheiro deve ser impermeabilizado sob os azulejos, o que é melhor feito com o auxílio de um especialista qualificado.
Se isso não for possível e você planeja fazer o trabalho sozinho, recomendamos que você se familiarize com os requisitos de proteção contra umidade, materiais e métodos usados para esses fins. Examinamos todos esses pontos em nosso artigo, e também apresentamos o procedimento de execução da obra, focando nas nuances do preparo e aplicação de cada um dos tipos populares de impermeabilizações.
O conteúdo do artigo:
Requisitos básicos para impermeabilização
A correta aplicação da impermeabilização permite proteger o acabamento de pisos, tetos e paredes dos efeitos destrutivos da umidade, evita mofo e protege contra inundações nos ambientes localizados abaixo.
Para que a impermeabilização cumpra com êxito estas tarefas, é necessário garantir que cumpre determinados requisitos.
Os seguintes podem ser considerados os principais:
- aplicação rápida permitirá a formação de um revestimento completo e evitará a ocorrência de fissuras e fissuras;
- intervalos mínimos entre demãos — cada um subsequente deve ser colocado imediatamente após a secagem do anterior, o que garantirá a melhor aderência;
- conformidade com os parâmetros de sobreposição recomendados ao colocar materiais de origem laminados com isolamento nas paredes, ao criar proteção contra umidade para o piso.
Além do exposto, recomenda-se a utilização de um primer, que permite economizar no número de fontes e melhorar a aderência à superfície isolada. Antes de realizar o trabalho é necessário limpar o máximo possível a superfície. Fornecemos instruções detalhadas sobre a impermeabilização geral de um banheiro por conta própria. trouxe aqui.
Caso não seja possível isolar completamente a casa de banho, pode limitar-se às zonas mais expostas à água, que sofrem mais com a humidade do que outras.
Tipos de materiais à prova de umidade para banheiro
Não faltam produtos especiais de proteção contra umidade nas prateleiras das lojas de construção. Será difícil para um comprador ignorante fazer uma escolha se não conhecer seus tipos e finalidade.
Os materiais são divididos principalmente de acordo com os componentes utilizados para sua fabricação, estrutura e propriedades específicas:
- mástiqueaplicado por superfícies de revestimento;
- dispositivos de rolo, que são aplicados por colagem;
- pastas e líquidos;
- misturas penetrantes, usado para aplicação em substratos porosos.
Além dos materiais listados, misturas em pó destinadas à criação de soluções impermeabilizantes por diluição são adequadas para proteção de banheiras contra umidade.
Se as paredes forem irregulares, pode-se usar gesso especial, que além de ser resistente a ambientes úmidos, garantirá o nivelamento da superfície.Finalmente, para os mesmos fins, muitas vezes é recomendado um filme feito de polímeros ou borracha, que é aplicado por pulverização e forma uma barreira poderosa após a secagem.
Ao escolher um isolador adequado, é necessário focar nas recomendações das instruções, que geralmente indicam o escopo de aplicação de um determinado produto. Deverá escolher materiais recomendados para utilização em espaços interiores.
Barreira para ladrilhos para pisos e paredes
A impermeabilização de paredes e pisos pode ser feita com qualquer composição, mas possui nuances próprias. As paredes geralmente não requerem altos níveis de isolamento contra umidade. O género, por outro lado, necessita de uma protecção mais cuidadosa.
Materiais de piso ideais
Para proteger o piso dos efeitos nocivos de um ambiente úmido, os agentes protetores são combinados com uma betonilha. Isoladores laminados são colocados sob ele. Eles são fáceis de usar - são fornecidas fitas adesivas especiais para unir as tiras individuais.
Uma alternativa a eles são os mastiques de revestimento, que se beneficiam em durabilidade e eficiência. São aplicados por baixo e por cima da betonilha e combinam bem com misturas penetrantes. A combinação desse mastique, aplicado sob a betonilha, com impregnação penetrante por cima, pode proporcionar a barreira de água mais eficaz.
Opções para criar uma barreira para paredes
Os materiais de parede são mais fáceis de escolher. Para proteger contra a penetração de umidade, qualquer uma das composições listadas acima pode ser usada. Se você planeja fazer o trabalho sozinho, deve escolher o que é mais fácil de aplicar/usar.
Quando o fator material é importante, a economia de custos será proporcionada por misturas de um componente, que são diluídas em água e são baratas. Os de dois componentes envolvem o uso de emulsões poliméricas e são mais caros.
Tal como acontece com os pisos de parede, geralmente são recomendadas misturas de revestimento ou impregnação, que são fáceis de aplicar de forma independente e não sobrecarregam o orçamento com despesas significativas.
Possíveis métodos de impermeabilização
Ao trabalhar com quaisquer agentes de proteção, muitas vezes é necessário primeiro nivelar as superfícies e aplicar primer. Depois que a composição secar, você poderá prosseguir para o trabalho principal. Se o isolamento for realizado de forma independente, é aconselhável selecionar as tecnologias mais acessíveis que não requeiram equipamentos e habilidades especiais.
Método #1 - aplicação de mastiques de revestimento
Tais composições são recomendadas para uso em salas com layout complexo. Eles permitem processar cuidadosamente cantos e saliências.
Entre as opções mais populares estão geralmente misturas de polímeros, cimento-polímero e betume. Eles penetram facilmente nos poros, isolam rachaduras e formam uma barreira eficaz contra umidade que não racha por muitos anos.
A vantagem de tais misturas é a facilidade de uso:
- Antes da aplicação, o piso ou paredes são limpos de poeira e detritos, se necessário, nivelados, umedecidos ou tratados com primer que aumenta a aderência;
- a mistura seca deve ser diluída em água em temperatura não inferior à ambiente, na proporção indicada nas instruções;
- Misture bem a composição com água até ficar homogêneo, deixe descansar por até 5 minutos, depois misture novamente e comece a aplicação.
A mástique é distribuída sobre a superfície em duas camadas imediatamente após a última mistura. Após a primeira, os cantos são colados com uma fita especial, que é cuidadosamente pressionada no isolamento e endireitada.
Impede a penetração de ambientes húmidos e permite manter uma barreira integral, o que é especialmente importante nos cantos e nas juntas.
Depois de concluída a aplicação da primeira camada de isolamento com este tipo de material, é realizado o reforço da malha e colocada outra por cima, repetindo o procedimento desde o início. É importante cobrir completamente a camada anterior.
Método #2 - tratamento com composição impregnante
Os compostos impregnantes são misturas que penetram profundamente na estrutura, preenchem completamente todas as cavidades, fortalecem, formam uma hidrobarreira durável, aumentando o nível de hidrofobicidade da superfície.
Podem ser polímeros, compostos betuminosos, vidro líquido e outras opções. Assim como no caso anterior, a base é limpa e preparada.
E então faça o seguinte:
- As composições secas são diluídas de acordo com as instruções durante meia hora de trabalho, após o que a mistura seca e fica inutilizável.
- Após aplicação e secagem da primeira camada, a base é novamente tratada. Para aplicar a mistura pode-se usar rolo ou pincel, dependendo da consistência.
- Quando o trabalho estiver concluído, a superfície pode secar. Dependendo da composição, isso pode demorar vários dias.
Recomenda-se umedecer periodicamente a superfície durante todo o período de secagem, o que garantirá uma boa cristalização do isolante.
Uma vantagem adicional de qualquer composição penetrante é a capacidade de utilizá-la para restaurar a integridade de isolamentos antigos que perderam suas características originais.
Método #3 - usando materiais em rolo
Nesse caso, você pode usar várias opções de produtos em rolo. Os isoladores de fibra de vidro são duráveis, insensíveis ao apodrecimento, mas são caros, requerem instalação cuidadosa e são fáceis de danificar.
Rolos de feltro ou glassine são mais baratos, mas se deterioram mais rapidamente.
Dependendo da complexidade e dos equipamentos utilizados, existem três tecnologias de assentamento:
- fixadores — os rolos são colocados no chão e fixados com fechos especiais, que são isolados adicionalmente;
- pistola de calor — cria um determinado regime de temperatura necessário para fundir o revestimento utilizado;
- adesivos ou misturas de polímero-betume, estas últimas formam proteção adicional contra a umidade.
Opções com fechos e uso de pistola de ar quente não são muito utilizadas para impermeabilizar banheiros.
O método ideal é a colagem, acessível a não profissionais e que não requer equipamentos especiais. Antes de iniciar o trabalho, verifique se a superfície necessita de nivelamento. Se necessário, faça uma betonilha. Em seguida, as juntas são arredondadas, o que ajudará a evitar a ocorrência de rachaduras.
Após a limpeza, secagem e aplicação de primer padrão, prossiga para a colocação do material:
- os rolos são cortados em pedaços do comprimento desejado, as tiras laminadas são tratadas com óleo diesel para maior elasticidade e mantidas nesta posição por um dia;
- a betonilha superior é tratada com revestimento ou adesivo e os rolos são sobrepostos conforme recomendação do fabricante;
- Se aparecerem bolhas, elas são abertas, as bordas do corte são tratadas com mástique e coladas novamente, alisando-as cuidadosamente.
No ponto de encontro da parede com o piso, os rolos são dobrados e colocados nas paredes em até 15 cm, o que garante uma impermeabilização confiável.
Método #4 - aplicação de gesso impermeabilizante
A opção de criar proteção contra umidade do gesso envolve o uso de aditivos poliméricos que aumentam a hidrofobicidade da base. A tecnologia quase não difere da aplicação de misturas de revestimento.
Após o necessário preparo da superfície, fitas de vedação são coladas nos cantos e juntas. Em seguida, a solução preparada é aplicada em 2-3 camadas em diferentes direções.Por exemplo, o primeiro com movimentos direcionados verticalmente, o segundo com movimentos horizontais.
Características de impermeabilização de uma sala de madeira
Para um banheiro cujas paredes e piso são de madeira, você não pode usar todas as opções discutidas acima. Vamos descobrir como implementar adequadamente a proteção contra umidade nessas salas.
Como proteger adequadamente pisos de madeira?
Para banheiros em construções de madeira, não é recomendado o uso de isolamento com betonilha. Aumenta a carga na fundação e aumenta a perda de calor. Por isso, o principal método de disposição do piso é o lag, que, se necessário, é isolado, seguindo a tecnologia correta. Leia sobre isolamento de piso usando vigas Neste artigo.
Ainda na fase de planejamento de uma casa, deve-se colocar o piso do banheiro abaixo do nível geral em cerca de 10 centímetros. Isso criará a barreira necessária para que a água penetre em outras salas em caso de vazamento.
Uma das opções comuns para isolamento de campo neste caso é o revestimento.
Antes de aplicar a mástique, é necessária uma preparação preliminar:
- todas as fissuras e buracos são selados com mástique especial para madeira;
- o chão está completamente limpo;
- tratado com impregnação com propriedades anti-sépticas, que evitará a ocorrência de mofo;
- Uma etapa obrigatória no preparo é o primer, que aumenta a adesão ao isolador.
Caso seja necessário nivelamento, podem-se utilizar telhas à base de partículas cimentícias, que são assentadas em duas camadas. Terminada a preparação, dá-se tempo para o piso secar e inicia-se o trabalho principal.Em primeiro lugar, isole todas as juntas com fita especial.
A seguir, aplica-se a primeira camada com rolo e utiliza-se espátula ou pincel nos cantos. Após a secagem, que leva cerca de 6 horas, aplique uma segunda camada estritamente perpendicular à primeira. O isolamento é seco durante o dia e depois são executados os trabalhos de ladrilho.
Criando uma barreira para paredes de madeira
Assim como no caso do piso, as paredes devem ser pré-tratadas com anti-séptico, as fissuras existentes devem ser seladas com mastique. A superfície pode ser tratada com cera, que protegerá a madeira da penetração profunda da umidade.
A seguir, aplique uma dupla camada de primer, aumentando sua densidade próximo ao teto, onde costuma se acumular condensação. Após a secagem, os materiais em rolo são colocados ou revestidos.
Neste último caso, o trabalho é executado da seguinte forma:
- antes da aplicação será necessário o nivelamento da superfície, o que é feito com gesso ao longo das balizas por meio de um nível;
- os cantos também são isolados com fita adesiva;
- A mástique é aplicada com pincel ou espátula de perfil largo.
Se for planejado revestimento parcial, as áreas ao redor da pia, vaso sanitário e banheira são revestidas com três camadas de mástique. Cada um deles é aplicado após a secagem do anterior. Os ladrilhos são colocados sobre um isolamento completamente seco.
Materiais impermeabilizantes de alta qualidade, aplicados corretamente, garantirão proteção confiável de paredes e pisos contra umidade. Mas para alcançar resultados máximos, é igualmente importante aplicar selantes confiáveis ao instalar o encanamento, sele cuidadosamente todas as juntas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre as etapas de criação de uma barreira contra umidade no banheiro com recomendações e explicações:
Vídeo sobre as características da aplicação de isolamento em piso empoeirado e outros erros na reforma de um banheiro:
Vídeo sobre trabalho de alta qualidade em isolamento contra umidade, dicas para escolha de materiais:
Ao planejar a impermeabilização de um banheiro, é preciso decidir não só os tipos de materiais adequados, mas também as marcas. Não faltam esses compostos nas prateleiras das lojas de ferragens, mas, via de regra, os importados continuam da mais alta qualidade.
Para evitar erros, o melhor é ouvir as recomendações dos especialistas. Normalmente, conselhos úteis podem ser dados por vendedores de lojas especializadas, onde o pessoal é selecionado levando em consideração a experiência relevante..
Gostaria de complementar o material que apresentamos com informações úteis ou compartilhar sua experiência pessoal no uso de uma determinada marca de impermeabilizante? Escreva seus comentários e recomendações no bloco abaixo, tire dúvidas sobre o tema caso ainda tenha dúvidas sobre a escolha da tecnologia de aplicação ou opção de composição protetora.
Tenho um apartamento em um prédio da era Khrushchev, de acordo com esse layout, há uma janela na parede entre o banheiro e a cozinha. Em breve estou pensando em iniciar uma grande reforma no banheiro, durante a qual decidi me livrar desta janela. É possível usar drywall resistente à umidade para vedar a abertura da janela especificada? Os ladrilhos ficarão grudados nele? Em caso afirmativo, qual a melhor forma de protegê-lo da umidade?
Olá.Adere facilmente, não há necessidade de tratar com nada de especial, aplique um primer especial antes e depois da massa, antes do assentamento dos ladrilhos. A massa é resistente à umidade.
Falando francamente, nem todos seguem estas regras de impermeabilização. Coloquei os ladrilhos em paredes normais, que nivelei e apliquei primer. Usei o primer mais comum. E é o mesmo com o chão. Ao longo dos anos de operação, nenhum problema surgiu. E não vejo por que fariam isso, se as pessoas moravam no apartamento dez anos antes de mim, e as paredes do banheiro, assim como o chão, eram simplesmente pintadas com tinta comum.
Não há muitos problemas? Meu marido está envolvido em reformas e em 5 anos de trabalho nessa área, ele nunca fez isso, sempre se contentou com gesso, primer e azulejos por cima e pronto. Eu também entendo o isolamento embaixo da banheira ou do chuveiro, mas por que todo o cômodo?
Você não pode impermeabilizar todo o banheiro, mas apenas áreas importantes. Mas eu não recomendo fazer isso. Existem muitos riscos no banheiro - vazamento da máquina de lavar ou dos canos, crianças espirrando durante a lavagem ou até mesmo derramando alguma coisa.
A impermeabilização não é algo particularmente caro, mas é muito útil. Especialmente se seu marido puder fazer isso sozinho. Não há nada complicado aí. Pegue a impermeabilização da Knauf, ela praticamente não requer preparação - abra a lata e cubra as paredes em 2-3 camadas.